Capítulo XXII Os Bôeres Sul-Africanos e a Guerra Europeia
Capítulo XXII Os Bôeres Sul-Africanos e a Guerra Europeia
Dormi e tive uma visão; e sobre o que era ela? Pois eis que
o céu estava coberto por uma nuvem escura na qual estava impresso
o número 15, e sangue saía dessa nuvem. Então vi
o general Jacobus De la Rey retornando a sua casa em Lichtenburg
sem chapéu na cabeça, e ele era seguido de perto por uma carruagem
cheia de flores.
Niklaas Rensburg (o Profeta Bôer).
Quando a guerra estourou, não havia dúvida, no que dizia respeito
a uma seção dos brancos, quanto ao dever dos sul-africanos; mas a maioria
das seções holandesa e alemã não oficiais era favorável a permanecer neutra
e a não tomar parte alguma na luta, nem a favor nem contra a Coroa. Entre
os Backvelders parecia ter havido algum mal-entendido sobre se os sul-africanos
eram súditos ou meramente amigos do Governo Britânico. Essa perplexidade
tornou-se mais confusa durante o intervalo entre o início da guerra e a reunião
do Parlamento da União. Todos os tipos de ideias foram expressos na imprensa.
A seção progressista, principalmente inglesa, insistia não apenas que a África
do Sul não tinha alternativa senão entrar na luta, mas chegou efetivamente
a levantar corpos de voluntários, que passou a equipar para serviço na Europa.
As forças voluntárias regulares do país avançaram num período inicial
da campanha e tomaram os portos alemães. Em conexão com a mobilização dessas
forças, uma catástrofe lamentável deve ser aqui registrada. O longo trem
em que os Kaffrarian Rifles, em sua maioria ingleses, iam de King Williamstown,
via Cidade do Cabo, para o front, descarrilou perto do Hex River, e os galantes
fuzileiros tiveram oito mortos e cerca de cem feridos. São filhos dos antigos
colonos ingleses da Província Oriental, e alguns são membros de famílias
europeias muito populares entre os nativos do Cabo, de modo que brancos
e negros sentiram profundamente o resultado da catástrofe. O general Lukin,
que estava encarregado das forças avançadas, subiu rapidamente pela costa
sul-ocidental e forçou o inimigo a evacuar seus portos e a recuar para o interior,
em direção a Windhuk, capital da colônia alemã. O general Beyers e o restante
das Forças de Defesa, às quais foram confiadas as operações terrestres, também
se mobilizaram. A mobilização dessa força levou um tempo extraordinariamente
longo, mas se explicou satisfatoriamente que a organização das forças cidadãs
precisava aguardar a sanção do Parlamento, que não se reuniu até 10 de setembro
de 1914.
Uma sessão especial do Parlamento da União realizou-se nesse dia, na qual
o general Botha, primeiro-ministro da União, pronunciou um grande discurso.
==
No curso de seu discurso, o general Botha disse que o Governo Imperial
havia informado o Governo de que certas operações de guerra na África
do Sudoeste alemã eram consideradas de importância estratégica. O Governo
Imperial acrescentou que, se o Governo da União pudesse empreender essas
operações, elas seriam consideradas de grande serviço ao Império. O Império
ao qual a África do Sul pertencia estava envolvido em uma das maiores
e mais cruéis guerras que já haviam recaído sobre a humanidade. O general
Botha continuou:
O Governo, após cuidadosa consideração, decidira atender ao pedido nos interesses
da África do Sul, bem como do Império. (Aplausos.) Só poderia haver uma resposta
ao pedido do Governo Imperial. Havia muitos na África do Sul que não reconheciam
a tremenda seriedade e as grandes possibilidades desta guerra, e alguns pensavam
que a tempestade não ameaçava a África do Sul. Essa era uma concepção das mais
estreitas. O Império estava em guerra; consequentemente, a África do Sul estava
em guerra com o inimigo comum. (Aplausos.) Apenas dois caminhos estavam abertos
-- o caminho da fidelidade ao dever e à honra -- (aplausos) -- e o caminho
da deslealdade e da desonra. Uma característica do povo sul-africano era seu
alto senso de honra, e eles manteriam imaculada sua reputação de trato honrado.
(Aplausos.) Esquecer sua lealdade ao Império nesta hora de provação seria
escandaloso e vergonhoso, e enegreceria a África do Sul aos olhos de todo
o mundo. Disso os sul-africanos eram incapazes. . . .
Com relação às operações na África do Sudoeste, o general Botha declarou que
só poderia haver uma resposta aos desejos do Governo Imperial, a menos que
quisessem contemplar uma situação muito mais séria do que aquela que agora
os confrontava. O modo das operações não poderia ser discutido na Câmara;
deveria ser deixado ao comandante das forças da União.* O Governo convocara
o Parlamento para que os representantes do povo soubessem exatamente o que
havia acontecido.
--
* General Beyers.
--
Ele queria que compreendessem a seriedade da posição e aceitassem
a responsabilidade que seriam chamados a aceitar. Colocava-se com confiança
nas mãos da Câmara. O general Botha detalhou a entrada alemã em território
da União em Nakob. Essa força estava entrincheirada em kopjes no território
da União naquele momento. Também descreveu um incidente em Schuitdrift em agosto.
Além disso, forças alemãs armadas estavam na fronteira da União em grande número
antes que houvesse qualquer questão de mobilização da União. O primeiro-ministro
disse que citava o acima para mostrar a atitude hostil adotada pelos alemães
no território vizinho.
Em seguida, referiu-se ao Livro Branco sobre os procedimentos diplomáticos
na véspera da guerra. Esses documentos, declarou ele, mostravam que, se alguma
vez a Grã-Bretanha entrou em uma guerra de mãos limpas, foi nesta guerra.
Era abundantemente claro que a Grã-Bretanha não queria a guerra e fez o máximo
para manter a paz; mas a guerra lhe foi imposta. Somente quando se tornou
impossível, sem perda de prestígio e honra, permanecer fora da guerra, o Governo
Imperial deu esse passo supremo. (Aplausos.) Pela decisão do Governo Imperial,
todo o Império estava envolvido na guerra. (Aplausos.) Ele enfatizou que a
guerra não era uma guerra de engrandecimento nem de aquisição de terras, mas
que fora empreendida por senso de dever e em cumprimento de solenes obrigações
de tratado para defender outras nações que estavam sendo pisoteadas, e cujo
território estava sendo violado. Queria que a Câmara percebesse que o futuro
da África do Sul estava sendo decidido nos campos de batalha da Europa. . . .
Apelou aos sul-africanos para que fossem tolerantes uns com os outros no momento
presente. Ninguém poderia culpar o sul-africano holandês que não sentisse
exatamente como sentia o sul-africano britânico. Disso não se seguia que
os sul-africanos holandeses fossem desleais. Não havia questão de deslealdade.
Embora pudesse haver muitos que no passado tinham sido hostis à bandeira
britânica, ele podia atestar que prefeririam dez vezes estar sob a bandeira
britânica a estar sob a bandeira alemã.
Grande confiança fora depositada no povo da África do Sul. Receberam uma
constituição sob a qual poderiam criar uma grande nacionalidade. A Grã-Bretanha
lhes dera essa constituição e desde então os considerava um povo livre
e um Estado irmão. Como exemplo de como o Governo Imperial os tratava, o general
Botha disse que, em julho passado, o Governo da União quis levantar um empréstimo
de 4.000.000 de libras. Haviam levantado apenas dois milhões. Como estavam
as coisas, seria fatal ir ao mercado financeiro agora; assim, o Governo Imperial
veio agora em auxílio do Governo da União e emprestou à União 7.000.000 de
libras. (Fortes aplausos.) Esse era o espírito de cooperação e fraternidade
que invariavelmente animava o Governo Imperial para com o Governo da União.
