e) A representação por símbolos no sonho. Outros sonhos típicos A Interpretação dos Sonhos · Capítulo 26 de 44
Obra Menu

e) A representação por símbolos no sonho. Outros sonhos típicos

e) A representação por símbolos no sonho. Outros sonhos típicos.

Quando se está familiarizado com o amplo emprego da simbólica para a representação de material sexual no sonho, é preciso levantar a pergunta se muitos desses símbolos não aparecem, como os sinais da estenografia, com um significado fixado de uma vez por todas, e então nos vemos diante da tentação de elaborar um novo livro dos sonhos segundo o método cifrado.

Sobre isso, deve-se observar: essa simbólica não pertence propriamente ao sonho, mas ao representar inconsciente, em especial ao representar do povo, e pode ser encontrada de modo mais completo no folclore, nos mitos, nas lendas, nos modos de dizer, na sabedoria proverbial e nos chistes correntes de um povo do que no sonho.

Teríamos, portanto, de ultrapassar de longe a tarefa da interpretação dos sonhos se quiséssemos fazer justiça ao significado do símbolo e discutir os numerosos problemas, em grande parte ainda não resolvidos, que se ligam ao conceito de símbolo.(132)

Limitemo-nos, então, a dizer que a representação por um símbolo pertence às representações indiretas, mas que somos advertidos por toda sorte de indícios a não misturar indiscriminadamente a representação simbólica com as outras espécies de representação indireta, sem que ainda possamos apreender, com clareza conceitual, seus traços distintivos.

Em uma série de casos, o que há de comum entre o símbolo e aquilo propriamente dito, que ele substitui, é evidente; em outros, fica oculto; a escolha do símbolo parece então enigmática. Justamente esses casos devem poder lançar luz sobre o sentido último da relação simbólica; eles indicam que ela é de natureza genética. Aquilo que hoje está ligado simbolicamente foi provavelmente unido, em tempos primitivos, por identidade conceitual e linguística.

A relação simbólica parece ser um resíduo e um sinal de uma antiga identidade. Pode-se observar, nesse ponto, que a comunidade simbólica ultrapassa, em certo número de casos, a comunidade linguística.(133) Uma série de símbolos é tão antiga quanto a própria formação da linguagem; outros, porém, continuam a ser formados no presente, por exemplo o dirigível, o Zeppelin.

(132) Cf. os trabalhos de Bleuler e de seus discípulos de Zurique, Maeder, Abraham e outros, sobre simbólica, e os autores não médicos aos quais eles se referem, Kleinpaul e outros. O que de mais acertado foi dito sobre esse assunto encontra-se no escrito de O. Rank e H. Sachs, Die Bedeutung der Psychoanalyse für die Geisteswissenschaften, 1913, cap. I.

(133) Assim, por exemplo, o navio que navega sobre a água aparece nos sonhos urinários de sonhadores húngaros, embora a essa língua seja estranha a designação “schiffen” para “urinar” (Ferenczi; cf. também p. 271). Nos sonhos de franceses e de outros povos românicos, o quarto serve para a representação simbólica da mulher, embora esses povos não conheçam nada análogo ao alemão “Frauenzimmer”.

Significado geral da simbólica.

O sonho se serve, então, dessa simbólica para a representação disfarçada de seus pensamentos latentes. Entre os símbolos assim empregados há, sem dúvida, muitos que regularmente, ou quase regularmente, querem significar a mesma coisa.

Apenas convém ter em mente a peculiar plasticidade do material psíquico. Muitas vezes, um símbolo no conteúdo do sonho não deve ser interpretado simbolicamente, mas em seu sentido próprio; em outras ocasiões, um sonhador pode criar, a partir de material mnêmico especial, o direito de usar como símbolo sexual toda sorte de coisas que não são usadas assim de modo geral.

Quando há vários símbolos disponíveis para a representação de um conteúdo, o sonhador escolherá aquele símbolo que, além disso, apresente relações de coisa com seu outro material de pensamento, permitindo, ao lado da motivação típica, também uma motivação individual. Se as pesquisas mais recentes sobre o sonho, desde Scherner, tornaram inevitável o reconhecimento da simbólica do sonho, se até H. Ellis confessa que não é possível duvidar de que nossos sonhos estejam cheios de simbólica, deve-se admitir, no entanto, que a tarefa de uma interpretação dos sonhos não se torna apenas mais fácil, mas também mais difícil pela existência dos símbolos no sonho.

