c) Os meios de representação do sonho
c) Os meios de representação do sonho.
Além dos dois momentos da condensação do sonho e do deslocamento do sonho, que descobrimos como atuantes na transformação do material de pensamentos latentes em conteúdo manifesto do sonho, encontraremos, no prosseguimento desta investigação, ainda duas condições que exercem influência indubitável sobre a seleção do material que chega ao sonho.
Antes, mesmo correndo o risco de parecer que nos detemos em nosso caminho, gostaria de lançar um primeiro olhar sobre os processos que ocorrem na execução da interpretação do sonho.
Não escondo de mim mesmo que seria mais fácil esclarecê-los e garantir sua confiabilidade contra objeções se eu tomasse um único sonho como modelo, desenvolvesse sua interpretação, como mostrei na seção II com o sonho da injeção de Irma, depois reunisse os pensamentos do sonho que desvelei e, então, reconstruísse a formação do sonho a partir deles, completando assim a análise dos sonhos por uma síntese deles.
Realizei esse trabalho em vários exemplos para minha própria instrução; mas não posso incluí-lo aqui, pois muitas considerações relativas ao material psíquico, que toda pessoa razoável aprovará, impedem-me de fazer essa demonstração. Na análise dos sonhos, tais considerações atrapalhavam menos, pois a análise podia ser incompleta e conservava seu valor, ainda que conduzisse apenas até certo ponto para dentro da trama do sonho.
Quanto à síntese, não posso entendê-la senão como algo que, para convencer, precisa ser completo. Uma síntese completa eu só poderia dar de sonhos de pessoas desconhecidas do público leitor. Como, porém, apenas pacientes, neuróticos, me oferecem os meios para isso, esta parte da representação do sonho precisa ser adiada até que eu consiga levar, em outro lugar, a explicação psicológica das neuroses a ponto de estabelecer a ligação com nosso tema.(110)
(110) Desde então, forneci a análise e a síntese completas de dois sonhos no “Fragmento de uma análise de histeria”, 1905. Como a mais completa interpretação de um sonho longo, deve ser reconhecida a análise de O. Rank, “Um sonho que se interpreta a si mesmo”.
A partir de minhas tentativas de reconstruir sinteticamente os sonhos a partir dos pensamentos do sonho, sei que o material resultante da interpretação tem valor diverso. Uma parte dele é formada pelos pensamentos essenciais do sonho, que, portanto, substituiriam completamente o sonho e bastariam sozinhos para essa substituição, se não houvesse censura para o sonho.
A outra parte pode ser reunida sob o nome de “colaterais”; em seu conjunto, elas representam os caminhos pelos quais o desejo real, que se eleva dos pensamentos do sonho, é conduzido ao desejo do sonho.
Dessas “colaterais”, uma primeira parte consiste em ligações com os pensamentos propriamente ditos do sonho, as quais, tomadas esquematicamente, correspondem a deslocamentos do essencial para o acessório. Uma segunda parte abrange os pensamentos que conectam entre si esses materiais acessórios, tornados significativos pelo deslocamento, e que deles conduzem até o conteúdo do sonho.
Uma terceira parte, por fim, contém as associações e conexões de pensamento pelas quais, no trabalho de interpretação, passamos do conteúdo do sonho às colaterais intermediárias, e que não precisam necessariamente ter participado todas da formação do sonho. Aqui nos interessam exclusivamente os pensamentos essenciais do sonho.
Estes se revelam, na maioria das vezes, como um complexo de pensamentos e recordações da construção mais intrincada, com todas as propriedades dos cursos de pensamento que conhecemos da vigília. Não raro, são sequências de pensamento que partem de mais de um centro, mas não carecem de pontos de contato; quase sempre, ao lado de um curso de pensamento, encontra-se seu contraposto contraditório, ligado a ele por associação de contraste.
As partes isoladas dessa formação complicada mantêm, naturalmente, as mais variadas relações lógicas umas com as outras. Formam primeiro plano e fundo, digressões e esclarecimentos, condições, cadeias de prova e objeções.
Quando então toda a massa desses pensamentos do sonho é submetida à pressão do trabalho do sonho, e as partes são torcidas, fragmentadas e comprimidas umas contra as outras, mais ou menos como gelo flutuante, surge a pergunta: o que acontece com os laços lógicos que até então haviam constituído a trama?
Que representação recebem no sonho o “se, porque, assim como, embora, ou... ou” e todas as outras conjunções sem as quais não compreendemos frase nem discurso? A princípio, é preciso responder: o sonho não dispõe de nenhum meio de representação para essas relações lógicas entre os pensamentos do sonho. Na maioria das vezes, ele deixa de lado todas essas conjunções e toma para a elaboração apenas o conteúdo material dos pensamentos do sonho.
Cabe à interpretação do sonho restabelecer a conexão que o trabalho do sonho destruiu. A falta dessa capacidade de expressão deve estar no material psíquico em que o sonho trabalha.
Em limitação semelhante encontram-se, afinal, as artes figurativas, pintura e escultura, em comparação com a poesia, que pode servir-se da fala; também nelas o fundamento da incapacidade está no material por cuja elaboração as duas artes procuram expressar alguma coisa. Antes que a pintura chegasse ao conhecimento das leis de expressão válidas para ela, ainda se esforçava por compensar essa desvantagem.
Em pinturas antigas, faziam-se sair da boca das pessoas retratadas pequenos bilhetes que traziam, por escrito, a fala que o pintor desesperava de representar na imagem.
A representação das relações lógicas.
Talvez se levante aqui uma objeção que conteste, para o sonho, a renúncia à representação das relações lógicas. Há sonhos em que se realizam as mais complicadas operações do espírito, em que se fundamenta e se contradiz, graceja-se e se compara, como no pensamento desperto.
Mas aqui também a aparência engana; quando se entra na interpretação de tais sonhos, descobre-se que tudo isso é material do sonho, e não representação de trabalho intelectual no sonho.
O conteúdo dos pensamentos do sonho é reproduzido pelo aparente pensamento do sonho, não as relações dos pensamentos do sonho entre si, em cuja determinação consiste o pensar. Fornecerei exemplos disso. Mas o mais fácil de constatar é que todas as falas que ocorrem nos sonhos, e que são expressamente designadas como tais, são reproduções inalteradas ou apenas levemente modificadas de falas que se encontram do mesmo modo nas recordações do material do sonho.
A fala é muitas vezes apenas uma alusão a um acontecimento contido nos pensamentos do sonho; o sentido do sonho é inteiramente outro. Não contestarei, decerto, que também uma atividade crítica de pensamento, que não repete simplesmente material dos pensamentos do sonho, participa da formação do sonho. Terei de esclarecer a influência desse fator ao fim desta discussão.
Então se verá que essa atividade de pensamento não é provocada pelos pensamentos do sonho, mas pelo sonho já pronto em certo sentido. Provisoriamente, portanto, permanece de pé que as relações lógicas entre os pensamentos do sonho não encontram no sonho uma representação especial.
Quando, por exemplo, encontra-se contradição no sonho, trata-se ou de contradição contra o sonho, ou de contradição extraída do conteúdo de um dos pensamentos do sonho; uma contradição entre os pensamentos do sonho só corresponde à contradição no sonho de modo extremamente indireto e mediado.
