Capítulo II A Luta Sombria entre o Certo e o Errado, e este Último Vence o Dia Vida Nativa na África do Sul · Capítulo 2 de 24
Obra Menu

Capítulo II A Luta Sombria entre o Certo e o Errado, e este Último Vence o Dia

Capítulo II A luta sombria entre o certo e o errado,

e este último vence o dia

Ai dos que decretam decretos injustos, e dos escrivães que escrevem opressão,

que eles prescreveram;

para desviarem os necessitados do julgamento, e para tirarem o fruto

dos pobres do meu povo, para que as viúvas sejam sua presa,

e para que roubem os órfãos.

Isaías.

Em 18 de fevereiro de 1913, o General L. Lemmer, membro por Marico, Transvaal,

perguntou ao Ministro das Terras: — (a) quantas fazendas ou porções de fazendas

na Província do Transvaal haviam, durante os últimos três anos, sido registradas

em nome de nativos; (b) qual era a extensão da terra assim registrada;

e (c) quanto fora pago por ela?

O Ministro das Terras respondeu: (a) 78 fazendas; (b) 144.416 morgen;

e (c) 94.907 libras.

Alguns elementos muito perturbadores se insinuam nessa pergunta

e em sua pronta resposta. Uma pergunta desse tipo deveria ter levado

algum tempo para chegar a Pretória a partir da sede do Parlamento; mais tempo

para procurar e compilar as informações necessárias; e ainda mais tempo

para levar a resposta à Mesa da Câmara da Assembleia, na Cidade do Cabo.

Por exemplo, em 11 de março, o Sr. T. L. Schreiner pediu uma explicação

em relação ao mesmo relatório. Teve de perguntar novamente em 1º de abril,

sendo a resposta, em cada caso, que a "informação requerida

havia sido solicitada por telégrafo e seria posta sobre a mesa quando estivesse disponível"

(vide Union Hansard, pp. 777 e 1.175). Foi somente em 13 de maio

— dois meses e dois dias depois — que uma resposta à pergunta do Sr. Schreiner,

de 11 de março, pôde ser fornecida.

Novamente, em 20 de maio, o Sr. Schreiner pediu um relatório semelhante,

abrangendo as quatro Províncias da União.* Se era tão fácil

para o General Lemmer obter uma resposta a respeito do Transvaal,

onde ocorreu a maior parte dos registros, deveria ter sido

relativamente mais fácil acrescentar as informações do Cabo e de Natal,

visto que nenhum registro poderia ter ocorrido no Estado "Livre" de Orange,

onde os nativos não podem comprar terra. Mas, estranhamente, tudo o que o Sr. Schreiner

conseguiu arrancar do Ministro foi a promessa de fornecer uma resposta

quando estivesse disponível, e não parece constar dos registros

que ela tenha sido fornecida durante aquela sessão. Portanto, um nativo

não pode ser culpado por suspeitar que, quando o General Lemmer fez sua pergunta,

o relatório já estava "pronto e acabado" e disponível para ser posto sobre a mesa

assim que fosse solicitado.

--

* Não parece ter ocorrido a ninguém pedir um relatório

mostrando transferências de terra de negros para brancos.

--

Outro ponto significativo é que o autor da pergunta não queria saber

a extensão de terra comprada por nativos, mas a da terra

"registrada em seus nomes" durante o período; e o Sr. Schreiner

conseguiu demonstrar mais tarde, naquela sessão, por uma análise do relatório,

que ele compreendia principalmente terras concedidas a tribos nativas

pelo Governo Republicano, algumas delas quando conquistaram o país.

Incluíam fazendas compradas ou concedidas a nativos desde

o início das décadas de 1860 e 1870; mas os proprietários não puderam obter títulos

porque o falecido Governo Republicano não permitia que nativos registrassem terra

em seus próprios nomes. Essas terras haviam sido mantidas em confiança para eles

por amigos europeus ou missionários, e foi apenas durante

os últimos três anos que os proprietários reivindicaram títulos diretos,

direito que lhes foi restaurado desde a ocupação britânica.

Mas o Relatório Lemmer cumpriu sua obra sinistra. Assustou todos os homens brancos

do país. Eles se alarmaram ao ouvir que nativos haviam,

durante os últimos três (!) anos, "comprado" terras na extensão de 50.000 morgen

por ano.

Graças às perguntas do Sr. Schreiner, contudo, os aspectos enganosos

desse espantalho estatístico foram revelados — mas, infelizmente, tarde demais.

Origem do Problema

Em 28 de fevereiro de 1913, o Sr. J. G. Keyter (membro do Estado "Livre") propôs:

Que se solicitasse ao Governo apresentar à Câmara,

DURANTE A PRESENTE SESSÃO, um projeto geral de passes e arrendatários

para proibir pessoas de cor (1) de VAGAR SEM PASSE ADEQUADO;

(2) de SE ESTABELECEREM COMO ARRENDATÁRIAS EM FAZENDAS; e (3) de SEMEAREM NO SISTEMA DE PARTILHA.

O Sr. T. P. Brain,* outro homem do Estado "Livre", apoiou a moção.

--

* Esse senhor morreu durante 1913.

--

O Sr. P. G. W. Grobler,* do Transvaal, propôs (como emenda)

acrescentar ao final da moção: "e ainda TOMAR MEDIDAS EFETIVAS

PARA RESTRINGIR A COMPRA E O ARRENDAMENTO DE TERRA POR NATIVOS."

--

* O Sr. Grobler perdeu seu assento quando foi condenado por cumplicidade

na recente rebelião.

--

O Sr. Schreiner protestou energicamente contra a moção e contra a emenda.

O Ministro dos Assuntos Nativos* falou de certo modo contra a moção do Sr. Keyter,

mas prometeu cumprir a emenda do Sr. Grobler, promessa que resgatou

ao apresentar um Projeto de Lei de Terras dos Nativos.

--

* Hon. J. W. Sauer, Ministro dos Assuntos Nativos, morreu um mês depois que o projeto

se tornou lei.

--

Antes de o projeto ser apresentado, o Ministro fez o anúncio sem precedentes

de que o Governador-Geral dera sua garantia

de que o Assentimento Real não seria negado ao Projeto de Lei de Terras dos Nativos.

A Seção 65 da Constituição Sul-Africana dispõe que o Rei

pode desaprovar uma lei do Parlamento dentro de doze meses

depois de assinada pelo Governador-Geral. E a ab-rogação da Constituição,

no que diz respeito a esse projeto, literalmente deu licença

aos libertinos políticos da África do Sul; pois, assim libertados

de toda restrição legislativa, não perderam mais tempo

ouvindo ninharias como razão e argumento.

