Tomo 1 - Capítulo XXXI Uma Excursão aos Ranqueles · Capítulo 31 de 68
Obra Menu

Tomo 1 - Capítulo XXXI

Tomo 1 - Capítulo XXXI

Retrospectiva.--O valor à meia-noite é o valor

por excelência.--Medo de cachorros.--História do caso.--O que é

loncotear.--A orgia continua.--Epumer pensa que foi insultado por mim.--A

serenata

Estávamos no toldo do Mariano Rosas quando o conheci.

Miguelito.

A orgia havia começado:

«Este grita, alguns choram,

E outros começam a beber,

Da ralé até o fim

A embriaguez toma conta."

Os franciscanos, compreendendo que isto não era rezar com eles,

Eles recuaram, refugiando-se na fazenda Ayala; os oficiais

Eles se distanciaram de poder vir em meu auxílio, se necessário.

necessário; Os atendentes cercaram o caramanchão discretamente; Camilo

Arias, com seu ar taciturno, me aparecia de vez em quando como

uma sombra, me dizendo de longe com seu olhar ardente e expressivo,

penetrante: aqui estou.

Não importa quão bem-humorados sejam nossos corações, não há dúvida de que o

O silêncio, a solidão, o isolamento e o abandono tornam o

perigo na imaginação tímida.

É por isso que o valor da meia-noite é o valor por excelência.

A escuridão tem uma qualidade solene que tende a gelar o sangue.

nas veias até congelar.

Não acredito que exista um único homem no mundo que não tenha tido

com medo às vezes à noite.

Durante o dia, no meio da agitação, diante de testemunhas, principalmente mulheres,

todo mundo é corajoso ou tem controle suficiente para esconder seu

medo.

É por isso que uma vez disse: o valor é uma questão do público.

O homem que age de forma irresoluta na presença de uma senhora pode

obter patente de covarde.

Tenho um medo mortal de cães, eles são meu pesadelo; onde há,

Não estou dizendo cachorro, cachorro, não passo pelo ouro do mundo se for sozinho,

Não posso evitar, é um heroísmo maior do que eu.

Em Rojas, quando era capitão, tinha o hábito de caçar.À tarde peguei minha espingarda e dei uma volta pela cidade.

Na direção do pântano, onde os patos eram mais abundantes, havia uma fazenda.

Inevitavelmente tive que passar por lá se quisesse evitar um desvio

pelo menos três quartos de légua.

Bem, então. Tive a ideia de sair e a lembrança de um

mastim que morava na referida fazenda, era tudo um.

A partir deste momento tomei a corajosa resolução de enfrentá-lo.

Saí de casa e cheguei no local crítico, fazendo cálculos

estratégico, meditando na manobra mais conveniente, na mais

imponente, exatamente como se fosse uma batalha em que

Eu deveria lutar corpo a corpo.

Assim que o cão diabólico me viu, ele me reconheceu; esticou o rabo,

Apoiou-se nas quatro pernas dobradas, permanecendo em pé.

assalto, contraiu as mandíbulas e mostrou duas fileiras de manchas brancas e afiadas

dentes.

Só isso foi o suficiente para eu embalar meu violino. Vergonha de mim

sozinho, mas dizendo para mim mesmo internamente: -«O medo é natural no

prudente, ele mudou de rumo, evitando o perigo.

Um dia eu me avisei antes de sair, me proclamei, me apalpei para ver se

tremeu

Eu estava inteiro, me sentia um empresário e disse para mim mesmo: Vou passar.

Saio, marcho, avanço e chego a Rubicón.

Miserável! Eu tremi, hesitei, lutei, queria morder a bala, mas

Eu fui em vão.

Eu não era um homem, nem sou agora, capaz de brigar com cães.

Juro que os odeio, se não forem domesticados, inofensivos como ovelhas, embora

seja colo, cusco ou descascado.

Meu adversário não apenas me reconheceu, mas também sabia pela minha cara que

Eu estava com medo dele.

Baixei mecanicamente a espingarda que carregava no ombro.

Quer fosse a suspeita de um tiro, fosse lá o que fosse, o cachorro fez uma

evolução, ele se distanciou e ficou parado, como se dissesse: descarregue sua arma

e então veremos.

O cachorro teria feito o mesmo com qualquer outro passeador?

Provavelmente não.

Ele era manso, descobri mais tarde.

Mas ele não gostou de mim, e conhecendo minha

fraqueza, ele se divertiu comigo, como eu poderia ter feito com um

garoto.

Não há necessidade de ficar surpreso com isso. Memória em animais, na ausência de

outras faculdades, é altamente desenvolvido.

