Capítulo X Dr. Abdurahman, Presidente da A.P.O. / Dr. A. Abdurahman, M.P.C.
Capítulo X Dr. Abdurahman, Presidente da A.P.O. /
Dr. A. Abdurahman, M.P.C.
(Nativo do Cabo, e M.B.C. de Edimburgo)
Presidente da African Political Organization
sobre o problema racial sul-africano
O seguinte discurso presidencial foi proferido pelo Dr. Abdurahman
em Kimberley, em 29 de setembro de 1913, na abertura da décima Conferência anual
da A.P.O. Sua Senhoria o Conselheiro E. Oppenheimer,
Prefeito de Kimberley, presidiu: --
==
Quase dois anos se passaram desde que nos reunimos pela última vez em Conferência --
dois anos cheios de acontecimentos que têm importante influência
sobre o futuro da África do Sul, e especialmente sobre as raças de cor.
Graças, contudo, ao jornal da A.P.O., todo homem de cor inteligente está
familiarizado com esses acontecimentos, e não há necessidade de eu me deter em detalhe
em nenhum deles. Ainda assim, uma enumeração sumária será desejável
para responder a certas perguntas que proponho submeter a vocês: será
também necessário fazer uma retrospectiva das condições que prevaleciam
no tempo em que a África do Sul branca, entre exultações exuberantes
e um coro de hosanas, acolheu freneticamente o Ato de União
como um farol que brilharia através das eras da história,
indicando o começo da paz e da prosperidade para a terra,
e o nascimento de uma nova nação -- o fundamento de um novo nacionalismo.
Introduzido por seus autores ao som de trombetas,
e com incenso de autoadulação por sua tão alardeada realização,
ele certamente não pode ter desmentido suas esperanças otimistas, provando ser
nada mais do que um sonho de Alnaschar. Se os europeus
estão inteiramente satisfeitos com os resultados da União, isso é assunto deles;
mas penso que temos justificativa para procurar alguma indicação
dos frutos desse Ato de nosso ponto de vista. Antes de fazê-lo,
porém, lancemos um rápido olhar sobre a condição das raças de cor
nos dias anteriores à União, e então, depois de uma breve revisão da legislação
desde aquela data memorável, perguntaremos a nós mesmos: como esses acontecimentos
impressionaram a mente das raças de cor, e qual é nosso dever
para conosco e para com nosso país?
Tais são as perguntas que proponho dirigir a mim mesmo esta noite,
e procurarei respondê-las da maneira mais franca e direta
possível. Justiça e equidade são nossas demandas --
são direitos inerentes de todo homem, especialmente de um súdito britânico nascido livre,
mesmo na África do Sul. Portanto, sem nos preocuparmos se algumas de nossas opiniões
agradam ou desagradam à seção privilegiada da população deste país,
estamos obrigados pelo dever a declarar nossas convicções honestas
com ousadia e sem temor. Procurarei, portanto, expor minhas opiniões
sem qualquer calor, mas com uma calma fria e sem paixão, possível
apenas àqueles que, apesar de experiências amargas, baseiam suas observações
em fatos severos e realidades inegáveis.
Ultimamente, tornou-se moda na Imprensa da União
apelidar de sentimentalista qualquer um que precise dizer verdades desagradáveis.
Isso, naturalmente, não é argumento. O sofrimento silencioso de anos
que deve ter sido suportado pelo homem de cor na África do Sul
provavelmente não deixou muito do lado sentimental da humanidade
em sua composição. Contudo, por mais intragáveis que possam ser
os fatos que tenho a apresentar à consideração de vocês esta noite,
confio que meus críticos serão honestos o bastante, nesta ocasião,
para enfrentá-los corajosamente. Podem questionar sua exatidão, se quiserem,
ou contestar a validade de minhas deduções a partir desses fatos.
Esse é o caminho honesto que devem adotar. Além disso, confio que
a África do Sul branca, especialmente aqueles que mais alto se gabam das tradições britânicas,
lembrará que é direito inalienável de um súdito britânico,
não importa em que parte do Império se encontre, dirigir-se a seus fellow-subjects
sobre a momentosa questão do Governo. "Se", declarou um jurista inglês,
"nenhum homem pudesse despertar a mente pública para os erros e abusos
em nosso Governo inglês, como poderia ele ter avançado de etapa em etapa,
através de reforma e revolução, de modo a chegar da barbárie
a tal grau de felicidade e perfeição?" Uma investigação
como a que agora proponho não será destituída de lições. Se a África do Sul
está cumprindo dignamente sua missão; se tem sido fiel a seu encargo;
se está promovendo a causa da civilização, e se suas ações
se baseiam no humanitarismo, então ela pode prosseguir enérgica e conscienciosamente
no caminho que vem seguindo. Mas, se puder ser demonstrado
que não há base ética em sua política de lidar com as raças de cor,
que o humanitarismo como fator dominante está invariavelmente ausente, e que
subjacente à sua política atual está o princípio do engrandecimento de classe,
então podemos exortá-la a deter-se antes que seja tarde demais, e seguir outro caminho.
