Tomo 2 - Capítulo I Uma Excursão aos Ranqueles · Capítulo 37 de 68
Obra Menu

Tomo 2 - Capítulo I

Tomo 2 - Capítulo I

Visita do cacique Ramón.--Almoço e conferência no toldo

por Mariano Rosas.--Minha futura afilhada.-Ideias de Mariano Rosas sobre o

governo dos índios comparado ao dos cristãos.--Reflexões

ao caso.--Explico o que são Orçamento, Presidente e Constituição.--O

as pessoas sempre entenderão melhor o que é a vara da lei, que o

lei.

No dia seguinte recebi a visita do cacique Ramón, que chegou com um

grande comitiva.

Conversamos muito e até, como dizem na terra; nós bebemos

bebemos à maneira araucana, e combinamos de nos ver no

linha das terras Baigorrita, no dia da reunião, que não demoraria muito

em acontecer.

Bustos, o mestiço que me mostrou tanta boa vontade em Alliancó,

veio com ele.

Dei-lhe um pouco do pouco que me restava e ao chefe dei o meu

revólver de vinte tiros, ensinando-o como usá-lo, como

estava armado e desarmado. Ele não parecia muito feliz com a arma. Ela é fofa, eu

ele disse; mas coisas assim não funcionam para nós aqui, porque quando

As balas acabam, não temos de onde tirá-las.

Prometi fornecê-los a ele, se tivéssemos a sorte de observar fielmente e

estritamente a paz celebrada.

Ele respondeu que de sua parte não omitiria nenhum esforço nesse sentido,

recorrendo ao testemunho de Bustos para me provar que ele era um grande amigo de

os cristãos. Na Carlota tenho parentes; minha mãe era de lá, eu

ele repetiu diversas vezes, sempre acrescentando: como eu poderia não amar o

Cristãos, se eu tiver o sangue deles!

Depois que ele saiu, mandei ver com o capitão Rivadavia se Mariano

Rosas estava disposta a que conversássemos sobre o nosso assunto, - o

tratado de paz.

A minha viagem teve como objectivo superar certas dificuldades que surgiram

da forma como foi aceito.

Ele respondeu que estava sob meu comandância, para ir até seu toldo quando

Eu gostaria.

Eu não o fiz esperar.

Entrei no toldo.

O homem estava almoçando rodeado de filhos e esposas.

Todos se levantaram, me cumprimentaram com atenção e respeito e

antes que eu tivesse tempo de me acomodar no assento,

Eles me nomearam, colocaram na minha frente uma grande placa de madeira com

Mazamorra de leite muito bem feita.

Perguntaram-me se eu gostava assim ou com açúcar. Eu respondi que era o último caminho, e eles levaram em um saco de

tecido pampa

Ele ainda não tinha almoçado. Então comi o prato de mazamorra sem

cerimônias.

Eles me ofereceram mais e eu aceitei.

Meus ares francos, minhas posturas primitivas, minhas brincadeiras com o

Os pequenos índios e as mulheres chinesas tiveram o melhor efeito sobre o chefe.

-Você tem que me desculpar, irmão, ele me dizia a cada momento.

Quando olhei para ele atentamente, ele abaixou o rosto e, quando pensou que eu não o notei,

Ele viu, olhou para mim de estrela em estrela.

Conversamos sobre muitas coisas insignificantes enquanto durou a noite.

mazamorra, que ficou reduzida apenas ao almoço.

Meses antes, em cartas ele me convidara para conhecer

compadres.

Ele me apresentou à minha futura afilhada.

Ela era uma menininha chinesa, de cerca de sete anos, filha de um cristão.

O tipo espanhol predominou mais que o tipo araucano.

Sentei-a de joelhos e acariciei-a, ela não era insociável.

Por fim, começamos a falar de paz, como dizem por aí.

Mariano foi quem falou.

--Eu, irmão, quero paz porque sei trabalhar e tenho o suficiente

pela minha família cuidando dele. Alguns não quiseram isso; mas eu tenho

nos fez entender que é conveniente para nós. Se demorei tanto para aceitar

O que você me propôs foi porque eu tinha muitos desejos que

consulte.

