Capítulo XVII A Imprensa de Londres e a Lei de Terras dos Nativos Vida Nativa na África do Sul · Capítulo 17 de 24
Obra Menu

Capítulo XVII A Imprensa de Londres e a Lei de Terras dos Nativos

Capítulo XVII A Imprensa de Londres e a Lei de Terras dos Nativos

Escravos não podem respirar na Inglaterra: se seus pulmões

recebem nosso ar, naquele momento são livres;

Tocam nosso país, e seus grilhões caem.

Cowper.

A deputação nativa (graças ao Sr. H. Cornish, secretário do

Institute of Journalists) pode assegurar verdadeiramente a seu povo,

no presente estado crítico de sua posição, a simpatia

da Imprensa de Londres. Mal é necessário mencionar

que os jornais religiosos, aos quais o objetivo da deputação foi dado a conhecer,

publicaram artigos muito encorajadores sobre o mesmo,

e falaram de uma recepção cordial e de uma escuta simpática à deputação

por todo o Reino Unido; mas a missão poderia ter sido

um tanto monótona se tivéssemos apenas amigos e nenhum inimigo na Imprensa de Londres.

E um semanário de capa amarela, chamado "South Africa",

fez o possível para desempenhar o papel de inimigo.

Abusou do Brotherhood Movement e da Aborigines Protection Society por

assumirem a causa da deputação. A General Press Cutting Association,

contudo, por meio da qual soubemos dos ataques de "South Africa",

não nos disse se esse jornal também abusou de nossos outros amigos

representados pela Imprensa de Londres. Tamanha tem sido nossa boa fortuna

nesse aspecto que amigos frequentemente nos felicitaram

pela unanimidade da Imprensa em nosso favor. Nisso pensamos

que estavam certos, pois uma causa com apenas um inimigo podia muito bem ser confiada

a cuidar de si mesma.

Em uma ocasião, alguns de nossos amigos ouviram que o autor

iria entrevistar, por hora marcada, o editor de dedos finos do "Westminster Gazette",

e nos aconselharam fortemente contra isso.

"Por que não?", perguntamos. "Oh", disseram nossos amigos, "ele edita o principal

órgão do Governo, e vai sugar de você todas as informações

para usá-las contra sua causa e em favor do Governo."

Mas fomos -- primeiro, porque nos recusamos a acreditar

que o editor daquele grande órgão do pensamento britânico

fosse capaz de tirar de nós vantagem tão mesquinha; e, segundo,

porque estávamos confiantes de sermos capazes de cuidar de nós mesmos

contra qualquer espécie de bomba; e agora podemos dizer com satisfação que,

da parte do público britânico, houve tamanha demanda

por números atrasados das duas edições do "Westminster Gazette"

que continham um relato de nossa entrevista e uma fotografia da deputação

que, em quinze dias, ambas as edições se esgotaram. Além disso,

é seguro dizer que, pela ampla área de onde inquiridores nos escreveram

mencionando o "Daily News", pareceria que ou esse jornal

tem uma circulação muito grande, ou seus leitores se interessam principalmente

pelos Assuntos Sul-Africanos. E quais, pode-se perguntar, são as qualificações

do jornal "South Africa", que tentou correr contra

essa opinião esmagadora em nosso favor?

Ao contrário de alguns de seus contemporâneos, "South Africa" não tem

um único colaborador nativo em suas colunas. Alguns jornais londrinos

recebem regularmente exemplares de intercâmbio de jornais nativos

publicados na África do Sul, jornais londrinos que nunca reivindicaram

monopólio sobre o pensamento sul-africano; e, no entanto, aqui está um jornal,

sul-africano no título e nas pretensões, que nem sequer pode se gabar

de ter um jornal nativo sul-africano em sua lista de intercâmbio! Que informação, então,

podem possuir os editores de um jornal londrino tão exclusivo

sobre uma Lei promulgada especificamente para operar contra os nativos?

Logicamente, saberiam absolutamente menos que quase nada

sobre tal lei ou sua obra cruel. Só isso deveria bastar para dispor

das qualificações desse inimigo da deputação e de sua autoridade para falar

sobre o assunto de sua missão.

O "African World" é um semanário anglo-africano que tem

intercâmbio com jornais nativos e diversos correspondentes africanos,

brancos e negros. Seu editor-chefe nasceu na África do Sul

e foi jornalista ali antes de vir residir na Inglaterra;

e deve-se admitir que um jornal com tais conexões

está em melhor posição para discutir o assunto de ambos os pontos de vista.

