Dos Eruditos Assim Falou Zaratustra: Um Livro para Todos e para Ninguém · Capítulo 40 de 82
Obra Menu

Dos Eruditos

Dos Eruditos

Quando eu jazia no sono, uma ovelha comia a coroa de hera de minha cabeça - comia e dizia: "Zaratustra já não é erudito."

Disse isso e foi embora, empinada e orgulhosa. Uma criança me contou.

De bom grado fico deitado aqui, onde as crianças brincam, junto ao muro quebrado, sob cardos e papoulas vermelhas.

Ainda sou erudito para as crianças, e também para os cardos e as papoulas vermelhas. Inocentes são eles, mesmo ainda em sua maldade.

Mas para as ovelhas já não sou: assim o quer meu destino - bendito seja ele!

Pois esta é a verdade: saí da casa dos eruditos, e ainda bati a porta atrás de mim.

Tempo demais minha alma sentou-se faminta à mesa deles; não fui, como eles, adestrado para o conhecer como para quebrar nozes.

Amo a liberdade e o ar sobre a terra fresca; prefiro ainda dormir sobre couros de boi a dormir sobre suas dignidades e respeitabilidades.

Sou quente demais e queimado por meus próprios pensamentos: muitas vezes eles querem tirar-me o fôlego. Então preciso sair ao ar livre e afastar-me de todos os aposentos empoeirados.

Mas eles se sentam frescos à sombra fresca: querem ser em tudo apenas espectadores e cuidam de não se sentar onde o sol queima os degraus.

Semelhantes àqueles que ficam na rua e arregalam os olhos para as pessoas que passam: assim também eles esperam e arregalam os olhos para pensamentos que outros pensaram.

Se alguém os pega com as mãos, eles espalham poeira ao redor de si como sacos de farinha, e sem querer. Mas quem adivinharia que sua poeira vem do grão e da amarela delícia dos campos de verão?

Quando se dão por sábios, causam-me frio seus pequenos ditos e verdades: muitas vezes há em sua sabedoria um cheiro como se viesse do pântano; e, em verdade, já ouvi também o sapo coaxar dentro dela!

São hábeis, têm dedos astutos: que quer minha simplicidade junto à sua multiplicidade! Todo enfiar, atar e tecer entendem seus dedos: assim tecem as meias do espírito!

Bons mecanismos de relógio são eles: cuide-se apenas de lhes dar corda corretamente! Então mostram a hora sem falsidade e fazem nisso um ruído modesto.

Como moinhos trabalham e pilam: basta lançar-lhes seus grãos! - eles já sabem moer pequeno o grão e fazer dele pó branco.

Observam bem os dedos uns dos outros e não confiam uns nos outros para o melhor.

Inventivos em pequenas espertezas, esperam por aqueles cujo saber anda com pés mancos - como aranhas esperam.

Sempre os vi preparar veneno com cautela; e sempre punham luvas de vidro nos dedos para isso.

Também sabem jogar com dados falsos; e tão zelosos os encontrei jogando que suavam com isso.

Somos estranhos uns aos outros, e suas virtudes me contrariam ainda mais o gosto que suas falsidades e seus dados falsos.

E quando morei entre eles, morei acima deles. Por isso se irritaram comigo.

Nada querem ouvir de alguém que caminha sobre suas cabeças; e assim puseram madeira, terra e sujeira entre mim e suas cabeças.

Assim amorteceram o som de meus passos: e até agora fui ouvido da pior maneira pelos mais eruditos.

Todas as falhas e fraquezas dos homens puseram entre si e mim: "assoalho falso" chamam isso em suas casas.

Mas, apesar disso, caminho com meus pensamentos sobre suas cabeças; e mesmo que eu quisesse caminhar sobre minhas próprias falhas, ainda estaria acima deles e de suas cabeças.

Pois os homens não são iguais: assim fala a justiça. E aquilo que eu quero, eles não poderiam querer!

Assim falou Zaratustra.

1/1
Menu

Fazer anotação