Capítulo X Dr. Abdurahman, Presidente da A.P.O. / Dr. A. Abdurahman, M.P.C. Vida Nativa na África do Sul · Capítulo 10 de 24
Obra Menu

Capítulo X Dr. Abdurahman, Presidente da A.P.O. / Dr. A. Abdurahman, M.P.C.

Capítulo X Dr. Abdurahman, Presidente da A.P.O. /

Dr. A. Abdurahman, M.P.C.

(Nativo do Cabo, e M.B.C. de Edimburgo)

Presidente da African Political Organization

sobre o problema racial sul-africano

O seguinte discurso presidencial foi proferido pelo Dr. Abdurahman

em Kimberley, em 29 de setembro de 1913, na abertura da décima Conferência anual

da A.P.O. Sua Senhoria o Conselheiro E. Oppenheimer,

Prefeito de Kimberley, presidiu: --

==

Quase dois anos se passaram desde que nos reunimos pela última vez em Conferência --

dois anos cheios de acontecimentos que têm importante influência

sobre o futuro da África do Sul, e especialmente sobre as raças de cor.

Graças, contudo, ao jornal da A.P.O., todo homem de cor inteligente está

familiarizado com esses acontecimentos, e não há necessidade de eu me deter em detalhe

em nenhum deles. Ainda assim, uma enumeração sumária será desejável

para responder a certas perguntas que proponho submeter a vocês: será

também necessário fazer uma retrospectiva das condições que prevaleciam

no tempo em que a África do Sul branca, entre exultações exuberantes

e um coro de hosanas, acolheu freneticamente o Ato de União

como um farol que brilharia através das eras da história,

indicando o começo da paz e da prosperidade para a terra,

e o nascimento de uma nova nação -- o fundamento de um novo nacionalismo.

Introduzido por seus autores ao som de trombetas,

e com incenso de autoadulação por sua tão alardeada realização,

ele certamente não pode ter desmentido suas esperanças otimistas, provando ser

nada mais do que um sonho de Alnaschar. Se os europeus

estão inteiramente satisfeitos com os resultados da União, isso é assunto deles;

mas penso que temos justificativa para procurar alguma indicação

dos frutos desse Ato de nosso ponto de vista. Antes de fazê-lo,

porém, lancemos um rápido olhar sobre a condição das raças de cor

nos dias anteriores à União, e então, depois de uma breve revisão da legislação

desde aquela data memorável, perguntaremos a nós mesmos: como esses acontecimentos

impressionaram a mente das raças de cor, e qual é nosso dever

para conosco e para com nosso país?

Tais são as perguntas que proponho dirigir a mim mesmo esta noite,

e procurarei respondê-las da maneira mais franca e direta

possível. Justiça e equidade são nossas demandas --

são direitos inerentes de todo homem, especialmente de um súdito britânico nascido livre,

mesmo na África do Sul. Portanto, sem nos preocuparmos se algumas de nossas opiniões

agradam ou desagradam à seção privilegiada da população deste país,

estamos obrigados pelo dever a declarar nossas convicções honestas

com ousadia e sem temor. Procurarei, portanto, expor minhas opiniões

sem qualquer calor, mas com uma calma fria e sem paixão, possível

apenas àqueles que, apesar de experiências amargas, baseiam suas observações

em fatos severos e realidades inegáveis.

Ultimamente, tornou-se moda na Imprensa da União

apelidar de sentimentalista qualquer um que precise dizer verdades desagradáveis.

Isso, naturalmente, não é argumento. O sofrimento silencioso de anos

que deve ter sido suportado pelo homem de cor na África do Sul

provavelmente não deixou muito do lado sentimental da humanidade

em sua composição. Contudo, por mais intragáveis que possam ser

os fatos que tenho a apresentar à consideração de vocês esta noite,

confio que meus críticos serão honestos o bastante, nesta ocasião,

para enfrentá-los corajosamente. Podem questionar sua exatidão, se quiserem,

ou contestar a validade de minhas deduções a partir desses fatos.

Esse é o caminho honesto que devem adotar. Além disso, confio que

a África do Sul branca, especialmente aqueles que mais alto se gabam das tradições britânicas,

lembrará que é direito inalienável de um súdito britânico,

não importa em que parte do Império se encontre, dirigir-se a seus fellow-subjects

sobre a momentosa questão do Governo. "Se", declarou um jurista inglês,

"nenhum homem pudesse despertar a mente pública para os erros e abusos

em nosso Governo inglês, como poderia ele ter avançado de etapa em etapa,

através de reforma e revolução, de modo a chegar da barbárie

a tal grau de felicidade e perfeição?" Uma investigação

como a que agora proponho não será destituída de lições. Se a África do Sul

está cumprindo dignamente sua missão; se tem sido fiel a seu encargo;

se está promovendo a causa da civilização, e se suas ações

se baseiam no humanitarismo, então ela pode prosseguir enérgica e conscienciosamente

no caminho que vem seguindo. Mas, se puder ser demonstrado

que não há base ética em sua política de lidar com as raças de cor,

que o humanitarismo como fator dominante está invariavelmente ausente, e que

subjacente à sua política atual está o princípio do engrandecimento de classe,

então podemos exortá-la a deter-se antes que seja tarde demais, e seguir outro caminho.

