Capítulo LV María · Capítulo 56 de 66
Obra Menu

Capítulo LV

Capítulo LV

Durante um ano tive duas vezes por mês cartas de Maria. As últimas estavam cheias de uma melancolia tão profunda que, comparadas a elas, as primeiras que recebi pareciam escritas em nossos dias de felicidade.

Em vão eu havia tentado reanimá-la, dizendo-lhe que essa tristeza destruiria sua saúde, por mais que até então houvesse sido tão boa como ela me dizia; em vão. «Eu sei que não pode faltar muito para que eu te veja», respondera-me: «desde esse dia já não poderei estar triste: estarei sempre a teu lado... Não, não; ninguém poderá tornar a separar-nos».

A carta que continha essas palavras foi a única dela que recebi em dois meses.

Nos últimos dias de junho, certa tarde, apresentou-se a mim o senhor A***, que acabava de chegar de Paris e a quem eu não via desde o inverno passado.

— Trago-lhe cartas de sua casa — disse-me depois de havermos nos abraçado.

— De três correios?

— De um só. Devemos falar algumas palavras antes — observou-me, retendo o pacote.

Notei em seu semblante algo sinistro que me perturbou.

— Vim — acrescentou, depois de haver passeado silencioso alguns instantes pelo quarto — ajudá-lo a dispor seu regresso à América.

— Ao Cauca! — exclamei, esquecido por um momento de tudo, menos de Maria e de meu país.

— Sim — respondeu-me —, mas o senhor já terá adivinhado a causa.

— Minha mãe! — prorrompi, desconcertado.

— Está bem — respondeu.

— Quem, então? — gritei, agarrando o pacote que suas mãos retinham.

— Ninguém morreu.

— Maria! Maria! — exclamei, como se ela pudesse acudir às minhas vozes, e caí sem forças sobre o assento.

— Vamos — disse o senhor A***, procurando fazer-se ouvir —: para isto foi necessária minha vinda. Ela viverá se o senhor chegar a tempo. Leia as cartas, que aí deve vir uma dela.

«Vem — dizia-me —, vem depressa, ou morrerei sem te dizer adeus. Enfim me consentem confessar-te a verdade: há um ano que me mata, hora por hora, esta enfermidade de que a felicidade me curou por alguns dias. Se não tivessem interrompido essa felicidade, eu teria vivido para ti.

»Se vieres... sim, virás, porque terei força para resistir até te ver; se vieres, encontrarás somente uma sombra de tua Maria; mas essa sombra precisa abraçar-te antes de desaparecer. Se eu não te esperar, se uma força mais poderosa que minha vontade me arrastar sem que tu me animes, sem que feches meus olhos, deixarei a Emma, para que te guarde, tudo quanto sei que te será querido: as tranças de meus cabelos, o relicário onde estão os teus e os de minha mãe, o anel que puseste em minha mão na véspera de tua partida, e todas as tuas cartas.

»Mas para que afligir-te dizendo tudo isto? Se vieres, eu me animarei; se tornar a ouvir tua voz, se teus olhos me disserem por um só instante o que só eles sabiam dizer-me, eu viverei e voltarei a ser como antes era. Eu não quero morrer; eu não posso morrer e deixar-te sozinho para sempre.»

— Acabe — disse-me o senhor A***, recolhendo a carta de meu pai caída a meus pés. — O senhor mesmo compreenderá que não podemos perder tempo.

Meu pai dizia aquilo que eu já havia sabido de modo demasiado cruel. Restava aos médicos apenas uma esperança de salvar Maria: a que os fazia conservar meu regresso. Diante dessa necessidade, meu pai não vacilou; ordenava-me regressar com a maior precipitação possível, e desculpava-se por não o ter disposto assim antes.

Duas horas depois saí de Londres.

1/1
Menu

Fazer anotação