Não obstante suas próprias dificuldades, o Governo Imperial se apresentou
e tirou o Governo da União de seu embaraço. (Aplausos.)
Em conclusão, o primeiro-ministro disse que sentia ser dever da África do Sul
auxiliar no alívio dos sofrimentos e privações infligidos pela guerra. O Governo,
portanto, propunha oferecer produtos sul-africanos, como mealies e tabaco,
para os soldados, e conhaque para fins médicos. Os agricultores já haviam
se apresentado com ofertas de produtos, e o Governo se encarregaria de seu
envio. O general Botha indicou que o assunto seria tratado mais plenamente
mais tarde, e encerrou seu discurso com uma expressão eloquente de sua crença
de que a África do Sul se sairia honradamente aos olhos do mundo.
Opiniões da Oposição
Sir Thomas Smartt, líder da Oposição, disse que a mensagem que o primeiro-ministro,
por seu discurso, dera à Pátria-Mãe enviaria um estremecimento de orgulho
por todo o Império -- um estremecimento de orgulho por saber que, no dia
do perigo, a África do Sul fora fiel à sua confiança e lembrara suas obrigações
bem como seus privilégios de cidadania livre. (Aplausos.)
O Sr. Cresswell, líder trabalhista, instou que uma expedição fosse enviada
para lutar lado a lado com os Aliados no continente.
O general Hertzog disse que a moção do general Botha viera como grande surpresa
e propôs o adiamento. Outros membros apoiaram o general Hertzog, mas a moção
de adiamento foi rejeitada por 85 votos a 12.
==
Após essa breve sessão do Parlamento, reuniões entusiasmadas foram realizadas
por todo o país. As das cidades foram frequentadas principalmente por cidadãos
de ascendência inglesa. Nessas reuniões foram aprovadas fortes resoluções
de confiança no Governo da União e de aprovação da expedição proposta à África
do Sudoeste alemã. Nas reuniões do campo, porém, o entusiasmo seguia a direção
oposta. Ali, as resoluções condenavam a política militar do Governo, e o general
Botha foi redondamente acusado de não tomar o país em sua confiança. Quando
os lealistas instavam que os representantes parlamentares dos críticos, que,
aliás, desfrutam do sufrágio masculino, haviam autorizado a política do Governo,
os resmungões respondiam que seus membros não haviam consultado seus desejos.
O general Botha deixou tão claro quanto a língua holandesa podia expressar
que os alemães estavam acampados perto de Nakob, em seu próprio território.
Que haviam deixado sua base de Nakob no lado alemão da fronteira e passado
ao território da União em busca de água, e prosseguido para entrincheirar-se
entre as cristas e kopjes que dominavam os poços d'água, e que, além do dever
da União como parte do Império, essa invasão militar por parte das forças
alemãs fortalecia ainda mais o argumento por uma expedição à África do Sudoeste
alemã.
Nessas reuniões do Backveld, a história sobre os alemães cruzarem a fronteira
foi caracterizada como um pouco de invenção ministerial. Estudantes inteligentes
de geografia, que subiam às plataformas com mapas nas mãos, foram relatados
como tendo demonstrado, para satisfação de seus ouvintes, que o novo mapa
mostrando a posição alemã fora falsificado pelos agrimensores da ferrovia
e que Nakob Sued aparecia claramente nos mapas antigos como situado em território
alemão. Os repórteres holandeses, porém, não dizem que as cristas e kopjes
a que se referia o general Botha também fossem declarados estar do lado alemão
da linha segundo os mapas antigos. De modo que a posição era esta: a princípio
os bôeres não sancionariam uma expedição contra os alemães até que estes
invadissem o território da União, e, quando o Governo provou por meio de relatórios
policiais que os alemães de fato haviam cruzado para território da União,
os críticos acusaram o Ministério de dizer inverdades. Esta, então, deve ter
sido a causa de tanto atraso na mobilização, contra a qual os ministros tiveram
de lutar. Deve-se acrescentar, porém, que a maioria das reuniões mencionadas
ocorreu no Transvaal. No Cabo, o descontentamento foi quase insignificante,
e tanto quanto existira prontamente se alinhou ao lado do Governo quando
o Estado "Livre" e o Transvaal içaram o estandarte da rebelião.
As coisas avançaram um pouco depois da reunião do Parlamento. Mas um rude
despertar aguardava o povo da União, se não os povos do Império, quando se
levantaram numa manhã de setembro e leram a seguinte correspondência relativa
à renúncia do general Beyers, chefe das forças da União: --
==
A ATITUDE EXTRAORDINÁRIA DO GENERAL BEYERS
Ex-general Beyers ao general Smuts
Pretória,
15 de setembro de 1914.
Honrado senhor, -- O senhor está ciente de que durante o mês de agosto passado
eu lhe disse, e também ao general Botha, verbalmente, que desaprovava o envio
de comandos à África do Sudoeste alemã com o propósito de conquistar esse
território. Eu estava então a ponto de renunciar, mas, ao ouvir que o Parlamento
seria convocado, decidi esperar, esperando que se encontrasse uma saída
da dificuldade. Para minha maior surpresa, porém, o Parlamento confirmou
a resolução adotada pelo Governo -- a saber, conquistar a África do Sudoeste
alemã, sem qualquer provocação à União por parte dos alemães. O Governo deve
estar ciente de que a imensa maioria do povo de língua holandesa da União
desaprovou decididamente nossa travessia da fronteira, e que duas conferências
de comandantes recentemente realizadas em Pretória deram eloquente testemunho
disso. Desafio o Governo, por um apelo ao povo, sem fazer uso de compulsão,
a obter outro resultado.
Diz-se que a Grã-Bretanha tomou parte na guerra em nome do direito e da justiça,
a fim de proteger a independência de nações menores e cumprir tratados; mas
o fato de que três ministros do Gabinete britânico renunciaram mostra que,
mesmo na Inglaterra, há uma forte minoria que não pode ser convencida da justiça
de uma guerra com a Alemanha. A história nos ensina, afinal, que, sempre que
convém a seus interesses, a Grã-Bretanha está sempre pronta a proteger nações
menores, mas infelizmente a história também relata casos em que os direitos
sagrados de independência de nações menores foram violados e tratados
desconsiderados por esse mesmo Império. Em prova disso, só preciso indicar
como foi violada a independência da República Sul-Africana e do Estado Livre
de Orange, e que peso teve a Convenção de Sand River. Diz-se que se trava
guerra contra a barbárie dos alemães. Perdoei, mas não esqueci, todas as
barbáries perpetradas neste nosso próprio país durante a Guerra Sul-Africana.
Com pouquíssimas exceções, todas as fazendas, sem mencionar muitas cidades,
foram tantos Louvains, dos quais agora tanto ouvimos.
Neste momento crítico, torna-se conhecido no Parlamento que nosso Governo
recebeu um empréstimo de 7.000.000 de libras do Governo Britânico. Isso é
muito significativo. Cada um pode ter seus próprios pensamentos sobre isso.
Na ausência de fundamentos legítimos para a política de anexação do Governo,
o senhor procura intimidar o público declarando que o Governo está de posse
de informações mostrando que a Alemanha decidiu, caso surja oportunidade,
anexar a África do Sul. Minha humilde opinião é que isso será apressado se,
de nosso lado, invadirmos território alemão sem termos sido provocados a isso
pelos alemães; e, quanto ao alegado plano alemão de anexação, isso nada mais
é que o resultado da suspeita nativa habitual que acompanha tais assuntos.
As alegações feitas no Parlamento -- a saber, que os alemães já violaram nossa
fronteira -- são infundadas. Veja-se o relatório do Bureau de Informação,
corroborado pelo coronel Maritz* e seus oficiais, que estão na fronteira
e perto dela. Aparentemente, o Governo ansiava por alguma transgressão por
parte dos alemães da África do Sudoeste alemã, e ficou desapontado nisso,
pois até agora nem um único soldado alemão cruzou nossa fronteira, como o senhor
bem sabe. O relatório é perfeitamente correto quanto a uma transgressão
involuntária da fronteira algum tempo atrás e à apresentação de desculpas
por isso.
