Capítulo XXI A Ajuda das Pessoas de Cor Rejeitada / A Oferta de Assistência pelas Raças de Cor Sul-Africanas Rejeitada
Capítulo XXI A Ajuda das Pessoas de Cor Rejeitada / A Oferta de Assistência
pelas Raças de Cor Sul-Africanas Rejeitada
Os africanos e seus descendentes na América provaram ao mundo
que não lhes faltam coragem nem ardor militar. Isto os franceses
reconheceram ao alistá-los em sua luta atual.
Esperamos, pelo bem dos africanos, que deem boa conta de si,
mas a raça de cor é como os irlandeses, invencíveis ao lutar
por outras nações, mas não por si mesmos.
Um americano sobre a Grande Guerra.
A African Political Organization cedo entrou em campo. O Dr. Abdurahman,
seu presidente, durante a primeira semana da guerra, tinha na Cidade do Cabo
uma força de 3.000 homens de cor pronta para ir a campo contra os alemães.
Esses homens incluíam aqueles que haviam lutado pela bandeira britânica,
lado a lado com as tropas britânicas nas guerras matabele e em outras campanhas
sul-africanas, em várias capacidades. Em poucos dias, o número dessa força
subiu para 5.000 homens aptos, prontos para seguir ao front. Uma oferta definida
do serviço dessa força foi comunicada ao Governo da União, que respondeu que
a oferta estava sob consideração.
O Sr. William Hosken, o famoso político de Joanesburgo, membro do Parlamento
do Transvaal antes da unificação da África do Sul -- um cavalheiro cujos talentos
legislativos estão agora infelizmente em suspenso, porque suas opiniões liberais
sobre a cor são avançadas demais para o paladar dos eleitores branco-lírio
de seu Estado -- ofereceu-se para pagar o custo do recrutamento de tal força
de cor. Formulários de inscrição foram espalhados por todo o país, pedindo
aos voluntários que enviassem seus nomes e endereços ao quartel-general
da A.P.O., assinalando sua intenção de servir como unidades da Divisão Hosken.
Nosso velho amigo Sr. N. R. Veldsman, organizador político de cor de considerável
capacidade, que estivera retirado no último ano ou dois, apresentou-se, tomou
seu lugar entre os líderes de cor e dirigiu reuniões patrióticas em Saron
e outros distritos do Cabo em nome do movimento de recrutamento.
==
DEMONSTRAÇÃO PATRIÓTICA
O City Hall, Cidade do Cabo, estava lotado na noite de segunda-feira,
31 de agosto de 1914, com cidadãos de cor da Cidade do Cabo, que se haviam
reunido para expressar sua lealdade ao rei George e sua determinação de apoiar
o Governo durante a crise presente.
Sir Frederick Smith, que presidia, achava que o povo de cor havia tomado
um caminho sábio ao convocar aquela reunião para oferecer sua assistência
ao Governo enquanto a Grã-Bretanha estava envolvida em guerra. Estava confiante
de que essa demonstração receberia o grato apreço do primeiro-ministro,
de seu Gabinete e também de S.M. o rei George.
O Dr. Abdurahman disse que o povo de cor se reunira em assembleia pública
em muitas ocasiões, mas nunca na história da África do Sul fora chamado
a reunir-se em ocasião mais solene, nem em conjuntura mais crítica, e nunca
quando as questões estavam carregadas de consequências maiores.
O povo de cor tinha muitas queixas, mas tudo isso precisava ser esquecido
enquanto o perigo ameaçava a própria existência do Império. Se o Império caísse,
a África do Sul cairia, a Cidade do Cabo cairia, e a Cidade do Cabo poderia
até ser reduzida a ruínas.
