Da Árvore na Montanha Assim Falou Zaratustra: Um Livro para Todos e para Ninguém · Capítulo 10 de 82
Obra Menu

Da Árvore na Montanha

Da Árvore na Montanha

# Primeira Parte

O olhar de Zaratustra havia visto que um jovem o evitava. E certa tarde, quando caminhava sozinho pelas montanhas que cercam a cidade chamada “a Vaca Malhada”, vede, encontrou durante a caminhada esse jovem, sentado encostado a uma árvore e olhando cansadamente para o vale.

Zaratustra tocou a árvore junto da qual o jovem estava sentado e falou assim:

Se eu quisesse sacudir esta árvore com minhas mãos, não conseguiria.

Mas o vento, que não vemos, atormenta-a e a dobra para onde quer. Somos dobrados e atormentados da pior maneira por mãos invisíveis.

Então o jovem se levantou, assustado, e disse: “Ouço Zaratustra, e justamente pensava nele.” Zaratustra respondeu:

“Por que te assustas com isso? Mas com o homem acontece como com a árvore.

Quanto mais ele quer subir à altura e à claridade, tanto mais fortemente suas raízes se esforçam em direção à terra, para baixo, para o escuro, o profundo, para o mal.”

“Sim, para o mal!”, gritou o jovem. “Como é possível que tenhas descoberto minha alma?”

Zaratustra sorriu e falou: “Algumas almas jamais serão descobertas, a não ser que primeiro sejam inventadas.”

“Sim, para o mal!”, gritou o jovem mais uma vez.

“Disseste a verdade, Zaratustra. Já não confio em mim mesmo desde que quero subir à altura, e ninguém mais confia em mim. Como acontece isso?

Transformo-me depressa demais: meu hoje refuta meu ontem. Muitas vezes salto os degraus quando subo, e nenhum degrau me perdoa isso.

Quando estou no alto, sempre me encontro sozinho. Ninguém fala comigo; o frio da solidão me faz tremer. Que quero eu, afinal, na altura?

Meu desprezo e minha saudade crescem juntos; quanto mais subo, tanto mais desprezo aquele que sobe. Que quer ele, afinal, na altura?

Como me envergonho de minha subida e de meus tropeços! Como zombo de meu ofegar violento! Como odeio aquele que voa! Como estou cansado na altura!”

Aqui o jovem se calou. E Zaratustra contemplou a árvore junto da qual estavam e falou assim:

Esta árvore está solitária aqui na montanha; cresceu muito acima de homem e animal.

E se quisesse falar, não teria ninguém que a compreendesse: tão alto cresceu.

Agora espera e espera; pelo que espera, afinal? Mora perto demais da morada das nuvens: talvez espere o primeiro raio?

Quando Zaratustra disse isso, o jovem exclamou com gestos violentos: “Sim, Zaratustra, falas a verdade. Por meu ocaso eu ansiava quando queria subir à altura, e tu és o raio que eu esperava!

Vê, que sou eu ainda desde que apareceste entre nós? Foi a inveja de ti que me destruiu!” Assim falou o jovem e chorou amargamente. Zaratustra, porém, pôs o braço em torno dele e o levou consigo.

E, depois de caminharem juntos por algum tempo, Zaratustra começou a falar assim:

Isso me rasga o coração. Melhor do que tuas palavras, teu olho me diz todo o teu perigo.

Ainda não és livre, ainda procuras a liberdade. Tua busca te deixou sem dormir e desperto demais.

Queres ir para a altura livre, tua alma tem sede de estrelas. Mas também teus maus impulsos têm sede de liberdade.

Teus cães selvagens querem a liberdade; latem de prazer em seu porão quando teu espírito se esforça por abrir todas as prisões.

Ainda és para mim um prisioneiro que imagina liberdade: ah, astuta se torna a alma de tais prisioneiros, mas também maliciosa e má.

Ainda precisa purificar-se aquele que se libertou no espírito. Muito cárcere e mofo ainda restam nele; puro ainda deve tornar-se seu olho.

Sim, conheço teu perigo. Mas, por meu amor e minha esperança, eu te conjuro: não jogues fora teu amor e tua esperança!

Ainda te sentes nobre, e nobre te sentem também os outros, que te guardam rancor e te enviam maus olhares. Sabe que um nobre está no caminho de todos.

Também no caminho dos bons está um nobre: e mesmo quando o chamam de bom, querem com isso afastá-lo para o lado.

O nobre quer criar algo novo e uma nova virtude. O bom quer o velho, e que o velho seja conservado.

Mas não é este o perigo do nobre: que se torne um bom; e sim que se torne um insolente, um zombador, um destruidor.

Ah, conheci nobres que perderam sua mais alta esperança. E então caluniaram todas as altas esperanças.

Então viveram insolentemente em breves prazeres, e mal lançavam metas para além do dia.

“Espírito é também volúpia”, assim disseram. Então quebraram-se as asas de seu espírito: agora ele rasteja por aí e se suja ao roer.

Outrora pensavam tornar-se heróis: agora são libertinos. Um pesar e um horror é para eles o herói.

Mas, por meu amor e minha esperança, eu te conjuro: não jogues fora o herói em tua alma! Conserva santa tua mais alta esperança!

Assim falou Zaratustra.

1/1
Menu

Fazer anotação