Qualquer cavalo, mula, burro ou cão supera-nos no conhecimento do

caminho intrincado pelo qual estamos acostumados a caminhar.

As aves mudam todos os anos de um país para outro, migrando para

mais ou menos distância, de acordo com suas necessidades fisiológicas.

Há as andorinhas que, depois de uma longa ausência, regressam

o covil da mesma torre, do mesmo telhado, do mesmo telhado, que

Eles viveram no ano anterior.

Portanto, não há dúvida de que o que o cachorro fez comigo,

Ele fez isso conscientemente. Cachorro desonesto!

Houve um tempo em que quase dominei isso. Ilusão de uma alma tímida!

Ao primeiro sinal de ataque comecei a correr com espingarda e tudo mais; o

latir não esperou, isso aumentou o pânico, de tal forma,

que o animal não pensava mais em mim e eu ainda estava desolado naqueles campos

de Deus.

E, no entanto, se eu tivesse ido na companhia de alguma senhora, a própria

astúcia não me domina.

E ela teria fugido.

As mulheres têm o dom especial de nos obrigar a fazer todo tipo de coisas.

absurdo, incluindo nos matar.

Lutarei com qualquer cachorro, mesmo que seja uma presa, por uma mulher,

Embora eu seja velho e feio, sou seu cabaleiro servente.

Outro comete suicídio por uma mulher, com arma, navalha, veneno ou

jogando-se de uma torre. Não há necessidade de discutir isso.

Existem heróis porque existem mulheres.

E é melhor não pensar nisso - qual seria o lindo planeta que habitamos,

sem eles? A minha presença e imediatismo, o orgulho de não me deixar

subjugar, nem superar esses bárbaros em nada e por nada, eu

os fez insistir contra os repetidos pedidos de Mariano Rosas, em

não se aposentar.

Meu principal medo era ficar muito bêbado. Uma loncoteada não

Eu temia tanto.

Loncotear, os índios chamam de prestidigitação bestial.

É um jogo de boxe que consiste em agarrar dois fios de cabelo e fazer

forçar para trás, para ver qual deles resiste mais aos puxões.

Eles se exercitam desde pequenos.

Quando querem demonstrar um carinho viril a um índio, puxam-lhe

os destaques, e se as lágrimas não lhe chegam, eles o elogiam assim: que

touro.

Para os índios, o touro é o protótipo da força e da coragem. O

quem é touro, dentre eles, é bebê de conta.

O “yapaí, irmão” não parou!

Epumer começou comigo, e um pequeno índio Caiomuta, que nunca tinha

Ele quis apertar minha mão, sob o pretexto de que eu estava indo de má fé: Winca

trapaça! Constantemente saía de seus lábios.

O vinho e o conhaque corriam como água, derramados pelo tremor

mão dos bêbados, que ora rugiam como feras, ora choravam, ora

eles estavam cantando, já estavam caindo como pedras, roncando imediatamente ou

atacado pela cólera.

Isso foi mais nojento do que assustador.

Todos me trataram com respeito, menos Epumer e Caiomuta.

Eles cambalearam de intoxicação.

Epumer ocasionalmente carregava a mão direita na ponta do braço.

rosto brilhante e olhou para mim com uma carranca sombria.

Miguelito me disse:

-Não seja descuidado na frente, meu Coronel, aqui estou eu por trás.

Quando ele recusou um yapaí, eles rosnaram como cachorros, a raiva foi pintada

em seus rostos cor de vinho e murmuravam palavras raivosas que eu não conseguia

entender.

Miguelito me disse:

-Eles ficam bravos porque você não bebe, meu coronel; Dizem que ele faz isso sem motivo

descubra seus segredos com o otário.

Dirigi-me então a um dos presentes e convidei-o,

dizendo a ele:

--Yapaí, irmão, e ele esvaziou a buzina ou o copo.

Um tumulto retumbante, produzido por golpes no

boca aberta, com a palma da mão, estourando incontinenti.

Babababababababababababababababababababababababababababababababababababababababababababababababababababababa!!!

Os últimos ecos ressoaram afogando-se nas gargantas daqueles sapos

gritadores

Enquanto a bebida não acabasse, a saturnalia duraria.

A tarde estava chegando.

Eu não queria ser surpreendido à noite entre aquela multidão

fedorento, cujo corpo foi contaminado pelo uso de carne de égua,

ele exalou eflúvios nauseantes; regoldado a toda velocidade, cada arroto

Parecia um porco engordado com alho e cebola.

Onde há índios, há cheiro de assa-fétida.

Tentei me levantar do chão para recuar no silêncio, vendo que

A maioria dos participantes já estava exausta.

