Tomo 1 - Capítulo XXXIV Uma Excursão aos Ranqueles · Capítulo 34 de 68
Obra Menu

Tomo 1 - Capítulo XXXIV

Tomo 1 - Capítulo XXXIV

Efeitos do conhaque.--Uma mão feminina.--Minha amiga Carmen

conta o que aconteceu.--Alguns dísticos.--A vida de um acordeonista,

em duas palavras.--Perguntas e respostas.--As obras públicas de

Leubucó.--Insistência do organista.--Um banho.-Mariano Rosas no

curral.--Como os índios matam a carne.

A lâmpada queimou e apagou como um fogo-fátuo.

Procurando minha cama onde ela não estava, porque os últimos vapores de tontura me fizeram

Eles fizeram todos os objetos parecerem transformados, de cabeça para baixo, tropecei no

luz e apagou-a. Com os olhos da imaginação vi o caos. eu estava tentando

procurar um ponto de apoio para não cair. Meus braços funcionaram como

as lâminas de um moinho. Caí. Levantei-me. Eu caí em cima

os companheiros do rancho.

Nem os frades nem os oficiais sentiram a massa que repetidamente

Ele desabou em cima deles.

Minha voz rouca, engasgada na garganta, pedia um assistente.

Ninguém me ouviu.

Tateando como um cego perolado, peguei algo macio, sedoso, macio,

e, ao mesmo tempo, percebi o som das galinhas como num sonho. meu

mão agarrou um galo ou uma galinha pela garupa, acordando tudo

O galinheiro de Mariano Rosas, que, fugindo da geada, sem dúvida

havia se refugiado em nossa morada, tomando posse de minha cama.

A surpresa me fez soltar, abandonar meu apoio e cair.

da boca, colocando-o sobre algo macio, fedorento e frio.

Achei que estava sufocando, pois não conseguia mudar de posição.

Minhas pernas pareciam deslocadas, como as de uma boneca. fazendo um

esforço supremo, fiquei em pé. Descrevi dois semicírculos com meus braços. Encontrei uma mão pequena,

polida, quente, que me segurava, me arrastando aos poucos. um braço

cercava meu corpo. Descansei minha cabeça fraca em um peito arfante

e dei alguns passos, como um homem ferido, o couro do

porta da fazenda e entrei, machucando meus olhos entreabertos, o

luz crepuscular.

Confusamente ouvi várias vozes dizendo:

--Onde está aquele coronel Mansilla?

--Dando mais bebida.

Uma voz respondeu:

--Não está aqui.

E ao mesmo tempo, o couro caindo repentinamente, o

rancho envolto em completa escuridão.

Eu ouvi como o murmúrio de pessoas resmungando e ruídos como passos

que se afasta.

Senti algo áspero, como um pano de lã, passar pelo meu rosto e

isso me empurrou para frente.

Eu não era dono de mim mesmo. Ele obedeceu, abrindo e fechando os olhos.

Vi a luz do amanhecer entrar novamente no rancho. Então senti frio.

Caminhei ao lado de outra pessoa que me apoiou amorosamente.

Adormeci.

Depois de um tempo acordei ao lado de um grande fogão.

Ao seu redor estavam três mulheres e três homens, todos cristãos.

Eles me fizeram uma cama com jargões e couro. Ao meu lado estava um

china.

--O que você quer beber, ele me disse, mate ou café?

Fixei os olhos nela com gratidão e reconheci minha comadre Carmen.

--Café, comadre--respondi.

E enquanto eu preparava, ele me contou que quando me separei do Mariano

Rosas, ela estava no caramanchão, acordada caso precisasse de alguma coisa;

que se escondeu nas sombras da noite, ajudando Miguelito

para me levar ao meu rancho; que ao sair vários índios vieram

pergunte sobre mim; que, fingindo ser cristão, lhes respondeu

isso não estava lá; e para que não me incomodassem e me deixassem descansar,

Ele me levou para um toldo vizinho onde viviam cristãos puros.

Comecei a tomar café. Os efeitos desapareceram gradualmente.

narcóticos de bebidas alcoólicas. O amanhecer cor de rosa entrou com seu

raios de fogo através das frestas do toldo. Os galos cantaram,

As galinhas cacarejavam, os cavalos relinchavam, os touros berravam,

ouvia-se o balido das ovelhas, tudo tremia como o amanhecer

Natureza.

