IX. O Perigo Amarelo Etiópia Livre: Estudos sobre a Emancipação Racial · Capítulo 9 de 20
Obra Menu

IX. O Perigo Amarelo

IX. O Perigo Amarelo

A sabedoria política de Ekra Kwow, filho de Kwamankra, fora aprendida aos pés do pai enquanto ainda estava na adolescência. Sendo um rapaz de espírito investigador e percepção rápida, fazia muitas perguntas curiosas ao pai em ocasiões inesperadas, às quais Kwamankra respondia com abundância de substância e sentido.

“Pai, o que significa ‘perigo amarelo’?”, perguntou o jovem precoce, esticando o pescoço por trás da cadeira do chefe da família, que recolhia tranquilamente informações das páginas da Public Opinion.

Kwamankra ergueu os olhos da matéria impressa e fez sinal para que a jovem esperança se aproximasse. Observando o rapaz com curiosidade, disse:

“Já que precisa saber, suponho que devo dar-lhe a lição, e talvez quanto antes, melhor. Ora, se fosse para a escola amanhã e, na esquina da rua, Kweku Mensah arrancasse seu boné e lhe desse um soco no nariz, o que faria?”

“Naturalmente, daria um soco na cabeça dele”, respondeu triunfantemente o rapaz.

“Ótimo! Agora avancemos um passo. Suponha que seus colegas de escola fossem fazer um piquenique, e os rapazes de Kobina Tsintsin os encontrassem na estrada pública e impedissem sua passagem. Vocês, rapazes corajosos, não abririam caminho lutando?”

“É claro, pai. O que mais poderíamos fazer em honra de nossa escola?”

“Agora, a aplicação. Nos livros de geografia, você aprendeu que diferentes nações habitam a face da Terra, brancos, amarelos, vermelhos, pardos e negros como nós. Cada uma ocupa uma parte da superfície terrestre. Aqueles que ocupam essas minúsculas ilhas em algum lugar do Canal da Mancha são, como sabe, chamados ingleses. Temos também os japoneses, aqueles companheiros valentes, os indianos, os africanos ou, descendo aos casos particulares, entre os africanos, digamos, os zulus, os ashantis e os fantis.

“Para dar um nome ao princípio que o faria revidar o soco de Kweku Mensah e levaria seus colegas a romper corajosamente as fileiras dos rapazes de Kobina Tsintsin, chamemo-lo de lei da autopreservação. Se, no curso da vida, você relaxar a prática desse princípio, será vencido, e os homens dirão que os sobreviventes eram os mais aptos, porque resistiram melhor.

“Lembra-se daqueles versos de Shakespeare que recitou para mim outro dia:

“‘Evita

Entrar numa disputa; mas, se entrares,

Sustenta-a de modo que o adversário passe a temer-te.’

“É uma regra saudável de vida, meu filho. Pois bem”, prosseguiu Kwamankra, “existem certas nações no mundo que se denominam cristãs e reivindicam o monopólio da cultura, do conhecimento e da civilização, e que, por conseguinte, julgam possuir um direito concedido pelos céus de sobreviver e prosperar enquanto todas as demais são derrotadas. São em sua maioria brancas e, quando o homem pardo, amarelo ou negro resiste e demonstra que não pretende ser vencido, essas mesmas pessoas brancas e cristãs erguem o clamor de ‘perigo amarelo’ ou ‘perigo negro’, conforme o caso. Compreende, meu rapaz?”

Kwamankra pousou lentamente a mão sobre a cabeça do filho e olhou-o diretamente no rosto, de modo que os olhos do menino encontraram plenamente e com significado os do pai.

“Sim, compreendo, pai”, respondeu o rapaz. “Mas diga-me uma coisa. Não quis interrompê-lo antes. Por que chamou os japoneses de ‘aqueles companheiros valentes’?”

“Simplesmente porque, na atual disputa em que estão empenhados contra a Rússia, demonstraram que não pretendem ser derrotados, seja quem for que venha a sê-lo; e fizeram com que o grito de ‘perigo amarelo’ se erguesse ultimamente com mais histeria do que nunca. Escute esta peça rara”, disse Kwamankra, pegando seu álbum de recortes e abrindo-o na letra J:

“‘Cabe-nos o dever sagrado, como Estado líder do progresso asiático, de estender uma mão amiga à China, à Índia e à Coreia, a todos os asiáticos que confiam em nós e são capazes de civilização. Como amigo mais poderoso, desejamos que todos se libertem do jugo que a Europa lhes impôs e que, assim, demonstrem ao mundo que o Oriente é capaz de cruzar espadas com o Ocidente em qualquer campo de batalha.’”

“Essas palavras foram pronunciadas na Câmara dos Pares do Japão e contêm, em poucas palavras, o princípio que venho tentando incutir em você. Fará bem em lembrá-las por toda a vida; e, como o considero um aluno aplicado, que provavelmente transmitirá essas lições a outros depois que eu partir, contarei minhas experiências com o Oficial Político.”

“Mas o que é um Oficial Político?”, perguntou o rapazinho.