Seguem-se trechos dos debates sobre o Projeto de Lei de Terras dos Nativos,

conforme relatados no Union Hansard de 1913.

==

O debate adiado sobre a moção para a segunda leitura

do Projeto de Lei de Terras dos Nativos foi retomado por

SR. J. X. MERRIMAN (Victoria West). Foi com grande relutância

(disse o honrado cavalheiro) que ele se levantou para falar sobre essa medida.

Teria sido mais conveniente dar um voto silencioso,

mas ele sentia, e temia, que depois de muitos anos de dedicada atenção

a essa questão da política nativa da África do Sul, ele não

estaria cumprindo seu dever se não desse a esta Câmara — pelo que valesse —

o resultado de sua experiência ao longo desses anos.

Ele gostaria de enfatizar um lado mais luminoso da questão,

e este era apontar que os nativos, se fossem bem administrados,

eram um ativo inestimável para o povo deste país. (Muito bem.)

Que tomassem nossas cifras comerciais e as comparassem com

as cifras comerciais dos outros grandes Domínios britânicos.

Nossos números eram surpreendentes quando medidos pela população branca;

mas, se tomassem o Domínio mais rico existente sob a Coroa britânica

fora da África do Sul, e tomassem o valor comercial desses números

por cabeça da população branca, e multiplicassem esses números

por nossa população europeia, então poderiam muito bem aplicar

qualquer saldo que restasse à nossa população nativa; e então veriam,

curiosamente, que nessa base se concluía que

o comércio efetivo de três nativos valia aproximadamente o de um homem branco.

Isso, naturalmente, era uma forma muito imperfeita de considerar

o valor dessas pessoas, porque o valor comercial de alguns desses nativos

era muito maior que o valor comercial de alguns de nossos brancos.

Ele indicara essas cifras comerciais apenas para mostrar que enorme ativo

tínhamos nos nativos nesse aspecto. Que pensassem

no que a indústria dos nativos fizera por nós. Quem construiu nossas ferrovias,

quem cavou nossas minas e desenvolveu este país até onde ele foi desenvolvido?

Quem foi o trabalhador manual efetivo que fez isso? O nativo:

as raças de cor deste país. Nunca devemos esquecer

que lhes devíamos uma dívida nesse aspecto — uma dívida nem sempre reconhecida

pelo que fazíamos por eles. Prosseguindo, disse que deveriam pensar

no que deviam à docilidade dos nativos, e na forma maravilhosamente fácil

com que haviam sido governados quando tratados adequadamente. Também prestou tributo

à honestidade dos nativos.

O que deve impressionar qualquer pessoa era o fato de que, embora este projeto fosse,

até certo ponto, realmente um começo, ou fosse considerado em certos círculos

como o começo de uma revolução no trato com as raças nativas,

ele sequer fora mencionado no discurso do Governador-Geral.

Caiu sobre eles como um raio em céu azul. Ele se lembrava daquela tarde.

Haviam ouvido um discurso muito apaixonado e muito acalorado

do honrado membro por Ficksburg sobre o enorme perigo do arrendamento

no Estado Livre, e aquela foi a ocasião para introduzir

uma declaração geral da política do Governo em relação aos nativos

e a apresentação deste projeto. Ele não achava que fosse esse o modo

como gostariam de ver uma coisa dessa magnitude ser abordada.

Ouviam com frequência exigências por aquilo que se chamava uma declaração geral de política

com relação aos assuntos nativos — uma política que deveria ser aplicada

ao nativo mais civilizado, proprietário de uma fazenda, e ao bárbaro nu.

Não podiam fazê-lo. Pessoas que exigiam uma declaração geral desse tipo

não tinham tido a experiência que alguns deles haviam tido.

O honrado membro que falara antes dele disse que era favorável

ao princípio subjacente do projeto. Qual era o princípio subjacente?

O princípio subjacente era aquilo que cada um lia dentro do projeto.

Um honrado membro lia nele a separação das duas raças.

Isso poderia ter sido feito quando as duas raças entraram pela primeira vez em contato

no rio Fish, mas não podia ser feito agora. Desde então,

eles haviam desenvolvido o país com o trabalho dessas pessoas.

Elas haviam avançado com o nosso auxílio. Haviam se misturado

com essas pessoas de modo inextricável, e então alguns diziam:

"Tirem sua política nativa da gaveta e comecem

com uma política de separação." Ele tinha certeza de que o honrado membro

que apresentara o projeto não tinha nenhuma ideia desse tipo em mente.

Outra pessoa tinha a ideia de que iriam estabelecer uma espécie de cerca —

uma espécie de curral para onde conduziriam essas pessoas.

Então outro cavalheiro escarnecia da política até então adotada,

e dizia que um lado afirmava que a política em relação aos nativos

deveria ser firme e justa, enquanto o outro lado dizia que ela deveria ser

justa e firme.

Parecia-lhe que eles não possuíam informação suficiente.

Além das estatísticas nuas que haviam sido dadas pelo Ministro

no curso de seu discurso interessante e moderado, nada tinham.

Estavam entrando em algo que agitaria a África do Sul de ponta a ponta,

e que afetava centenas de milhares de pessoas das duas raças.

Não tinham informação alguma sobre quais eram as ideias dos nativos.

Era lamentável que, em razão dessa falta de informação,

ideias erradas tivessem circulado a respeito deste projeto. Era difícil

descobrir o que o nativo pensava sobre essas coisas; ele duvidava

que alguém pudesse dizer que havia alcançado a mente do nativo.

A única maneira — e ele devia dizer que não a tomava como indicação real —

era aquilo que escreviam em seus jornais. Estava alarmado, mas não surpreso,

com alguns dos artigos em seus jornais, porque eles tiravam suas opiniões

dos discursos inflamados e dos escritos em jornais partidários

por todo o país, e estavam muito alarmados. Ele achava

que, antes da aprovação de um projeto desse tipo, deveria haver alguma tentativa

de obter as opiniões deles. No que dizia respeito a uma corrente,

o projeto iria estabelecer uma espécie de cerca — haveria

uma espécie de curral para onde todos os nativos seriam conduzidos,

e eles seriam deixados para se desenvolver segundo suas próprias linhas. Permitir-lhes

seguir suas próprias linhas era apenas empurrá-los de volta para a barbárie;

suas próprias linhas significavam linhas bárbaras; suas próprias linhas eram linhas cruéis.

Desde o princípio, eles vinham afastando-os dessas próprias linhas.

Isso o lembrava do que um escritor inglês dissera sobre uma política semelhante

na Irlanda, porque, quando os ingleses foram para a Irlanda,

encararam os irlandeses nativos da forma como algumas pessoas extremas aqui

encaravam os nativos da África do Sul. Pensaram que iriam extirpá-los.