Colônia do Cabo
Ora, embora nunca tenha havido um tempo em que as raças branca e negra
estivessem em pé de igualdade prática -- civil e politicamente --,
é fato que, sob a antiga constituição do Cabo, a igualdade teórica
era assegurada a todos, independentemente de raça ou credo. As raças de cor eram,
nesta Colônia, tratadas com muita consideração, se não com
igualdade absoluta. O avanço alcançado por elas sob aquele regime era sempre
apresentado à admiração do mundo. Era considerado prova convincente
de que uma política baseada na justiça era a política correta a seguir
no governo de raças sujeitas. Os hábitos pacíficos das raças de cor
desde a concessão da antiga Constituição do Cabo são uma vindicação completa
do amplo liberalismo cultivado pelos estadistas ingleses sessenta anos atrás.
"É o desejo sincero do Governo de Sua Majestade que todos os seus súditos
no Cabo, sem distinção de classe ou cor, estejam unidos
por um único laço de lealdade, e acreditamos que o exercício dos direitos políticos
desfrutados igualmente por todos se mostrará um dos melhores métodos de alcançar
esse objetivo." Assim diz o despacho do Duque de Newcastle ao
Governador Cathcart, ao transmitir "à Colônia do Cabo da Boa Esperança
Ordenanças que conferem uma das constituições mais liberais desfrutadas
por qualquer das possessões britânicas".
Mas mesmo no Cabo, antes da União, não faltavam sinais de que
algumas leves reações haviam começado. Aos poucos, a doutrina dos direitos iguais,
que formava a base da Constituição do Cabo, apesar de sua ressurreição
pela famosa declaração do grande Rhodes, perdia sua força.
Contudo, diante de pequenas infrações ao princípio dos direitos iguais,
e de algumas invasões do corolário necessário desse princípio, o direito
a oportunidades iguais -- no mundo industrial bem como no político --,
não estávamos inteiramente insatisfeitos com o governo do homem branco no Cabo.
As Colônias do Norte
Consideremos agora a posição nas Colônias do Norte, especialmente no
mal denominado Estado Livre. Ali se apresenta um quadro muito diferente.
Desde os dias em que os voortrekkers se esforçaram para escapar ao domínio inglês,
desde o dia em que buscaram a hospitalidade do Chefe Moroka,
a história do tratamento dos negros ao norte do rio Orange
é um longo e ininterrupto registro de rapina e ganância,
sem uma única virtude que redima os horrores cometidos
em nome da civilização. Tal é a opinião a que qualquer estudante imparcial
deve chegar pelo estudo mesmo dos registros escassos disponíveis.
Se tudo fosse contado, seria de fato uma história de gelar o sangue,
e provavelmente é bom que o mundo não tenha conhecido
tudo o que aconteceu. Contudo, o tratamento das raças de cor,
mesmo nas Colônias do Norte, é exatamente o que se poderia esperar
de sua história. As restrições da civilização
foram lançadas de lado, e os elementos essenciais dos preceitos cristãos ignorados.
A marcha dos voortrekkers rumo ao norte foi uma gigantesca incursão de pilhagem.
Varreram a terra como uma peste desoladora,
arrasando tudo em seu caminho e rindo impiedosamente das devastações
das quais as raças nativas ainda não se recuperaram. Seus governos
foram fundados no princípio que subverte toda a ética cristã:
que o homem de cor não tinha direito a reconhecimento
nem na Igreja nem no Estado. Crueldade e opressão equivalentes à servidão eram,
e ainda são, os traços salientes do Estado Livre.
E seria ousado o homem que afirmasse que as raças nativas
progrediram de algum modo como resultado do contato com o homem branco
no Estado Livre. Não se podia esperar progresso em tais circunstâncias,
pois em parte alguma há sinais de que o Estado Livre tenha sido jamais inspirado
por motivos altruístas.
Tal era a condição das coisas no tempo da União. Injustiça, repressão
e desumanidade caracterizavam o tratamento das raças de cor no norte:
justiça, benevolência e igualdade de oportunidade no sul.
Ora, diz-se que "onde a escravidão é proibida, ali a liberdade civil
deve existir; onde a liberdade civil é negada, ali a escravidão se segue".
Essas máximas, todo estudante da história admitirá, foram
abundantemente verificadas na história da África do Sul. Tomemos, por exemplo,
uma comparação entre a condição do povo de cor desta cidade
e a de Bloemfontein, capital do Estado Livre de Orange.
Seu membro do Parlamento afirmou que, em Kimberley, nosso povo é um crédito
para o distrito, e o povo de cor mais avançado e progressista
da África do Sul. Isso se deve, sem dúvida, às excelentes facilidades educacionais
de que vocês dispõem há já considerável tempo,
à liberdade e autonomia que desfrutam, e ao tratamento bondoso
que receberam das mãos dos europeus. Em Bloemfontein,
por outro lado, praticamente não há facilidades educacionais
para as crianças, que, assim que atingem a idade de quinze anos,
devem entrar a serviço de um homem branco, ou ser lançadas na prisão.
