Capítulo VII Perseguição às Mulheres de Cor no Estado Livre de Orange Vida Nativa na África do Sul · Capítulo 7 de 24
Obra Menu

Capítulo VII Perseguição às Mulheres de Cor no Estado Livre de Orange

Capítulo VII Perseguição às Mulheres de Cor no Estado Livre de Orange

A perseguição madura, como a planta

Cujo nascimento Mocha ostentava,

Produziu algum fruto amargo, cujo valor

Nunca foi conhecido até ser torrado.

Quando os ex-republicanos do Estado Livre fizeram uso da Constituição sul-africana

-- uma Constituição que Lord Gladstone diz ser feita segundo o sentimento bôer --

para arruinar a população de cor, deveriam ao menos

ter confinado sua perseguição à porção masculina dos negros

(como se faz de maneira mais branda nas outras três Províncias), e deixado

as mulheres e crianças em paz. Segundo esta legislação de classe,

nenhuma mulher nativa na Província do Estado "Livre" de Orange pode residir

dentro de uma municipalidade (seja com ou sem seus pais, ou seu marido)

a menos que possa apresentar uma permissão demonstrando que é serva

a serviço de uma pessoa branca, sendo essa permissão assinada

pelo Secretário Municipal. Todas as medidas repressivas sob a antiga República

(que, em assuntos dessa espécie, sempre demonstrava respeito

pela suserania da Grã-Bretanha) eram aplicadas com brandura.

Agora, sob a União, os republicanos são informados pelas autoridades imperiais

de que, já que são autogovernados, têm a mais ampla liberdade de ação,

incluindo a liberdade de fazer o mal, sem qualquer temor de interferência imperial.

Dessa licença os habitantes brancos da União fazem o uso mais pleno.

Como um mastim por muito tempo preso à correia, instam pela aplicação

de todas as antigas medidas rigorosas promulgadas contra os negros,

e as autoridades, em obediência a seus apoiadores eleitorais,

impõem essas medidas com o máximo rigor contra os negros

porque eles não têm votos.

Daí que, enquanto os regulamentos de passe antigamente nunca eram aplicados pelos bôeres

contra esposas de clérigos ou contra as famílias de habitantes nativos

respeitáveis, agora a esposa de um ministro não apenas tem de apresentar um passe

quando solicitado, mas, como toda mulher de cor, tem de pagar um xelim

por um novo passe ao fim do mês, de modo que uma família composta por,

digamos, uma mãe e cinco filhas paga à municipalidade 6 xelins todos os meses,

seja como penalidade pela cor de suas peles ou como penalidade por seu sexo,

não está claro qual.

Há uma anomalia inexplicada nesse negócio de passes para mulheres.

Se o escritor fosse viver no Estado "Livre", poderia

solicitar e obter cartas de isenção das leis comuns de passe;

mas, se sua esposa, que teve melhor escolarização e desfrutou

uma civilização mais antiga do que ele, fosse residir no Estado "Livre"

com suas filhas, todas seriam forçadas a carregar passes

em suas pessoas, e chamadas a remexer os bolsos de suas saias

a qualquer momento nas ruas públicas, por ordem de policiais homens

em busca de seus passes. Vários homens brancos cumprem atualmente

longas penas de prisão impostas pelos Tribunais de Circuito do Estado "Livre" de Orange

por ultrajarem criminosamente mulheres de cor que as leis de passe haviam colocado

na palma das mãos desses canalhas. Ainda muitas outras mães

abafam provas de ultrajes semelhantes contra filhas inocentes --

casos que jamais poderiam ter acontecido em circunstâncias normais.

