Capítulo XII O Desaparecimento dos Ideais do Cabo Vida Nativa na África do Sul · Capítulo 12 de 24
Obra Menu

Capítulo XII O Desaparecimento dos Ideais do Cabo

Capítulo XII O Desaparecimento dos Ideais do Cabo

Nabote teve razão em apegar-se a seu lar. Ali estavam guardadas memórias

que toda a riqueza de Acabe não poderia comprar.

Ward Beecher.

Do grande ponto de reunião -- Sheshegu -- seguimos pelo

distrito de Alice. Nesse distrito encontramos vários homens

que não teriam colheitas -- sua renda anual -- no ano seguinte,

pois a lei havia colocado embargo em sua ocupação ordinária.

King Williamstown também foi visitada, e ali, em uma reunião

realizada na Igreja Batista, gentilmente emprestada para esse fim

pelo Rev. Sr. Pierce, decidiu-se unanimemente apelar

a Sua Majestade o Rei contra a Lei de Terras dos Nativos.

O Sr. W. Sebe presidiu essa reunião de nativos representativos,

e o Sr. Bassie traduziu a Lei.

Em Queenstown, uma resolução semelhante foi aprovada por praticamente

toda a reunião. Além de responder perguntas em cada uma dessas reuniões,

o escritor pouco disse além de ler a Lei, que contava sua própria história.

Muitos nativos que nunca haviam visto uma cópia da Lei antes,

mas que haviam ouvido seus louvores cantados por partes interessadas e acreditado

nos falsos mestres, compareceram às reuniões para opor-se a qualquer interferência indevida

com "a lei". Mas esses homens ficaram horrorizados quando a lei lhes foi lida,

sentença por sentença, e traduzida por seus próprios professores

em sua própria língua. Seguia-se então uma discussão, invariavelmente terminando

com a pergunta: "Pode um Parlamento capaz de aprovar tal lei

ainda merecer a confiança da comunidade interessada?"

A reunião de Queenstown, realizada na Escola Batista Nativa

gentilmente emprestada pelos Srs. Damane e Koti, foi mais interessante que as outras

porque é a única das muitas reuniões nativas a que assistimos

em que houve alguma dissidência. Houve quatro dissidentes

em Queenstown, e aproveitamos esta oportunidade para felicitar

todos os inimigos genuínos do bem-estar nativo pelo fato de terem

quatro firmes protagonistas de cor, que mostraram mais hombridade

que o Sr. Tengo-Jabavu porque compareceram à reunião.

Ainda assim, se a coragem desses opositores era admirável,

confessamos que não gostamos da grosseira insensibilidade e daquilo que nos pareceu

um desrespeito indecente ao sofrimento nativo manifesto em sua conduta:

quando se narrava a história das dificuldades das vítimas infelizes da Lei de Terras,

eles riam e repetiam a desculpa dos jornais

de que os despejos não eram diretamente devidos à Lei.

Concordamos com eles que despejos sempre ocorreram,

desde que o primeiro casal humano foi expulso do Jardim do Éden; ainda assim, eles

devem admitir que, até o Parlamento da União aprovar a Lei de Terras dos Nativos,

nunca houve uma lei dizendo à população nativa da África do Sul:

"Vocês não devem se estabelecer em lugar algum, sob pena de 100 libras,

a menos que sejam criados." Esses nativos sem simpatia não fizeram esforço algum

para defender a própria Lei, mas tentaram blefar a reunião

com o suposto perigo de "represálias por bôeres rancorosos, que, diziam eles,

serão mais vingativos se os nativos ousarem apelar ao Rei,

por cima da cabeça do Governo bôer". Mas a reunião não se deixou blefar.

Um orador, em especial, observou que a Lei incorporava

a pior forma de vingança, e quanto mais cedo o mundo inteiro

compreendesse a atitude do Parlamento da União em relação aos negros,

melhor seria. A reunião concordou que nenhuma escravidão poderia ser pior

do que ser posto fora da lei em seus próprios lares, e a moção foi aprovada

contra os quatro dissidentes mencionados.

Entrevistamos vários nativos que passavam por Queenstown,

e o resultado mostrou que muitas e variadas eram as vicissitudes

dos nativos nos distritos orientais da Província do Cabo.

De Queenstown tocamos alguns dos distritos do nordeste

da Província do Cabo. Em um desses distritos, um nativo razoavelmente próspero

estava trabalhando como arrendatário em uma fazenda. Por pura indústria

havia conquistado e desfrutava o respeito de todos os que o conheciam.

Seu senhorio, um homem branco, tinha particular orgulho dele.

Esse nativo foi à cidade certa manhã e, ao passar pelo Tribunal do Magistrado

a caminho das lojas, um mensageiro o chamou para dentro.