Nesta terra quem governa não é como entre os cristãos.

Lá quem manda manda e todos obedecem.

Aqui você tem que acertar primeiro com os outros chefes, com o

capitães, com os homens antigos. Todos são livres e todos são

iguais.

Como você pode ver, para Mariano Rosas vivemos no meio de uma ditadura e

os índios em plena democracia.

Não achei necessário corrigir suas idéias.

Por outro lado, eu teria ficado um tanto ocupado para mostrar a ele

e provar-lhe que o Governo, a autoridade, o poder, a força

disciplinados e organizados não são onipotentes em nossa turbulenta

república.

Aqui onde todos os dias declamamos sobre a necessidade de prestígio,

fortalecer e cercar o poder, sendo que o fato histórico

persistente, ensina a todos que têm olhos e querem ver, que o

A maioria dos nossos infortúnios vem do abuso de autoridade.

Estamos apenas nos tornando conscientes da nossa personalidade; recentemente

está se encarnando nas multidões, cuja aspiração ardente é

conquistar e fortalecer a liberdade racional sobre o imóvel

dobradiças da justiça eterna; Estamos apenas nos convencendo de que

O que se chama de soberania popular é o exercício e a prática do sagrado

certo; Estamos apenas começando a entender que as pessoas são tudo e que, assim como

ninguém pode reivindicar o honroso título de cavaleiro se permitir

brincar com a sua dignidade pessoal, para que o ente coletivo não

pode se orgulhar de suas conquistas morais, de seu progresso, de seu

a civilização, se dócil e submissa, indecisa e covarde, deixa-se subjugar

carruagem de poder para arrastá-la de acordo com seu capricho.

Por mais conhecedor que Mariano Rosas fosse, o que ele tinha a perder?

tempo em dissertações políticas com ele?

Como naquela época eu era embaixador (sic), e como sendo um

embaixador deve levar as coisas a sério, depois de algumas palavras

elogiando sua conduta, comecei a explicar que o tratado de paz deveria

ser submetido à aprovação do Congresso, não poderia ser colocado em

exercite-se imediatamente. Ajudei o índio a entender o que é o Poder Executivo,

Parlamento, Orçamento e outras ervas, a partir de figuras de retórica

camponeses. E talvez eu estivesse inspirado, o que normalmente não faço.

acontecer, - não me lembro de ter estado lá mais de uma vez, quando pedi demissão

estudar violão, convencido da depressão frenológica que

pode ser notado pela observação do órgão de tons em meu crânio - e seja

que me inspirei, disse ele, o fato é que Mariano Rosas

construído

Seus bocejos me convenceram disso.

Ele poderia adormecer se eu continuasse a mostrar meus talentos

oratórios, do meu conhecimento na ciência do direito

constitucional, das seduções que o homem civilizado acredita

sempre tive para o bárbaro.

Decidi, portanto, fazer-lhe esta pergunta:

--E o que você acha, irmão, do que eu lhe contei?

--O que eu acho! que o tratado que está sendo assinado pelo

Presidente, que está no comandância, será muito difícil para nós fazê-los compreender

aos outros índios o que você tem me explicado.

- Faremos, continuou ele, uma grande reunião, e nela entre você e eu,

Diremos o que existe.

--Enquanto isso, irmão, conte comigo para ajudá-lo em tudo.

--Conto com vocês, porque vejo que se eu não amasse os índios não

teria vindo a esta terra.

Respondi-lhe, como esperado, assegurando-lhe que o Presidente

da República era um homem muito bom; que tinha envelhecido

trabalhar para que todas as crianças da minha terra sejam educadas;

que ele não os abandonaria à sua ignorância; que por caráter e

Pelas tendências ele era um homem manso, que não amava a guerra; e isso por

Por outro lado, a Constituição ordenou ao Congresso que preservasse o

tratado de paz com os índios e promover a sua conversão ao

catolicismo_; que o Congresso teve que dar ao presidente todos os

dinheiro que eu precisava para essas coisas, e como eles eram muito amigos, não era

Eles tiveram que brigar se pensassem diferente, porque os dois juntos

Eles governaram o país.

