Campos, Fábricas e Oficinas: Capítulo IX - Conclusão Campos, Fábricas e Oficinas: Tradução Literunico · Capítulo 10 de 35
Obra Menu

Campos, Fábricas e Oficinas: Capítulo IX - Conclusão

Os leitores que tiveram paciência para acompanhar os fatos reunidos neste livro, sobretudo os que lhes dedicaram atenção refletida, provavelmente se convenceram do imenso poder que o homem adquiriu, no último meio século, sobre as forças produtivas da natureza. Ao comparar as realizações indicadas aqui com o estado presente da produção, alguns também perguntarão se os meios hoje empregados para satisfazer as necessidades humanas, sob o regime de divisão permanente das funções e de produção para lucro, poupam de verdade as forças humanas. Ou se não são sobrevivências dispendiosas de um passado mergulhado em trevas, ignorância e opressão, que nunca levou em conta o valor social do ser humano.

No domínio da agricultura, pode-se considerar provado que, se uma pequena parte do tempo hoje dado em cada nação ou região ao cultivo dos campos fosse dedicada a melhoramentos permanentes do solo, pensados com cuidado e realizados em comum, o trabalho necessário depois para produzir o pão anual de uma família média de cinco pessoas duraria menos de uma quinzena por ano. Esse trabalho não seria a fadiga dura do antigo escravo, e sim uma atividade adequada às forças físicas de qualquer homem ou mulher saudável do país.

Também ficou provado que, seguindo os métodos do cultivo intensivo de hortas para abastecimento, em parte sob vidro, legumes e frutas poderiam ser produzidos em quantidade suficiente para dar aos homens alimento vegetal abundante e fartura de frutos. Bastaria dedicar a essa tarefa as horas que cada pessoa entrega de bom grado ao trabalho ao ar livre, depois de passar a maior parte do dia na fábrica, na mina ou no gabinete de estudo. Para isso, é claro, a produção dos alimentos não poderia ser obra de indivíduos isolados, e sim ação planejada e combinada de grupos humanos.

Foi igualmente provado, e quem quiser verificar por conta própria pode calcular o gasto real de trabalho feito ultimamente na construção de casas operárias por particulares e municípios, que uma combinação adequada do trabalho bastaria para assegurar para sempre a uma família de cinco pessoas, com vinte a vinte e quatro meses de trabalho de um só homem, um apartamento ou uma casa com todos os confortos que a higiene moderna e o bom gosto poderiam exigir.

A experiência real demonstrou ainda que, adotando métodos de educação defendidos há muito tempo e já aplicados em parte aqui e ali, é muito fácil transmitir a crianças de inteligência comum, antes dos catorze ou quinze anos, uma ampla compreensão da natureza e das sociedades humanas. É fácil familiarizar suas mentes com métodos sólidos de investigação científica e de trabalho técnico, e inspirar seus corações com profundo sentimento de solidariedade humana e justiça. Nos quatro ou cinco anos seguintes, pode-se transmitir conhecimento científico fundamentado das leis da natureza e conhecimento prático e fundamentado dos métodos técnicos que satisfazem as necessidades materiais do homem. Longe de ser inferior aos jovens especializados fabricados por nossas universidades, o ser humano completo, treinado para usar cérebro e mãos, os supera em todos os aspectos, sobretudo como iniciador e inventor em ciência e técnica.

Tudo isso foi provado. É uma conquista de nosso tempo, alcançada apesar dos inúmeros obstáculos lançados diante de toda mente iniciativa. Foi conquistada por cultivadores obscuros do solo, de cujas mãos Estados ávidos, proprietários e intermediários arrancam o fruto do trabalho antes mesmo de amadurecer. Foi conquistada também por professores obscuros, muitas vezes esmagados sob o peso da Igreja, do Estado, da concorrência comercial, da inércia mental e do preconceito.

E agora, diante de todas essas conquistas, qual é a realidade das coisas?

