Capítulo XVII A Imprensa de Londres e a Lei de Terras dos Nativos
Capítulo XVII A Imprensa de Londres e a Lei de Terras dos Nativos
Escravos não podem respirar na Inglaterra: se seus pulmões
recebem nosso ar, naquele momento são livres;
Tocam nosso país, e seus grilhões caem.
Cowper.
A deputação nativa (graças ao Sr. H. Cornish, secretário do
Institute of Journalists) pode assegurar verdadeiramente a seu povo,
no presente estado crítico de sua posição, a simpatia
da Imprensa de Londres. Mal é necessário mencionar
que os jornais religiosos, aos quais o objetivo da deputação foi dado a conhecer,
publicaram artigos muito encorajadores sobre o mesmo,
e falaram de uma recepção cordial e de uma escuta simpática à deputação
por todo o Reino Unido; mas a missão poderia ter sido
um tanto monótona se tivéssemos apenas amigos e nenhum inimigo na Imprensa de Londres.
E um semanário de capa amarela, chamado "South Africa",
fez o possível para desempenhar o papel de inimigo.
Abusou do Brotherhood Movement e da Aborigines Protection Society por
assumirem a causa da deputação. A General Press Cutting Association,
contudo, por meio da qual soubemos dos ataques de "South Africa",
não nos disse se esse jornal também abusou de nossos outros amigos
representados pela Imprensa de Londres. Tamanha tem sido nossa boa fortuna
nesse aspecto que amigos frequentemente nos felicitaram
pela unanimidade da Imprensa em nosso favor. Nisso pensamos
que estavam certos, pois uma causa com apenas um inimigo podia muito bem ser confiada
a cuidar de si mesma.
Em uma ocasião, alguns de nossos amigos ouviram que o autor
iria entrevistar, por hora marcada, o editor de dedos finos do "Westminster Gazette",
e nos aconselharam fortemente contra isso.
"Por que não?", perguntamos. "Oh", disseram nossos amigos, "ele edita o principal
órgão do Governo, e vai sugar de você todas as informações
para usá-las contra sua causa e em favor do Governo."
Mas fomos -- primeiro, porque nos recusamos a acreditar
que o editor daquele grande órgão do pensamento britânico
fosse capaz de tirar de nós vantagem tão mesquinha; e, segundo,
porque estávamos confiantes de sermos capazes de cuidar de nós mesmos
contra qualquer espécie de bomba; e agora podemos dizer com satisfação que,
da parte do público britânico, houve tamanha demanda
por números atrasados das duas edições do "Westminster Gazette"
que continham um relato de nossa entrevista e uma fotografia da deputação
que, em quinze dias, ambas as edições se esgotaram. Além disso,
é seguro dizer que, pela ampla área de onde inquiridores nos escreveram
mencionando o "Daily News", pareceria que ou esse jornal
tem uma circulação muito grande, ou seus leitores se interessam principalmente
pelos Assuntos Sul-Africanos. E quais, pode-se perguntar, são as qualificações
do jornal "South Africa", que tentou correr contra
essa opinião esmagadora em nosso favor?
Ao contrário de alguns de seus contemporâneos, "South Africa" não tem
um único colaborador nativo em suas colunas. Alguns jornais londrinos
recebem regularmente exemplares de intercâmbio de jornais nativos
publicados na África do Sul, jornais londrinos que nunca reivindicaram
monopólio sobre o pensamento sul-africano; e, no entanto, aqui está um jornal,
sul-africano no título e nas pretensões, que nem sequer pode se gabar
de ter um jornal nativo sul-africano em sua lista de intercâmbio! Que informação, então,
podem possuir os editores de um jornal londrino tão exclusivo
sobre uma Lei promulgada especificamente para operar contra os nativos?
Logicamente, saberiam absolutamente menos que quase nada
sobre tal lei ou sua obra cruel. Só isso deveria bastar para dispor
das qualificações desse inimigo da deputação e de sua autoridade para falar
sobre o assunto de sua missão.
O "African World" é um semanário anglo-africano que tem
intercâmbio com jornais nativos e diversos correspondentes africanos,
brancos e negros. Seu editor-chefe nasceu na África do Sul
e foi jornalista ali antes de vir residir na Inglaterra;
e deve-se admitir que um jornal com tais conexões
está em melhor posição para discutir o assunto de ambos os pontos de vista.
