Capítulo XXII Os Bôeres Sul-Africanos e a Guerra Europeia Vida Nativa na África do Sul · Capítulo 22 de 24
Obra Menu

Capítulo XXII Os Bôeres Sul-Africanos e a Guerra Europeia

Capítulo XXII Os Bôeres Sul-Africanos e a Guerra Europeia

Dormi e tive uma visão; e sobre o que era ela? Pois eis que

o céu estava coberto por uma nuvem escura na qual estava impresso

o número 15, e sangue saía dessa nuvem. Então vi

o general Jacobus De la Rey retornando a sua casa em Lichtenburg

sem chapéu na cabeça, e ele era seguido de perto por uma carruagem

cheia de flores.

Niklaas Rensburg (o Profeta Bôer).

Quando a guerra estourou, não havia dúvida, no que dizia respeito

a uma seção dos brancos, quanto ao dever dos sul-africanos; mas a maioria

das seções holandesa e alemã não oficiais era favorável a permanecer neutra

e a não tomar parte alguma na luta, nem a favor nem contra a Coroa. Entre

os Backvelders parecia ter havido algum mal-entendido sobre se os sul-africanos

eram súditos ou meramente amigos do Governo Britânico. Essa perplexidade

tornou-se mais confusa durante o intervalo entre o início da guerra e a reunião

do Parlamento da União. Todos os tipos de ideias foram expressos na imprensa.

A seção progressista, principalmente inglesa, insistia não apenas que a África

do Sul não tinha alternativa senão entrar na luta, mas chegou efetivamente

a levantar corpos de voluntários, que passou a equipar para serviço na Europa.

As forças voluntárias regulares do país avançaram num período inicial

da campanha e tomaram os portos alemães. Em conexão com a mobilização dessas

forças, uma catástrofe lamentável deve ser aqui registrada. O longo trem

em que os Kaffrarian Rifles, em sua maioria ingleses, iam de King Williamstown,

via Cidade do Cabo, para o front, descarrilou perto do Hex River, e os galantes

fuzileiros tiveram oito mortos e cerca de cem feridos. São filhos dos antigos

colonos ingleses da Província Oriental, e alguns são membros de famílias

europeias muito populares entre os nativos do Cabo, de modo que brancos

e negros sentiram profundamente o resultado da catástrofe. O general Lukin,

que estava encarregado das forças avançadas, subiu rapidamente pela costa

sul-ocidental e forçou o inimigo a evacuar seus portos e a recuar para o interior,

em direção a Windhuk, capital da colônia alemã. O general Beyers e o restante

das Forças de Defesa, às quais foram confiadas as operações terrestres, também

se mobilizaram. A mobilização dessa força levou um tempo extraordinariamente

longo, mas se explicou satisfatoriamente que a organização das forças cidadãs

precisava aguardar a sanção do Parlamento, que não se reuniu até 10 de setembro

de 1914.

Uma sessão especial do Parlamento da União realizou-se nesse dia, na qual

o general Botha, primeiro-ministro da União, pronunciou um grande discurso.

==

No curso de seu discurso, o general Botha disse que o Governo Imperial

havia informado o Governo de que certas operações de guerra na África

do Sudoeste alemã eram consideradas de importância estratégica. O Governo

Imperial acrescentou que, se o Governo da União pudesse empreender essas

operações, elas seriam consideradas de grande serviço ao Império. O Império

ao qual a África do Sul pertencia estava envolvido em uma das maiores

e mais cruéis guerras que já haviam recaído sobre a humanidade. O general

Botha continuou:

O Governo, após cuidadosa consideração, decidira atender ao pedido nos interesses

da África do Sul, bem como do Império. (Aplausos.) Só poderia haver uma resposta

ao pedido do Governo Imperial. Havia muitos na África do Sul que não reconheciam

a tremenda seriedade e as grandes possibilidades desta guerra, e alguns pensavam

que a tempestade não ameaçava a África do Sul. Essa era uma concepção das mais

estreitas. O Império estava em guerra; consequentemente, a África do Sul estava

em guerra com o inimigo comum. (Aplausos.) Apenas dois caminhos estavam abertos

-- o caminho da fidelidade ao dever e à honra -- (aplausos) -- e o caminho

da deslealdade e da desonra. Uma característica do povo sul-africano era seu

alto senso de honra, e eles manteriam imaculada sua reputação de trato honrado.

(Aplausos.) Esquecer sua lealdade ao Império nesta hora de provação seria

escandaloso e vergonhoso, e enegreceria a África do Sul aos olhos de todo

o mundo. Disso os sul-africanos eram incapazes. . . .

Com relação às operações na África do Sudoeste, o general Botha declarou que

só poderia haver uma resposta aos desejos do Governo Imperial, a menos que

quisessem contemplar uma situação muito mais séria do que aquela que agora

os confrontava. O modo das operações não poderia ser discutido na Câmara;

deveria ser deixado ao comandante das forças da União.* O Governo convocara

o Parlamento para que os representantes do povo soubessem exatamente o que

havia acontecido.

--

* General Beyers.

--

Ele queria que compreendessem a seriedade da posição e aceitassem

a responsabilidade que seriam chamados a aceitar. Colocava-se com confiança

nas mãos da Câmara. O general Botha detalhou a entrada alemã em território

da União em Nakob. Essa força estava entrincheirada em kopjes no território

da União naquele momento. Também descreveu um incidente em Schuitdrift em agosto.

Além disso, forças alemãs armadas estavam na fronteira da União em grande número

antes que houvesse qualquer questão de mobilização da União. O primeiro-ministro

disse que citava o acima para mostrar a atitude hostil adotada pelos alemães

no território vizinho.

Em seguida, referiu-se ao Livro Branco sobre os procedimentos diplomáticos

na véspera da guerra. Esses documentos, declarou ele, mostravam que, se alguma

vez a Grã-Bretanha entrou em uma guerra de mãos limpas, foi nesta guerra.

Era abundantemente claro que a Grã-Bretanha não queria a guerra e fez o máximo

para manter a paz; mas a guerra lhe foi imposta. Somente quando se tornou

impossível, sem perda de prestígio e honra, permanecer fora da guerra, o Governo

Imperial deu esse passo supremo. (Aplausos.) Pela decisão do Governo Imperial,

todo o Império estava envolvido na guerra. (Aplausos.) Ele enfatizou que a

guerra não era uma guerra de engrandecimento nem de aquisição de terras, mas

que fora empreendida por senso de dever e em cumprimento de solenes obrigações

de tratado para defender outras nações que estavam sendo pisoteadas, e cujo

território estava sendo violado. Queria que a Câmara percebesse que o futuro

da África do Sul estava sendo decidido nos campos de batalha da Europa. . . .

Apelou aos sul-africanos para que fossem tolerantes uns com os outros no momento

presente. Ninguém poderia culpar o sul-africano holandês que não sentisse

exatamente como sentia o sul-africano britânico. Disso não se seguia que

os sul-africanos holandeses fossem desleais. Não havia questão de deslealdade.

Embora pudesse haver muitos que no passado tinham sido hostis à bandeira

britânica, ele podia atestar que prefeririam dez vezes estar sob a bandeira

britânica a estar sob a bandeira alemã.

Grande confiança fora depositada no povo da África do Sul. Receberam uma

constituição sob a qual poderiam criar uma grande nacionalidade. A Grã-Bretanha

lhes dera essa constituição e desde então os considerava um povo livre

e um Estado irmão. Como exemplo de como o Governo Imperial os tratava, o general

Botha disse que, em julho passado, o Governo da União quis levantar um empréstimo

de 4.000.000 de libras. Haviam levantado apenas dois milhões. Como estavam

as coisas, seria fatal ir ao mercado financeiro agora; assim, o Governo Imperial

veio agora em auxílio do Governo da União e emprestou à União 7.000.000 de

libras. (Fortes aplausos.) Esse era o espírito de cooperação e fraternidade

que invariavelmente animava o Governo Imperial para com o Governo da União.