Trataram-nos como cães, e pensaram que eram cães.

Estabeleceram uma cerca. Colocaram os irlandeses dentro dessa cerca,

para se desenvolverem segundo suas próprias linhas; mas sempre havia ingleses

vivendo dentro daquela cerca, exatamente como, do mesmo modo, encontravam europeus

vivendo entre nativos. Sir George Davis, ao descrever essa política, escreveu

que a intenção do Governo era estabelecer uma separação

entre ingleses e irlandeses, pretendendo que, com o tempo, os ingleses

extirpassem os irlandeses. Se trocassem os irlandeses pelos nativos, veriam

como a ilustração se aplicaria. Não se poderia iniciar, na África do Sul,

uma política mais condenada ao fracasso. Era uma política que

manteria a África do Sul para trás, talvez para sempre. (Muito bem.)

Qual seria o efeito de empurrar esses nativos civilizados

de volta para as reservas? No momento presente, todo homem civilizado

— se o tratassem adequadamente — todo homem civilizado

estava se tornando proprietário de terras fora da reserva nativa, e portanto

era um ativo de força para o país. Era um lealista.

Não iria arriscar perder sua propriedade. Estava

do lado do europeu. Se empurrassem essas pessoas de volta para a reserva,

elas se tornariam nossas mais amargas inimigas. Portanto, ele via qualquer coisa

que tendesse nessa direção com a mais grave suspeita. Além disso, nesse projeto

não havia distinção suficiente entre aqueles nativos

que tentavam educar-se e o bárbaro bruto comum.

Todos eram classificados sob a palavra "nativo".

Chegava agora ao que era o principal objetivo do projeto, a saber:

acabar com o mal do arrendamento. Por que havia um mal do arrendamento?

Era culpa do nativo? (Um honrado membro: Não.)

Era culpa da lei? (Não.) Tinham as leis mais rigorosas

referentes aos nativos entre todas as leis de todo o país,

na Província da qual seu honrado amigo (Sr. Keyter) era membro.

Ele não achava que houvesse algo mais surpreendente do que quando se passava a observar

os aumentos da população nativa no Estado Livre de Orange.

Tinham uma enorme população nativa no Cabo, e o aumento

durante os períodos censitários de 1904 a 1911 — ele queria que os honrados membros

prestassem alguma atenção a isso, porque mostrava o valor da legislação —

o aumento na Província do Cabo durante esse período foi de 8,33 por cento.

Em Natal, que tinha uma população nativa enorme — na verdade, esmagadora —,

curiosamente, o aumento foi o mesmo, até a própria

cifra decimal, isto é, 8,33 por cento; mas alguma margem deve ser feita,

porque grande número de nativos estava fora, trabalhando nas minas.

Agora, no Transvaal — e, ao tomar os números do Transvaal,

eles não se aplicavam no que dizia respeito ao arrendamento, porque o aumento se devia principalmente

ao número de nativos empregados nas minas. No Transvaal,

os nativos aumentaram 30,1 por cento. Agora, quando chegavam

ao pequeno Estado de seu amigo, onde foram feitas as leis mais rigorosas

para manter os nativos de fora, quanto supunham que os nativos haviam aumentado

no Estado Livre? Nada menos que 44 por cento. (Aplausos da oposição.)

Era culpa dos nativos? Não; era porque

— tendo as leis mais rigorosas — as pessoas achavam melhor

contornar essas leis. (Muito bem.) Ele esperava que seu honrado amigo

fosse um pouco tolerante. Que retirasse primeiro o argueiro de seu próprio olho

antes de tentar tirar a trave dos olhos dos outros. (Muito bem.)

No Estado Livre, essas leis eram muito severas; por exemplo,

punições — punições espantosas — eram aplicadas, e ainda assim o resultado

foi o aumento, em cinco anos, de 44 por cento de sua população nativa.

Isso era algo de que deveriam tirar advertência. Iriam

acabar com o arrendatário na aparência, mas ele ainda sobreviveria

como inquilino de trabalho. Poderiam acabar com o inquilino de trabalho,

e ele ainda sobreviveria como servo de trabalho. Como o Governo

distinguiria entre estes? Tinham, no Cabo, uma lei que estabelecia

quantos inquilinos de trabalho um homem deveria ter em sua fazenda.

O que queriam neste país era administração, e não mais legislação;

e, se fossem pôr em vigor no Estado Livre as leis que ali já tinham

no momento presente, ele não tinha dúvida de que haveria uma rebelião.

(Muito bem.) Teriam palanques abarrotados de pessoas

que diriam que não poderiam cultivar um saco de milho sem os nativos.

Mas tinham as leis para fazê-lo. Agora iam tentar, neste projeto,

criar uma lei uniforme. Voltando-se para o Ministro, o Sr. Merriman disse:

"Meu pobre amigo! Depois de todos os anos em que trabalhamos juntos,

justamente ele, entre todos, deveria ser o autor de uma lei uniforme sobre assuntos nativos!

(Risos.) Digo isso mais com tristeza do que com raiva — (risos) —

porque as condições eram totalmente diferentes nas quatro Províncias."

No Estado Livre, prosseguiu o Sr. Merriman, o povo tinha leis excelentíssimas,

do seu ponto de vista, para manter os nativos de fora —

leis rigorosas, draconianas e violentas, mas que não eram aplicadas,

e os nativos haviam inundado o país. Tudo o que queriam fazer

era transformar o nativo de arrendatário em inquilino de trabalho, e então a salvação

estaria à mão. Ele não conseguia ver muita diferença entre os dois,

exceto que um era um homem satisfeito e em avanço, e o outro um homem descontente,

aproximando-se muito do servo russo — ele era uma alma.

Em breve ouviríamos falar de uma fazenda posta à venda com tantas almas.

No Transvaal, o problema fora complicado

pelas decisões do Tribunal e pela maneira curiosa como algumas terras

haviam sido concedidas no distrito de Zoutpansberg, onde, segundo lhe disseram,

fazendas haviam sido distribuídas em terras nas quais os nativos viviam havia anos;

e essas fazendas — com os nativos nelas — passaram

à posse de companhias e indivíduos, e agora se propunha

expulsar os nativos. Isso não seria uma coisa agradável,

mas ele não ofereceria agora opinião quanto à justiça disso.