Colônia do Cabo

Ora, embora nunca tenha havido um tempo em que as raças branca e negra

estivessem em pé de igualdade prática -- civil e politicamente --,

é fato que, sob a antiga constituição do Cabo, a igualdade teórica

era assegurada a todos, independentemente de raça ou credo. As raças de cor eram,

nesta Colônia, tratadas com muita consideração, se não com

igualdade absoluta. O avanço alcançado por elas sob aquele regime era sempre

apresentado à admiração do mundo. Era considerado prova convincente

de que uma política baseada na justiça era a política correta a seguir

no governo de raças sujeitas. Os hábitos pacíficos das raças de cor

desde a concessão da antiga Constituição do Cabo são uma vindicação completa

do amplo liberalismo cultivado pelos estadistas ingleses sessenta anos atrás.

"É o desejo sincero do Governo de Sua Majestade que todos os seus súditos

no Cabo, sem distinção de classe ou cor, estejam unidos

por um único laço de lealdade, e acreditamos que o exercício dos direitos políticos

desfrutados igualmente por todos se mostrará um dos melhores métodos de alcançar

esse objetivo." Assim diz o despacho do Duque de Newcastle ao

Governador Cathcart, ao transmitir "à Colônia do Cabo da Boa Esperança

Ordenanças que conferem uma das constituições mais liberais desfrutadas

por qualquer das possessões britânicas".

Mas mesmo no Cabo, antes da União, não faltavam sinais de que

algumas leves reações haviam começado. Aos poucos, a doutrina dos direitos iguais,

que formava a base da Constituição do Cabo, apesar de sua ressurreição

pela famosa declaração do grande Rhodes, perdia sua força.

Contudo, diante de pequenas infrações ao princípio dos direitos iguais,

e de algumas invasões do corolário necessário desse princípio, o direito

a oportunidades iguais -- no mundo industrial bem como no político --,

não estávamos inteiramente insatisfeitos com o governo do homem branco no Cabo.

As Colônias do Norte

Consideremos agora a posição nas Colônias do Norte, especialmente no

mal denominado Estado Livre. Ali se apresenta um quadro muito diferente.

Desde os dias em que os voortrekkers se esforçaram para escapar ao domínio inglês,

desde o dia em que buscaram a hospitalidade do Chefe Moroka,

a história do tratamento dos negros ao norte do rio Orange

é um longo e ininterrupto registro de rapina e ganância,

sem uma única virtude que redima os horrores cometidos

em nome da civilização. Tal é a opinião a que qualquer estudante imparcial

deve chegar pelo estudo mesmo dos registros escassos disponíveis.

Se tudo fosse contado, seria de fato uma história de gelar o sangue,

e provavelmente é bom que o mundo não tenha conhecido

tudo o que aconteceu. Contudo, o tratamento das raças de cor,

mesmo nas Colônias do Norte, é exatamente o que se poderia esperar

de sua história. As restrições da civilização

foram lançadas de lado, e os elementos essenciais dos preceitos cristãos ignorados.

A marcha dos voortrekkers rumo ao norte foi uma gigantesca incursão de pilhagem.

Varreram a terra como uma peste desoladora,

arrasando tudo em seu caminho e rindo impiedosamente das devastações

das quais as raças nativas ainda não se recuperaram. Seus governos

foram fundados no princípio que subverte toda a ética cristã:

que o homem de cor não tinha direito a reconhecimento

nem na Igreja nem no Estado. Crueldade e opressão equivalentes à servidão eram,

e ainda são, os traços salientes do Estado Livre.

E seria ousado o homem que afirmasse que as raças nativas

progrediram de algum modo como resultado do contato com o homem branco

no Estado Livre. Não se podia esperar progresso em tais circunstâncias,

pois em parte alguma há sinais de que o Estado Livre tenha sido jamais inspirado

por motivos altruístas.

Tal era a condição das coisas no tempo da União. Injustiça, repressão

e desumanidade caracterizavam o tratamento das raças de cor no norte:

justiça, benevolência e igualdade de oportunidade no sul.

Ora, diz-se que "onde a escravidão é proibida, ali a liberdade civil

deve existir; onde a liberdade civil é negada, ali a escravidão se segue".

Essas máximas, todo estudante da história admitirá, foram

abundantemente verificadas na história da África do Sul. Tomemos, por exemplo,

uma comparação entre a condição do povo de cor desta cidade

e a de Bloemfontein, capital do Estado Livre de Orange.

Seu membro do Parlamento afirmou que, em Kimberley, nosso povo é um crédito

para o distrito, e o povo de cor mais avançado e progressista

da África do Sul. Isso se deve, sem dúvida, às excelentes facilidades educacionais

de que vocês dispõem há já considerável tempo,

à liberdade e autonomia que desfrutam, e ao tratamento bondoso

que receberam das mãos dos europeus. Em Bloemfontein,

por outro lado, praticamente não há facilidades educacionais

para as crianças, que, assim que atingem a idade de quinze anos,

devem entrar a serviço de um homem branco, ou ser lançadas na prisão.

