VIII. Uma Cerimônia Magistral
VIII. Uma Cerimônia Magistral
Um esplêndido banquete, durante o qual as bebidas e a animação haviam corrido livremente. A conversa variara dos professores de Oxford aos almirantes japoneses e generais russos; e, quando chegaram aos licores e ao café, todos estavam alegres, mas o mais alegre de todos era, sem dúvida, o cordial anfitrião, um sujeito verdadeiramente excelente.
Naquela noite, o Magistrado-Chefe superou a si mesmo e, à medida que se tornava cada vez mais eloquente e passava com desenvoltura de um assunto a outro, era justo que a eterna questão racial recebesse a devida consideração.
Os convidados daquela noite formavam um grupo de homens instruídos, incluindo membros do Serviço Diplomático, um ou dois médicos e uma boa quantidade de advogados de cor; e, como convinha a semelhante companhia, conversavam eruditamente.
“Quando começam a falar sobre a jurisdição dos Reis e Chefes nativos, perco toda a paciência com vocês”, disse o anfitrião, voltando-se bruscamente para um jovem advogado que se atrevera a fazer uma observação sobre a destituição do banco, isto é, a deposição do Chefe de Agona. “O Rei da Inglaterra é o Rei aqui, e é ridículo imaginar que esses pequenos esguichos de chefetes fantoches possam ter aquilo a que se chama jurisdição.”
Macan, do Serviço Diplomático, imprudentemente veio em socorro do jovem advogado.
“Pensei ter visto algo chamado Ordenança da Jurisdição Nativa no Corpus Juris da Costa do Ouro.”
O anfitrião rosnou e disse-lhe, de maneira direta, mas cortês e sem maiores cerimônias, que ele praticamente nada sabia sobre o assunto. Voltando-se para Kwamankra, prosseguiu:
“Ora, o que pensa disto? Você vai ao interior e, certo dia, um de seus reis fantoches manda prendê-lo e jogá-lo na cadeia. Como se sentiria a respeito, hein?”
“Mesmo nas melhores circunstâncias, confesso”, disse Kwamankra, “que não é agradável encontrar-se em vil cativeiro. Mas, se a jurisdição existe, que se pode fazer senão submeter-se a ela?”
“É justamente isso que não precisa fazer. Quando uma de suas autoridades nativas comparece diante de mim com essas malditas ideias de jurisdição, trato-os como criancinhas e encerro toda a questão com uma piada. Posso garantir que é um método muito eficaz. Além disso, falando seriamente, você não considerou o efeito da Ordem do Conselho.”
“Que Ordem do Conselho quer dizer?”, aventurou-se a perguntar um jovem advogado precoce e plenamente habilitado.
“Que outra poderia ser, senão a última, que definiu os limites da colônia e investiu a jurisdição em nosso soberano Senhor, o Rei?”, quase gritou o anfitrião.
“Meu caro senhor”, interveio Kwamankra, “caso me permita vir em auxílio de meu jovem amigo, são necessárias duas partes para concluir um acordo, como descobrirá se examinar a história constitucional do país.”
Por um momento, o anfitrião ficou desconcertado. Seus conhecimentos sobre a parte histórica do assunto eram um tanto nebulosos. Como último projétil, porém, exclamou:
“Bem, seja como for, foi um homem de vocês que redigiu um relatório sobre essa mesma questão, e o Governo agiu com base nele. Vi-o com meus próprios olhos, posso assegurar, e ofereço-lhe o fato de presente.”
“Diga-me, Whitely”, continuou o Magistrado-Chefe, “como terminou aquela controvérsia do cemitério? Ouvi dizer que despediu seu assistente. Francamente, foi muito feio de sua parte. Sou firme defensor da chamada jurisdição nativa e de coisas semelhantes, mas, quando se trata de segregar os mortos, digo-lhe que isso me supera. Pense no velho Lawson, pioneiro da indústria do ouro, não recebendo um sepultamento decente por causa da cor. É uma coisa absurda, e não simpatizo com ela.”
Whitely ficou vermelho e pareceu confuso. A crítica fora dura e inesperada. O Magistrado-Chefe era conhecido por exprimir francamente sua opinião, fosse qual fosse o tema em discussão. Bilcox achou que chegara o momento de vir em defesa da política governamental.
“Bravo, Chefe! Gostei de seu belo discurso”, disse, dirigindo-se ao Magistrado-Chefe. “Nunca soube que fosse defensor da teoria da não segregação. Na próxima sessão do Conselho, não deixarei de registrar as opiniões ponderadas de um funcionário tão altamente colocado quanto Vossa Excelência.”
“Jamais consegui compreender o argumento em favor da segregação”, interveio descuidadamente o consciencioso Macan. “Durante uma epidemia, por exemplo, posso compreender por que os contaminados, sem distinção, devam ser isolados. Mas, em condições normais, certamente não compreendo a filosofia da questão.”
“A questão nada tem a ver com epidemias. Qualquer homem comum sabe disso”, retrucou Bilcox, com azedume. “Além disso, é de conhecimento geral que os brancos jamais contraem varíola dos negros”, acrescentou, sem qualquer pertinência.
“Ha! Ha! Ha! Ha!”, explodiu o doutor Castor. “Essa é boa! Vá ainda mais longe. Em toda a minha experiência, confesso!”
“Espero que não pretenda insultar-me, doutor. Além disso, toda esta discussão diante destes cavalheiros”, disse Bilcox, acenando com a mão na direção dos irmãos de cor, “é extremamente imprópria, e eu, por minha parte, devo pedir licença para me retirar.”
“Por favor, não vá embora, senhor Bilcox”, disse Kwamankra. “Tenho certeza de que não estamos nem um pouco ofendidos. Meus amigos aqui, assim como eu, estão acostumados a esse tipo de coisa. Mas que importância tem? Eu, por minha parte, sou um firme defensor da reciprocidade.”
“E o que a reciprocidade tem a ver com esta questão?”, exigiu furiosamente o Oficial Político.
“Somente isto, senhor”, começou Kwamankra com serenidade. “Se tomássemos a humanidade em conjunto, sem considerar a raça, e misturássemos todos, como se agitam os pedaços de papel na caixa de sorteio de um júri, descobriríamos depois da experiência que os homens cultos se separariam dos demais e se reuniriam entre si, assim como fariam os grosseiros, os vulgares e os ignorantes. O senhor, naturalmente, ignoraria essa lei da natureza e, com um aceno de mão, confinaria as raças em compartimentos separados e hermeticamente fechados. É por isso que prego a reciprocidade.”
“Escutem, meus amigos, precisamos partir; está ficando tarde”, disse o membro mais antigo da fraternidade jurídica, levantando-se com o turbante na mão para despedir-se do cordial anfitrião, que fumegava diante da grosseria de Bilcox. “Boa-noite, senhor. Agradecemos-lhe muito pela amável hospitalidade”, prosseguiu, dirigindo-se ao Magistrado-Chefe.
“Boa-noite, cavalheiros.”