Tomo 1 - Capítulo XXXII Uma Excursão aos Ranqueles · Capítulo 32 de 68
Obra Menu

Tomo 1 - Capítulo XXXII

Tomo 1 - Capítulo XXXII

O negro do acordeão e da música.--Reflexões sobre o critério

vulgar.--Sonho fantástico.--Lucius Victorius Imperator.--Um mensageiro

noite de Mariano Rosas.--O sonho fantástico recomeça.--Meu

entrada triunfal em Salinas Grandes.--A realidade.--Um convidado a quem

Ele não tem permissão para dormir.

O negro logo foi para outro lugar com a música. Eu abençoei o céu. Como poeta festivo, como pagador, não poderia competir com Aniceto, o

Gallo nem com Anastasio a Galinha.

Ele nem era um acordeonista.

Tenho, por outro lado, um órgão frenológico pouco desenvolvido.

os tons, podendo dizer, como Voltaire: la musique c'est de tous les

tapagens le plus supportable.

É uma fatalidade como qualquer outra, que me priva de um prazer

mais inocente da vida.

Eu diria algo muito curioso a esse respeito, um triunfo de

frenologia, ou seja, a história dos meus sofrimentos

crianças para o violão.[3] E eu diria a você apesar do natural

medo de que acreditem que sou pior do que sou; porque eu tenho o

infortúnio de ser insensível à harmonia.

Você sabe, de acordo com as regras do julgamento vulgar, não pode ser bom

que não ama música, flores, embora ame muitas outras coisas que

Eles intoxicam e encantam mais do que fazem.

Há pessoas que, de boa fé, acreditam que o sentimento estético ou a arte

É inseparável dos homens de coração.

Tal pessoa que ama loucamente a música é, no entanto, incapaz de

um ato de generosidade.

Talvez alguém que gastasse cem mil pesos num Rubens autêntico não

Eu faria um sacrifício pelo meu querido amigo.

Essas pessoas vivem valorizando doces erros, assim como aquelas que

Eles subordinam a moralidade ao sentimento, e cada louco deve ser deixado à sua própria sorte.

tema.

Mas tal página seria muito íntima para ser adicionada aqui.

Resigno-me, portanto, a suprimi-lo, evitando a tentação de uma

confidencialidade pessoal não relacionada ao assunto do chefe.

Eu mal estava livre daquele que desumanamente me arrancou de minha

braços de Morfeu, deitei-me novamente em minha cama dura e sinuosa.

Não demorou muito para eu cair num sono profundo.

Ele saboreou o meimendro macio; Sonhei que era o conquistador do

deserto; que o bravo ranquel, magnetizado pelos ecos do

civilização, depuseram as armas; que tinha reorientado

formando aldeias; que a igreja e a escola tinham enraizado a sua

fundações nessas regiões deserdadas; que a voz do Evangelho

abafou as preocupações da idolatria; que o arado, arrancando

seus ótimos frutos à terra, regados com suor fértil, produzidos

colheitas abundantes; que o barulho dos malones invasores tinha

cessaram, pensando apenas, aqueles infelizes bárbaros, de se multiplicarem e

crescer, aproveitar as estações favoráveis, acumular e poupar,

ter uma velhice tranquila e deixar aos filhos uma herança

pingüe; que eu era o patriarca respeitado e reverenciado, o benfeitor de

todos, e que o espírito maligno, vendo-me feliz com o meu útil e

bom, humanitário e cristão, me provocou uma má ação, para dar

meu golpe de estado

Mortal! Ele me disse, aproveite os dias fugazes. Não seja tolo, pense

em você, não no país!

A glória do bem é efêmera, fumaça, fumaça pura. Ela passa e nada resta.

Você não tem esposa ou filhos? Bem, então. Eles não te obedecem e te seguem, não é?

Eles querem e respeitam esses rebanhos humanos?

Bem, então.

Você não tem poder, você não é de carne e osso, você não ama o prazer?

Bem, então.