Não há liberdade, não há autonomia, e o resultado é que
o povo de cor da capital daquele Estado Escravista Britânico
é ignorante, pobre e degradado.
Aqui, então, pode-se ver facilmente os resultados produzidos pelos
dois diferentes sistemas de governar as raças de cor --
o benevolente e o despótico. No norte, a negação dos direitos civis
produziu um estado de escravidão virtual, e a recente negação
do pleno enfranchisement do povo de cor na União
resultou de modo semelhante na aprovação de uma Lei -- a Lei de Terras dos Nativos,
que significa nada menos que a escravização parcial das raças
em toda a União. Com duas políticas tão divergentes em vigor
na África do Sul, não surpreende que as raças de cor
tenham visto com a mais grave apreensão a União das Colônias sobre uma base
que daria às Colônias do Norte poder e influência suficientes
para moldar a legislação da União. E não hesito
em declarar que, quando a União foi consumada e o povo de cor
foi parcialmente privado do voto, soou o dobre fúnebre da igualdade política
para as raças de cor, e foi anunciado o triunfo do norte
sobre o sul.
Lamentos sinceros foram expressos por nossos amigos quanto à redução de nossos direitos
e à limitação de nossos privilégios efetuadas
pelo South Africa Act. Esperanças fervorosas foram cultivadas
por políticos do Cabo de que não apenas não sofreríamos qualquer injustiça,
mas que a posição das raças de cor no norte seria melhorada,
e seus direitos finalmente admitidos. Eles acreditavam afetuosamente
que a influência fermentadora das ideias do Cabo mitigaria
a barbárie das ideias do nortista. Não tínhamos razão para duvidar
da sinceridade das crenças de nossos amigos, mas não tínhamos fé
nos nortistas -- homens cujas profissões públicas e prática
eram vazias de qualquer vestígio de justiça ou honra em suas relações
com as raças de cor.
Em novembro de 1904, quando a questão da União estava em discussão,
expressei-me assim: "Em um Parlamento central haveria
o perigo de as políticas do norte penetrarem lentamente em nossa Colônia
e minarem nossa Constituição. Os homens do norte já nos disseram
o que fariam se chegassem ao poder; e amigos europeus,
por numerosos e influentes que fossem, não seriam capazes
de salvaguardar os interesses do povo de cor." Até que ponto
essa previsão se verificou é bem conhecido de todo homem de cor.
A posição do homem de cor no tempo da União
era tal como a descrevi.
Desde a União
Mal a bênção do Todo-Poderoso havia sido invocada sobre os trabalhos
do Parlamento da União na abertura de sua primeira sessão quando,
para sua eterna vergonha e infâmia, ele colocou em seu código uma lei
que excluiria o próprio Cristo da membresia da Igreja Reformada Holandesa.
Um Parlamento capaz de tal blasfêmia é capaz de qualquer iniquidade.
Seguiram-se então o Projeto de Lei do Casamento e o Projeto de Lei dos Posseiros,
ambos medidas abortivas, mas que, não obstante, mostravam claramente
a atitude mental dos governantes brancos em relação às raças de cor.
Para encontrar emprego para brancos pobres, empregados ferroviários de cor
que haviam servido fiel e bem ao país foram dispensados.
Uma África do Sul branca foi declarada no Parlamento da União
e em toda plataforma. A raça branca deve preservar seu domínio.
Para esse fim, adotou-se uma política rigorosa de repressão;
e as esperanças entusiásticas de uma extensão dos direitos de franquia
a nossos irmãos do norte, nutridas por políticos do Cabo
e pelo Parlamento Imperial, estão agora tão distantes quanto as calendas gregas.
Não relatarei o longo catálogo de outras perseguições e injustiças.
Todos nós sentimos algumas delas em uma fase ou outra da vida.
Tão graves se haviam tornado as coisas em 1911 que, em meu alerta às raças de cor
contra os perigos que tal política necessariamente acarretaria, fui ousado o bastante
para declarar em nossa Conferência de Johannesburgo que, quando os europeus estivessem prontos,
entrariam em uma guerra de extermínio. Fui severamente censurado
por imputar motivos tão desumanos aos europeus. Fui denunciado
em linguagem ainda pior do que a usada contra os líderes trabalhistas
na greve recente. Nenhum epíteto injurioso era forte o bastante
para ser lançado à minha cabeça. Minha declaração encontrou condenação quase universal
nas mãos dos editores da Imprensa branca; mas foi condenada
não por qualquer falsidade nela, e sim simplesmente porque
era imprudente e inconveniente fazer tais observações. Mal se passaram dezoito meses
desde o momento em que fiz essa previsão
até vermos o Parlamento da União aprovar a Lei de Terras dos Nativos,
que cria condições, se não equivalentes ao extermínio, ao menos destinadas
a escravizar os nativos deste país. Esse mandato tirânico está espalhando
multidões de nativos para fora de seus lares. A mãe terra é agora para eles
apenas uma madrasta. Podem entrar em servidão perpétua na fazenda,
ou passar "uma vida sem sol na mina insalubre".
