Tomo 2 - Capítulo III Uma Excursão aos Ranqueles · Capítulo 39 de 68
Obra Menu

Tomo 2 - Capítulo III

Tomo 2 - Capítulo III

Noite de gelo.--Onde a vida é realmente triste.--Preparativos

pelo mesmo.--O Confiteor ressoa pela primeira vez no deserto

Deo Omnipotenti.--Memória de minha mãe.--Obras de Mariano Rosas,

preparando o clima para a reunião.--Eu como e durmo.--Conferência

diplomático.--Arquivo de Mariano Rosas.--Em Leubucó eles recebem o

«Tribuna».--Imperturbabilidade de Mariano Rosas.-Minha comadre Carmen em

o fogão

A noite estava gelada, longa e irritante.

A areia entrava na fazenda por todos os lados, como se fosse sacudida.

Quando a luz do dia iluminou a mesa formada pelos meus oficiais e

os frades, caídos no chão, e eu, acima de mim, tantas vezes mencionei

cama, olhei através de uma abertura que, como respiradouro, havia se formado

com os cobertores. Meus companheiros haviam desaparecido, cobertos por uma camada amarelada,

que apresentava o aspecto sinuoso de uma medanite, cuja superfície era

movia-se mal no ritmo da respiração daqueles que jaziam sob sua luz

peso, dormindo pacificamente o sonho da vida.

Que pensamento tirânico poderia preocupá-los naquelas alturas!

A existência não é realmente triste, agitada e difícil, exceto no

grandes centros populacionais; lá onde todas as necessidades que

excitar as paixões nos condenar sem apelar à dura lei da

trabalho, verdadeira roda de Ixion, que, apesar de nosso grau, temos

mover-se, até chegar ao instante supremo tantas vezes almejado

como temíamos, dizemos um eterno adeus às eternas vaidades, que

Eles nos corroem eternamente, nos subjugam e nos dominam, gastando o

molas de aço com almas melhor temperadas.

Sacudimos a preguiça, a enervante e doce preguiça, da qual a mesma

Alegra-se quando os membros estão cansados, reclinados no frio

e soleira rígida de uma porta de rua, que é elástica e confortável

pufe forrado de veludo.

Uma vez de pé, começamos a nos mover.

Os franciscanos levaram para fora o baú contendo os enfeites

sagrados, preparando-os imediatamente para a cerimônia da missa.

Eu, depois do banho no jagüel, e um leve café da manhã de mate

Com ervas e café fui examinar o local onde seria construído o altar,

se o vento acalmasse.

O céu estava claro, o sol brilhava esplendidamente.

As horas passavam sem sentimento, arrumando o que era preciso.

Os cristãos vizinhos foram avisados, e vendo que não era possível

celebrar os serviços divinos em campo aberto, como eu desejava, foi

Ele procurou um rancho.

Ficamos todos muito chateados.

O mesmo sentimento nos dominou.

Como verdadeiros crentes, reconhecemos que a imensa majestade

de Deus, convinha-lhe adorá-la sob as vastas cúpulas azuis do

firmamento, ou sob as enormes abóbadas das soberbas basílicas,

cujas torres ousadas erguendo-se a grandes alturas parecem querer

toque as nuvens e faça canções sagradas chegarem ao céu.

Onde o homem eleva seu espírito ao Ser Supremo, ele deve buscar

Que a grandeza do espetáculo inspire você.

A oração mística é mais fervorosa quando a imaginação sofre o

influências poéticas do mundo exterior.

O vento não parou.

Tivemos que nos resignar a recorrer ao rancho de um sargento do povo

de Ayala.

Eles o limparam da melhor maneira possível, e num momento os franciscanos

Eles improvisaram o altar.

Aos poucos, homens e mulheres foram chegando e ocupando seus lugares.

Os pobres vestiram-se com as melhores roupas que tinham. ajoelhado,

sentados ou em pé, aguardavam com silêncio respeitoso o aparecimento de

os sacerdotes.

Olhei para o relógio, marcavam nove horas. - Está na hora, pais, eu disse a eles, e

Fui com eles, acompanhado pelos meus oficiais, até a capela.

Ela não poderia ser mais modesta.

Eu me consolei, lembrando que aquele cujo sacrifício íamos honrar tinha

Nascido num estábulo, dormindo na palha.

Com ponchos e cobertores os franciscanos cobriram o chão e a

paredes do rancho.

O vento não incomodava, as velas queimavam iluminando um crucifixo de

madeira, na qual se destacavam, salpicados de sangue, os emaciados e

rosto sombrio de Cristo; o altar brilhava coberto de renda e

brocado pintado com flores douradas, destacando o brilho

custódia e as galhetas de prata.

Foi tudo muito lindo, nos incentivou a rezar. O padre Marcos iria oficiar, com o padre Moisés e eu ajudando-o, embora

da minha sacristia em latim, tudo o que me restou foi confuso e

preguiçoso

Mas meu dever era dar exemplo em tudo.

Vestimos Padre Marcos e os cultos começaram.

Grupos de índios curiosos nos perseguiam.