Mas, assim como a pintura finalmente conseguiu expressar, de outro modo que não o bilhete esvoaçante, ao menos a intenção de fala das pessoas representadas, ternura, ameaça, advertência e coisas semelhantes, também para o sonho surgiu a possibilidade de levar em conta algumas das relações lógicas entre seus pensamentos do sonho por meio de uma modificação correspondente da representação onírica que lhe é própria.
Pode-se verificar que diferentes sonhos avançam de modo desigual nessa consideração; enquanto um sonho passa inteiramente por cima da estrutura lógica de seu material, outro procura indicá-la da forma mais completa possível. O sonho se afasta, nisso, mais ou menos do texto que lhe é apresentado para elaboração.
De modo igualmente variável, aliás, o sonho se comporta diante da estrutura temporal dos pensamentos do sonho, quando tal estrutura se encontra estabelecida no inconsciente, como, por exemplo, no sonho da injeção de Irma. Mas por quais meios o trabalho do sonho é capaz de indicar as relações de difícil representação no material do sonho? Tentarei enumerá-los um por um.
Antes de tudo, o sonho faz justiça, no conjunto, à conexão inegavelmente existente entre todas as partes dos pensamentos do sonho, ao reunir esse material em uma síntese como situação ou acontecimento.
Ele reproduz a conexão lógica como simultaneidade; procede nisso de maneira semelhante ao pintor que reúne todos os filósofos ou poetas na imagem de uma escola de Atenas ou do Parnaso, os quais jamais estiveram juntos em uma sala ou no cume de uma montanha, embora, para a consideração reflexiva, formem uma comunidade. O sonho prolonga esse modo de representação até os detalhes.
Sempre que mostra dois elementos próximos um do outro, garante uma conexão especialmente íntima entre seus correspondentes nos pensamentos do sonho. É como em nosso sistema de escrita: ab significa que as duas letras devem ser pronunciadas em uma sílaba; a e b separados por um espaço livre deixam reconhecer a como a última letra de uma palavra e b como a primeira de outra.
Desse modo, as combinações oníricas não se formam a partir de quaisquer componentes totalmente díspares do material do sonho, mas a partir daqueles que, também nos pensamentos do sonho, mantêm conexão mais íntima.
Representação da relação causal e da alternativa.
Para representar as relações causais, o sonho dispõe de dois procedimentos que, em essência, chegam ao mesmo. O modo de representação mais frequente, quando os pensamentos do sonho dizem, por exemplo: “Porque isto foi assim e assim, isto ou aquilo teve de acontecer”, consiste em trazer a oração subordinada como sonho preliminar e depois acrescentar a oração principal como sonho principal. Se interpretei corretamente, a sequência temporal também pode ser inversa. Sempre corresponde à oração principal a parte mais amplamente executada do sonho.
Um belo exemplo de tal representação da causalidade foi-me fornecido certa vez por uma paciente, cujo sonho comunicarei por completo mais adiante, pp. 258 e seguintes. Consistia em um curto prelúdio e uma parte de sonho muito extensa, altamente centrada, que poderia receber o título: “Pela flor”.
O sonho preliminar dizia assim: Ela vai à cozinha, onde estão as duas criadas, e as repreende por não conseguirem terminar “esse bocadinho de comida”. Ao mesmo tempo, vê na cozinha muita louça grosseira, emborcada para escorrer, e amontoada em pilhas. As duas criadas vão buscar água e precisam, para isso, entrar como que em um rio, que chega até a casa ou até o pátio.
Segue-se então o sonho principal, que se inicia assim: Ela desce de uma grande altura, passando por grades de formato peculiar, e se alegra porque seu vestido não fica preso em lugar algum, etc.
O sonho preliminar refere-se à casa paterna da senhora. As palavras na cozinha ela as ouviu provavelmente muitas vezes de sua mãe. As pilhas de louça grosseira vêm da simples loja de louças que havia na mesma casa. A segunda parte do sonho contém uma alusão ao pai, que se ocupava muito com criadas e que, depois, durante uma inundação, pois a casa ficava perto da margem do rio, contraiu uma doença fatal.
O pensamento que se esconde por trás desse sonho preliminar é, portanto: porque venho desta casa, de relações tão mesquinhas e desagradáveis. O sonho principal retoma o mesmo pensamento e o traz sob uma forma transformada pela realização de desejo: sou de alta origem. Na verdade, portanto: porque sou de origem tão baixa, meu curso de vida foi assim e assim.
Tanto quanto vejo, uma divisão do sonho em duas partes desiguais nem sempre significa uma relação causal entre os pensamentos das duas partes. Muitas vezes parece que, nos dois sonhos, o mesmo material é representado a partir de pontos de vista diferentes; isso certamente vale para a série de sonhos de uma noite que culmina em uma polução, na qual a necessidade somática força uma expressão progressivamente mais clara.
Ou então os dois sonhos partiram de centros separados no material do sonho e se cruzam em seu conteúdo, de modo que, em um sonho, o que é centro participa como indicação no outro, e vice-versa. Em certo número de sonhos, porém, a divisão entre um pré-sonho mais curto e um sonho posterior mais longo significa, de fato, relação causal entre ambas as partes.
O outro modo de representação da relação causal aplica-se a material menos extenso e consiste em que uma imagem no sonho, seja de uma pessoa ou de uma coisa, transforma-se em outra. Só quando vemos essa transformação ocorrer no sonho é que a conexão causal é seriamente afirmada; não quando apenas notamos que agora uma coisa tomou o lugar de outra.
Eu disse que os dois procedimentos para representar a relação causal chegavam ao mesmo: nos dois casos, a causação é representada por uma sucessão; uma vez, pela sequência dos sonhos, outra vez, pela transformação imediata de uma imagem em outra. Na imensa maioria dos casos, porém, a relação causal não é absolutamente representada, mas cai na sucessão de elementos que também é inevitável no processo do sonho.
O sonho não pode expressar a alternativa “ou... ou”; costuma acolher seus membros em um mesmo contexto, como se tivessem direitos iguais. O sonho da injeção de Irma contém um exemplo clássico disso.
Em seus pensamentos latentes, diz-se manifestamente: não sou culpado pela persistência das dores de Irma; a culpa está ou em sua recusa de aceitar a solução, ou no fato de ela viver em condições sexuais desfavoráveis, que não posso modificar, ou suas dores não são de natureza histérica, mas orgânica.
O sonho, porém, realiza todas essas possibilidades quase excludentes entre si e não vê dificuldade em acrescentar, a partir do desejo do sonho, uma quarta solução desse tipo. Só depois da interpretação do sonho inseri o “ou... ou” na conexão dos pensamentos do sonho.
Mas quando o narrador, ao reproduzir o sonho, quer empregar um “ou... ou”, como em: era ou um jardim ou uma sala de estar, etc., nos pensamentos do sonho não há uma alternativa, mas um “e”, uma simples justaposição. Com “ou... ou” descrevemos, na maior parte das vezes, um caráter de indefinição ainda resolúvel em um elemento do sonho.