Nove décimos de toda a população dos países exportadores de cereais, como a Rússia, e metade da população de países como a França, que vivem de alimento cultivado em casa, trabalham na terra. A maior parte o faz como os escravos da Antiguidade, apenas para obter uma colheita pobre de um solo trabalhado com instrumentos que não podem melhorar, porque impostos, renda e usura os mantêm sempre junto à beira da fome. Neste século vinte, populações inteiras ainda lavram com o mesmo arado de seus antepassados medievais, vivem na mesma incerteza do amanhã e recebem a mesma recusa cuidadosa de educação. Quando reclamam sua parte de pão, precisam marchar com filhos e mulheres contra as baionetas dos próprios filhos, como seus avós fizeram centenas de anos antes.

Nos países industrialmente desenvolvidos, dois meses de trabalho, ou até menos, bastariam para produzir alimento vegetal e animal rico e variado para uma família. No entanto, as pesquisas de Engel, em Berlim, e de muitos que o seguiram mostram que a família operária precisa gastar metade inteira de sua renda anual, ou seja, seis meses de trabalho e muitas vezes mais, para obter alimento. E que alimento: pão com gordura é a base da comida de mais da metade das crianças inglesas.

Um mês de trabalho por ano bastaria para dar ao trabalhador uma moradia saudável. No entanto, ele precisa gastar de vinte e cinco a quarenta por cento de seus ganhos anuais, isto é, de três a cinco meses de seu tempo de trabalho a cada ano, para obter uma moradia que, na maioria dos casos, é insalubre e pequena demais. Essa moradia nunca será sua, mesmo sabendo que, aos quarenta e cinco ou cinquenta anos, ele quase certamente será mandado embora da fábrica, porque a tarefa que fazia já terá passado para uma máquina e uma criança.

Todos sabemos que a criança deveria ao menos conhecer as forças da natureza que um dia terá de utilizar. Ela deveria ser preparada para acompanhar, ao longo da vida, o avanço constante da ciência e da técnica. Deveria estudar ciência e aprender um ofício. Todos concedem isso, mas o que fazemos? Desde os dez anos, ou mesmo nove, mandamos a criança empurrar vagonetes de carvão na mina ou juntar, com agilidade de macaquinho, as duas pontas dos fios rompidos numa máquina de fiação. Desde os treze anos, obrigamos a menina, ainda criança, a trabalhar como mulher no tear, a cozinhar no ar envenenado e superaquecido de uma fábrica de preparo de algodão ou talvez a envenenar-se nas câmaras mortais de uma olaria de Staffordshire. Quanto aos que têm a sorte relativamente rara de receber alguma instrução a mais, esmagamos suas mentes com excesso inútil de tarefas, privamos conscientemente esses jovens de toda possibilidade de se tornarem produtores e, sob um sistema educacional cujo motivo é o lucro e cujo meio é a especialização, esgotamos até a morte as professoras que levam a sério seus deveres de educar. Que torrentes de sofrimento inútil inundam cada terra dita civilizada.

Quando olhamos para épocas passadas e encontramos os mesmos sofrimentos, talvez possamos dizer que eles eram inevitáveis por causa da ignorância que dominava. Mas o gênio humano, estimulado por nosso Renascimento moderno, já indicou novos caminhos.

Durante milhares de anos, produzir o próprio alimento foi o fardo, quase a maldição da humanidade. Isso não precisa continuar. Se preparardes o solo, e em parte a temperatura e a umidade exigidas por cada cultura, vereis que produzir o alimento anual de uma família, em condições racionais de cultivo, exige tão pouco trabalho que quase poderia ser feito como mudança de ocupação. Se voltardes à terra e cooperardes com os vizinhos, em lugar de erguer muros altos para vos esconder de seus olhares, se usardes o que a experiência já ensinou e chamardes em vosso auxílio a ciência e a invenção técnica, que nunca deixam de responder ao chamado, bastando olhar o que fizeram pela guerra, ficareis admirados com a facilidade de extrair do solo alimento rico e variado. Também admirareis a soma de conhecimento sólido que vossos filhos adquirirão ao vosso lado, o rápido crescimento de sua inteligência e a facilidade com que compreenderão as leis da natureza viva e inanimada.