Reinava um silêncio profundo.

O sino metálico vibrou, convidando a um ato de contrição por

o sangue do Redentor.

Foi a primeira vez que naquelas solidões, que entre aqueles

bárbaros, ressoaram os ecos do humilde Confiteor Deo Omnipotenti.

Os cristãos oraram com intensa devoção.

Eu olhava para eles toda vez que a cerimônia me permitia dar o flanco ao

altar

Entre eles estavam vários índios.

Em algumas mulheres surpreendi lágrimas de arrependimento ou dor; em

Outras vezes, algo semelhante a um raio de esperança percorria sua fisionomia.

Todos pareciam estar intimamente satisfeitos por terem se reconciliado

com Deus, elevando-lhe o espírito na presença da cruz e do altar.

Enquanto duraram os serviços sagrados, pensei constantemente em mim

mãe.

Lembrei-me dos martírios de infância pelos quais ele me fez passar,

me levando todos os domingos à igreja de San Juan, para que

ajudará a missa sob seu olhar atento:

--Pobre minha mãe!--ela me disse,--como você está longe!

Ela orou a Deus por si mesma e por todos que amava; e agradeceu-lhe por

esses martírios, porque por causa deles me foi permitido experimentar o

prazer de prestigiar a religião entre os infiéis, participando

na celebração da augusta cerimónia que ali nos reuniu.

Depois que tudo acabou, depois que os pais distribuíram suas bênçãos,

O altar foi desmontado, os ponchos e cobertores foram arrancados e a capela

Foi mais uma vez convertido no que era, um rancho miserável.

Os enfeites foram guardados, o baú foi colocado em minha fazenda e imediatamente

Fomos com os franciscanos agradecer a Mariano Rosas.

Estava cheio de visitantes e eles estavam almoçando. Cada um tinha diante de si um

prato de ensopado abundante com milho e abóbora.

O chefe nos recebeu como sempre, com cortesia, levantou-se,

Ele apertou nossas mãos, nos fez sentar e nos apresentou a todos os

arredores.

Ele estava ocupado com algo muito sério.

Ele estava preparando seu ânimo para o grande encontro que aconteceria, para

veja-se que entre os índios, assim como entre os cristãos, o

o sucesso dos negócios estatais é sempre duvidoso, se não se recorrer a

a tarefa de persuasão prévia.

Os franciscanos retiraram-se e deixaram-me sozinho.

Mariano Rosas falou algumas vezes em geral, outras vezes em particular; seu

a palavra é fácil, calculada e insinuante; geralmente seus discursos

Eles eram moderados, mas às vezes ele ficava excitado, levantando a voz, fixando o olhar

olhando para o índio a quem respondia, e agindo com os braços,

contra o costume.

Eles me trouxeram comida e eu comi.

A conferência estava demorando.

Saí, portanto, concordando que mais tarde marcaríamos o dia do

placa.

Queria saber com antecedência, pois pretendia gastar

para as terras de Baigorrita.

Tirei uma boa soneca.

O capitão Rivadavia me fez interrompê-la.

Mariano Rosas ficou sozinho, estava no caramanchão e eu

Ele a convidou para entrar.

Atendi a ligação dele.

Estávamos entrando no assunto quando o negro do acordeão saltitava e

Batendo fortim no instrumento, ele saiu do toldo.

Aquele diabo me fez parecer um gettatore.

Mas não havia escolha senão tolerá-lo.

Já disse que o dono da casa gostou imensamente.

Enquanto o negro estava lá, ele foi dispensado de falar de coisas sérias. O Cacique só estava ali para brincadeiras.

Ele me fez uma longa série de perguntas, todas referentes a Buenos Aires e

para a família Rosas. Suas memórias eram indeléveis.

Pareceu-me que o seu objectivo se reduzia a averiguar se de facto

Eu era sobrinho do Ditador, cujo retrato ele me pediu, dizendo-me que era

o único que ele não tinha em sua coleção.

E de fato foi.

Ele disse ao negro para trazer os retratos.

Entrou no toldo e voltou com uma caixa de papelão muito suja, no

que havia uma porção de fotografias, a de Urquiza, a de Mitre, a

de Juan Saa, o do General Pedernera, o de Juan Pablo López, o do

Varela, o líder Catamarca, e outros.

Devolveu a caixinha ao negro para que ele a colocasse no lugar.

O favorito a levou e ela ficou feliz no toldo.

Entramos no assunto.

Tudo foi acertado com os notáveis ​​do deserto.

A reunião seria realizada em quatro dias porque era necessária convocação.

Não haveria novidades.

Nele eu expunha os objetos da minha viagem e Mariano se apoiava em mim.

tudo.

Havia apenas um ponto duvidoso.

Por que insisti tanto em adquirir a posse da terra?

Mariano me disse:

-Você sabe, irmão, que os índios são muito desconfiados.

--Eu já sei; mas do actual Presidente da República, com cujo

autorização eu fiz essas pazes, você não deve desconfiar, eu

Eu respondi.

"Você me garante que é um bom homem?" ele me perguntou.