--
* Maritz estava nesse momento em serviço ativo, nominalmente como coronel
à frente de um regimento britânico, mas na realidade como general
no Exército alemão, usando armas, depósitos, ferrovias e telegramas britânicos
a serviço do Kaiser.
--
O que quer que aconteça na África do Sul, a guerra será decidida na Europa
em qualquer caso; assim, se a Alemanha triunfar e decidir atacar-nos, então
mesmo a Grã-Bretanha seria incapaz de ajudar-nos. Teremos ao menos uma causa
sagrada e limpa ao defender nosso país até o máximo, desde que permaneçamos
dentro de nossas fronteiras. Enquanto isso, caso sejamos atacados, nosso povo
se erguerá como um só homem em defesa de seus direitos. Além disso, estou
convencido de que um comando de cerca de 8.000 alemães, como atualmente está
estacionado em território alemão, não será tão tolo a ponto de tentar um ataque
ao nosso país. Sempre disse, e recentemente representei em Booysens, que,
se a União for atacada, bôer e britânico defenderão este país lado a lado,
e em tal caso considerarei uma grande honra e privilégio tomar meu lugar
à frente de nossas forças em defesa de minha pátria. Aceitei o posto de
comandante-geral sob nossa Lei de Defesa, cuja primeira seção dispõe que nossas
forças só podem ser empregadas em defesa da União. Minha humilde opinião
é que essa seção não pode ser assim alterada por resolução informal do Parlamento,
pois isso é contrário ao procedimento parlamentar. Portanto, a Lei de Defesa
não nos permite ir combater o inimigo além da fronteira e acender o fogo
dessa maneira. Mas, se o inimigo penetrar em nosso país, será nosso dever
repeli-lo e persegui-lo em seu próprio território.
Em seu discurso, o general Botha fala da ajuda que recebemos dos belgas
e franceses depois da Guerra Sul-Africana. Essa assistência ainda é apreciada
por nós e por todo o nosso povo, mas não devemos esquecer que os alemães também
não ficaram atrás e sempre estiveram bem-dispostos para conosco. Então, por
que deveríamos deliberadamente fazer deles inimigos? Como estão as circunstâncias,
e não vendo meio de tomar a ofensiva, e como amo sinceramente meu país e meu
povo, devo protestar fortemente contra o envio de forças cidadãs da União
para além da fronteira. Quem pode predizer quando terminará o incêndio que
o Governo decidiu acender? Pelas razões enumeradas acima, sinto-me constrangido
a renunciar a meu posto de comandante-geral, bem como a minha patente comissionada.
Para mim, este é o único caminho de fé, dever e honra para com nosso povo,
de que fez menção o general Botha. Sempre tentei cumprir meu dever segundo
minhas melhores convicções, e dói-me profundamente que isso tenha de terminar
dessa maneira.
Permaneço, etc.,
(Assinado) C. L. Beyers.
==
==
General Smuts ao ex-general Beyers
Pretória,
19 de setembro de 1914.
Senhor, -- Foi com pesar que recebi sua carta do dia 15 deste mês, apresentando
sua renúncia como comandante-geral das Forças de Defesa da União e como oficial
da União. As circunstâncias em que a renúncia ocorreu e os termos em que o senhor
procura justificar sua ação tendem a deixar uma impressão muito dolorosa.
É verdade que eu sabia que o senhor apresentava objeções contra operações
de guerra na África do Sudoeste alemã, mas nunca recebi a impressão de que
renunciaria. Pelo contrário, todas as informações em posse do Governo lhe foram
comunicadas, todos os planos foram discutidos com o senhor, e seu conselho
foi seguido em larga medida. Os principais oficiais foram nomeados por sua
recomendação e com sua concordância, e o plano de operações que agora está
sendo seguido é, em grande parte, aquele recomendado pelo próprio senhor
em uma conferência de oficiais. Minhas últimas instruções ao senhor antes
de eu partir para a Cidade do Cabo, a fim de assistir à sessão especial
do Parlamento, foram que, em minha ausência, o senhor visitasse certos regimentos
na fronteira alemã; e estava bem entendido entre nós que, assim que as operações
de guerra estivessem um pouco mais avançadas e a cooperação entre as várias
divisões se tornasse praticável, o próprio senhor assumiria o comando principal
na África do Sudoeste alemã. A atitude do Governo depois disso permaneceu
inalterada e foi aprovada pelo Parlamento após plena discussão.
Seria de esperar que essa aprovação tornasse o assunto mais fácil para o senhor,
mas agora descubro que o senhor antecipava que o Parlamento desaprovaria
a política do Governo, e que sua decepção nisso tornou-se a razão de sua ação
inesperada. Para tornar mais claros seus motivos, as razões de sua renúncia
foram explicadas em um longo argumento político que foi imediatamente comunicado
à imprensa e chegou às mãos do Governo muito depois da publicação. Não preciso
dizer-lhe que todas essas circunstâncias em conexão com sua renúncia causaram
uma impressão das mais desagradáveis em meus colegas e em mim.
Mas essa impressão desagradável foi ainda agravada pelas alegações contidas
em sua carta. Seu ataque amargo à Grã-Bretanha não é apenas infundado, mas
é ainda mais injustificável vindo, como vem, em meio a uma grande guerra,
do comandante-geral de um dos Domínios britânicos. Sua referência a atos bárbaros
durante a Guerra Sul-Africana não pode justificar a devastação criminosa
da Bélgica, e só pode tender a semear ódio e divisão entre o povo da África
do Sul. O senhor esquece de mencionar que, desde a Guerra Sul-Africana,
o povo britânico deu à África do Sul sua inteira liberdade, sob uma Constituição
que nos torna possível realizar nossos ideais nacionais segundo nossas próprias
linhas, e que, por exemplo, lhe permite escrever impunemente uma carta pela
qual, sem dúvida, o senhor estaria sujeito no Império Alemão à pena extrema.
Quanto às suas outras afirmações, elas foram respondidas e resolvidas
no Parlamento. Dessas discussões ficará aparente que nem o Império Britânico
nem a África do Sul foram os agressores nesta luta. A guerra foi, em primeiro
lugar, declarada pela Áustria-Hungria, e depois pela Alemanha, em circunstâncias
nas quais o Governo Britânico empregou seus máximos poderes para manter a paz
da Europa e salvaguardar a neutralidade da Bélgica. No que nos diz respeito,
nossa costa está ameaçada, nossos paquetes postais são detidos e nossas
fronteiras são invadidas pelo inimigo. Isto último não ocorre, como o senhor
diz, de maneira involuntária e com um pedido de desculpas, que, de qualquer
modo, nunca foi apresentado a nosso Governo. Nessas circunstâncias, é absurdo
falar em ação agressiva por parte da União, visto que, juntamente com o Império
Britânico, fomos arrastados, contra nosso desejo e vontade e inteiramente
em autodefesa, para esta guerra. Quanto à sua insinuação a respeito do empréstimo
de sete milhões de libras que o Governo Britânico teve a bondade de nos conceder,
e pelo qual o público da União, como recentemente evidenciado no Parlamento,
é muitíssimo grato, ela é de natureza tão desprezível que não há necessidade
de fazer qualquer comentário sobre ela. Mostra apenas até que ponto sua mente
foi obscurecida pelo viés político. O senhor fala de dever e honra. Minha
convicção é que o povo da África do Sul, nestes dias sombrios, quando o Governo,
bem como o povo da África do Sul, é submetido à prova suprema, terá uma concepção
mais clara de dever e honra do que se pode deduzir de sua carta e de sua ação.