Saia desse caminho, seu idiota! Imprevidente, louco! Ouça o

palavra de experiência, faça-se proclamar e coroar imperador! Imitar

para Aurélio I. Você tem um nome romano, Lucius Victorius Imperator,

Soará bem aos ouvidos da multidão. Ouvi com um certo prazer misturado com desconfiança.

advertências tentadoras; Eu já estava pensando se o trono em que eu iria

sentar, o diadema que deveria ser cingido e o cetro que deveria ser empunhado,

Quando ele subisse ao Capitólio, eles seriam feitos de ouro maciço ou pele de colts.

e de madeira de caldén, quando uma voz que conheci em meus sonhos chamou

minha porta dizendo:

--Coronel Mansilla!

Eu não respondi de repente. Reconheci a voz, tinha-a ouvido recentemente; mas

Eu não estava totalmente acordado.

--Coronel Mansilla! “Coronel Mansilla!” eles disseram novamente.

Uma escuridão profunda reinava no rancho desmantelado onde eu

havia hospedado; meus oficiais roncavam, como homens sem tristezas; um

barulho tumultuado e abafado atingiu a residência noturna em confusão.

Sentei na cama e fiquei ouvindo para ver se eles ligariam novamente, prestando atenção.

A visão numa fresta da porta, que era um couro de vaca pendurado.

“Coronel Mansilla!” eles disseram novamente.

No brilho da luz das estrelas, vi uma cabeça preta e heterogênea, e entre

duas faixas vermelhas destacando-se como contas pretas brilhantes no

peito túrgido de um lindo, duas fileiras de dentes de ébano.

Era o preto com o acordeão.

Eu estava lá para serenatas.

Teve o efeito Mefistófeles em mim.

--Vade retro, Satanás!--gritei com ele.

Ele não entendeu. Eu já acredito. Puro latim nessas horas e ao lado do toldo

por Mariano Rosas!

--Meu Coronel Mansilla, foi sua resposta.

--Vá para o inferno, respondi.

--General Mariano me manda.

--E o que você quer?

--Envie-me para dizer como sua graça (textual) se saiu na viagem;

isso se ele não perdeu alguns cavalos; como foi a noite;

e se você dormisse bem?

Pareceu-me uma piada.

Fiquei perplexo por um momento e então respondi.

--Diga a ele que minha viagem correu bem; que cavalos, Wenchenao me fez

roubou dois, ele é um malandro: que para saber como passei a noite e

como dormi, é preciso que você me deixe descansar e que amanheça.

E dizendo isso, me coloquei horizontalmente fazendo uma linha

misturado com o corpo para que o osso do quadril e os ombros

Eles coincidiam com os buracos na minha cama áspera.

O rosto desapareceu.

Estava frio, estava congelante nos primeiros dias de abril, eu tinha poucos cobertores,

Não foi fácil adormecer sob tais auspícios; tateando no

escuridão, agarrei a ponta de algo que devia ser uma gíria ou um poncho, joguei

e como quem apanha um cetáceo de arrobas, que se agarra ao fundo

enlameado, despojei um vizinho de uma de suas pilchas.

Coloquei em mim, me enrolei, me enrolei bem, me cobri até o pescoço

narizes e comecei a chiar alto, fazendo meus lábios uma espécie de

válvula para que o ar condensado saísse e o

graus da temperatura que cercava minha humanidade passageira.

Eu estava prestes a dormir. Há ideias que parecem uma cristalização. Não é assim

mas eles não evaporam. Eu tive a visão de

a glória.

O espírito maligno pairou sobre ela.

Fui imperador dos ranqueles.

Fiz minha entrada triunfante em Salinas Grandes. As tribos de Calfucurá

Eles me aplaudiram. Meu nome encheu o deserto defendido por centenas

línguas da fama. Eles ergueram um grande arco triunfal para mim. Representava um colosso como o de Rodes. Eu tinha um pé de orgulho

Cordilheira dos Andes, outra às margens do Prata. com uma mão

Ele segurava uma pena de ganso deformada, cujas pontas brilhavam como

pequena conta de ouro, letras de fogo brilhando na ponta, que era

necessário ler com a velocidade da luz para poder decifrar

que dizia: mane, thesel, phares. Com o outro ele brandiu uma espada

de comprimento imensurável, cuja lâmina de aço polido brilhava

como um meteoro, brilhando nele letras de diamante que eram

É preciso ler com a velocidade do pensamento para adivinhar o que disseram:

In hoc sinal vincis.