Não há liberdade, não há autonomia, e o resultado é que

o povo de cor da capital daquele Estado Escravista Britânico

é ignorante, pobre e degradado.

Aqui, então, pode-se ver facilmente os resultados produzidos pelos

dois diferentes sistemas de governar as raças de cor --

o benevolente e o despótico. No norte, a negação dos direitos civis

produziu um estado de escravidão virtual, e a recente negação

do pleno enfranchisement do povo de cor na União

resultou de modo semelhante na aprovação de uma Lei -- a Lei de Terras dos Nativos,

que significa nada menos que a escravização parcial das raças

em toda a União. Com duas políticas tão divergentes em vigor

na África do Sul, não surpreende que as raças de cor

tenham visto com a mais grave apreensão a União das Colônias sobre uma base

que daria às Colônias do Norte poder e influência suficientes

para moldar a legislação da União. E não hesito

em declarar que, quando a União foi consumada e o povo de cor

foi parcialmente privado do voto, soou o dobre fúnebre da igualdade política

para as raças de cor, e foi anunciado o triunfo do norte

sobre o sul.

Lamentos sinceros foram expressos por nossos amigos quanto à redução de nossos direitos

e à limitação de nossos privilégios efetuadas

pelo South Africa Act. Esperanças fervorosas foram cultivadas

por políticos do Cabo de que não apenas não sofreríamos qualquer injustiça,

mas que a posição das raças de cor no norte seria melhorada,

e seus direitos finalmente admitidos. Eles acreditavam afetuosamente

que a influência fermentadora das ideias do Cabo mitigaria

a barbárie das ideias do nortista. Não tínhamos razão para duvidar

da sinceridade das crenças de nossos amigos, mas não tínhamos fé

nos nortistas -- homens cujas profissões públicas e prática

eram vazias de qualquer vestígio de justiça ou honra em suas relações

com as raças de cor.

Em novembro de 1904, quando a questão da União estava em discussão,

expressei-me assim: "Em um Parlamento central haveria

o perigo de as políticas do norte penetrarem lentamente em nossa Colônia

e minarem nossa Constituição. Os homens do norte já nos disseram

o que fariam se chegassem ao poder; e amigos europeus,

por numerosos e influentes que fossem, não seriam capazes

de salvaguardar os interesses do povo de cor." Até que ponto

essa previsão se verificou é bem conhecido de todo homem de cor.

A posição do homem de cor no tempo da União

era tal como a descrevi.

Desde a União

Mal a bênção do Todo-Poderoso havia sido invocada sobre os trabalhos

do Parlamento da União na abertura de sua primeira sessão quando,

para sua eterna vergonha e infâmia, ele colocou em seu código uma lei

que excluiria o próprio Cristo da membresia da Igreja Reformada Holandesa.

Um Parlamento capaz de tal blasfêmia é capaz de qualquer iniquidade.

Seguiram-se então o Projeto de Lei do Casamento e o Projeto de Lei dos Posseiros,

ambos medidas abortivas, mas que, não obstante, mostravam claramente

a atitude mental dos governantes brancos em relação às raças de cor.

Para encontrar emprego para brancos pobres, empregados ferroviários de cor

que haviam servido fiel e bem ao país foram dispensados.

Uma África do Sul branca foi declarada no Parlamento da União

e em toda plataforma. A raça branca deve preservar seu domínio.

Para esse fim, adotou-se uma política rigorosa de repressão;

e as esperanças entusiásticas de uma extensão dos direitos de franquia

a nossos irmãos do norte, nutridas por políticos do Cabo

e pelo Parlamento Imperial, estão agora tão distantes quanto as calendas gregas.

Não relatarei o longo catálogo de outras perseguições e injustiças.

Todos nós sentimos algumas delas em uma fase ou outra da vida.

Tão graves se haviam tornado as coisas em 1911 que, em meu alerta às raças de cor

contra os perigos que tal política necessariamente acarretaria, fui ousado o bastante

para declarar em nossa Conferência de Johannesburgo que, quando os europeus estivessem prontos,

entrariam em uma guerra de extermínio. Fui severamente censurado

por imputar motivos tão desumanos aos europeus. Fui denunciado

em linguagem ainda pior do que a usada contra os líderes trabalhistas

na greve recente. Nenhum epíteto injurioso era forte o bastante

para ser lançado à minha cabeça. Minha declaração encontrou condenação quase universal

nas mãos dos editores da Imprensa branca; mas foi condenada

não por qualquer falsidade nela, e sim simplesmente porque

era imprudente e inconveniente fazer tais observações. Mal se passaram dezoito meses

desde o momento em que fiz essa previsão

até vermos o Parlamento da União aprovar a Lei de Terras dos Nativos,

que cria condições, se não equivalentes ao extermínio, ao menos destinadas

a escravizar os nativos deste país. Esse mandato tirânico está espalhando

multidões de nativos para fora de seus lares. A mãe terra é agora para eles

apenas uma madrasta. Podem entrar em servidão perpétua na fazenda,

ou passar "uma vida sem sol na mina insalubre".