A técnica da interpretação segundo as associações livres do sonhador costuma deixar-nos na mão diante dos elementos simbólicos do conteúdo do sonho; um retorno ao arbítrio do intérprete, tal como foi praticado na Antiguidade e parece renascer nas interpretações desenfreadas de Stekel, fica excluído por motivos de crítica científica.

Assim, os elementos presentes no conteúdo do sonho que devem ser compreendidos simbolicamente nos obrigam a uma técnica combinada, que se apoia, de um lado, nas associações do sonhador, e de outro completa o que falta pelo entendimento simbólico do intérprete. Prudência crítica na resolução dos símbolos e estudo cuidadoso deles em exemplos de sonho especialmente transparentes devem convergir para afastar a acusação de arbitrariedade na interpretação dos sonhos.

As incertezas que ainda se prendem à nossa atividade como intérpretes do sonho provêm, em parte, de nosso conhecimento imperfeito, que poderá ser progressivamente elevado por um aprofundamento ulterior; em outra parte, dependem justamente de certas propriedades dos símbolos oníricos. Eles são muitas vezes plurívocos e multívocos, de modo que, como na escrita chinesa, é apenas o contexto que torna possível a concepção correta em cada caso.

A essa multivocidade dos símbolos associa-se então a aptidão do sonho para admitir superinterpretações, para representar em um só conteúdo formações de pensamento e moções de desejo diversas, muitas vezes bastante diferentes por sua natureza.

Exemplos de símbolos típicos.

Depois dessas restrições e reservas, passo a mencionar: o imperador e a imperatriz, rei e rainha, representam de fato, na maior parte das vezes, os pais do sonhador; príncipe ou princesa é ele próprio. Todos os objetos que se estendem em comprimento, bastões, troncos de árvores, guarda-chuvas, por causa do abrir-se comparável à ereção, todas as armas compridas e cortantes, facas, punhais, lanças, querem representar o membro masculino. Um símbolo frequente dele, não muito compreensível, é a lixa de unha, talvez pelo esfregar e raspar.

Caixas, caixinhas, cofres, armários, fornos correspondem ao corpo feminino. Os quartos no sonho são, na maioria das vezes, quartos de mulher, mulheres; a descrição de suas diversas entradas e saídas não contraria de modo algum essa interpretação. O interesse em saber se o quarto está “aberto” ou “fechado” torna-se facilmente compreensível nesse contexto. Cf. o sonho de Dora no “Fragmento de uma análise de histeria”.

Não é preciso dizer expressamente qual chave abre o quarto; a simbólica de fechadura e chave serviu a Uhland, na canção do “Conde Eberstein”, para o gracejo obsceno mais encantador. O sonho de atravessar uma enfiada de quartos é um sonho de bordel ou de harém. Mas, como H. Sachs mostrou em belos exemplos, ele também é usado para a representação do casamento, por contraste.

Escadas, escadarias, degraus, assim como subir por eles, tanto para cima quanto para baixo, são representações simbólicas do ato sexual.(134) Paredes lisas pelas quais se escala, fachadas de casas pelas quais a pessoa se deixa descer, frequentemente com forte angústia, correspondem a corpos humanos eretos; provavelmente repetem no sonho a lembrança da criança pequena que sobe pelo corpo dos pais e cuidadores. As paredes “lisas” são homens; nas “saliências” das casas, não raro, a pessoa se agarra na angústia do sonho.

Mesas, mesas postas e tábuas são igualmente mulheres, talvez por contraste, pois aqui se anulam as convexidades do corpo. “Madeira”, de modo geral, parece ser, por suas relações linguísticas, uma representante da substância feminina, da matéria. O nome da ilha Madeira significa, em português, madeira. Como “mesa e cama” constituem o casamento, no sonho a primeira é frequentemente posta no lugar da segunda e, na medida do possível, o complexo de representações sexuais é transposto para o complexo da comida.