Embora a Inglaterra estivesse envolvida numa luta de vida ou morte,
os sul-africanos sentiam-se seguros e podiam dormir em paz. Essa segurança
devia-se à supremacia da Marinha Britânica. Eles se haviam reunido naquela
noite para decidir como poderiam ajudar o Império. Ele propôs a seguinte
resolução:
"Que os cidadãos de cor da Cidade do Cabo, reunidos em assembleia de massa,
sob os auspícios da A.P.O., expressem por meio desta sua lealdade a S.M.
o rei George V, e aproveitem esta oportunidade para registrar seu reconhecimento
do fato de que a segurança que atualmente desfrutam se deve principalmente
à supremacia da Marinha Britânica; e ainda, rogam que os esforços da Grã-Bretanha
durante a guerra sejam coroados de sucesso. Que uma cópia desta resolução
seja encaminhada a S.E. o Governador-Geral para transmissão a S.M. o Rei."
(Aplausos.)
O Sr. J. C. Carelse, ao secundar a resolução, observou que aquele não era
o momento de considerar seus próprios problemas, mas de mostrar ao inimigo
que permaneciam juntos como um Império unido contra qualquer inimigo que ousasse
baixar a Union Jack. A resolução foi adotada com entusiasmo.
O Sr. N. R. Veldsman apelou ao povo de cor para que ajudasse aqueles que,
em consequência da guerra, pudessem sofrer. O povo de cor deveria gastar menos
em bioscópios e frivolidades, e contribuir para um fundo que se propunha
levantar. Ele propôs a seguinte resolução:
"Que, a fim de aliviar o sofrimento que inevitavelmente acompanha a guerra,
faz-se por meio desta um apelo aos cidadãos de cor da União para que contribuam
para um fundo a ser administrado pelo seguinte comitê: The Rt. Rev. Bishop
J. A. Johnson, Sra. Wooding, Sra. Abdurahman, Sra. Gow, Dr. Gool,
Dr. Abdurahman, Rev. F. Gow, Srs. C. J. Carelse, S. Reagon, N. R. Veldsman,
S. F. Geyer, P. Grever, H. Hartog, B. Baron, H. Cressy, A. Arendze,
H. J. Gordon, R. Hoedemaker, W. A. Roberts, M. J. Fredericks, Fred Hendricks,
H. A. Gamildien, Pfieffer e George Fife."
O Rev. Sr. Gow secundou a resolução e disse que, embora o espírito de guerra
estivesse no ar, havia também um espírito de auxílio no ar. Nesse período,
deveriam esquecer raça e credo e contribuir para o fundo.
A Sra. Wooding, que falou em apoio à resolução, observou que as mulheres
de cor seriam encontradas prontas para cumprir seu dever sempre que o chamado
fosse feito. A melhor maneira de mostrar lealdade ao Império era prestar algum
serviço. A resolução foi adotada por unanimidade.
O Dr. Gool disse que outra maneira de prestar assistência prática ao Império
era levantar corpos de voluntários para serviço ativo. Ele propôs:
"Que a oferta feita por meio da A.P.O. de levantar voluntários para serviço
ativo no país ou no exterior seja aprovada, e que esta reunião ofereça
ao Governo da União seu apoio leal durante a crise presente."
O Sr. S. Reagon, que secundou, disse que eles estavam excluídos da Força
de Defesa. Mas, como o Império estava em perigo, esperava que fosse dada
ao povo de cor uma oportunidade de tomar parte na linha de combate.
A resolução foi aprovada. A soma de 37 libras foi arrecadada durante a noite.
O Sr. H. Seymour executou algumas seleções patrióticas no órgão. A reunião
concluiu-se com o canto do Hino Nacional.