E assim diz o "African World":

==

A DEPUTAÇÃO NATIVA SUL-AFRICANA

Deve-se admitir que a Deputação Nativa Sul-Africana

agora neste país tem tratado de seus assuntos com decoro.

Não se impuseram indevidamente, e, até aqui,

a publicidade dada a eles tem sido moderada em seu tom, e as expressões

dos membros da deputação têm sido igualmente moderadas.

Naturalmente, seus melhores amigos desaprovaram esta visita, como notamos

pela Imprensa sul-africana, mas parece ser opinião geral

que, embora não caiba apelo, sob a Constituição da União,

à Coroa Britânica quanto aos direitos nativos, uma anomalia extraordinária

parece existir nisto: que os nativos da África do Sul dentro da União

parecem ter menos direitos do que aqueles fora da União, especialmente no que diz respeito

a um apelo a Londres sobre vários assuntos que afetam seus interesses.

Estamos cientes de que o Sr. Harcourt tratou a deputação

com a máxima discrição quando a recebeu. Também sabemos

que o Sr. Harcourt e o General Botha mantêm relações pessoais muito amistosas,

e, nessas circunstâncias, sem desejar ditar

qualquer ação no assunto aos poderes de ambos os lados da água,

gostaríamos de juntar-nos a nosso contemporâneo "The Globe".

==

E o que disse "The Globe"?

==

O APELO NATIVO

A reclamação dos nativos sul-africanos que expuseram suas queixas

diante de certos membros do Parlamento equivale, em efeito, a uma reclamação

de que o Parlamento não é imperial. Suas queixas são reais e urgentes,

como qualquer pessoa pode descobrir se se der ao trabalho de consultar os recentes trabalhos

do Parlamento da União, mas eles não têm meios constitucionais

de ventilá-las. Não existe franquia nativa na África do Sul,

e embora se presuma que certos membros do Senado da União

mantenham os olhos nas questões nativas, sua influência mostrou-se ineficaz.

Não existe apelo sob a Constituição da União à Coroa

quanto aos direitos nativos, pois, embora essa omissão tenha sido apontada

na época em que o Ato de União foi debatido no Parlamento Imperial

e tenha recebido comentários adversos, nenhuma medida foi tomada pelo Colonial Office

para retificar a constituição nesse aspecto. Somos, portanto,

confrontados com a extraordinária anomalia de que os nativos da África do Sul

dentro da União têm menos direitos do que aqueles fora dela -- pois os basutos,

que permanecem sob controle imperial direto, apelaram com sucesso a Londres

sobre vários assuntos que afetavam seus interesses -- ou mesmo do que

os nativos de Colônias da Coroa em outros lugares, como atesta o apelo dos proprietários nativos

da Costa do Ouro contra legislação recente naquele território.

Neste último caso, o apelo ao Colonial Office

teve sucesso em modificar os decretos ofensivos;

nas queixas muito mais sérias dos nativos sul-africanos,

o Colonial Office não tem qualquer título constitucional.

Não obstante, as relações entre o Sr. Harcourt e o General Botha

em outros aspectos são notoriamente tão próximas e confidenciais que podemos esperar

que o Secretário Colonial aproveite a ocasião presente

e inste o chefe do Governo sul-africano

à sabedoria de lidar com os descontentamentos nativos em sua própria esfera adequada

antes de prosseguir sua reivindicação pela inclusão dos basutos e da Rodésia

na União -- reivindicação que tanto os nativos negros quanto os colonos brancos

repudiaram com toda a ênfase a seu dispor.

O General Botha dificilmente deixaria de dar atenção a um conselho privado

do Colonial Office. No caso dos indianos de Natal, cujas queixas

ele recentemente reparou, provou ser homem capaz de tomar

uma visão ampla e generosa de uma questão difícil. Não há razão

para antecipar, até prova em contrário, que ele ficará abaixo

de seu próprio nível no presente caso, não menos difícil ou perigoso.

==

==

OPINIÕES DO "DAILY NEWS"

"O Congresso Nacional Sul-Africano, depois de recorrer a

todos os meios constitucionais para pressionar seu caso contra a Lei de Terras

junto ao Governo da União, enviou cinco de seus membros a Londres

na firme convicção de que o Rei da Inglaterra, a quem veem

como seu defensor e vindicador natural, não fará ouvidos moucos

a seus apelos. Dois dos cinco -- o Rev. J. L. Dube e o Sr. Saul Msane --

são zulus; o Dr. Rubusana é xhosa; o Sr. Mapikela, fingo;

e o Sr. Plaatje, secretário do Congresso Nacional, bechuana.