Hoje há também um renascimento da perseguição no Estado Livre.
As antigas leis dos dias sombrios estão sendo aplicadas com rigor implacável.
A santidade dos lares é violada. Esposas são obrigadas a portar passes.
Mães são levadas a abandonar seus filhos de tenra idade e procurar emprego.
Filhas são arrancadas do cuidado e do controle paternos,
e forçadas ao serviço de algum canalha branco. Maridos não têm permissão
para trabalhar em seus ofícios por conta própria sem pagar 5 xelins por mês
pelo privilégio. Tal é a condição das coisas no Estado escravista.
E tudo isso é feito por trás do poder da bandeira britânica
que tremula sobre aquela Província, e no entanto esses atos eram impossíveis
enquanto o Estado Livre não tinha poder para enfrentar a opinião pública britânica.
Além disso, na Colônia do Cabo, as leis do Estado Livre estão gradualmente
sendo introduzidas. As Leis do Toque de Recolher são aplicadas. Uma linha de cor distinta
está sendo traçada em todas as fases da vida, mais distintamente desde que o General Smuts
declarou que a cor, e somente a cor, deve ser a linha divisória.
Uma lista tão longa de atos tirânicos de perseguição quanto eu poderia elaborar
-- perseguições do povo de cor como classe, bem como individualmente --
só pode apontar para uma conclusão: a de que os brancos estão determinados,
a todo custo, a reprimir todas as aspirações do povo de cor
por uma vida mais elevada, a negar todas as oportunidades de melhora,
a mantê-los política, civil e industrialmente como escravos,
e até a forçar aqueles que se ergueram a voltar a um estado pior que a escravidão.
A África do Sul está rapidamente se tornando
Uma terra de tiranos, e um covil de escravos,
Onde miseráveis buscam sepulturas desonrosas.
Dever dos Europeus
Qual é o dever dos europeus para com as raças de cor do país?
Tomemos as afirmações tantas vezes repetidas pelos próprios europeus.
Seus líderes gostam de falar de suas responsabilidades para conosco. Eles tiveram
eternamente, ou costumavam ter até bem recentemente, nos lábios
essas frases de belo som sobre "nossos deveres e nossas responsabilidades
para com nossos irmãos de cor". Mas tais frases não são vazias e sem sentido?
Se os europeus têm deveres para com o povo de cor, que mais está implícito
senão a necessidade de trato humano e de esforços para melhorar sua sorte
e elevá-los na escala da civilização? Se é isso que
seus deveres significam, perguntemos até que ponto os cumpriram.
Em vez de tratamento bondoso e humano, encontramos crueldade bárbara e desumanidade.
Em vez de melhorar nossa sorte, esforçam-se para acentuar sua amargura.
Em vez de visar nossa elevação, procuram degradar-nos.
Em vez de estender mão amiga àqueles que lutam para melhorar a si mesmos,
empurram-nos de volta sem remorso e com rigor.
Em vez de tornar possível que desfrutem as bênçãos
de um cristianismo esclarecido e de uma civilização nobre,
negam-lhes o direito de viver, a menos que se contentem
em escravizar-se para fazendeiros ou descer às entranhas da terra
para cavar o ouro que escraviza o mundo, e diante de cujos encantos
toda liberdade foge. Em suma, o objetivo do governo do homem branco hoje
não é desenvolver as faculdades das raças de cor para que possam viver
uma vida plena, mas mantê-las para sempre em posição servil.
O espírito que está por trás dessa visão de governar as raças de cor
espalhou-se por esta Colônia com a União, e agora é universal
por toda a África do Sul.
O povo de cor se ressente disso, e não se pode ficar espantado
com o sentimento de hostilidade violenta que surgiu.
É um resultado natural. E, nas palavras de Carlyle, pode-se dizer
que "a quaisquer outras tristezas sob as quais o povo de cor labute,
esta tristeza mais amarga -- a injustiça -- se acrescenta:
a convicção insuportável de que são tratados injustamente,
de que sua sorte neste mundo não está fundada no direito,
nem mesmo na necessidade e na força, não é o que deveria ser,
nem o que será". Os povos de cor são seres sencientes.
Suas almas ardem sob o estigma da injustiça. Eles nutrem
um humor sombrio e vingativo de revolta contra o governo branco.
Perderam o respeito pelo homem branco, e recusam-se a dar o melhor de si
ao país.
O dever dos europeus é claro. Mostrem ao povo de cor que o Governo
é para o bem de todos, não para a classe privilegiada. Provem que
o primeiro objetivo não é manter-nos como rachadores de lenha e carregadores de água
para os homens que têm o poder. Conquistem as raças de cor por sua afeição.
Concedam-lhes oportunidades iguais. Se fizerem isso, então a harmonização feliz
de toda a comunidade será alcançada, e vocês podem estar certos de receber
o retorno grato da afeição e do respeito das raças de cor.
