XX. E uma Criancinha os Guiará
XX. E uma Criancinha os Guiará
No ano de 1925, uma poderosa transformação se produzira no pensamento das nações, devida, em certa medida, à obra do Gold Coast Nation and Ethiopian Review, promovido por Kwamankra pouco antes do encerramento dos primeiros dez anos do século, em favor da conservação nacional da Costa do Ouro; mas, com o passar do tempo, sua solidariedade se ampliara até abranger as necessidades de toda a raça. Durante os quinze anos anteriores, o Nation circulara livremente por todo o mundo etíope, e seu promotor e seus Editores mantiveram comunicação constante com os principais pensadores da raça em todo o mundo.
Além disso, começara gradualmente a raiar, tanto entre os trabalhadores quanto entre os pensadores, a compreensão de que o caminho dos argumentos materiais, o argumento da bomba e do projétil, não era o caminho do etíope; e, no mundo do pensamento progressista, o cordeiro, afinal, como predissera o vidente, conduzia por caminhos corretos os instintos de lobo e de leão das nações. Era uma força moral dotada de persuasão moral que, como o vento, soprando de onde os homens não sabem, moldava, contudo, a atmosfera espiritual do mundo.
Pois aquilo que se destinava a tornar-se uma grande guerra racial transformara-se numa poderosa trégua. As raças negras finalmente haviam aprendido a seguir suas próprias linhas naturais de desenvolvimento, e o branco necessitava do negro, assim como o negro necessitava do branco. A obra de Caim cedera lugar à graça da conciliação, e o Ocidente chamara o Sul, e o Sul respondera com as palavras retumbantes do grande pensador, que disse:
“Mas, se fracassarmos nisso? Se, cegos pelo ganho do momento, nada virmos em nosso homem escuro além de uma vasta máquina de trabalho; se, para nós, ele não for um homem, mas apenas uma ferramenta; se for inteiramente desapossado da terra para cuja propriedade camponesa demonstra agora aquela rara aptidão cuja ausência entre suas massas está levando muitas grandes nações à decadência; se o obrigarmos permanentemente, aos milhões, a viver nos bairros reservados, nos alojamentos coletivos e nas favelas de nossas cidades, obtendo seu trabalho por um preço menor, mas perdendo aquilo que a riqueza de cinco rands não poderia restituir-nos; se, sem instrução nas formas mais elevadas de trabalho, sem os direitos da cidadania, com sua própria organização social destruída sem que o tenhamos ajudado a participar da nossa; se, não estando ligado a nós pela gratidão ou pela solidariedade e sendo-nos estranho pelo sangue e pela cor, reduzirmos essa vasta massa à condição de um grande proletariado fervilhante, ignorante, então eu preferiria lançar um véu sobre o futuro desta terra.”
A sentimentos como esses, ressoando com profunda sinceridade e fervor, os trabalhadores e líderes da plataforma etíope não poderiam deixar de responder com igual sinceridade e fervor; e, no respeito e na confiança mútuos que daí resultaram, o homem negro podia chamar o homem branco e dizer:
“Altiva me ergo entre cada terra irmã, paciente e cansadamente sábia,
Com o fardo de um mundo de tristeza em meus olhos tranquilos, sem paixão,
Sonhando sozinha com um povo, sonhando sozinha com um dia
Em que os homens não violentarão minhas riquezas, nem me amaldiçoarão e partirão;
Fazendo de minha abundância uma prostituta, maculando a mão que deu,
Até que eu me erga em minha ira, avance sobre seu caminho e os esmague numa sepultura.
Sonhando com homens que me abençoarão, com mulheres que me considerarão boa,
Com crianças nascidas dentro de minhas fronteiras, com a maternidade radiante,
Com cidades que se erguerão em grandeza, com a fama semelhante a uma bandeira desfraldada,
Enquanto derramo a maré de minhas riquezas no colo ansioso do mundo.”
Sim, era uma trégua sagrada, e fora o espírito de humildade que a selara. Era uma daquelas verdades surpreendentes da vida que os homens mal compreendem quando a ouvem pronunciada. O falecido Henry Drummond enfatizou essa lição nos tempos modernos de uma maneira como poucos haviam feito antes. E, no entanto, nada ensinou de novo nesse aspecto.