Ele gostaria de voltar ao estado de coisas que se desenvolveu

sob as leis draconianas do Estado Livre. Segundo

um Livro Azul muito interessante, contendo relatórios de magistrados,

um magistrado relatara que "o sistema pernicioso do arrendamento

era prejudicial ao fazendeiro trabalhador, pois o nativo colhia

todo o benefício". O homem que trabalhava geralmente colhia

todo o benefício no longo prazo. No distrito de Harrismith,

havia cerca de 40.000 nativos contra cerca de 8.000 europeus.

Como chegaram lá? Tendo sido cidadão do Estado Livre,

ele sabia que os nativos não haviam entrado à força.

Esses nativos aravam em sistema de meia-parte, e ele gostaria de saber

se eram inquilinos de trabalho ou arrendatários. Se eram arrendatários,

exigiria muito pouca habilidade administrativa convertê-los

em inquilinos de trabalho. O magistrado de Hoopstad, continuou o Sr. Merriman,

referira-se ao sistema pernicioso dos arrendatários nativos.

Mas por que os magistrados do Estado Livre não faziam algo e punham a lei

em vigor? Essa era a principal razão pela qual a Câmara era forçada

a aprovar aquele projeto sem informação, e sem dar

qualquer oportunidade às pessoas que tinham o mais profundo interesse nessa matéria

de serem ouvidas, ou de saberem o que a Câmara iria fazer:

porque os magistrados do Estado Livre não aplicavam a lei.

Ele realmente achava isso bastante duro. Em conclusão, o Sr. Merriman disse:

Ouso dizer que talvez eu tenha dito muitas coisas que possam ser desagradáveis

a meus honrados amigos, mas reivindico sua atenção porque, em uma época

em que eles não estavam em posição tão dominante quanto estão agora,

pleiteei direito e justiça para eles. Portanto, não deveriam

levar a mal que eu, agora que eles estão em posição dominante,

pleiteie também justiça, tolerância, moderação e demora nesta matéria.

SR. H. MENTZ (Zoutpansberg) disse que o honrado cavalheiro

havia conquistado a gratidão deles pelo alto tom com que conduzira

o debate. O discurso que proferira fora dos mais instrutivos,

e, embora o orador não estivesse de inteiro acordo com ele em todos os pontos,

estava de acordo no ponto de que a matéria era uma que deveria ser tratada

com prudência; mas era de lamentar que, pelo projeto,

uma Comissão fosse nomeada. O Ministro não deveria ouvir

o pedido de adiamento da questão, remetendo-a

a uma Comissão Especial. Se remetessem o projeto a uma Comissão Especial,

ele nunca seria aprovado naquele ano.

SR. G. L. STEYTLER (Rouxville) expressou seus agradecimentos ao Governo

por trazer o projeto. Disse sentir que ele não era

uma solução completa de toda a questão, mas era certamente

um passo na direção correta.

SR. A. FAWCUS (Umlazi) disse que, como representante de 70.000 nativos

em Natal, dos quais, até onde sabia, nem um tinha voto, gostaria,

em nome deles, de agradecer ao honrado membro por Victoria West

pela maneira como tratara essa questão.

No curso de seu discurso, o honrado cavalheiro perguntara:

o que pensavam os nativos sobre este projeto diante da Câmara?

Sua opinião (a do Sr. Fawcus) era que os nativos não pensavam absolutamente nada

sobre ele. Ele não acreditava que houvesse um nativo em mil

na África do Sul que soubesse que essa matéria, que afetava tão vitalmente

seu futuro, estava naquele momento em discussão. O honrado membro por Middelburg

referira-se aos nativos como "schepsels".* Ele acreditava

que o dia passava rapidamente em que nos referiríamos aos nativos

como "schepsels". Eram um povo de trato simples, e pouco pensavam

sobre títulos de propriedade e leis de terra. Tão grande era o apego do nativo

à terra em que vivia, em muitos casos, que não se poderia

arrancá-lo dela por aluguel extorsivo. Eram essas as pessoas que o projeto desejava

despossuir e expulsar da terra. Os números apresentados a eles

mostravam que A TERRA POSSUÍDA POR EUROPEUS POR CABEÇA ERA CINQUENTA VEZES MAIOR

QUE A POSSUÍDA POR CABEÇA PELOS NATIVOS. Certamente não havia necessidade, naquele momento,

de legislação que impedisse os nativos de obterem um pouco mais de terra

do que então tinham. Ele não achava que se pudesse atribuir

culpa ao nativo por estar disposto a comprar terra e viver nela,

em vez de pagar aluguel. Os números dados nessa conexão

eram muito instrutivos. OITO ACRES POR CABEÇA ERAM POSSUÍDOS PELOS NATIVOS

NO CABO, SEIS ACRES EM NATAL, CERCA DE 1 1/2 ACRE no Transvaal,

e cerca de um terço de acre no Estado Livre. Ele achava que este projeto

talvez estivesse chegando um pouco antes de haver qualquer necessidade dele.

--

* Criaturas.

--

SR. C. G. FICHARDT (Ladybrand) disse sentir muito

que o projeto diante da Câmara não realizava

tudo o que deveria realizar, e isso era igualdade de justiça.

SE FOSSEM TRATAR JUSTAMENTE OS NATIVOS DESTE PAÍS,

ENTÃO, DE ACORDO COM A POPULAÇÃO, DEVERIAM DAR-LHES QUATRO QUINTOS DO PAÍS,

OU PELO MENOS METADE. Como fariam isso? Como dissera

na parte inicial de suas observações, estava preparado para aceitar o projeto

como algo com que seguir adiante, mas esperava que no futuro

ele não constituísse uma pedra de tropeço. Teria preferido muito mais ver

a matéria examinada de forma mais completa, e algum esquema

apresentado a eles, para que pudessem julgar mais prontamente

como o projeto funcionaria. Era por causa de todas essas dificuldades

que sentia que só poderiam aceitar o projeto se ele estabelecesse

que não havia intenção de tirar o país das pessoas brancas

e entregá-lo aos negros.

SR. J. G. KEYTER (Ficksburg) disse que desejava denunciar abertamente, e da forma

mais enfática, que o povo ou o Governo do Estado Livre de Orange

tivesse tratado as pessoas de cor de modo irrazoável ou injusto,

ou de qualquer forma opressiva. Pelo contrário, o E.L.O. sempre tratara

as pessoas de cor com a maior consideração e a máxima justiça.

O E.L.O. fizera aquilo que o Sr. Merriman chamava de leis rigorosas.