==
Em Joanesburgo, o Sr. Koopman presidiu uma reunião lotada dos ramos do Rand
da Organização de Cor, que endossou unanimemente a proposta de levantar
o corpo. Reuniões semelhantes, sob as respectivas presidências do Sr. Keiler,
do Sr. Samuels e do Sr. I. Joshua, foram realizadas pelos ramos da cidade
e do campo de Pretória e em Kimberley. Em Pretória, os Revds. G. Weavind
e o Sr. Hanford, ambos missionários, também falaram, oferecendo-se para associar-se
ao povo de cor em quaisquer esforços benevolentes empreendidos para aliviar
a aflição que pudesse seguir-se ao início da guerra. Port Elizabeth e outros
ramos distritais também se moveram na mesma direção. A Cidade do Cabo, sede
da Organização, era o centro dessas atividades, e várias mulheres de cor
escreveram ao secretário da A.P.O. oferecendo seus serviços como enfermeiras
para acompanhar a força voluntária de cor à África do Sudoeste alemã, de modo
que o povo de cor, como diz o jornal da A.P.O., "fechou seu livro com seu feio
registro contra o Governo Botha e ofereceu ao primeiro-ministro seu apoio leal
durante a guerra."
Mas, enquanto essas coisas estavam em andamento, a Força de Defesa da União,
que se mobilizara perto da fronteira alemã sob o coronel Maritz, rebelou-se
contra a Coroa e, com suas armas e munições, juntou-se aos alemães. Esse ato
de rebelião causou o maior alarme entre a população de cor próxima às fronteiras
da África do Sudoeste alemã. E eles apelaram ao Governo por armas para proteger
seus lares e propriedades. Lembravam-se do que acontecera durante a Guerra
dos Bôeres, quando os habitantes holandeses daqueles distritos juntaram-se
a seus parentes do outro lado do Vaal, e de como os nativos que estavam armados
sempre permaneceram livres de molestamento. Que seu temor presente não era
infundado mostra a seguinte declaração: --
==
Declaro por meio desta que meu irmão e eu estávamos em visita à fazenda
Groen Doorn, Província do Cabo, na manhã de 16 de setembro de 1914.
Quando chegamos defronte ao acampamento da polícia, ficamos surpresos ao ver
o acampamento invadido por alemães. Os alemães então nos fizeram sinal para
subir e nos disseram que éramos prisioneiros, e que deveríamos ir com eles
à estação de Ukamas. Meu irmão, ao ouvir isso, virou o cavalo e galopou
de volta. Os alemães o intimaram a parar imediatamente, mas ele não parou.
Então atiraram nele e o mataram.
Meu irmão foi deixado deitado onde caiu. Depois que ele foi baleado, perguntei
se podia ir até ele, mas os alemães não permitiram. Depois fui levado ao
acampamento alemão, onde encontrei todo o povo de cor de Groen Doorn que fora
capturado pelos alemães. Duas velhas que estavam fracas demais para caminhar
todo o caminho foram deixadas a meio caminho sem comida nem água; uma das duas
era aleijada, e a outra uma velha entre sessenta e setenta anos de idade.
Fiquei no acampamento alemão em Nakob até que a primeira patrulha alemã voltou
a Groen Doorn para fazer guarda. Então, naquela mesma noite, fugi do acampamento
alemão e, felizmente, cheguei em segurança à minha casa em Nudab.
Declaro novamente que esta história é uma reprodução exata do que vi
com meus próprios olhos.
(X sua marca)
Jacobus Bezuidenhout.
Testemunha: T. Kotzee.
Assinado em Keimoes, neste 6º dia de outubro de 1914.
==
Essa declaração foi transmitida ao Governo da União pelo Sr. M. J. Fredericks,
secretário da African Political Organization. Junto com ela havia um pedido
de uma reunião de pessoas de cor em Calvinia e distritos adjacentes próximos
à fronteira alemã, solicitando armas. O general Smuts respondeu lamentando
a situação em que se encontravam os residentes de cor dos distritos de Calvinia,
Kenhardt, Keimoes e Upington; e disse esperar que as forças da União em breve
removessem a causa de sua ansiedade. Acrescentou que a questão de armar cidadãos
de cor fora cuidadosamente considerada pelo Governo, mas que, por razões
já publicadas, seu pedido de armas não poderia ser atendido.