E assim diz o "African World":
==
A DEPUTAÇÃO NATIVA SUL-AFRICANA
Deve-se admitir que a Deputação Nativa Sul-Africana
agora neste país tem tratado de seus assuntos com decoro.
Não se impuseram indevidamente, e, até aqui,
a publicidade dada a eles tem sido moderada em seu tom, e as expressões
dos membros da deputação têm sido igualmente moderadas.
Naturalmente, seus melhores amigos desaprovaram esta visita, como notamos
pela Imprensa sul-africana, mas parece ser opinião geral
que, embora não caiba apelo, sob a Constituição da União,
à Coroa Britânica quanto aos direitos nativos, uma anomalia extraordinária
parece existir nisto: que os nativos da África do Sul dentro da União
parecem ter menos direitos do que aqueles fora da União, especialmente no que diz respeito
a um apelo a Londres sobre vários assuntos que afetam seus interesses.
Estamos cientes de que o Sr. Harcourt tratou a deputação
com a máxima discrição quando a recebeu. Também sabemos
que o Sr. Harcourt e o General Botha mantêm relações pessoais muito amistosas,
e, nessas circunstâncias, sem desejar ditar
qualquer ação no assunto aos poderes de ambos os lados da água,
gostaríamos de juntar-nos a nosso contemporâneo "The Globe".
==
E o que disse "The Globe"?
==
O APELO NATIVO
A reclamação dos nativos sul-africanos que expuseram suas queixas
diante de certos membros do Parlamento equivale, em efeito, a uma reclamação
de que o Parlamento não é imperial. Suas queixas são reais e urgentes,
como qualquer pessoa pode descobrir se se der ao trabalho de consultar os recentes trabalhos
do Parlamento da União, mas eles não têm meios constitucionais
de ventilá-las. Não existe franquia nativa na África do Sul,
e embora se presuma que certos membros do Senado da União
mantenham os olhos nas questões nativas, sua influência mostrou-se ineficaz.
Não existe apelo sob a Constituição da União à Coroa
quanto aos direitos nativos, pois, embora essa omissão tenha sido apontada
na época em que o Ato de União foi debatido no Parlamento Imperial
e tenha recebido comentários adversos, nenhuma medida foi tomada pelo Colonial Office
para retificar a constituição nesse aspecto. Somos, portanto,
confrontados com a extraordinária anomalia de que os nativos da África do Sul
dentro da União têm menos direitos do que aqueles fora dela -- pois os basutos,
que permanecem sob controle imperial direto, apelaram com sucesso a Londres
sobre vários assuntos que afetavam seus interesses -- ou mesmo do que
os nativos de Colônias da Coroa em outros lugares, como atesta o apelo dos proprietários nativos
da Costa do Ouro contra legislação recente naquele território.
Neste último caso, o apelo ao Colonial Office
teve sucesso em modificar os decretos ofensivos;
nas queixas muito mais sérias dos nativos sul-africanos,
o Colonial Office não tem qualquer título constitucional.
Não obstante, as relações entre o Sr. Harcourt e o General Botha
em outros aspectos são notoriamente tão próximas e confidenciais que podemos esperar
que o Secretário Colonial aproveite a ocasião presente
e inste o chefe do Governo sul-africano
à sabedoria de lidar com os descontentamentos nativos em sua própria esfera adequada
antes de prosseguir sua reivindicação pela inclusão dos basutos e da Rodésia
na União -- reivindicação que tanto os nativos negros quanto os colonos brancos
repudiaram com toda a ênfase a seu dispor.
O General Botha dificilmente deixaria de dar atenção a um conselho privado
do Colonial Office. No caso dos indianos de Natal, cujas queixas
ele recentemente reparou, provou ser homem capaz de tomar
uma visão ampla e generosa de uma questão difícil. Não há razão
para antecipar, até prova em contrário, que ele ficará abaixo
de seu próprio nível no presente caso, não menos difícil ou perigoso.
==
==
OPINIÕES DO "DAILY NEWS"
"O Congresso Nacional Sul-Africano, depois de recorrer a
todos os meios constitucionais para pressionar seu caso contra a Lei de Terras
junto ao Governo da União, enviou cinco de seus membros a Londres
na firme convicção de que o Rei da Inglaterra, a quem veem
como seu defensor e vindicador natural, não fará ouvidos moucos
a seus apelos. Dois dos cinco -- o Rev. J. L. Dube e o Sr. Saul Msane --
são zulus; o Dr. Rubusana é xhosa; o Sr. Mapikela, fingo;
e o Sr. Plaatje, secretário do Congresso Nacional, bechuana.