A regra de interpretação para esse caso é: os membros isolados da alternativa aparente devem ser igualados entre si e ligados por “e”. Sonho, por exemplo, depois de esperar durante muito tempo, em vão, o endereço de meu amigo que está na Itália, que recebo um telegrama que me comunica esse endereço. Vejo-o impresso em azul sobre a tira de papel do telegrama; a primeira palavra está indistinta, talvez via, ou Villa; a segunda, clara: Sezerno, ou mesmo Casa.
A segunda palavra, que soa como nomes italianos e me recorda nossas discussões etimológicas, expressa também minha irritação por ele ter mantido seu paradeiro em segredo por tanto tempo; cada um dos membros da proposta ternária para a primeira palavra pode ser reconhecido, na análise, como ponto de partida independente e de mesmo valor na cadeia de pensamentos.
Na noite anterior ao enterro de meu pai, sonho com uma tabuleta impressa, um cartaz ou aviso, mais ou menos como os cartazes que anunciam a proibição de fumar nas salas de espera das estações ferroviárias, no qual se lê ou: “Pede-se fechar os olhos”, ou: “Pede-se fechar um olho”, coisa que costumo representar pela seguinte forma: “Pede-se fechar o(s)/um olho(s)”.
Cada uma das duas formulações tem seu sentido particular e conduz, na interpretação do sonho, por caminhos particulares. Eu escolhera o cerimonial da forma mais simples possível, porque sabia o que o falecido pensava de tais cerimônias. Outros membros da família, porém, não estavam de acordo com uma simplicidade tão puritana; achavam que se passaria vergonha diante dos convidados do funeral. Por isso uma das redações do sonho pede “fechar um olho”, isto é, exercer indulgência.
O significado da indefinição que descrevemos com um “ou... ou” é aqui particularmente fácil de apreender. O trabalho do sonho não conseguiu produzir para os pensamentos do sonho uma formulação unitária, mas ambígua. Assim, as duas linhas principais de pensamento já se separam uma da outra no conteúdo do sonho. Em alguns casos, a bipartição do sonho em duas partes de igual tamanho expressa a alternativa, difícil de representar.
Oposição e contradição.
É extremamente notável o comportamento do sonho diante da categoria de oposição e contradição. Esta é simplesmente negligenciada; o “não” parece não existir para o sonho. Oposições são, com preferência especial, condensadas em uma unidade ou representadas em uma só coisa.
O sonho também se permite a liberdade de representar qualquer elemento por seu oposto desejado, de modo que, a princípio, não se sabe, diante de nenhum elemento capaz de ter contrário, se ele está contido nos pensamentos do sonho em sentido positivo ou negativo.(111)
Em um dos sonhos mencionados por último, cujo antecedente já interpretamos, “porque sou de tal origem”, a sonhadora desce por cima de uma grade e traz nas mãos um ramo florido. Como, diante dessa imagem, lhe ocorre o anjo que traz um lírio nas pinturas da Anunciação, e ela própria se chama Maria, e as moças vestidas de branco na procissão de Corpus Christi, enquanto as ruas são ornamentadas com ramos verdes, o ramo florido no sonho é, com certeza, uma alusão à inocência sexual.
Mas o ramo está densamente coberto de flores vermelhas, cada uma das quais se assemelha a uma camélia. Ao fim de seu caminho, prossegue o sonho, as flores já caíram em boa parte; seguem-se então alusões inequívocas à menstruação. Assim, o mesmo ramo que é levado como um lírio e como por uma moça inocente é simultaneamente uma alusão à Dama das Camélias, que, como se sabe, usava sempre uma camélia branca, mas no período menstrual uma vermelha.
O mesmo ramo florido, “as flores da moça” nas canções da moleira de Goethe, representa a inocência sexual e também seu contrário. O mesmo sonho que expressa a alegria por ela ter conseguido passar pela vida sem mancha deixa transparecer, em algumas passagens, como na queda das flores, o curso de pensamento oposto, segundo o qual ela teria se tornado culpada de diversos pecados contra a pureza sexual, na infância.
Na análise do sonho, poderíamos distinguir claramente os dois cursos de pensamento, dos quais o consolador parece superficial, e o acusatório, situado mais profundamente; eles correm diretamente em sentidos contrários, e seus elementos iguais, mas opostos, encontraram representação pelos mesmos elementos do sonho.
(111) A partir de um trabalho de K. Abel, “Der Gegensinn der Urworte”, 1884, ver meu resumo no Jahrbuch für Psychoanalyse II, 1910, tomei conhecimento do fato surpreendente, também confirmado por outros linguistas, de que as línguas mais antigas se comportam, nesse ponto, de modo muito semelhante ao sonho. Inicialmente, possuem apenas uma palavra para os dois opostos nas extremidades de uma série de qualidades ou ações, como forte-fraco, velho-jovem, longe-perto, ligar-separar, e só formam designações separadas para os dois opostos secundariamente, por leves modificações da palavra originária comum.
Abel demonstra essas relações em grande escala no egípcio antigo, mas mostra também restos nítidos desse mesmo desenvolvimento nas línguas semíticas e indo-germânicas.
Entre as relações lógicas, uma única beneficia ao máximo o mecanismo da formação do sonho. Trata-se da relação de semelhança, concordância, contato, o “assim como”, que no sonho pode ser representado, como nenhuma outra, por múltiplos meios.(112)
As coberturas presentes no material do sonho, ou casos de “assim como”, são, afinal, os primeiros pontos de apoio da formação do sonho, e uma parte nada pequena do trabalho do sonho consiste em criar novas coberturas desse tipo, quando as existentes não podem chegar ao sonho por causa da censura da resistência. A tendência à condensação do trabalho do sonho auxilia a representação da relação de semelhança.
(112) Compare-se a observação de Aristóteles sobre a aptidão para o intérprete de sonhos, p. 74, nota 28.
Semelhança, concordância, comunidade são representadas pelo sonho, de modo inteiramente geral, pela contração em uma unidade, que pode já ter sido encontrada no material do sonho ou ser recém-formada. O primeiro caso pode ser denominado identificação; o segundo, formação mista. A identificação é aplicada quando se trata de pessoas; a formação mista, quando coisas são o material da união, embora formações mistas também sejam produzidas a partir de pessoas.
Localidades são muitas vezes tratadas como pessoas. A identificação consiste em que apenas uma das pessoas ligadas por algo comum chega à representação no conteúdo do sonho, ao passo que a segunda ou as outras parecem suprimidas para o sonho. Essa única pessoa de cobertura entra, porém, no sonho em todas as relações e situações que derivam dela ou das pessoas cobertas.
Na formação mista que se estende a pessoas, já existem na imagem do sonho traços próprios das pessoas, mas não comuns a elas; de modo que, pela união desses traços, parece determinada uma nova unidade, uma pessoa mista. A mistura em si pode ser realizada por diferentes caminhos.
Ou a pessoa do sonho tem o nome de uma de suas pessoas de referência, e então sabemos, de um modo inteiramente análogo ao saber na vigília, que se trata desta ou daquela pessoa, enquanto os traços visuais pertencem à outra; ou a própria imagem do sonho é composta de traços visuais que, na realidade, distribuem-se entre as duas.
