Capítulo XVIII A P.S.A. e as Brotherhoods Vida Nativa na África do Sul · Capítulo 18 de 24
Obra Menu

Capítulo XVIII A P.S.A. e as Brotherhoods

Capítulo XVIII A P.S.A. e as Brotherhoods

A Brotherhood deve ajudar não apenas a parte espiritual da vida,

mas também nas questões sociais. Deve sempre ajudar os pisoteados,

mostrando o sentimento fraterno que foi retratado ao longo

da vida de Cristo.

Rt. Hon. A. Henderson, M.P.,

Presidente do Brotherhood Movement, em Weston-super-Mare.

Em capítulo anterior mencionamos um jornal de capa amarela que

abusou de nossos amigos ingleses por apoiarem o apelo da deputação nativa.

Caracterizou a defesa dos objetivos da deputação pela Brotherhood

como "Lixo -- mercadoria que sempre se pode recolher,

e muita gente passa grande parte de seu tempo coletando-a."

"Ora", exclama esse jornal com indignação, "havíamos imaginado

que o movimento "Brotherhood" fosse de natureza religiosa."

Nossa resposta a essa provocação é que, justamente porque o movimento Brotherhood

se opõe à Lei de Terras dos Nativos, deve ser religioso,

pois Bispos Anglicanos na África do Sul denunciaram essa lei

em suas cartas episcopais (vide "Church Chronicle", edições de outubro de 1913),

e Bispos Anglicanos na África do Sul são tudo, menos irreligiosos.

Ministros não conformistas condenaram essa lei em seus sínodos

e conferências anuais. O ex-Primeiro-Ministro W. P. Schreiner, K.C., C.M.G.,

atualmente representante em Londres da União da África do Sul,

é filho de um antigo missionário sul-africano. Era membro do

Parlamento da União quando essa lei foi aprovada, e foi um dos poucos senadores

que tiveram coragem de votar contra ela depois de condená-la;

e é monstruoso sugerir que esses homens piedosos e instruídos

pudessem conspirar para denunciar uma lei apenas pelo prazer de denunciá-la.

E à nossa mente sem instrução parece que, se é verdade que todos esses bons homens

trabalham pela propagação do Reino de Cristo na África do Sul,

então devemos ser perdoados por inferir que, no mesmo país,

os protagonistas desta Lei trabalham pelo estabelecimento de outro reino.

Essa inferência cresce até tornar-se crença quando se recorda que os homens

responsáveis pela recente comoção são os mesmos homens

que forçaram esta lei sobre o Governo.

Nos vários relatórios dos Sínodos Eclesiásticos Sul-Africanos de 1915,

o caráter desta lei "fecha-igrejas" destaca-se em relevo,

e ali se revela como oponente de Cristo e de Sua obra. Refiramo-nos

a apenas um deles. "O trabalho nativo do Distrito (do Transvaal)

foi seriamente prejudicado pela operação da Lei de Terras dos Nativos.

Como resultado dos despejos sob a Lei, algumas das Igrejas em fazendas

deixaram de existir." -- Cape "Methodist Churchman", 22 de janeiro de 1915.

Os numerosos opositores sul-africanos dessa lei não tiveram participação

na recente convulsão, e as Brotherhoods, ao emprestar suas plataformas

a uma campanha de oposição a uma lei que emana de tal quadrante,

mostram que sua causa, além da religião, está ao lado da lei,

da ordem e da liberdade constitucional. Sabemos, naturalmente,

que nenhuma doutrina de liberdade seria aceitável na África do Sul

se não implicasse também "liberdade de maltratar os negros".

Daí que a propaganda das Brotherhoods, sendo daltônica quanto à cor,

explique a fúria do porta-voz londrino da África do Sul "lírio-branca".

No início de julho, a deputação visitou a sede da Brotherhood

em Norfolk Street, Strand, para explicar ao National Brotherhood Council

o objetivo de sua missão. O Sr. William Ward, secretário nacional,

recebeu a deputação pessoalmente; o Sr. John McIntosh, secretário da

Federação de Londres, o Sr. W. Mann e outros dirigentes também estavam presentes.

Convidaram a deputação para a Reunião Trimestral da Federação de Londres

em Bishopsgate, em 14 de julho de 1914, após a qual a deputação recebeu

convites para discursar em reuniões em várias partes. Alguns desses compromissos

ainda permanecem por cumprir. Uma lista dos centros visitados é dada

ao fim deste capítulo.