Labutar e afadigar-se por reputação, fortuna ou posição e, depois de conquistá-las, admirar-se da própria insensatez por haver desperdiçado tanta energia e tanto tempo precioso é tão antigo quanto os dias do rei Salomão, que, na plenitude de seu poder, de sua força e de seu domínio, registrou tudo como vaidade. E o modo contrário de viver é tão antigo quanto Sócrates e as Pirâmides; e a Etiópia pode assumir sem ressentimento sua parte na árdua tarefa de conduzir a humanidade a esforços mais elevados.
O espantoso é que, vinte séculos depois de Cristo, as principais nações ainda não tenham aprendido essa grande e, contudo, simples verdade. Assim acontece que continuam a labutar e afadigar-se para converter outras nações, apenas para enchê-las com a inquietação de que elas próprias padecem e cansá-las com o fardo que carregam.
Depois de anos de espera paciente e disciplina, o Japão finalmente se libertou do antigo conservadorismo, e a China segue-lhe o exemplo. Quanto à Índia, ainda agora se encontra nas garras de um grande delírio. O leão e o urso são ameaçados em seus covis, e os homens mal podem acreditar nos próprios sentidos.
Contudo, essa não é a melhor parte do Japão que os homens sábios desejariam ver perpetuada. Talvez nenhuma pessoa, viva ou morta, tenha feito mais para revelar o Oriente ao Ocidente do que o falecido Lafcadio Hearn; e em nenhum outro lugar a mão do mestre empunhou a varinha mágica com maior poder do que nas páginas vivas daquela obra notável, Kokoro, que “trata mais da vida interior do que da vida exterior do Japão”.
E nisso residia o poder de nosso autor. Ele tratava das coisas interiores da vida. Pertencia àquele grupo de homens que obrigam seus semelhantes a pensar. Nem sempre são populares; mas, populares ou não, são os salvadores da raça.
Para que o temperamento do povo da Costa do Ouro não seja mal compreendido, convém declarar de início que é um fato notável ter-se observado que a data do despertar político do Japão coincidiu com o despertar político da Costa do Ouro. Caso os destinos houvessem sido propícios, o desenvolvimento desta última poderia ter sido, à sua maneira, igualmente notável.
É um fato curioso, mas digno de registro, que aqueles a quem cabia a orientação ou, para empregar expressão mais correta, a proteção das aspirações nascentes da nacionalidade Fanti perceberam desde cedo os sintomas de possibilidades nacionais latentes e, agindo segundo o princípio de divide et impera, espalharam seus fragmentos aos ventos.
Mas a voz do Criador se fez ouvir e, assim como o mar entrega seus mortos, também os quatro ventos devolverão as esperanças que quase se haviam perdido e as soprarão novamente para a ação.
Pois lembrai-vos de que o povo da Costa do Ouro era contemporâneo e irmão, em instituições, língua, costumes e práticas, no interior distante, dos Ashantis, cuja organização política, bravura e firmeza moral despertaram a admiração do mundo. Durante aproximadamente um século, foram uma força militar que precisava ser levada em conta, embora não possuíssem armas de precisão; e, quando as medidas repressivas forem removidas, é perfeitamente concebível que sua virilidade inerente seja direcionada para os caminhos saudáveis da arte de governar e do desenvolvimento racial.
Talvez não seja de conhecimento geral que os Denkiras da Costa do Ouro, que ocupam o território deste lado do rio Offin e cuja capital, Gwikwa, fica perto de Cape Coast, foram outrora senhores dos Ashantis. Os nomes de Amponsaim e Intsim Gakiri, da linhagem real de Denkira, são bem conhecidos na história de Ashanti.
Houve um tempo em que inspiravam terror no peito dos Ashantis, e foi a exigência arrogante de Intsim Gakiri de que o tributo Ashanti de determinado ano fosse acompanhado por um dente do rei e de sua “melhor” esposa que levou os Ashantis à luta mortal contra os Denkiras. Essa luta terminou com a submissão destes últimos e sua posterior migração para a Costa do Ouro, entremeada por uma série de outros acontecimentos políticos.