O tratamento que poderíamos razoavelmente esperar da raça dominante
é justamente o que eles próprios esperariam se estivessem em nossa posição.
Temos tanto direito à terra da África do Sul quanto eles.
Temos tanto direito quanto eles a ser governados sobre a mesma base de humanidade.
Na linguagem de um dos maiores estadistas da Inglaterra, os próprios europeus
teriam sido excluídos de todas as bênçãos que desfrutam,
de paz, de felicidade e de liberdade, se houvesse alguma verdade
nesses princípios que alguns cavalheiros não hesitaram em estabelecer
como aplicáveis ao caso da África. "Se esses princípios fossem verdadeiros,
nós mesmos", disse William Pitt, "teríamos definhado até esta hora
naquele miserável estado de ignorância, brutalidade e degradação
em que a história prova que nossos ancestrais estiveram imersos.
Se outras nações houvessem adotado esses princípios em sua conduta para conosco;
se outras nações houvessem aplicado à Grã-Bretanha o raciocínio
que alguns dos Senadores desta mesma Ilha agora aplicam à África,
séculos poderiam ter passado sem que emergíssemos da barbárie;
e nós, que desfrutamos as bênçãos da civilização britânica,
das leis britânicas e da liberdade britânica, poderíamos nesta hora ter sido
pouco superiores, quer em moral, em conhecimento ou em refinamento,
aos rudes habitantes da costa da Guiné."
Tais foram as palavras de Pitt em um discurso que proferiu em 1792,
no curso de um debate sobre o Tráfico de Escravos. Suas opiniões
eram vastamente diferentes das de nosso Primeiro-Ministro sul-africano,
que se abstém de usar o sjambok, segundo nos disse,
sem outro fundamento além de que isso também poderia feri-lo,
e que está determinado a não permitir nenhum representante nativo
no Parlamento da União enquanto o Todo-Poderoso o poupar para ser senhor supremo.
Ele não aguarda, como Pitt, o dia em que "Nós (britânicos)
poderemos contemplar os raios da ciência e da filosofia irrompendo sobre a África,
que, em algum período feliz, talvez brilhe com pleno esplendor".
Mas essa política de repressão não pode durar muito mais.
Se um punhado de indianos, em matéria de consciência, pode resistir tão firmemente
ao que considera injustiça, o que não poderiam fazer as raças de cor
se adotassem essa prática de resistência passiva?
Devemos todos admirar o que esses indianos britânicos demonstraram, e estão demonstrando,
em sua determinação de manter aquilo que julgam ser seus direitos.
A desumanidade do Estado Livre levou nossas mulheres a resistir à lei.
Muitas delas foram para a prisão em vez de portar passes. As raças de cor
aplaudem as nobres ações dessas bravas filhas da África.
Estou convencido de que, se nosso povo como um todo estivesse preparado para sofrer igualmente,
poderíamos obter reparação de nossas queixas mais graves
enquanto o General Botha ainda está vivo. Seremos levados a esse caminho?
Os europeus devem fazer essa pergunta a si mesmos, e fazê-la prontamente.
Por exemplo, se os 200.000 nativos nas minas,
na linguagem do Partido Trabalhista branco, "baixassem" as ferramentas
e preferissem aquecer-se ao sol a descer às minas;
se o trabalhador rural, na época da colheita, se recusasse a trabalhar
por um xelim e seis pence por dia, o fundamento econômico da África do Sul
subitamente estremeceria e tremeria com tal violência que
a bela superestrutura da África do Sul branca construída sobre ele
desabaria com estrondo, acarretando ruína financeira
como o mundo nunca testemunhou antes. Se os europeus
desejam evitar tal calamidade neste país, devem
seguir o caminho correto e encorajar o povo de cor da África do Sul
a melhorar sua posição e tornar-se cidadãos mais úteis
do que jamais foram. Eles próprios participarão
das bênçãos que brotam de nossa melhora e prosperidade,
e receberão "ampla recompensa por sua tardia bondade
(se bondade se pode chamá-la) em não mais impedir" nosso progresso.
Também deveríamos exortar os europeus a voltar ao caminho da justiça, a refazer
seus passos pela rota que parecem ter percorrido ultimamente.
Eles podem influenciar a Legislatura. Tudo o que o Parlamento faz
é feito em nome do povo branco, e os brancos deveriam,
se desejam ver a África do Sul como um país feliz, próspero e pacífico,
deter o Parlamento em sua carreira insana. É pior do que loucura insensata
prosseguir por esse caminho. Muitos povos se revoltaram contra opressão menor
do que a que tivemos de sofrer. No momento, não temos outro caminho
senão suportar em silêncio a perseguição de nossos tiranos,
e conformar-nos à servidão que nos é imposta. Bem podemos exclamar
que este é um país onde
Os brancos dissolutos traçam novos estatutos penais,
Brancos moem os negros, e homens brancos governam a lei.