Na reunião de Bishopsgate, o Sr. Will Crooks, M.P., foi a "atração principal".

Deu as boas-vindas à deputação e lamentou a recepção fria que lhe foi concedida

pelo Secretário Colonial. Acrescentou, contudo, que, se prosseguissem

nas mesmas linhas moderadas seguidas pelo Dr. Rubusana e pelo Sr. Msane

(os dois membros da deputação que falaram naquela noite),

sentia-se certo de que fariam mais bem à sua causa no país

do que fizeram no Colonial Office.

O "Brotherhood Journal", órgão jornalístico do movimento, disse: --

==

Levai os fardos uns dos outros

Para homens e mulheres da Brotherhood só pode haver uma resposta a seu apelo.

Pois Brotherhood não existe apenas entre homem e homem, mas entre

nação e nação, e raça e raça.

Em nosso movimento, de todo modo, não pode haver barreira de cor para o amor e a justiça.

Se nossas Brotherhoods não se erguessem por uma causa como esta, bem poderíamos questionar

a realidade de suas pretensões fraternas.

Dizem-nos que o problema tem suas dificuldades. Sem dúvida.

Mas elas podem ser superadas, desde que nossos estadistas ajam

com espírito de coragem e fé. Certamente império significa não apenas

privilégio, poder e glória, mas também responsabilidade e obrigações.

Se significa apenas lucro comercial, e a injustiça deve ser praticada impunemente

sob a bandeira imperial,

De que vale tal Império?

Esta é uma questão em que cada um de nossos membros deve exercer

a força da opinião ao lado do direito. Abramos

à causa de nossos irmãos de cor nossas plataformas e nossos corações.

Os cinco membros da deputação estarão neste país por alguns meses,

e estão preparados para dirigir-se a Brotherhoods e Sisterhoods,

e para enviar informações sobre seu caso a quaisquer pessoas que as desejem.

Não duvidamos de que encontrarão em nosso meio não apenas

uma escuta muito simpática, mas ajuda ativa para educar a opinião pública

neste país, a fim de que um grande erro seja corrigido.

==

Quão diferente de tantas pobres tentativas de fraternidade, organizadas em

nome do Cristianismo, especialmente em nossa parte do globo,

onde "fizeram ressoar os céus com a triste história

da condição infeliz dos fracos, mas, como o rico

da parábola, gostavam de seu Lázaro à distância", e consideravam suas

pretensões fraternas satisfeitas se mandassem seus cães lamber-lhe as feridas.

Não, o movimento Brotherhood não é tal paródia. É Cristianismo prático,

que não conhece distinção de cor nem fronteiras entre nações.

Nossa associação de nove meses com o Irmão Martin e o Irmão Timberlake,

da Shernhall Brotherhood, confirma essa visão; e nosso conhecimento

de outros membros desse maravilhoso movimento (que conta

juízes e membros do Parlamento, bem como operários de fábrica,

entre seus dirigentes) satisfez o escritor de que estão sempre prontos

a praticar o que pregam.

Uma ocasião notável em conexão com a campanha foi nossa visita

à Southall Brotherhood no domingo, 14 de março. Mal podemos

esquecer o dia; era o Crocus Sunday, quando milhares de londrinos

foram em multidões a Hampton Court para ver os bulbos de açafrão em flor.

Foi um dia glorioso e o recordamos como o segundo dia de 1915 em que

o sol europeu brilhou através de um céu sem nuvens do nascer ao pôr do sol.

Milhares de pessoas compareceram a Hyde Park para assistir à parada da igreja,

e ainda mais milhares aproveitaram o glorioso dia de primavera,

depois de um inverno rigoroso, para afluir a Epping Forest e outros lugares populares.

À tarde, participamos de uma demonstração imperial em recinto fechado

organizada pela "Southall Men's Own" no Central Hall.

O Sr. William Cross, de Hanwell, representou a Inglaterra; o Sr. T. Owens, F.C.I.S.,

representou o País de Gales; o Sr. S. S. A. Cambridge, advogado negro,

representou sua terra natal, a Guiana Britânica; a Srta. Ruth Bucknall, a célebre

soprano lírica, que artisticamente contribuiu com solos, representou a Austrália;

enquanto a Escócia e a Ilha Esmeralda também estiveram representadas

na orquestra e em outros pontos do salão; o Sr. e a Sra. Lionel Boote,

de Auckland, Nova Zelândia, representaram "a mais inglesa das Colônias"

(infelizmente o representante indiano não pôde chegar a Southall a tempo),

e o escritor representou a África do Sul, o membro bebê

da família britânica.