Entre as peças de vestuário, o chapéu de uma mulher é muitas vezes interpretável com segurança como genitália, e precisamente como a do homem. O mesmo vale para o manto, deixando em suspenso qual parcela dessa utilização simbólica cabe à semelhança sonora da palavra. Nos sonhos de homens encontra-se frequentemente a gravata como símbolo do pênis, talvez não apenas porque ela pende longamente e é característica do homem, mas também porque se pode escolhê-la conforme a vontade, liberdade que, no caso daquilo que esse símbolo propriamente substitui, é recusada pela natureza.(135) Pessoas que utilizam esse símbolo no sonho muitas vezes cultivam, na vida, grande luxo com gravatas e possuem verdadeiras coleções delas.

Todas as máquinas e aparelhos complicados dos sonhos são, com grande probabilidade, genitálias, em cuja descrição a simbólica do sonho se mostra tão infatigável quanto o trabalho do chiste. Do mesmo modo, muitas paisagens dos sonhos, especialmente aquelas com pontes ou com montes arborizados, podem ser reconhecidas sem dificuldade como descrições genitais.

Marcinowski reuniu uma série de exemplos em que os sonhadores esclareciam seus sonhos por desenhos que deveriam representar as paisagens e os espaços neles ocorridos. Esses desenhos tornam muito clara a diferença entre significado manifesto e significado latente no sonho. Quando observados sem suspeita, parecem trazer plantas, mapas e coisas semelhantes; sob investigação mais detida, revelam-se como representações do corpo humano, das genitálias etc., e só depois dessa concepção tornam possível a compreensão do sonho. Cf. a esse respeito os trabalhos de Pfister sobre criptografia e imagens enigmáticas.

Também se deve pensar, diante de formações verbais incompreensíveis, em uma composição a partir de componentes de significado sexual. Crianças, no sonho, muitas vezes não significam outra coisa senão genitálias, assim como homens e mulheres costumam chamar carinhosamente sua genitália de seu “pequeno”. Brincar com uma criança pequena, bater no pequeno e coisas semelhantes são frequentemente representações oníricas da masturbação.

Como símbolo onírico muito recente da genitália masculina, deve-se mencionar o dirigível, que justifica essa utilização tanto por sua relação com o voar quanto, ocasionalmente, por sua forma. Stekel indicou e documentou por exemplos uma série de outros símbolos, alguns deles ainda não suficientemente verificados. Os escritos de Stekel, sobretudo seu livro “A linguagem do sonho”, contêm a mais rica coleção de resoluções simbólicas, em parte adivinhadas com agudeza e confirmadas como corretas no exame posterior, por exemplo no capítulo sobre a simbólica da morte. A crítica insuficiente do autor e sua inclinação a generalizações a qualquer preço tornam outras de suas interpretações duvidosas ou inutilizáveis, de modo que se recomenda extrema cautela no uso desses trabalhos. Por isso me limito a destacar poucos exemplos.

(134) Repito aqui o que declarei em outro lugar, em “As chances futuras da terapia psicanalítica”, Zentralbl. f. Psychoanalyse I, n. 1/2, 1910: “Há algum tempo, chegou a meu conhecimento que um psicólogo distante de nós se dirigiu a um de nós com a observação de que certamente superestimávamos o significado sexual secreto dos sonhos. Seu sonho mais frequente era subir uma escada, e certamente não haveria nada de sexual por trás disso. Alertados por essa objeção, prestamos atenção à ocorrência de escadas, degraus e escadarias no sonho e logo pudemos constatar que a escada, e tudo o que lhe é análogo, representa um símbolo seguro do coito.

O fundamento da comparação não é difícil de encontrar: em intervalos rítmicos, com dispneia crescente, chega-se a uma altura e pode-se então estar novamente embaixo com alguns saltos rápidos. Assim, o ritmo do coito se reencontra no subir escadas. Não esqueçamos de recorrer ao uso linguístico. Ele nos mostra que “subir” é usado sem dificuldade como designação substitutiva da ação sexual. Costuma-se dizer que o homem é um “subidor”, “anda subindo atrás”. Em francês, o degrau da escada se chama la marche; “un vieux marcheur” coincide inteiramente com nosso “um velho subidor”.