Em vez de traços visuais, a participação da segunda pessoa também pode ser representada pelos gestos que se atribuem a ela, pelas palavras que se faz com que ela diga, ou pela situação em que se a coloca. Nesta última espécie de caracterização, a distinção nítida entre identificação e formação de pessoa mista começa a se dissolver. Mas também pode ocorrer que a formação de tal pessoa mista fracasse.
Então a cena do sonho é atribuída a uma pessoa, e a outra, em geral mais importante, aparece ao lado como assistente não envolvida. O sonhador relata, por exemplo: “Minha mãe também estava presente” (Stekel). Tal elemento do conteúdo do sonho deve então ser comparado a um determinativo na escrita hieroglífica, que não é destinado à pronúncia, mas ao esclarecimento de outro sinal.
Semelhança, concordância.
O elemento comum que justifica, isto é, ocasiona, a união das duas pessoas pode estar representado no sonho ou faltar. Em regra, a identificação ou formação de pessoa mista serve justamente para poupar a representação desse elemento comum. Em vez de repetir: A tem uma atitude hostil contra mim, mas B também, formo no sonho uma pessoa mista de A e B, ou represento A em uma ação diferente, que de outro modo caracteriza B.
A pessoa onírica assim obtida me surge no sonho em alguma nova conexão, e da circunstância de que significa tanto A quanto B extraio então o direito de inserir, no ponto correspondente da interpretação do sonho, aquilo que é comum aos dois, isto é, a relação hostil comigo.
Desse modo, alcanço muitas vezes uma condensação absolutamente extraordinária para o conteúdo do sonho; posso poupar-me a representação direta de relações muito complicadas que se ligam a uma pessoa, se encontrei para essa pessoa outra que tenha igual direito a uma parte dessas relações.
É fácil compreender em que medida essa representação por identificação também pode servir para contornar a censura da resistência, que impõe condições tão duras ao trabalho do sonho. O obstáculo para a censura talvez esteja justamente naquelas representações que, no material, estão ligadas a uma pessoa; encontro então uma segunda pessoa que também tem relações com o material censurado, mas apenas com uma parte dele.
O contato naquele ponto que não está livre da censura me dá agora o direito de formar uma pessoa mista, caracterizada em ambos os lados por traços indiferentes. Essa pessoa mista ou de identificação está então apta, por estar livre de censura, a ser acolhida no conteúdo do sonho, e, pelo uso da condensação do sonho, satisfiz às exigências da censura do sonho.
Quando, no sonho, também se representa um elemento comum às duas pessoas, isso costuma ser um sinal para procurar outro elemento comum encoberto, cuja representação foi impossibilitada pela censura. Ocorreu aqui, de certo modo, em favor da representabilidade, um deslocamento quanto ao elemento comum.
Do fato de que a pessoa mista me seja mostrada no sonho com um elemento comum indiferente, devo inferir outro elemento comum nos pensamentos do sonho, de modo algum indiferente. A identificação ou formação de pessoa mista serve, portanto, no sonho, a diferentes fins: primeiro, à representação de algo comum às duas pessoas; segundo, à representação de uma comunidade deslocada; terceiro, ainda, à expressão de uma comunidade simplesmente desejada.
Como desejar que haja algo em comum entre duas pessoas frequentemente coincide com trocá-las uma pela outra, essa relação também é expressa no sonho por identificação.
No sonho da injeção de Irma, desejo trocar essa paciente por outra, desejo, portanto, que a outra seja minha paciente assim como esta o é; o sonho leva esse desejo em conta ao me mostrar uma pessoa que se chama Irma, mas é examinada em uma posição que só tive ocasião de ver na outra.
No sonho do tio, essa troca é transformada no centro do sonho; identifico-me com o ministro ao tratar e julgar meus colegas de modo não melhor do que ele.
É uma experiência para a qual não encontrei exceção: todo sonho trata da própria pessoa. Os sonhos são absolutamente egoístas. Quando no conteúdo do sonho não aparece meu eu, mas apenas uma pessoa estranha, posso tranquilamente supor que meu eu está escondido atrás dessa pessoa por identificação.
Posso completar meu eu. Outras vezes, quando meu eu aparece no sonho, a situação em que se encontra me ensina que outra pessoa se esconde atrás do eu por identificação. O sonho deve então advertir-me para transferir a mim mesmo, na interpretação do sonho, algo que está ligado a essa pessoa, o elemento comum encoberto.
Há também sonhos em que meu eu aparece ao lado de outras pessoas, que, pela dissolução da identificação, revelam-se novamente como meu eu. Devo então unir ao meu eu, por meio dessas identificações, certas representações contra cuja admissão a censura se ergueu. Posso, portanto, representar meu eu em um sonho várias vezes, uma vez diretamente, outra vez por meio da identificação com pessoas estranhas. Com várias identificações desse tipo, um material de pensamentos extraordinariamente rico pode ser condensado.(113)
(113) Quando estou em dúvida sobre atrás de qual das pessoas que aparecem no sonho devo procurar meu eu, atenho-me à seguinte regra: a pessoa que, no sonho, se submete a um afeto que eu, dormindo, sinto, essa pessoa esconde meu eu.
Mais transparente ainda que no caso de pessoas é a dissolução das identificações em localidades designadas por nomes próprios, pois aqui falta a perturbação causada pelo eu, tão poderoso no sonho.
Em um de meus sonhos de Roma, p. 147, o lugar em que me encontro se chama Roma; espanto-me, porém, com a quantidade de cartazes alemães em uma esquina. Este último ponto é uma realização de desejo, à qual logo me ocorre Praga; o próprio desejo talvez provenha de um período germanonacional, hoje superado, de minha juventude.
Na época em que sonhei, estava em vista um encontro com um amigo em Praga; a identificação de Roma e Praga se explica, portanto, por uma comunidade desejada: eu preferiria encontrar meu amigo em Roma a encontrá-lo em Praga, e gostaria de trocar Praga e Roma para esse encontro.
Utilização múltipla das formações mistas.
A possibilidade de criar formações mistas está entre os traços que mais frequentemente dão aos sonhos uma feição fantástica, pois, por meio delas, são introduzidos no conteúdo do sonho elementos que jamais poderiam ter sido objeto da percepção. O processo psíquico na formação mista no sonho é manifestamente o mesmo que ocorre quando imaginamos ou imitamos, na vigília, um centauro ou um dragão.
A diferença está apenas em que, na criação fantástica da vigília, o efeito pretendido pela nova formação em si é o fator determinante, enquanto a formação mista do sonho é determinada por um fator situado fora de sua configuração: o elemento comum nos pensamentos do sonho. A formação mista do sonho pode ser realizada de maneiras muito variadas.
Na execução mais rudimentar, representam-se apenas as propriedades de uma coisa, e essa representação vem acompanhada de um saber de que ela também vale para outro objeto. Uma técnica mais cuidadosa une traços de um objeto e de outro em uma nova imagem e se serve habilmente das semelhanças eventualmente dadas na realidade entre os dois objetos.
A nova formação pode resultar inteiramente absurda, ou até parecer fantasticamente bem-sucedida, conforme o material e o engenho permitam na composição. Se os objetos que devem ser condensados em uma unidade são demasiado díspares, o trabalho do sonho muitas vezes se contenta em criar uma formação mista com um núcleo mais nítido, ao qual se acrescentam determinações mais indistintas.