Não obstante suas próprias dificuldades, o Governo Imperial se apresentou

e tirou o Governo da União de seu embaraço. (Aplausos.)

Em conclusão, o primeiro-ministro disse que sentia ser dever da África do Sul

auxiliar no alívio dos sofrimentos e privações infligidos pela guerra. O Governo,

portanto, propunha oferecer produtos sul-africanos, como mealies e tabaco,

para os soldados, e conhaque para fins médicos. Os agricultores já haviam

se apresentado com ofertas de produtos, e o Governo se encarregaria de seu

envio. O general Botha indicou que o assunto seria tratado mais plenamente

mais tarde, e encerrou seu discurso com uma expressão eloquente de sua crença

de que a África do Sul se sairia honradamente aos olhos do mundo.

Opiniões da Oposição

Sir Thomas Smartt, líder da Oposição, disse que a mensagem que o primeiro-ministro,

por seu discurso, dera à Pátria-Mãe enviaria um estremecimento de orgulho

por todo o Império -- um estremecimento de orgulho por saber que, no dia

do perigo, a África do Sul fora fiel à sua confiança e lembrara suas obrigações

bem como seus privilégios de cidadania livre. (Aplausos.)

O Sr. Cresswell, líder trabalhista, instou que uma expedição fosse enviada

para lutar lado a lado com os Aliados no continente.

O general Hertzog disse que a moção do general Botha viera como grande surpresa

e propôs o adiamento. Outros membros apoiaram o general Hertzog, mas a moção

de adiamento foi rejeitada por 85 votos a 12.

==

Após essa breve sessão do Parlamento, reuniões entusiasmadas foram realizadas

por todo o país. As das cidades foram frequentadas principalmente por cidadãos

de ascendência inglesa. Nessas reuniões foram aprovadas fortes resoluções

de confiança no Governo da União e de aprovação da expedição proposta à África

do Sudoeste alemã. Nas reuniões do campo, porém, o entusiasmo seguia a direção

oposta. Ali, as resoluções condenavam a política militar do Governo, e o general

Botha foi redondamente acusado de não tomar o país em sua confiança. Quando

os lealistas instavam que os representantes parlamentares dos críticos, que,

aliás, desfrutam do sufrágio masculino, haviam autorizado a política do Governo,

os resmungões respondiam que seus membros não haviam consultado seus desejos.

O general Botha deixou tão claro quanto a língua holandesa podia expressar

que os alemães estavam acampados perto de Nakob, em seu próprio território.

Que haviam deixado sua base de Nakob no lado alemão da fronteira e passado

ao território da União em busca de água, e prosseguido para entrincheirar-se

entre as cristas e kopjes que dominavam os poços d'água, e que, além do dever

da União como parte do Império, essa invasão militar por parte das forças

alemãs fortalecia ainda mais o argumento por uma expedição à África do Sudoeste

alemã.

Nessas reuniões do Backveld, a história sobre os alemães cruzarem a fronteira

foi caracterizada como um pouco de invenção ministerial. Estudantes inteligentes

de geografia, que subiam às plataformas com mapas nas mãos, foram relatados

como tendo demonstrado, para satisfação de seus ouvintes, que o novo mapa

mostrando a posição alemã fora falsificado pelos agrimensores da ferrovia

e que Nakob Sued aparecia claramente nos mapas antigos como situado em território

alemão. Os repórteres holandeses, porém, não dizem que as cristas e kopjes

a que se referia o general Botha também fossem declarados estar do lado alemão

da linha segundo os mapas antigos. De modo que a posição era esta: a princípio

os bôeres não sancionariam uma expedição contra os alemães até que estes

invadissem o território da União, e, quando o Governo provou por meio de relatórios

policiais que os alemães de fato haviam cruzado para território da União,

os críticos acusaram o Ministério de dizer inverdades. Esta, então, deve ter

sido a causa de tanto atraso na mobilização, contra a qual os ministros tiveram

de lutar. Deve-se acrescentar, porém, que a maioria das reuniões mencionadas

ocorreu no Transvaal. No Cabo, o descontentamento foi quase insignificante,

e tanto quanto existira prontamente se alinhou ao lado do Governo quando

o Estado "Livre" e o Transvaal içaram o estandarte da rebelião.

As coisas avançaram um pouco depois da reunião do Parlamento. Mas um rude

despertar aguardava o povo da União, se não os povos do Império, quando se

levantaram numa manhã de setembro e leram a seguinte correspondência relativa

à renúncia do general Beyers, chefe das forças da União: --

==

A ATITUDE EXTRAORDINÁRIA DO GENERAL BEYERS

Ex-general Beyers ao general Smuts

Pretória,

15 de setembro de 1914.

Honrado senhor, -- O senhor está ciente de que durante o mês de agosto passado

eu lhe disse, e também ao general Botha, verbalmente, que desaprovava o envio

de comandos à África do Sudoeste alemã com o propósito de conquistar esse

território. Eu estava então a ponto de renunciar, mas, ao ouvir que o Parlamento

seria convocado, decidi esperar, esperando que se encontrasse uma saída

da dificuldade. Para minha maior surpresa, porém, o Parlamento confirmou

a resolução adotada pelo Governo -- a saber, conquistar a África do Sudoeste

alemã, sem qualquer provocação à União por parte dos alemães. O Governo deve

estar ciente de que a imensa maioria do povo de língua holandesa da União

desaprovou decididamente nossa travessia da fronteira, e que duas conferências

de comandantes recentemente realizadas em Pretória deram eloquente testemunho

disso. Desafio o Governo, por um apelo ao povo, sem fazer uso de compulsão,

a obter outro resultado.

Diz-se que a Grã-Bretanha tomou parte na guerra em nome do direito e da justiça,

a fim de proteger a independência de nações menores e cumprir tratados; mas

o fato de que três ministros do Gabinete britânico renunciaram mostra que,

mesmo na Inglaterra, há uma forte minoria que não pode ser convencida da justiça

de uma guerra com a Alemanha. A história nos ensina, afinal, que, sempre que

convém a seus interesses, a Grã-Bretanha está sempre pronta a proteger nações

menores, mas infelizmente a história também relata casos em que os direitos

sagrados de independência de nações menores foram violados e tratados

desconsiderados por esse mesmo Império. Em prova disso, só preciso indicar

como foi violada a independência da República Sul-Africana e do Estado Livre

de Orange, e que peso teve a Convenção de Sand River. Diz-se que se trava

guerra contra a barbárie dos alemães. Perdoei, mas não esqueci, todas as

barbáries perpetradas neste nosso próprio país durante a Guerra Sul-Africana.

Com pouquíssimas exceções, todas as fazendas, sem mencionar muitas cidades,

foram tantos Louvains, dos quais agora tanto ouvimos.

Neste momento crítico, torna-se conhecido no Parlamento que nosso Governo

recebeu um empréstimo de 7.000.000 de libras do Governo Britânico. Isso é

muito significativo. Cada um pode ter seus próprios pensamentos sobre isso.

Na ausência de fundamentos legítimos para a política de anexação do Governo,

o senhor procura intimidar o público declarando que o Governo está de posse

de informações mostrando que a Alemanha decidiu, caso surja oportunidade,

anexar a África do Sul. Minha humilde opinião é que isso será apressado se,

de nosso lado, invadirmos território alemão sem termos sido provocados a isso

pelos alemães; e, quanto ao alegado plano alemão de anexação, isso nada mais

é que o resultado da suspeita nativa habitual que acompanha tais assuntos.

