Capítulo XVIII A P.S.A. e as Brotherhoods
Capítulo XVIII A P.S.A. e as Brotherhoods
A Brotherhood deve ajudar não apenas a parte espiritual da vida,
mas também nas questões sociais. Deve sempre ajudar os pisoteados,
mostrando o sentimento fraterno que foi retratado ao longo
da vida de Cristo.
Rt. Hon. A. Henderson, M.P.,
Presidente do Brotherhood Movement, em Weston-super-Mare.
Em capítulo anterior mencionamos um jornal de capa amarela que
abusou de nossos amigos ingleses por apoiarem o apelo da deputação nativa.
Caracterizou a defesa dos objetivos da deputação pela Brotherhood
como "Lixo -- mercadoria que sempre se pode recolher,
e muita gente passa grande parte de seu tempo coletando-a."
"Ora", exclama esse jornal com indignação, "havíamos imaginado
que o movimento "Brotherhood" fosse de natureza religiosa."
Nossa resposta a essa provocação é que, justamente porque o movimento Brotherhood
se opõe à Lei de Terras dos Nativos, deve ser religioso,
pois Bispos Anglicanos na África do Sul denunciaram essa lei
em suas cartas episcopais (vide "Church Chronicle", edições de outubro de 1913),
e Bispos Anglicanos na África do Sul são tudo, menos irreligiosos.
Ministros não conformistas condenaram essa lei em seus sínodos
e conferências anuais. O ex-Primeiro-Ministro W. P. Schreiner, K.C., C.M.G.,
atualmente representante em Londres da União da África do Sul,
é filho de um antigo missionário sul-africano. Era membro do
Parlamento da União quando essa lei foi aprovada, e foi um dos poucos senadores
que tiveram coragem de votar contra ela depois de condená-la;
e é monstruoso sugerir que esses homens piedosos e instruídos
pudessem conspirar para denunciar uma lei apenas pelo prazer de denunciá-la.
E à nossa mente sem instrução parece que, se é verdade que todos esses bons homens
trabalham pela propagação do Reino de Cristo na África do Sul,
então devemos ser perdoados por inferir que, no mesmo país,
os protagonistas desta Lei trabalham pelo estabelecimento de outro reino.
Essa inferência cresce até tornar-se crença quando se recorda que os homens
responsáveis pela recente comoção são os mesmos homens
que forçaram esta lei sobre o Governo.
Nos vários relatórios dos Sínodos Eclesiásticos Sul-Africanos de 1915,
o caráter desta lei "fecha-igrejas" destaca-se em relevo,
e ali se revela como oponente de Cristo e de Sua obra. Refiramo-nos
a apenas um deles. "O trabalho nativo do Distrito (do Transvaal)
foi seriamente prejudicado pela operação da Lei de Terras dos Nativos.
Como resultado dos despejos sob a Lei, algumas das Igrejas em fazendas
deixaram de existir." -- Cape "Methodist Churchman", 22 de janeiro de 1915.
Os numerosos opositores sul-africanos dessa lei não tiveram participação
na recente convulsão, e as Brotherhoods, ao emprestar suas plataformas
a uma campanha de oposição a uma lei que emana de tal quadrante,
mostram que sua causa, além da religião, está ao lado da lei,
da ordem e da liberdade constitucional. Sabemos, naturalmente,
que nenhuma doutrina de liberdade seria aceitável na África do Sul
se não implicasse também "liberdade de maltratar os negros".
Daí que a propaganda das Brotherhoods, sendo daltônica quanto à cor,
explique a fúria do porta-voz londrino da África do Sul "lírio-branca".
No início de julho, a deputação visitou a sede da Brotherhood
em Norfolk Street, Strand, para explicar ao National Brotherhood Council
o objetivo de sua missão. O Sr. William Ward, secretário nacional,
recebeu a deputação pessoalmente; o Sr. John McIntosh, secretário da
Federação de Londres, o Sr. W. Mann e outros dirigentes também estavam presentes.
Convidaram a deputação para a Reunião Trimestral da Federação de Londres
em Bishopsgate, em 14 de julho de 1914, após a qual a deputação recebeu
convites para discursar em reuniões em várias partes. Alguns desses compromissos
ainda permanecem por cumprir. Uma lista dos centros visitados é dada
ao fim deste capítulo.
Na reunião de Bishopsgate, o Sr. Will Crooks, M.P., foi a "atração principal".