A união em uma imagem, nesse caso, não chegou a bom termo; as duas representações se cobrem uma à outra e produzem algo como uma disputa das imagens visuais. Se quiséssemos apresentar em um desenho a formação de um conceito a partir de imagens perceptivas individuais, poderíamos chegar a representações semelhantes.
Naturalmente, os sonhos fervilham de tais formações mistas; já comuniquei alguns exemplos nos sonhos analisados até aqui, e agora acrescentarei outros. No sonho da p. 237, que descreve o curso de vida da paciente “pela flor” ou “floridamente”, o eu do sonho traz na mão um ramo florido que, como vimos, significa ao mesmo tempo inocência e pecado sexual.
Além disso, o ramo recorda flores de cerejeira pelo modo como as flores estão dispostas; as flores em si, tomadas isoladamente, são camélias, e, além disso, o conjunto produz a impressão de uma planta exótica. O elemento comum nos elementos dessa formação mista resulta dos pensamentos do sonho. O ramo florido é composto de alusões a presentes pelos quais ela foi induzida, ou deveria ter sido induzida, a mostrar-se complacente.
Assim, na infância, as cerejas; em anos posteriores, uma camélia; o exótico é uma alusão a um naturalista muito viajado, que queria conquistar-lhe o favor com um desenho de flores. Outra paciente cria no sonho um meio-termo entre cabines de banho na praia, casinhas rústicas de latrina e os quartos de sótão de nossas moradias urbanas.
Aos dois primeiros elementos é comum a relação com a nudez e o despir humanos; da composição com o terceiro elemento, pode-se concluir que, em sua infância, também o quarto de sótão foi cenário de despir. Um sonhador cria uma localidade mista a partir de dois lugares em que se faz “cura”: meu consultório e o local público em que conheceu sua mulher pela primeira vez.
Uma moça sonha, depois de o irmão mais velho lhe prometer que a presentearia com caviar, que as pernas desse irmão estão cobertas de pérolas negras de caviar. Os elementos “contágio” em sentido moral e a recordação de uma erupção infantil, que fazia suas pernas parecerem cobertas de pontinhos vermelhos em vez de negros, uniram-se aqui às pérolas de caviar em um novo conceito, o daquilo “que ela recebeu de seu irmão”.
Partes do corpo humano são tratadas nesse sonho como objetos, assim como em outros sonhos. Em um sonho comunicado por Ferenczi, ocorreu uma formação mista composta da pessoa de um médico e de um cavalo, e que, além disso, usava uma camisola de dormir. O elemento comum desses três componentes resultou da análise, depois que a camisola foi reconhecida como alusão ao pai da sonhadora em uma cena infantil.
Nos três casos, tratava-se de objetos de sua curiosidade sexual. Quando criança, ela havia sido levada várias vezes por sua babá ao haras militar, onde teve ocasião de satisfazer abundantemente sua curiosidade, naquela época ainda não inibida.
Ao contrário, inversamente.
Afirmei há pouco que o sonho não tem meio de expressar a relação de contradição, oposição, o “não”. Agora passo a contradizer essa afirmação pela primeira vez. Uma parte dos casos que podem ser reunidos como “oposição” encontra sua representação simplesmente por identificação, como vimos, quando com a contraposição se pode ligar uma troca, uma substituição. Já mencionamos repetidamente exemplos disso.
Outra parte das oposições nos pensamentos do sonho, que talvez caia sob a categoria “ao contrário, inversamente”, chega à representação no sonho da seguinte maneira, curiosa, quase digna de ser chamada espirituosa.
O “inversamente” não chega por si só ao conteúdo do sonho, mas manifesta sua existência no material pelo fato de uma parte já formada do conteúdo do sonho, próxima por outros motivos, ser, por assim dizer, invertida posteriormente. O processo é mais fácil de ilustrar do que de descrever.
No belo sonho de “subida e descida”, p. 213, a representação onírica da subida está invertida em relação ao modelo presente nos pensamentos do sonho, isto é, a cena introdutória da Sappho de Daudet; no sonho, o começo é difícil, depois fica fácil, enquanto na cena a subida é fácil no começo e depois se torna cada vez mais difícil. Também o “em cima” e “embaixo” relativos ao irmão são representados de modo invertido no sonho.
Isso aponta para uma relação de inversão ou oposição que existe entre duas partes do material nos pensamentos do sonho, e que encontramos no fato de, na fantasia infantil do sonhador, ele ser carregado por sua ama, ao contrário do romance, em que o herói carrega a amada. Também meu sonho do ataque de Goethe contra o sr. M., p. 313, contém tal “inversamente”, que precisa ser corrigido antes que se possa chegar à interpretação do sonho.
No sonho, Goethe atacou um jovem, o sr. M.; na realidade, tal como contida nos pensamentos do sonho, um homem eminente, meu amigo, foi atacado por um jovem autor desconhecido. No sonho, conto a partir da data da morte de Goethe; na realidade, o cálculo partia do ano de nascimento do paralítico. O pensamento determinante no material do sonho revela-se como a contradição contra o fato de Goethe dever ser tratado como se fosse um louco.
Inversamente, diz o sonho: se você não compreende o livro, o débil mental é você, não o autor. Em todos esses sonhos de inversão, parece-me haver, além disso, uma relação com a expressão depreciativa “mostrar a alguém o avesso”, isto é, virar-lhe o lado de trás; veja-se a inversão relativa ao irmão no sonho de Sappho. É também notável a frequência com que a inversão se torna necessária justamente em sonhos oriundos de moções homossexuais recalcadas.
A inversão, transformação no contrário, é, de resto, um dos meios de representação mais apreciados e mais versáteis do trabalho do sonho. Serve, em primeiro lugar, para fazer valer a realização de desejo contra determinado elemento dos pensamentos do sonho. “Ah, se tivesse sido o contrário!” é muitas vezes a melhor expressão da relação do eu com um fragmento penoso da recordação.
Mas a inversão torna-se particularmente valiosa a serviço da censura, ao produzir uma medida de deformação daquilo que deve ser representado, que inicialmente paralisa de modo quase completo a compreensão do sonho. Por isso, quando um sonho recusa obstinadamente seu sentido, é sempre lícito tentar a inversão de determinadas partes de seu conteúdo manifesto, e, não raro, tudo se esclarece de imediato.
Ao lado da inversão de conteúdo, não se deve esquecer a inversão temporal. Uma técnica frequente da deformação do sonho consiste em representar o desfecho do acontecimento, ou a conclusão do curso de pensamento, no início do sonho, e só no fim acrescentar os pressupostos da conclusão ou as causas do acontecimento. Quem não pensou nesse recurso técnico da deformação do sonho fica perplexo diante da tarefa da interpretação do sonho.(114)
(114) A crise histérica às vezes se serve da mesma técnica de inversão temporal para ocultar seu sentido ao observador. Uma moça histérica, por exemplo, deve representar em uma crise um pequeno romance que fantasiou no inconsciente, em conexão com um encontro no trem urbano. O homem, atraído pela beleza de seu pé, dirige-lhe a palavra enquanto ela lê; depois ela vai com ele e vive uma cena amorosa tempestuosa.