As alegações feitas no Parlamento -- a saber, que os alemães já violaram nossa

fronteira -- são infundadas. Veja-se o relatório do Bureau de Informação,

corroborado pelo coronel Maritz* e seus oficiais, que estão na fronteira

e perto dela. Aparentemente, o Governo ansiava por alguma transgressão por

parte dos alemães da África do Sudoeste alemã, e ficou desapontado nisso,

pois até agora nem um único soldado alemão cruzou nossa fronteira, como o senhor

bem sabe. O relatório é perfeitamente correto quanto a uma transgressão

involuntária da fronteira algum tempo atrás e à apresentação de desculpas

por isso.

--

* Maritz estava nesse momento em serviço ativo, nominalmente como coronel

à frente de um regimento britânico, mas na realidade como general

no Exército alemão, usando armas, depósitos, ferrovias e telegramas britânicos

a serviço do Kaiser.

--

O que quer que aconteça na África do Sul, a guerra será decidida na Europa

em qualquer caso; assim, se a Alemanha triunfar e decidir atacar-nos, então

mesmo a Grã-Bretanha seria incapaz de ajudar-nos. Teremos ao menos uma causa

sagrada e limpa ao defender nosso país até o máximo, desde que permaneçamos

dentro de nossas fronteiras. Enquanto isso, caso sejamos atacados, nosso povo

se erguerá como um só homem em defesa de seus direitos. Além disso, estou

convencido de que um comando de cerca de 8.000 alemães, como atualmente está

estacionado em território alemão, não será tão tolo a ponto de tentar um ataque

ao nosso país. Sempre disse, e recentemente representei em Booysens, que,

se a União for atacada, bôer e britânico defenderão este país lado a lado,

e em tal caso considerarei uma grande honra e privilégio tomar meu lugar

à frente de nossas forças em defesa de minha pátria. Aceitei o posto de

comandante-geral sob nossa Lei de Defesa, cuja primeira seção dispõe que nossas

forças só podem ser empregadas em defesa da União. Minha humilde opinião

é que essa seção não pode ser assim alterada por resolução informal do Parlamento,

pois isso é contrário ao procedimento parlamentar. Portanto, a Lei de Defesa

não nos permite ir combater o inimigo além da fronteira e acender o fogo

dessa maneira. Mas, se o inimigo penetrar em nosso país, será nosso dever

repeli-lo e persegui-lo em seu próprio território.

Em seu discurso, o general Botha fala da ajuda que recebemos dos belgas

e franceses depois da Guerra Sul-Africana. Essa assistência ainda é apreciada

por nós e por todo o nosso povo, mas não devemos esquecer que os alemães também

não ficaram atrás e sempre estiveram bem-dispostos para conosco. Então, por

que deveríamos deliberadamente fazer deles inimigos? Como estão as circunstâncias,

e não vendo meio de tomar a ofensiva, e como amo sinceramente meu país e meu

povo, devo protestar fortemente contra o envio de forças cidadãs da União

para além da fronteira. Quem pode predizer quando terminará o incêndio que

o Governo decidiu acender? Pelas razões enumeradas acima, sinto-me constrangido

a renunciar a meu posto de comandante-geral, bem como a minha patente comissionada.

Para mim, este é o único caminho de fé, dever e honra para com nosso povo,

de que fez menção o general Botha. Sempre tentei cumprir meu dever segundo

minhas melhores convicções, e dói-me profundamente que isso tenha de terminar

dessa maneira.

Permaneço, etc.,

(Assinado) C. L. Beyers.

==

==

General Smuts ao ex-general Beyers

Pretória,

19 de setembro de 1914.

Senhor, -- Foi com pesar que recebi sua carta do dia 15 deste mês, apresentando

sua renúncia como comandante-geral das Forças de Defesa da União e como oficial

da União. As circunstâncias em que a renúncia ocorreu e os termos em que o senhor

procura justificar sua ação tendem a deixar uma impressão muito dolorosa.

É verdade que eu sabia que o senhor apresentava objeções contra operações

de guerra na África do Sudoeste alemã, mas nunca recebi a impressão de que

renunciaria. Pelo contrário, todas as informações em posse do Governo lhe foram

comunicadas, todos os planos foram discutidos com o senhor, e seu conselho

foi seguido em larga medida. Os principais oficiais foram nomeados por sua

recomendação e com sua concordância, e o plano de operações que agora está

sendo seguido é, em grande parte, aquele recomendado pelo próprio senhor

em uma conferência de oficiais. Minhas últimas instruções ao senhor antes

de eu partir para a Cidade do Cabo, a fim de assistir à sessão especial

do Parlamento, foram que, em minha ausência, o senhor visitasse certos regimentos

na fronteira alemã; e estava bem entendido entre nós que, assim que as operações

de guerra estivessem um pouco mais avançadas e a cooperação entre as várias

divisões se tornasse praticável, o próprio senhor assumiria o comando principal

na África do Sudoeste alemã. A atitude do Governo depois disso permaneceu

inalterada e foi aprovada pelo Parlamento após plena discussão.

Seria de esperar que essa aprovação tornasse o assunto mais fácil para o senhor,

mas agora descubro que o senhor antecipava que o Parlamento desaprovaria

a política do Governo, e que sua decepção nisso tornou-se a razão de sua ação

inesperada. Para tornar mais claros seus motivos, as razões de sua renúncia

foram explicadas em um longo argumento político que foi imediatamente comunicado

à imprensa e chegou às mãos do Governo muito depois da publicação. Não preciso

dizer-lhe que todas essas circunstâncias em conexão com sua renúncia causaram

uma impressão das mais desagradáveis em meus colegas e em mim.

Mas essa impressão desagradável foi ainda agravada pelas alegações contidas

em sua carta. Seu ataque amargo à Grã-Bretanha não é apenas infundado, mas

é ainda mais injustificável vindo, como vem, em meio a uma grande guerra,

do comandante-geral de um dos Domínios britânicos. Sua referência a atos bárbaros

durante a Guerra Sul-Africana não pode justificar a devastação criminosa

da Bélgica, e só pode tender a semear ódio e divisão entre o povo da África

do Sul. O senhor esquece de mencionar que, desde a Guerra Sul-Africana,

o povo britânico deu à África do Sul sua inteira liberdade, sob uma Constituição

que nos torna possível realizar nossos ideais nacionais segundo nossas próprias

linhas, e que, por exemplo, lhe permite escrever impunemente uma carta pela

qual, sem dúvida, o senhor estaria sujeito no Império Alemão à pena extrema.

Quanto às suas outras afirmações, elas foram respondidas e resolvidas

no Parlamento. Dessas discussões ficará aparente que nem o Império Britânico

nem a África do Sul foram os agressores nesta luta. A guerra foi, em primeiro

lugar, declarada pela Áustria-Hungria, e depois pela Alemanha, em circunstâncias

nas quais o Governo Britânico empregou seus máximos poderes para manter a paz

da Europa e salvaguardar a neutralidade da Bélgica. No que nos diz respeito,

nossa costa está ameaçada, nossos paquetes postais são detidos e nossas

fronteiras são invadidas pelo inimigo. Isto último não ocorre, como o senhor

diz, de maneira involuntária e com um pedido de desculpas, que, de qualquer

modo, nunca foi apresentado a nosso Governo. Nessas circunstâncias, é absurdo

falar em ação agressiva por parte da União, visto que, juntamente com o Império

Britânico, fomos arrastados, contra nosso desejo e vontade e inteiramente

em autodefesa, para esta guerra. Quanto à sua insinuação a respeito do empréstimo

de sete milhões de libras que o Governo Britânico teve a bondade de nos conceder,

e pelo qual o público da União, como recentemente evidenciado no Parlamento,

é muitíssimo grato, ela é de natureza tão desprezível que não há necessidade

de fazer qualquer comentário sobre ela. Mostra apenas até que ponto sua mente

foi obscurecida pelo viés político. O senhor fala de dever e honra. Minha

convicção é que o povo da África do Sul, nestes dias sombrios, quando o Governo,

bem como o povo da África do Sul, é submetido à prova suprema, terá uma concepção

mais clara de dever e honra do que se pode deduzir de sua carta e de sua ação.