--E diga-me, irmão - ele me perguntou; - qual é o nome do presidente?

--Domingo F. Sarmiento.

--E ele é seu amigo?

--Muito amigo.

--E se eles deixarem de ser amigos, como será a paz para nós que temos

você fez?

--Mas tudo bem, não mais, irmão, porque não posso brigar com ele.

Presidente, mesmo que você me castigue. Não sou nada mais do que um coronel triste, e

Minha obrigação é obedecer.

O Presidente tem muito poder, comanda todo o exército. Além disso,

Se eu sair, outro chefe virá, e esse chefe terá que fazer o que ele mandar.

comandância o General Arredondo, de quem dependo.

–Arredondo é amigo do presidente?

--Muito amigo.

--Mais amigo que você?

-Não posso te dizer isso, irmão, porque, como você sabe, a amizade

Não se mede, se testa.

--E diga-me, irmão, qual é o nome da Constituição?

Meus livros foram queimados aqui. E, no entanto, se o Presidente pudesse

chamar-se D. F. Sarmiento, por que para esse bárbaro, a Constituição,

Não deveria ser chamado de outra coisa também?

Eu me vi em figuras.

--A Constituição, irmão... A Constituição... não se chama nada mais do que isso,

Bem, Constituição.

--Então você não tem nome?

--Esse é o nome.

--Então você só tem um nome e o presidente tem dois?

--Sim.

--E a Constituição é boa ou má?

--Irmão, alguns dizem que sim, e outros dizem que não.

--E você é amigo da Constituição?

--Muito amigo, claro.

--E Arredondo?

--Também.

--E qual dos dois é mais amigo da Constituição?

-Nós dois somos muito amigos dela.

--E o Congresso, como se chama?

--O Congresso... o Congresso... chama-se Congresso.--Então você só tem um nome, igual ao outro?

--Apenas um, sim.

--E o Congresso é bom ou ruim?

--(Hum!)

Confesso que esta questão me deixou perplexo. Mas tinha que ser respondido.

Fiz meus cálculos para responder com consciência e, quando ia fazê-lo,

Dois cachorros que passeavam deitaram-se sobre um osso e brigaram.

singuizarra infernal, interrompendo o diálogo.

Mariano levantou-se para assustá-los gritando “sai fora!

Aproveitei a situação para me aposentar.

Entrei no meu rancho, sentei na cama, apoiei os cotovelos nas coxas,

Coloquei o rosto nas mãos e permaneci por muito tempo imerso em profunda

meditação.

«Perdi meu tempo, disse a mim mesmo, com os ecos do espírito. Não é assim

“É fácil explicar o que é uma Constituição, o que é um Congresso.”

Mariano Rosas entendeu perfeitamente o que é um presidente,

primeiro, porque ele tinha outro nome, porque o nome dele era Domingo o mesmo

que ele poderia ter se chamado Bartolo; segundo, porque ele comandou o exército.

Portanto, resulta do meu estudo sobre os entendimentos de um

índio, que o povo sempre entenderá melhor o que é a vara de

lei, que a lei.

Os símbolos impressionam mais a imaginação das multidões do que

alegorias.

Assim, em todas as partes do mundo onde existe uma Constituição e

num Congresso, eles temem mais o Presidente.

Algumas horas depois reencontrei Mariano.

Ao vê-lo feliz, aproveitei sua boa disposição e pedi sua permissão

celebrar missa, no dia seguinte, expressando o veemente

desejo de ouvir o que muitos dos cristãos cativos tinham e

refugiados em Tierra Adendor.

Levei a boa notícia aos meus franciscanos e, como é verdade

apóstolos de Jesus Cristo, receberam-no com alegria.

Resolvemos contar, se o tempo estava bom, se não havia vento ou

chão, em campo aberto, apoiando o altar sagrado no velho tronco de

um imenso chañar, cujos segmentos corpulentos serviriam de abóbada.

Amanhã estaremos na missa.

1/1
Menu

Fazer anotação