O Sinal Assim Falou Zaratustra: Um Livro para Todos e para Ninguém · Capítulo 82 de 82
Obra Menu

O Sinal

O Sinal

Na manhã depois dessa noite, porém, Zaratustra saltou de seu leito, cingiu os

lombos e saiu de sua caverna, ardente e forte, como um sol da manhã que vem de

montanhas escuras.

"Tu, grande astro", falou ele, como havia falado uma vez, "tu, profundo olho de

felicidade, que seria toda tua felicidade se não tivesses aqueles a quem

iluminas!

E se eles permanecessem em seus aposentos, enquanto tu já estás desperto e vens

e dás e distribuis: como tua orgulhosa vergonha se enfureceria com isso!

Muito bem! eles ainda dormem, estes homens superiores, enquanto eu estou

desperto: esses não são meus verdadeiros companheiros! Não é por eles que espero

aqui em minhas montanhas.

Quero ir à minha obra, ao meu dia: mas eles não entendem quais são os sinais de

minha manhã; meu passo - não é para eles um chamado de despertar.

Ainda dormem em minha caverna, seu sonho ainda rumina minhas meias-noites. O

ouvido que escuta em direção a mim - o ouvido obediente falta em seus membros."

- Isso havia Zaratustra falado a seu coração quando o sol nasceu: então olhou

interrogativamente para o alto, pois ouviu sobre si o grito agudo de sua águia.

"Muito bem!", gritou ele para cima, "assim me agrada e convém. Meus animais

estão despertos, pois eu estou desperto.

Minha águia está desperta e honra o sol como eu. Com garras de águia agarra a

nova luz. Vós sois meus verdadeiros animais; eu vos amo.

Mas ainda me faltam meus verdadeiros homens!" -

Assim falou Zaratustra; então, porém, aconteceu que de repente ele se ouviu

rodeado e esvoaçado como por incontáveis aves - o zumbido de tantas asas, porém,

e a aglomeração em torno de sua cabeça eram tão grandes que ele fechou os olhos.

E, em verdade, caiu sobre ele como uma nuvem, como uma nuvem de flechas que se

derrama sobre um novo inimigo. Mas vede, aqui era uma nuvem de amor, e sobre um

novo amigo.

"Que me acontece?", pensou Zaratustra em seu coração espantado, e deixou-se

descer lentamente sobre a grande pedra que jazia ao lado da saída de sua

caverna. Mas, enquanto tateava com as mãos ao redor, acima e abaixo de si, e

afastava as aves ternas, vede, aconteceu-lhe algo ainda mais estranho: tateando,

ele pôs a mão, sem perceber, em uma densa e quente juba desgrenhada; ao mesmo

tempo, porém, ressoou diante dele um rugido - um brando e longo rugido de leão.

"O sinal vem", falou Zaratustra, e seu coração se transformou. E, em verdade,

quando ficou claro diante dele, jazia a seus pés um animal amarelo e poderoso,

que aconchegava a cabeça aos seus joelhos e não queria deixá-lo por amor, e

fazia como um cão que reencontra seu antigo senhor. As pombas, porém, não eram

menos zelosas em seu amor que o leão; e cada vez que uma pomba passava rente ao

nariz do leão, o leão sacudia a cabeça, maravilhava-se e ria.

A tudo isso Zaratustra disse apenas Uma palavra: "meus filhos estão próximos,

meus filhos" -, então ficou inteiramente mudo. Seu coração, porém, estava solto,

e de seus olhos gotejavam lágrimas que caíam sobre suas mãos. E já não prestava

atenção a coisa alguma, e ali permanecia sentado, imóvel, sem mais se defender

dos animais. Então as pombas voavam para lá e para cá e pousavam em seu ombro e

acariciavam seu cabelo branco e não se cansavam de ternura e júbilo. O forte

leão, porém, lambia sem cessar as lágrimas que caíam sobre as mãos de Zaratustra

e rugia e rosnava timidamente. Assim procediam esses animais. -

Tudo isso durou muito tempo, ou pouco tempo: pois, falando corretamente, para

tais coisas não há tempo sobre a terra. -

Entrementes, porém, os homens superiores haviam despertado na caverna de

Zaratustra e se puseram em ordem uns com os outros para uma procissão, a fim de

ir ao encontro de Zaratustra e oferecer-lhe a saudação matinal: pois descobriram,

quando despertaram, que ele já não permanecia entre eles. Mas quando chegaram à

porta da caverna, e o ruído de seus passos correu à frente deles, o leão

sobressaltou-se violentamente, virou-se de uma só vez para longe de Zaratustra e

saltou, rugindo selvagemente, contra a caverna; os homens superiores, porém,

quando o ouviram rugir, gritaram todos como de uma só boca, fugiram de volta e

desapareceram num instante.

O próprio Zaratustra, porém, entorpecido e estranho, ergueu-se de seu assento,

olhou ao redor, ficou ali espantado, interrogou seu coração, recobrou-se e

estava só. "Que ouvi então?", falou ele por fim lentamente, "que me aconteceu

agora mesmo?"

E já lhe vinha a lembrança, e ele compreendeu de um só olhar tudo o que se

havia passado entre ontem e hoje. "Aqui está, pois, a pedra", falou ele, e

acariciou a barba, "sobre ela eu estava sentado ontem de manhã; e aqui o

Adivinho veio até mim, e aqui ouvi pela primeira vez o grito que acabo de ouvir,

o grande grito de socorro.

Ó homens superiores, era de vossa necessidade que ontem de manhã aquele velho

Adivinho me profetizava -

- à vossa necessidade queria ele me seduzir e tentar: ó Zaratustra, disse-me

ele, venho para te seduzir a teu último pecado.

A meu último pecado?", exclamou Zaratustra, e riu zangado de sua própria

palavra: "que me ficou, afinal, reservado como meu último pecado?"

- E mais uma vez Zaratustra afundou em si mesmo, tornou a sentar-se na grande

pedra e meditou. De súbito, saltou para cima -

"Compaixão! A compaixão pelo homem superior!", exclamou ele, e seu rosto se

transformou em bronze. "Muito bem! Isso - teve seu tempo!

Minha dor e minha compaixão - que importa isso! Acaso busco felicidade? Busco

minha obra!

Muito bem! O leão veio, meus filhos estão próximos, Zaratustra tornou-se maduro,

minha hora chegou: -

Esta é minha manhã, meu dia começa: sobe agora, sobe, tu, grande meio-dia!" -

Assim falou Zaratustra e deixou sua caverna, ardente e forte, como um sol da

manhã que vem de montanhas escuras.

1/1
Menu

Fazer anotação