Para a seção de língua holandesa em particular, não posso conceber nada mais

fatal e humilhante que uma política de lealdade de lábios em tempo bom

e uma política de neutralidade e sentimento pró-alemão em dias de tempestade

e tensão. Pode ser que nossas circunstâncias internas peculiares e nossa condição

atrasada depois da grande guerra coloquem limite ao que podemos fazer; contudo,

estou convencido de que o povo apoiará o Governo no cumprimento do mandato

do Parlamento e, dessa maneira, que é a única legítima, cumprirá seu dever

para com a África do Sul e para com o Império e manterá imaculada para o futuro

sua honra arduamente conquistada. Sua renúncia é por meio desta aceita.

(Assinado) J. C. Smuts.

==

Quando a guerra estourou, os nativos da África do Sul, que em muitos casos

estão em contato muito melhor com os backvelders que os editores holandeses

residentes nas cidades, esperavam plenamente uma revolta geral entre a seção

não oficial dos bôeres. Mas, quando a Holanda declarou sua neutralidade,

os nativos começaram a respirar mais livremente, pois essa declaração os levou

a acreditar que os bôeres agora não se ergueriam. Quando a renúncia do general

Beyers foi publicada, porém, os nativos sentiram novamente que o estouro era

apenas questão de dias. No campo, especialmente no Estado "Livre" de Orange,

nosso povo está irremediavelmente misturado aos bôeres, e pode-se compreender

facilmente que se sentisse um tanto inseguro, apesar das garantias do Governo.

Um fazendeiro nativo enviou a seguinte carta ao autor na Inglaterra: --

==

Fico contente em descobrir que seu jornal, o "Tsala ea Batho", está tão atualizado

em sua ausência quanto quando o senhor está em casa. Foi o primeiro a publicar

a declaração do general Botha aos nativos (sobre a guerra), e novamente

o primeiro a comentar a renúncia traiçoeira do general Beyers. A renúncia

foi entregue ao Governo no dia 15, e o "Tsala" comentou sobre ela em 19 de

setembro, antes dos jornais diários. Penso que os jornais diários ainda tentavam

reconciliar seus artigos anteriores sobre a lealdade de TODOS OS SUL-AFRICANOS

BRANCOS com a renúncia. O fato de que o general De la Rey foi baleado enquanto

viajava no mesmo carro com o general Beyers no mesmo dia em que Beyers renunciou

é citado como prova adicional da lealdade inabalável de todos os bôeres.

Não se consegue entender como essas pessoas brancas raciocinam; mas a atitude

do Governo Imperial e do Governo da União é incompreensível. Imaginem dizer

aos leais rodesianos que venham lutar sob um homem como esse! O general Botha

deveria ir ele próprio ao front, se se quiser evitar uma guerra civil, deixando

o general Smuts para vigiar o próximo movimento holandês e cortá-lo pela raiz.

==

Uma das tragédias das primeiras semanas da guerra foi a morte do senador general

De la Rey, de Lichtenburg, que foi acidentalmente baleado por um policial

do "Rand" na noite de 15 de setembro, enquanto viajava com o general Beyers

em um automóvel.

Seu funeral ocorreu em 20 de setembro, em Lichtenburg, e contou com a presença

de grande número de bôeres, incluindo o primeiro-ministro, o general Smuts,

o general De Wet e outros generais holandeses. Enlutados e seus amigos vieram

a Lichtenburg pelo trem ordinário e pelo trem especial que transportou o corpo

do Rand. Vieram em todo tipo de veículos das fazendas circundantes e, pela

primeira vez, a Igreja Reformada Holandesa em Lichtenburg abriu suas portas

aos negros, que vieram prestar suas últimas homenagens e ver o corpo de um

bôer popular, conhecido entre os Bechuana como Koos La Rey. Um comando de

400 burghers veio de Wolmaranstad a cavalo. Comerciantes ingleses de Joanesburgo

também estavam presentes, incluindo o senador Tucker, representando o partido

unionista. O corpo estava envolto EM DUAS BANDEIRAS -- a bandeira da antiga

República do Transvaal e a da antiga República do Estado "Livre". Além do clero

oficiante, três estadistas holandeses também falaram no serviço fúnebre,

a saber, os generais Botha, Beyers e De Wet.

Os lealistas retornaram do serviço fúnebre a seu caminho de dever, enquanto

a seção sombria dos holandeses permaneceu em Lichtenburg para atiçar as brasas

da rebelião -- embora se deva acrescentar que as operações em Lichtenburg foram

mais ou menos in camera.

Às 8 horas da manhã de segunda-feira, 21 de setembro, no dia seguinte ao funeral

do general De la Rey, o general Kemp, de pé sobre o automóvel do general Beyers,

presidiu uma reunião de 800 a 1.000 bôeres. O Rev. Sr. Broeckhuizen abriu

a reunião com uma breve oração. Um relatório verbatim dessa oração apareceu

nos jornais holandeses como segue: "Senhor, agradecemos-Te porque governas

nossa nação nestes dias sombrios e circunstâncias tempestuosas. Enterramos

nosso herói e nos reunimos para falar em seu espírito. Agradecemos-Te por um

homem como o general Beyers, ao lado de quem seu amigo foi baleado. Agradecemos-Te

também pelo general De Wet e pelo general Kemp, e por nos teres dado tais homens

para nos liderar. Estamos de pé por nosso povo. Ajuda-nos, ó Senhor, rumo

à salvação de nosso povo e à salvação de nossa pátria. Amém."

As três personalidades mencionadas nessa oração tornaram-se participantes

ativas da rebelião, e o mesmo aconteceu com o reverendo cavalheiro que orou.

De fato, este último enviou uma carta a sua congregação três meses depois,

da prisão de Joanesburgo, renunciando a seu pastorado em Pretória.

Ao abrir a reunião, o presidente negou todas as ideias de revolução. Haviam

vindo considerar calmamente uma decisão do Parlamento da União de invadir

a África do Sudoeste alemã; mas, enquanto ele falava, alguém exibiu uma bandeira

da antiga República do Estado Livre, e o general Kemp repreendeu a pessoa

por essa ação pueril. Se a repreensão se deveu ao fato de que os bôeres ainda

não tinham então decidido rebelar-se, ou porque os planos de Maritz com os

alemães na fronteira sudoeste ainda não estavam maduros, não sabemos. De qualquer

modo, o general Beyers, ao apoiar o presidente, acrescentou que sua causa era

limpa e que não havia necessidade de acenos de bandeira sem sentido. Estavam

ali, disse ele, para aprovar uma resolução calma e enviá-la ao Governo.

Um certo Sr. van der Hoff perguntou por que o general Beyers renunciara.

O presidente respondeu que as razões estavam claramente expostas na carta

de renúncia. A pedido da reunião, o Rev. Sr. Broeckhuizen leu a carta em voz

alta, sendo a leitura pontuada por aplausos do começo ao fim. Não parece,

porém, que a resposta do general Smuts também tenha sido lida, presumivelmente

porque não houve chamado para isso.

O general Liebenberg quis saber qual era a situação naquela manhã; então passou

a dizer: "O inimigo já está dentro de nossas fronteiras. Alguém mexeu numa

colmeia, e o resultado é o que se poderia esperar. Temos três generais diante

de nós" -- (aparentemente além do orador) -- "ontem enterramos o mais querido

de todos. Quero uma resposta dos generais De Wet e Beyers. Somos súditos

britânicos, e não é improvável que o Governo instrua seus oficiais a convocar-nos

amanhã."

O general De Wet, o homem da hora, então subiu ao automóvel para falar,

prefaciando seu discurso com a observação de que não podia deixar de lembrar

seu irmão enterrado no dia anterior. Então, ao iniciar o discurso, disse:

"Burghers e irmãos, -- Se há alguém presente que não seja irmão, que se retire.