Por fim, o general Smuts expressou pesar pelo fuzilamento do irmão de Jacobus
Bezuidenhout. "Aparentemente, o falecido fora baleado porque tentou escapar,
e nas circunstâncias", acrescentou o general, "os alemães estavam claramente
justificados em baleá-lo."
Se o general Smuts está certo em suas observações finais, então os alemães
estão perfeitamente justificados em pilhar a Bélgica, pois a razão pela qual
devastaram aquele país foi que os belgas se recusaram a atender a um pedido
simples para permitir que tropas alemãs passassem pela Bélgica rumo à França.
Mas, qualquer que seja a opinião do Governo sul-africano sobre esses assuntos,
gostaríamos de assinalar que é contra a índole de um homem de cor obedecer
às ordens de um homem, seja ele quem for, se esse homem está em guerra com
o chefe do homem de cor. Nada haveria de incomum em um alemão dar ordens
a um homem de cor em tempos de paz; mas, uma vez declarada a guerra, tornou-se
um ultraje às tradições dos negros obedecer a alemães que agora eram inimigos
de seu país.
O general Smuts sem dúvida se lembrará de suas próprias operações em 1901,
antes de tornar-se súdito britânico. Como então invadiu a Colônia do Cabo
e obteve vários recrutas entre os habitantes holandeses de certos distritos
do Cabo. Como, finalmente, ao chegar ao distrito de Calvinia, seus burghers,
reforçados por rebeldes, encontraram ali um ferreiro de cor, chamado Abraham
Ezau. Como os burghers exigiram certas informações desse homem, e ele se recusou
a fornecer qualquer informação a inimigos e rebeldes da Coroa. Que o homem
foi severamente maltratado e torturado, mas não revelou coisa alguma. E como
um bando de bôeres arrastou esse homem de cor para fora da cidade e o abateu
a tiros; que também saquearam a oficina de Abraham Ezau e levaram as ferramentas
do homem assassinado, que sua viúva nunca recuperou, e pelas quais o escritor
foi informado de que ela nunca recebeu compensação alguma. O Governo do Cabo,
antes da União, ergueu uma lápide sobre o túmulo desse homem, que sacrificou
a vida por ele antes de trair seu país. E a visão dessa pedra memorial era
sem dúvida um lembrete sombrio aos habitantes de Calvinia do que aconteceria
se os rebeldes invadissem Calvinia mais uma vez.
Burra dur hai Tipperary
Bahoot lumbah koouch wo
Burra dur hai Tipperary
Sakki pas pownchenay ko
Ram ram Piccadilly
Salaam Leicester Square
Burra, burra dur hai Tipperary
Lakin dil hoaye phus-gayah.
"Tipperary" em hindustani.
Os nativos e os Afrikanders de cor do Cabo não foram os únicos a apresentar
ofertas leais de serviço ao Governo. Os indianos de Natal e outros residentes
de cor igualmente ofereceram seus serviços ao Governo, além de subscreverem
liberalmente, segundo seus meios, aos vários fundos de guerra. Os santa-helenenses
da Cidade do Cabo aprovaram as seguintes resoluções, que o Sr. S. Reagon,
o secretário, encaminhou ao Governo: --
(1) Que esta reunião de santa-helenenses expressa sua lealdade inabalável
e devotada a Sua Majestade o rei George e a seus Governos.
(2) Que expressa sua plena confiança no Governo da União na presente crise
pela qual passam o Império e a União, e congratula o general Botha,
expressando seu profundo apreço por seu patriotismo prático ao ter assumido
o comando das Forças da União em campo.
(3) Que os serviços da Associação e de seus membros sejam por meio desta
oferecidos ao Governo da União, de qualquer maneira em que possam ajudar
a assegurar o triunfo do Império e a manutenção da lei e da ordem.