Tende a fábrica e a oficina às portas de vossos campos e jardins, e trabalhai nelas. Não falo, claro, dos grandes estabelecimentos em que enormes massas de metal precisam ser tratadas e que se colocam melhor em certos pontos indicados pela natureza. Falo da variedade incontável de oficinas e fábricas necessárias para satisfazer a diversidade sem fim dos gostos entre homens civilizados. Não falo das fábricas em que as crianças perdem toda aparência de infância na atmosfera de um inferno industrial. Falo de fábricas arejadas e higiênicas, por isso poupadoras de forças, nas quais a vida humana pesa mais que a maquinaria e a fabricação de lucros extras. Já encontramos alguns exemplos aqui e ali. Homens, mulheres e crianças não seriam empurrados para dentro delas pela fome, seriam atraídos pelo desejo de encontrar uma atividade adequada a seus gostos. Com ajuda do motor e da máquina, escolheriam o ramo de atividade mais conforme a suas inclinações.

Que essas fábricas e oficinas sejam erguidas não para tirar lucro da venda de mercadorias ruins, inúteis ou nocivas a africanos escravizados, e sim para satisfazer as necessidades ainda não atendidas de milhões de europeus. Novamente ficareis surpresos ao ver com que facilidade e em quanto pouco tempo vossas necessidades de vestuário e de milhares de artigos de luxo podem ser satisfeitas quando a produção serve a necessidades reais, e não a acionistas famintos por altos lucros ou a aventureiros e diretores fraudulentos que enchem os bolsos de ouro. Muito cedo vós mesmos vos interessareis por esse trabalho e tereis ocasião de admirar, em vossos filhos, o desejo ardente de conhecer a natureza e suas forças, suas perguntas curiosas sobre o poder das máquinas e seu gênio inventivo em rápido desenvolvimento.

Tal é o futuro, já possível, já realizável. Tal é o presente, já condenado e prestes a desaparecer. O que nos impede de virar as costas a este presente e marchar rumo a esse futuro, ou ao menos dar os primeiros passos nessa direção, não é o fracasso da ciência. É antes de tudo nossa cupidez grosseira, a cupidez do homem que matou a galinha dos ovos de ouro, e depois nossa preguiça mental, essa covardia do pensamento tão cuidadosamente alimentada no passado.

Durante séculos, a ciência e a chamada sabedoria prática disseram ao homem: é bom ser rico, poder satisfazer ao menos as necessidades materiais, mas o único meio de ser rico é treinar a mente e as capacidades de modo a obrigar outros homens, escravos, servos ou assalariados, a produzir essas riquezas para ti. Não tens escolha. Ou ficas nas fileiras dos camponeses e artesãos, que, por mais promessas que teóricos da riqueza pública e moralistas lhes façam para o futuro, estão agora periodicamente condenados a passar fome depois de cada má colheita ou durante suas greves, e a cair sob os tiros dos próprios filhos no momento em que perdem a paciência. Ou treinas tuas faculdades para ser comandante militar das massas, para ser aceito como uma das rodas da máquina governante do Estado, ou para te tornares administrador de homens no comércio ou na indústria. Por muitos séculos não houve outra escolha, e os homens seguiram esse conselho sem encontrar nele felicidade para si mesmos, para seus filhos ou para aqueles que pretendiam preservar de desgraças piores.

O conhecimento moderno oferece outra saída aos homens que pensam. Ele lhes diz que, para serem ricos, não precisam tirar o pão da boca de outros. O resultado mais racional seria uma sociedade em que os homens, com o trabalho de suas próprias mãos e de sua inteligência, e com ajuda das máquinas já inventadas e ainda por inventar, criassem eles mesmos todas as riquezas imagináveis. A técnica e a ciência não ficariam para trás se a produção tomasse esse rumo. Guiadas pela observação, pela análise e pela experiência, responderiam a todas as demandas possíveis. Reduziriam o tempo necessário para produzir riqueza a qualquer medida desejada, deixando a cada pessoa tanto lazer quanto ela pedisse.

A felicidade inteira não pode ser prometida, porque ela depende tanto, ou ainda mais, do próprio indivíduo quanto do ambiente em que vive. Ainda pode ser garantida a felicidade encontrada no exercício pleno e variado das diferentes capacidades humanas, no trabalho que não precisa ser sobrecarga e na consciência de que ninguém procura fundar sua própria felicidade sobre a miséria dos outros.

São estes os horizontes que a investigação acima abre diante da mente sem preconceitos.

1/1
Menu

Fazer anotação