Como ninguém está saindo, concluo que somos todos irmãos. Se houver aqui

meio-irmãos, todos são bem-vindos, mas um traidor sempre me lembra Judas."

Prosseguindo, disse que "os alemães haviam sido transformados em inimigos

pelo Governo. O fogo já estava ardendo, portanto adotemos uma resolução calma,

expressando a vontade do povo. Não que eu deseje louvar meu povo, mas não vamos

sujar nossas mãos, não, nem mesmo para mostrar nossa lealdade. Sejamos frios,

lembrando que temos numerosos simpatizantes na África do Sul e em outros lugares.

Se alguém desejasse ranger os dentes e não tivesse dentes, seu melhor caminho

seria consultar o dentista para obter um conjunto. Melhor uma hora tarde demais

que um minuto cedo demais. Nem todos residimos perto de um telefone ou de uma

estação telegráfica e não podemos estar a par do que se passa na fronteira.

Mesmo quando os generais Beyers e Kemp estiverem dormindo, mantenham vigília

e permaneçam frios. Creio que há numerosos cristãos entre nós. Quando chegar

a hora, todo o povo se erguerá como hoje."

Alguém quis saber se era possível chamar de volta as forças já na fronteira.

Isso, disse o presidente, seria decidido mais tarde.

O Rev. Sr. de Klerk disse que a carta do general Beyers traduzia o verdadeiro

sentimento do povo. Embora os generais Beyers, Kemp e De Wet tivessem renunciado,

ainda continuavam generais. Honravam outros oficiais que tiveram coragem

de renunciar com o general Beyers (cujos nomes o Governo não publicara, mas

suprimira), incluindo o tenente Kol Bezuidenhout. Um field-cornet, pelo que

o orador sabia, havia renunciado, mas seu nome não fora anunciado." O reverendo

cavalheiro então traiu sua flagrante ignorância da história sul-africana

quando disse: "Nosso povo nunca foi conhecido por roubar terra de ninguém.

Toda (?) a sua terra foi adquirida por meio de compra ou escambo. A história

da África do Sul era imaculada." Depois de declarar que o Afrikander deve

expressar seu desdém a respeito da incursão Jameson e da anexação injusta

das Repúblicas, concluiu: "Sangue está correndo na Bélgica, mas é do interesse

da África do Sul desembainhar a espada por esse motivo? Pode ser do interesse

do Império; mas a bainha do meu casaco está mais perto do meu corpo que o casaco

em si. O envio de tropas a Damaraland não é senão um ataque contra um povo

que não nos fez mal algum. Creio ser nosso dever ficar quietos."

O Rev. Sr. Van der Merwe, que disse falar em nome dos jovens, afirmou que todos

os seus oficiais deveriam renunciar como o general Beyers e outros. Esperava

que quaisquer oficiais presentes renunciassem antes do meio-dia daquele dia.

O general De Wet assinalou que a nomeação de qualquer João, Tomé ou Henrique

poderia seguir-se a renúncias em massa desse tipo, pois, embora vivesse

no Estado "Livre", ele possuía uma participação nos assuntos daquela província

(Transvaal).

General Beyers: "Considero minha própria renúncia protesto suficiente.

Os outros representantes de nosso povo devem permanecer em seus postos."

(Gritos de "Não, não, não.")

O Rev. Sr. Broeckhuizen implorou ao povo que permanecesse ao lado de seu

comandante-em-chefe, o general Beyers, como ele próprio faria, não importando

como ladrassem os cãezinhos de colo. Apesar de quaisquer cartas que alguns

sujeitos escrevessem aos jornais em contrário, o mundo precisava saber que

o povo estava por trás do general Beyers. Embora ele ainda fosse sofrer --

(como de fato sofreu) -- eles deveriam apoiá-lo até que tudo estivesse em ordem.

Como tiro de despedida, o general Liebenberg disse: quando a paz foi declarada

em 1902, ele tinha fé tão implícita no falecido general De la Rey que ele

(general Liebenberg) permaneceu tranquilamente em sua fazenda e sempre lhe

foi obediente. Esperava esses problemas desde 1912. E agora se tornara impossível

manter-se quieto por muito mais tempo. Segundo os relatos mais recentes,

os alemães estavam 150 milhas além da fronteira. (Uma voz: "Nós os repeliremos.")

O orador: "A mesma coisa foi dita quando estavam na Bélgica, mas agora estão

marchando sobre Paris."

Uma resolução revista foi então apresentada: declarava que a ação relatada

do Governo estava "em conflito com --

"1. Os desejos da esmagadora maioria da população da União."

(Uma afirmação extravagante, considerando que há seis milhões de pessoas

na União e que a reunião representava apenas uma seção do meio milhão de bôeres.)

Exigiu-se uma resposta do Governo antes de 30 de setembro, a fim de recebê-la

a tempo de ser considerada em uma subsequente reunião popular.

Quando isso foi aprovado, o general De Wet disse ao despedir-se: "Se ainda

houver alguns cãezinhos de colo aqui, amigos, não lhes deem atenção. Agora

eles não têm dentes. Estamos agora mais unidos do que quando a diferença entre

o Governo e "o Povo" começou." (Obviamente, o general De Wet aludia aqui

à ruptura entre o Governo e o general Hertzog em 1912, quando, para desgosto

dele e de seus seguidores, este último foi forçado a deixar o Ministério.

Uma razão pela qual a Lei de Terras dos Nativos foi aprovada foi "dar um golpe

nos Whigs" e apaziguar os hertzoguitas.)

* * * * *

Em 24 de setembro, o general De Wet realizou outra reunião em Kopjes,

Estado "Livre" de Orange. O magistrado residente de Parys compareceu

à reunião e leu um telegrama do Governo anunciando que nenhum burgher seria

forçado a seguir para o front; que apenas voluntários seriam chamados a servir.

Esse telegrama, porém, não satisfez os burghers. Sustentavam que a expedição

à África do Sudoeste alemã era uma política de atear fogo à pradaria, e pouco

importava quem fosse o originador do fogo, pois, quando ele estivesse ardendo,

os burghers seriam chamados a apagá-lo.

Depois que a reunião aprovou votos de condolências à Sra. De la Rey, o general

De Wet disse que se opunha a uma guerra contra uma nação que não lhe fizera

mal algum. Usasse ou não o Governo voluntários, "quem", perguntou ele, "seria

responsável pelo mal que provavelmente se seguirá a uma provocação dos alemães?

Esta expedição é para atraí-los para dentro de nosso país. Vocês podem ir

se quiserem", acrescentou enfaticamente o general De Wet, "mas eu não vou."

Ora, os bôeres, em certos aspectos, não são diferentes dos nativos; assim,

quando um nativo grisalho, ou um bôer, dirige-se a uma multidão de compatriotas

e lhes diz: "Vocês podem fazer tal e tal coisa se quiserem, mas eu não farei",

entende-se que essa é uma maneira indireta de dizer: "Aceitem meu conselho

e não façam." E assim, quando tal declaração é feita por um homem tão influente

entre seu povo como o general De Wet, não surpreende que a multidão tenha

gritado em resposta: "Não iremos. Que as autoridades ajustem o resultado

de sua própria trapalhada. Noventa e dois homens no Parlamento votaram pela

expedição sem consultar seus constituintes, e não estamos satisfeitos." Então

alguém gritou: "Onde está o Sr. Van der Merwe?" Outros disseram: "Chamem-no;

talvez esteja na multidão." Então a voz estentórea de um bôer equipado com

um poderoso par de pulmões clamou: "Van der Merwe! Van der Merwe!! Van der

Merwe!!!" e então anunciou: "Ele não está aqui."

O Sr. Van der Merwe é o representante parlamentar do distrito onde a reunião

foi realizada.