Para a seção de língua holandesa em particular, não posso conceber nada mais
fatal e humilhante que uma política de lealdade de lábios em tempo bom
e uma política de neutralidade e sentimento pró-alemão em dias de tempestade
e tensão. Pode ser que nossas circunstâncias internas peculiares e nossa condição
atrasada depois da grande guerra coloquem limite ao que podemos fazer; contudo,
estou convencido de que o povo apoiará o Governo no cumprimento do mandato
do Parlamento e, dessa maneira, que é a única legítima, cumprirá seu dever
para com a África do Sul e para com o Império e manterá imaculada para o futuro
sua honra arduamente conquistada. Sua renúncia é por meio desta aceita.
(Assinado) J. C. Smuts.
==
Quando a guerra estourou, os nativos da África do Sul, que em muitos casos
estão em contato muito melhor com os backvelders que os editores holandeses
residentes nas cidades, esperavam plenamente uma revolta geral entre a seção
não oficial dos bôeres. Mas, quando a Holanda declarou sua neutralidade,
os nativos começaram a respirar mais livremente, pois essa declaração os levou
a acreditar que os bôeres agora não se ergueriam. Quando a renúncia do general
Beyers foi publicada, porém, os nativos sentiram novamente que o estouro era
apenas questão de dias. No campo, especialmente no Estado "Livre" de Orange,
nosso povo está irremediavelmente misturado aos bôeres, e pode-se compreender
facilmente que se sentisse um tanto inseguro, apesar das garantias do Governo.
Um fazendeiro nativo enviou a seguinte carta ao autor na Inglaterra: --
==
Fico contente em descobrir que seu jornal, o "Tsala ea Batho", está tão atualizado
em sua ausência quanto quando o senhor está em casa. Foi o primeiro a publicar
a declaração do general Botha aos nativos (sobre a guerra), e novamente
o primeiro a comentar a renúncia traiçoeira do general Beyers. A renúncia
foi entregue ao Governo no dia 15, e o "Tsala" comentou sobre ela em 19 de
setembro, antes dos jornais diários. Penso que os jornais diários ainda tentavam
reconciliar seus artigos anteriores sobre a lealdade de TODOS OS SUL-AFRICANOS
BRANCOS com a renúncia. O fato de que o general De la Rey foi baleado enquanto
viajava no mesmo carro com o general Beyers no mesmo dia em que Beyers renunciou
é citado como prova adicional da lealdade inabalável de todos os bôeres.
Não se consegue entender como essas pessoas brancas raciocinam; mas a atitude
do Governo Imperial e do Governo da União é incompreensível. Imaginem dizer
aos leais rodesianos que venham lutar sob um homem como esse! O general Botha
deveria ir ele próprio ao front, se se quiser evitar uma guerra civil, deixando
o general Smuts para vigiar o próximo movimento holandês e cortá-lo pela raiz.
==
Uma das tragédias das primeiras semanas da guerra foi a morte do senador general
De la Rey, de Lichtenburg, que foi acidentalmente baleado por um policial
do "Rand" na noite de 15 de setembro, enquanto viajava com o general Beyers
em um automóvel.
Seu funeral ocorreu em 20 de setembro, em Lichtenburg, e contou com a presença
de grande número de bôeres, incluindo o primeiro-ministro, o general Smuts,
o general De Wet e outros generais holandeses. Enlutados e seus amigos vieram
a Lichtenburg pelo trem ordinário e pelo trem especial que transportou o corpo
do Rand. Vieram em todo tipo de veículos das fazendas circundantes e, pela
primeira vez, a Igreja Reformada Holandesa em Lichtenburg abriu suas portas
aos negros, que vieram prestar suas últimas homenagens e ver o corpo de um
bôer popular, conhecido entre os Bechuana como Koos La Rey. Um comando de
400 burghers veio de Wolmaranstad a cavalo. Comerciantes ingleses de Joanesburgo
também estavam presentes, incluindo o senador Tucker, representando o partido
unionista. O corpo estava envolto EM DUAS BANDEIRAS -- a bandeira da antiga
República do Transvaal e a da antiga República do Estado "Livre". Além do clero
oficiante, três estadistas holandeses também falaram no serviço fúnebre,
a saber, os generais Botha, Beyers e De Wet.
Os lealistas retornaram do serviço fúnebre a seu caminho de dever, enquanto
a seção sombria dos holandeses permaneceu em Lichtenburg para atiçar as brasas
da rebelião -- embora se deva acrescentar que as operações em Lichtenburg foram
mais ou menos in camera.
Às 8 horas da manhã de segunda-feira, 21 de setembro, no dia seguinte ao funeral
do general De la Rey, o general Kemp, de pé sobre o automóvel do general Beyers,
presidiu uma reunião de 800 a 1.000 bôeres. O Rev. Sr. Broeckhuizen abriu
a reunião com uma breve oração. Um relatório verbatim dessa oração apareceu
nos jornais holandeses como segue: "Senhor, agradecemos-Te porque governas
nossa nação nestes dias sombrios e circunstâncias tempestuosas. Enterramos
nosso herói e nos reunimos para falar em seu espírito. Agradecemos-Te por um
homem como o general Beyers, ao lado de quem seu amigo foi baleado. Agradecemos-Te
também pelo general De Wet e pelo general Kemp, e por nos teres dado tais homens
para nos liderar. Estamos de pé por nosso povo. Ajuda-nos, ó Senhor, rumo
à salvação de nosso povo e à salvação de nossa pátria. Amém."
As três personalidades mencionadas nessa oração tornaram-se participantes
ativas da rebelião, e o mesmo aconteceu com o reverendo cavalheiro que orou.
De fato, este último enviou uma carta a sua congregação três meses depois,
da prisão de Joanesburgo, renunciando a seu pastorado em Pretória.
Ao abrir a reunião, o presidente negou todas as ideias de revolução. Haviam
vindo considerar calmamente uma decisão do Parlamento da União de invadir
a África do Sudoeste alemã; mas, enquanto ele falava, alguém exibiu uma bandeira
da antiga República do Estado Livre, e o general Kemp repreendeu a pessoa
por essa ação pueril. Se a repreensão se deveu ao fato de que os bôeres ainda
não tinham então decidido rebelar-se, ou porque os planos de Maritz com os
alemães na fronteira sudoeste ainda não estavam maduros, não sabemos. De qualquer
modo, o general Beyers, ao apoiar o presidente, acrescentou que sua causa era
limpa e que não havia necessidade de acenos de bandeira sem sentido. Estavam
ali, disse ele, para aprovar uma resolução calma e enviá-la ao Governo.
Um certo Sr. van der Hoff perguntou por que o general Beyers renunciara.
O presidente respondeu que as razões estavam claramente expostas na carta
de renúncia. A pedido da reunião, o Rev. Sr. Broeckhuizen leu a carta em voz
alta, sendo a leitura pontuada por aplausos do começo ao fim. Não parece,
porém, que a resposta do general Smuts também tenha sido lida, presumivelmente
porque não houve chamado para isso.
O general Liebenberg quis saber qual era a situação naquela manhã; então passou
a dizer: "O inimigo já está dentro de nossas fronteiras. Alguém mexeu numa
colmeia, e o resultado é o que se poderia esperar. Temos três generais diante
de nós" -- (aparentemente além do orador) -- "ontem enterramos o mais querido
de todos. Quero uma resposta dos generais De Wet e Beyers. Somos súditos
britânicos, e não é improvável que o Governo instrua seus oficiais a convocar-nos
amanhã."
O general De Wet, o homem da hora, então subiu ao automóvel para falar,
prefaciando seu discurso com a observação de que não podia deixar de lembrar
seu irmão enterrado no dia anterior. Então, ao iniciar o discurso, disse:
"Burghers e irmãos, -- Se há alguém presente que não seja irmão, que se retire.