Hoje há também um renascimento da perseguição no Estado Livre.

As antigas leis dos dias sombrios estão sendo aplicadas com rigor implacável.

A santidade dos lares é violada. Esposas são obrigadas a portar passes.

Mães são levadas a abandonar seus filhos de tenra idade e procurar emprego.

Filhas são arrancadas do cuidado e do controle paternos,

e forçadas ao serviço de algum canalha branco. Maridos não têm permissão

para trabalhar em seus ofícios por conta própria sem pagar 5 xelins por mês

pelo privilégio. Tal é a condição das coisas no Estado escravista.

E tudo isso é feito por trás do poder da bandeira britânica

que tremula sobre aquela Província, e no entanto esses atos eram impossíveis

enquanto o Estado Livre não tinha poder para enfrentar a opinião pública britânica.

Além disso, na Colônia do Cabo, as leis do Estado Livre estão gradualmente

sendo introduzidas. As Leis do Toque de Recolher são aplicadas. Uma linha de cor distinta

está sendo traçada em todas as fases da vida, mais distintamente desde que o General Smuts

declarou que a cor, e somente a cor, deve ser a linha divisória.

Uma lista tão longa de atos tirânicos de perseguição quanto eu poderia elaborar

-- perseguições do povo de cor como classe, bem como individualmente --

só pode apontar para uma conclusão: a de que os brancos estão determinados,

a todo custo, a reprimir todas as aspirações do povo de cor

por uma vida mais elevada, a negar todas as oportunidades de melhora,

a mantê-los política, civil e industrialmente como escravos,

e até a forçar aqueles que se ergueram a voltar a um estado pior que a escravidão.

A África do Sul está rapidamente se tornando

Uma terra de tiranos, e um covil de escravos,

Onde miseráveis buscam sepulturas desonrosas.

Dever dos Europeus

Qual é o dever dos europeus para com as raças de cor do país?

Tomemos as afirmações tantas vezes repetidas pelos próprios europeus.

Seus líderes gostam de falar de suas responsabilidades para conosco. Eles tiveram

eternamente, ou costumavam ter até bem recentemente, nos lábios

essas frases de belo som sobre "nossos deveres e nossas responsabilidades

para com nossos irmãos de cor". Mas tais frases não são vazias e sem sentido?

Se os europeus têm deveres para com o povo de cor, que mais está implícito

senão a necessidade de trato humano e de esforços para melhorar sua sorte

e elevá-los na escala da civilização? Se é isso que

seus deveres significam, perguntemos até que ponto os cumpriram.

Em vez de tratamento bondoso e humano, encontramos crueldade bárbara e desumanidade.

Em vez de melhorar nossa sorte, esforçam-se para acentuar sua amargura.

Em vez de visar nossa elevação, procuram degradar-nos.

Em vez de estender mão amiga àqueles que lutam para melhorar a si mesmos,

empurram-nos de volta sem remorso e com rigor.

Em vez de tornar possível que desfrutem as bênçãos

de um cristianismo esclarecido e de uma civilização nobre,

negam-lhes o direito de viver, a menos que se contentem

em escravizar-se para fazendeiros ou descer às entranhas da terra

para cavar o ouro que escraviza o mundo, e diante de cujos encantos

toda liberdade foge. Em suma, o objetivo do governo do homem branco hoje

não é desenvolver as faculdades das raças de cor para que possam viver

uma vida plena, mas mantê-las para sempre em posição servil.

O espírito que está por trás dessa visão de governar as raças de cor

espalhou-se por esta Colônia com a União, e agora é universal

por toda a África do Sul.

O povo de cor se ressente disso, e não se pode ficar espantado

com o sentimento de hostilidade violenta que surgiu.

É um resultado natural. E, nas palavras de Carlyle, pode-se dizer

que "a quaisquer outras tristezas sob as quais o povo de cor labute,

esta tristeza mais amarga -- a injustiça -- se acrescenta:

a convicção insuportável de que são tratados injustamente,

de que sua sorte neste mundo não está fundada no direito,

nem mesmo na necessidade e na força, não é o que deveria ser,

nem o que será". Os povos de cor são seres sencientes.

Suas almas ardem sob o estigma da injustiça. Eles nutrem

um humor sombrio e vingativo de revolta contra o governo branco.

Perderam o respeito pelo homem branco, e recusam-se a dar o melhor de si

ao país.

O dever dos europeus é claro. Mostrem ao povo de cor que o Governo

é para o bem de todos, não para a classe privilegiada. Provem que

o primeiro objetivo não é manter-nos como rachadores de lenha e carregadores de água

para os homens que têm o poder. Conquistem as raças de cor por sua afeição.

