VII. Sinais do Império: Corações Leais
VII. Sinais do Império: Corações Leais
Era o Dia do Império, 24 de maio, data em que, por todo o Império, se comemorava o nascimento da grande Rainha branca que, durante a vida, cercara o trono britânico de uma auréola de virtudes femininas, dessas coisas diante das quais, em todas as épocas e em todos os climas, o coração do homem universal se curva profundamente em reverente homenagem e respeito.
A Costa do Ouro também é parte integrante do Império Britânico, tão necessária ao todo completo quanto o menor elo à corrente inteira. Assim, quando naquela manhã as mulheres saíram às centenas, vestidas com trajes etíopes e trazendo os cabelos arranjados das maneiras mais graciosas e pitorescas, e as crianças vieram com bandeirolas, palmas e flores, todas alegres e contentes como para uma festa de casamento, era fácil compreender que o coração do povo era leal. O que não se poderia fazer com semelhante matéria, núcleo do futuro Império Etíope livre?
Por que haviam saído daquela maneira? Que significado tinha o “Dia do Império” para aquela gente simples?
Tudo o que sabiam era que a grande Rainha branca, a grande Awuraba, ou senhora, cujo filho agora reinava sobre eles, nascera naquele dia, e tinham prazer em honrá-la. Mas, caso lhes perguntásseis por que amavam e veneravam sua memória, não saberiam responder. Talvez fosse o sentimento instintivo de que ela, sendo uma boa mulher, jamais poderia ser cruel com eles e com seu povo, e a simpatia gerara lealdade. Depois de sua morte, referiam-se familiarmente a ela e diziam:
“Inde Awuraba niba adzi adzi, wo ma ye nkoko sumunu”,
isto é:
“Agora reina o filho de nossa senhora; vamos servi-lo.”
Era um dia a ser lembrado pelo comerciante, porque perdia dinheiro com o fechamento de seu estabelecimento; pelo funcionário, porque lhe concedia um dia de folga e bebidas adicionais; pelas crianças das escolas, porque recebiam uma festa gratuitamente oferecida pela gente simples da comunidade, como uma espécie de oferenda ao grande trono branco. Assim sucedeu que todos se divertiram e festejaram.
Kenny Bilcox passara aquele dia dos dias examinando o Livro de Registros do Distrito referente aos seis meses durante os quais estivera afastado de licença. Assumiria novamente o comando no dia seguinte, pois seu assistente deveria sair de férias. Quanto mais lia, porém, mais furioso ficava. As coisas não haviam transcorrido inteiramente a seu gosto. Era fim de tarde, o dia fora abafado, e ele, fiel servidor do Rei, trabalhara muito e até tarde. De súbito, voltando-se para seu ordenança, disse:
“Kwesi, corra depressa, depressa, até o senhor Macan e diga-lhe que o quero aqui imediatamente.”
“Sim, sar!”
Num instante, Kwesi corria pela rua principal em direção ao campo de parada.
“Maser quer o senhor, sar”, disse Kwesi a Macan, que se divertia imensamente à sua maneira.
“E que diabo ‘maser’ quer comigo num dia como este? Diga a ‘maser’ que já vou.”
“Ora, ora, ora! Gostaria de saber para que serve você”, disse o Oficial Político Bilcox a seu assistente, David Macan. Em resposta à reverência baixa e respeitosa deste, apenas lançou um olhar em sua direção, num gesto que era metade aceno e metade ameaça. “A verdade”, prosseguiu ele, “é que você é reto demais, diabos, para o Serviço Diplomático da Costa do Ouro. É típico de vocês, escoceses, estarem sempre colocando sua maldita consciência acima do dever evidente. Você estragou de uma só vez dezoito meses inteiros de trabalho árduo de minha parte para pôr em execução, no Distrito de Insima, a política traçada pelo Vice-Governador.”
David Macan ficou um tanto desconcertado com semelhante recepção e, a princípio, não sabia se devia atribuí-la à elevação adicional do termômetro, aos uísques com soda em excesso ou à má sorte de ter nascido com consciência. Para dizer a verdade, David Macan era um escocês típico, reto como um dado, e já conquistara entre os africanos o apelido de “David, o honesto”. Depois de refletir por um instante, disse:
“Perdoe-me, senhor, mas não faço a menor ideia do que está falando. Talvez, se tratasse do assunto com calma, eu pudesse compreendê-lo melhor. Enquanto isso, permita-me adverti-lo, senhor”, disse ele, enquanto o sangue escocês momentaneamente o dominava, “de que, por mais que o respeite, reagirei com seriedade à próxima referência imprudente que fizer a meu povo.”
“E que diabo pretende dizer ao permitir que aquele patife insolente do Kwamankra se esgueirasse para este distrito?”, exigiu Bilcox, furioso, ignorando o protesto de Macan. “Teremos trabalho de sobra, posso garantir, e você responderá por isso diante das autoridades superiores. Seja como for, não o quero neste distrito, ouviu? Recomendarei imediatamente que tire licença e, quando regressar, caso regresse algum dia, poderá ir para Kintampor ou para algum lugar ainda mais quente, pouco me importa.”
“Como está absurdo esta noite, senhor Bilcox! Como poderia eu impedir Kwamankra de vir exercer sua profissão no distrito? Além disso, é natural deste país, os chefes o respeitam, e eu sempre entendera que deveríamos trabalhar por intermédio dos chefes e, pela mesma linha de raciocínio, de seus líderes naturais.”
“Chama de política sensata favorecer um homem capaz de escrever disparates como os que esse Kwamankra escreve?”