Todos são homens de cultura evidente e com notável domínio

da língua inglesa."

"Tendo fracassado em causar qualquer impressão no Governo da União

("Se tivéssemos votos', observou o Dr. Rubusana, "poderíamos travar nossas próprias batalhas'),

a deputação veio à Inglaterra na esperança de influenciar

o Governo Imperial por meio do Secretário Colonial.

"O que pedem é:

"Primeiro, a suspensão da operação da Lei enquanto se aguarda o relatório

da Comissão de Delimitação:

"Segundo, um inquérito sobre as queixas nativas sob a Lei; e,

"Terceiro, uma garantia de que o Governo da Metrópole expressará sua concordância

com certas promessas feitas recentemente em nome do General Botha,

mas obviamente dependentes, quanto a seu valor, da continuidade

de sua supremacia política pessoal.

Quatro Negros para Um Branco

"Ao talhar propriedades para si na África, as raças brancas demonstraram

pouca consideração pelas reivindicações do homem negro", diz o "Daily News".

"Apropriaram-se de sua terra, e ao apropriar-se de sua terra

tiraram sua liberdade econômica, deixando-o em situação pior

do que aquela em que o encontraram. Como o nativo foi desapossado pode ser ilustrado

pelos fatos relativos à União da África do Sul. Aqui os negros,

comparados aos brancos, estão na proporção de quatro para um;

mas estão em ocupação legal de apenas um quinze avos do solo.

"Sob a Lei de Terras dos Nativos, que levou a questão a uma crise,

até mesmo o pobre fragmento de direitos no solo que resta parece condenado.

Pois, sob a Lei, nega-se ao nativo o direito -- exceto com

a inteiramente ilusória "aprovação do Governador-Geral" -- de comprar, alugar

ou adquirir quaisquer direitos em terra de pessoa que não seja nativa.

Sob essa disposição, o nativo cujo arrendamento expira, ou que é despejado

de uma fazenda, é legalmente privado de qualquer carreira exceto a de trabalhador.

Não pode possuir, não pode alugar, não pode viver como homem livre.

Um Servo Legal

"Na linguagem do Sr. Dower, Secretário dos Assuntos Nativos,

ele deve "vender seu gado e entrar em serviço". Deve aceitar quaisquer condições

que o fazendeiro branco escolha ou que o dono da mina ofereça, e uma cláusula engenhosa

encoraja o fazendeiro branco a exigir serviço não remunerado dos arrendatários nativos.

Em uma palavra, o nativo é um servo legal em sua própria terra.

"Como súditos britânicos, a deputação de nativos agora na Inglaterra

apelou ao Governo Imperial por proteção.

Pediram sua ajuda para assegurar a suspensão da Lei

até que o relatório da Comissão de Terras esteja perante o Parlamento,

e por mecanismos para investigar e reparar suas queixas.

Não obtiveram satisfação nesses pontos.

"É tempo de o Parlamento dedicar alguma atenção a suas obrigações

em relação ao nativo sul-africano. Ele não tem voto nem amigos --

apenas seu trabalho, que o homem branco deseja nos termos mais baratos.

E o homem branco conseguiu isso tomando sua terra e impondo-lhe

impostos que ele não pode pagar. De fato, o homem negro está "encurralado"

por todos os lados, e se, como a deputação sugere que pode ser o caso,

for forçado a atos de violência, não será possível dizer

que não teve provocação abundante.

Direitos ao Solo

"Há apenas um princípio que pode ser aplicado para sua proteção.

É o princípio de que ele tem direitos em seu solo nativo.

Talvez a segregação seja agora o único remédio, mas, se assim for,

as reservas destinadas a ele na área da União deveriam ter

alguma relação com suas necessidades. Não podemos fazer muito por ele ali,

mas devemos fazer o que pudermos."

==

O Sr. Advogado F. A. Silva escreveu ao "Daily News": --

==

UM APELO POR JUSTIÇA

Senhor, -- Poderia permitir-me espaço, enquanto aprecio

seu editorial desta data, para chamar à bondosa atenção de seus leitores

a distinção entre "justiça britânica como se supõe que seja"

e "justiça britânica como ela é" com respeito às raças sujeitas,

especialmente os homens negros?