Como ninguém está saindo, concluo que somos todos irmãos. Se houver aqui
meio-irmãos, todos são bem-vindos, mas um traidor sempre me lembra Judas."
Prosseguindo, disse que "os alemães haviam sido transformados em inimigos
pelo Governo. O fogo já estava ardendo, portanto adotemos uma resolução calma,
expressando a vontade do povo. Não que eu deseje louvar meu povo, mas não vamos
sujar nossas mãos, não, nem mesmo para mostrar nossa lealdade. Sejamos frios,
lembrando que temos numerosos simpatizantes na África do Sul e em outros lugares.
Se alguém desejasse ranger os dentes e não tivesse dentes, seu melhor caminho
seria consultar o dentista para obter um conjunto. Melhor uma hora tarde demais
que um minuto cedo demais. Nem todos residimos perto de um telefone ou de uma
estação telegráfica e não podemos estar a par do que se passa na fronteira.
Mesmo quando os generais Beyers e Kemp estiverem dormindo, mantenham vigília
e permaneçam frios. Creio que há numerosos cristãos entre nós. Quando chegar
a hora, todo o povo se erguerá como hoje."
Alguém quis saber se era possível chamar de volta as forças já na fronteira.
Isso, disse o presidente, seria decidido mais tarde.
O Rev. Sr. de Klerk disse que a carta do general Beyers traduzia o verdadeiro
sentimento do povo. Embora os generais Beyers, Kemp e De Wet tivessem renunciado,
ainda continuavam generais. Honravam outros oficiais que tiveram coragem
de renunciar com o general Beyers (cujos nomes o Governo não publicara, mas
suprimira), incluindo o tenente Kol Bezuidenhout. Um field-cornet, pelo que
o orador sabia, havia renunciado, mas seu nome não fora anunciado." O reverendo
cavalheiro então traiu sua flagrante ignorância da história sul-africana
quando disse: "Nosso povo nunca foi conhecido por roubar terra de ninguém.
Toda (?) a sua terra foi adquirida por meio de compra ou escambo. A história
da África do Sul era imaculada." Depois de declarar que o Afrikander deve
expressar seu desdém a respeito da incursão Jameson e da anexação injusta
das Repúblicas, concluiu: "Sangue está correndo na Bélgica, mas é do interesse
da África do Sul desembainhar a espada por esse motivo? Pode ser do interesse
do Império; mas a bainha do meu casaco está mais perto do meu corpo que o casaco
em si. O envio de tropas a Damaraland não é senão um ataque contra um povo
que não nos fez mal algum. Creio ser nosso dever ficar quietos."
O Rev. Sr. Van der Merwe, que disse falar em nome dos jovens, afirmou que todos
os seus oficiais deveriam renunciar como o general Beyers e outros. Esperava
que quaisquer oficiais presentes renunciassem antes do meio-dia daquele dia.
O general De Wet assinalou que a nomeação de qualquer João, Tomé ou Henrique
poderia seguir-se a renúncias em massa desse tipo, pois, embora vivesse
no Estado "Livre", ele possuía uma participação nos assuntos daquela província
(Transvaal).
General Beyers: "Considero minha própria renúncia protesto suficiente.
Os outros representantes de nosso povo devem permanecer em seus postos."
(Gritos de "Não, não, não.")
O Rev. Sr. Broeckhuizen implorou ao povo que permanecesse ao lado de seu
comandante-em-chefe, o general Beyers, como ele próprio faria, não importando
como ladrassem os cãezinhos de colo. Apesar de quaisquer cartas que alguns
sujeitos escrevessem aos jornais em contrário, o mundo precisava saber que
o povo estava por trás do general Beyers. Embora ele ainda fosse sofrer --
(como de fato sofreu) -- eles deveriam apoiá-lo até que tudo estivesse em ordem.
Como tiro de despedida, o general Liebenberg disse: quando a paz foi declarada
em 1902, ele tinha fé tão implícita no falecido general De la Rey que ele
(general Liebenberg) permaneceu tranquilamente em sua fazenda e sempre lhe
foi obediente. Esperava esses problemas desde 1912. E agora se tornara impossível
manter-se quieto por muito mais tempo. Segundo os relatos mais recentes,
os alemães estavam 150 milhas além da fronteira. (Uma voz: "Nós os repeliremos.")
O orador: "A mesma coisa foi dita quando estavam na Bélgica, mas agora estão
marchando sobre Paris."
Uma resolução revista foi então apresentada: declarava que a ação relatada
do Governo estava "em conflito com --
"1. Os desejos da esmagadora maioria da população da União."
(Uma afirmação extravagante, considerando que há seis milhões de pessoas
na União e que a reunião representava apenas uma seção do meio milhão de bôeres.)
Exigiu-se uma resposta do Governo antes de 30 de setembro, a fim de recebê-la
a tempo de ser considerada em uma subsequente reunião popular.
Quando isso foi aprovado, o general De Wet disse ao despedir-se: "Se ainda
houver alguns cãezinhos de colo aqui, amigos, não lhes deem atenção. Agora
eles não têm dentes. Estamos agora mais unidos do que quando a diferença entre
o Governo e "o Povo" começou." (Obviamente, o general De Wet aludia aqui
à ruptura entre o Governo e o general Hertzog em 1912, quando, para desgosto
dele e de seus seguidores, este último foi forçado a deixar o Ministério.
Uma razão pela qual a Lei de Terras dos Nativos foi aprovada foi "dar um golpe
nos Whigs" e apaziguar os hertzoguitas.)
* * * * *
Em 24 de setembro, o general De Wet realizou outra reunião em Kopjes,
Estado "Livre" de Orange. O magistrado residente de Parys compareceu
à reunião e leu um telegrama do Governo anunciando que nenhum burgher seria
forçado a seguir para o front; que apenas voluntários seriam chamados a servir.
Esse telegrama, porém, não satisfez os burghers. Sustentavam que a expedição
à África do Sudoeste alemã era uma política de atear fogo à pradaria, e pouco
importava quem fosse o originador do fogo, pois, quando ele estivesse ardendo,
os burghers seriam chamados a apagá-lo.
Depois que a reunião aprovou votos de condolências à Sra. De la Rey, o general
De Wet disse que se opunha a uma guerra contra uma nação que não lhe fizera
mal algum. Usasse ou não o Governo voluntários, "quem", perguntou ele, "seria
responsável pelo mal que provavelmente se seguirá a uma provocação dos alemães?
Esta expedição é para atraí-los para dentro de nosso país. Vocês podem ir
se quiserem", acrescentou enfaticamente o general De Wet, "mas eu não vou."
Ora, os bôeres, em certos aspectos, não são diferentes dos nativos; assim,
quando um nativo grisalho, ou um bôer, dirige-se a uma multidão de compatriotas
e lhes diz: "Vocês podem fazer tal e tal coisa se quiserem, mas eu não farei",
entende-se que essa é uma maneira indireta de dizer: "Aceitem meu conselho
e não façam." E assim, quando tal declaração é feita por um homem tão influente
entre seu povo como o general De Wet, não surpreende que a multidão tenha
gritado em resposta: "Não iremos. Que as autoridades ajustem o resultado
de sua própria trapalhada. Noventa e dois homens no Parlamento votaram pela
expedição sem consultar seus constituintes, e não estamos satisfeitos." Então
alguém gritou: "Onde está o Sr. Van der Merwe?" Outros disseram: "Chamem-no;
talvez esteja na multidão." Então a voz estentórea de um bôer equipado com
um poderoso par de pulmões clamou: "Van der Merwe! Van der Merwe!! Van der
Merwe!!!" e então anunciou: "Ele não está aqui."
O Sr. Van der Merwe é o representante parlamentar do distrito onde a reunião
foi realizada.