Depois que entrou no escritório, o Magistrado Assistente entregou-lhe uma notificação

para deixar a fazenda alugada, na qual era arrendatário desde a juventude,

e que era tão lar para ele quanto para o proprietário.

O senhorio, ao saber disso, naturalmente se ressentiu dessa usurpação

por parte das autoridades, que, segundo ele, haviam interferido indevidamente

em seus assuntos privados. No dia seguinte, o Baas foi de carro à cidade para entrevistar

o Magistrado e protestar contra aquilo que considerava

a interferência não autorizada do Magistrado Assistente.

Ele e o Magistrado leram e releram a Lei de Terras dos Nativos,

e ambos chegaram à conclusão de que era uma lei tão complicada

quanto desnecessária; mas o Magistrado, sendo representante da lei,

decidiu que, certa ou erradamente, ela devia ser obedecida.

Essa visita do Baas ao Magistrado havia dado a nosso amigo nativo esperança

de que resultaria em evitar a calamidade que ameaçava

ele e sua família; mas, para seu completo desespero, o senhorio, ao retornar pouco depois,

desenganou-o e deu sua própria opinião sobre "a lei mais peculiar e perversa"

de que jamais ouvira falar. Embora holandeses conhecessem e tivessem ouvido falar de

algumas leis estranhas, ainda assim esse holandês estava tão cheio de indignação

diante da estranheza dessa lei que sua descrição dela

era composta em grande parte de adjetivos holandeses intraduzíveis. Esses adjetivos,

contudo, não podiam aliviar o sofrimento de seu arrendatário nativo

da ferida infligida pela lei em sua súbita expulsão de seu lar.

Parece claro que nenhum nativo sul-africano, ao deixar uma fazenda holandesa,

jamais recebeu despedida mais respeitável do que nosso amigo recebeu

ao deixar sua fazenda em cumprimento da Lei de Terras dos Nativos.

O senhorio branco acompanhou-o até a divisa da fazenda

que por dezessete anos fora seu lar, e que ele foi tão cruelmente

forçado a deixar. Pela primeira vez em sua vida, como disse o holandês,

apertou a mão de um cafre. E, ao fazê-lo, lançou

as maldições mais terríveis sobre as pessoas responsáveis pelo impasse --

maldições, diga-se de passagem, que parecem estar sendo liberalmente atendidas.

Talvez seja interessante acrescentar o que aconteceu desde então.

Nosso amigo nativo levou sua família para a cidade, porque a Lei

não é aplicável em áreas municipais. Deixando ali sua família,

começou a vagar pelos distritos, procurando um lugar

onde pudesse pastar seu gado. No curso dessa errância,

seu rebanho diminuiu, devido à morte por fome e outras causas.

Em casa, seu antigo patrão descobriu que não podia seguir sem ele;

assim, sabendo do paradeiro do nativo e também de sua triste situação,

o patrão mandou chamá-lo e aconselhou-o a voltar para casa,

pastar ali seu gado e "que se danassem as consequências legais".

Que nunca sejam descobertos.

Chegou agora a isto: homens brancos que desejam lidar humanamente

com seus amigos nativos devem recorrer a métodos clandestinos, para permitir

que um nativo e seu gado bebam a água fresca e respirem o ar puro

nas vastas extensões da África do Sul, pois por lei os nativos agora têm menos direitos

que as cobras e escorpiões que abundam naquele país.

Pode justificar-se uma lei que força as pessoas a viver

apenas por meio de chicana; e que, para progredir, obriga alguém

a enganar os oficiais da lei da Coroa? Este caso é apenas um entre muitos

que chegaram à nossa própria observação, e pode haver muitos mais

dos quais nada sabemos.

O "Cape Times", principal jornal diário bothaísta do Cabo,

defendeu todas as ações da União, incluindo a demissão

de servidores civis ingleses. Justifica este último ato

alegando que os funcionários demitidos não sabiam holandês.

Consequentemente, não se poderia esperar que esse jornal

tivesse quaisquer escrúpulos quanto a uma lei promulgada especificamente para reprimir homens negros.

Apoiou todas as cláusulas severas do Projeto da Lei de Terras dos Nativos,

incluindo a Cláusula 1. Contudo, quando a deputação nativa à Inglaterra

deu provas das devastações da "lei da peste" na Colônia do Cabo,

o "Cape Times", em vez de defender sua lei de estimação, disse:

"A reclamação à qual dão precedência é particularmente instrutiva",

e assim, citando o apelo da deputação, que diz: "Na Colônia do Cabo,

onde nos dizem repetidamente que a Lei não está em vigor,

os Magistrados de East London, King Williamstown e Alice

proibiram arrendatários nativos de relavrar suas antigas terras alugadas em outubro passado,

e também ordenaram que removessem seu gado das fazendas de pastagem",

esse diário ministerial acrescenta: "É desnecessário considerar

a justiça ou não dessa reclamação, pois é perfeitamente claro

que, se um Magistrado ultrapassa os limites da lei, é assunto

a ser tratado pelo Governo da União."