Se até mesmo o "cabelo" de um súdito britânico "branco" fosse tocado na China,

no Japão, na Turquia ou na Rússia, todos os partidos políticos da Inglaterra,

com seu patriotismo habitual, se ergueriam à ocasião, e de comum acordo

exigiriam o uso de força física contra aquele país.

Mas aqui na África do Sul, no dia em que a "Lei" entrou em vigor, todos os acordos

relativos à terra foram encerrados, e milhares de nativos

se viram arruinados e sem lar. De arrendatários, tornaram-se servos.

Se o Parlamento Imperial olha com complacência para estes

procedimentos tirânicos de um Parlamento local, então o público britânico

não deveria surpreender-se se os inteligentes e pensativos

entre as raças sujeitas da "Grã-Bretanha" considerarem "justiça britânica"

e "tirania russa" termos sinônimos.

==

Chamemos atenção para mais uma carta, de um anglo-africano

ao "Daily News", que era típica das demais: --

==

O FARDO DO HOMEM NEGRO

Senhor, -- Aqueles de seus leitores que, como eu, têm algum

conhecimento de primeira mão dos nativos da África do Sul, sabem que essa queixa

expressa pela deputação nativa é muito real. Que tal deputação

tenha de vir à Inglaterra para apresentar tal apelo já é humilhante o bastante

para eles e para nós. Que seu apelo seja feito em vão

seria desastroso ao último grau.

Se a Lei de Terras dos Nativos é a melhor coisa que o Governo da União pode fazer

no cumprimento de suas responsabilidades para com as tribos nativas

colocadas sob seu cuidado pelo Rei, então muitos de nós teríamos de rever

nossa fé no autogoverno como instrumento adequado da evolução nacional;

e, além disso, resistiríamos energicamente à incorporação final

dos territórios do norte à União, como infinitamente pior

para o homem negro do que mesmo o governo sob controle de Companhia Charterada.

Espera-se que ainda não seja tarde demais para que tanto bôeres quanto britânicos na África do Sul

vejam que esse aviltamento de toda a ideia de autogoverno

é afrontar e desencorajar todos na Grã-Bretanha que viram

na concessão de sua própria liberdade política àquele grande país

uma cura para seus muitos males. Enquanto isso, o Liberalismo

deve apoiar a deputação nativa a todo custo, e é bom

que "The Daily News and Leader" abra o caminho.

==

==

UM OBJETIVO DA GUERRA S.A.: A LIBERTAÇÃO DO NATIVO

Um objetivo da Guerra Sul-Africana foi libertar o nativo

no Transvaal. Um resultado dela é que temos praticamente

menos oportunidade de interferir em seu favor do que tínhamos

sob a Convenção com a República Sul-Africana. Interferência nos

assuntos internos de uma colônia autogovernada -- neste caso, uma colônia

em que um pequeno número de homens brancos governa um grande número de negros --

deixou de estar no reino da política prática.

Mas, se essa interferência política é impossível, a admoestação moral

é ainda mais pertinente. Há em todas as partes do mundo

uma opinião pública melhor e mais esclarecida, bem como uma mais apagada e insensível,

e a melhor opinião de uma colônia é poderosamente reforçada

por uma expressão judiciosa de sentimento na mãe-pátria.

Há ocasiões em que essa opinião deveria até ser formalmente expressa

pelo Colonial Office ou por uma resolução da Câmara dos Comuns.

Ora, há no momento uma deputação de nativos sul-africanos neste país,

apelando contra a ratificação da Lei de Terras dos Nativos de 1913.

O Sr. Harcourt lhes disse que não pode interferir, nem pode mais

do que se fosse um escriturário registrador ornamental.

Mas pode, se quiser, dirigir palavras aladas ao Governo sul-africano,

que, tendo alienado toda a população trabalhadora branca,

agora excita a mesma hostilidade entre os negros.

A própria Lei provavelmente tem um motivo mais profundo. Impede

a venda de terras de homens brancos aos nativos, ou de terra nativa a homens brancos.

Isso teria o efeito de assegurar ao nativo

aquela pequeníssima porção de seu próprio país que ainda conseguiu

reter. Isso provavelmente recomendou a medida àqueles

que, por se importarem com a justiça elementar, são chamados negrophile,

sendo a cor da justiça, aos olhos de um homem branco, aparentemente negra.

O outro efeito seria impedir que aqueles cafres que estão

se educando e subindo na escala social adquiram terra.