Todos são homens de cultura evidente e com notável domínio
da língua inglesa."
"Tendo fracassado em causar qualquer impressão no Governo da União
("Se tivéssemos votos', observou o Dr. Rubusana, "poderíamos travar nossas próprias batalhas'),
a deputação veio à Inglaterra na esperança de influenciar
o Governo Imperial por meio do Secretário Colonial.
"O que pedem é:
"Primeiro, a suspensão da operação da Lei enquanto se aguarda o relatório
da Comissão de Delimitação:
"Segundo, um inquérito sobre as queixas nativas sob a Lei; e,
"Terceiro, uma garantia de que o Governo da Metrópole expressará sua concordância
com certas promessas feitas recentemente em nome do General Botha,
mas obviamente dependentes, quanto a seu valor, da continuidade
de sua supremacia política pessoal.
Quatro Negros para Um Branco
"Ao talhar propriedades para si na África, as raças brancas demonstraram
pouca consideração pelas reivindicações do homem negro", diz o "Daily News".
"Apropriaram-se de sua terra, e ao apropriar-se de sua terra
tiraram sua liberdade econômica, deixando-o em situação pior
do que aquela em que o encontraram. Como o nativo foi desapossado pode ser ilustrado
pelos fatos relativos à União da África do Sul. Aqui os negros,
comparados aos brancos, estão na proporção de quatro para um;
mas estão em ocupação legal de apenas um quinze avos do solo.
"Sob a Lei de Terras dos Nativos, que levou a questão a uma crise,
até mesmo o pobre fragmento de direitos no solo que resta parece condenado.
Pois, sob a Lei, nega-se ao nativo o direito -- exceto com
a inteiramente ilusória "aprovação do Governador-Geral" -- de comprar, alugar
ou adquirir quaisquer direitos em terra de pessoa que não seja nativa.
Sob essa disposição, o nativo cujo arrendamento expira, ou que é despejado
de uma fazenda, é legalmente privado de qualquer carreira exceto a de trabalhador.
Não pode possuir, não pode alugar, não pode viver como homem livre.
Um Servo Legal
"Na linguagem do Sr. Dower, Secretário dos Assuntos Nativos,
ele deve "vender seu gado e entrar em serviço". Deve aceitar quaisquer condições
que o fazendeiro branco escolha ou que o dono da mina ofereça, e uma cláusula engenhosa
encoraja o fazendeiro branco a exigir serviço não remunerado dos arrendatários nativos.
Em uma palavra, o nativo é um servo legal em sua própria terra.
"Como súditos britânicos, a deputação de nativos agora na Inglaterra
apelou ao Governo Imperial por proteção.
Pediram sua ajuda para assegurar a suspensão da Lei
até que o relatório da Comissão de Terras esteja perante o Parlamento,
e por mecanismos para investigar e reparar suas queixas.
Não obtiveram satisfação nesses pontos.
"É tempo de o Parlamento dedicar alguma atenção a suas obrigações
em relação ao nativo sul-africano. Ele não tem voto nem amigos --
apenas seu trabalho, que o homem branco deseja nos termos mais baratos.
E o homem branco conseguiu isso tomando sua terra e impondo-lhe
impostos que ele não pode pagar. De fato, o homem negro está "encurralado"
por todos os lados, e se, como a deputação sugere que pode ser o caso,
for forçado a atos de violência, não será possível dizer
que não teve provocação abundante.
Direitos ao Solo
"Há apenas um princípio que pode ser aplicado para sua proteção.
É o princípio de que ele tem direitos em seu solo nativo.
Talvez a segregação seja agora o único remédio, mas, se assim for,
as reservas destinadas a ele na área da União deveriam ter
alguma relação com suas necessidades. Não podemos fazer muito por ele ali,
mas devemos fazer o que pudermos."
==
O Sr. Advogado F. A. Silva escreveu ao "Daily News": --
==
UM APELO POR JUSTIÇA
Senhor, -- Poderia permitir-me espaço, enquanto aprecio
seu editorial desta data, para chamar à bondosa atenção de seus leitores
a distinção entre "justiça britânica como se supõe que seja"
e "justiça britânica como ela é" com respeito às raças sujeitas,
especialmente os homens negros?