Epumer me parou.

Yapaí! yapaí! ele me disse.

Yapaí! sim! respondi.

E um após o outro cumprimos o dever da gravadora.

A buzina que ele bebeu tinha capacidade para um quarto.

Essa dose de conhaque foi suficiente para derrubar um elefante,

se esses quadrúpedes gostassem de beber.

Ele meio que perdeu a cabeça.

Ao levar o meu aos lábios, fiz o sinal da cruz com a imaginação

dizendo: Deus me ajude.

Nunca experimentei uma mistura como essa. Vi estrelas, sombras de todas as cores, uma

mosaico de tons iridescentes, como quando, devido à dor,

apertamos intensamente as pálpebras e, fechando os olhos com força, o

retina tem visões disformes.

Quando Epumer se endireitou, não sei que piada contei a ele.

O índio ficou furioso; Ele queria cair em minhas mãos.

Mariano Rosas e outros o seguraram; Eles me pediram veementemente para

se retiraria. Eu recusei; Eles insistiram, eu recusei, recusei tenazmente.

Eles me avisaram que quando ele ficava com calor, ele enlouquecia,

que ele era mal intencionado.

--Não se preocupe--foi toda a minha resposta.

O índio lutou para se livrar daqueles que o possuíam; queria atacar

Acima de mim, sua mão estava colada ao facón.

Ele chutou, rugiu, colocou os calcanhares no chão, endureceu o corpo

e endireitou-se como se fosse galvanizado.

Seus olhos me seguiram, os meus não o abandonaram.

Em um dos esforços que fez, retirou o facón.

Era uma adaga de aço de dois gumes, com cruz e ponta de prata; e em um

balançando quase chegou a ficar em cima de mim.

"Cuidado, meu coronel", disse-me Miguelito, interpondo-se e falando com ele

para o selvagem em sua língua com um sotaque muito doce.

--Cuidado!--gritaram vários.

Eu, afetando uma tranquilidade que deixou a honra do meu

sangue e minha raça:

"Não se preocupe", respondi.

O supremo esforço convulsivo feito pelo índio esgotou o resto de sua

suas forças hercúleas enervadas pelos vapores alcoólicos.

Aqueles que o seguravam, sentindo-o desmaiar, abandonaram o corpo para

sua própria gravidade; A lei imutável foi cumprida:

E caddi, venha corpo morto cade!

A agitação cessou.

Querendo saber que causa, que motivo, que palavras minhas eles difundiram

dele mesmo para o meu oponente, perguntei:

--Por que você está com raiva?

“Porque você o chamou de cachorro”, disse um deles.

--É falso--disse Miguelito em Araucano; O Coronel falou de cachorros;

mas ele não disse que Epumer era um cachorro.

Ninguém respondeu.

Na verdade, na piada que tentei pregar no Epumer, para ver se ele

começou seus pensamentos ruins, não sei como interpolei a palavra

cães.

Para os indianos, assim como para os árabes, não houve insulto maior

do que chamá-los de cachorro.

Epumer me entendeu mal e achou que estava ofendido.

Daí sua explosão de fúria.

A noite bateu suas asas marrons; Os índios bêbados roncavam, vomitavam,

Eles estavam rolando no chão, amontoados, com os pés sujos apoiados

pés na boca daquele; um com a barriga no rosto do outro.

Várias mulheres chinesas e cativas trouxeram peles de carneiro e as confeccionaram

cabeceiras, colocando-as em posições confortáveis.

Outros permaneceram murmurando com alegria indescritível e inefável.

Báquico.

Mariano Rosas me fez dizer ao seu homem de confiança que se eu quisesse

dê-lhe o resto da bebida que ele reservou para ele.

--De mil amores--respondi; e aproveitando a situação que me é dada

Eu estava prestes a abandonar o campo das minhas façanhas, saí do caramanchão e

Fui para o pequeno rancho onde meus oficiais haviam ficado.

Entreguei o conhaque.

Deitei cansado, como se tivesse escalado com um quintal nas costas

até o cume do Vesúvio.

Sobre o que eu me deitei?

Na pele de um potro; Era o colchão de uma cama mal improvisada

com gravetos irregulares e nodosos.

O sono logo me levou ao mundo da tranquilidade temporária.

Eu estava me divertindo quando uma serenata me acordou.

Ele era negro, sanfoneiro, uma espécie de Orfeu dos pampas.

Tive que me resignar à minha estrela, levantar e ouvir um pouco do céu

cantado em minha homenagem.

Que mau momento aquele negro me deu depois!

1/1
Menu

Fazer anotação