Sua crise começa com a representação dessa cena amorosa por meio de espasmos corporais, com movimentos dos lábios para o beijo e cruzamento dos braços para o abraço; depois ela corre para o outro quarto, senta-se em uma cadeira, levanta o vestido para mostrar o pé, finge ler em um livro e dirige-me a palavra, dando-me resposta.
Compare-se a observação de Artemidoro: “Na interpretação das visões oníricas, é preciso considerá-las uma vez do começo para o fim, outra vez do fim para o começo...” Sim, em alguns casos só se obtém o sentido do sonho depois de efetuar uma inversão múltipla, segundo diferentes relações, no conteúdo do sonho.
Assim, por exemplo, no sonho de um jovem neurótico obsessivo, a recordação do desejo infantil de morte contra o pai temido esconde-se por trás da seguinte formulação: Seu pai o repreende porque ele chega tão tarde em casa. Mas a conexão do tratamento psicanalítico e as associações do sonhador demonstram que a formulação deve ser, primeiro: ele está zangado com o pai; e, em seguida, que, de todo modo, o pai voltou para casa cedo demais, isto é, cedo de mais.
Ele teria preferido que o pai não tivesse voltado para casa de modo algum, o que é idêntico ao desejo de morte contra o pai, ver p. 192. Pois o sonhador, quando menino, durante uma ausência mais longa do pai, havia se tornado culpado de uma agressão sexual contra outra pessoa e fora punido com a ameaça: “Espere só até seu pai voltar!”
As qualidades de vivacidade e clareza.
Se quisermos acompanhar mais adiante as relações entre conteúdo do sonho e pensamentos do sonho, o melhor agora é tomar o próprio sonho como ponto de partida e perguntar o que certos caracteres formais da representação onírica significam em relação aos pensamentos do sonho.
Entre esses caracteres formais que devem chamar nossa atenção no sonho, estão sobretudo as diferenças na intensidade sensorial das formações oníricas isoladas e na clareza de partes isoladas do sonho, ou de sonhos inteiros, quando comparados entre si.
As diferenças na intensidade das formações oníricas isoladas abrangem toda uma escala, desde uma nitidez de configuração que, embora sem garantia, se tende a colocar acima da realidade, até uma irritante vaguidade que é declarada característica do sonho, pois, na verdade, não é inteiramente comparável a nenhum dos graus de indistinção que ocasionalmente percebemos nos objetos da realidade.
Além disso, costumamos designar a impressão que recebemos de um objeto onírico indistinto como “fugaz”, enquanto, em relação às imagens oníricas mais claras, acreditamos que elas resistiram à percepção por mais tempo. Pergunta-se então por quais condições no material do sonho são provocadas essas diferenças na vivacidade das partes isoladas do conteúdo do sonho. É preciso, de início, enfrentar certas expectativas que parecem surgir inevitavelmente.
Como também podem pertencer ao material do sonho sensações reais durante o sono, provavelmente se pressuporá que estas, ou os elementos do sonho derivados delas, se destacam no conteúdo do sonho por intensidade especial; ou, inversamente, que aquilo que se mostra particularmente vívido no sonho poderá ser reconduzido a tais sensações reais do sono. Minha experiência, porém, nunca confirmou isso.
Não é correto que os elementos do sonho derivados de impressões reais durante o sono, ou seja, de estímulos nervosos, se distingam por vivacidade dos outros, provenientes de recordações. O fator da realidade se perde para a determinação da intensidade das imagens do sonho.
Além disso, poder-se-ia manter a expectativa de que a intensidade sensorial, a vivacidade, das imagens oníricas isoladas tivesse relação com a intensidade psíquica dos elementos correspondentes nos pensamentos do sonho. Nestes últimos, intensidade coincide com valor psíquico; os elementos mais intensos não são outros senão os mais significativos, os que formam o centro dos pensamentos do sonho.
Sabemos, é verdade, que justamente esses elementos, em razão da censura, em geral não são acolhidos no conteúdo do sonho. Mas ainda poderia ser que seus derivados mais próximos, que os representam no sonho, apresentassem um grau mais elevado de intensidade, sem que por isso precisassem formar o centro da representação onírica. Também essa expectativa é destruída, porém, pelo exame comparativo entre sonho e material do sonho.
A intensidade dos elementos aqui não tem nada a ver com a intensidade dos elementos lá; entre material do sonho e sonho ocorre, de fato, uma completa “transvaloração de todos os valores psíquicos”. Muitas vezes, justamente em um elemento do sonho apenas insinuado de modo fugaz, encoberto por imagens mais fortes, pode-se descobrir o único derivado direto daquilo que dominava excessivamente nos pensamentos do sonho.
A intensidade dos elementos do sonho mostra-se determinada de outro modo, e por dois fatores independentes um do outro. Primeiro, é fácil ver que são representados com intensidade especial aqueles elementos pelos quais a realização de desejo se expressa. Depois, a análise ensina que, dos elementos mais vívidos do sonho, partem também a maioria dos cursos de pensamento; os mais vívidos são, ao mesmo tempo, os mais bem determinados.
Não há alteração de sentido se enunciamos a última proposição, obtida empiricamente, da seguinte forma: mostram maior intensidade aqueles elementos do sonho para cuja formação foi exigido o trabalho de condensação mais abundante. Podemos então esperar que essa condição e a outra, a da realização de desejo, também possam ser expressas em uma única fórmula.
Representação de conteúdo pela forma do sonho.
O problema que acabo de tratar, as causas da maior ou menor intensidade ou clareza dos elementos isolados do sonho, gostaria de proteger contra confusão com outro problema, que se refere à clareza diversa de sonhos inteiros ou de seções do sonho. Ali, o oposto de clareza é vaguidade; aqui, confusão. É inegável, porém, que, nas duas escalas, as qualidades crescentes e decrescentes costumam acompanhar uma à outra.
Uma parte do sonho que nos parece clara contém, na maioria das vezes, elementos intensos; um sonho obscuro, ao contrário, é composto de elementos pouco intensos. Mas o problema oferecido pela escala que vai do aparentemente claro ao indistinto-confuso é muito mais complicado que o das oscilações de vivacidade dos elementos do sonho; por razões que serão expostas mais tarde, ele ainda escapa aqui à discussão.
Em casos isolados, nota-se não sem surpresa que a impressão de clareza ou obscuridade que se recebe de um sonho não significa absolutamente nada para a estrutura do sonho, mas provém do material do sonho como um de seus componentes.
Assim, recordo-me de um sonho que, ao despertar, pareceu-me tão particularmente bem composto, sem lacunas e claro, que, ainda na embriaguez do sono, propus-me admitir uma nova categoria de sonhos, que não estariam submetidos ao mecanismo da condensação e do deslocamento, mas poderiam ser designados como “fantasias durante o dormir”.
Um exame mais minucioso revelou que esse raro sonho mostrava as mesmas fendas e saltos em sua estrutura que qualquer outro; por isso abandonei também a categoria das fantasias oníricas. O conteúdo reduzido do sonho era que eu apresentava a meu amigo uma teoria difícil e longamente procurada da bissexualidade, e a força realizadora de desejo do sonho era responsável por essa teoria, que aliás não era comunicada no sonho, parecer-nos clara e sem lacunas.