Como, em proporção à população, o homem branco possui de longe

a maior quantidade de terra, é claro que ele não sai mal do acordo.

Entretanto, não é da própria Lei que se faz a queixa mais séria.

O que torna as coisas piores é o arranjo provisório segundo o qual,

enquanto se aguarda a delimitação da terra nativa por uma Comissão,

nenhum nativo cujo arrendamento de terra tenha expirado poderá renová-lo

por aluguel em dinheiro ou por qualquer consideração que não seja serviço de trabalho.

Sustenta-se que fazendeiros estão se aproveitando dessa proibição para exigir

serviços de trabalho não remunerado dos nativos, e assim, em efeito, reduzi-los

à servidão. É claro que a posição em que o nativo é colocado

torna isso demasiado possível, e é coisa extraordinária

que qualquer alteração violenta de status assim seja feita

antes, e não depois, do relatório de uma Comissão. De nossa parte,

não podemos acreditar que homens como os Generais Botha e Smuts desejem deliberadamente

reduzir o nativo à condição de trabalhador semisservil e sem terra,

e nos atreveríamos, em nome dos muitos Liberais que lutaram firmemente

pelo direito da África do Sul de governar a si mesma, a apelar a eles

para que estendam consideração semelhante ao povo de cujos destinos

se tornaram responsáveis, e suspendam a operação da Lei

até que os preparativos administrativos para executá-la com equidade

tenham sido concluídos. -- "Manchester Guardian".

==

==

OPINIÕES DO "STAR"

Sempre percebemos que um dos problemas mais graves do autogoverno

na África do Sul é a questão nativa. De um lado,

a opinião colonial sul-africana -- pelo que se quer dizer opinião "branca" --

ressentirá amargamente qualquer sombra de ditado vindo de Downing Street;

de outro, a consciência do povo britânico não pode permanecer

indiferente a qualquer opressão flagrante ou injustiça contra as raças nativas

sob a bandeira britânica. Uma questão muito difícil desse tipo

é levantada pela deputação de nativos sul-africanos,

que agora está neste país, buscando mover o Colonial Office

sobre o assunto da Lei de Terras dos Nativos recentemente aprovada pelo General Botha.

O objetivo último do plano do General Botha é o maior êxodo

desde os dias de Moisés; aparentemente é livrar-se de proprietários negros

em áreas nas quais a maioria dos proprietários de terras é branca,

e comprar extensões de terra em outros lugares de proprietários brancos, a fim

de assentar nativos nelas. Desse modo, as raças negra e branca,

no que diz respeito à posse de terra, serão segregadas em áreas separadas,

com redução de possível causa de atrito, e em alguns aspectos

essa é uma excelente política. Mas o problema é que o General Botha

aprovou a primeira parte de sua política e deixou a segunda parte

para o futuro. A Lei de Terras dispõe que doravante,

"exceto com a aprovação do Governador-Geral" -- ressalva

que é mero couro e trapos -- um nativo não comprará nem alugará qualquer terra

de pessoa que não seja nativa. O efeito disso é que,

ao término de qualquer arrendamento existente, um nativo terá

de renunciar à sua fazenda, e não poderá alugar nem comprar outra

de qualquer proprietário branco. Se o Governo tivesse provido fazendas

nas reservas nativas propostas para esses homens, sua política estaria completa,

mas nada foi feito, e o cumprimento dessa promessa depende da

continuidade do General Botha no cargo, e não vincula seus sucessores.

Não surpreende que os nativos sul-africanos considerem esta Lei

um meio de empurrá-los para o mercado de trabalho, seja nas minas,

seja para fazendeiros brancos. O Sr. Dower, Secretário dos Assuntos Nativos,

dirigindo-se a uma reunião de nativos em Thaba Nchu, no Estado Livre,

deu uma forte sugestão disso quando disse: "Meu melhor conselho a vocês

é vender seu gado e entrar em serviço." Aqui em casa ouvimos muito

sobre a "magia da propriedade" e a importância de dar ao trabalhador

um interesse no solo que cultiva; mas na África do Sul aparentemente concordam

com o sulista dos "Biglow Papers" que

Liberdade é tipo de coisa

Que não combina com negros.

É claro que é dever do Colonial Office garantir,

em conjunto com o Governo sul-africano, a execução

da política completa conforme delineada pelo General Botha, e esperamos

que se aproveite a ocasião para instar ação nessas linhas. -- "Star".