Pouco depois do início da presente guerra, o Dr. Abdurahman ofereceu ao Governo
os serviços dos 5.000 guerreiros de cor recrutados por meio da A.P.O., e o
general Smuts respondeu que a oferta estava sob consideração. Enquanto isso,
a agência de recrutamento da A.P.O. continuara seu trabalho, e nada menos
que 13.000 homens de cor haviam enviado seus nomes e endereços e assinalado
sua intenção de ir a campo. Assim, o Sr. Fredericks, secretário da A.P.O.,
escreveu mais uma vez ao general Smuts, em 23 de outubro, oferecendo os serviços
desses homens em nome da Organização do Povo de Cor. Essa oferta provocou
a seguinte resposta definida, redigida em termos idênticos aos da enviada
na mesma data ao Dr. Rubusana, que escrevera oferecendo os serviços de 5.000
nativos: --
==
Departamento da Defesa,
Pretória,
6 de novembro de 1914.
Senhor, -- Com referência à sua carta do dia 23 último, tenho a informar
que o Governo da União aprecia grandemente a oferta de serviço do povo de cor
do Cabo.
Devo, porém, remeter o senhor às disposições da Seção 7 da Lei de Defesa
Sul-Africana de 1912, e declarar que o Governo não deseja valer-se dos serviços,
em capacidade combatente, de cidadãos que não sejam de ascendência europeia
nas presentes hostilidades. À parte outras considerações, a guerra atual
é uma guerra que tem sua origem entre os povos brancos da Europa, e o Governo
está ansioso por evitar o emprego de cidadãos de cor em uma guerra contra
brancos.
==
Sem dúvida o Governo da África do Sul britânica foi movido pelos mais elevados
motivos ao rejeitar ofertas voluntárias de serviço de cidadãos de ascendência
não europeia; mas é claro que tal resposta, em tal momento, não deveria agradar
a muita gente na Grã-Bretanha que teve de oferecer a flor da masculinidade
britânica para defender sua porção do Império, e então oferecer, além disso,
mais homens para entregar suas vidas pela segurança das colônias, inclusive
a África do Sul, uma terra com milhares de guerreiros aptos e experientes
dispostos a defender seu próprio país. Pela mesma razão, essa decisão não
deveria agradar a nossos aliados franceses, que, além de sacrificar homens
e dinheiro nos campos de batalha da Europa continental, precisam fornecer
mais homens e dinheiro para guardar suas possessões coloniais em diferentes
partes do globo. Essa decisão tampouco deveria alegrar ninguém na Bélgica,
onde pais e mães e seus filhos estão separados e famintos, uma nação vivendo
praticamente no exílio, ou em cativeiro, seu bravo monarca residindo em território
estrangeiro. Por outro lado, se há algum lugar onde essa decisão do Governo
da África do Sul britânica seria recebida com a mais viva satisfação, é certamente
Berlim, e isso particularmente depois das amargas experiências das tropas
alemãs em encontros com tropas africanas nativas, tanto na Europa continental
quanto na África Oriental e Ocidental.
De modo semelhante, essa decisão do Governo sul-africano não deveria agradar
aos próprios bôeres, visto que, ao descobrir que o pedido de voluntários entre
os brancos não conseguiu assegurar homens suficientes, o Governo da União teve
forçosamente de recorrer à coerção, pois cerca de 300 bôeres que se recusaram
a alistar-se para serviço na expedição à África do Sudoeste alemã foram multados
ou presos. Esse caminho, que é praticamente conscrição, teria sido desnecessário
se o Governo da União tivesse aceitado o serviço oferecido pelos 18.000 e mais
voluntários que rejeitou secamente.
O povo de cor, a julgar pelas cartas que muitos deles enviaram à imprensa,
sentiu-se humilhado ao descobrir que, durante a hora mais sombria do Império,
um Governo ao qual paga impostos publicava decisões que deveriam ferir
os sentimentos dos simpatizantes dos Aliados e dar satisfação ao inimigo.