Deu as boas-vindas à deputação e lamentou a recepção fria que lhe foi concedida
pelo Secretário Colonial. Acrescentou, contudo, que, se prosseguissem
nas mesmas linhas moderadas seguidas pelo Dr. Rubusana e pelo Sr. Msane
(os dois membros da deputação que falaram naquela noite),
sentia-se certo de que fariam mais bem à sua causa no país
do que fizeram no Colonial Office.
O "Brotherhood Journal", órgão jornalístico do movimento, disse: --
==
Levai os fardos uns dos outros
Para homens e mulheres da Brotherhood só pode haver uma resposta a seu apelo.
Pois Brotherhood não existe apenas entre homem e homem, mas entre
nação e nação, e raça e raça.
Em nosso movimento, de todo modo, não pode haver barreira de cor para o amor e a justiça.
Se nossas Brotherhoods não se erguessem por uma causa como esta, bem poderíamos questionar
a realidade de suas pretensões fraternas.
Dizem-nos que o problema tem suas dificuldades. Sem dúvida.
Mas elas podem ser superadas, desde que nossos estadistas ajam
com espírito de coragem e fé. Certamente império significa não apenas
privilégio, poder e glória, mas também responsabilidade e obrigações.
Se significa apenas lucro comercial, e a injustiça deve ser praticada impunemente
sob a bandeira imperial,
De que vale tal Império?
Esta é uma questão em que cada um de nossos membros deve exercer
a força da opinião ao lado do direito. Abramos
à causa de nossos irmãos de cor nossas plataformas e nossos corações.
Os cinco membros da deputação estarão neste país por alguns meses,
e estão preparados para dirigir-se a Brotherhoods e Sisterhoods,
e para enviar informações sobre seu caso a quaisquer pessoas que as desejem.
Não duvidamos de que encontrarão em nosso meio não apenas
uma escuta muito simpática, mas ajuda ativa para educar a opinião pública
neste país, a fim de que um grande erro seja corrigido.
==
Quão diferente de tantas pobres tentativas de fraternidade, organizadas em
nome do Cristianismo, especialmente em nossa parte do globo,
onde "fizeram ressoar os céus com a triste história
da condição infeliz dos fracos, mas, como o rico
da parábola, gostavam de seu Lázaro à distância", e consideravam suas
pretensões fraternas satisfeitas se mandassem seus cães lamber-lhe as feridas.
Não, o movimento Brotherhood não é tal paródia. É Cristianismo prático,
que não conhece distinção de cor nem fronteiras entre nações.
Nossa associação de nove meses com o Irmão Martin e o Irmão Timberlake,
da Shernhall Brotherhood, confirma essa visão; e nosso conhecimento
de outros membros desse maravilhoso movimento (que conta
juízes e membros do Parlamento, bem como operários de fábrica,
entre seus dirigentes) satisfez o escritor de que estão sempre prontos
a praticar o que pregam.
Uma ocasião notável em conexão com a campanha foi nossa visita
à Southall Brotherhood no domingo, 14 de março. Mal podemos
esquecer o dia; era o Crocus Sunday, quando milhares de londrinos
foram em multidões a Hampton Court para ver os bulbos de açafrão em flor.
Foi um dia glorioso e o recordamos como o segundo dia de 1915 em que
o sol europeu brilhou através de um céu sem nuvens do nascer ao pôr do sol.
Milhares de pessoas compareceram a Hyde Park para assistir à parada da igreja,
e ainda mais milhares aproveitaram o glorioso dia de primavera,
depois de um inverno rigoroso, para afluir a Epping Forest e outros lugares populares.
À tarde, participamos de uma demonstração imperial em recinto fechado
organizada pela "Southall Men's Own" no Central Hall.
O Sr. William Cross, de Hanwell, representou a Inglaterra; o Sr. T. Owens, F.C.I.S.,
representou o País de Gales; o Sr. S. S. A. Cambridge, advogado negro,
representou sua terra natal, a Guiana Britânica; a Srta. Ruth Bucknall, a célebre
soprano lírica, que artisticamente contribuiu com solos, representou a Austrália;
enquanto a Escócia e a Ilha Esmeralda também estiveram representadas
na orquestra e em outros pontos do salão; o Sr. e a Sra. Lionel Boote,
de Auckland, Nova Zelândia, representaram "a mais inglesa das Colônias"
(infelizmente o representante indiano não pôde chegar a Southall a tempo),
e o escritor representou a África do Sul, o membro bebê
da família britânica.