Em conclusão, o general De Wet disse: "Aqui está o magistrado e ali está
a prisão. Se eu disse algo que não possa substanciar, entrego-me voluntariamente
às mãos deles."
A moção contra a expedição foi então apresentada, 512 bôeres votando a favor
e apenas dois contra.
* * * * *
Es ist sehr weit nach Tipperary,
Es ist sehr weit zu gehn;
Es ist sehr weit nach Tipperary,
Meinen liebsten Schatz zu sehn.
Leb' wohl, Piccadilly,
Adieu, Leicester Square,
Es ist sehr sehr weit nach Tipperary
Doch dahin sehnt mich sehr.
"Tipperary" em alemão.
Em 29 de setembro, o general Botha dirigiu-se a seus constituintes em uma
estação do Transvaal chamada Bank, na linha Kimberley-Joanesburgo. Mil burghers
receberam o primeiro-ministro quando ele deixou seu salão especial de viagem
rumo ao local da reunião e lhe deram uma recepção entusiástica. Antes de falar,
o general Botha permitiu que seus opositores (para evidente desprazer
da maioria da audiência) desabafassem sua alegada queixa. Foram lidos discursos
de apreço expressando confiança no Governo e aprovação da expedição à África
do Sudoeste alemã. Também foram lidos discursos contrários à expedição; incluíam
um que se dizia ser uma petição de mulheres bôeres, objetando fortemente
à expedição. A leitura desses discursos tomou muito tempo e deve ter testado
a paciência dos admiradores do primeiro-ministro, ansiosos por ouvir o discurso
do dia. Chamaram os leitores a "Calar a boca!", mas o primeiro-ministro instou
que dessem chance a ambos os lados.
Depois desses longos preliminares, o primeiro-ministro, em meio a aplausos,
pronunciou um discurso justificando a projetada invasão da África do Sudoeste
alemã, em obediência ao desejo do Governo Imperial. Lembrou aos bôeres que
a expedição fora votada por um Parlamento eleito por eles. Acrescentou que
pessoalmente sempre conduziria seu povo pelo caminho branco da honra
e do cristianismo, e que jamais escolheria o caminho covarde da deslealdade
e da traição. Todo o discurso poderia ser resumido em algumas linhas retiradas
da resposta do general Smuts ao general Beyers: "Não posso conceber nada mais
fatal e humilhante que uma política de lealdade de lábios em tempo bom e uma
política de neutralidade e sentimento pró-alemão em dias de tempestade
e tensão."
O primeiro-ministro perguntou ainda que confiança se poderia depositar
na Alemanha que devastara a Bélgica. Assinalou que, quando o falecido presidente
Kruger chegou à Europa -- fugitivo de seu país --, os franceses e belgas
o acolheram, enquanto o Kaiser nem sequer quis ver o velho.
O general Botha fez algumas observações nessa reunião que desagradaram aos
lealistas de cor. Sem desejar defender o primeiro-ministro, a observação,
em nossa opinião, era justificável. Era mais um discurso de recrutamento
que uma declaração de política, e naturalmente ele tinha de apelar aos sentimentos
de seus ouvintes. Nada é tão facilmente aceito pelos bôeres do norte quanto
o preconceito de cor, e nas circunstâncias o general Botha estava justificado
em denunciar o partido da neutralidade, que defendia uma política de "sentar-se
de braços cruzados até que a África do Sudoeste alemã caísse em seu colo
como uma maçã madura. O Governo Imperial", continuou ele, "poderia enviar
uma força de 50.000 coolies* para capturar a colônia alemã e dizer-lhes que,
depois da guerra, poderiam fazer ali um assentamento de coolies. Isso teria
sido do interesse do país? (Gritos de Não, não.) Mas, em vez disso, o Governo
Imperial pediu à União que fizesse o trabalho, e tenho orgulho de ter sido
solicitado."
--
* Termo depreciativo para indianos britânicos.
--
Tampouco os ingleses, tendo em vista as circunstâncias, poderiam muito bem
ofender-se com outra observação do general Botha no mesmo discurso. Foi, cremos,
um apelo inteligente aos sentimentos dos Backvelders quando ele disse:
"Podem confiar nas promessas do Kaiser? Na Guerra Sul-Africana, QUANDO DEI
AOS INGLESES UMA BOA SURRA em Colenso, que fez o Kaiser? Enviou um telegrama
a Lord Roberts aconselhando-o sobre como apunhalar-me pelas costas, marchando
através do Estado "Livre"."
O perigo que se seguiria a uma vitória alemã na África do Sul foi apresentado
tão lucidamente pelo primeiro-ministro que muitos vacilantes foram imediatamente
imbuídos do espírito patriótico. A crítica rabugenta, é verdade, continuou,
mas muitos oficiais de defesa titubeantes resolveram seguir o general Botha
até o fim. A oposição, por outro lado, dizia aos bôeres que o elemento oficial
entre eles que apoiava o Governo o fazia não por motivos patrióticos, mas por
causa de seus empregos. A seção mais crédula entre os bôeres parecia acreditar
que os alemães jamais invadiriam a África do Sul britânica. Essa seção,
a princípio, ficou confundida pela alegação do partido da neutralidade de que
o Governo caluniava os alemães; mas logo se desiludiu.
Em 26 de setembro, o coronel Grant tomou posse de alguns poços d'água na linha
de avanço. Esse passo era essencial para o sucesso da expedição proposta.
O inimigo retirou-se, mas apenas para montar sua artilharia em algumas cristas
que dominavam o acampamento das forças britânicas em avanço. Dessas posições,
o inimigo bombardeou nossas tropas até esgotar sua munição. As baixas britânicas
somaram dezesseis mortos, quarenta e três feridos, oito desaparecidos
e trinta e cinco capturados. Esses números seriam insignificantes nos campos
de batalha da Europa, mas perder tantos homens em apenas um ataque na África
do Sul era quase aterrador. Esse revés, tendo trazido aos vacilantes a realidade
do perigo da procrastinação, fez surgir novo espírito entre os lealistas passivos.
Mas a oposição estava ocupada.
* * * * *
No mesmo dia em que o general Botha levou a melhor em Bank, o comandante Vermaas
dirigiu-se a mais de 100 burghers numa fazenda do Transvaal chamada
Korannafontein. Estavam presentes holandeses notáveis como o Sr. Sarel Du
Plessis e o Sr. Cornelius Grobbelaar. Foram tão provocativos que o comandante
Vermaas perguntou à reunião, com algum calor: "Em quem vocês acreditam sobre
os acontecimentos na fronteira alemã, no Governo que recebe todos os relatórios
policiais, ou no general Beyers? Tudo o que posso dizer é que vocês chorarão
quando o general Botha for baleado, pois sei o que ele fez por este país.
E se vocês não acreditam no Governo, que utilidade haverá em lhes dizer que
os alemães foram os agressores?"
Discursos sensatos foram proferidos pelo Sr. D. Louw e outros. Esse orador
lamentou profundamente a renúncia do general Beyers e disse: "Ele tinha a seu
cargo todos os segredos da Defesa, e custou-nos muito dinheiro deixá-lo viajar
por este país e pelo exterior; e, em um momento crítico, quando estamos face
a face com problemas, ele apresenta sua renúncia." A reunião, porém, insistiu
em que o Governo da União era o delinquente. Os alemães, disseram, haviam cruzado
a fronteira acidentalmente, por cujo pequeno deslize haviam oferecido desculpa
adequada. Alguns oradores disseram que a ambiciosa política de anexação
do Ministério era movida por um desejo de fama póstuma, sem consideração
pelo sangue de Afrikanders, que era mais precioso que os desertos da África
do Sudoeste alemã. A questão seria decidida nos campos de batalha da Europa;
então por que a invasão prematura, e por que a falsificação do mapa ferroviário
quanto à posição de Nakob, onde estão as forças alemãs? "Supondo que os alemães
vençam na Europa", perguntou um dos oradores, "qual seria nossa posição depois
da incursão? Preferimos seguir o general Beyers."