Não obstante, não é tarde demais para corrigir. O estranhamento
entre as duas raças não é irreconciliável. Os europeus poderiam,
com vantagem para o país, se apenas fossem homens,
mostrar ao povo de cor que o governo do homem branco é para o bem de todos,
não apenas da classe privilegiada. Se concederem às raças de cor
oportunidades iguais, e não as penalizarem por causa de raça ou cor,
poderão ver uma feliz realização dos sonhos dos estadistas mais sábios:
que todas as classes estejam satisfeitas e trabalhem juntas
para o bem de todos.
==
O discurso do Dr. Abdurahman forneceu material para editoriais
nos jornais sul-africanos durante aquela semana e a seguinte,
as críticas, com pouquíssimas exceções, sendo mais ou menos hostis.
Nenhuma delas, contudo, acusou-o de dizer inverdades;
mas ressentiram-se veementemente do tom de seu discurso, que caracterizaram
como inflamatório. Um jornal diário mostrou certa incoerência no assunto.
Repreendeu o doutor por seu ataque à legislação opressiva
e, dois dias depois, presumivelmente após refletir melhor,
saiu com um editorial exortando os europeus a conterem
sua opressão dos negros e, em seu próprio interesse,
tratarem justamente as seções nativa e de cor da população.
Entre os nativos, disse-se que, nas circunstâncias presentes,
o discurso poderia ter sido melhor com um pouco de moderação;
mas eles, não obstante, o declararam a representação mais clara e precisa
de sua condição sob a Administração da União
jamais proferida em uma plataforma sul-africana.
Deve-se lembrar que o Dr. Abdurahman proferiu seu discurso
em um momento em que a operação da Lei de Terras grassava como uma praga
nas Províncias do Norte, e suas vítimas incluíam um velho de 119 anos,
respeitado por seus vizinhos brancos, com sua esposa nonagenária,
e seus filhos de setenta e oitenta anos.
Do ponto de vista do nativo, é satisfatório notar
que estudantes brancos sinceros da questão nativa
como o Dr. J. E. Mackenzie, de Kimberley, e o Rev. Chas. Phillips, de Johannesburgo,
quando solicitados a dissociar-se das acusações do Dr. Abdurahman
de "crueldade, desumanidade" etc., recusaram-se a fazê-lo até que pudesse ser apontado
que ele havia dito inverdades; isso, contudo, poderia ser feito mais facilmente
com um encolher de ombros do que pela apresentação de fatos substanciais.
Novamente, é duvidoso que algum jornalista sul-africano possua
a experiência do Sr. Vere Stent, editor do "Pretoria News".
O Sr. Stent, quando jovem em Kimberley, passou muitos anos nos compounds
de mineração da de Beers, trabalhando com nativos de quase todas as tribos africanas.
Foi correspondente de guerra em Ashanti e em outras partes da África, e também junto
às tropas republicanas sob o General Joubert no Transvaal do Norte
na década de 1880, e viu os bôeres (cuja artilharia primitiva
não conseguia desalojar uma tribo nativa entrincheirada de modo inexpugnável
dentro de uma caverna) fecharem a boca da caverna e selarem a alvenaria,
deixando então os nativos, homens, mulheres e crianças, sufocarem até a morte
com seus pertences dentro da caverna. Além disso, o Sr. Stent
acompanhou Cecil Rhodes às colinas de Matopo, onde o falecido Colosso
foi desarmado realizar com os chefes matabele a pourparler
que trouxe a paz à Rodésia do Sul. No cerco de Mafeking,
o Sr. Stent foi correspondente de guerra da Reuters, e, consideradas todas as coisas,
deve-se conceder que ele é mais qualificado para escrever
sobre um assunto desse tipo do que todos os críticos do Dr. Abdurahman.
Comentando o discurso do Dr. Abdurahman, no curso de um editorial,
o Sr. Stent disse:
==
Aqui não há agitador pago, mas um profissional e estudioso,
que se dirige aos trabalhadores de cor da África do Sul,
desde o aborígine mais baixo até o bantu, do bantu
ao artesão de cor, do artesão de cor
ao profissional, dos quais há alguns como ele próprio,
uma grande massa de seres humanos privados do voto que sofrem
sob incapacidades e injustiça real e evidente.
Esse vasto proletariado está lentamente se coesionando. As rixas tribais
estão sendo esquecidas. As leis anticolor da África do Sul,
e particularmente do norte -- que não fazem diferença
entre o zulu selvagem recém-saído de seu kraal e o imponente malaio,
entre o Mashaangan e um homem como o próprio Dr. Abdurahman --
estão soldando essa vasta massa humana, no fluxo de uma única queixa,
e essa queixa é a incapacidade imposta à cor enquanto cor pela lei.
E se algum dia, e mais cedo do que pensamos, essa grande massa se tornar móvel,
aprender a cooperar e mover-se irresistivelmente em conjunto?