Aquilo que eu havia tomado por um juízo sobre o sonho pronto era, portanto, uma parte, e precisamente a parte essencial, do conteúdo do sonho. O trabalho do sonho interveio aqui, por assim dizer, no primeiro pensamento de vigília e transmitiu-me, como juízo sobre o sonho, aquela parte do material do sonho cuja representação exata no sonho não lhe havia sido bem-sucedida.
Um contraponto perfeito a isso vivi certa vez com uma paciente que, inicialmente, não queria de modo algum contar um sonho pertencente à análise, “porque era tão indistinto e confuso”, e finalmente, sob repetidos protestos contra a segurança de sua apresentação, declarou que várias pessoas haviam aparecido no sonho: ela, o marido e o pai, e como se ela não soubesse se o marido era seu pai, ou quem era propriamente seu pai, ou algo semelhante.
A comparação desse sonho com suas associações na sessão revelou, sem dúvida, que se tratava da história bastante cotidiana de uma criada que precisava confessar estar esperando um filho e, então, ouvia dúvidas sobre “quem era propriamente o pai da criança”.(115) A obscuridade mostrada pelo sonho era, também aqui, uma parte do material excitador do sonho. Uma parte desse conteúdo fora representada na forma do sonho.
A forma do sonho ou do sonhar é utilizada com frequência absolutamente surpreendente para a representação do conteúdo encoberto.
(115) Sintomas histéricos concomitantes: ausência da menstruação e grande abatimento, o principal sofrimento dessa doente.
Glosas sobre o sonho, observações aparentemente inofensivas a seu respeito, servem muitas vezes para encobrir, da maneira mais refinada, uma parte do sonhado, embora na verdade a denunciem. Assim, por exemplo, quando um sonhador afirma: “Aqui o sonho está apagado”, e a análise revela uma reminiscência infantil de espiar uma pessoa que se limpa após a defecação.
Ou, em outro caso, que merece comunicação detalhada. Um jovem tem um sonho muito claro, que o faz lembrar fantasias de seus anos de menino, conservadas na consciência: ele se encontra à noite em um hotel de verão, erra o número do quarto e entra em um cômodo no qual uma senhora mais velha e suas duas filhas estão se despindo para ir dormir.
Ele prossegue: “Então há algumas lacunas no sonho, falta algo”, e, no final, havia um homem no quarto que queria me expulsar, e com quem precisei lutar.
Ele se esforça em vão para recordar o conteúdo e a intenção daquela fantasia de menino à qual o sonho manifestamente alude. Mas, por fim, chama a atenção que o conteúdo procurado já está dado pela declaração sobre o ponto obscuro do sonho. As “lacunas” são as aberturas genitais das mulheres que iam deitar-se; “falta algo” descreve o caráter principal do genital feminino.
Naqueles anos juvenis, ele ardia de curiosidade por ver um genital feminino e ainda tendia a se apegar à teoria sexual infantil que atribui à mulher um membro masculino. Uma reminiscência análoga de outro sonhador vestiu-se de forma inteiramente semelhante.
Ele sonha: Vou com a senhorita K. ao restaurante do Volksgarten... então vem um ponto escuro, uma interrupção... depois me encontro em um salão de bordel, onde vejo duas ou três mulheres, uma de camisa e calções.
Análise: a senhorita K. é filha de seu antigo chefe, como ele mesmo admite, uma substituta da irmã. Ele raramente teve ocasião de falar com ela, mas uma vez ocorreu uma conversa entre eles em que “se reconheceu, por assim dizer, a sexualidade de cada um, como se alguém dissesse: eu sou homem e você, mulher”.
No restaurante indicado, ele esteve apenas uma vez, acompanhado da irmã de seu cunhado, uma moça que lhe era inteiramente indiferente. Em outra ocasião, acompanhou uma sociedade de três senhoras até a entrada desse restaurante. As senhoras eram sua irmã, sua cunhada e a já mencionada irmã de seu cunhado, todas as três lhe eram extremamente indiferentes, mas todas pertenciam à série da irmã. Um bordel ele visitou raramente, talvez duas ou três vezes na vida.
A interpretação apoiou-se no “ponto escuro”, na “interrupção” no sonho, e afirmou que ele, em curiosidade de menino, havia inspecionado algumas vezes, embora raramente, o genital de sua irmã, alguns anos mais nova. Alguns dias depois, surgiu a recordação consciente do delito indicado pelo sonho.
Todos os sonhos da mesma noite pertencem, por seu conteúdo, ao mesmo conjunto; sua separação em várias partes, seu agrupamento e número, tudo isso é pleno de sentido e pode ser concebido como uma parte da comunicação oriunda dos pensamentos latentes do sonho.
Na interpretação de sonhos que consistem em várias partes principais, ou, de modo geral, de sonhos pertencentes à mesma noite, não se deve esquecer a possibilidade de que esses diferentes sonhos sucessivos signifiquem a mesma coisa, expressem as mesmas moções em materiais diversos. O primeiro desses sonhos homólogos, na sequência temporal, costuma então ser o mais deformado, mais tímido; o seguinte é mais ousado e claro.
Já o sonho bíblico do faraó com as espigas e as vacas, interpretado por José, era dessa espécie. Encontra-se em Josefo, Antiguidades Judaicas, livro II, capítulos 5 e 6, narrado com mais detalhes que na Bíblia.
Depois que o rei conta o primeiro sonho, diz: “Depois dessa primeira visão em sonho, despertei inquieto e pensei sobre o que ela poderia significar; aos poucos, porém, tornei a adormecer, e então tive um sonho ainda mais estranho, que me lançou em medo e confusão ainda maiores.” Depois de ouvir a narrativa do sonho, José diz: “Teu sonho, ó rei, é, na aparência, duplo; contudo, ambas as visões têm apenas um significado.”
Clareza progressiva de imagens oníricas sucessivas.
Jung, que em sua “Contribuição à psicologia do rumor” conta como o sonho secretamente erótico de uma colegial foi compreendido por suas amigas sem interpretação e continuado com modificações, observa a respeito de uma dessas narrativas oníricas “que o pensamento final de uma longa série de imagens oníricas contém exatamente aquilo que já se tentara representar na primeira imagem da série.
A censura empurra o complexo para longe o máximo possível por meio de encobrimentos simbólicos, deslocamentos, viradas para o inofensivo, sempre renovados, etc.”, loc. cit., p. 87.
Scherner conheceu bem essa peculiaridade da representação onírica e a descreve, em conexão com sua doutrina dos estímulos orgânicos, como uma lei especial, p. 166: “Por fim, a fantasia observa, em todas as formações oníricas simbólicas provenientes de determinados estímulos nervosos, a lei universal segundo a qual, no início do sonho, ela pinta apenas nas alusões mais distantes e livres do objeto de estímulo; mas, ao fim, quando o jorro pictórico se esgotou, ela apresenta em nudez o próprio estímulo, respectivamente o órgão correspondente ou sua função, com o que o sonho, designando ele mesmo sua ocasião orgânica, alcança o fim...”
Uma bela confirmação dessa lei de Scherner foi fornecida por Otto Rank em seu trabalho “Um sonho que se interpreta a si mesmo”.
O sonho de uma moça ali comunicado por ele compunha-se de dois sonhos de uma mesma noite, também separados temporalmente, dos quais o segundo terminava com uma polução.