Concedam-lhes oportunidades iguais. Se fizerem isso, então a harmonização feliz

de toda a comunidade será alcançada, e vocês podem estar certos de receber

o retorno grato da afeição e do respeito das raças de cor.

O tratamento que poderíamos razoavelmente esperar da raça dominante

é justamente o que eles próprios esperariam se estivessem em nossa posição.

Temos tanto direito à terra da África do Sul quanto eles.

Temos tanto direito quanto eles a ser governados sobre a mesma base de humanidade.

Na linguagem de um dos maiores estadistas da Inglaterra, os próprios europeus

teriam sido excluídos de todas as bênçãos que desfrutam,

de paz, de felicidade e de liberdade, se houvesse alguma verdade

nesses princípios que alguns cavalheiros não hesitaram em estabelecer

como aplicáveis ao caso da África. "Se esses princípios fossem verdadeiros,

nós mesmos", disse William Pitt, "teríamos definhado até esta hora

naquele miserável estado de ignorância, brutalidade e degradação

em que a história prova que nossos ancestrais estiveram imersos.

Se outras nações houvessem adotado esses princípios em sua conduta para conosco;

se outras nações houvessem aplicado à Grã-Bretanha o raciocínio

que alguns dos Senadores desta mesma Ilha agora aplicam à África,

séculos poderiam ter passado sem que emergíssemos da barbárie;

e nós, que desfrutamos as bênçãos da civilização britânica,

das leis britânicas e da liberdade britânica, poderíamos nesta hora ter sido

pouco superiores, quer em moral, em conhecimento ou em refinamento,

aos rudes habitantes da costa da Guiné."

Tais foram as palavras de Pitt em um discurso que proferiu em 1792,

no curso de um debate sobre o Tráfico de Escravos. Suas opiniões

eram vastamente diferentes das de nosso Primeiro-Ministro sul-africano,

que se abstém de usar o sjambok, segundo nos disse,

sem outro fundamento além de que isso também poderia feri-lo,

e que está determinado a não permitir nenhum representante nativo

no Parlamento da União enquanto o Todo-Poderoso o poupar para ser senhor supremo.

Ele não aguarda, como Pitt, o dia em que "Nós (britânicos)

poderemos contemplar os raios da ciência e da filosofia irrompendo sobre a África,

que, em algum período feliz, talvez brilhe com pleno esplendor".

Mas essa política de repressão não pode durar muito mais.

Se um punhado de indianos, em matéria de consciência, pode resistir tão firmemente

ao que considera injustiça, o que não poderiam fazer as raças de cor

se adotassem essa prática de resistência passiva?

Devemos todos admirar o que esses indianos britânicos demonstraram, e estão demonstrando,

em sua determinação de manter aquilo que julgam ser seus direitos.

A desumanidade do Estado Livre levou nossas mulheres a resistir à lei.

Muitas delas foram para a prisão em vez de portar passes. As raças de cor

aplaudem as nobres ações dessas bravas filhas da África.

Estou convencido de que, se nosso povo como um todo estivesse preparado para sofrer igualmente,

poderíamos obter reparação de nossas queixas mais graves

enquanto o General Botha ainda está vivo. Seremos levados a esse caminho?

Os europeus devem fazer essa pergunta a si mesmos, e fazê-la prontamente.

Por exemplo, se os 200.000 nativos nas minas,

na linguagem do Partido Trabalhista branco, "baixassem" as ferramentas

e preferissem aquecer-se ao sol a descer às minas;

se o trabalhador rural, na época da colheita, se recusasse a trabalhar

por um xelim e seis pence por dia, o fundamento econômico da África do Sul

subitamente estremeceria e tremeria com tal violência que

a bela superestrutura da África do Sul branca construída sobre ele

desabaria com estrondo, acarretando ruína financeira

como o mundo nunca testemunhou antes. Se os europeus

desejam evitar tal calamidade neste país, devem

seguir o caminho correto e encorajar o povo de cor da África do Sul

a melhorar sua posição e tornar-se cidadãos mais úteis

do que jamais foram. Eles próprios participarão

das bênçãos que brotam de nossa melhora e prosperidade,

e receberão "ampla recompensa por sua tardia bondade

(se bondade se pode chamá-la) em não mais impedir" nosso progresso.

Também deveríamos exortar os europeus a voltar ao caminho da justiça, a refazer

seus passos pela rota que parecem ter percorrido ultimamente.

Eles podem influenciar a Legislatura. Tudo o que o Parlamento faz

é feito em nome do povo branco, e os brancos deveriam,

se desejam ver a África do Sul como um país feliz, próspero e pacífico,

deter o Parlamento em sua carreira insana. É pior do que loucura insensata

prosseguir por esse caminho. Muitos povos se revoltaram contra opressão menor

do que a que tivemos de sofrer. No momento, não temos outro caminho

senão suportar em silêncio a perseguição de nossos tiranos,

e conformar-nos à servidão que nos é imposta. Bem podemos exclamar

que este é um país onde

Os brancos dissolutos traçam novos estatutos penais,

Brancos moem os negros, e homens brancos governam a lei.