E, ainda, o que é mais provável, se suas moléculas
perceberem o poder de sua inércia, se simplesmente decidirem
de modo inteiramente constitucional e sem violência nada fazer,
enquanto aguardam remédio para suas queixas?
Dir-se-á, é claro, que o Dr. Abdurahman é um extremista pitoresco;
que sua posição é anormal; que ele não fala pelos
povos de cor e pelos nativos como um todo. Não estejamos tão certos
quanto ao último ponto.
Quanto ao primeiro, corre pelo discurso, mantendo-o unido
e tornando-o difícil de atacar, uma única declaração clara nele --
um fio de verdade forte como aço.
Ele lança luz inteiramente nova sobre os Voortrekkers quando diz: --
"A marcha dos Voortrekkers rumo ao norte foi uma gigantesca incursão de pilhagem.
Varreram a terra como uma peste desoladora,
arrasando tudo em seu caminho e rindo impiedosamente
das devastações das quais as raças nativas ainda não se recuperaram."
Mas, do ponto de vista das raças nativas, a descrição é verdadeira.
Dizer da Lei de Terras dos Nativos: "Esse mandato tirânico está espalhando
multidões de nativos para fora de seus lares" é extravagante. Até agora, apenas alguns
foram perturbados, mas muitos deverão sê-lo, pois a Lei de Terras dos Nativos
é tirânica. De fato, embora vazado na linguagem fluente de um orador,
o discurso, no conjunto, não é um resumo injusto das queixas
do povo de cor, e há nele uma advertência muito solene.
Os agitadores trabalhistas europeus bem podem invejar o Dr. Abdurahman:
sua lógica, sua doutrina e seu poder de invectiva. Ele tem tanto
de que se queixar, e pede tão pouquíssimo. Apenas igualdade de oportunidade.
Ele não propõe estabelecer nenhum governo de Trades' Hall dentro de um governo;
não fala em tumulto ou revolução, nem tenta incitá-los;
não fala por alguns artesãos qualificados que vivem em conforto,
e às vezes em luxo, sobre o suor da testa do homem negro;
fala pelos 5.000.000 de sul-africanos escuros e submersos sobre os quais a luz
desponta muito lentamente.
==
Também se deve registrar que, muito antes de o Dr. Abdurahman
tornar-se Presidente da Organização de Cor, homens brancos
vinham proferindo discursos, alguns deles bastante indignados,
sobre o tratamento dado aos súditos de cor e nativos de Sua Majestade
na África do Sul. Referiremos apenas alguns como exemplo:
==
"Deixarei inteiramente de lado", disse Sua Excelência,
"as coisas imprudentes e duras ditas por homens brancos precipitados e irrefletidos
sobre os nativos; apenas pedirei aos homens brancos que considerem se já
calcularam o efeito cumulativo sobre os nativos daquilo que posso chamar
de política das alfinetadas. Em alguns lugares, um nativo, por mais pessoalmente limpo
ou por mais arduamente que tenha se esforçado para civilizar-se,
não tem permissão para andar pela calçada das ruas públicas;
em outros, não lhe é permitido entrar em um parque público ou pagar
pelo privilégio de assistir a uma partida de críquete; em outros, não lhe é permitido
viajar na parte superior de um bonde, mesmo em assentos especificados e reservados para ele;
em outros, não lhe é permitido viajar em um vagão ferroviário exceto em
uma espécie de canil; em outros, é tratado sem sentimento e sem graça
por funcionários brancos; em outros, não pode mover-se sem passe,
e se, por exemplo, vem, como milhares de nativos vêm,
da fazenda em que reside para trabalhar em um distrito de trabalho
-- ato altamente benéfico para o Estado e louvável
aos olhos de todos os homens brancos --, não encontra facilidades,
mas obstáculos elaborados. No curso de sua ausência de casa,
pode ter de tirar pelo menos oito passes diferentes, por vários dos quais
tem o prazer adicional de pagar, embora fosse muito mais feliz
sem eles; e é possível que, em um caso extremo,
tenha de conformar-se a nada menos que vinte regulamentos de passe diferentes.
Agora, que um homem branco se coloque na posição de um homem negro
e veja se gostaria disso, e que pergunte se
tais regulamentos e leis realmente tornam sua tarefa mais fácil?" -- Lord Selborne,
perante a Congregação da Universidade do Cabo da Boa Esperança,
27 de fevereiro de 1909.
==
O Hon. Dewdney W. Drew, M.A., que foi membro do Conselho Legislativo
sob o Governo da Colônia da Coroa na Colônia do Rio Orange, agora mal denominada
Estado "Livre" de Orange, é um dos principais jornalistas sul-africanos.
Em seu panfleto sobre a Questão Nativa, cerca de quatro anos atrás,
o Sr. Drew fez as seguintes observações:
==
A maioria dos europeus adota diante dos nativos o privilégio do aristocrata --
nem sempre com as maneiras de um aristocrata. Muitos brancos esperam
como coisa natural reverência e serviço de todos os nativos,
e acham perfeitamente natural esbofeteá-los e corrigi-los quando
cometem erros. Qualquer ressentimento tende a atrair punição severa.