(135) Cf. no Zbl. für Ps.-A. II, 675, o desenho de uma maníaca de dezenove anos: um homem com uma serpente como gravata, que se volta para uma moça. Além disso, a história “O pudico” (Anthrop. VI, 334): uma dama entrou numa sala de banho e lá se encontrava um senhor que mal conseguia vestir a camisa; ele ficou muito envergonhado, mas imediatamente cobriu o pescoço com a parte dianteira da camisa e disse: “Peço desculpas, estou sem gravata”.

Direita e esquerda, segundo Stekel, devem ser entendidas eticamente no sonho. “O caminho da direita significa sempre o caminho do direito; o da esquerda, o do crime. Assim, a esquerda pode representar homossexualidade, incesto, perversão; a direita, o casamento, a relação com uma prostituta etc. Sempre avaliado segundo o ponto de vista moral individual do sonhador” (l. c., p. 466).

Os parentes, de modo geral, desempenham no sonho sobretudo o papel de genitálias (p. 473). Nessa acepção, só posso confirmar o filho, a filha, a irmã mais nova, na medida em que se estende, portanto, o campo de aplicação do “pequeno”.

Não alcançar um veículo é resolvido por Stekel como o pesar por uma diferença de idade que não se pode alcançar (p. 479). A bagagem com que se viaja seria o fardo de pecados que oprime a pessoa (ibid.). Justamente a bagagem de viagem, porém, revela-se frequentemente como símbolo inequívoco das próprias genitálias.

Também aos números que frequentemente aparecem em sonhos Stekel atribuiu significados simbólicos fixos, mas essas resoluções não parecem suficientemente asseguradas nem universalmente válidas, embora a interpretação, no caso particular, possa geralmente ser reconhecida como provável. O número três, aliás, é um símbolo da genitália masculina assegurado por vários lados.

Uma das generalizações que Stekel estabelece refere-se ao duplo sentido dos símbolos genitais: “Onde haveria um símbolo que, se a fantasia ao menos o permitir, não pudesse ser usado ao mesmo tempo de maneira masculina e feminina?” A frase intercalada, contudo, retira muito da segurança dessa afirmação, pois a fantasia nem sempre o permite.

Não considero supérfluo declarar que, segundo minha experiência, a frase geral de Stekel deve ceder diante do reconhecimento de uma variedade maior. Além de símbolos que representam com igual frequência a genitália masculina e a feminina, há aqueles que designam predominantemente, ou quase exclusivamente, um dos sexos, e ainda outros dos quais só se conhece o significado masculino ou apenas o feminino. Usar objetos longos e firmes e armas como símbolos da genitália feminina, ou objetos ocos, caixas, caixinhas, latas etc., como símbolos da masculina, simplesmente não é permitido pela fantasia.

É verdade que a inclinação do sonho e das fantasias inconscientes a empregar os símbolos sexuais de modo bissexual denuncia um traço arcaico, pois na infância a diferença das genitálias é desconhecida, e a ambos os sexos se atribui a mesma genitália. Essas indicações em alto grau incompletas podem bastar para estimular outros a um trabalho de coleta mais cuidadoso.(136)

(136) Apesar de toda a diferença entre a concepção de Scherner sobre a simbólica do sonho e a aqui desenvolvida, devo destacar que Scherner deve ser reconhecido como o verdadeiro descobridor da simbólica no sonho, e que as experiências da psicanálise trouxeram honra, posteriormente, a seu livro publicado cerca de cinquenta anos antes e tido por fantástico.

Exemplos de simbólica sexual. O chapéu.

Acrescentarei agora alguns exemplos da utilização desses símbolos em sonhos. Eles devem mostrar como se torna impossível chegar à interpretação do sonho quando nos fechamos à simbólica do sonho, e como ela se impõe de modo inevitável em muitos casos.

1. O chapéu como símbolo do homem, isto é, da genitália masculina.(137)

Fragmento do sonho de uma jovem mulher agorafóbica em consequência de angústia de tentação.

(137) De “Adendos à interpretação dos sonhos”, Zentralblatt für Psychoanalyse I, n. 5/6, 1911.

