XVII. Emancipação Racial — Considerações Particulares: Nacionalidade Africana Etiópia Livre: Estudos sobre a Emancipação Racial · Capítulo 17 de 20
Obra Menu

XVII. Emancipação Racial — Considerações Particulares: Nacionalidade Africana

XVII. Emancipação Racial — Considerações Particulares: Nacionalidade Africana

Considerações: Nacionalidade Africana.

Em nome da nacionalidade africana, o pensador deseja, por intermédio de Etiópia Livre, saudar os membros da raça em toda parte do mundo. Quer estejam no leste, no sul ou no oeste do continente africano, quer entre os milhões incontáveis de filhos da Etiópia na América, o clamor do africano, em sua análise final, é por espaço e liberdade na luta pela existência; e parece que a preocupação dos líderes da raça tem sido descobrir os caminhos do esforço justo e natural que, por fim, assegurem à raça o devido reconhecimento de sua individualidade.

O problema racial talvez seja mais intenso nos Estados Unidos da América, mas há indícios de que, no próprio continente africano, ele assume rapidamente uma forma concreta. Consta que sir Arthur Lawley, atual Governador de Madras, antes de deixar o Governo do Transvaal, declarou num discurso público que o “perigo negro” era uma realidade e aconselhou os brancos a consolidarem suas forças diante do inimigo potencial.

Até agora, os líderes da raça têm demonstrado prudência segura e considerável sabedoria ao aconselharem o africano a seguir a linha de menor resistência ao enfrentar qualquer combinação de forças contra ele. O caminho do africano para o devido reconhecimento não reside atualmente tanto na exibição de força e poder materiais quanto na arte mais delicada da persuasão, por meio da lógica dos fatos e das realizações, diante da qual todos os homens razoáveis devem curvar-se.

Um perigo duplo ameaça o africano em toda parte. É resultado de certas condições econômicas cujo método consiste em explorar o etíope por tudo quanto ele vale. Diz-se que ele é forçado ao serviço do homem, na verdade, ao serviço do caucasiano. Sendo assim, jamais colhe a recompensa plena de seu trabalho como homem. Contribui materialmente para a construção de calçadas sobre as quais não lhe é permitido caminhar, tomai isso como metáfora ou como fato, conforme vos agrade. Ajuda a produzir receitas e a encher tesouros públicos sobre os quais, na maioria dos casos, não exerce controle efetivo algum, caso exerça qualquer controle.

Em suma, é rotulado como pertencente a uma classe à parte entre as raças, e qualquer tentativa de elevar-se acima de sua condição é terrivelmente ressentida pela aristocracia racial. Na verdade, a cada passo lhe recordam que se destina apenas a ser rachador de lenha e carregador de água. Assim acontece que aqueles, entre os filhos favorecidos dos homens, que ocasionalmente consideram a condição do etíope são recebidos com zombarias e insultos.

É de admirar, então, que, mesmo no século XX, o africano encontre enorme dificuldade em avançar, até mesmo em seu próprio país? O africano pode tornar-se socialista, pode pregar e clamar por reformas até o dia do Juízo; mas a experiência da humanidade demonstra que a reforma jamais chega a uma classe ou a um povo, a menos e até que os próprios interessados tenham realizado sua salvação. E a lição que ainda precisamos aprender é que não podemos abandonar o caminho da Natureza e esperar verdadeiro êxito.

Contudo, parece que, em alguns casos notáveis, o homem negro está decidido a seguir a linha de maior resistência ao enfrentar as dificuldades que se apresentam diante dele. O conhecimento é propriedade comum da humanidade, e é sensata a filosofia que busca para o etíope a mais elevada cultura e eficiência na formação industrial e técnica. É bom conquistar para a raça a opinião pública quanto à sua capacidade nesse campo.

Mas isso não é tudo, pois existem certas qualidades distintivas da raça, do país e dos povos que não podem ser ignoradas sem prejuízo da raça, do país ou do povo em particular. O conhecimento privado do elemento assimilador que o torna natural para aquele que o recebe transforma a pessoa em mera imitadora.

O japonês, ao adotar e assimilar a cultura ocidental, exige necessariamente o respeito das nações ocidentais, porque há nele algo distintamente oriental. Para começar, domina o uso de sua língua nativa e possui uma literatura própria, enriquecida por traduções de autores consagrados de outras terras. Respeita as instituições e os costumes dos antepassados, e existe um passado inteligente que o inspira. Não abandona o traje nacional e, quando veste roupas ocidentais, de vez em quando, faz isso por conveniência, da mesma maneira que o escocês, do outro lado da fronteira, deixa de lado, quando a ocasião exige, seu traje das Terras Altas.