==

==

PODE A GRÃ-BRETANHA IMPEDIR A ESCRAVIDÃO?

Uma questão de grande importância, e uma questão que pode facilmente tensionar

os laços que unem as várias partes do Império e a Mãe-Pátria,

surgiu na África do Sul em razão da operação da Lei de Terras dos Nativos

aprovada no ano passado pelo Parlamento da União. A questão nativa é de longe

o maior problema que a África do Sul tem de resolver, e suas dificuldades

são tão grandes que ninguém conseguiu apresentar qualquer esquema viável

para sua solução, embora tenha havido muitas sugestões

quanto às linhas gerais pelas quais a matéria pode ser resolvida.

A Lei de Terras é uma tentativa de estabelecer segregação modificada --

isto é, confinar o homem branco e o negro a áreas separadas do país.

Não é de modo algum uma lei bem pensada nem muito praticável,

e infelizmente teve o efeito de irritar grandemente os nativos

por toda a União. Os nativos não pensam que estejam sendo tratados com justiça,

e usaram todos os meios legítimos para obter audiência.

Esses meios, contudo, são extremamente escassos, praticamente inexistentes,

pois não têm ninguém que os represente, e, como não têm voto,

não podem exercer pressão sobre o Parlamento. Tendo fracassado na África do Sul,

enviaram uma deputação à Grã-Bretanha, pois, sendo

súditos britânicos, consideram que a Grã-Bretanha deve cuidar deles.

Ao chegar aqui, descobrem que o Governo da Metrópole não pode interferir

na política interna de uma colônia autogovernada, e assim são deixados

sem meio de obter reparação. Certamente é impossível admitir

que a Grã-Bretanha nada possa fazer pela massa da população nativa,

embora no momento lhes pareça que, embora sejam

súditos do Rei, ele nem mesmo pode ouvir seu apelo,

e nada fará por eles, e os abandonou, estado de coisas

inteiramente incompreensível para eles e que os leva a depender

apenas de si mesmos para obter reparação -- e por esse caminho jaz a rebelião.

A Grã-Bretanha está em posição embaraçosa, pois ainda tem obrigações

de assegurar justiça aos nativos. Se a África do Sul decretasse a escravidão,

a Grã-Bretanha ainda nada poderia fazer para impedi-la?

Expulsando o Nativo

Certamente o Sr. Harcourt pode sugerir ao Governo sul-africano

a necessidade de nomear uma Comissão para investigar

o funcionamento da Lei, uma Comissão que inclua nativos

bem como brancos. Que os nativos têm uma queixa material é certo.

A Lei diz que haverá certas áreas em que nenhum nativo

pode possuir ou arrendar terra, e similarmente áreas em que nenhum branco

pode possuir ou arrendar terra. Que, dentro de certo período, os nativos proprietários de terra

na área branca devem vender, e quando seus arrendamentos expirarem

não serão renovados; similarmente para os brancos na área negra.

Ora, no momento nenhuma área negra foi delimitada, e a Comissão

que executa essa tarefa não relatará por um ano ou mais;

enquanto isso os negros estão sendo expulsos da terra e não têm para onde ir.

O único caminho que lhes resta é contratar-se como criados

dos brancos; e, de fato, esse é o verdadeiro objetivo da Lei.

Os fazendeiros descobriram que os nativos estavam adquirindo terra rapidamente

e trabalhando para si mesmos em vez de para o homem branco.

Havia escassez de trabalho, e os fazendeiros desejavam forçar os nativos

a trabalhar para eles em vez de para si mesmos. Essa expulsão

sem outra alternativa é obviamente muito injusta, especialmente porque

há indicações de que as áreas nativas não serão delimitadas

por tempo considerável. Os sul-africanos sempre temeram

uma ação combinada de todas as tribos nativas, mas certamente por esta Lei

escolheram o modo mais simples de irritar todo nativo na África do Sul.

Essa condição de coisas é extremamente grave, e, embora os resultados

estejam suprimidos no presente, não se sabe o que pode acontecer

se o Governo Britânico, que os nativos consideram sua última

corte de apelação, mostrar-se impotente. Sabemos que a questão nativa

na África do Sul é terrivelmente difícil, mas é um curso óbvio

a ser seguido, a fim de manter boas relações entre as duas raças,

que as queixas sejam ouvidas imparcialmente e tratadas com justiça.

-- "Review of Reviews".

==

1/1
Menu

Fazer anotação