“Ando no verão pela rua, usando um chapéu de palha de forma peculiar, cuja parte central está dobrada para cima e cujas partes laterais pendem para baixo, descrição aqui hesitante, de tal modo que um lado fica mais baixo que o outro. Estou alegre e em disposição segura, e, ao passar por um grupo de jovens oficiais, penso comigo: todos vocês nada podem contra mim.”

Como ela não consegue produzir nenhuma associação para o chapéu no sonho, digo-lhe: o chapéu provavelmente é uma genitália masculina, com sua parte central erguida e as duas partes laterais pendentes. Que o chapéu deva ser um homem talvez seja estranho, mas também se diz: “entrar sob a touca”, casar-se.

Abstenho-me de propósito de interpretar aquele detalhe da desigualdade com que pendem as duas partes laterais, embora justamente tais pormenores, em sua determinação, devam abrir o caminho à interpretação. Prossigo: se ela tem um homem com uma genitália tão magnífica, não precisa temer os oficiais, isto é, não precisa desejar nada deles, pois, de modo essencial, são suas fantasias de tentação que a impedem de andar sem proteção e sem acompanhamento. Essa última explicação de sua angústia eu já pudera dar-lhe repetidas vezes, com base em outro material.

É muito notável como a sonhadora se comporta depois dessa interpretação. Ela retira a descrição do chapéu e diz não ter dito que as duas partes laterais pendiam para baixo. Estou seguro demais do que ouvi para me deixar abalar, e insisto. Ela permanece calada por um momento e então encontra coragem para perguntar o que significa que, em seu marido, um testículo esteja mais baixo que o outro, e se isso ocorre com todos os homens. Com isso, estava esclarecido esse estranho detalhe do chapéu, e toda a interpretação foi aceita por ela.

O símbolo do chapéu já me era conhecido havia muito tempo quando a paciente me comunicou esse sonho. A partir de outros casos, embora menos transparentes, acreditei poder concluir que o chapéu também pode representar uma genitália feminina.(138)

(138) Cf. um exemplo desse tipo na comunicação de Kirchgraber (Zentralbl. f. Ps.-A. III, 1912, p. 95). Stekel (Jahrbuch, vol. I, p. 475) comunica um sonho no qual o chapéu com a pena torta no meio simboliza o homem impotente.

O “pequeno” como símbolo sexual.

2. O pequeno é a genitália. Ser atropelado é um símbolo da relação sexual.

Outro sonho da mesma paciente agorafóbica.

“Sua mãe manda sua pequena filha embora, para que ela tenha de ir sozinha. Depois ela viaja com a mãe de trem e vê sua pequena caminhar diretamente sobre os trilhos, de modo que ela deve ser atropelada. Ouvem-se os ossos estalarem, nisso há uma sensação desagradável, mas não propriamente terror. Depois ela olha pela janela do vagão para ver se não se veem atrás as partes. Então censura sua mãe por ter deixado a pequena ir sozinha.”

Análise. A interpretação completa do sonho não é fácil de dar aqui. Ele vem de um ciclo de sonhos e só pode ser compreendido plenamente em conexão com esses outros. Não é fácil isolar de modo suficiente o material necessário à prova da simbólica.

A doente considera primeiro que a viagem de trem deve ser interpretada historicamente, como alusão a uma viagem de saída de um sanatório, por cujo diretor, naturalmente, estivera apaixonada. A mãe a buscou de lá; o médico apareceu na estação e entregou-lhe um buquê de flores na despedida; era-lhe desagradável que a mãe tivesse de ser testemunha dessa homenagem. Aqui, portanto, a mãe aparece como perturbadora de seus esforços amorosos, papel que realmente coubera à mulher severa durante seus anos de moça.

A associação seguinte refere-se à frase: ela olha para ver se não se veem atrás as partes. Na fachada do sonho, seria preciso pensar naturalmente nas partes da filhinha atropelada e esmagada. A associação, porém, aponta para uma direção inteiramente diversa. Ela recorda que uma vez vira o pai nu no banheiro, de costas, passa a falar das diferenças sexuais e destaca que no homem ainda se pode ver a genitália por trás, enquanto na mulher não. Nesse contexto, interpreta então, ela mesma, que a pequena é a genitália; sua pequena, ela tem uma filha de quatro anos, é sua própria genitália.