Não é culpa do homem negro na América, por exemplo, que hoje sofra os efeitos de uma injustiça infligida anos atrás pelos antepassados daqueles mesmos que agora o desprezam. Mas ele pode cuidar para que, com o passar dos anos, se torne necessário aos brancos americanos respeitarem e admirarem sua dignidade de homem; e o caminho mais seguro para alcançar uma coisa ou outra reside não tanto na imitação quanto na originalidade e na iniciativa natural.

O etíope não deve apenas adquirir proficiência nas artes e nas ciências, na formação técnica e industrial, mas também seguir um curso de investigação científica que lhe revele as coisas boas existentes no tesouro de sua própria nacionalidade.

Provavelmente existem poucos homens de ascendência africana na América que, caso se dessem ao trabalho de aprofundar-se na tradição familiar, não seriam capazes de remontar sua ligação e seu parentesco a uma ou outra das grandes tribos da África Ocidental. E agora que uma investigação cuidadosa demonstrou que as instituições dos aborígines africanos são passíveis de tratamento científico, o que seria mais fácil do que os grandes centros de cultura e de ensino sob o comando de africanos nos Estados Unidos instituírem cátedras dedicadas a essa matéria?

Na ordem da Providência, permitiu-se que alguns de nossos irmãos fossem escravizados na América, no passado, para um propósito sábio. Esse acontecimento na história da raça tornou possível a disseminação e a adoção mais rápidas da melhor parte da cultura ocidental; e hoje os filhos da África no Oriente e no Ocidente podem prestar serviços singulares uns aos outros na causa comum de elevar a Etiópia e colocá-la de pé entre as nações.

O Oriente, por exemplo, pode aprender com o Ocidente a adoção de uma política educacional sensata e da espécie de formação industrial e técnica que permita aos aborígines fazer o melhor uso de suas terras e de seus recursos naturais. E, certamente, o Ocidente não deveria se opor a receber sugestões do Oriente quanto à preservação das instituições nacionais e à adoção de trajes e nomes distintivos, como ocorre entre nossos amigos japoneses.

Quando estudante em Londres, o autor sentia um arrepio de orgulho oriental sempre que se cruzava com um asiático vestido com um traje distintamente oriental. Eles não imitavam ninguém. Contentavam-se em permanecer orientais. Mesmo quando as condições climáticas exigiam a adoção de vestimentas europeias, possuíam sensatez bastante para conservar algum símbolo da nacionalidade.

Ao contrário, os africanos parecem nunca se sentir satisfeitos até tornarem possível que o europeu escreva a respeito deles:

“Quão extraordinário é o espetáculo desta imensa raça, milhões de homens, sem terra ou língua próprias, sem tradições do país de onde vieram, trazendo os próprios nomes dos homens que os escravizaram!

“O elemento negro é um daqueles que não podem ser ‘reduzidos’ à grande nação americana cosmopolita; o homem negro deverá estar sempre tragicamente separado do homem branco”,

e assim por diante.

Ora, se há no que foi dito algo fiel à vida, isso possui apenas um significado, a saber: que o cidadão afro-americano comum dos Estados Unidos perdeu todo o contato com o passado de sua raça e tateia, impotente e desesperado, nas trevas, em busca de afinidades que não são naturais e de efeitos para os quais não existem causas nacionais nem naturais.

Sendo assim, o africano na América encontra-se em condição pior que a do hebreu no Egito. Este conservou a língua, os modos e costumes, a religião e os deuses domésticos; aquele cometeu suicídio nacional e, no presente, parece que os ossos secos da visão não possuem vida alguma.

Examinando atentamente a questão, não são tanto afro-americanos que desejamos, mas africanos ou etíopes residentes numa terra estrangeira que, com o coração pleno e o conhecimento completo, possam dizer:

Se eu me esquecer de ti, Etiópia, que minha mão direita se esqueça de sua destreza!

Vejamos o outro lado do quadro. Quão extraordinário seria o espetáculo dessa imensa raça etíope, composta por alguns milhões de homens, tendo absorvido tudo quanto existe de melhor na cultura ocidental na terra de seus opressores, mas permanecendo fiel aos instintos e à inspiração, aos costumes e às instituições raciais, como fizeram os antigos israelitas no cativeiro!

Quando esse quadro mais agradável se tornar possível de realizar, então, e somente então, será possível que nosso povo no cativeiro “saia metaforicamente do Egito, num futuro próximo, levando consigo um espólio grande e verdadeiro”.

Alguém poderá dizer: “Certamente não pretende sugerir que questões de vestuário e hábitos de vida tenham a menor importância.” Respondo enfaticamente: têm. Elas chegam à raiz do respeito do etíope por si mesmo.