Vibravam as notas de um acordeão mal tocado, e uma voz que me fez

nervoso, ele cantou alguns versos:

Senhor Coronel Mansilla

Deixe-me cantar para você

Ele ia trovejar contra o negro, porque ele era, de corpo e alma, aquele dos

música, quando ele entrou no toldo, e dobrando seu instrumento e selando

seus lábios, ele interrompeu os dísticos para me dizer:

--Bom dia, meu mestre, seu culto passou bem a noite?

Pareceu-me melhor seguir o caminho mais fácil e respondi:

--Tudo bem, cara, obrigado, sente-se. Mas com a condição de que você não tenha

Você não precisa tocar seu maldito acordeão, nem precisa cantar. Já estou farto.

Ele se sentou.

Eles lhe passaram uma companheira e, entre chupadas, ele me contou sobre sua vida em

quatro palavras.

--Meu mestre, ele me disse, sou um homem federal. Quando nosso pai Rosas caiu,

Ele deu liberdade a nós negros, estava de licença. Eles me fizeram um veterano

novamente. Estive em Azul com o General Rivas. Eu desertei de lá

e eu vim aqui. E não vou sair daqui até o

Restaurador, o que deve acontecer em breve, porque Dom Juan Saa nos escreveu

que ele vai mandar buscá-lo. Fui um dos negros de Ravelo.

E aqui ele interrompeu a história de sua vida, entoando, ou melhor,

desafinada, essa música:

Viva o país

Livre de correntes.

E viva a grande Rosas

Para defendê-la.

Parei sua respiração, dizendo:--Cara, eu já te falei que não quero ouvir você cantar.

Ele ficou em silêncio e, olhando para mim com certa desconfiança, perguntou-me:

--Você é sobrinho da Rosas?

--Sim.

--Federal?

--Não.

--Selvagem?

--Não.

--E então o que é?

--O que você se importa!

O negro franziu a testa e com voz e ar desrespeitosos:

--Não me trate mal porque sou negro e pobre, ele me disse:

“Não seja insolente”, respondi.

--Aqui somos todos iguais, respondeu ele, acrescentando algo indecente.

Peguei um enorme pedaço de lenha, levantei o braço e disse:

Agora você verá, eu ia bater nele com um porrete, quando minha amiga Carmen me contou.

ele conteve, me dizendo:

--Não preste atenção, compadre, naquele negro bêbado.

Dirigiu-se a ele falando em Araucano, e ao negro, que se tornara

de pé, ele sentou-se novamente, dizendo-me:

--Com licença, Vossa Graça.

"Você está dispensado", respondi, "mas tome cuidado para não me tratar novamente."

como você me tratou!

Ele tentou desdobrar seu acordeão. Foi em vão. Teve o efeito de um

lima de aço, que raspa os dentes.

Ele teve que desistir de sua paixão filarmônica. Ele pegou a palavra e continuou

falando sobre suas opiniões políticas e as delícias disso

terra.

– Aqui tem de tudo, meu coronel, ele me disse. Para aquele que é um homem bom,

Eles o tratam bem, e se ele for malandro, o General Mariano o castiga,

fazendo-o trabalhar em obras públicas.

Deixei escapar uma risada larga e ingênua.

--Obras públicas?

--Sim, meu mestre.

-E que obras públicas são essas?

--Ahhhhh! os currais do General.

Nesse momento entrou Padre Marcos, esfregando os olhos, atraído

junto ao fogo do nosso lindo fogão, procurando água quente para

tome uma caneca de chá.

O bom franciscano sentou-se na roda e continuou a conversa, temperando-a

o homem negro com algumas piadas, e me implorando de vez em quando para

deixe-o tocar seu acordeão.

--Não, não, eu disse a ele, prefiro ouvir uma buzina do que o seu acordeão.

Sua música preferida era a muito popular arrincónamela[4], e esta

toque, me lembrando Buenos Aires, me deixou triste.

Ele implorou.

Decididamente, o acordeão era uma necessidade para ele – assim como o violino

para Paganini, - o piano, para Gottschalk.

Recusei inflexivelmente.

E não apenas me recusei a mostrar sua habilidade, mas também o ameacei.

em fazê-lo perder o favor de Mariano Rosas, se ele não tivesse juízo,

enviando este aqui, ao retornar ao 4º Rio, um pequeno órgão de nascente.

"Então", eu disse a ele, "você não será mais um homem necessário aqui."

O sol nasceu; Eu precisava refrescar meu corpo. Lembre-se,

Amigo Santiago, não durmo nem lavo desde que estávamos

em Calcumuleu.

Perguntei se havia algum lugar próximo para tomar banho.

Disseram-me que sim, que a vinte quarteirões de distância havia um grande

jagüel, com piso áspero, onde as mulheres chinesas de

Mariano e ele mesmo.