Ela censura a mãe por ter exigido que ela vivesse como se não tivesse genitália, e encontra esse reproche na frase introdutória do sonho: a mãe mandou sua pequena embora, para que ela tivesse de ir sozinha. Em sua fantasia, ir sozinha pela rua significa não ter homem, não ter relação sexual, coire = andar junto, e disso ela não gosta. Segundo todas as suas indicações, ela de fato sofreu, quando moça, sob o ciúme da mãe, em consequência de sua preferência pelo pai.

A interpretação mais profunda desse sonho resulta de outro sonho da mesma noite, no qual ela se identifica com seu irmão. Ela fora realmente uma menina moleque, e ouvira muitas vezes que nela se perdera um menino. Por essa identificação com o irmão, torna-se especialmente claro que o “pequeno” significa a genitália. A mãe ameaça-o, ou ameaça-a, com a castração, que só pode ser castigo por brincar com o membro, e assim a identificação mostra que ela própria se masturbara quando criança, embora sua lembrança até então tivesse conservado isso apenas em relação ao irmão.

Segundo as indicações desse segundo sonho, ela deve ter adquirido, muito cedo, um conhecimento da genitália masculina, conhecimento que depois se perdeu para ela. Além disso, o segundo sonho aponta para a teoria sexual infantil segundo a qual as meninas se originam de meninos por castração. Depois que lhe apresento essa opinião infantil, ela logo encontra uma confirmação disso na anedota em que o menino pergunta à menina: Cortado? Ao que a menina responde: Não, sempre foi assim.

O mandar embora a pequena, a genitália, no primeiro sonho, refere-se também, portanto, à ameaça de castração. Por fim, ela guarda rancor da mãe por não a ter feito nascer menino. Que “ser atropelado” simbolize relação sexual não se tornaria evidente a partir desse sonho se não o soubéssemos com segurança por numerosas outras fontes.

3. Representação da genitália por edifícios, escadas, poços.

Sonho de um jovem inibido por seu complexo paterno.

“Ele passeia com o pai em um lugar que certamente é o Prater, pois se vê a Rotunda e, diante dela, uma construção menor à qual está preso um balão cativo, que, porém, parece bastante murcho. Seu pai pergunta para que serve tudo isso; ele se admira, mas lhe explica. Depois eles chegam a um pátio no qual está estendida uma grande chapa de metal. Seu pai quer arrancar um grande pedaço dela, mas antes olha ao redor para ver se alguém poderia notar. Ele lhe diz que basta dizer ao fiscal, e então poderá tirar sem mais. Desse pátio, uma escada desce para um poço, cujas paredes são acolchoadas com maciez, mais ou menos como uma poltrona de couro. No fim desse poço há uma plataforma mais longa, e então começa um novo poço...”

Análise. Esse sonhador pertencia a um tipo de doentes terapeuticamente pouco favorável, que até certo ponto da análise não oferecem nenhuma resistência, mas daí em diante se tornam quase inacessíveis. Esse sonho ele interpretou quase sozinho.

A Rotunda, disse ele, é minha genitália; o balão cativo diante dela, meu pênis, de cuja flacidez tenho de me queixar. Pode-se então traduzir de modo mais preciso: a Rotunda seria as nádegas, que a criança regularmente inclui na genitália; a construção menor diante dela, o escroto. No sonho, o pai lhe pergunta o que é tudo aquilo, isto é, pergunta pelo objetivo e pela função das genitálias. É natural inverter esse estado de coisas, de modo que ele seja a parte que pergunta.

Como uma pergunta dessas ao pai nunca ocorreu na realidade, é preciso entender o pensamento do sonho como desejo, ou talvez tomá-lo condicionalmente: “Se eu tivesse pedido ao pai esclarecimento sexual.” Logo encontraremos, em outro lugar, a continuação desse pensamento.

Construções simbólicas. Paisagens.

O pátio em que está estendida a chapa de metal não deve ser tomado em primeira linha como simbólico, mas provém do estabelecimento comercial do pai. Por discrição, substituí por “chapa de metal” o outro material com que o pai negocia, sem mudar nada mais na redação do sonho. O sonhador entrou no negócio do pai e ficou enormemente chocado com as práticas pouco corretas nas quais se baseia boa parte do lucro. Por isso a continuação daquele pensamento do sonho deve soar assim: “Se eu lhe tivesse perguntado, ele me teria enganado, como engana seus clientes.”