Ele (Sr. Keyter) as chamava de leis justas. ELAS DIZIAM CLARAMENTE ÀS PESSOAS DE COR

QUE O E.L.O. ERA UM PAÍS DE HOMEM BRANCO, E QUE PRETENDIAM

MANTÊ-LO ASSIM. (Muito bem.) DIZIAM ÀS PESSOAS DE COR

QUE NÃO LHES SERIA PERMITIDO COMPRAR OU ALUGAR TERRA,

e que não iriam tolerar uma igualdade entre brancos e negros;

e ele disse que não iriam tolerar isso no futuro,

e que, se houvesse uma tentativa de forçá-los a isso, resistiriam

a qualquer custo até o fim,* pois, se o tolerassem,

muito em breve veriam que se tornariam uma nação bastarda.

Sua experiência era que o nativo deveria ser tratado com firmeza,

mantido em seu lugar e tratado honestamente. Não deveriam dar-lhe

uma arma em um dia e lutar contra ele por causa dela no dia seguinte. Deveriam dizer-lhe,

como o Estado Livre lhe dizia, que ERA UM PAÍS DE HOMEM BRANCO,

QUE ELE NÃO TERIA PERMISSÃO PARA COMPRAR TERRA ALI OU ALUGAR TERRA ALI,

E QUE, SE QUISESSE ESTAR ALI, TERIA DE ESTAR A SERVIÇO.

--

* Ao aprovar o projeto, o Governo concedeu todas as exigências extravagantes

dos homens do Estado "Livre"; ainda assim, um ano depois eles pegaram em armas

contra o Governo.

--

SR. J. A. P. VAN DER MERWE (Vredefort) desaprovou o envio do projeto

a uma Comissão Especial, argumentando que a própria Câmara deveria decidi-lo.

Referiu-se às dificuldades experimentadas pelos fazendeiros no Estado Livre.

Se um fazendeiro se recusava a permitir que um nativo cultivasse em sistema de partilha,

ele simplesmente se recusava a trabalhar. Havia milhares de nativos nas fazendas de lá

que alugavam terra e trabalhavam pouco. Os fazendeiros tinham de manter seus filhos

em casa para fazer o trabalho. Alguns dos nativos alugavam terra, faziam alguma semeadura,

depois iam trabalhar em Joanesburgo, e pagavam ao dono da fazenda

metade do que colhiam da safra. Isso não era satisfatório.

Ele se alegrava em ver as disposições que o Ministro propunha fazer

nesse sentido, e expressou a esperança de que o nativo

fosse tolerado entre os brancos apenas como trabalhador. O projeto atenderia

ao que considerava uma grande necessidade e, como se tratava de matéria urgente,

esperava que a proposta de uma Comissão Especial não fosse aceita.

Debate da Terceira Leitura.

SIR LIONEL PHILLIPS (Yeoville): Mas por que um projeto desse tipo

deveria ser trazido diante deles agora? O Governo, no passado, não fora tímido

na nomeação de Comissões, e uma pergunta que ele faria era por que,

nesta matéria importante, o Governo não nomeara uma Comissão

para tomar todas as provas e então vir à Câmara com uma medida que

a Câmara teria de aprovar. Em vez disso, estavam cancelando

os direitos que os nativos tinham na África do Sul, e criando um hiato muito embaraçoso

entre o momento em que a Comissão seria nomeada e o momento em que a Comissão

poderia definir as áreas que seriam consideradas áreas brancas e as áreas

que seriam consideradas áreas nativas. Esse era o único defeito grave

dessa medida.

Ele não via justificativa alguma, exceto que o honrado Ministro,

cedendo à pressão de certa seção daquele lado da Câmara,

havia trazido apressadamente essa medida. Pensava, pelos discursos

feitos na Câmara, que era consenso de opinião que os nativos

não deveriam ter fazendas em áreas essencialmente brancas,

assim como era desejável que homens brancos não fossem encontrados em áreas

essencialmente nativas. E, especialmente quando diziam à população nativa

que estavam tirando dela um direito que possuía hoje,

e que iriam substituir esse direito pela nomeação de uma Comissão,

davam-lhe pouquíssima justificativa para ficar satisfeita

com essa medida. Ele não achava que ganhariam coisa alguma

colocando a carroça à frente dos bois. Não sabia

se o Sr. Schreiner estava correto, mas ele lhes dissera que, aproximadamente,

no Transvaal, onde a matéria era mais aguda, a população nativa

havia comprado algo como 12.000 ou 15.000 morgen de terra em doze anos.

Isso, pensava ele, mostrava que não havia urgência extrema para a medida.

Nessa medida, concordava inteiramente com o honrado membro, e acreditava

que o Ministro seria bem aconselhado a enviar o projeto a uma Comissão Especial,

para que muitos dos detalhes, extremamente complicados e difíceis,

pudessem ser examinados naquele ambiente, em vez de no

plenário da Câmara. (Aplausos da oposição.)

SR. E. N. GROBLER (Edenburg) disse: A presente era uma das melhores medidas

que o Governo apresentara até então, e parecia claro

que tinham um Governo que verdadeiramente representava os desejos do público.

Era impossível adiar a solução do problema nativo,

e legislação sobre o assunto vinha sendo pedida havia muito tempo.*

Ao mesmo tempo, ele não concordava inteiramente com os métodos

propostos para aplicação, e não gostava do sistema de alocar reservas

para nativos. Uma vez alocadas essas reservas, isso não resultaria

em prejuízo à agricultura e à criação de gado? Os fazendeiros sofreriam

com falta de mão de obra, e essa deficiência seria crescente.

Tampouco podia concordar com o princípio de desapropriação de terras

pertencentes a brancos para aumentar o tamanho das reservas nativas.

Considerava que o projeto era complicado. A questão deveria ser resolvida

por meio de tributação, da seguinte forma. Todos os nativos que

estivessem a serviço de brancos deveriam ser isentos de tributação

e tratados tão bem quanto possível, e outros nativos deveriam ser encorajados

a assumir serviço semelhante. Havia enormes reservas para onde os nativos

poderiam ir viver,** e, se se recusassem a ir para lá, deveriam ser obrigados

a pagar um imposto pesado. Então iriam trabalhar para pessoas brancas.

O honrado membro por Tembuland oferecera muitas objeções ao projeto.

Deveriam fazer daquele honrado membro rei de Tembuland.

Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.

--

* Por "solução do problema nativo", os fazendeiros do Estado "Livre" geralmente querem dizer

o restabelecimento da escravidão.

** Observar-se-á que estas e semelhantes dissertações mitológicas

formaram posteriormente as garantias do General Botha ao Sr. Harcourt.

Ver Capítulo XVI. Mas alguma luz é lançada sobre o assunto

dessas visionárias Reservas Nativas pelo discurso do Sr. Fawcus,

baseado em estatísticas oficiais (página 36 [acima — última citação de Fawcus]).