“Lá está você outra vez, com esse pequeno cérebro investigador. Preciso começar das premissas e seguir até a conclusão, passo a passo, como naquele quod erat demonstrandum com que me importunava outro dia. Ainda assim, está certo, meu filho. Basta definir claramente, e todas as dificuldades desaparecem como a névoa diante do sol do meio-dia.

“Pois bem, o sistema de Governo sob o qual vivemos, nós, o povo da Costa do Ouro, é conhecido como ‘sistema de Colônia da Coroa’. É um sistema um tanto atrasado.

“O que vocês, rapazes, pensariam de seu mestre-escola, nestes tempos esclarecidos, caso ele lhes pedisse de vez em quando que contribuíssem com suas mesadas para os fundos destinados à construção de um campo de recreação, sem permitir que alguns de vocês opinassem sobre como as coisas deveriam ser feitas e que jogos seriam comprados para a escola? Tenho certeza de que todos se revoltariam e diriam: ‘Se vai usar nosso dinheiro, poderia pelo menos permitir que disséssemos quais jogos gostaríamos de ter.’

“No sistema de que lhe falo, o mestre-escola é o Governador, e os rapazes são o povo deste país, cujas contribuições assumem a forma dos pesados impostos pagos sobre todos os artigos importados. Mas eles não têm voz na maneira como suas contribuições são gastas, e é por isso que digo que o sistema é um tanto atrasado.

“Prosseguindo, como inevitavelmente deve haver descontentamento entre o povo, o Oficial Político é o homem nomeado para tratar dos casos que surgem desse descontentamento.”

“Mas como? Não compreendo inteiramente, pai. Ele vai até o povo, fala com bondade e diz que não se preocupe e que receberá o valor correspondente às suas contribuições, caso tenha paciência?”

Kwamankra soltou uma gargalhada e, durante alguns minutos, não conseguiu controlar-se. O rapaz começou a ficar constrangido e imaginou ter dito algo muito estranho. Pouco depois, porém, Kwamankra recobrou-se, e uma expressão de tristeza pareceu passar-lhe pelo rosto enquanto murmurava lentamente para si mesmo as palavras:

“E seu coração tão puro quanto agora.”

Rápida como o pensamento, a memória voltara àquele capítulo singular de sua experiência, quando ele e ela velavam juntos pelo sono infantil daquela mesma criança, osso de seus ossos e carne de sua carne, e, da plenitude de seus corações, se erguera a prece:

“Que, quando os dedos místicos do tempo escreverem a maturidade sobre sua fronte,

Seus atos sejam tão gentis e seu coração tão puro quanto agora.”

E agora ele ficara sozinho para ajudar a realizar aquela prece no jovem interrogador. Dominando os sentimentos e, por um momento, fazendo rolar uma pedra sobre o sepulcro do passado eternamente virgem, Kwamankra voltou-se para o filho, apertou-o junto ao coração e falou-lhe com ternura:

“Como desejaria poder evitar, meu filho, que conhecesse o lado sórdido da vida. Mas, como o conhecimento deverá chegar algum dia, é melhor que eu o conduza às fontes dele, para que talvez não seja inteiramente amargo para sua alma sedenta.”

“Não, o Oficial Político não faz exatamente aquilo que alguém imaginaria, meu filho. Aqui, na Costa do Ouro, o povo também demonstrou que não pretende ser derrotado, mas de maneira diferente.

“Você conhece a história do lobo e do cordeiro. Vejo que está muito interessado. Pois bem, vale a pena repeti-la.

“Num dia de muita sede, o lobo encontra o cordeiro junto a um riacho. O lobo está mais acima e bebe, enquanto o cordeiro mata a sede na parte inferior. Pouco depois, o senhor Lobo diz ao jovem Cordeiro:

“‘O que pretende, tornando a água turva?’

“‘Como poderia fazê-lo?’, pergunta o jovem Cordeiro, ‘se está mais acima no riacho do que eu?’

“‘Ouvi dizer que falou de mim com desrespeito há três meses’, acusa o senhor Lobo.

“O jovem Cordeiro responde humildemente:

“‘Estou neste mundo há apenas dois meses.’

“‘Bem, se não foi você’, responde o lobo, ‘deve ter sido seu pai.’”

“Covarde!”, gritou Ekra Kwow, excitado. “Como gostaria de estar por perto com minha pequena espingarda! Eu faria um buraco no senhor Lobo, com certeza.”

“Ótimo, meu filho, muito bem dito. Infelizmente, porém, isso acontece todos os dias neste mundo e, o que é pior, nem sempre podemos recorrer às nossas pequenas espingardas, mesmo quando moralmente teríamos justificativa para fazê-lo.”

“Mas já passou da hora de ir para a cama. Em outra ocasião, caso se comporte bem, contarei tudo sobre o Oficial Político e minhas experiências com ele, desde que me lembre até onde chegamos hoje.”

“Boa-noite, pai!”

“Boa-noite, meu filho.”

Num minuto, o rapaz desaparecera atrás das cortinas, deixando Kwamankra entregue aos pensamentos e ao cachimbo.

1/1
Menu

Fazer anotação