E, caso vos volteis para a região Fanti da Costa do Ouro, descobrireis que eles constituíam uma única e poderosa hoste que se separou, if a wa atsiw, daí o nome Fanti, de seus irmãos Ashantis do interior e abriu caminho até a costa.
Quando Boribori Fanti veio de Takieman, os Abura Tuafus lideravam a vanguarda; mas naquela época não eram conhecidos como Aburas, assim como os Anumabus e os Akumfis não eram conhecidos pelas designações atuais. Todos eram, como já se explicou, uma única e poderosa hoste sob diversos grandes líderes que se sentavam em antigos bancos no interior.
Sua primeira preocupação foi assegurar um habitat adequado para seus deuses, Nanamu. O deus da chuva, por exemplo, era e ainda é conhecido como Nana Yankum. O primeiro grande centro dos Fantis foi Mankessim, que significa a grande cidade.
Como era impossível que as hostes de Boribori Fanti permanecessem reunidas, logo ocorreu uma dispersão. Entre os que ficaram, dizia-se a respeito daqueles que partiram na direção de Abura:
“Wo dzi hwon tsir abura mu nu hu”,
isto é:
“Eles tomaram uma direção desconhecida”,
e o nome Abura passou a designar o povo a partir do verbo abura.
Do mesmo modo, os Akumfis receberam esse nome em razão da densidade da multidão, Kumkumfi, que se separou do corpo principal e se estabeleceu no distrito hoje conhecido como Akumfi.
A organização política desse povo foi eloquentemente descrita por competentes escritores Fanti, e nas páginas de suas obras se vê um sistema de governo ao mesmo tempo harmonioso, progressista e solidário, um sistema capaz de desenvolvimento infinito.
Além disso, na língua desse povo existem certas ideias fundamentais características. É a língua da poesia, e suas canções não registradas estão repletas dos significados profundos que constituem a alma da vida.
Tomai, por exemplo, a palavra “wireh”, que significa afeição do coração, na expressão “miwireh akitawu”, isto é:
“Meu coração está firmemente unido ao teu coração.”
Tão familiarizados estão com a essência da Divindade que possuem designações como Onumankuma, que significa:
“Onu a oibotum de oka de Madaku ma”,
isto é:
“Aquele que pode dizer: somente Eu sou o doador”,
correspondendo claramente ao eterno Doador de todo o bem.
Tomai outra designação, Kwerampon, que significa:
“Ekwerina ebira pun wa onye”,
isto é:
“Caso te apoies Nele, ninguém poderá separar-te”,
transmitindo claramente a ideia de:
“Ninguém poderá arrancar-te de Minhas mãos.”
Ora, de onde vêm essas ideias fundamentais? Não podem ser meramente fortuitas, pois remontam à consciência mais íntima do povo.
Assim se verá que, em certos aspectos, o povo da Costa do Ouro é um tipo oriental tão legítimo quanto aqueles sobre os quais escrevemos. Contudo, hoje:
“Altiva ela se ergue entre cada terra irmã, paciente e cansadamente sábia”,
com uma paciência que a assinala para a liderança no domínio espiritual.
Sem dúvida, a forma mais elevada de desenvolvimento do caráter alcançável em qualquer religião é aquela apresentada no expressivo retrato de Paulo de Tarso, no qual ele faz da verdadeira humildade a porta para a mais alta honra. E quem pode duvidar de que, nesse aspecto, a Etiópia, entre as nações, representa hoje essa feição do caráter desenvolvido mais do que qualquer outra?
Para levar adiante sua missão de paz, o que se requer é a oportunidade de comunicação mútua; e é concebível que algum dia se torne possível chegar ao lago Chade partindo do norte da Nigéria, e que Kumasi se torne um grande centro para as linhas convergentes da ferrovia do Cabo ao Cairo.
Quando essa eventualidade ocorrer, e a Etiópia houver iniciado sua missão espiritual universal, então, encanecida pela idade e libertada dos grilhões do chamado progresso mundial, de seus objetivos e de suas ambições, ela prosseguirá em seu caminho rumo a Deus por meio do humilde serviço à humanidade.
E assim se tornará verdadeira a palavra do vidente:
“Uma criancinha os guiará.”