--

SR. P. DUNCAN (Fordsburg) disse esperar que o Ministro não adotasse

o ponto de vista do último orador. Pelo projeto, seria possível

que fazendeiros acumulassem em suas terras tantos nativos quantos pudessem conseguir,

desde que pudessem utilizá-los como serviçais. (Aplausos trabalhistas.)

Até onde podia ver, mesmo que fosse levado a cabo na extensão

proposta, isso não reduziria muito o contato social

que atualmente existia entre brancos e nativos.

SIR W. B. BERRY (Queenstown) disse que gostaria de saber por que o Ministro

havia fugido do projeto que passara pela segunda leitura,

e agora apresentava outro projeto sob a forma de muitas emendas.

Naturalmente, alguém se queixaria de que, visto que tinham naquela Câmara

uma Comissão de Assuntos Nativos, uma comissão não partidária, especialmente escolhida

para considerar todos os assuntos relativos aos assuntos nativos, aquele projeto,

que era matéria importantíssima e tratava dos assuntos nativos de A a Z,

deveria ter sido remetido a essa comissão. A mesma coisa

ocorrera na sessão anterior em referência a um projeto que o Ministro dos Assuntos Nativos

manteve na pauta até quase o fim da sessão, e a Câmara

teve de dar o passo muito incomum, quase no último dia, de mover

que os trabalhos da comissão sobre aquele projeto fossem retomados naquele dia, dali a seis meses.

Ele (Sir W. B. Berry) propunha mover uma emenda semelhante

à moção agora diante da Câmara. Nas observações que fizera

quando o projeto veio para a segunda leitura, ousara dizer

que não havia chamado algum para um projeto daquela natureza;

não havia necessidade de um projeto que revolucionasse a atitude da União

em relação aos nativos em geral. A única pista que podiam obter

sobre a razão pela qual o projeto fora introduzido era que alguns irredutíveis

do outro lado da Câmara haviam dado a entender ao Ministro que,

a menos que ele trouxesse um projeto desse tipo, ou de natureza igualmente drástica,

a posição do Governo estaria em perigo. Ele esperava

que alguns desses irredutíveis se apresentassem naquela noite

e lhes dissessem clara e francamente por que queriam aquele projeto,

por que iriam impô-lo ao país sem qualquer aviso,

e por que estavam chamando a Câmara a revolucionar

todo o teor e toda a ordem das coisas em relação às questões de terra,

no que dizia respeito aos nativos. Prosseguindo, o honrado membro disse

que a única justificativa oferecida para esse projeto era que

uma grande quantidade de terra havia sido transferida de europeus para nativos.

Uma análise do relatório, porém, mostrou que apenas dezesseis fazendas

no Transvaal haviam sido assim transferidas durante os últimos três anos.

Certamente isso não era justificativa para que o povo europeu da União

entrasse em pânico, nem para que a administração do momento

procurasse colocar no Livro dos Estatutos esta legislação tão drástica.

Outra razão pela qual se opunha a esse projeto era que ele pretendia nomear

uma Comissão para investigar em que extensão, em que partes e em que prazo

terras deveriam ser selecionadas pela Comissão para serem reservadas

como áreas nativas adicionais dentro da União. Não lhes era dada

qualquer garantia de que a Comissão seria nomeada,

nem qualquer garantia de que algum dia apresentaria relatório; mas, ao mesmo tempo,

enquanto essas garantias indefinidas tentavam ser dadas à Câmara,

não havia como escapar a este fato: não havia limite temporal no projeto

pelo qual a verdadeira cláusula dispositiva do projeto viesse a cessar.

Quando falou sobre esse projeto anteriormente, apoiou-o apenas no entendimento

de que seria inserido um limite de tempo, ou de que deveria ser um projeto anual.

Disse sem hesitação que toda a tendência do projeto,

tal como estava na segunda leitura, e mais especialmente tal como estava

com as emendas do Ministro no aviso de pauta,

era expulsar o camponês nativo da terra. O único refúgio

que esse nativo teria seria a cidade.

O país não fora preparado de modo algum para um projeto desse tipo.

Um clamor fora ouvido por toda a terra contra as iniquidades

propostas no projeto. Se se julgara absolutamente necessário

que legislação desse tipo fosse introduzida, o mínimo

que se poderia esperar era que amplo tempo fosse dado aos nativos

para adquirirem completo conhecimento do conteúdo da medida.

Essa oportunidade não lhes fora dada, e nesse aspecto

havia uma queixa muito grave. Para a boa ordem e paz da União,

havia um grande perigo à frente. Ele havia entendido, de pessoas

bem versadas em assuntos nativos, que um dos maiores perigos

que poderiam ameaçá-los era dar aos nativos algo

na forma de uma queixa comum. Dividir para governar fora

uma precaução sábia no governo dos nativos. Quando uma queixa comum

era encontrada por quatro ou cinco milhões de pessoas, podia-se compreender quão grande

essa queixa devia ser. Uma emenda que o Ministro pusera na pauta

deveria causar séria pausa. O falecido Ministro dos Assuntos Nativos

distribuíra aos membros, na sessão anterior, um Projeto de Lei dos Arrendatários.

A maior objeção a essa medida, e uma que ele pensava ter levado à sua retirada,

era que propunha remover milhares e milhares de nativos

de terras que ocupavam havia dezenas de anos.

Foi em consequência da perturbação que aquele projeto causou

por toda a União que ele foi retirado. Em uma das emendas

na pauta, o atual Ministro dos Assuntos Nativos trazia de volta,

de maneira um tanto clandestina, a característica mais objetável do projeto

que fora retirado.

Sr. Presidente: A emenda ainda não está diante da Câmara.

SIR W. B. BERRY: Que projeto, então, irá para a Comissão?

(Muito bem.) É o projeto que foi lido pela segunda vez

ou o projeto compreendido nas emendas do Ministro? Ele moveu que a Câmara

entrasse em comissão sobre o projeto naquele dia, dali a seis meses.

SR. T. L. SCHREINER (Tembuland), ao apoiar a emenda,

disse que não fora dado aviso suficiente das disposições do projeto,

embora os nativos, graças ao tempo decorrido

desde a segunda leitura, estivessem mais familiarizados com a medida

do que estavam pouco tempo antes.

O Sr. Schreiner passou a citar opiniões de jornais nativos sobre o projeto.

O "Tsala ea Batho', de Kimberley, disse: "Estamos à beira

do precipício. Apelamos a certos membros do Parlamento contra

a cláusula de suspensão no Projeto de Terras do Sr. Sauer, e o resultado de nosso apelo

foi um acordo entre Sir Thomas Smartt e o Ministro

no sentido de que apenas a primeira parte do projeto prosseguisse.