Não obstante, não é tarde demais para corrigir. O estranhamento

entre as duas raças não é irreconciliável. Os europeus poderiam,

com vantagem para o país, se apenas fossem homens,

mostrar ao povo de cor que o governo do homem branco é para o bem de todos,

não apenas da classe privilegiada. Se concederem às raças de cor

oportunidades iguais, e não as penalizarem por causa de raça ou cor,

poderão ver uma feliz realização dos sonhos dos estadistas mais sábios:

que todas as classes estejam satisfeitas e trabalhem juntas

para o bem de todos.

==

O discurso do Dr. Abdurahman forneceu material para editoriais

nos jornais sul-africanos durante aquela semana e a seguinte,

as críticas, com pouquíssimas exceções, sendo mais ou menos hostis.

Nenhuma delas, contudo, acusou-o de dizer inverdades;

mas ressentiram-se veementemente do tom de seu discurso, que caracterizaram

como inflamatório. Um jornal diário mostrou certa incoerência no assunto.

Repreendeu o doutor por seu ataque à legislação opressiva

e, dois dias depois, presumivelmente após refletir melhor,

saiu com um editorial exortando os europeus a conterem

sua opressão dos negros e, em seu próprio interesse,

tratarem justamente as seções nativa e de cor da população.

Entre os nativos, disse-se que, nas circunstâncias presentes,

o discurso poderia ter sido melhor com um pouco de moderação;

mas eles, não obstante, o declararam a representação mais clara e precisa

de sua condição sob a Administração da União

jamais proferida em uma plataforma sul-africana.

Deve-se lembrar que o Dr. Abdurahman proferiu seu discurso

em um momento em que a operação da Lei de Terras grassava como uma praga

nas Províncias do Norte, e suas vítimas incluíam um velho de 119 anos,

respeitado por seus vizinhos brancos, com sua esposa nonagenária,

e seus filhos de setenta e oitenta anos.

Do ponto de vista do nativo, é satisfatório notar

que estudantes brancos sinceros da questão nativa

como o Dr. J. E. Mackenzie, de Kimberley, e o Rev. Chas. Phillips, de Johannesburgo,

quando solicitados a dissociar-se das acusações do Dr. Abdurahman

de "crueldade, desumanidade" etc., recusaram-se a fazê-lo até que pudesse ser apontado

que ele havia dito inverdades; isso, contudo, poderia ser feito mais facilmente

com um encolher de ombros do que pela apresentação de fatos substanciais.

Novamente, é duvidoso que algum jornalista sul-africano possua

a experiência do Sr. Vere Stent, editor do "Pretoria News".

O Sr. Stent, quando jovem em Kimberley, passou muitos anos nos compounds

de mineração da de Beers, trabalhando com nativos de quase todas as tribos africanas.

Foi correspondente de guerra em Ashanti e em outras partes da África, e também junto

às tropas republicanas sob o General Joubert no Transvaal do Norte

na década de 1880, e viu os bôeres (cuja artilharia primitiva

não conseguia desalojar uma tribo nativa entrincheirada de modo inexpugnável

dentro de uma caverna) fecharem a boca da caverna e selarem a alvenaria,

deixando então os nativos, homens, mulheres e crianças, sufocarem até a morte

com seus pertences dentro da caverna. Além disso, o Sr. Stent

acompanhou Cecil Rhodes às colinas de Matopo, onde o falecido Colosso

foi desarmado realizar com os chefes matabele a pourparler

que trouxe a paz à Rodésia do Sul. No cerco de Mafeking,

o Sr. Stent foi correspondente de guerra da Reuters, e, consideradas todas as coisas,

deve-se conceder que ele é mais qualificado para escrever

sobre um assunto desse tipo do que todos os críticos do Dr. Abdurahman.

Comentando o discurso do Dr. Abdurahman, no curso de um editorial,

o Sr. Stent disse:

==

Aqui não há agitador pago, mas um profissional e estudioso,

que se dirige aos trabalhadores de cor da África do Sul,

desde o aborígine mais baixo até o bantu, do bantu

ao artesão de cor, do artesão de cor

ao profissional, dos quais há alguns como ele próprio,

uma grande massa de seres humanos privados do voto que sofrem

sob incapacidades e injustiça real e evidente.

Esse vasto proletariado está lentamente se coesionando. As rixas tribais

estão sendo esquecidas. As leis anticolor da África do Sul,

e particularmente do norte -- que não fazem diferença

entre o zulu selvagem recém-saído de seu kraal e o imponente malaio,

entre o Mashaangan e um homem como o próprio Dr. Abdurahman --

estão soldando essa vasta massa humana, no fluxo de uma única queixa,

e essa queixa é a incapacidade imposta à cor enquanto cor pela lei.

E se algum dia, e mais cedo do que pensamos, essa grande massa se tornar móvel,

aprender a cooperar e mover-se irresistivelmente em conjunto?