Os nativos do Estado "Livre" fizeram todos os apelos constitucionais possíveis

contra esses ultrajes. Em resposta às suas petições, o Governo Provincial

culpa as municipalidades. Estas culpam a lei e o Parlamento da União,

e aí o assunto termina. Lemos a lei do Estado "Livre"

que autoriza as municipalidades a elaborar regulamentos

para o controle dos nativos, etc., mas é preciso confessar

que nossa inteligência limitada não conseguiu discernir nela

nada que pudesse ser interpretado como impondo quaisquer penalidades terríveis

às municipalidades que emancipem suas mulheres de cor

do fardo da insidiosa lei de passes e do imposto. O hon. Sr. H. Burton,

como já declarado, era Ministro dos Assuntos Nativos antes que o Governo da União

se rendesse aos reacionários do Estado "Livre". Uma delegação

composta pela Sra. A. S. Gabashane, Sra. Kotsi e Sra. Louw,

mulheres de Bloemfontein -- a primeira sendo esposa de um clérigo --

foi recebida por ele na Cidade do Cabo a respeito dessas queixas,

e ele lhes assegurou que, em resposta às representações feitas

pelo Congresso Nativo, já havia escrito ao Dr. Ramsbottom,

Administrador Provincial, pedindo-lhe que persuadisse

as municipalidades do Estado "Livre" a aliviar as mulheres nativas desse fardo.

E, se aliviar mulheres nativas no Estado "Livre" de um fardo

que não existe em nenhum outro lugar da União fosse ilegal,

como alegam as municipalidades, o Sr. Burton -- um K.C. -- teria sido

a última pessoa a pedir-lhes que quebrassem a lei.

Posteriormente, as mulheres peticionaram a Lady Gladstone por sua intercessão.

Mas nos perguntamos se a petição chegou algum dia às mãos de Lady Gladstone

pela autoridade responsável que, neste caso, teria sido

o Departamento de Assuntos Nativos. Apesar de todos esses esforços,

as mulheres nativas no Estado "Livre" ainda são forçadas a comprar passes

todos os meses ou ir para a prisão, e ainda estão expostas

à disposição indecente da lei que autoriza policiais homens

a insultá-las de dia e de noite, sem distinção.

Depois de esgotar todos esses meios constitucionais em favor de suas mulheres,

e testemunhar a propagação do problema às mulheres e crianças

dos distritos rurais sob a Lei de Terras dos Nativos, os homens nativos

das municipalidades da Província do Estado "Livre" de Orange

viram suas mulheres tirarem os xales e tomar a "lei"

em suas próprias mãos. Uma multidão de 600 mulheres, em julho de 1913,

marchou até os Escritórios Municipais em Bloemfontein e pediu

para ver o Prefeito. Ele não estava, então chamaram o Secretário Municipal.

O Vice-Prefeito saiu, e elas depositaram diante dele um saco

contendo seus passes do mês anterior e informaram educadamente

sua intenção de não comprar mais passes. Então ocorreu

o que "John Bull" chamaria de "----l com a tampa aberta".

Em Jagersfontein houve uma demonstração semelhante, liderada por

uma senhora moçambicana retinta. Ela e várias outras

foram presas e sentenciadas a diversos períodos de prisão.

As sentenças variaram de cerca de três semanas a três meses,

e as multas de 10 xelins a 3 libras. Todas se recusaram a pagar as multas,

e disseram que seus pequenos poderiam ser confiados ao cuidado da Providência

até que suas mães e irmãs quebrassem os grilhões da opressão

por meio da resistência passiva. Como as autoridades prisionais

mal estavam preparadas para tal influxo repentino de prisioneiras,

não havia acomodação suficiente para cinquenta e duas mulheres,

que foram transportadas em carroças puxadas por jumentos para a aldeia vizinha de Fauresmith.

Quando isso aconteceu, Winburg, a antiga capital do Estado "Livre",

também teve problema semelhante. Oitocentas mulheres marcharam

da localização nativa até a Prefeitura, cantando hinos,

e dirigiram-se às autoridades. Estavam cansadas de fazer apelos amigáveis

que não davam fruto de um ano para outro, de modo que haviam resolvido,

disseram, não carregar mais passes, muito menos pagar um xelim cada

por mês, PER CAPITA, por passes. Uma procissão de tantas mulheres

atrairia atenção até em Piccadilly, mas em um dorp do Estado "Livre"

foi um acontecimento estupendo, e causou impressão marcante.

O resultado foi que muitas das mulheres foram presas e enviadas à prisão,

mas todas se recusaram resolutamente a pagar suas multas, e havia o rumor

de que se apelara ao Governo Central por fundos e material

para equipar uma nova cadeia capaz de lidar com a dificuldade.