Entre tais gigantes intelectuais, a princípio alguém se inclinava
a sentir-se um tanto deslocado, mas graças ao encorajador aplauso Brotherhood
que sempre acompanha a recepção de um orador, o novato
logo se sente em casa, como sempre acontece em qualquer plataforma Brotherhood,
e foi assim que nos sentimos naquele dia.
O Sr. W. Cross disse, em parte, que uma das provas mais marcantes
da unidade do Império era mostrada pela esplêndida maneira
como homens haviam se apresentado para ajudar a Mãe-Pátria
nos campos de batalha da Europa, vindos de todas as partes de nossos Domínios.
Os homens de cor da Índia vieram como homens livres e fellow-subjects
para fazer sua parte. O Império era composto de territórios e povos --
outrora separados por raça e credo, agora unidos sob uma só bandeira.
Havia grande semelhança entre Brotherhood e Império.
Nele todos os tipos de religião estavam representados, mas todos unidos
em um grande princípio. Dizia-se que a alma da Rússia era a piedade,
a da França, a razão, e a da Grã-Bretanha, a justiça. Nenhum Império poderia ser construído para durar
se não fosse baseado em justiça e liberdade. O princípio da liberdade sustentava o Império
como também sustentava a Brotherhood. Não havia limite para o Império
fundado sobre unidade, tolerância, justiça e liberdade;
certamente não tinha fim. Do mesmo modo não havia fronteira
para o reino da Brotherhood, e eles esperavam por um reino que se estendesse
muito além do rufar dos tambores britânicos -- o reino da Brotherhood --
o reino de Cristo.
Referindo-se às limitações de cor na África do Sul, o Sr. Cambridge disse:
"Vocês não têm gado e ovelhas na África do Sul? Não há pássaros?
Não observaram que são de cores diferentes e, ainda assim, não são
restringidos em seu voo por causa disso; e vocês vão contrariar
a obra da natureza em relação aos seres humanos? O Império Britânico
tem uma população de mais de 430.000.000, dos quais menos de 100.000.000
são brancos, e havia um grande problema a resolver: "Como governar
com justiça e equidade essa grande multidão de várias raças e credos
e consolidá-la como fellow-subjects de um grande e poderoso Império."
O futuro do Império Britânico poderia ser assegurado seguindo
os altos ideais de "Brotherhood", que foram prenunciados por Cristo
na Bíblia, e por grandes escritores como Shakespeare e Addison.
A queda de Roma deveu-se à sua falha em reconhecer o dever
de soldar seus súditos como irmãos, todos e cada um,
sob a Paternidade de Deus. . . ."
É uma pena que o argumento usado pelo Sr. Cambridge não fosse aceito
pela maioria dos governantes na África do Sul. Se fosse,
alguém lhes lembraria que até as senhoras sul-africanas pagam
preços mais altos por sedas pretas do que por sedas brancas;
que o valor dos animais domésticos, no conjunto, não parece
ser influenciado por sua cor: assim, enquanto a lã de ovelhas brancas
alcança preço mais alto no mercado sul-africano de lã
do que a lã de ovelhas pretas, sua carneiro tem aproximadamente o mesmo sabor.
Novamente, quanto ao gado de chifres, que dá a mesma qualidade de carne bovina,
independentemente da cor; fazendeiros dirão a respeito deles
que o gado colorido está entre os melhores para agricultura e outros fins,
enquanto bois brancos estão sujeitos a olhos doloridos, e vacas brancas
sofrem continuamente de eritema dos tetos ("Garget-mammitis");
ainda assim, não ouvimos que essa peculiaridade tenha qualquer influência
na qualidade de sua carne ou na qualidade do leite que dão.
O springbuck, de onde se obtém a melhor caça sul-africana,
tem as cores preta, branca e marrom; e essa combinação não o impediu
de ter a reputação de ser o antílope mais bonito e gracioso
do mundo. Mas argumento nesse sentido é simplesmente desperdiçado
com a casta governante na África do Sul: ali, as opiniões do Sr. Cross
sobre "liberdade, autonomia", etc., serão simplesmente expulsas do tribunal pelo riso,
a menos que ele as limite aos homens brancos; de modo que às vezes alguém se pergunta
se a metáfora de Cristo sobre "lançar pérolas aos porcos" não encontra
aplicação aqui. Olhem para os argumentos de peso apresentados
dentro e fora do Parlamento contra a Lei de Terras dos Nativos.