E, ainda, o que é mais provável, se suas moléculas

perceberem o poder de sua inércia, se simplesmente decidirem

de modo inteiramente constitucional e sem violência nada fazer,

enquanto aguardam remédio para suas queixas?

Dir-se-á, é claro, que o Dr. Abdurahman é um extremista pitoresco;

que sua posição é anormal; que ele não fala pelos

povos de cor e pelos nativos como um todo. Não estejamos tão certos

quanto ao último ponto.

Quanto ao primeiro, corre pelo discurso, mantendo-o unido

e tornando-o difícil de atacar, uma única declaração clara nele --

um fio de verdade forte como aço.

Ele lança luz inteiramente nova sobre os Voortrekkers quando diz: --

"A marcha dos Voortrekkers rumo ao norte foi uma gigantesca incursão de pilhagem.

Varreram a terra como uma peste desoladora,

arrasando tudo em seu caminho e rindo impiedosamente

das devastações das quais as raças nativas ainda não se recuperaram."

Mas, do ponto de vista das raças nativas, a descrição é verdadeira.

Dizer da Lei de Terras dos Nativos: "Esse mandato tirânico está espalhando

multidões de nativos para fora de seus lares" é extravagante. Até agora, apenas alguns

foram perturbados, mas muitos deverão sê-lo, pois a Lei de Terras dos Nativos

é tirânica. De fato, embora vazado na linguagem fluente de um orador,

o discurso, no conjunto, não é um resumo injusto das queixas

do povo de cor, e há nele uma advertência muito solene.

Os agitadores trabalhistas europeus bem podem invejar o Dr. Abdurahman:

sua lógica, sua doutrina e seu poder de invectiva. Ele tem tanto

de que se queixar, e pede tão pouquíssimo. Apenas igualdade de oportunidade.

Ele não propõe estabelecer nenhum governo de Trades' Hall dentro de um governo;

não fala em tumulto ou revolução, nem tenta incitá-los;

não fala por alguns artesãos qualificados que vivem em conforto,

e às vezes em luxo, sobre o suor da testa do homem negro;

fala pelos 5.000.000 de sul-africanos escuros e submersos sobre os quais a luz

desponta muito lentamente.

==

Também se deve registrar que, muito antes de o Dr. Abdurahman

tornar-se Presidente da Organização de Cor, homens brancos

vinham proferindo discursos, alguns deles bastante indignados,

sobre o tratamento dado aos súditos de cor e nativos de Sua Majestade

na África do Sul. Referiremos apenas alguns como exemplo:

==

"Deixarei inteiramente de lado", disse Sua Excelência,

"as coisas imprudentes e duras ditas por homens brancos precipitados e irrefletidos

sobre os nativos; apenas pedirei aos homens brancos que considerem se já

calcularam o efeito cumulativo sobre os nativos daquilo que posso chamar

de política das alfinetadas. Em alguns lugares, um nativo, por mais pessoalmente limpo

ou por mais arduamente que tenha se esforçado para civilizar-se,

não tem permissão para andar pela calçada das ruas públicas;

em outros, não lhe é permitido entrar em um parque público ou pagar

pelo privilégio de assistir a uma partida de críquete; em outros, não lhe é permitido

viajar na parte superior de um bonde, mesmo em assentos especificados e reservados para ele;

em outros, não lhe é permitido viajar em um vagão ferroviário exceto em

uma espécie de canil; em outros, é tratado sem sentimento e sem graça

por funcionários brancos; em outros, não pode mover-se sem passe,

e se, por exemplo, vem, como milhares de nativos vêm,

da fazenda em que reside para trabalhar em um distrito de trabalho

-- ato altamente benéfico para o Estado e louvável

aos olhos de todos os homens brancos --, não encontra facilidades,

mas obstáculos elaborados. No curso de sua ausência de casa,

pode ter de tirar pelo menos oito passes diferentes, por vários dos quais

tem o prazer adicional de pagar, embora fosse muito mais feliz

sem eles; e é possível que, em um caso extremo,

tenha de conformar-se a nada menos que vinte regulamentos de passe diferentes.

Agora, que um homem branco se coloque na posição de um homem negro

e veja se gostaria disso, e que pergunte se

tais regulamentos e leis realmente tornam sua tarefa mais fácil?" -- Lord Selborne,

perante a Congregação da Universidade do Cabo da Boa Esperança,

27 de fevereiro de 1909.

==

O Hon. Dewdney W. Drew, M.A., que foi membro do Conselho Legislativo

sob o Governo da Colônia da Coroa na Colônia do Rio Orange, agora mal denominada

Estado "Livre" de Orange, é um dos principais jornalistas sul-africanos.

Em seu panfleto sobre a Questão Nativa, cerca de quatro anos atrás,

o Sr. Drew fez as seguintes observações:

==

A maioria dos europeus adota diante dos nativos o privilégio do aristocrata --

nem sempre com as maneiras de um aristocrata. Muitos brancos esperam

como coisa natural reverência e serviço de todos os nativos,

e acham perfeitamente natural esbofeteá-los e corrigi-los quando

cometem erros. Qualquer ressentimento tende a atrair punição severa.