Será observado que isso é uma insinuação de que os Magistrados

que administram a Lei de Terras no Cabo estão excedendo sua autoridade

e devem ser "tratados pelo Governo da União". Ora, quais são os fatos?

É bem sabido que todos os Magistrados, inclusive os do Cabo, são pagos

para administrar todo instrumento legislativo, sensato ou absurdo,

aprovado pelo Parlamento parcialmente letrado da União da África do Sul.

Portanto, esses Magistrados, ao ordenar que nativos saiam de suas fazendas

e ao expulsar o gado nativo das áreas de pastagem, estão apenas executando

a Seção 1 da Lei de Terras dos Nativos. Um Magistrado do Cabo que decidiu

que lavrar em uma fazenda não era violação da lei FOI "tratado

pelo Governo da União", pois veio de Pretória uma ordem peremptória

declarando ilegal tal decisão.

Portanto, longe de o Magistrado do Cabo estar "ultrapassando

os limites da lei" ao expulsar nativos das fazendas e gado nativo

de suas pastagens, esses Magistrados poderiam legalmente ter feito pior,

na medida em que poderiam, sob a Seção 5, ter enviado esses nativos à prisão

por contrariarem a Seção 1. Em justificação, então,

da participação sua e de seu partido nessa realização legislativa,

o "Cape Times" deveria ter procurado desculpa mais digna do que tentar assim

fazer de uma banda de homens equânimes bodes expiatórios, homens que presumivelmente,

antes da União, jamais pensaram que faria parte de seu dever

administrar do banco do Cabo uma Lei que infligisse tamanha crueldade grosseira.

Quem, nos dias dos Murrays, do Sr. F. Y. St. Leger, e posteriormente

do Sr. F. E. Garrett, poderia ter pensado que o "Cape Times"

destruiria dessa maneira suas grandes tradições,

construídas durante o século XIX, ao sancionar uma lei

sob a qual Magistrados do Cabo seriam forçados a tornar sem lar

os nativos do Cabo em seu próprio Cabo da Boa Esperança? A única Colônia

cuja administração, sob seus sábios estadistas da era vitoriana,

criou para ela aquele tremendo prestígio que era sentido

por todo o continente escuro, e que repousava em grande parte

no fato de que, entre seus cidadãos, antes de sua incorporação

aos estados do norte, não conhecia distinção de cor,

pois todos eram livres para qualificar-se ao exercício dos direitos eleitorais.

A velha Colônia do Cabo dos dias de nossa infância, cuja administração,

apesar de lapsos ocasionais, conseguiu durante cem anos

manter-se afastada dos massacres familiares e do derramamento de sangue das expedições punitivas

contra tribos primitivas, massacres e derramamento de sangue tão comuns

em outras partes do mesmo continente; a velha Colônia do Cabo cujos

métodos pacíficos de civilização agiram como incentivo às tribos bechuana

para desembainhar a espada e resistir a toda tentativa de anexação por europeus

que não fossem os britânicos: uma resistência tão determinada que frustrou

os esforços de ligar a África do Sudoeste Alemã à República do Transvaal,

e assim manteve aberta a rota comercial para a Rodésia para os britânicos.

Tudo isso feito sem qualquer esforço por parte dos próprios britânicos,

e feito pelos nativos por consideração aos ideais da Colônia do Cabo.

Mas, ai! esses nativos estão agora impedidos de lavrar o solo do Cabo,

exceto como servos republicanos. Que diria Sir George Grey, ou o Bispo Gray,

ou Saul Solomon, disto? Que diriam esses construtores do Império se

voltassem aqui e descobrissem que as colinas e vales de sua velha Colônia do Cabo

deixaram de ser lar para muitos de seu milhão de negros robustos,

cujos músculos ajudaram o conquistador a assegurar sua posse atual do país?

Que diriam esses campeões da justiça se vissem como,

com sua entrada na União, a Colônia do Cabo trocou

seus ideais brilhantes pela história sombria dos estados do norte,

uma história maculada com sangue inocente, e um território

encharcado de lágrimas nativas e escandalizado por enterrar nativos vivos;

e que, com um traço de pena, a chamada federação

demoliu a fórmula de Rhodes de "direitos iguais para todos os homens civilizados,

independentemente da cor"? Como caíram os poderosos!