Se até mesmo o "cabelo" de um súdito britânico "branco" fosse tocado na China,
no Japão, na Turquia ou na Rússia, todos os partidos políticos da Inglaterra,
com seu patriotismo habitual, se ergueriam à ocasião, e de comum acordo
exigiriam o uso de força física contra aquele país.
Mas aqui na África do Sul, no dia em que a "Lei" entrou em vigor, todos os acordos
relativos à terra foram encerrados, e milhares de nativos
se viram arruinados e sem lar. De arrendatários, tornaram-se servos.
Se o Parlamento Imperial olha com complacência para estes
procedimentos tirânicos de um Parlamento local, então o público britânico
não deveria surpreender-se se os inteligentes e pensativos
entre as raças sujeitas da "Grã-Bretanha" considerarem "justiça britânica"
e "tirania russa" termos sinônimos.
==
Chamemos atenção para mais uma carta, de um anglo-africano
ao "Daily News", que era típica das demais: --
==
O FARDO DO HOMEM NEGRO
Senhor, -- Aqueles de seus leitores que, como eu, têm algum
conhecimento de primeira mão dos nativos da África do Sul, sabem que essa queixa
expressa pela deputação nativa é muito real. Que tal deputação
tenha de vir à Inglaterra para apresentar tal apelo já é humilhante o bastante
para eles e para nós. Que seu apelo seja feito em vão
seria desastroso ao último grau.
Se a Lei de Terras dos Nativos é a melhor coisa que o Governo da União pode fazer
no cumprimento de suas responsabilidades para com as tribos nativas
colocadas sob seu cuidado pelo Rei, então muitos de nós teríamos de rever
nossa fé no autogoverno como instrumento adequado da evolução nacional;
e, além disso, resistiríamos energicamente à incorporação final
dos territórios do norte à União, como infinitamente pior
para o homem negro do que mesmo o governo sob controle de Companhia Charterada.
Espera-se que ainda não seja tarde demais para que tanto bôeres quanto britânicos na África do Sul
vejam que esse aviltamento de toda a ideia de autogoverno
é afrontar e desencorajar todos na Grã-Bretanha que viram
na concessão de sua própria liberdade política àquele grande país
uma cura para seus muitos males. Enquanto isso, o Liberalismo
deve apoiar a deputação nativa a todo custo, e é bom
que "The Daily News and Leader" abra o caminho.
==
==
UM OBJETIVO DA GUERRA S.A.: A LIBERTAÇÃO DO NATIVO
Um objetivo da Guerra Sul-Africana foi libertar o nativo
no Transvaal. Um resultado dela é que temos praticamente
menos oportunidade de interferir em seu favor do que tínhamos
sob a Convenção com a República Sul-Africana. Interferência nos
assuntos internos de uma colônia autogovernada -- neste caso, uma colônia
em que um pequeno número de homens brancos governa um grande número de negros --
deixou de estar no reino da política prática.
Mas, se essa interferência política é impossível, a admoestação moral
é ainda mais pertinente. Há em todas as partes do mundo
uma opinião pública melhor e mais esclarecida, bem como uma mais apagada e insensível,
e a melhor opinião de uma colônia é poderosamente reforçada
por uma expressão judiciosa de sentimento na mãe-pátria.
Há ocasiões em que essa opinião deveria até ser formalmente expressa
pelo Colonial Office ou por uma resolução da Câmara dos Comuns.
Ora, há no momento uma deputação de nativos sul-africanos neste país,
apelando contra a ratificação da Lei de Terras dos Nativos de 1913.
O Sr. Harcourt lhes disse que não pode interferir, nem pode mais
do que se fosse um escriturário registrador ornamental.
Mas pode, se quiser, dirigir palavras aladas ao Governo sul-africano,
que, tendo alienado toda a população trabalhadora branca,
agora excita a mesma hostilidade entre os negros.
A própria Lei provavelmente tem um motivo mais profundo. Impede
a venda de terras de homens brancos aos nativos, ou de terra nativa a homens brancos.
Isso teria o efeito de assegurar ao nativo
aquela pequeníssima porção de seu próprio país que ainda conseguiu
reter. Isso provavelmente recomendou a medida àqueles
que, por se importarem com a justiça elementar, são chamados negrophile,
sendo a cor da justiça, aos olhos de um homem branco, aparentemente negra.
O outro efeito seria impedir que aqueles cafres que estão
se educando e subindo na escala social adquiram terra.