Nos tribunais, os nativos não recebem a mesma justiça que os brancos.

Um nativo condenado por uma infração recebe, em primeiro lugar, a punição

que um homem branco receberia, e algo extra pela cor de sua pele --

muitas vezes açoites. O viés dos júris brancos ao julgar nativos

acusados de delitos contra brancos é tal que levou

o sistema de júri ao descrédito, tornando-se argumento principal entre advogados

por sua abolição completa. Os nativos sofrem várias restrições

à sua liberdade; não podem usar as calçadas, nem visitar a casa de um amigo

depois de certa hora da noite, nem mover-se fora, ou mesmo existir

em qualquer lugar deste "país do homem branco" sem um passe.

Toda a polícia, se não todos os europeus, tem o direito

de prendê-los e revistá-los, e o exercício desse direito às vezes se torna

meio de molestar vergonhosamente suas mulheres. Em uma Colônia,

os nativos não têm permissão para possuir terra, e em outra só podem fazê-lo

sob condições virtualmente proibitivas. Se as famílias arrendatárias

residentes em uma fazenda crescem além de certo número limitado -- três ou cinco --,

o excedente está sujeito a ser expulso pela polícia. Em regra,

apenas as formas de trabalho pior remuneradas são permitidas aos nativos,

e até estas lhes são invejadas. Um legislador se levanta em uma Colônia para propor

que todos os mensageiros nativos e outros servidores nativos nos escritórios do Governo

sejam imediatamente dispensados e substituídos por brancos pobres. Em outra Colônia,

os jornais e o público fazem coro de alegria ao ouvir que a C.S.A.R.

conseguiu reduzir seu pessoal nativo e espera, por fim,

livrar-se de todos eles. Há municipalidades em que os nativos,

se dirigem um cabriolé, têm de pagar licença mais alta que um homem branco,

e nas quais não lhes é permitido fabricar tijolos a menos que o façam

para um empregador branco. Nessas municipalidades, não lhes é permitido

educar seus filhos acima da idade de dezesseis anos, nem podem manter

suas filhas em casa sob sua própria proteção depois dessa idade,

a menos que as meninas encontrem posições em serviço, caso em que podem dormir

sob o teto dos pais se a distância não for grande demais.

E, naturalmente, os nativos pagam tributação relativamente mais alta que os brancos.

Artigos que eles usam, mas que são pouco comprados pelos brancos,

são marcados para direitos alfandegários especiais. Por exemplo,

as máquinas dos fazendeiros brancos são isentas de imposto, mas em várias Colônias

as enxadas nativas pagam uma taxa ad valorem de 25 por cento.

O mesmo ocorre com os xales; o funcionário da Alfândega se contenta em cobrar 12 1/2 por cento

do tipo usado por europeus, mas, quando chega ao xale nativo,

o imposto volta a ser de 25 por cento. Além desses impostos indiretos pesados,

o nativo paga impostos diretos que chegam a um sexto de seu salário

anual médio. Não apenas eles, mas até as pessoas de cor mais respeitáveis,

em alguns lugares, não têm permissão para andar em bondes ou caminhar nos parques,

ou assistir a esportes públicos, ou concertos noturnos, ou mesmo seguir um branco falecido,

ainda que seja seu próprio pai, até seu último lugar de repouso

no cemitério europeu. Quanto às leis, elas realizam,

em todas as Colônias menos uma, o grande ideal de Wellington para o povo,

por não terem nada a ver com elas exceto obedecê-las. Além

desse tratamento, variando de meras alfinetadas à opressão,

eles são em geral referidos na Imprensa, em discursos públicos

e em conversas privadas, com palavras de opróbrio e desprezo

como "niggers" e "brutos negros". Os surtos ocasionais de alguns,

geralmente enlouquecidos pela bebida que europeus lhes venderam,

são lançados ao descrédito de toda a raça. Aqueles que,

ao ouvir falar de um caso de estupro, falam do perigo negro,

aparentemente esquecem que ele é em grande parte resultado de um ambiente ruim.

Em seu próprio país, os nativos de modo algum carecem de respeito

pela feminilidade branca. Uma senhora europeia viajando em Basutolândia sem escolta

provavelmente estaria mais segura ali do que na Inglaterra em condição semelhante.

O Hon. H. Burton, Procurador-Geral da Colônia do Cabo,

relata, depois de visitar o Transkei, que naquela grande reserva,

onde dez mil europeus estão cercados por um milhão de nativos,

a molestação de mulheres brancas é coisa desconhecida. . . .

Obviamente, o tratamento que os nativos recebem não é, no conjunto,

tal que se possa esperar que apreciem, e a tendência das coisas

parece caminhar para maior dureza, especialmente para

leis de passe mais severas e a negação mais estrita dos direitos de propriedade.

Em um de nossos Parlamentos, uma Comissão acaba de relatar

em favor de desmembrar as reservas e colocar os nativos

sob um sistema semelhante à escravidão.

==

1/1
Menu

Fazer anotação