Bilcox lançou pesadamente sobre a mesa um grosso volume que estivera numa prateleira suja.
“Faça o favor de ouvir isto e diga-me se perdeu o juízo.”
Leu então da página aberta:
“‘Se existisse algo como ética política, ou uma pretensão ou aparência dela, entre as nações cristãs, assim como existe uma aparência de alguma espécie de cristianismo nos chamados países cristãos, talvez fosse lícito investigar até que ponto a conduta das nações cristãs em relação às raças aborígines, às vezes caridosamente chamadas de raças submetidas, se conforma ao padrão cristão de moralidade...’”
“Isso é pura heresia, ensinar aos aborígines que somos um bando de hipócritas e degoladores; e pensar que o autor dessa imundície foi admitido aqui por causa de sua estupidez!”, prosseguiu Bilcox, quase sem fôlego.
Macan fez um movimento como se fosse derrubar o Oficial Político com um golpe, mas naquele momento uma voz vinda da varanda chamou-lhe a atenção e, num piscar de olhos, Whitely se colocou entre os dois.
“Não há razão”, disse Whitely, “para que vocês dois não se dirijam ao quintal e resolvam a questão à verdadeira maneira dos esportistas. Mas, quanto a exprimirem livremente suas opiniões um sobre o outro ao alcance dos ouvidos dos rapazes negros, não sei o que dizer. Por São Jorge! Como se amontoavam ao pé da escada, espiando uns por trás dos outros, até que os expulsei da propriedade a pontapés quando subi. Além disso, fazíamos as coisas de modo diferente em meus tempos de juventude. Menos palavras, sabem. Talvez, porém, o calor tenha alguma coisa a ver com isso, ou eu não teria tido o trabalho de interferir.”
Ao dizer isso, assumiu uma postura pugilística, primeiro diante de Bilcox, depois diante de Macan.
A situação rapidamente beirava o ridículo e, como Macan não estava disposto a brincar, apanhou o chapéu, fez uma profunda reverência e, num instante, partiu.
“R... rapaz! R... rapaz! Coquetéis, dois coquetéis, ouviu? E trate de andar depressa, ou, por Júpiter, quebrarei todos os ossos de seu corpo!”
Depois, voltando-se para Whitely:
“Esses rapazes estão sempre rondando por aí e escutando às escondidas. O pior é que não podemos passar sem eles.”
Quando o criado colocou as bebidas sobre a mesa e se retirou, Whitely disse:
“Eu o aconselharia, Bilcox, a ter cuidado com o que diz, ao alcance dos ouvidos desses rapazes nativos, a respeito de Kwamankra. Você não faz ideia do domínio que ele exerce sobre a imaginação popular, nem de quão difundida é sua influência. Pessoalmente, há nele algo irresistível a que nunca consegui resistir. Conheci-o em meus tempos de estudante. Em condições normais, diria que é o encanto de um propósito viril e da força de caráter. Mas ninguém é normal nestas regiões.”
Havia em sua voz uma estranha tristeza, que Bilcox não pôde deixar de notar pela ênfase que deu às palavras “ninguém”.
“Não se esqueça do jantar do Magistrado-Chefe, ou ele nunca o perdoará. A hora é oito da noite”, disse Whitely, enquanto descia lentamente a escada.
Quanto a Macan, não conseguia deixar de refletir sobre a estranha mistura que recebia o nome de Serviço Diplomático da Costa do Ouro. Lembrava-se de ter lido, antes de partir para a região:
“Deve impressionar o observador atento o fato de que a posição de um homem no serviço público da Costa do Ouro é muitas vezes difícil. Se esse homem for honesto e inteligente, não poderá deixar de descobrir em pouco tempo as condições peculiares sob as quais é chamado a cumprir seus deveres. A primeira coisa que lhe ocorrerá será a política do cão na manjedoura adotada pela Administração, da qual ele é servidor. Descobrirá que, teoricamente, o povo é livre e possui suas próprias leis e instituições. Verá que o Governo aparentemente reconhece esse fato, mas que, na prática, espera-se que ele, o servidor público, interfira nas instituições do povo até onde ousar. Não lhe dizem que permita o desenvolvimento natural das instituições populares, nem lhe ordenam expressamente que tente moldá-las. Aquilo que fizer hoje e for considerado errado por seus superiores poderá ser feito amanhã por outro e receber aplausos.”
Enquanto juntava os fatos, tentando descobrir a verdadeira causa do aborrecimento de seu superior, a verdade raiou gradualmente em seu espírito. Tratara os nativos como um homem honesto deveria tratá-los. Durante o período em que exercera a chefia do Serviço Diplomático, dera aos chefes todo o incentivo para que se unissem e consolidassem sua autoridade e jurisdição sobre o povo. Estimulara escolas nacionais por todo o distrito e apoiara os Chefes na elaboração de regulamentos que exigiam que todas as crianças frequentassem a escola até os catorze anos. Tudo isso seguia a linha do crescimento normal e saudável do povo por caminhos esclarecidos e progressistas, e Macan trabalhara com disposição, inteligência e tato consideráveis.
Jamais lhe ocorrera que houvesse uma política teórica e outra prática, tendo esta última como objetivo moldar as circunstâncias de tal maneira que o etíope, em seu próprio país, permanecesse para sempre como rachador de lenha e carregador de água de seu protetor caucasiano e pretenso amigo. Era isso, então, que esperavam que fizesse. Seria correto? Poderia fazê-lo de consciência tranquila?