Em conclusão, o general De Wet disse: "Aqui está o magistrado e ali está

a prisão. Se eu disse algo que não possa substanciar, entrego-me voluntariamente

às mãos deles."

A moção contra a expedição foi então apresentada, 512 bôeres votando a favor

e apenas dois contra.

* * * * *

Es ist sehr weit nach Tipperary,

Es ist sehr weit zu gehn;

Es ist sehr weit nach Tipperary,

Meinen liebsten Schatz zu sehn.

Leb' wohl, Piccadilly,

Adieu, Leicester Square,

Es ist sehr sehr weit nach Tipperary

Doch dahin sehnt mich sehr.

"Tipperary" em alemão.

Em 29 de setembro, o general Botha dirigiu-se a seus constituintes em uma

estação do Transvaal chamada Bank, na linha Kimberley-Joanesburgo. Mil burghers

receberam o primeiro-ministro quando ele deixou seu salão especial de viagem

rumo ao local da reunião e lhe deram uma recepção entusiástica. Antes de falar,

o general Botha permitiu que seus opositores (para evidente desprazer

da maioria da audiência) desabafassem sua alegada queixa. Foram lidos discursos

de apreço expressando confiança no Governo e aprovação da expedição à África

do Sudoeste alemã. Também foram lidos discursos contrários à expedição; incluíam

um que se dizia ser uma petição de mulheres bôeres, objetando fortemente

à expedição. A leitura desses discursos tomou muito tempo e deve ter testado

a paciência dos admiradores do primeiro-ministro, ansiosos por ouvir o discurso

do dia. Chamaram os leitores a "Calar a boca!", mas o primeiro-ministro instou

que dessem chance a ambos os lados.

Depois desses longos preliminares, o primeiro-ministro, em meio a aplausos,

pronunciou um discurso justificando a projetada invasão da África do Sudoeste

alemã, em obediência ao desejo do Governo Imperial. Lembrou aos bôeres que

a expedição fora votada por um Parlamento eleito por eles. Acrescentou que

pessoalmente sempre conduziria seu povo pelo caminho branco da honra

e do cristianismo, e que jamais escolheria o caminho covarde da deslealdade

e da traição. Todo o discurso poderia ser resumido em algumas linhas retiradas

da resposta do general Smuts ao general Beyers: "Não posso conceber nada mais

fatal e humilhante que uma política de lealdade de lábios em tempo bom e uma

política de neutralidade e sentimento pró-alemão em dias de tempestade

e tensão."

O primeiro-ministro perguntou ainda que confiança se poderia depositar

na Alemanha que devastara a Bélgica. Assinalou que, quando o falecido presidente

Kruger chegou à Europa -- fugitivo de seu país --, os franceses e belgas

o acolheram, enquanto o Kaiser nem sequer quis ver o velho.

O general Botha fez algumas observações nessa reunião que desagradaram aos

lealistas de cor. Sem desejar defender o primeiro-ministro, a observação,

em nossa opinião, era justificável. Era mais um discurso de recrutamento

que uma declaração de política, e naturalmente ele tinha de apelar aos sentimentos

de seus ouvintes. Nada é tão facilmente aceito pelos bôeres do norte quanto

o preconceito de cor, e nas circunstâncias o general Botha estava justificado

em denunciar o partido da neutralidade, que defendia uma política de "sentar-se

de braços cruzados até que a África do Sudoeste alemã caísse em seu colo

como uma maçã madura. O Governo Imperial", continuou ele, "poderia enviar

uma força de 50.000 coolies* para capturar a colônia alemã e dizer-lhes que,

depois da guerra, poderiam fazer ali um assentamento de coolies. Isso teria

sido do interesse do país? (Gritos de Não, não.) Mas, em vez disso, o Governo

Imperial pediu à União que fizesse o trabalho, e tenho orgulho de ter sido

solicitado."

--

* Termo depreciativo para indianos britânicos.

--

Tampouco os ingleses, tendo em vista as circunstâncias, poderiam muito bem

ofender-se com outra observação do general Botha no mesmo discurso. Foi, cremos,

um apelo inteligente aos sentimentos dos Backvelders quando ele disse:

"Podem confiar nas promessas do Kaiser? Na Guerra Sul-Africana, QUANDO DEI

AOS INGLESES UMA BOA SURRA em Colenso, que fez o Kaiser? Enviou um telegrama

a Lord Roberts aconselhando-o sobre como apunhalar-me pelas costas, marchando

através do Estado "Livre"."

O perigo que se seguiria a uma vitória alemã na África do Sul foi apresentado

tão lucidamente pelo primeiro-ministro que muitos vacilantes foram imediatamente

imbuídos do espírito patriótico. A crítica rabugenta, é verdade, continuou,

mas muitos oficiais de defesa titubeantes resolveram seguir o general Botha

até o fim. A oposição, por outro lado, dizia aos bôeres que o elemento oficial

entre eles que apoiava o Governo o fazia não por motivos patrióticos, mas por

causa de seus empregos. A seção mais crédula entre os bôeres parecia acreditar

que os alemães jamais invadiriam a África do Sul britânica. Essa seção,

a princípio, ficou confundida pela alegação do partido da neutralidade de que

o Governo caluniava os alemães; mas logo se desiludiu.

Em 26 de setembro, o coronel Grant tomou posse de alguns poços d'água na linha

de avanço. Esse passo era essencial para o sucesso da expedição proposta.

O inimigo retirou-se, mas apenas para montar sua artilharia em algumas cristas

que dominavam o acampamento das forças britânicas em avanço. Dessas posições,

o inimigo bombardeou nossas tropas até esgotar sua munição. As baixas britânicas

somaram dezesseis mortos, quarenta e três feridos, oito desaparecidos

e trinta e cinco capturados. Esses números seriam insignificantes nos campos

de batalha da Europa, mas perder tantos homens em apenas um ataque na África

do Sul era quase aterrador. Esse revés, tendo trazido aos vacilantes a realidade

do perigo da procrastinação, fez surgir novo espírito entre os lealistas passivos.

Mas a oposição estava ocupada.

* * * * *

No mesmo dia em que o general Botha levou a melhor em Bank, o comandante Vermaas

dirigiu-se a mais de 100 burghers numa fazenda do Transvaal chamada

Korannafontein. Estavam presentes holandeses notáveis como o Sr. Sarel Du

Plessis e o Sr. Cornelius Grobbelaar. Foram tão provocativos que o comandante

Vermaas perguntou à reunião, com algum calor: "Em quem vocês acreditam sobre

os acontecimentos na fronteira alemã, no Governo que recebe todos os relatórios

policiais, ou no general Beyers? Tudo o que posso dizer é que vocês chorarão

quando o general Botha for baleado, pois sei o que ele fez por este país.

E se vocês não acreditam no Governo, que utilidade haverá em lhes dizer que

os alemães foram os agressores?"

Discursos sensatos foram proferidos pelo Sr. D. Louw e outros. Esse orador

lamentou profundamente a renúncia do general Beyers e disse: "Ele tinha a seu

cargo todos os segredos da Defesa, e custou-nos muito dinheiro deixá-lo viajar

por este país e pelo exterior; e, em um momento crítico, quando estamos face

a face com problemas, ele apresenta sua renúncia." A reunião, porém, insistiu

em que o Governo da União era o delinquente. Os alemães, disseram, haviam cruzado

a fronteira acidentalmente, por cujo pequeno deslize haviam oferecido desculpa

adequada. Alguns oradores disseram que a ambiciosa política de anexação

do Ministério era movida por um desejo de fama póstuma, sem consideração

pelo sangue de Afrikanders, que era mais precioso que os desertos da África

do Sudoeste alemã. A questão seria decidida nos campos de batalha da Europa;

então por que a invasão prematura, e por que a falsificação do mapa ferroviário

quanto à posição de Nakob, onde estão as forças alemãs? "Supondo que os alemães

vençam na Europa", perguntou um dos oradores, "qual seria nossa posição depois

da incursão? Preferimos seguir o general Beyers."