Esse movimento serviu para exasperar as autoridades, que rigorosamente

impuseram a lei e as enviaram para a cadeia. O primeiro lote de prisioneiras

de Bloemfontein foi transportado para o sul, a Edenburg; e, à medida que novos lotes

desciam de Bloemfontein, tinham de ser retransladados para o norte, a Kroonstad.

No curso de nossa viagem relacionada à Lei de Terras dos Nativos,

em agosto de 1913, passamos um fim de semana com o Rev. A. P. Pitso,

da cidade por último mencionada. Trinta e quatro das mulheres resistentes passivas ainda estavam

encarceradas ali, fazendo trabalhos forçados. A Sra. Pitso e a Sra. Michael Petrus

foram conosco na manhã de domingo visitar as prisioneiras na cadeia.

Um choque severo nos atingiu, dentro dos muros da prisão,

quando a matrona retirou as barreiras e as figuras emagrecidas

de senhoras e moças de nosso conhecimento saíram em fila e nos cumprimentaram.

Foi uma semana excepcionalmente fria, e nossos corações sangraram ao ver

jovens mulheres de Bloemfontein, que haviam passado toda a vida

na capital e nunca souberam o que era caminhar sem meias,

andando pelos pisos cimentados gelados e pelos seixos frios e cortantes

sem botas. Suas próprias botas e sapatos haviam sido retirados,

contaram-nos, e elas eram, durante todo o inverno,

forçadas a executar trabalhos pesados descalças.

Já houve desumanidade mais fria?

Será que esses "Free" Staters consideram sua brutalidade menos brutal

porque acontece de estar sancionada pela lei?

O Céu está tão inteiramente alheio ao nosso caso que olha com indiferença

quando indignidade após indignidade é amontoada, não apenas sobre nossos homens inocentes,

mas até sobre nossas mulheres inofensivas?

Lágrimas rolaram por nossas faces ao vermos as rachaduras em seus pés descalços,

os inchaços e as frieiras crônicas, que as faziam parecer ovelhas

sofrendo de febre aftosa. Foi uma tortura para nós saber

o tipo de punição a que eram submetidas e a natureza do trabalho

que eram chamadas a realizar; esses fatos nos foram declarados

na presença dos funcionários da prisão, e foram por nós comunicados

ao Departamento de Assuntos Nativos simplesmente como coisa devida.

Mas qual deve ser o efeito dessa punição brutal sobre moças

que só conheciam a vida da cidade? Para nossa surpresa, contudo, juraram

nunca comprar passes, mesmo que tivessem de voltar.

Um mês depois, quando visitamos Bloemfontein, a maioria daquelas

que estavam na cadeia de Kroonstad já havia retornado a seus lares,

e os médicos de família faziam um negócio florescente. Sua prática, também,

provavelmente continuaria a prosperar, pois as sofredoras ainda estavam determinadas

a não comprar mais passes de mulheres.

Essa determinação levou um homem branco a sugerir que "em vez de serem

enviadas à prisão com trabalhos forçados, essas loucas deveriam ser açoitadas" --

e isso porque as mulheres se recusam a ser ultrajadas pela lei.

Nossa visita a Kroonstad ocorreu logo depois de o Tribunal de Circuito

ter condenado o superintendente branco da Localização Nativa de Kroonstad

por ultraje contra uma mulher de cor. Ele a prendeu na localização

ostensivamente porque ela não podia apresentar seu passe residencial,

e no campo entre a localização e a cidade, por onde

teve de escoltá-la até a prisão, perpetrou a atrocidade.

Ao sentenciá-lo a quatro anos de trabalhos forçados, o Juiz Presidente disse

que, por crime semelhante contra uma mulher branca, um homem negro estaria sujeito

à pena de morte.