Certamente nenhuma legislatura com senso de responsabilidade poderia ter
aprovado essa lei depois de ouvir argumentos de tal força e peso contra ela;
mas a legislatura sul-africana aprovou essa Lei e parece gloriar-se
no resultado miserável de sua operação.
O Sr. Boote expressou seu orgulho ao descobrir quão brilhante era a política nativa
da Nova Zelândia quando contrastada com a política nativa da África do Sul.
"Ora", disse-nos a Sra. Boote, com evidente satisfação,
"temos membros maoris no Parlamento e nosso país
é melhor por isso." Ela tinha toda justificativa para parecer satisfeita
com a comparação que revela a justiça do governo de seu país,
pois lembramos como as mulheres da Nova Zelândia obtiveram o voto.
Os membros brancos do Parlamento na Nova Zelândia estavam igualmente divididos
quanto ao Projeto de Emancipação Feminina; não fossem os membros nativos,
teria havido empate, como aconteceu na África do Sul três anos atrás,
quando os membros brancos do Parlamento sul-africano,
como parecia provável ali, enganaram o Projeto de Sufrágio Feminino para fora da Câmara.
Felizmente para a Franquia Feminina nos Antípodas, os membros maoris
votaram solidamente pelo Projeto e asseguraram a aprovação de uma reforma que,
à luz dos resultados satisfatórios na Austrália e em outros lugares,
deu o exemplo ao restante do Império.
Foi em Hammersmith que o presidente, depois de ouvir
nossa história da operação da Lei de Terras dos Nativos,
ao mover uma resolução, em discurso simpático, perguntou: "Por que gastamos
240.000.000 de libras e matamos 10.000 homens na Guerra Sul-Africana
se este é o resultado?" Pediu permissão à audiência para mudar
o último hino do programa e cantar a Canção de Liberdade da Brotherhood.
Como o jornal "South Africa" parece insinuar que
o movimento Brotherhood, ao aliar-se à nossa causa,
desviara-se de seus objetivos e propósitos, explicaríamos que o presidente
não saiu correndo da reunião para tomar emprestado de algum lugar um livro
contendo aquela canção. A canção é o nº 26 do "Fellowship Hymnal" --
o hinário das P.S.A. e Brotherhoods.
Em reuniões subsequentes, muitas vezes tivemos o prazer,
depois de entregar a mensagem dos nativos sul-africanos,
de sentar e ouvir o presidente anunciar esse hino,
e a orquestra começar com a melodia da Marcha dos Israelitas de Costa.
Uma variedade agradável lhe foi emprestada na Victoria Brotherhood,
em Monmouthshire, que visitamos no primeiro domingo de 1915.
Ali o presidente anunciou o hino agora familiar, e o grande órgão fez soar
a melodia mais familiar de "Jesu, lover of my soul" (de Hollingside),
e a variedade emprestou frescor extra ao canto da
Canção de Liberdade da Brotherhood, que é reproduzida: --
Homens cujo orgulho é que vós
Vindes de pais bravos e livres,
Se na terra respira um escravo,
Sois verdadeiramente livres e bravos?
Se não sentis a corrente
Quando ela causa dor a um irmão,
Não sois vós de fato escravos vis --
Escravos indignos de ser libertos?
É a verdadeira liberdade apenas quebrar
Grilhões por nossa própria querida causa,
E com corações de couro esquecer
Que devemos uma dívida à humanidade?
Não! verdadeira liberdade é partilhar
Todas as correntes que nossos irmãos vestem,
E com coração e mão estar
Sinceramente empenhados em tornar outros livres.
São escravos aqueles que temem falar
Pelos caídos e pelos fracos;
São escravos aqueles que não escolhem
Ódio, escárnio e abuso,
Em vez de recuar em silêncio
Da verdade que precisam pensar:
São escravos aqueles que não ousam estar
No certo com dois ou três.
J. R. Lowell.
------------------------------------------------------------
Sociedades P.S.A. e Brotherhood dirigidas pela Deputação
e a ordem em que foram visitadas
------------------------------------------------------------
[Modificado do formato original de tabela]
[a] Sociedade. [b] Nome do Presidente ou Secretário.
[c] Onde as reuniões são realizadas. [d] Por quem foi dirigida.