Enquanto o comandante Vermaas, emissário do Governo, ainda falava, alguém

gritou: "Três vivas para o general Hertzog!" Estes foram concedidos

vociferantemente.

Nesse ponto, um dos jovens ardorosos apareceu com uma defesa novíssima

da deserção alemã da causa bôer durante a Guerra Sul-Africana. A Alemanha,

disse ele, tinha um tratado de dez anos com a Inglaterra e não podia entrar

em guerra contra os britânicos, que ali novamente foram espertos demais para nós.

Quando a rainha Wilhelmina estava na Alemanha, o Kaiser disse a ela:

"Diga ao Transvaal para ainda não declarar guerra contra a Inglaterra ----."

Comandante Vermaas: "E vocês chamam isso de amizade. Por que prometer-nos

ajuda quando tinham um tratado com a Inglaterra?"

Depois de alguns diálogos, nos quais a Bíblia foi citada de ambos os lados,

a favor e contra a expedição, uma resolução foi adotada, por oitenta e nove

votos contra vinte e três, contra a invasão da África do Sudoeste alemã.

Um idoso cavalheiro holandês observou que o falecido Governo republicano

cometera um erro ao enviar primeiro um ultimato aos ingleses, e que, ao atacar

a África do Sudoeste alemã, o Governo da União repetia o mesmo erro.

* * * * *

Oom: Quem reacendeu esta antiga contenda?

Fala, sobrinho, estavas presente quando começou?

Neef: Aqui estavam os servos de teu adversário

E os teus, lutando corpo a corpo antes que eu me aproximasse:

Saquei a espada para separá-los; no instante chegou

O fogoso Tielman, que girou a espada sobre a cabeça

E soprou desafio em meus ouvidos . . .

Enquanto trocávamos estocadas e golpes,

Vieram mais e mais, e lutaram de um lado e de outro

Até que o Juiz chegou, e separou ambas as partes.

Segundo o "Het Westen", de Potchefstroom, mais de mil burghers lotaram

o Lyric Hall na sexta-feira, 2 de outubro de 1914, para ouvir o general De Wet

falar contra a invasão da África do Sudoeste alemã. Aparentemente, isso foi

uma tentativa dos Backvelders de desafiar o entusiasmo dos habitantes das cidades

nos vários centros que vinham aprovando resoluções leais a favor da expedição

e de confiança no Governo da União. Nem todos os apoiadores da causa dos

Backvelders conseguiram entrar no salão, que estava lotado quase até a sufocação

antes da hora da reunião. Vários proeminentes homens do Estado "Livre" estavam

na plataforma com o general De Wet. Uma turba de desordeiros fora trazida

dos arredores da cidade por opositores da causa, diz o jornal, para interromper

os procedimentos e criar perturbação. Esperaram do lado de fora e foram

"responsáveis por um estado de coisas totalmente desconhecido na história

da África do Sul."

A admissão era por ingresso, e tudo estava em ordem até as oito horas, quando

o comandante Erasmus assumiu a presidência. O general De Wet foi carregado

nos ombros para dentro da reunião em meio a aplausos trovejantes. A força

policial local recebera notificação oportuna de que a reunião estava organizada,

mas o jornal se queixa de que apenas sete policiais eram vistos ao redor

do edifício, e esses sete aparentemente foram tomados por uma cegueira

de espécie misteriosa, pois nada viram da perturbação ocorrida durante

a reunião, exceto quando se julgou necessário prender um Afrikander.

Depois que o presidente abriu a reunião, o professor Duvenage saudou os visitantes

de perto e de longe, incluindo as senhoras na galeria. O professor, aludindo

à reunião inglesa ocorrida no salão municipal algumas noites antes, observou

que ela não fora interrompida por ninguém. Esta reunião, disse ainda, fora

convocada para discutir o aspecto sul-africano da guerra. Nada tinha a dizer

sobre as operações na Europa; tudo o que desejavam era protestar contra

a invasão da África do Sudoeste alemã. Nesse momento, gatos mortos, tijolos,

ovos velhos e outras coisas foram arremessados para dentro do salão pelas janelas,

ocasionando uma comoção indescritível. Afrikanders furiosos saltaram pelas

janelas, agarraram alguns dos ofensores e administraram a um deles uma surra

tão sonora que ele só escapou de grave dano corporal deitando-se no chão.

Os gatos mortos, tijolos etc. foram recolhidos e atirados pela janela; mas,

quando a reunião interrompida estava prestes a prosseguir, alguém desconectou

o cabo elétrico e mergulhou o edifício na escuridão. A confusão tornou-se

confundidora. Fósforos foram acesos em várias partes do salão, e foi com

considerável dificuldade que os generais De Wet e Kemp foram ouvidos sugerindo

um adiamento da reunião para a praça da Igreja Reformada Holandesa. A multidão

saiu do Lyric Hall e marchou em direção à praça da Igreja Reformada Holandesa,

seguida de perto pelo bando vaiador de interruptores.

Uma carruagem à mão, obtida de algum lugar, serviu de plataforma e, sob a luz

da lua prateada da África, 1.500 burghers se aglomeraram em torno da plataforma

improvisada, enquanto os turbulentos interruptores guinchavam algumas árias

nacionais inglesas. O general Kemp, que advertiu a multidão contra o perigo

de ser atingida por projéteis, pediu-lhes que se agachassem no chão, para que

pudessem ouvir melhor o general De Wet. O general guerrilheiro, tendo subido

à plataforma-carruagem, disse à audiência: "Sim, sentem-se bem rente ao chão,

para que esses perturbadores possam arremessar seus projéteis contra mim aqui

em cima da carruagem. (Risos.) Alguns daqueles que vieram interromper Afrikanders

pacíficos ainda podem tornar-se filhos da morte antes que a noite avance muito."

(Vaias dos opositores.)

"Isso pode ser civilização europeia ou de Downing Street, mas é desconhecido

na África do Sul; esperemos, porém, que pessoas com tal criação ainda vivam

para mudar suas maneiras. Aos que estão de pé junto à cerca de arame pede-se

que se aproximem e não tenham medo; se não, que voltem para suas casas, onde

quer que sejam, e nos deixem em paz. Prometo a vocês que dentro de um ano essa

multidão desrespeitosa terá sido ensinada a respeitar os direitos dos

Afrikanders. Isso eu prometo, e o Afrikander o fará com suas próprias mãos.

(Fortes aplausos.) Se estou errado nisso, ali está sua cadeia, sua polícia

e o magistrado, e que eles me punam se sou culpado." (Vozes: "Eles não ousam

tocar no senhor!").

Prosseguindo, o general passou a referir-se a um artigo do "Volkstem",

o órgão ministerial de Pretória. O "Volkstem", disse ele, "há muito vinha

cantando Rei, Rei, mas o sol nascerá quando o galo deixará de cantar. (Risos.)

O Governo agora emitiu regulamentos segundo os quais não podemos falar; mas,

amigos, tenham em mente, e o "Volkstem" deve saber, que ainda não temos

um Papado, e ainda não estamos na Rússia, pois vocês procurarão em vão

pela verdade em um jornal." -- (Gostaríamos muito de saber a opinião, a esse

respeito, do órgão jornalístico do Backveld no qual lemos sobre esta reunião.

-- Autor.) -- "Amigos, um jornal pode fazer muito mal, e muito da condição

em que nosso país se encontra pode ser atribuído ao "Volkstem" -- aquele adulador

do Governo ("de regeering se vetsmeer" documento).