Como, em proporção à população, o homem branco possui de longe
a maior quantidade de terra, é claro que ele não sai mal do acordo.
Entretanto, não é da própria Lei que se faz a queixa mais séria.
O que torna as coisas piores é o arranjo provisório segundo o qual,
enquanto se aguarda a delimitação da terra nativa por uma Comissão,
nenhum nativo cujo arrendamento de terra tenha expirado poderá renová-lo
por aluguel em dinheiro ou por qualquer consideração que não seja serviço de trabalho.
Sustenta-se que fazendeiros estão se aproveitando dessa proibição para exigir
serviços de trabalho não remunerado dos nativos, e assim, em efeito, reduzi-los
à servidão. É claro que a posição em que o nativo é colocado
torna isso demasiado possível, e é coisa extraordinária
que qualquer alteração violenta de status assim seja feita
antes, e não depois, do relatório de uma Comissão. De nossa parte,
não podemos acreditar que homens como os Generais Botha e Smuts desejem deliberadamente
reduzir o nativo à condição de trabalhador semisservil e sem terra,
e nos atreveríamos, em nome dos muitos Liberais que lutaram firmemente
pelo direito da África do Sul de governar a si mesma, a apelar a eles
para que estendam consideração semelhante ao povo de cujos destinos
se tornaram responsáveis, e suspendam a operação da Lei
até que os preparativos administrativos para executá-la com equidade
tenham sido concluídos. -- "Manchester Guardian".
==
==
OPINIÕES DO "STAR"
Sempre percebemos que um dos problemas mais graves do autogoverno
na África do Sul é a questão nativa. De um lado,
a opinião colonial sul-africana -- pelo que se quer dizer opinião "branca" --
ressentirá amargamente qualquer sombra de ditado vindo de Downing Street;
de outro, a consciência do povo britânico não pode permanecer
indiferente a qualquer opressão flagrante ou injustiça contra as raças nativas
sob a bandeira britânica. Uma questão muito difícil desse tipo
é levantada pela deputação de nativos sul-africanos,
que agora está neste país, buscando mover o Colonial Office
sobre o assunto da Lei de Terras dos Nativos recentemente aprovada pelo General Botha.
O objetivo último do plano do General Botha é o maior êxodo
desde os dias de Moisés; aparentemente é livrar-se de proprietários negros
em áreas nas quais a maioria dos proprietários de terras é branca,
e comprar extensões de terra em outros lugares de proprietários brancos, a fim
de assentar nativos nelas. Desse modo, as raças negra e branca,
no que diz respeito à posse de terra, serão segregadas em áreas separadas,
com redução de possível causa de atrito, e em alguns aspectos
essa é uma excelente política. Mas o problema é que o General Botha
aprovou a primeira parte de sua política e deixou a segunda parte
para o futuro. A Lei de Terras dispõe que doravante,
"exceto com a aprovação do Governador-Geral" -- ressalva
que é mero couro e trapos -- um nativo não comprará nem alugará qualquer terra
de pessoa que não seja nativa. O efeito disso é que,
ao término de qualquer arrendamento existente, um nativo terá
de renunciar à sua fazenda, e não poderá alugar nem comprar outra
de qualquer proprietário branco. Se o Governo tivesse provido fazendas
nas reservas nativas propostas para esses homens, sua política estaria completa,
mas nada foi feito, e o cumprimento dessa promessa depende da
continuidade do General Botha no cargo, e não vincula seus sucessores.
Não surpreende que os nativos sul-africanos considerem esta Lei
um meio de empurrá-los para o mercado de trabalho, seja nas minas,
seja para fazendeiros brancos. O Sr. Dower, Secretário dos Assuntos Nativos,
dirigindo-se a uma reunião de nativos em Thaba Nchu, no Estado Livre,
deu uma forte sugestão disso quando disse: "Meu melhor conselho a vocês
é vender seu gado e entrar em serviço." Aqui em casa ouvimos muito
sobre a "magia da propriedade" e a importância de dar ao trabalhador
um interesse no solo que cultiva; mas na África do Sul aparentemente concordam
com o sulista dos "Biglow Papers" que
Liberdade é tipo de coisa
Que não combina com negros.
É claro que é dever do Colonial Office garantir,
em conjunto com o Governo sul-africano, a execução
da política completa conforme delineada pelo General Botha, e esperamos
que se aproveite a ocasião para instar ação nessas linhas. -- "Star".