------------------------------------------------------------------------------
[a] 1. Federação de Brotherhoods de Londres [b] Sr. John McIntosh
[c] 230, Bishopsgate, E.C. [d] Sr. Saul Msane, Dr. W. B. Rubusana
[a] 2. Tooting Brotherhood [b] Rev. E. Aldom French
[c] Wesleyan Central Hall, Tooting, S.W. [d] Sr. Saul Msane,
Dr. W. B. Rubusana
[a] 3. Willesden Green Men's Own Brotherhood [b] Sr. H. J. Weaver
[c] Baptist Church, High Road, Willesden Green [d] Sr. Sol T. Plaatje,
Sr. T. M. Mapikela
[a] 4. Westbourne Park Brotherhood [b] Dr. J. Clifford, MA.DD.
[c] Baptist Church, Bayswater, W. [d] Dr. W. B. Rubusana
[a] 5. Willesden P.S.A. [b] Sr. W. Springbett
[c] Primitive Methodist Church, Willesden Green [d] Dr. W. B. Rubusana,
Sr. T. M. Mapikela
[a] 6. East Ham Brotherhood [b] Rev. W. H. Armstrong [c] Central Hall,
Barking Road, East Ham [d] Dr. W. B. Rubusana, Sr. T. M. Mapikela
[a] 7. Tooting Graveny Brotherhood [b] Sr. A. Riding [c] Central Hall,
Tooting, Broadway [d] Sr. Saul Msane
[a] 8. Men's Brotherhood [b] Rev. A. Clifford Hall
[c] Congregational Church, Greenwich Rd., S.E. [d] Sr. Saul Msane
[a] 9. Hammersmith Brotherhood [b] Sr. J. W. Butters
[c] Albion Congregational Church, Hammersmith [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 10. Shern Hall Brotherhood [b] Sr. W. H. Jennings
[c] United Methodist Church, Whipps Cross [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 11. Swanscombe Brotherhood [b] Sr. E. Pallant [c] Wesleyan Church,
Swanscombe, near Northfleet [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 12. Clifton Brotherhood [b] Rev. F. Hastings
[c] Congregational Church, Peckham Rye [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 13. Abertillery P.S.A. [b] Sr. Wm. Davies [c] The Pavilion,
Abertillery, South Wales [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 14. Abertillery P.S.A. [b] Sr. E. Jefferies [c] Wesleyan Church,
Abertillery, South Wales [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 15. Barking Brotherhood [b] Sr. W. Barnard [c] Wesleyan Church,
Barking, Essex [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 16. Willesden Green Men's Own [b] Sr. C. E. Pink [c] Baptist Church,
High Rd., Willesden Green [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 17. Victoria Brotherhood [b] Sr. J. W. Hall [c] Wesleyan Church,
Newport, Monmouthshire [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 18. Marsh Street Men's Own Brotherhood (Reunião de Homens)
[b] Sr. E. K. Fuller [c] Queen's Cinema Electric Theatre, Walthamstow
[d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 19. Greenhithe Brotherhood [b] Sr. S. W. Lineham
[c] Wesleyan Church, London Rd., Greenhithe [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 20. Marsh Street Men's Own (Reunião Noturna: Mista)
[b] Sr. W. F. Toynbee [c] Queen's Cinema Electric Theatre, Walthamstow
[d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 21. Dartford P.S.A. [b] Sr. H. Keyte [c] Primitive Methodist Church,
Dartford, Kent [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 22. Southall Men's Own Brotherhood [b] T. Owen, Esq., F.C.I.S.
[c] Central Hall, Southall, W. [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 23. Lloyd's Park P.S.A. [b] Rev. R. P. Campbell
[c] United Methodist Church, Lloyd's Park [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 24. Reunião de Homens e Mulheres [b] Sr. F. Mercer
[c] Independent Church, Edmonton, North [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 25. Chiswick Brotherhood [b] Sr. D. J. Hawkins [c] Brotherhood Hall,
Turnham Green Terrace [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 26. Abney Brotherhood [b] Sr. W. A. Procktor [c] Abney Church,
Stoke Newington [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 27. Uxbridge P.S.A. [b] Sr. W. Ashton, J.P.
[c] Old Meeting House (Congl.), Uxbridge [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 28. West Ealing P.S.A. [b] Sr. S. Garrard
[c] Primitive Methodist Church, West Ealing [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 29. New England P.S.A. [b] Sir Richard Winfrey, M.P.