"Enquanto nosso povo podia expressar livremente suas opiniões, o Governo agora

quer impedir a expressão de seus sentimentos amargos sobre o roubo de terras

em que agora se empenha no Sudoeste alemão." (Neste ponto, um ovo lançado

do fundo da multidão caiu desconfortavelmente perto do orador e provocou algumas

observações iradas na multidão; mas o orador, continuando, disse: "Não importa,

amigos, tenho outro casaco. O Governo fala em convocar apenas voluntários;

mas muitos filhos foram arrancados sorrateiramente de suas mães, e muitos

foram levados contra a vontade dos pais. Estou pronto a curvar-me sob a lei,

mas não quando ela é quebrada pelo Governo. Nossa lei nos autoriza a defender

nossas fronteiras, não a travar guerra fora delas." Depois de mais algumas

disputas, interrupções, golpes e brigas em várias partes da multidão, a polícia

prendeu um burgher. Mas alguns homens que cercaram a polícia resgataram

o prisioneiro e, dizia-se, agrediram um policial.)

Prosseguindo com seu discurso depois da interrupção, o general De Wet disse:

"Nunca poderemos agradecer suficientemente aos ingleses por seu presente

de autogoverno sob uma constituição livre aprovada por Sua Majestade o Rei;

mas isso não implicava que deveríamos ir cometer um roubo." Mais interrupções,

durante as quais se tornou impossível para o orador continuar. No tumulto,

foram dados vivas ao general De Wet, que, retomando por fim, observou:

"Vocês aí, junto à cerca de arame, que o Senhor tenha misericórdia de vocês

quando eu virar as costas. Vocês serão responsáveis se sangue correr nesta

reunião esta noite. Como tive melhor criação, estou contendo o povo para que

não ataque vocês. Não fui criado no que chamam de Waaihoek em Bloemfontein.

Não cabia ao general Botha levar este país a tirar castanhas do fogo para

a Inglaterra. Eles nos blefam com a declaração de que os coolies* poderiam

ser chamados para vir tomar a África do Sudoeste alemã para si. Bem, que seja.

Eles estarão em seus arredores apropriados ali entre os hotentotes. E, se chegar

a isso, kafirs armados de assegais podem ser enviados contra eles, pois, como

as coisas agora estão, o kafir tem de trabalhar para o coolie em Natal."

--

* Termo sul-africano depreciativo para indianos britânicos.

--

Depois de mais distúrbios, o general disse que não tinha tanta certeza de que

a polícia estivesse cumprindo seu dever, e teria de denunciá-la ao Governo.

Esses homens eram pagos de seu bolso e dos bolsos de outros burghers, mas

o povo não recebia proteção deles. E, quando em autodefesa um Afrikander protesta

contra os arruaceiros, é preso. Ele pensava que havia um magistrado presente;

e não podem eles obter proteção?

O magistrado assistente Cronin então subiu à carruagem e disse: "Espero que

todos vocês deem aos burghers uma oportunidade justa de falar."

Concluindo, o general De Wet disse: "Não se trata de Hertzog contra Botha.

O ponto ardente era a África do Sudoeste alemã. A razão pela qual o povo estava

desarmado era que o Governo não confiava nele. Sendo assim, não deveriam

surpreender-se de que o povo não tivesse confiança nas autoridades. Muitos

tinham armas, mas não cartuchos; como então se poderia esperar que o país

se defendesse?"

O Sr. Paul Schutte propôs a resolução apresentada à reunião, protestando contra

a expedição à África do Sudoeste alemã. "A essa altura", diz o jornal holandês

que relatou esses acontecimentos, "as gargantas dos interruptores, não sendo

feitas de aço, tinham-se tornado tão roucas e fracas que sua interrupção era

ineficaz, exceto, talvez, quando distribuíam golpes."

O Sr. Paul Schutte disse, ao propor a resolução, que a mão de Deus pressionava

pesadamente sobre a terra: pobreza, miséria e a seca acabavam com o povo. Não

era perigoso para o Governo embarcar em tal empreendimento sem o apoio da

vontade unânime do povo?

O Sr. Serfontein (presumivelmente um dos dois membros do Parlamento com esse

nome) disse que falaria toda a verdade, e nada além da verdade.

Disse que daria prova documental de que um mapa fora falsificado; não sabia

por quem. Diz-se que Nakob fica em território da União, mas, segundo o mapa

original do Governo, esse lugar ficava em território alemão. "Aqui está o mapa",

disse ele, aparentemente brandindo-o, "satisfaçam-se."

Prosseguindo, disse: "O general Tobias Smuts declarou que sabia que a decisão

do Governo contrariava os desejos de seus constituintes, mas ainda assim queria

apoiar o Governo a favor da guerra. O general Beyers, que conhece todas as

circunstâncias, nega que Nakob esteja em território da União. Nessas circunstâncias,

como podemos, como cristãos, pedir a Deus que nos guie no empreendimento?"

O professor Postma e o Rev. Sr. De Klerk, os dois oradores seguintes, citaram

a Bíblia para mostrar que avançar contra a África do Sudoeste alemã era proibido

pela Providência. O Sr. Furstenburg, que se seguiu, conclamou os burghers

a manter o alto caráter de seu povo. Depois de algumas palavras de agradecimento

do general Kemp à audiência por sua presença, os 1.000 burghers, em meio

a interrupções, assinalaram sua objeção à expedição ficando de um lado.

Esse ato encerrou uma reunião das mais excitantes.

Um dos opositores, diz o jornal, deu um tapa na boca de uma senhora holandesa

e a fez sangrar. Ela calmamente se virou e lhe deu um golpe tão pesado com

o punho que ele desabou, dizendo no mais puro sotaque inglês ao fazê-lo:

"Basta uma mulher para lutar contra um britânico." Outro dos interruptores

teve de ser levado ao hospital.

O comandante Els e o Sr. Rocco de Villiers, o advogado do Estado "Livre",

a caminho da reunião, sofreram um acidente com seu automóvel a quinze milhas

de distância, de modo que chegaram a Potchefstroom a pé, depois da reunião.

"Três vivas para nosso povo marrom", gritou um dos perturbadores.

"Você esqueceu os coolies", retrucou uma senhora holandesa.

Depois da reunião, a oposição formou-se em procissão e marchou pela cidade.

Também proferiram breves discursos confirmando o que fora feito em uma reunião

anterior de habitantes da cidade, que apoiava a expedição. Vaiaram o general

De Wet e seus seguidores, e dispersaram-se depois de dar vivas aos generais

Botha e Smuts e cantar o Hino Nacional.

Um item no programa da reunião era um discurso que deveria ter sido apresentado

ao general Beyers, o ex-comandante-em-chefe, mas, como por alguma razão ele

não estava presente, o discurso foi-lhe enviado em vez disso. Congratulava-o

por sua renúncia, passo que os signatários tinham certeza de que ele jamais

lamentaria, pois estava de acordo com a parte amante da paz e mais piedosa

de seu povo, que se ressente da "captura" da África do Sudoeste alemã. Além

disso, agradeciam-lhe por ter vindo dirigir-se a eles e esperavam que proferisse

um discurso que fechasse as bocas dos malfeitores que o acusavam de ser agente

alemão.

Drama semelhante foi encenado em Joanesburgo durante a semana seguinte, quando

o general De Wet levou sua campanha de protesto ao reduto das seções favoráveis

à expedição do Governo. Sua reunião no Lewis Cinema estava em andamento apenas

havia poucos minutos quando tijolos etc. entraram pelas bandeiras das janelas,

e as luzes se apagaram. A reunião foi adiada para Church Square, onde apoiadores

do Governo ganharam a mão superior e dominaram o partido "neutro" tão completamente

que o general De Wet, o Sr. Serfontein e o Rev. Sr. Postma não puderam ser

ouvidos. Vivas eram dados continuamente ao Rei, aos generais Botha e Smuts,

e os discursos eram afogados pelas árias patrióticas cantadas pela multidão;

e a reunião provou ser um fiasco completo.

1/1
Menu

Fazer anotação