Abaixo daquele monumento de estrutura e proporções egípcias,

capaz de provocar inveja sangrenta, vingança e ódio corso

eterno de um Faraó, desfilou como um relâmpago, puxado por vinte jugos

de éguas Chúcara, uma carroça Tucumán, coberta de plumas, de

crinas de cavalo de várias cores e em cuja cama havia um dossel

de peles de ovelha.

Nela estava sentado um jovem com o rosto pintado de carmim. Fui eu!

Ele dirigia a equipe equestre com um chicote de cháguara que não tinha

finalmente, ao grito infernal de: papa satán! pape satan aleppe! Meu terno

Consistia em pele de onça; os braços do animal formavam o

mangas, pernas, calças, o resto cobria o corpo e, portanto,

Finalmente, a cabeça com suas presas afiadas adornou e cobriu minha testa

tipo de capa velha.

Não sei o que foi feito na fila. Um ser estranho, invisível para

Todos, menos eu, queriam usar um de palha. Eu olhei para ele como

contando a ele, chega de armadilhas, e ele hesitou e me seguiu sem saber o que

fazer.

Uma escolta, formada em zigue-zague, precedeu-me, cobrindo-me a retaguarda.

Lá foram vistos indígenas de todas as castas do sul - ranqueles,

Puelches, Pehuenches, Picunches, Patagônios e Araucanos. Alguns foram

em potros valentes, os outros em cavalos mansos, estes em guanacos,

aqueles em avestruzes, muitos a pé, vários montados em juncos,

infinito em condores alados.

Suas armas eram lanças e balas; seus trajes mistos, estilo gaúcho,

Francês, inglês, na maior parte parecido com Adam. Eles cantaram um hino marcial

ao som de grossas flautas de cana, e as palavras

Lucius Victorius Imperator, ressoou alto no meio de

repetido, ba-ba-ba-ba-ba-ba-ba-ba-ba!!!

Novo Baltasar, eu marchava para conquistar uma cidade poderosa,

contra a opinião dos meus conselheiros, que me disseram: Você não vai penetrar aí

vitorioso sempre; porque suas ruas são pavimentadas com enormes

monólitos e coberturas de pântanos, onde é impossível para o seu

carrinho

Tenaz, como sou nos sonhos, não queria ouvir a voz autoritária de

meus monitores especialistas. Ele me fez aclamado e coroado por aqueles

gente simples, já havia superado alguns obstáculos na minha vida; por que

por que não deveria haver tentação de lutar e conquistar uma civilização

decrépito?

Por outro lado, eu não tinha nascido naquela cidade notória e ela iria

tenha orgulho de me ver chegar às suas portas, não como Aníbal nas de

Roma, mas como outro corajoso Camilo.

Aqui estava eu ​​meio acordado, meio adormecido, quando me fizeram de novo.

sente na cama, batendo na minha porta.

--Coronel Mansilla!

"E aí?" Perguntei.

O malfadado negro respondeu!

--O General diz como você passou a noite?

--Cara, diga a ele que amanhã eu responderei.

O mensageiro respondeu, não percebi o quê.

Um alvoroço repentino abafou sua voz. Voltei a estudar qual posição se adaptaria melhor à cama que tinha.

as circunstâncias trouxeram e ele esperava não ser interrompido novamente

tempo. Quimeras!

Minha verdadeira bete noire veio e voltou.

--Coronel Mansilla! “Coronel Mansilla!” ele gritou para mim.

--O que você quer?-Respondi com mau humor, sem me mexer.

--Aqui está o filho do General.

Isso foi mais sério.

Eu me sentei.

"O que está em oferta, irmão?" Perguntei.

“Meu pai me disse para ir”, ele respondeu.

--O que aconteceu agora?

--Sim.