É bem possível que o Governo tenha recusado a oferta do povo de cor em deferência
aos desejos de uma seção do povo branco da União; mas, a julgar pela imprensa
africana, essa seção, embora um tanto barulhenta, era infinitesimal. Essa seção,
como se mostra no extrato abaixo, também discutiu a viagem das tropas indianas
à Europa. O "East Rand Express", jornal publicado em um dos subúrbios mais
importantes de Joanesburgo, disse: --
==
TROPAS DE COR E A GUERRA
A notícia de que a Grã-Bretanha pretende empregar tropas nativas indianas
contra os alemães veio como choque para muitos sul-africanos. Só podemos esperar
que a notícia esteja incorreta. Em nossa opinião, seria um erro fatal usar
tropas de cor contra brancos, especialmente quando há brancos em abundância
disponíveis. Do ponto de vista inglês, provavelmente não há nada ofensivo
na sugestão. A maioria das pessoas da metrópole não parece ver nada repugnante
em boxeadores negros lutarem contra brancos, mas elas não tiveram de viver
no meio de uma população negra. Se os indianos forem usados contra os alemães,
isso significa que voltarão à Índia desenganados do respeito que deveriam
ter pela raça branca. O Império deve sustentar o princípio de que um homem
de cor não deve levantar a mão contra um homem branco, se há de haver lei
ou ordem na Índia, na África ou em qualquer parte do Império onde o homem branco
governa sobre uma grande multidão de pessoas de cor. Na África do Sul, isso
significará que os nativos obterão imagens de brancos sendo perseguidos por
homens de cor, e quem sabe que dano tais imagens podem causar? Que a França
empregue tropas de cor não é desculpa. Dois negros, em nenhum sentido, fazem
um branco. O emprego de tropas nativas contra a Alemanha será um duro golpe
no prestígio do homem branco.
==
Esses emocionalistas instam os imperialistas contra o uso de guerreiros negros
pela simples razão de que isso lhes daria (aos emocionalistas) "um choque".
Assim, a agonia das tropas britânicas e a ansiedade das esposas e mães britânicas
não devem ser diminuídas, nem os perigos dos não combatentes grandemente
minimizados, nem a guerra apressada por uma concentração decisiva das forças
do Império no campo de batalha, por causa do "choque" que daria aos emocionalistas
ver negros lutarem contra brancos. A visão de bom senso mostraria a vantagem
de permitir que todos os súditos, inclusive as raças de cor da África do Sul,
tomassem parte na luta e assim permitissem às autoridades colocar mais homens
no continente, em vez de enviar destacamentos de tropas imperiais para ocupar
os lugares de homens nos postos avançados do Império que são desqualificados
somente por sua cor.
No último Ano-Novo, o autor recebeu uma carta de uma conhecida mãe britânica,
transmitindo seus bons votos além dos seguintes pormenores comoventes: --
==
Estamos quase fora de nós de tristeza por causa desta guerra terrível.
Meu jovem sobrinho esteve em casa em férias de nove dias no Natal e agora
voltou ao front. Recebeu a D.S.O. por explodir uma ponte e assim atrasar
os alemães na marcha sobre Paris. Minha prima, Sra. ----, perdeu seus dois
únicos filhos -- ambos mortos no mesmo dia -- 21 de dezembro. Além de outros
amigos e parentes ingleses lutando do lado britânico, tenho também um jovem
primo alemão lutando do outro lado. Ele foi tão gravemente ferido na garganta
que as cordas vocais sofreram lesão tal que levará à perda de sua voz, e sua
carreira como advogado provavelmente chegou ao fim. Sua pobre mãe é viúva
e tem apenas mais um filho, que é muito delicado.