Entre tais gigantes intelectuais, a princípio alguém se inclinava

a sentir-se um tanto deslocado, mas graças ao encorajador aplauso Brotherhood

que sempre acompanha a recepção de um orador, o novato

logo se sente em casa, como sempre acontece em qualquer plataforma Brotherhood,

e foi assim que nos sentimos naquele dia.

O Sr. W. Cross disse, em parte, que uma das provas mais marcantes

da unidade do Império era mostrada pela esplêndida maneira

como homens haviam se apresentado para ajudar a Mãe-Pátria

nos campos de batalha da Europa, vindos de todas as partes de nossos Domínios.

Os homens de cor da Índia vieram como homens livres e fellow-subjects

para fazer sua parte. O Império era composto de territórios e povos --

outrora separados por raça e credo, agora unidos sob uma só bandeira.

Havia grande semelhança entre Brotherhood e Império.

Nele todos os tipos de religião estavam representados, mas todos unidos

em um grande princípio. Dizia-se que a alma da Rússia era a piedade,

a da França, a razão, e a da Grã-Bretanha, a justiça. Nenhum Império poderia ser construído para durar

se não fosse baseado em justiça e liberdade. O princípio da liberdade sustentava o Império

como também sustentava a Brotherhood. Não havia limite para o Império

fundado sobre unidade, tolerância, justiça e liberdade;

certamente não tinha fim. Do mesmo modo não havia fronteira

para o reino da Brotherhood, e eles esperavam por um reino que se estendesse

muito além do rufar dos tambores britânicos -- o reino da Brotherhood --

o reino de Cristo.

Referindo-se às limitações de cor na África do Sul, o Sr. Cambridge disse:

"Vocês não têm gado e ovelhas na África do Sul? Não há pássaros?

Não observaram que são de cores diferentes e, ainda assim, não são

restringidos em seu voo por causa disso; e vocês vão contrariar

a obra da natureza em relação aos seres humanos? O Império Britânico

tem uma população de mais de 430.000.000, dos quais menos de 100.000.000

são brancos, e havia um grande problema a resolver: "Como governar

com justiça e equidade essa grande multidão de várias raças e credos

e consolidá-la como fellow-subjects de um grande e poderoso Império."

O futuro do Império Britânico poderia ser assegurado seguindo

os altos ideais de "Brotherhood", que foram prenunciados por Cristo

na Bíblia, e por grandes escritores como Shakespeare e Addison.

A queda de Roma deveu-se à sua falha em reconhecer o dever

de soldar seus súditos como irmãos, todos e cada um,

sob a Paternidade de Deus. . . ."

É uma pena que o argumento usado pelo Sr. Cambridge não fosse aceito

pela maioria dos governantes na África do Sul. Se fosse,

alguém lhes lembraria que até as senhoras sul-africanas pagam

preços mais altos por sedas pretas do que por sedas brancas;

que o valor dos animais domésticos, no conjunto, não parece

ser influenciado por sua cor: assim, enquanto a lã de ovelhas brancas

alcança preço mais alto no mercado sul-africano de lã

do que a lã de ovelhas pretas, sua carneiro tem aproximadamente o mesmo sabor.

Novamente, quanto ao gado de chifres, que dá a mesma qualidade de carne bovina,

independentemente da cor; fazendeiros dirão a respeito deles

que o gado colorido está entre os melhores para agricultura e outros fins,

enquanto bois brancos estão sujeitos a olhos doloridos, e vacas brancas

sofrem continuamente de eritema dos tetos ("Garget-mammitis");

ainda assim, não ouvimos que essa peculiaridade tenha qualquer influência

na qualidade de sua carne ou na qualidade do leite que dão.

O springbuck, de onde se obtém a melhor caça sul-africana,

tem as cores preta, branca e marrom; e essa combinação não o impediu

de ter a reputação de ser o antílope mais bonito e gracioso

do mundo. Mas argumento nesse sentido é simplesmente desperdiçado

com a casta governante na África do Sul: ali, as opiniões do Sr. Cross

sobre "liberdade, autonomia", etc., serão simplesmente expulsas do tribunal pelo riso,

a menos que ele as limite aos homens brancos; de modo que às vezes alguém se pergunta

se a metáfora de Cristo sobre "lançar pérolas aos porcos" não encontra

aplicação aqui. Olhem para os argumentos de peso apresentados

dentro e fora do Parlamento contra a Lei de Terras dos Nativos.