Enquanto o comandante Vermaas, emissário do Governo, ainda falava, alguém
gritou: "Três vivas para o general Hertzog!" Estes foram concedidos
vociferantemente.
Nesse ponto, um dos jovens ardorosos apareceu com uma defesa novíssima
da deserção alemã da causa bôer durante a Guerra Sul-Africana. A Alemanha,
disse ele, tinha um tratado de dez anos com a Inglaterra e não podia entrar
em guerra contra os britânicos, que ali novamente foram espertos demais para nós.
Quando a rainha Wilhelmina estava na Alemanha, o Kaiser disse a ela:
"Diga ao Transvaal para ainda não declarar guerra contra a Inglaterra ----."
Comandante Vermaas: "E vocês chamam isso de amizade. Por que prometer-nos
ajuda quando tinham um tratado com a Inglaterra?"
Depois de alguns diálogos, nos quais a Bíblia foi citada de ambos os lados,
a favor e contra a expedição, uma resolução foi adotada, por oitenta e nove
votos contra vinte e três, contra a invasão da África do Sudoeste alemã.
Um idoso cavalheiro holandês observou que o falecido Governo republicano
cometera um erro ao enviar primeiro um ultimato aos ingleses, e que, ao atacar
a África do Sudoeste alemã, o Governo da União repetia o mesmo erro.
* * * * *
Oom: Quem reacendeu esta antiga contenda?
Fala, sobrinho, estavas presente quando começou?
Neef: Aqui estavam os servos de teu adversário
E os teus, lutando corpo a corpo antes que eu me aproximasse:
Saquei a espada para separá-los; no instante chegou
O fogoso Tielman, que girou a espada sobre a cabeça
E soprou desafio em meus ouvidos . . .
Enquanto trocávamos estocadas e golpes,
Vieram mais e mais, e lutaram de um lado e de outro
Até que o Juiz chegou, e separou ambas as partes.
Segundo o "Het Westen", de Potchefstroom, mais de mil burghers lotaram
o Lyric Hall na sexta-feira, 2 de outubro de 1914, para ouvir o general De Wet
falar contra a invasão da África do Sudoeste alemã. Aparentemente, isso foi
uma tentativa dos Backvelders de desafiar o entusiasmo dos habitantes das cidades
nos vários centros que vinham aprovando resoluções leais a favor da expedição
e de confiança no Governo da União. Nem todos os apoiadores da causa dos
Backvelders conseguiram entrar no salão, que estava lotado quase até a sufocação
antes da hora da reunião. Vários proeminentes homens do Estado "Livre" estavam
na plataforma com o general De Wet. Uma turba de desordeiros fora trazida
dos arredores da cidade por opositores da causa, diz o jornal, para interromper
os procedimentos e criar perturbação. Esperaram do lado de fora e foram
"responsáveis por um estado de coisas totalmente desconhecido na história
da África do Sul."
A admissão era por ingresso, e tudo estava em ordem até as oito horas, quando
o comandante Erasmus assumiu a presidência. O general De Wet foi carregado
nos ombros para dentro da reunião em meio a aplausos trovejantes. A força
policial local recebera notificação oportuna de que a reunião estava organizada,
mas o jornal se queixa de que apenas sete policiais eram vistos ao redor
do edifício, e esses sete aparentemente foram tomados por uma cegueira
de espécie misteriosa, pois nada viram da perturbação ocorrida durante
a reunião, exceto quando se julgou necessário prender um Afrikander.
Depois que o presidente abriu a reunião, o professor Duvenage saudou os visitantes
de perto e de longe, incluindo as senhoras na galeria. O professor, aludindo
à reunião inglesa ocorrida no salão municipal algumas noites antes, observou
que ela não fora interrompida por ninguém. Esta reunião, disse ainda, fora
convocada para discutir o aspecto sul-africano da guerra. Nada tinha a dizer
sobre as operações na Europa; tudo o que desejavam era protestar contra
a invasão da África do Sudoeste alemã. Nesse momento, gatos mortos, tijolos,
ovos velhos e outras coisas foram arremessados para dentro do salão pelas janelas,
ocasionando uma comoção indescritível. Afrikanders furiosos saltaram pelas
janelas, agarraram alguns dos ofensores e administraram a um deles uma surra
tão sonora que ele só escapou de grave dano corporal deitando-se no chão.
Os gatos mortos, tijolos etc. foram recolhidos e atirados pela janela; mas,
quando a reunião interrompida estava prestes a prosseguir, alguém desconectou
o cabo elétrico e mergulhou o edifício na escuridão. A confusão tornou-se
confundidora. Fósforos foram acesos em várias partes do salão, e foi com
considerável dificuldade que os generais De Wet e Kemp foram ouvidos sugerindo
um adiamento da reunião para a praça da Igreja Reformada Holandesa. A multidão
saiu do Lyric Hall e marchou em direção à praça da Igreja Reformada Holandesa,
seguida de perto pelo bando vaiador de interruptores.
Uma carruagem à mão, obtida de algum lugar, serviu de plataforma e, sob a luz
da lua prateada da África, 1.500 burghers se aglomeraram em torno da plataforma
improvisada, enquanto os turbulentos interruptores guinchavam algumas árias
nacionais inglesas. O general Kemp, que advertiu a multidão contra o perigo
de ser atingida por projéteis, pediu-lhes que se agachassem no chão, para que
pudessem ouvir melhor o general De Wet. O general guerrilheiro, tendo subido
à plataforma-carruagem, disse à audiência: "Sim, sentem-se bem rente ao chão,
para que esses perturbadores possam arremessar seus projéteis contra mim aqui
em cima da carruagem. (Risos.) Alguns daqueles que vieram interromper Afrikanders
pacíficos ainda podem tornar-se filhos da morte antes que a noite avance muito."
(Vaias dos opositores.)
"Isso pode ser civilização europeia ou de Downing Street, mas é desconhecido
na África do Sul; esperemos, porém, que pessoas com tal criação ainda vivam
para mudar suas maneiras. Aos que estão de pé junto à cerca de arame pede-se
que se aproximem e não tenham medo; se não, que voltem para suas casas, onde
quer que sejam, e nos deixem em paz. Prometo a vocês que dentro de um ano essa
multidão desrespeitosa terá sido ensinada a respeitar os direitos dos
Afrikanders. Isso eu prometo, e o Afrikander o fará com suas próprias mãos.
(Fortes aplausos.) Se estou errado nisso, ali está sua cadeia, sua polícia
e o magistrado, e que eles me punam se sou culpado." (Vozes: "Eles não ousam
tocar no senhor!").
Prosseguindo, o general passou a referir-se a um artigo do "Volkstem",
o órgão ministerial de Pretória. O "Volkstem", disse ele, "há muito vinha
cantando Rei, Rei, mas o sol nascerá quando o galo deixará de cantar. (Risos.)
O Governo agora emitiu regulamentos segundo os quais não podemos falar; mas,
amigos, tenham em mente, e o "Volkstem" deve saber, que ainda não temos
um Papado, e ainda não estamos na Rússia, pois vocês procurarão em vão
pela verdade em um jornal." -- (Gostaríamos muito de saber a opinião, a esse
respeito, do órgão jornalístico do Backveld no qual lemos sobre esta reunião.
-- Autor.) -- "Amigos, um jornal pode fazer muito mal, e muito da condição
em que nosso país se encontra pode ser atribuído ao "Volkstem" -- aquele adulador
do Governo ("de regeering se vetsmeer" documento).
