XXII. A cauda da princesa elefanta Contos Populares da Costa do Ouro · Capítulo 24 de 38
Obra Menu

XXII. A cauda da princesa elefanta

Era uma vez uma mulher que tinha três filhos. Esses filhos eram muito apegados à mãe e sempre procuravam agradá-la. Por fim, ela ficou muito velha e fraca.

Os três filhos começaram a pensar no que poderiam fazer para lhe dar grande alegria. O mais velho prometeu que, quando ela morresse, mandaria talhar para ela uma bela sepultura em pedra. O segundo disse que faria um belo caixão. O mais novo disse: “Eu irei buscar a cauda da princesa elefanta e a porei no caixão com ela.” Essa promessa era, de longe, a mais difícil de cumprir.

Pouco depois disso, a mãe deles morreu. O filho mais novo partiu imediatamente em sua busca, sem saber minimamente onde seria provável encontrar a cauda. Viajou durante três semanas e, ao fim desse tempo, chegou a uma pequena aldeia. Ali encontrou uma velha, que pareceu muito surpresa ao vê-lo. Ela disse que nenhuma criatura humana jamais estivera ali antes. O rapaz contou a história de sua busca pela princesa elefanta. A velha respondeu que aquela aldeia era a morada de todos os elefantes, e que a princesa dormia ali todas as noites. Mas advertiu-o de que, se os animais o vissem, eles o matariam. O jovem implorou que ela o escondesse — e ela assim fez, numa grande pilha de lenha.

Ela também lhe disse que, quando todos os elefantes estivessem dormindo, ele deveria levantar-se e ir ao canto oriental. Ali encontraria a princesa. Deveria caminhar com ousadia até ela, cortar-lhe a cauda e voltar da mesma maneira. Se andasse furtivamente, os elefantes acordariam e o agarrariam.

Os animais retornaram quando escurecia. Disseram imediatamente que sentiam cheiro de ser humano. A velha lhes garantiu que estavam enganados. A ceia deles estava pronta; então comeram e foram dormir.

No meio da noite, o jovem levantou-se e caminhou com ousadia até o lugar onde a princesa dormia. Cortou-lhe a cauda e voltou como tinha ido. Então partiu para casa, carregando a cauda com muito cuidado.

Quando o dia clareou, os elefantes despertaram. Um deles disse que havia sonhado que a cauda da princesa fora roubada. Os outros bateram nele por pensar tal coisa. Um segundo disse que também tivera o sonho, e também apanhou. Então o mais sábio dos elefantes sugeriu que talvez fizessem bem em ir ver se o sonho era verdadeiro. Assim fizeram. Encontraram a princesa profundamente adormecida e completamente ignorante da perda de sua cauda. Acordaram-na, e todos partiram em perseguição ao jovem.

Viajaram tão depressa que, em poucas horas, avistaram-no. Ele ficou com medo ao vê-los chegando e gritou para seu ídolo favorito, que sempre trazia no cabelo: “Ó meu juju Depor! Que devo fazer?” O juju aconselhou-o a atirar o galho de uma árvore por cima do ombro. Ele assim fez, e imediatamente o galho cresceu, transformando-se numa árvore enorme, que bloqueou o caminho dos elefantes. Eles pararam e começaram a devorar a árvore — o que lhes tomou algum tempo.

Então continuaram novamente o caminho. Mais uma vez o jovem gritou: “Ó meu juju Depor! Que devo fazer?” “Atire essa espiga de milho atrás de você”, respondeu o juju. O rapaz assim fez, e a espiga de milho imediatamente se transformou num grande milharal.

Os elefantes abriram caminho comendo o milho, mas, quando chegaram ao outro lado, descobriram que o rapaz já havia alcançado sua casa. Assim, tiveram de desistir da perseguição e retornar à sua aldeia. A princesa, porém, recusou-se a fazer isso, dizendo: “Voltarei quando tiver castigado esse sujeito insolente.”

Então ela se transformou numa donzela muito bela e, levando na mão um címbalo de cabaça, aproximou-se da aldeia. Todos saíram para admirar aquela linda moça.

Ela mandou proclamar pela aldeia que quem conseguisse acertar uma flecha no címbalo a teria como noiva. Todos os jovens tentaram e fracassaram. Um velho que estava por perto disse: “Se ao menos Kwesi — aquele que cortou a cauda da princesa elefanta — estivesse aqui, ele poderia acertar o címbalo.” “Então Kwesi é o homem com quem me casarei”, respondeu a donzela, “acerte ele o címbalo ou não.”

Kwesi foi rapidamente chamado do campo onde estava arando, e contaram-lhe sua boa sorte. Ele, porém, não ficou nem um pouco contente ao ouvir aquilo, pois suspeitava de algum ardil da donzela.

Ainda assim, veio e disparou uma flecha que atingiu o centro do címbalo. A donzela e ele, portanto, casaram-se. Ela, o tempo todo, preparava-se para puni-lo.

Na noite seguinte ao casamento, enquanto Kwesi dormia, ela se transformou numa elefanta. Então se preparou para matá-lo, mas Kwesi acordou a tempo. Chamou: “Ó meu juju Depor! Salva-me!” O juju transformou-o numa esteira de capim deitada sobre a cama, e a princesa não pôde encontrá-lo. Ela ficou muitíssimo aborrecida e, na manhã seguinte, perguntou-lhe onde estivera a noite inteira. “Enquanto você era uma elefanta, eu era a esteira sobre a qual você se deitou”, respondeu Kwesi. A donzela tirou todas as esteiras da cama e as queimou.

Na noite seguinte, a princesa tornou-se novamente uma elefanta e preparou-se para matar o marido. Desta vez, o juju transformou-o numa agulha, e sua esposa não conseguiu encontrá-lo. De manhã, ela voltou a perguntar-lhe onde estivera. Ao saber que o juju o havia ajudado novamente, decidiu apoderar-se do ídolo e destruí-lo.

No dia seguinte, Kwesi ia outra vez para sua lavoura, a fim de arar um campo. Disse à esposa que lhe levasse comida ao lugar de descanso. Desta vez, ela havia decidido firmemente que ele não escaparia. Quando ele terminou de comer, ela disse: “Agora deite a cabeça no meu colo e durma.” Kwesi esqueceu-se completamente de que seu juju estava escondido em seus cabelos, e fez como ela mandou. Assim que ele adormeceu, ela tirou o juju de seus cabelos e o lançou numa grande fogueira que havia preparado. Kwesi acordou e encontrou-a transformada em elefanta mais uma vez. Com muito medo, gritou: “Ó meu juju Depor! Que devo fazer?” A única resposta que recebeu, porém, veio das chamas. “Estou queimando, estou queimando, estou queimando.” Kwesi pediu ajuda novamente, e o juju respondeu: “Erga os braços como se estivesse voando.” Ele assim fez e se transformou num falcão.

É por isso que os falcões são vistos tantas vezes voando na fumaça das fogueiras. Eles estão procurando seu juju perdido.

1/1
Menu

Fazer anotação