==
O escritor, nos últimos seis meses, encontrou casos da perda de um filho único,
mas todas essas agonias nada contam para seus emocionalistas colorfóbicos,
que devem, a qualquer preço, ser poupados de seu "choque", sem consideração
pelos sofrimentos dos outros. Agora perguntem a esses homens o que ofereceriam
ao Império como substituto das tropas de cor cujo emprego contra o inimigo
lhes dá "o choque", e descobrirão que não têm nada a oferecer além de seu
preconceito de cor.
O que, por exemplo, poderia o redator do "East Rand Express" oferecer ao Império
em lugar da generosa ajuda prestada a ele pelo marajá de Mysore, um rapaz
de apenas dezoito anos de idade, que, além dos serviços de seus homens, deu
a "ninharia" de 330.000 libras; ou em lugar do presente do Nizam de Hyderabad,
que contribuiu com 396.000 libras para o custo do contingente de Hyderabad;
ou do marajá Scindia de Gwalior, que entregou ao rei George, como presente
de Natal para as tropas, uma "pequena frota" de quarenta e uma ambulâncias
motorizadas, quatro automóveis para oficiais, cinco caminhões motorizados
e carros de reparo, e dez motocicletas; ou, para chegar mais perto de casa
e tratar de uma dádiva mais modesta, os duzentos bois que o chefe Molala
Mankuroane, perto de Kimberley, deu ao general Botha para alimentar as tropas
da União?
E quando esses sacrifícios liberais são feitos por homens negros pela segurança
do Império, INCLUINDO A ÁFRICA DO SUL BRITÂNICA, somos constrangidos a perguntar:
onde estão aqueles escrevinhadores de boca larga que, possuídos de mais pretensão
que previdência, escreveram artigos bombásticos na imprensa do Transvaal antes
da guerra, ameaçando que "a África do Sul cortará a amarra" e "remará sua própria
canoa" se homens e mulheres na Europa se tornassem um incômodo ao defender
ideias de justiça em favor dos negros? O general Botha confessou em setembro
passado que o Governo sul-africano tentou, mas não conseguiu, tomar emprestado
mais de 2.000.000 de libras; que o Governo Imperial veio em socorro e "tirou
a União de seu embaraço com um empréstimo de 7.000.000 de libras" de dinheiro
britânico. Quando, de seu assento na Câmara da Assembleia da União, o primeiro-ministro
anunciou esse fracasso, por que esses secessionistas não se apresentaram
e exibiram sua capacidade de "remar"? Que foi feito deles de repente?
Não está na hora de o Império reconhecer a improdutividade, e até a política
ruinosa, desses cavalheiros, e deixar de prestar tanta atenção àqueles cujas
opiniões são distorcidas pelo preconceito de cor, cujo objetivo é infligir
dano desnecessário às mentes, corpos e espíritos de súditos leais da Coroa?
Não se pode deixar de dizer que, se sua carreira nesse aspecto não for contida,
sua política maligna levará o Império a um emaranhado de dificuldades do qual
seu resgate exigirá a mais alta arte de governar, muito dispêndio de tesouro, se
não também derramamento de sangue.
Já declaramos que homens de cor ESTÃO servindo ao Império no front, mas
principalmente em capacidades que não envolvem seu reconhecimento. Lemos
recentemente sobre o julgamento de dois homens de cor em Willowmore, na Província
do Cabo. Diz-se que expressaram a opinião de que, se pessoas de cor não são
aptas a lutar pelo Império "em uma guerra originada inteiramente entre europeus",
não poderiam ser consideradas aptas a conduzir carroções militares na mesma
guerra. O recrutamento de condutores militares estava em andamento na época,
de modo que foram acusados sob a lei marcial e sentenciados a nove meses,
com trabalhos forçados, por obstruir o trabalho de recrutamento. Neste caso,
nossa dificuldade é que, não sendo advogado, não somos capazes de traçar
as distinções finas entre frases legais. Mas, para nossa mente leiga e sem
instrução, parece que, se dar expressão a tal lógica (pela qual dez condutores
podem pensar duas vezes antes de se alistar) é crime sob a lei marcial, então
deveria ser mais de dez vezes mais criminoso, sob a mesma lei, que um Governo
recuse a oferta de serviço, na mesma guerra, de 18.000 guerreiros, barrando
assim o alistamento de possíveis 80.000.