Liguei para Carmen, minha fiel ministra; Pedi-lhe água para lavar, electricidade,

pente, escova de dente, qualquer coisa que possa servir de desculpa para

atrasar e ganhar tempo, para ver se o dia chegaria.

Ouvi o barulho da orgia noturna e não aguentei a ideia.

para participar no escuro.

Segundo meu costume de campanha, dormia vestido, despindo-me durante o dia durante

higiene e outras ervas.

Em um salto eu estava de pé.

Carmen trouxe luz, uma lamparina de potro, água, um pente, tudo o que pôde.

— perguntei, fazendo uma viagem para cada coisa, como se tivesse que embaralhar o

alforjes para encontrá-los.

Fiz minha toalete estudiosa, o mais devagar que pude.

Enquanto isso, vários curiosos, todos bêbados, vieram até mim.

porta e eles estavam me observando.

Como demorou para sair da fazenda, uma nova delegação foi apresentada. O

Eles eram dois filhos de Mariano. O mais velho deles falou e

disse:

--Meu pai diz, como você está, como você está, como isso aconteceu?

a noite, quando vai, que ele está meio aquecido e quer

terminar com você?

Respondi com a maior política, agradecendo tanta atenção, e

garantindo que não demoraria muito para me apresentar ao General.

Levei mais tempo para escovar os dentes do que para engraxar um par de botas.

granadeiros.

O negro explicou essa operação como especialista.

O malandro tinha sido escravo de não me lembro qual fazendeiro do Sul.

de Buenos Aires, soldado do General Rivas, desertor e conhecia bem o

costumes e costumes dos cristãos civilizados.

Ele disse que o que eu fiz foi para que meus dentes nunca caíssem.

Ele apostorofou os índios: vocês são muito bárbaros! jogou

seu acordeão infernal, eu cantei, dancei ao seu ritmo e me apressei

me dizendo de vez em quando: Vamos, vamos, meu mestre!

No final tive que obedecer, e digo obedecer, porque o que fiz não foi

Foi outra coisa.

Eu queria beber conhaque tanto quanto queria que minha orelha fosse cortada.

Saí da fazenda, deixando meus companheiros dormindo como pedras. O

Padre Moisés roncava mais alto que todos. Padre Marcos tinha

hospedado na fazenda Ayala.

A noite estava fria, o dia ainda distante. As estrelas estavam brilhando

com aquela luz clara do inverno. O campo, coberto pela geada,

Parecia pontilhado de pedras finas. Uma grande lareira moribunda queimou

caramanchão do chefe. Amontoados uns em cima dos outros, várias pessoas o cercaram.

muitos índios shumados. Muitos cavalos selados foram

com as rédeas abaixadas, imóveis, onde haviam sido deixados no dia anterior.

Mariano Rosas, com uma lima numa mão e uma buzina na outra,

Ele cambaleou junto com outros entre os animais gentis.

Eles fizeram uma comoção, e entre yapaí e yapaí, ressoou

frequentemente o nome do Coronel Mansilla.

Acompanhado pelo negro, pelos filhos do Mariano e pelos curiosos, cheguei

onde eles estavam.

Quando me viram, fizeram o que todos os bêbados que não perderam

cabeça completamente, eles tentaram esconder sua condição. Mariano Rosas fez-me um discurso na língua dele, que não entendi, e foi

muito aplaudido. Compreendi, porém, que ele havia falado de mim em

os termos mais carinhosos, pois enquanto ele falava, várias vozes

Eles disseram: Aquele bom cristão, aquele touro cristão!

Ele acabou me fazendo um yapaí.

Ele bebeu primeiro, como é de costume.

Eu estava apertando a buzina, quando uma voz que foi muito simpática comigo me disse

ouvi:

--Aqui estou, meu Coronel, não se preocupe; e sua comadre Carmen é

ali no caramanchão fazendo ele dormir, para ouvir tudo.

Era Miguelito.

Apertei a mão dele e peguei o chifre cheio de bebida que ele me entregou

Mariano.

Notas:

[3] Minha mãe guarda entre seus papéis, encadernados em aquarela

white, um Método para aprender violão, escrito por mim para o

doze anos

1/1
Menu

Fazer anotação