Esse sonho de polução permitiu uma interpretação realizada até os detalhes, com ampla renúncia às contribuições da sonhadora, e a abundância de relações entre os dois conteúdos oníricos permitiu reconhecer que o primeiro sonho exprimia, em representação tímida, a mesma coisa que o segundo, de modo que este, o sonho de polução, ajudou a esclarecer plenamente o primeiro.
Rank discute com todo direito, a partir desse exemplo, a importância dos sonhos de polução para a teoria do sonhar em geral. Mas, segundo minha experiência, nem em todos os casos nos encontramos em condições de reinterpretar clareza ou confusão do sonho como segurança ou dúvida no material do sonho. Mais tarde, terei de revelar o fator ainda não mencionado na formação do sonho, de cuja influência essa escala qualitativa do sonho depende essencialmente.
Em alguns sonhos que mantêm, por certo tempo, uma determinada situação e cena, ocorrem interrupções descritas pelas seguintes palavras: “Mas então é como se fosse ao mesmo tempo outro lugar, e ali acontecesse isto e aquilo.” Aquilo que desse modo interrompe a ação principal do sonho, que depois de algum tempo pode voltar a ser prosseguida, mostra-se no material do sonho como uma oração subordinada, como um pensamento inserido.
A condição nos pensamentos do sonho é representada no sonho pela simultaneidade, se-quando.
Que significa a sensação tão frequente no sonho de movimento inibido, que toca tão de perto a angústia? Quer-se andar e não se sai do lugar, quer-se realizar alguma coisa e depara-se continuamente com obstáculos. O trem quer pôr-se em movimento e não se consegue alcançá-lo; levanta-se a mão para vingar uma ofensa, e ela falha, etc.
Já encontramos essa sensação no sonho nos sonhos de exibição, mas ainda não tentamos seriamente interpretá-la. É cômodo, mas insuficiente, responder que, no sono, existe paralisia motora, que se torna perceptível por meio da sensação mencionada.
Podemos perguntar: por que, então, não se sonha constantemente com movimentos inibidos? E podemos esperar que essa sensação, que no sono pode ser provocada a qualquer momento, sirva a quaisquer fins de representação e só seja despertada pela necessidade dessa representação dada no material do sonho.
O não conseguir realizar algo aparece no sonho nem sempre como sensação, mas também simplesmente como parte do conteúdo do sonho. Considero um caso desse tipo especialmente adequado para nos esclarecer sobre o significado desse requisito onírico. Comunicarei de modo abreviado um sonho em que pareço acusado de desonestidade.
O local é uma mistura de uma clínica privada e vários outros lugares. Um empregado aparece para me chamar a uma investigação. No sonho, sei que algo está faltando e que a investigação ocorre por causa da suspeita de que me apropriei do que foi perdido. A análise mostra que “investigação” deve ser tomada em duplo sentido e inclui exame médico.
Consciente de minha inocência e de minha função de consultor nessa casa, vou tranquilamente com o empregado. À porta, outro empregado nos recebe e diz, apontando para mim: “O senhor trouxe este aqui? Mas ele é um homem decente.” Entro então, sem empregado, em uma grande sala em que há máquinas, que me lembra um inferno com suas tarefas penais infernais.
Vejo, preso a um aparelho, um colega que teria todos os motivos para se preocupar comigo; ele, porém, não me nota. Diz-se então que agora posso ir. Aí não encontro meu chapéu e, no entanto, não posso ir.
A realização de desejo do sonho é manifestamente que sou reconhecido como homem honesto e posso ir; nos pensamentos do sonho deve, portanto, haver toda sorte de material que contenha a contradição contra isso.
Que eu possa ir é o sinal de minha absolvição; se, portanto, o sonho traz no fim um acontecimento que me impede de ir, é natural concluir que, por esse traço, o material suprimido da contradição se faz valer. Não encontrar o chapéu significa, portanto: você não é, afinal, um homem honesto.
O não conseguir realizar algo no sonho é uma expressão da contradição, um “não”, o que corrige, portanto, a afirmação anterior de que o sonho não é capaz de expressar o “não”.(116)
(116) Uma relação com uma vivência infantil resulta, na análise completa, pela seguinte mediação: o mouro cumpriu sua obrigação, o mouro pode ir. E depois a pergunta de brincadeira: que idade tem o mouro quando cumpriu sua obrigação? Um ano; então pode andar. Dizem que trouxe ao mundo tanto cabelo preto e emaranhado que a jovem mãe me declarou um pequeno mouro.
O fato de eu não encontrar o chapéu é uma vivência diurna utilizada em múltiplos sentidos. Nossa criada, genial em guardar coisas, o havia escondido. Também a rejeição de pensamentos tristes de morte se esconde por trás desse fim do sonho: ainda não cumpri minha obrigação por muito tempo; ainda não posso ir.
Nascimento e morte, como no sonho de Goethe e do paralítico ocorrido pouco antes, p. 313.
A inibição onírica.
Em outros sonhos, que contêm o não acontecer do movimento não apenas como situação, mas como sensação, a mesma contradição é expressa de modo mais intenso pela sensação de inibição do movimento: uma vontade à qual uma contravontade se opõe. A sensação de inibição do movimento representa, portanto, um conflito de vontade.
Mais tarde ouviremos que precisamente a paralisia motora no sono pertence às condições fundamentais do processo psíquico durante o sonhar. Ora, o impulso transferido para as vias motoras não é outra coisa senão a vontade, e o fato de estarmos seguros de perceber esse impulso como inibido no sono torna todo o processo extremamente adequado à representação do querer e do “não” que se contrapõe a ele.
Segundo minha explicação da angústia, compreende-se também facilmente que a sensação de inibição da vontade esteja tão próxima da angústia e se ligue a ela com tanta frequência no sonho. A angústia é um impulso libidinal que parte do inconsciente e é inibido pelo pré-consciente. Onde, portanto, no sonho, a sensação de inibição se liga à angústia, deve tratar-se de um querer que um dia foi capaz de desenvolver libido, isto é, de uma moção sexual.
O que significa a declaração judicativa que surge frequentemente durante um sonho: “Mas isto é apenas um sonho”, e a que poder psíquico ela deve ser atribuída, discutirei em outro lugar, ver adiante, p. 350. Adianto aqui que ela deve servir à desvalorização do sonhado.
O problema próximo e interessante de saber o que se expressa quando certo conteúdo, no próprio sonho, é designado como “sonhado”, o enigma do “sonho no sonho”, foi resolvido por W. Stekel, pela análise de alguns exemplos convincentes, em sentido semelhante.
O “sonhado” do sonho deve novamente ser desvalorizado, privado de sua realidade; aquilo que, depois do despertar do “sonho no sonho”, continua a ser sonhado, o desejo do sonho quer colocar no lugar da realidade apagada. Pode-se, portanto, supor que o “sonhado” contém a representação da realidade, a recordação efetiva; o sonho que prossegue, ao contrário, contém a representação do que é apenas desejado pelo sonhador.
A inclusão de certo conteúdo em um “sonho no sonho” equivale, portanto, ao desejo de que aquilo assim designado como sonho não tivesse acontecido. O trabalho do sonho utiliza o próprio sonhar como uma forma de recusa.