Pedi a um cristão que me ensinasse.

Chamei um ajudante, mandei trazer um cavalo, saí do fogão, pulei

no cabelo e de uma só vez eu estava no banheiro.

Estava muito frio. Manuel Gazcón, que é pato, hidropata

estudo e por convicção, teria ficado encantado ali.

As abluções limparam meus sentidos e temperaram meu corpo,

apagando até mesmo os vestígios da noite ruim. Eu me senti como outro homem.

Fiz meu assistente tomar banho e enquanto ele tremia de frio,

dente a dente, pela falta de hábito de mergulhar no

água com o amanhecer, caminhei com passos largos pela areia fofa,

causando a reação. Aconteceu, montei no meu cavalo e tomei o caminho para

os toldos. No caminho de volta vi muitas pessoas e uma grande nuvem de poeira perto da margem do rio.

Monte Eles correram para dentro de um curral. Mudei de direção e fui ver o que

eles fizeram.

Eles haviam capturado uma vaca gorda e estavam se preparando para abatê-la.

Mariano Rosas estava lá, fresco como uma alface. Ele tinha banhado

primeiro do que eu. Ninguém que não estivesse em segredo teria suspeitado

a noite que havia passado. A destruição causada em seu corpo por

brandy foram descobertos, no entanto, na depressão do

pálpebras inferiores, cuja tonalidade era violeta.

No momento de me aproximar do curral, agitei o laço para lançar

um piale Ele o pegou e, vindo até mim com o maior carinho e cortesia,

Ele estendeu a mão para mim e disse bom dia, perguntando como eu tinha

Depois da noite, isso não me incomodou.

Eu era tão galante e afetuoso quanto ele.

“Essa vaca gorda é para você, irmão”, ele me disse.

E de repente, ele agitou o laço e lançou um master piale, e virando-se para mim,

Levantando-se com admirável destreza, ele me disse:

-Devo isso ao seu tio, irmão.

A carcaça, amarrada e chicoteada, caiu no chão.

Eu pensei que eles iriam matá-la como nós cristãos fazemos, esfaqueando-a

primeiro a faca repetidamente no peito, e cortando sua garganta

em meio a rugidos dilacerantes que fazem a terra tremer.

Eles fizeram outra coisa.

Um índio bateu-lhe na testa com uma bola, deixando-a inconsciente.

Eles imediatamente cortaram sua garganta.

"Para que serve essa bola, irmão?" perguntei ao Mariano.

“Para que eu não ruga, irmão”, respondeu ele. Você não vê que é triste

matá-la assim?

Deixe a civilização fazer os seus comentários e responder a si mesma, se

bárbaros que têm sentimento de bondade para com os animais

sejam ou não suscetíveis de uma redenção generosa.

Depois de abatida a carne, eles a entregaram às mulheres chinesas. Eles a esfolaram,

Eles o desmembraram e retiraram, coletando até mesmo o sangue.

Mariano Rosas e eu voltamos juntos para seu toldo, conversando pelo

Ando como dois velhos camaradas.

Nem ele nem eu mencionamos as cenas noturnas.

anterior.

Mariano montava um azarão de sua escolha, preparado com

simplicidade.

Era um animal vigoroso. Tinha a marca do General Don Ángel Pacheco.

Chegamos ao seu toldo. Saímos, sentamos e aos poucos

Os visitantes começaram a chegar, pessoas entrando e saindo do

casa. Eu era objeto de todo tipo de atenção. Eles me prepararam, cara,

Eles me serviram um bife gordo e suculento, pingando sangue, para o

Inglês.

Comi tudo, queimei os dedos e chupei depois,

como é o estilo nesta terra. Onde não há toalhas de mesa ou guardanapos,

O que mais deve ser feito?

Mariano pediu minha permissão para me deixar sozinho por um momento. saiu,

Desselou o moreno, soltou-o, selou um mouro e amarrou-o pelas rédeas.

no palenque. Ele deu algumas ordens e voltou para o caramanchão, esfregando um

Manéia.

“Irmão”, ele me disse, “gosto de fazer minhas próprias coisas”. É assim que eles saem

melhor. Ninguém manuseia meu implemento, nem meus cavalos. meu padrinho

Foi a mesma coisa quando o conheci. Graças a Deus, sou um homem saudável.

Depois disso trocamos algumas palavras sem interesse. Finalmente eu

Ele se ofereceu para me apresentar à sua família.

Amanhã estaremos na recepção.

Notas:

[4] Eu ouvi isso ao ouvi-lo tocado no violão por um

desertor

1/1
Menu

Fazer anotação