[c] P.S.A. Hall, Peterborough, Northampton [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 30. Shern Hall Brotherhood [b] Rev. James Ellis
[c] United Methodist Church, Walthamstow [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 31. Leighton Men's Meeting [b] Sr. G. F. Drew [c] Corn Exchange,
Leighton Buzzard, Bedfordshire [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 32. Pembury Grove P.S.A. [b] Sr. Ernest Prior
[c] United Methodist Church, Clapton [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 33. Shepherd's Bush Brotherhood [b] Sr. F. C. Simpson
[c] Shepherd's Bush Tabernacle (Baptist) [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 34. East Ham Brotherhood [b] Sr. G. Sorrell [c] Central Hall,
Barking Road, East Ham [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 35. Botwell Brotherhood [b] Sr. J. Matson [c] The Cinema,
Hayes, Middlesex [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 36. Kingsland P.S.A. [b] Sr. J. Harding [c] Congregational Church,
High Street, Kingsland [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 37. Heathfield Brotherhood [b] Sr. Hy. H. Castle
[c] Recreation Hall, Heathfield, Sussex [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 38. Men's Own Brotherhood [b] Rev. A. Hallack, M.A.
[c] Angel Street Church, Worcester [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 39. Greenwich P.S.A. [b] Rev. W. T. Penny [c] Central Hall,
London Street, Greenwich [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 40. Hither Green P.S.A. [b] Sr. P. Duff [c] Congregational Church,
Torridon Road [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 41. Whitefield's Men's Meeting [b] Rev. W. Charter Piggott
[c] Whitefield's Tabernacle, Tottenham Court Road [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 42. North End Brotherhood [b] Sr. Elwin Wrench [c] North End Hall,
Croydon, Surrey [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 43. Trinity Men's Own [b] Sr. A. J. Walker [c] Congl. Church,
Victoria Park, Sth. Hackney [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 44. Acton Brotherhood [b] Sr. James McIntosh [c] Congl. Church,
Churchfield Rd., Acton, W. [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 45. P.S.A. Brotherhood [b] Sr. W. G. Brown [c] Wesleyan Church,
High Rd., Tottenham [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 46. Northampton Men's Own [b] Rev. R. Morton Stanley, M.A., B.D.
[c] Doddridge Church, Northampton [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 47. Cheshunt and Waltham Cross P.S.A. [b] Sr. A. W. Ashmead
[c] Drill Hall, Waltham Cross [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 48. Staines P.S.A. [b] Sr. R. C. Edwards [c] Town Hall,
Staines, Middlesex [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 49. Snell's Park P.S.A. [b] R. Green, Esq., C.C.
[c] Congregational Church, Upper Edmonton [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 50. Camberwell P.S.A. [b] Sr. H. A. Spong [c] Masonic Hall,
Camberwell, Surrey [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 51. Norbury Brotherhood [b] Sr. J. L. Moody [c] Wesleyan Church,
London Rd., Norbury [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 52. Hastings Brotherhood [b] Sr. A. G. Strickland
[c] Congregational Church, Hastings, Sussex [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 53. Evesham Men's Own Brotherhood [b] Sr. G. H. White
[c] Cowl St. Church, Evesham, Worcestershire [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 54. South Bank Brotherhood [b] Sr. T. Bosher
[c] South Bank-on-Tees, Yorkshire [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 55. Tees-side Brotherhood [b] Sr. T. Summers
[c] Wes. Church South Bank, Yorkshire [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 56. Shepherd's Bush, P.S.A. [b] Rev. W. G. Davis
[c] Wesleyan Church, Shepherd's Bush [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 57. Stockton United [b] Sr. W. Weighell [c] Baptist Tabernacle,
Stockton-on-Tees [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 58. Wembley Brotherhood [b] Sr. H. W. Hagger [c] Union Hall, Wembley
[d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 59. Watford Men's Own [b] Sr. A. G. Baker [c] Beechen Grove,
Ch. Watford, Hertfordshire [d] Sr. S. T. Plaatje
[a] 60. Clerkenwell Men's Own [b] Sr. R. G. Pursaill [c] Peel Institute,
Clerkenwell Green [d] Sr. S. T. Plaatje
------------------------------------------------------------------------------
Além das Brotherhoods e P.S.A.s, somos devedores às
Sisterhoods, Adult Schools e vários corpos eclesiásticos que nos deram
muitas ocasiões para falar, sendo a resposta à nossa mensagem muito gratificante.