Quando o General Botha assumiu a pasta dos Assuntos Nativos

na época desse problema, o escritor, como Secretário-Geral do Congresso,

telegrafou-lhe as saudações do Congresso Nativo Sul-Africano,

e apontou-lhe que mais de duzentas mulheres de cor estavam naquele momento

definhando na cadeia por se ressentirem de um crime cometido contra elas,

crime que teria sido considerado grave em qualquer outro lugar

fora do Estado "Livre". O cavalheiresco General respondeu em um telegrama em holandês

contendo esta resposta muito cortês: "Será meu empenho, como até aqui,

salvaguardar os justos interesses dos habitantes desta terra

sem distinção de cor."

As garantias do General Botha são tão doces, especialmente quando feitas

a pessoas que não estão em posição de influenciar seu apoio eleitoral.

Os nativos, que conhecem os "doces" dessas garantias, não podem ser culpados se

analisam as garantias do Primeiro-Ministro à luz de sua experiência passada,

especialmente a frase "como até aqui". Para eles ela transmite apenas uma ideia, a saber:

"Se a política futura do Governo sul-africano achar conveniente

enviar mulheres de cor à prisão para agradar os brancos dominantes,

eles, COMO ATÉ AQUI, não hesitarão em fazê-lo."

Ainda sobre o assunto das mulheres nativas, é profundamente lamentável que durante

este ano, enquanto o Império trava uma guerra terrível pela causa da liberdade,

Sua Excelência o Governador-Geral na África do Sul tenha encontrado caminho

para emitir uma Proclamação de Basutolândia -- No. 3 de 1915. Esta lei decreta

que, sob certas penalidades, nenhuma mulher nativa terá permissão

para deixar Basutolândia "sem a permissão de seu marido ou guardião".

A Proclamação, à primeira vista, pode parecer relativamente inofensiva,

mas sua operação terá ramificações amplas e dolorosas,

equivalentes a nada menos que um entrincheiramento dos males abrangidos

pela poligamia; e, ao executar esse decreto, a civilização

terá de dar as mãos à barbárie para perpetuar a servidão,

e acentuar a degradação das mulheres basuto.

É fato que nenhuma mulher mosuto respeitável deseja deixar

seu marido ou guardião; mas as condições econômicas de hoje

pesam muito sobre as esposas polígamas. Seu senhor e mestre,

vendo-se já incapaz de sustentar meia dúzia de casas ao mesmo tempo,

impõe-lhes o fardo e as ansiedades da condição de esposa sem suas alegrias,

a saber, o cuidado indiviso de um marido e os confortos devidos às esposas

em casamentos monogâmicos.

Algumas dessas esposas polígamas, de tempos em tempos,

buscaram alívio emigrando para centros europeus onde pudessem

ganhar o próprio sustento e enviar alimento e roupas a seus pequenos.

Nem sempre se pode culpar uma mulher por ter entrado

em um casamento polígamo. Na maioria das vezes, ela o fez em obediência

aos desejos de seus pais idosos. Os velhos, em muitos casos,

julgaram a economia atual pelo padrão de seus próprios dias felizes,

quando havia abundância de terra e as chuvas eram mais regulares;

quando as várias esposas e filhos de um rico proprietário de gado

sempre podiam ter grãos suficientes, comer carne, beber leite e viver felizes.

Mas os tempos mudaram, e até um monogamista acha que as exigências de uma esposa

são um encargo estupendo. O país está tão congestionado

que a pouca terra arável que lhes resta quase não produz.

Vi sugerido em documentos oficiais que a criação de ovelhas

deveria ser limitada em Basutolândia, pois não há pasto suficiente para os rebanhos.

E, sob essa pressão econômica, essas esposas excedentes são às vezes levadas

a aceitar as investidas de homens inescrupulosos que gradualmente as induzem

a chafurdar no pecado; daí, também, darem à luz um tipo inferior de basuto.