O efeito desse acordo é infinitamente pior do que o projeto inteiro.

Em sua totalidade, havia certas cláusulas salvaguardas, uma delas

praticamente excluindo a Província do Cabo da operação do projeto.

Sob o acordo atual, todas essas cláusulas são abandonadas,

e a seção 1 do projeto, que proíbe a venda de terra

entre europeus e nativos (pendente o relatório de uma futura Comissão),

aplica-se a todas as partes da União, inclusive à Província do Cabo.

Agora, então, se essa cláusula de suspensão se tornar lei, o que acontecerá?

Será simplesmente isto: toda a política de terras da União da África do Sul

será a política de terras do Estado Livre de Orange, e será tão difícil

revogar essa suspensão quanto é difícil chamar de volta uma bala,

uma vez disparada contra a cabeça de alguém, e ressuscitar a vítima.

Nosso objetivo, então, deve ser impedir que a pistola seja disparada,

pois prevenir é infinitamente melhor que remediar." Um jornal

que ele citava estava (prosseguiu o Sr. Schreiner) satisfeito,

porque acreditava que esse projeto iria para uma Comissão Especial.

Havia outro jornal nativo, publicado em Natal, que reconhecia

os esforços feitos pelos missionários em favor dos nativos

em relação a esse projeto. Havia um jornal nativo, publicado em Dundee,

que dizia que, se o projeto fosse do interesse dos nativos,

e se o Governo fosse movido por sincera consideração por eles,

não hesitaria em publicá-lo amplamente, em vez de estar

com tanta pressa de empurrar a matéria pela Câmara.*

--

* Todos os esforços para induzir o Governo Sul-Africano a circular

traduções da Lei de Terras dos Nativos entre os nativos da União

revelaram-se infrutíferos. — Autor.

--

O Sr. Schreiner (continuando) referiu-se à resolução aprovada

pela Conferência Missionária de Natal, e às opiniões expressas

pelo Presidente da Conferência Missionária do Transvaal em oposição

ao projeto. Mencionou que fora decidido em Joanesburgo

convocar uma reunião de sociedades missionárias de toda a União,

para determinar que ação poderia ser tomada caso a cláusula 1 prosseguisse.

Também recebera um telegrama do Conselho de Igrejas de Witwatersrand,

afirmando que um telegrama fora enviado ao Ministro protestando fortemente

contra a promulgação da seção 1 antes que a Comissão proposta

tivesse investigado minuciosamente toda a questão das áreas alternativas.

O Sr. Schreiner insistiu que, se prosseguissem com esse projeto,

e aprovassem a cláusula 1 do antigo projeto, e nomeassem uma Comissão,

essas restrições referentes à compra e venda, que os nativos

temiam, e que os missionários, em nome dos nativos,

temiam e contra as quais protestavam, se tornariam fato. Por essa razão,

disse que deveriam antes adiar o projeto.

Todos estavam sentindo a pressão de seus deveres legislativos. Era este,

portanto, o momento de aprovar uma medida de caráter tão amplo,

e em que cada cláusula exigia a mais cuidadosa consideração e exame?

Era correto, porque tinha uma maioria atrás de si,

que o Ministro dissesse que deveriam aprovar esse projeto ainda naquela sessão?

Ele sustentava que isso não era correto. Não era justo com aqueles que tinham

a solução da questão no coração. (Aplausos.)

SIR E. H. WALTON (Port Elizabeth, Central) disse apoiar inteiramente

a emenda do honrado membro por Queen's Town. Tinha um telegrama

de uma reunião de massa de nativos realizada em Port Elizabeth, no qual esperavam

que a Câmara adiasse a decisão sobre essa questão até que a Comissão

tivesse se reunido e apresentado relatório. Isso lhe parecia um pedido inteiramente razoável,

e parecia ainda mais necessário que isso fosse feito

em razão das alterações muito grandes que se descobrira ser necessário

fazer no projeto.

Tinham protestos nativos de todas as partes da África do Sul contra essa medida,

e, quando se via o que era proposto nessa lei, não se podia admirar

desses protestos. (Muito bem.) Portanto, ele sustentava que esses protestos

deveriam receber consideração justa dos membros de todos os lados da Câmara.

Legislação desse tipo era infeliz do ponto de vista

dos nativos. Os mais inteligentes entre os nativos deste país

estavam pedindo tempo. Diziam: "Vocês estão impondo isso sobre nós;

deem-nos tempo para considerá-lo. Permitam que essa Comissão comece a trabalhar,

permitam que essa Comissão coloque diante de nós as disposições que irão fazer

para nós, e, quando isso for feito, nos submeteremos a tudo que for justo."

Nenhum homem, e o nativo era apenas um homem como o restante de nós,

gostava que velhos arranjos fossem perturbados, porque isso o desarranjava,

e o nativo poderia opor-se a isso porque estava assustado.

Eles precisavam admitir que não haviam dado aos líderes e chefes nativos

uma oportunidade de vir à Cidade do Cabo e expor suas opiniões.

Era lamentável que essa medida tivesse sido mais ou menos apressada.

Não houve menção a ela no discurso do Governador-Geral e, portanto,

os nativos não estavam preparados para a consideração da questão.

SR. M. ALEXANDER (Cape Town, Castle) disse continuar da opinião

de que um princípio muito perigoso fora introduzido no projeto,

especialmente no que dizia respeito ao Cabo. No discurso

proferido pelo Governador-Geral na abertura da sessão,

não houve a menor referência à presente medida,

que aparentemente fora trazida como reflexão posterior, e algo

deve ter ocorrido depois que o discurso do Governador-Geral foi proferido;

caso contrário, não se poderia conceber que um projeto tão importante fosse omitido

do discurso. Do modo como estava, o projeto simplesmente suspenderia as coisas

até que a Comissão apresentasse relatório, e agora a Câmara estaria legislando

no escuro. A vasta maioria dos nativos declarou-se

contra o projeto. Ele não tinha absolutamente nenhum desejo de que capital partidário

fosse feito da medida — (muito bem) — mas desejava

ver uma medida que carregasse a marca da estadística,

e não de pânico e pressa. A Comissão deles poderia apresentar relatório

antes da próxima sessão, e então, nos estágios iniciais da sessão,

um projeto poderia ser apresentado e adotado por seus méritos.

Nos interesses da África do Sul, nos interesses dos nativos,

e nos interesses de uma legislação justa, que o Governo retirasse o projeto,

nomeasse uma Comissão, e então justiça, e não injustiça, seria feita.

(Muito bem.)

DR. A. H. WATKINS (Barkly) disse que havia um entendimento tácito

de que o Ministro remeteria esse projeto, se não estivesse preparado

para aceitar uma medida puramente temporária, a uma Comissão Especial.

