A Servidão Voluntária: Bloco 20
Os nossos semearam na França não sei que coisa semelhante, com sapos, flores-de-lis, a ampola e a oriflama[140]. De minha parte[141], seja como for, recuso-me a descrer disso, pois nem nós nem nossos ancestrais tivemos até aqui ocasião alguma para descrer, tendo sempre tido reis tão bons na paz e tão valentes na guerra que, embora nasçam reis, parecem escolhidos pelo Deus todo-poderoso, antes de nascer, para o governo e a conservação deste reino, em vez de formados pela natureza comum dos outros homens. Ainda que assim não fosse, eu tampouco quereria entrar em liça para debater a verdade de nossas histórias, nem esmiuçá-las tão de perto a ponto de tirar[142] esse belo divertimento em que poderá bem se exercitar nossa poesia francesa, agora já vestida, ou antes, ao que parece, toda feita de novo por nosso Ronsard, nosso Baïf e nosso Du Bellay, eles avançam tanto a nossa língua que ouso esperar que em breve gregos e latinos, neste ponto, quase nada terão à nossa frente, salvo talvez o direito de primogenitura.
Certamente eu faria grande agravo à nossa rima, pois uso de bom grado essa palavra[143], e ela não me desagrada, visto que, embora muitos a tenham tornado mecânica, vejo gente bastante capaz de enobrecê-la de novo e devolver-lhe sua primeira honra. Eu lhe faria, digo, grande agravo se agora lhe tirasse esses belos contos do rei Clóvis, nos quais já vejo, ao que me parece, quão prazerosamente e com quanta soltura se alegrará a veia de nosso Ronsard em sua _Franciade_. Entendo seu alcance, conheço seu espírito agudo, sei a graça do homem: ele fará seus trabalhos com a oriflama tão bem quanto os romanos com seus anciles[144],
> e com os escudos lançados do céu para baixo.
Virgílio o diz[145]. Ele manejará nossa ampola tão bem quanto os atenienses o cesto de Erictônio[146], fará falar de nossas armas tão bem quanto eles falam de sua oliveira, que sustentam ainda existir na torre de Minerva[147]. Certamente eu seria ultrajante se quisesse desmentir nossos livros e correr assim sobre os passos de nossos poetas. Mas, para retornar ao ponto de onde não sei como desviei o fio de meu propósito, nunca houve tiranos que, para se assegurarem, não se esforçassem por acostumar o povo, em relação a eles, à devoção junto com a obediência e a servidão. Portanto, aquilo que disse até aqui, e que ensina as gentes a servir mais voluntariamente, serve aos tiranos sobretudo para o povo miúdo e grosseiro.
[140] A oriflama.
[141] A nota observa que La Boétie deixa ver com cautela o que pensa das maravilhas ligadas às flores-de-lis, à ampola e à oriflama, aproximando a passagem de Pasquier e de histórias antigas usadas para autorizar Estados.
[142] A edição prefere a leitura “divertimento”, que explica o verbo seguinte, exercitar-se.
[143] La Boétie já havia falado antes das rimas francesas.
[144] Anciles, escudos que Numa teria fingido caídos do céu, ligados ao destino do império romano.
[145] Referência à _Eneida_, de Virgílio.
[146] A edição corrige a tradição impressa e identifica o cesto de Erictônio.
[147] Referência às Panateneias e à oliveira de Minerva em Atenas.