Nos tribunais, os nativos não recebem a mesma justiça que os brancos.
Um nativo condenado por uma infração recebe, em primeiro lugar, a punição
que um homem branco receberia, e algo extra pela cor de sua pele --
muitas vezes açoites. O viés dos júris brancos ao julgar nativos
acusados de delitos contra brancos é tal que levou
o sistema de júri ao descrédito, tornando-se argumento principal entre advogados
por sua abolição completa. Os nativos sofrem várias restrições
à sua liberdade; não podem usar as calçadas, nem visitar a casa de um amigo
depois de certa hora da noite, nem mover-se fora, ou mesmo existir
em qualquer lugar deste "país do homem branco" sem um passe.
Toda a polícia, se não todos os europeus, tem o direito
de prendê-los e revistá-los, e o exercício desse direito às vezes se torna
meio de molestar vergonhosamente suas mulheres. Em uma Colônia,
os nativos não têm permissão para possuir terra, e em outra só podem fazê-lo
sob condições virtualmente proibitivas. Se as famílias arrendatárias
residentes em uma fazenda crescem além de certo número limitado -- três ou cinco --,
o excedente está sujeito a ser expulso pela polícia. Em regra,
apenas as formas de trabalho pior remuneradas são permitidas aos nativos,
e até estas lhes são invejadas. Um legislador se levanta em uma Colônia para propor
que todos os mensageiros nativos e outros servidores nativos nos escritórios do Governo
sejam imediatamente dispensados e substituídos por brancos pobres. Em outra Colônia,
os jornais e o público fazem coro de alegria ao ouvir que a C.S.A.R.
conseguiu reduzir seu pessoal nativo e espera, por fim,
livrar-se de todos eles. Há municipalidades em que os nativos,
se dirigem um cabriolé, têm de pagar licença mais alta que um homem branco,
e nas quais não lhes é permitido fabricar tijolos a menos que o façam
para um empregador branco. Nessas municipalidades, não lhes é permitido
educar seus filhos acima da idade de dezesseis anos, nem podem manter
suas filhas em casa sob sua própria proteção depois dessa idade,
a menos que as meninas encontrem posições em serviço, caso em que podem dormir
sob o teto dos pais se a distância não for grande demais.
E, naturalmente, os nativos pagam tributação relativamente mais alta que os brancos.
Artigos que eles usam, mas que são pouco comprados pelos brancos,
são marcados para direitos alfandegários especiais. Por exemplo,
as máquinas dos fazendeiros brancos são isentas de imposto, mas em várias Colônias
as enxadas nativas pagam uma taxa ad valorem de 25 por cento.
O mesmo ocorre com os xales; o funcionário da Alfândega se contenta em cobrar 12 1/2 por cento
do tipo usado por europeus, mas, quando chega ao xale nativo,
o imposto volta a ser de 25 por cento. Além desses impostos indiretos pesados,
o nativo paga impostos diretos que chegam a um sexto de seu salário
anual médio. Não apenas eles, mas até as pessoas de cor mais respeitáveis,
em alguns lugares, não têm permissão para andar em bondes ou caminhar nos parques,
ou assistir a esportes públicos, ou concertos noturnos, ou mesmo seguir um branco falecido,
ainda que seja seu próprio pai, até seu último lugar de repouso
no cemitério europeu. Quanto às leis, elas realizam,
em todas as Colônias menos uma, o grande ideal de Wellington para o povo,
por não terem nada a ver com elas exceto obedecê-las. Além
desse tratamento, variando de meras alfinetadas à opressão,
eles são em geral referidos na Imprensa, em discursos públicos
e em conversas privadas, com palavras de opróbrio e desprezo
como "niggers" e "brutos negros". Os surtos ocasionais de alguns,
geralmente enlouquecidos pela bebida que europeus lhes venderam,
são lançados ao descrédito de toda a raça. Aqueles que,
ao ouvir falar de um caso de estupro, falam do perigo negro,
aparentemente esquecem que ele é em grande parte resultado de um ambiente ruim.
Em seu próprio país, os nativos de modo algum carecem de respeito
pela feminilidade branca. Uma senhora europeia viajando em Basutolândia sem escolta
provavelmente estaria mais segura ali do que na Inglaterra em condição semelhante.
O Hon. H. Burton, Procurador-Geral da Colônia do Cabo,
relata, depois de visitar o Transkei, que naquela grande reserva,
onde dez mil europeus estão cercados por um milhão de nativos,
a molestação de mulheres brancas é coisa desconhecida. . . .
Obviamente, o tratamento que os nativos recebem não é, no conjunto,
tal que se possa esperar que apreciem, e a tendência das coisas
parece caminhar para maior dureza, especialmente para
leis de passe mais severas e a negação mais estrita dos direitos de propriedade.
Em um de nossos Parlamentos, uma Comissão acaba de relatar
em favor de desmembrar as reservas e colocar os nativos
sob um sistema semelhante à escravidão.
==