Durante os três anos do Parlamento da União, toda matéria

que tratava praticamente dos nativos fora levada diante

da Comissão Especial de Assuntos Nativos e sua opinião fora solicitada.

Por alguma razão, que lhe era difícil compreender,

o Ministro não achara por bem seguir esse curso.

Dezesseis dias haviam decorrido desde a segunda leitura desse projeto,

nos quais a Comissão Especial poderia ter se reunido manhã após manhã

e tratado do projeto.

A necessidade de aprovar apenas uma medida temporária, em vez de parecer

aprovar uma medida que trataria permanentemente dessa questão,

era mais evidente naquela noite do que quando tomaram a segunda leitura.

SR. H. M. MEYLER (Weenen) disse que apoiaria

a moção de Sir Bisset Berry. Pensava que seria

uma grande injustiça aos nativos, e especialmente aos nativos de Natal,

que realmente nada sabiam dessa medida, forçá-la agora.

Desde a segunda leitura, sua atenção fora chamada para certas disposições

desse projeto, que tornavam ainda mais perigoso apressar a legislação,

porque descobrira que, embora houvesse uma isenção no projeto em relação

a acordos legalmente firmados, a vasta maioria dos acordos

atualmente em vigor entre os nativos de Natal não era estritamente legal,

segundo sua lei estatutária. Como tinham nada menos que 380.000 nativos

ocupando terras privadas em Natal, de acordo com os próprios números do Ministro,

seria um erro fatal fazer qualquer coisa que perturbasse essas pessoas

antes que houvesse algo pronto para lhes fornecer em substituição.

A dificuldade era que, sob a lei de Natal, nenhum contrato oral era vinculante

por mais de doze meses, e muitos desses ocupantes

não tinham contratos orais, mas estavam mais ou menos por tolerância nas fazendas.

Seria um grande perigo aprovar legislação que levaria

à remoção de grande parte dessas pessoas antes que recebessem uma polegada de terra

destinada a seu uso. Ele objetava a que legislação fosse apresentada

com demasiada pressa, e, quando tinham 4 milhões e meio de nativos,

dos quais apenas uma porção infinitesimal poderia conhecer a natureza do projeto,

e vendo que ele os afetava tanto quanto a população branca,

tinham perfeito direito de que ele lhes fosse explicado

pelos funcionários do Governo, e de que seus membros do Parlamento

pelas divisões em que viviam dessem suas opiniões sobre a questão.

Isso levaria meses, e era impossível obter uma opinião adequada

dos nativos até que os honrados membros tivessem estado longe da Câmara

por algum tempo. O Rt. Hon. Primeiro-Ministro admitia

que deveriam permanecer como guardiões dos nativos, e admitia

que deveriam avançar devagar; e ele esperava que o honrado Ministro estivesse disposto

a reconsiderar o projeto e permitir que fosse adiado, e que recebessem

ao menos um relatório provisório da Comissão, antes que fossem chamados

a aprovar legislação nessa matéria.

==

O projeto foi contestado em cada etapa, e numerosas divisões foram requeridas.

Em cada caso, o Presidente punha a Questão, e o "rolo compressor"

entrava em ação com o resultado inevitável. As listas de divisão variaram

de 17 contra 71 a 32 contra 60, sendo a maioria em cada caso

favorável à repressão. Seria oportuno

dar ao menos uma dessas listas de divisão. Os nomes ingleses

na maioria são os de alguns membros de Natal (ministerialistas)

ou representantes de circunscrições puramente holandesas: —

DIVISÃO

Dr. A. H. Watkins (Barkly) pediu uma divisão, que foi tomada

com o seguinte resultado.

SIM — 32.

Andrews, William Henry

Baxter, William Duncan

Berry, William Bisset

Blaine, George

Boydell, Thomas

Brown, Daniel Maclaren

Creswell, Frederic Hugh Page

Duncan, Patrick

Fawcus, Alfred

Fitzpatrick, James Percy

Henderson, James

Henwood, Charlie

Hunter, David

Jagger, John William

King, John Gavin

Long, Basil Kellett

Macaulay, Donald

Madeley, Walter Bayley

Meyler, Hugh Mowbray

Nathan, Emile

Oliver, Henry Alfred

Quinn, John William

Rockey, Willie

Runciman, William

Sampson, Henry William

Schreiner, Theophilus Lyndall

Searle, James

Smartt, Thomas William

Walton, Edgar Harris

Watkins, Arnold Hirst

Morris Alexander e J. Hewat, escrutinadores.

NÃO — 57.

Alberts, Johannes Joachim

Becker, Heinrich Christian

Bosman, Hendrik Johannes

Botha, Louis

Brain, Thomas Phillip

Burton, Henry

Clayton, Walter Frederick

Cronje, Frederik Reinhardt

Currey, Henry Latham

De Beer, Michiel Johannes

De Jager, Andries Lourens

De Waal, Hendrik

Du Toit, Gert Johan Wilhelm

Geldenhuys, Lourens

Graaff, David Pieter de Villiers

Griffin, William Henry

Grobler, Evert Nicolaas

Grobler, Pieter Gert Wessel

Joubert, Christiaan Johannes Jacobus

Joubert, Jozua Adriaan

Keyter, Jan Garhard

Kuhn, Pieter Gysbert

Lemmer, Lodewyk Arnoldus Slabbert

Maasdorp, Gysbert Henry

Malan, Francois Stephanus

Marais, Johannes Henoch

Marais, Pieter Gerhardus

Merriman, John Xavier

Meyer, Izaak Johannes

Myburgh, Marthinus Wilhelmus

Neethling, Andrew Murray

Neser, Johannes Adriaan

Nicholson, Richard Granville

Oothuisen, Ockert Almero

Orr, Thomas

Rademeyer, Jacobus Michael

Sauer, Jacobus Wilhelmus

Serfontein, Hendrik Philippus

Smuts, Jan Christiaan

Smuts, Tobias

Steyl, Johannes Petrus Gerhardus

Steytler, George Louis

Theron, Hendrik Schalk

Theron, Petrus Jacobus George

Van der Merwe, Johannes Adolph P.

Van der Walt, Jacobus

Van Eeden, Jacobus Willem

Van Heerden, Hercules Christian

Venter, Jan Abraham

Vermaas, Hendrik Cornelius Wilhelmus

Vintcent, Alwyn Ignatius

Vosloo, Johannes Arnoldus

Watt, Thomas

Wilcocks, Carl Theodorus Muller

Wiltshire, Henry

H. Mentz e G. A. Louw, escrutinadores.

1/1
Menu

Fazer anotação