Certamente nenhuma legislatura com senso de responsabilidade poderia ter

aprovado essa lei depois de ouvir argumentos de tal força e peso contra ela;

mas a legislatura sul-africana aprovou essa Lei e parece gloriar-se

no resultado miserável de sua operação.

O Sr. Boote expressou seu orgulho ao descobrir quão brilhante era a política nativa

da Nova Zelândia quando contrastada com a política nativa da África do Sul.

"Ora", disse-nos a Sra. Boote, com evidente satisfação,

"temos membros maoris no Parlamento e nosso país

é melhor por isso." Ela tinha toda justificativa para parecer satisfeita

com a comparação que revela a justiça do governo de seu país,

pois lembramos como as mulheres da Nova Zelândia obtiveram o voto.

Os membros brancos do Parlamento na Nova Zelândia estavam igualmente divididos

quanto ao Projeto de Emancipação Feminina; não fossem os membros nativos,

teria havido empate, como aconteceu na África do Sul três anos atrás,

quando os membros brancos do Parlamento sul-africano,

como parecia provável ali, enganaram o Projeto de Sufrágio Feminino para fora da Câmara.

Felizmente para a Franquia Feminina nos Antípodas, os membros maoris

votaram solidamente pelo Projeto e asseguraram a aprovação de uma reforma que,

à luz dos resultados satisfatórios na Austrália e em outros lugares,

deu o exemplo ao restante do Império.

Foi em Hammersmith que o presidente, depois de ouvir

nossa história da operação da Lei de Terras dos Nativos,

ao mover uma resolução, em discurso simpático, perguntou: "Por que gastamos

240.000.000 de libras e matamos 10.000 homens na Guerra Sul-Africana

se este é o resultado?" Pediu permissão à audiência para mudar

o último hino do programa e cantar a Canção de Liberdade da Brotherhood.

Como o jornal "South Africa" parece insinuar que

o movimento Brotherhood, ao aliar-se à nossa causa,

desviara-se de seus objetivos e propósitos, explicaríamos que o presidente

não saiu correndo da reunião para tomar emprestado de algum lugar um livro

contendo aquela canção. A canção é o nº 26 do "Fellowship Hymnal" --

o hinário das P.S.A. e Brotherhoods.

Em reuniões subsequentes, muitas vezes tivemos o prazer,

depois de entregar a mensagem dos nativos sul-africanos,

de sentar e ouvir o presidente anunciar esse hino,

e a orquestra começar com a melodia da Marcha dos Israelitas de Costa.

Uma variedade agradável lhe foi emprestada na Victoria Brotherhood,

em Monmouthshire, que visitamos no primeiro domingo de 1915.

Ali o presidente anunciou o hino agora familiar, e o grande órgão fez soar

a melodia mais familiar de "Jesu, lover of my soul" (de Hollingside),

e a variedade emprestou frescor extra ao canto da

Canção de Liberdade da Brotherhood, que é reproduzida: --

Homens cujo orgulho é que vós

Vindes de pais bravos e livres,

Se na terra respira um escravo,

Sois verdadeiramente livres e bravos?

Se não sentis a corrente

Quando ela causa dor a um irmão,

Não sois vós de fato escravos vis --

Escravos indignos de ser libertos?

É a verdadeira liberdade apenas quebrar

Grilhões por nossa própria querida causa,

E com corações de couro esquecer

Que devemos uma dívida à humanidade?

Não! verdadeira liberdade é partilhar

Todas as correntes que nossos irmãos vestem,

E com coração e mão estar

Sinceramente empenhados em tornar outros livres.

São escravos aqueles que temem falar

Pelos caídos e pelos fracos;

São escravos aqueles que não escolhem

Ódio, escárnio e abuso,

Em vez de recuar em silêncio

Da verdade que precisam pensar:

São escravos aqueles que não ousam estar

No certo com dois ou três.

J. R. Lowell.

------------------------------------------------------------

Sociedades P.S.A. e Brotherhood dirigidas pela Deputação

e a ordem em que foram visitadas

------------------------------------------------------------

[Modificado do formato original de tabela]

[a] Sociedade. [b] Nome do Presidente ou Secretário.

[c] Onde as reuniões são realizadas. [d] Por quem foi dirigida.