Mas enquanto cantamos o canto fúnebre dos ideais do Cabo, os republicanos

cantam canções de alegria. Assim, quando o Sr. Sauer, notável discípulo

do falecido Sr. Saul Solomon, morreu, o "Bloemfontein Friend",

principal diário ministerial do Estado "Livre", disse:

==

Ele sustentava sem compromisso o ideal de Rhodes de igualdade completa,

e era segredo aberto que o Sr. Sauer, que conduziu a Lei de Terras dos Nativos

pelo Parlamento na última sessão, teria, se as circunstâncias fossem diferentes,

sido seu mais forte opositor. Foi a ironia do destino que o fez

Ministro dos Assuntos Nativos quando uma lei teve de ser aprovada, lei que parecia estar

em inteiro conflito com suas convicções estimadas de toda uma vida.

A Lei que aprovou incorporava os odiados princípios do norte que

ele havia consistentemente combatido durante toda a sua carreira política, e,

como no caso do Ato de União, foi apenas a influência do Sr. Sauer que

acalmou os sentimentos da seção intransigente da população nativa.

O Sr. Sauer era discípulo convicto dos ensinamentos de Saul Solomon,

que fundou e pregou o evangelho da política nativa do Cabo.

Em nossa visão, essa era uma política equivocada. Seu principal expoente moderno agora

foi retirado, e se Deus, e não o homem, molda os destinos das nações,

podemos ser perdoados pela crença de que a morte do Sr. Sauer nesta conjuntura

significa algo mais do que a mera passagem do finito para o infinito

de um ser humano.

==

Se esta é uma declaração brutal, é ao menos mais franca,

e portanto mais viril, do que a política vacilante do "Cape Times",

o órgão ministerial da Colônia do Cabo. Diz-se que "a política

faz estranhos companheiros de cama", mas nem mesmo o mais perspicaz de nossos videntes políticos

poderia ter previsto que, em 1913, o "Cape Times" seria encontrado

no mesmo campo que seus contemporâneos republicanos, que cantam alegrias

sobre a estrutura demolida das tradições do Cabo, e sobre

o desaparecimento dos estadistas vitorianos e dos princípios que defendiam --

princípios vitorianos que o "Cape Times" de outros dias ajudou a construir

em outro campo político! Como caíram os poderosos!

Queridos belos recantos de inocência e tranquilidade,

Assentos de minha juventude, quando todo esporte podia agradar,

Quantas vezes vagueei por teu verde,

Onde a humilde felicidade tornava cara cada cena!

Quantas vezes pausei diante de cada encanto:

A cabana abrigada, a fazenda cultivada,

O riacho que nunca falhava, o moinho ativo,

A igreja decente que coroava a colina vizinha,

O espinheiro com bancos sob a sombra

Feitos para a velhice conversar e amantes sussurrarem!

Quantas vezes bendisse o dia que vinha,

Quando o trabalho, abrandando, cedia sua vez ao lazer!

E todo o séquito da aldeia, livre do labor,

Conduzia seus jogos sob a árvore espalhada;

Com olhares laterais de amor de virgens tímidas,

O olhar da matrona que reprovaria esses olhares.

Estes eram teus encantos, doce Província, esportes como estes,

Com doce sucessão, ensinavam até o labor a agradar;

Estes derramavam em torno de teus recantos sua influência alegre,

Estes eram teus encantos -- mas todos estes encantos fugiram.

Doce aldeia sorridente, a mais bela do prado,

Teus esportes fugiram e todos teus encantos se retiraram;

Em meio a teus recantos vê-se a mão do tirano

E a desolação entristece todo o teu verde:

E trêmulos, encolhendo-se diante da mão do espoliador,

Para longe, muito longe, teus filhos deixam a terra.

Mal vai a terra, presa de males apressados,

Onde a riqueza se acumula e os homens decaem.

O nativo do Cabo pode endossar inteiramente estes sentimentos de Oliver Goldsmith,

que, contudo, comparados à sua sorte presente, são brandos ao extremo;

pois não poderia ter sido em meio a cenas desta descrição,

e com uma perspectiva nem metade tão ruim quanto a nossa, que o mesmo autor canta ainda:

Houve um tempo, antes que começasse a dor da Inglaterra,

Em que cada rood de terra sustentava seu homem;

Mas os tempos mudaram: o cortejo insensível do Comércio

Usurpa a terra e desapossa o camponês.

Aquelas horas gentis que a abundância mandava florescer,

Aqueles desejos calmos que pediam pouco espaço,

Aqueles esportes graciosos que enfeitavam a cena pacífica,

Viviam em cada olhar e iluminavam todo o verde,

Estes, partindo para longe, buscam uma costa mais bondosa,

E a alegria e os costumes rurais já não existem.

Em todas as minhas andanças por este mundo de cuidado,

Em todas as minhas dores -- e Deus me deu minha parte --,

Ainda tive esperanças de coroar minhas últimas horas,

Deitar-me entre estes humildes recantos.

1/1
Menu

Fazer anotação