Para o arrancar, que serve à representação da desonestidade comercial, o próprio sonhador dá a segunda explicação: significa a masturbação. Isso não apenas nos é conhecido há muito tempo, cf. acima p. 259, como também concorda muito bem com o fato de que o segredo da masturbação é expresso pelo contrário, pois se pode fazê-la abertamente. Corresponde então a todas as expectativas que a atividade masturbatória seja novamente deslocada para o pai, assim como a pergunta na primeira cena do sonho.

O poço ele logo interpreta, com referência ao acolchoamento macio das paredes, como vagina. Que o descer, assim como em outros casos o subir, queira descrever a relação de coito na vagina, insiro a partir de outro conhecimento, cf. minha observação no Zentralblatt f. Psychoanalyse, I, 1, 1910, ver acima, p. 262, nota.

Os detalhes de que ao primeiro poço se segue uma plataforma mais longa e depois um novo poço são explicados por ele mesmo biograficamente. Ele praticou coito por algum tempo, depois abandonou a relação em consequência de inibições e agora espera poder retomá-la com o auxílio do tratamento.

O sonho, porém, torna-se mais indistinto no fim, e para quem conhece o assunto parece plausível que, já na segunda cena do sonho, se faça sentir a influência de outro tema, para o qual apontam o negócio do pai, seu procedimento enganoso e a primeira vagina representada como poço, de modo que se poderia supor uma relação com a mãe.

4. A genitália masculina simbolizada por pessoas, a feminina por uma paisagem.

Sonho de uma mulher do povo, cujo marido é guarda, comunicado por B. Dattner.

“... Então alguém teria arrombado o apartamento, e ela, angustiada, chamou por um guarda. Este, porém, entrou amigavelmente com dois vagabundos em uma igreja,(139) à qual conduziam vários degraus;(140) atrás da igreja havia uma montanha,(141) e lá em cima uma floresta densa.(142) O guarda trazia capacete, gorjal e manto.(143) Tinha uma barba cheia e castanha. Os dois vagabundos que caminhavam pacificamente com o guarda usavam aventais amarrados em forma de saco ao redor dos quadris.(144) Diante da igreja, um caminho levava à montanha. Ele era margeado de ambos os lados por grama e moitas, que ficavam cada vez mais densas e, no alto da montanha, se transformavam numa verdadeira floresta.”

(139) Ou capela = vagina.

(140) Símbolo do coito.

(141) Mons veneris.

(142) Crines pubis.

(143) Demônios com mantos e capuzes são de natureza fálica, segundo o esclarecimento de um especialista.

(144) As duas metades do escroto.

5. Sobre a simbólica urinária.

Os desenhos aqui reproduzidos provêm de uma série de imagens que Ferenczi encontrou em uma revista humorística húngara, “Fidibusz”, e reconheceu como úteis para a ilustração da teoria dos sonhos. O. Rank já utilizou, em seu trabalho sobre a estratificação simbólica no sonho de despertar etc., p. 99, a folha ao lado, intitulada “Sonho da babá francesa”.

Só a última imagem, que contém o despertar da babá em consequência do choro da criança, mostra-nos que as sete anteriores representam as fases de um sonho. A primeira imagem reconhece o estímulo que deveria levar ao despertar. O menino manifestou uma necessidade e exige a ajuda correspondente.

O sonho, porém, troca a situação do quarto pela de um passeio. Na segunda imagem, ela já colocou o menino em uma esquina da rua; ele urina, e ela pode continuar dormindo. Mas o estímulo de despertar persiste, e ainda se intensifica; o menino, que se vê sem atenção, grita cada vez mais forte. Quanto mais urgentemente ele exige o despertar e a assistência de sua babá, mais o sonho desta intensifica sua garantia de que tudo está em ordem e de que ela não precisa despertar. Ao fazê-lo, traduz o estímulo de despertar nas dimensões do símbolo. O jato de água que o menino urinando fornece torna-se cada vez mais poderoso. Na quarta imagem já carrega uma canoa, depois uma gôndola, um veleiro, por fim um grande navio a vapor! A luta entre a obstinada necessidade de dormir e o incansável estímulo de despertar está aqui figurada do modo mais espirituoso por um artista travesso.