------------------------------------------------------------------------------

[a] 1. Federação de Brotherhoods de Londres [b] Sr. John McIntosh

[c] 230, Bishopsgate, E.C. [d] Sr. Saul Msane, Dr. W. B. Rubusana

[a] 2. Tooting Brotherhood [b] Rev. E. Aldom French

[c] Wesleyan Central Hall, Tooting, S.W. [d] Sr. Saul Msane,

Dr. W. B. Rubusana

[a] 3. Willesden Green Men's Own Brotherhood [b] Sr. H. J. Weaver

[c] Baptist Church, High Road, Willesden Green [d] Sr. Sol T. Plaatje,

Sr. T. M. Mapikela

[a] 4. Westbourne Park Brotherhood [b] Dr. J. Clifford, MA.DD.

[c] Baptist Church, Bayswater, W. [d] Dr. W. B. Rubusana

[a] 5. Willesden P.S.A. [b] Sr. W. Springbett

[c] Primitive Methodist Church, Willesden Green [d] Dr. W. B. Rubusana,

Sr. T. M. Mapikela

[a] 6. East Ham Brotherhood [b] Rev. W. H. Armstrong [c] Central Hall,

Barking Road, East Ham [d] Dr. W. B. Rubusana, Sr. T. M. Mapikela

[a] 7. Tooting Graveny Brotherhood [b] Sr. A. Riding [c] Central Hall,

Tooting, Broadway [d] Sr. Saul Msane

[a] 8. Men's Brotherhood [b] Rev. A. Clifford Hall

[c] Congregational Church, Greenwich Rd., S.E. [d] Sr. Saul Msane

[a] 9. Hammersmith Brotherhood [b] Sr. J. W. Butters

[c] Albion Congregational Church, Hammersmith [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 10. Shern Hall Brotherhood [b] Sr. W. H. Jennings

[c] United Methodist Church, Whipps Cross [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 11. Swanscombe Brotherhood [b] Sr. E. Pallant [c] Wesleyan Church,

Swanscombe, near Northfleet [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 12. Clifton Brotherhood [b] Rev. F. Hastings

[c] Congregational Church, Peckham Rye [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 13. Abertillery P.S.A. [b] Sr. Wm. Davies [c] The Pavilion,

Abertillery, South Wales [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 14. Abertillery P.S.A. [b] Sr. E. Jefferies [c] Wesleyan Church,

Abertillery, South Wales [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 15. Barking Brotherhood [b] Sr. W. Barnard [c] Wesleyan Church,

Barking, Essex [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 16. Willesden Green Men's Own [b] Sr. C. E. Pink [c] Baptist Church,

High Rd., Willesden Green [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 17. Victoria Brotherhood [b] Sr. J. W. Hall [c] Wesleyan Church,

Newport, Monmouthshire [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 18. Marsh Street Men's Own Brotherhood (Reunião de Homens)

[b] Sr. E. K. Fuller [c] Queen's Cinema Electric Theatre, Walthamstow

[d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 19. Greenhithe Brotherhood [b] Sr. S. W. Lineham

[c] Wesleyan Church, London Rd., Greenhithe [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 20. Marsh Street Men's Own (Reunião Noturna: Mista)

[b] Sr. W. F. Toynbee [c] Queen's Cinema Electric Theatre, Walthamstow

[d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 21. Dartford P.S.A. [b] Sr. H. Keyte [c] Primitive Methodist Church,

Dartford, Kent [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 22. Southall Men's Own Brotherhood [b] T. Owen, Esq., F.C.I.S.

[c] Central Hall, Southall, W. [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 23. Lloyd's Park P.S.A. [b] Rev. R. P. Campbell

[c] United Methodist Church, Lloyd's Park [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 24. Reunião de Homens e Mulheres [b] Sr. F. Mercer

[c] Independent Church, Edmonton, North [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 25. Chiswick Brotherhood [b] Sr. D. J. Hawkins [c] Brotherhood Hall,

Turnham Green Terrace [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 26. Abney Brotherhood [b] Sr. W. A. Procktor [c] Abney Church,

Stoke Newington [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 27. Uxbridge P.S.A. [b] Sr. W. Ashton, J.P.

[c] Old Meeting House (Congl.), Uxbridge [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 28. West Ealing P.S.A. [b] Sr. S. Garrard

[c] Primitive Methodist Church, West Ealing [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 29. New England P.S.A. [b] Sir Richard Winfrey, M.P.