"Sim, irmão, garanto-lhe", respondi.

--E por que eles querem tantas terras quando ao sul do 5º Rio, entre

Langheló e Melincué, entre Aucaló e Chañar, são tantos campos

despovoado?

Expliquei-lhe que, para a segurança da fronteira e para o bem

resultado do tratado de paz, era conveniente que na retaguarda do

linha haveria pelo menos quinze léguas de deserto, e na vanguarda

muitos outros em que os índios desistiram de se estabelecer e de fazer

socavam sempre que tinham vontade, sem passaporte.

Ele argumentou comigo que a terra era deles.

Expliquei-lhe que a terra pertencia a quem a tornava produtiva;

que o governo comprou para eles, não o direito a isso, mas a posse

reconhecendo que eles tinham que morar em algum lugar.

Discutiu comigo sobre o passado, contando-me que em outros tempos os índios

Eles viveram entre o 4º Rio e o 5º Rio, e que todos aqueles campos

Eles eram deles.

Expliquei-lhe que o facto de viver ou ter vivido num local não

constituiu domínio sobre ele.

Ele argumentou comigo que se eu me estabelecesse entre os índios, o pedaço de

a terra que ocupei seria minha.

Respondi que poderia vendê-lo para quem eu quisesse.

Ele não gostou da pergunta, porque a resposta era constrangedora, e

Escondendo mal seu aborrecimento, ele me disse:

--Olha, irmão, por que você não me conta a verdade?

"Eu lhe disse a verdade", respondi.

--Agora vamos ver, irmão.

E dizendo isso, levantou-se, entrou no toldo e voltou carregando uma

gaveta em pinho, com tampa deslizante.

Ele abriu e tirou uma porção de sacolas de chita com cordões.

Era o arquivo dele.

Cada sacola continha notas oficiais, cartas, rascunhos, jornais.

Ele conhecia cada papel perfeitamente.

Ele poderia apontar o dedo para o parágrafo ao qual queria se referir.

Ele vasculhou seu arquivo, pegou uma sacola, abriu o cordão e tirou

dele uma forma muito dobrada e amassada, revelando que havia sido

tratado muitas vezes.

Era "La Tribuna" de Buenos Aires.

Nele ele havia marcado um artigo sobre a grande ferrovia

interoceânico.

Ele apontou para mim, me dizendo:

--Leia, irmão.

Eu conhecia o artigo e disse a ele:

-Eu sei, irmão, do que se trata.

--E então por que você não é franco?

--Quão franco?--Sim, você não me disse que quer comprar o terreno de nós para que

Uma ferrovia passa por Cuero.

Aqui me encontrei extremamente grávida.

Eu teria previsto tudo, exceto um argumento como o que acabava de me ser apresentado.

fazer.

--Irmão -- eu disse a ele -- isso nunca deveria ser feito, e se for feito, o que

Que mal resultará disso para os índios?

-Que mal, irmão?

-Sim, que mal?

-Que depois de construírem a ferrovia, os cristãos dirão que

Eles precisam de mais campos ao Sul, e vão querer nos expulsar daqui, e teremos

Temos que ir para o sul do Rio Negro, para terras estrangeiras, porque entre aqueles

campos e o Rio Colorado ou o Rio Negro, não há bons lugares para

viver

Dobrando o jornal e entregando-lhe, respondi:

-Isso não acontecerá, irmão, se você observar honestamente o

paz.

-Não, irmão, se os cristãos dizem que é melhor acabar conosco.

--Alguns acreditam nisso, outros pensam como eu, que você merece nosso

proteção, que não há problema em continuarem a viver onde vivem,

se cumprirem os seus compromissos.

O índio suspirou, como se dissesse: quem me dera que fosse assim! e ele me disse: Irmão,

Tenho confiança em você, já lhe disse, organize as coisas como quiser.

querer.

Não lhe respondi, lancei-lhe um olhar perscrutador e não descobri nada, seu

a fisionomia tinha a expressão usual. Mariano Rosas, como todos

os homens acostumados a comandar têm grande controle sobre si mesmos.

É desculpado querer ler em seu rosto a sinceridade ou falsidade de

suas palavras, ele diz o que quer; o que ele sente, ele reserva no

dobras do seu coração.

Ele começou a arrumar seu arquivo e, como estava em ordem, fechou o

gaveta, e ligou dizendo: preto, preto!

Estremeci.

Dei uma desculpa para não ver o rosto dele e me despedi.

A hora do almoço estava se aproximando. Havia assados gordos no fogão

já espalhado sobre brasas. Eles exalavam um cheiro incitante e não era nada

para deixá-los queimar.

"Vamos comer, senhores", gritei.

A roda foi feita e a festa começou.

Minha amiga Carmen estava lá. Ofereci-lhe um lugar, ele sentou-se e nós

Ele nos entreteve por muito tempo contando sobre sua vida e aprendendo alguns

particularidades dos usos e costumes de Ranqueline.

Mariano Rosas recebeu visitantes à tarde, que pernoitaram

com ele, entregue aos prazeres da conversa e do vinho.

1/1
Menu

Fazer anotação