"Enquanto nosso povo podia expressar livremente suas opiniões, o Governo agora
quer impedir a expressão de seus sentimentos amargos sobre o roubo de terras
em que agora se empenha no Sudoeste alemão." (Neste ponto, um ovo lançado
do fundo da multidão caiu desconfortavelmente perto do orador e provocou algumas
observações iradas na multidão; mas o orador, continuando, disse: "Não importa,
amigos, tenho outro casaco. O Governo fala em convocar apenas voluntários;
mas muitos filhos foram arrancados sorrateiramente de suas mães, e muitos
foram levados contra a vontade dos pais. Estou pronto a curvar-me sob a lei,
mas não quando ela é quebrada pelo Governo. Nossa lei nos autoriza a defender
nossas fronteiras, não a travar guerra fora delas." Depois de mais algumas
disputas, interrupções, golpes e brigas em várias partes da multidão, a polícia
prendeu um burgher. Mas alguns homens que cercaram a polícia resgataram
o prisioneiro e, dizia-se, agrediram um policial.)
Prosseguindo com seu discurso depois da interrupção, o general De Wet disse:
"Nunca poderemos agradecer suficientemente aos ingleses por seu presente
de autogoverno sob uma constituição livre aprovada por Sua Majestade o Rei;
mas isso não implicava que deveríamos ir cometer um roubo." Mais interrupções,
durante as quais se tornou impossível para o orador continuar. No tumulto,
foram dados vivas ao general De Wet, que, retomando por fim, observou:
"Vocês aí, junto à cerca de arame, que o Senhor tenha misericórdia de vocês
quando eu virar as costas. Vocês serão responsáveis se sangue correr nesta
reunião esta noite. Como tive melhor criação, estou contendo o povo para que
não ataque vocês. Não fui criado no que chamam de Waaihoek em Bloemfontein.
Não cabia ao general Botha levar este país a tirar castanhas do fogo para
a Inglaterra. Eles nos blefam com a declaração de que os coolies* poderiam
ser chamados para vir tomar a África do Sudoeste alemã para si. Bem, que seja.
Eles estarão em seus arredores apropriados ali entre os hotentotes. E, se chegar
a isso, kafirs armados de assegais podem ser enviados contra eles, pois, como
as coisas agora estão, o kafir tem de trabalhar para o coolie em Natal."
--
* Termo sul-africano depreciativo para indianos britânicos.
--
Depois de mais distúrbios, o general disse que não tinha tanta certeza de que
a polícia estivesse cumprindo seu dever, e teria de denunciá-la ao Governo.
Esses homens eram pagos de seu bolso e dos bolsos de outros burghers, mas
o povo não recebia proteção deles. E, quando em autodefesa um Afrikander protesta
contra os arruaceiros, é preso. Ele pensava que havia um magistrado presente;
e não podem eles obter proteção?
O magistrado assistente Cronin então subiu à carruagem e disse: "Espero que
todos vocês deem aos burghers uma oportunidade justa de falar."
Concluindo, o general De Wet disse: "Não se trata de Hertzog contra Botha.
O ponto ardente era a África do Sudoeste alemã. A razão pela qual o povo estava
desarmado era que o Governo não confiava nele. Sendo assim, não deveriam
surpreender-se de que o povo não tivesse confiança nas autoridades. Muitos
tinham armas, mas não cartuchos; como então se poderia esperar que o país
se defendesse?"
O Sr. Paul Schutte propôs a resolução apresentada à reunião, protestando contra
a expedição à África do Sudoeste alemã. "A essa altura", diz o jornal holandês
que relatou esses acontecimentos, "as gargantas dos interruptores, não sendo
feitas de aço, tinham-se tornado tão roucas e fracas que sua interrupção era
ineficaz, exceto, talvez, quando distribuíam golpes."
O Sr. Paul Schutte disse, ao propor a resolução, que a mão de Deus pressionava
pesadamente sobre a terra: pobreza, miséria e a seca acabavam com o povo. Não
era perigoso para o Governo embarcar em tal empreendimento sem o apoio da
vontade unânime do povo?
O Sr. Serfontein (presumivelmente um dos dois membros do Parlamento com esse
nome) disse que falaria toda a verdade, e nada além da verdade.
Disse que daria prova documental de que um mapa fora falsificado; não sabia
por quem. Diz-se que Nakob fica em território da União, mas, segundo o mapa
original do Governo, esse lugar ficava em território alemão. "Aqui está o mapa",
disse ele, aparentemente brandindo-o, "satisfaçam-se."
Prosseguindo, disse: "O general Tobias Smuts declarou que sabia que a decisão
do Governo contrariava os desejos de seus constituintes, mas ainda assim queria
apoiar o Governo a favor da guerra. O general Beyers, que conhece todas as
circunstâncias, nega que Nakob esteja em território da União. Nessas circunstâncias,
como podemos, como cristãos, pedir a Deus que nos guie no empreendimento?"
O professor Postma e o Rev. Sr. De Klerk, os dois oradores seguintes, citaram
a Bíblia para mostrar que avançar contra a África do Sudoeste alemã era proibido
pela Providência. O Sr. Furstenburg, que se seguiu, conclamou os burghers
a manter o alto caráter de seu povo. Depois de algumas palavras de agradecimento
do general Kemp à audiência por sua presença, os 1.000 burghers, em meio
a interrupções, assinalaram sua objeção à expedição ficando de um lado.
Esse ato encerrou uma reunião das mais excitantes.
Um dos opositores, diz o jornal, deu um tapa na boca de uma senhora holandesa
e a fez sangrar. Ela calmamente se virou e lhe deu um golpe tão pesado com
o punho que ele desabou, dizendo no mais puro sotaque inglês ao fazê-lo:
"Basta uma mulher para lutar contra um britânico." Outro dos interruptores
teve de ser levado ao hospital.
O comandante Els e o Sr. Rocco de Villiers, o advogado do Estado "Livre",
a caminho da reunião, sofreram um acidente com seu automóvel a quinze milhas
de distância, de modo que chegaram a Potchefstroom a pé, depois da reunião.
"Três vivas para nosso povo marrom", gritou um dos perturbadores.
"Você esqueceu os coolies", retrucou uma senhora holandesa.
Depois da reunião, a oposição formou-se em procissão e marchou pela cidade.
Também proferiram breves discursos confirmando o que fora feito em uma reunião
anterior de habitantes da cidade, que apoiava a expedição. Vaiaram o general
De Wet e seus seguidores, e dispersaram-se depois de dar vivas aos generais
Botha e Smuts e cantar o Hino Nacional.
Um item no programa da reunião era um discurso que deveria ter sido apresentado
ao general Beyers, o ex-comandante-em-chefe, mas, como por alguma razão ele
não estava presente, o discurso foi-lhe enviado em vez disso. Congratulava-o
por sua renúncia, passo que os signatários tinham certeza de que ele jamais
lamentaria, pois estava de acordo com a parte amante da paz e mais piedosa
de seu povo, que se ressente da "captura" da África do Sudoeste alemã. Além
disso, agradeciam-lhe por ter vindo dirigir-se a eles e esperavam que proferisse
um discurso que fechasse as bocas dos malfeitores que o acusavam de ser agente
alemão.
Drama semelhante foi encenado em Joanesburgo durante a semana seguinte, quando
o general De Wet levou sua campanha de protesto ao reduto das seções favoráveis
à expedição do Governo. Sua reunião no Lewis Cinema estava em andamento apenas
havia poucos minutos quando tijolos etc. entraram pelas bandeiras das janelas,
e as luzes se apagaram. A reunião foi adiada para Church Square, onde apoiadores
do Governo ganharam a mão superior e dominaram o partido "neutro" tão completamente
que o general De Wet, o Sr. Serfontein e o Rev. Sr. Postma não puderam ser
ouvidos. Vivas eram dados continuamente ao Rei, aos generais Botha e Smuts,
e os discursos eram afogados pelas árias patrióticas cantadas pela multidão;
e a reunião provou ser um fiasco completo.