Que uma lei dessas seja adotada durante o reinado do Chefe Griffith,

seu primeiro Chefe cristão e o primeiro monogamista

que já governou os basuto, é decepcionante. E, embora

nos ressintamos da política das autoridades britânicas na União,

que promovem os interesses dos brancos reprimindo os negros,

igualmente nos oporemos a uma tentativa, por parte das mesmas autoridades

nos territórios nativos, de proteger o conforto dos homens negros degradando

as mulheres negras. Deus sabe que a sorte da mulher negra na África do Sul

já é ruim como está. Basta ler o relatório da Comissão recentemente

nomeada pelo Governo da União para investigar casos de agressão contra mulheres

para descobrir que sua condição está piorando. Presumivelmente, as provas

eram ruins demais para publicação, mas o relatório parece mostrar

que, na África do Sul, país onde a prostituição era anteriormente desconhecida,

as mulheres de cor são gradualmente pervertidas e desmoralizadas em uma cloaca

para as impurezas das vidas familiares de todas as nacionalidades

do subcontinente.

Em seu estado primitivo, a moça nativa era protegida contra

a sedução e a ruína moral por penalidades drásticas contra o sedutor,

salvaguardas que, desde a introdução do domínio civilizado,

foram eliminadas. Com tribos que apenas tateiam seu caminho

da barbárie rumo à civilização, leis higiênicas e morais naturais

foram pisoteadas, e por esse estado de coisas

o domínio do homem branco não está inteiramente livre de culpa. Deveria ser crime

macular uma mãe em potencial, e a mulher deveria continuar a ser considerada

o berço da raça, e sua pessoa permanecer sagrada e inviolável

sob a lei, como acontecia em tempos antigos.

A única acusação que poderia ser levantada contra o socialismo nativo primitivo

era que, ao tolerar a poligamia, legalizara incidentalmente o concubinato;

mas, levando-se em conta todas as circunstâncias, é duvidoso

que a prostituição sistemática de hoje seja uma feliz substituição

para a poligamia do passado.

Não havia mães de bebês indesejados; nem orfanatos, porque não havia

crianças abandonadas; a ausência de riqueza extrema e pobreza extrema

impedia a indigência, e os nativos tinham pouca ou nenhuma insanidade;

não tinham câncer nem sífilis, nem doenças venéreas,

porque não tinham prostitutas.

Não temos o direito de esperar um estado melhor de coisas

sob o domínio europeu civilizado?

É aparentemente em revolta contra condições horríveis semelhantes

que, quando a guerra eclodiu, mulheres britânicas e continentais

lutavam pelo voto com vistas a libertar seu sexo e sua raça

de impurezas afins, pois a alma se ergue em "divino descontentamento"

contra um estado de coisas que nenhuma nação deveria tolerar -- males dos quais

as mulheres de cor da África do Sul são agora presa.

A esse tipo de degeneração também pode ser atribuído o desfazimento

dos elementos mais refinados do sistema social nativo, o enfraquecimento

de sua saúde e do outrora esplêndido físico da raça africana,

e a crescente perda do vigor de nossos proverbialmente magníficos

homens e mulheres. O efeito desses males e dos abusos

inerentes ao tráfico de bebidas é manifesto em várias das tribos

que hoje não passam de sombras de si mesmas.

A salvaguarda de nossas moças e mulheres contra os males da bebida,

da ganância e dos ultrajes resultantes de leis de passe indefensáveis

e a eliminação de maus hábitos entre os homens por uma política correta

restaurará aquela eficiência, lealdade e contentamento que outrora

eram o orgulho dos administradores pioneiros na África do Sul britânica,

e que, se fomentados, farão delas um ativo magnífico para o Império

por todo o tempo.

Mas, tantas vezes quanto a mulher de cor foi atacada, ela humildemente apresentou

"a outra face". Prova de sua humildade característica

encontra-se na ação das mulheres de cor do Estado "Livre",

cuja perseguição pelo Governo sul-africano, por instigação de certas

Municipalidades do Estado "Livre", motivou a escrita deste capítulo.

Depois que a guerra eclodiu (conta-nos o "Friend" de Bloemfontein),

as mulheres nativas daquela cidade esqueceram suas próprias dificuldades,

juntaram-se a aulas de costura, e ajudaram a enviar roupas aos belgas aflitos

na Europa. Certamente membros tão úteis da comunidade merecem

a simpatia de toda pessoa reta que tenha voz

na condução da administração colonial britânica; esperemos, portanto,

que este humilde apelo em seu favor não seja em vão.

1/1
Menu

Fazer anotação