[c] P.S.A. Hall, Peterborough, Northampton [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 30. Shern Hall Brotherhood [b] Rev. James Ellis

[c] United Methodist Church, Walthamstow [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 31. Leighton Men's Meeting [b] Sr. G. F. Drew [c] Corn Exchange,

Leighton Buzzard, Bedfordshire [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 32. Pembury Grove P.S.A. [b] Sr. Ernest Prior

[c] United Methodist Church, Clapton [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 33. Shepherd's Bush Brotherhood [b] Sr. F. C. Simpson

[c] Shepherd's Bush Tabernacle (Baptist) [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 34. East Ham Brotherhood [b] Sr. G. Sorrell [c] Central Hall,

Barking Road, East Ham [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 35. Botwell Brotherhood [b] Sr. J. Matson [c] The Cinema,

Hayes, Middlesex [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 36. Kingsland P.S.A. [b] Sr. J. Harding [c] Congregational Church,

High Street, Kingsland [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 37. Heathfield Brotherhood [b] Sr. Hy. H. Castle

[c] Recreation Hall, Heathfield, Sussex [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 38. Men's Own Brotherhood [b] Rev. A. Hallack, M.A.

[c] Angel Street Church, Worcester [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 39. Greenwich P.S.A. [b] Rev. W. T. Penny [c] Central Hall,

London Street, Greenwich [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 40. Hither Green P.S.A. [b] Sr. P. Duff [c] Congregational Church,

Torridon Road [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 41. Whitefield's Men's Meeting [b] Rev. W. Charter Piggott

[c] Whitefield's Tabernacle, Tottenham Court Road [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 42. North End Brotherhood [b] Sr. Elwin Wrench [c] North End Hall,

Croydon, Surrey [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 43. Trinity Men's Own [b] Sr. A. J. Walker [c] Congl. Church,

Victoria Park, Sth. Hackney [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 44. Acton Brotherhood [b] Sr. James McIntosh [c] Congl. Church,

Churchfield Rd., Acton, W. [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 45. P.S.A. Brotherhood [b] Sr. W. G. Brown [c] Wesleyan Church,

High Rd., Tottenham [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 46. Northampton Men's Own [b] Rev. R. Morton Stanley, M.A., B.D.

[c] Doddridge Church, Northampton [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 47. Cheshunt and Waltham Cross P.S.A. [b] Sr. A. W. Ashmead

[c] Drill Hall, Waltham Cross [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 48. Staines P.S.A. [b] Sr. R. C. Edwards [c] Town Hall,

Staines, Middlesex [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 49. Snell's Park P.S.A. [b] R. Green, Esq., C.C.

[c] Congregational Church, Upper Edmonton [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 50. Camberwell P.S.A. [b] Sr. H. A. Spong [c] Masonic Hall,

Camberwell, Surrey [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 51. Norbury Brotherhood [b] Sr. J. L. Moody [c] Wesleyan Church,

London Rd., Norbury [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 52. Hastings Brotherhood [b] Sr. A. G. Strickland

[c] Congregational Church, Hastings, Sussex [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 53. Evesham Men's Own Brotherhood [b] Sr. G. H. White

[c] Cowl St. Church, Evesham, Worcestershire [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 54. South Bank Brotherhood [b] Sr. T. Bosher

[c] South Bank-on-Tees, Yorkshire [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 55. Tees-side Brotherhood [b] Sr. T. Summers

[c] Wes. Church South Bank, Yorkshire [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 56. Shepherd's Bush, P.S.A. [b] Rev. W. G. Davis

[c] Wesleyan Church, Shepherd's Bush [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 57. Stockton United [b] Sr. W. Weighell [c] Baptist Tabernacle,

Stockton-on-Tees [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 58. Wembley Brotherhood [b] Sr. H. W. Hagger [c] Union Hall, Wembley

[d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 59. Watford Men's Own [b] Sr. A. G. Baker [c] Beechen Grove,

Ch. Watford, Hertfordshire [d] Sr. S. T. Plaatje

[a] 60. Clerkenwell Men's Own [b] Sr. R. G. Pursaill [c] Peel Institute,

Clerkenwell Green [d] Sr. S. T. Plaatje

------------------------------------------------------------------------------

Além das Brotherhoods e P.S.A.s, somos devedores às

Sisterhoods, Adult Schools e vários corpos eclesiásticos que nos deram

muitas ocasiões para falar, sendo a resposta à nossa mensagem muito gratificante.

1/1
Menu

Fazer anotação