Sem a imitação servil de nossos mestres em seu modo de vestir e de viver, é evidente que o homem branco comum consideraria o homem negro comum com muito mais seriedade do que o faz atualmente. A adoção de um traje distintivo pelo africano culto, portanto, seria um passo definido adiante e um benefício para a causa do progresso e do desenvolvimento etíopes.

Ouvi, por favor, a maior autoridade sobre a vida nacional a respeito dessa questão:

“Eis que vos ensinei estatutos e juízos, assim como o Senhor Deus me ordenou, para que os cumprais na terra em que estais entrando para possuí-la. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque esta será vossa sabedoria e vosso entendimento diante das nações, que ouvirão todos estes estatutos e dirão: certamente esta grande nação é um povo sábio e entendido.”

Sim, meu povo busca o conhecimento como se procurasse um tesouro oculto e negligenciou a sabedoria e o verdadeiro entendimento; por isso, todos os dias se torna objeto de riso diante das nações.

Aqui está, então, uma obra para os africanos ocidentais cultos: iniciar uma reforma cujos efeitos serão mundiais entre os etíopes, recordando como fundamento que nós, como povo, possuímos nossos próprios estatutos, os costumes e as instituições de nossos antepassados, que não podemos negligenciar e continuar vivos.

Nós, na Costa do Ouro, empreendemos um enorme esforço nessa direção e, embora os hábitos europeus custem a morrer entre alguns de nosso povo, vale a pena fazer a tentativa; e, caso não alcancemos pleno êxito com esta geração, alcançaremos com a seguinte.

Pode-se perceber que o movimento ganha terreno pelo seguinte trecho do Gold Coast Leader, de 24 de fevereiro de 1907, relatando a coroação de Ababio IV, Mantse, isto é, Rei, de “Acra Britânica”. Diz o correspondente:

“Pela primeira vez, compreendi que a Costa do Ouro seria de fato mais estimulante e agradável se seus habitantes instruídos regressassem aos tempos antigos e recebessem algumas lições na arte e na graça da simplicidade e da elegância do vestuário de seus antepassados. Os ‘eruditos’ pareciam verdadeiramente nobres e cheios de dignidade em seus trajes nativos. Não havia entre eles uma única pessoa ignóbil ou mesquinha, e o mesmo se podia dizer das senhoras.”

Depois, gostaria de ver Ligas Etíopes formadas por todos os Estados Unidos, de maneira muito semelhante à Liga Gaélica na Irlanda, com o propósito de estudar e empregar diariamente o Fanti, o Yoruba, o Hausa ou alguma outra língua africana de uso reconhecido.

A ideia poderá parecer extraordinária à primeira vista, mas, caso estejais inclinados a considerá-la assim, posso apenas indicar os exemplos da Irlanda e da Dinamarca, que encontraram no veículo de uma língua nacional o caminho mais seguro e natural para a conservação e a evolução nacionais. Se o dinamarquês e o irlandês consideram isso conveniente na Europa, certamente a questão merece ser examinada pelo etíope nos Estados Unidos, em Serra Leoa, nas Índias Ocidentais e na Libéria.

Um escritor eminente, discorrendo sobre as vantagens da cultura na própria língua de um povo, declarou:

“Estas são considerações importantes de natureza altamente prática. Dez anos atrás, tínhamos na Irlanda um povo separado de sua língua e de sua cultura próprias por meio século de educação conduzida segundo linhas estrangeiras. Tínhamos também na Irlanda um povo aparentemente incapaz de ação racional, mergulhado numa pobreza desesperadora e, ao que tudo indicava, condenado a desaparecer.

“Temos hoje na Irlanda o início de um sistema de educação na língua nacional e segundo linhas nacionais; e temos, ao mesmo tempo, nos lugares onde essa espécie de educação tem atuado, um progresso inconfundível da capacidade intelectual e da prosperidade material.”

Ora, se a alma que existe no etíope, mesmo nos Estados Unidos, permanece etíope, como permanece, a julgar pelas canções negras que enriqueceram os sentimentos da humanidade com sua comoção, então afirmo que as palavras anteriores, verdadeiras como todos devem admitir que são, indicam distintamente a impossibilidade de abandonar o caminho da Natureza com qualquer esperança de benefício duradouro para a nacionalidade africana.

Espero sinceramente que esses pensamentos atraiam a atenção de educadores eminentes como o senhor Booker T. Washington e outros nos Estados Unidos e nas Índias Ocidentais, assim como a de trabalhadores semelhantes na África Ocidental, que possuem ao alcance das mãos os materiais necessários.

É uma obra grandiosa, mas acredito que meus compatriotas possuem o coração e a inteligência para enfrentá-la com êxito.

1/1
Menu

Fazer anotação