Uma das melhores respostas aos sentimentalistas da cor que já lemos sobre
este assunto é citada do "New York World" pelo "Crisis" (jornal do professor
Du Bois) da mesma cidade. Diz o "New York World": --
==
O embaixador alemão anunciou aos Estados Unidos que é "incondicionalmente
oposto" ao uso de tropas de cor. Este é um curioso preconceito por parte
do representante diplomático de um Governo que procura trazer a Turquia
para o conflito e tenta persuadir o turco a instigar uma "guerra santa"
no Egito e na Índia contra todos os não maometanos.
Quando a Alemanha entrou em guerra com o Império Britânico, deve ter esperado
lutar contra o Império Britânico, e não meramente contra uma parte selecionada
da população, cuja cor de pele por acaso recebesse a aprovação de Berlim.
É bastante natural que a Grã-Bretanha traga suas tropas indianas, que, aliás,
são tão completamente identificadas com a raça ariana quanto os prussianos.
Mas, qualquer que seja sua raça, fazem parte do Império e parte do poder militar
regular da Grã-Bretanha.
Se a Alemanha estivesse em guerra com os Estados Unidos, suas tropas teriam
de enfrentar nossa Cavalaria Negra, do que não há melhores soldados em uniforme.
A denúncia alemã das tropas indianas é tão fútil quanto a denúncia alemã
dos japoneses como "barrigas-amarelas". É tarde demais para traçar a linha
da cor na guerra. Essa linha foi apagada há mais de cinquenta anos por Abraham
Lincoln naquela nobre carta à Convenção de Springfield: "E haverá alguns homens
negros que poderão lembrar que, com língua silenciosa e dentes cerrados
e olhar firme e baioneta bem equilibrada, ajudaram a humanidade a chegar
a esta grande consumação."
==
Um escritor sul-africano para a imprensa tinha razões humanitárias contra
o emprego, no continente, de tropas de cor da Índia. Disse que 70.000 deles
seriam como uma refeição matinal para os soldados treinados da Alemanha.
Essa visão simpática não parece ser compartilhada pelos escritores alemães
do "Berliner Tageblatt", que têm alta consideração pela ferocidade "desses
demônios orientais". Aparentemente, essa é a única visão alemã em harmonia
com os despachos dos generais French e Joffre. Sua Majestade o Rei esteve
desde então no front, onde, na presença de S.A.R. o Príncipe de Gales, Sir
Pertabh Singh e outros altos oficiais imperiais, Sua Majestade pessoalmente
condecorou Havildar Darwan Sing Negi (um indiano) dos 39th Garhwal Rifles
com a Victoria Cross, e mal precisamos acrescentar que V.C.s não são concedidas
por diversão.
No primeiro sábado de março de 1915, o rei George foi a Aldershot e atuou
como largador na grande corrida militar em que competiram mais de 500 soldados.
Sua Majestade a Rainha também estava presente e distribuiu graciosamente
os prêmios. A corrida foi vencida pelo soldado Stewart, um soldado negro
da Jamaica. Até os Coldstream Guards têm seu soldado de cor em treinamento
para o front; mas sul-africanos informam a você que os céus cairão se tropas
de cor forem enviadas contra os alemães brancos, que, desde o começo, nunca
tiveram escrúpulo em enviar guerreiros negros contra os britânicos.
Com relação à concessão da V.C. a indianos, muitos escritores enviaram cartas
à imprensa alegando que era sem precedente que guerreiros de cor usassem
a V.C. Whitaker e publicações semelhantes poderiam ter-lhes dito que um sargento
africano nativo do West Indian Regiment usa a V.C. conquistada no rio Gâmbia
já em 1892.