==
==
PODE A GRÃ-BRETANHA IMPEDIR A ESCRAVIDÃO?
Uma questão de grande importância, e uma questão que pode facilmente tensionar
os laços que unem as várias partes do Império e a Mãe-Pátria,
surgiu na África do Sul em razão da operação da Lei de Terras dos Nativos
aprovada no ano passado pelo Parlamento da União. A questão nativa é de longe
o maior problema que a África do Sul tem de resolver, e suas dificuldades
são tão grandes que ninguém conseguiu apresentar qualquer esquema viável
para sua solução, embora tenha havido muitas sugestões
quanto às linhas gerais pelas quais a matéria pode ser resolvida.
A Lei de Terras é uma tentativa de estabelecer segregação modificada --
isto é, confinar o homem branco e o negro a áreas separadas do país.
Não é de modo algum uma lei bem pensada nem muito praticável,
e infelizmente teve o efeito de irritar grandemente os nativos
por toda a União. Os nativos não pensam que estejam sendo tratados com justiça,
e usaram todos os meios legítimos para obter audiência.
Esses meios, contudo, são extremamente escassos, praticamente inexistentes,
pois não têm ninguém que os represente, e, como não têm voto,
não podem exercer pressão sobre o Parlamento. Tendo fracassado na África do Sul,
enviaram uma deputação à Grã-Bretanha, pois, sendo
súditos britânicos, consideram que a Grã-Bretanha deve cuidar deles.
Ao chegar aqui, descobrem que o Governo da Metrópole não pode interferir
na política interna de uma colônia autogovernada, e assim são deixados
sem meio de obter reparação. Certamente é impossível admitir
que a Grã-Bretanha nada possa fazer pela massa da população nativa,
embora no momento lhes pareça que, embora sejam
súditos do Rei, ele nem mesmo pode ouvir seu apelo,
e nada fará por eles, e os abandonou, estado de coisas
inteiramente incompreensível para eles e que os leva a depender
apenas de si mesmos para obter reparação -- e por esse caminho jaz a rebelião.
A Grã-Bretanha está em posição embaraçosa, pois ainda tem obrigações
de assegurar justiça aos nativos. Se a África do Sul decretasse a escravidão,
a Grã-Bretanha ainda nada poderia fazer para impedi-la?
Expulsando o Nativo
Certamente o Sr. Harcourt pode sugerir ao Governo sul-africano
a necessidade de nomear uma Comissão para investigar
o funcionamento da Lei, uma Comissão que inclua nativos
bem como brancos. Que os nativos têm uma queixa material é certo.
A Lei diz que haverá certas áreas em que nenhum nativo
pode possuir ou arrendar terra, e similarmente áreas em que nenhum branco
pode possuir ou arrendar terra. Que, dentro de certo período, os nativos proprietários de terra
na área branca devem vender, e quando seus arrendamentos expirarem
não serão renovados; similarmente para os brancos na área negra.
Ora, no momento nenhuma área negra foi delimitada, e a Comissão
que executa essa tarefa não relatará por um ano ou mais;
enquanto isso os negros estão sendo expulsos da terra e não têm para onde ir.
O único caminho que lhes resta é contratar-se como criados
dos brancos; e, de fato, esse é o verdadeiro objetivo da Lei.
Os fazendeiros descobriram que os nativos estavam adquirindo terra rapidamente
e trabalhando para si mesmos em vez de para o homem branco.
Havia escassez de trabalho, e os fazendeiros desejavam forçar os nativos
a trabalhar para eles em vez de para si mesmos. Essa expulsão
sem outra alternativa é obviamente muito injusta, especialmente porque
há indicações de que as áreas nativas não serão delimitadas
por tempo considerável. Os sul-africanos sempre temeram
uma ação combinada de todas as tribos nativas, mas certamente por esta Lei
escolheram o modo mais simples de irritar todo nativo na África do Sul.
Essa condição de coisas é extremamente grave, e, embora os resultados
estejam suprimidos no presente, não se sabe o que pode acontecer
se o Governo Britânico, que os nativos consideram sua última
corte de apelação, mostrar-se impotente. Sabemos que a questão nativa
na África do Sul é terrivelmente difícil, mas é um curso óbvio
a ser seguido, a fim de manter boas relações entre as duas raças,
que as queixas sejam ouvidas imparcialmente e tratadas com justiça.
-- "Review of Reviews".
==