[Ilustração]

6. Um sonho de escada.

Comunicado e interpretado por Otto Rank.

Ao mesmo colega de quem provém o sonho de estímulo dentário citado abaixo, p. 281 e seg., nota, devo o seguinte sonho de polução, igualmente transparente:

“Corro no vão da escada atrás de uma menina pequena que me fez alguma coisa, para castigá-la. Lá embaixo, no fim da escada, alguém, uma pessoa feminina adulta?, detém a criança para mim; eu a agarro, mas não sei se bati nela, pois de repente me encontro no meio da escada, onde pratico coito com a criança, como que no ar. Na verdade não era um coito, mas eu apenas esfregava minha genitália em sua genitália externa, e via com extrema nitidez tanto isso quanto sua cabeça deitada de lado para trás.

Durante o ato sexual, vi, à minha esquerda e acima de mim, também como que no ar, dois pequenos quadros pendurados, paisagens que representavam uma casa no verde. No menor deles, estava embaixo, no lugar da assinatura do pintor, meu próprio prenome, como se fosse destinado a mim como presente de aniversário. Depois havia ainda diante dos dois quadros um bilhete em que se lia que quadros mais baratos também estavam disponíveis; vejo-me então, muito indistintamente, como antes, deitado na cama no patamar superior da escada, e desperto pela sensação de umidade proveniente da polução ocorrida.”

Interpretação: o sonhador estivera, na noite do dia do sonho, na loja de um livreiro, onde, enquanto esperava, examinou alguns dos quadros expostos, que apresentavam motivos semelhantes aos dos quadros do sonho. Aproximou-se de um quadrinho que lhe agradara especialmente e procurou o nome do pintor, que lhe era, porém, totalmente desconhecido.

Na mesma noite, mais tarde, em companhia, ouviu contar de uma criada boêmia que se gabava de que seu filho ilegítimo fora “feito na escada”. O sonhador perguntou pelos detalhes desse acontecimento incomum e soube que a criada fora com o amante à casa de seus pais, onde não havia oportunidade para relação sexual, e que o homem excitado realizara o coito na escada. O sonhador observou então, em alusão jocosa à expressão maldosa para adulteração de vinho, que a criança havia realmente “crescido na escada da adega”.

Essas são as conexões diurnas, muito ostensivamente representadas no conteúdo do sonho e reproduzidas sem dificuldade pelo sonhador. Com igual facilidade, porém, ele produz um antigo fragmento de lembrança infantil, também utilizado no sonho. O vão da escada é o daquela casa em que passou a maior parte de seus anos de criança e onde, em especial, teve o primeiro contato consciente com os problemas sexuais.

Nesse vão da escada brincara muitas vezes e, entre outras coisas, escorregara montado no corrimão, sentindo nisso excitação sexual. No sonho, apressa-se também extraordinariamente pela escada abaixo, tão depressa que, segundo sua própria indicação nítida, nem sequer toca os degraus isolados, mas, como se costuma dizer, “voa” escada abaixo ou desliza.

Em relação à vivência infantil, esse início do sonho parece representar o momento da excitação sexual. Nesse vão de escada e no apartamento correspondente, o sonhador também havia praticado, muitas vezes, brincadeiras sexuais de luta com crianças da vizinhança, satisfazendo-se de modo semelhante ao que ocorre no sonho.

Sonhos de escada.

Quando se sabe, pelas pesquisas de Freud sobre a simbólica sexual, ver Zentralblatt f. Ps.-A., caderno 1, p. 2 e seg., que a escada e o subir escadas no sonho simbolizam quase regularmente o coito, o sonho se torna inteiramente transparente. Sua força propulsora, como também mostra seu efeito, a polução, é de natureza puramente libidinosa.

No estado de sono, desperta a excitação sexual, representada no sonho pela descida apressada, pelo deslizar, pela escada; sua parcela sádica, com base nas brincadeiras de luta, é indicada pela perseguição e dominação da criança. A excitação libidinosa se intensifica e impele à ação sexual, representada no sonho pelo agarrar da criança e seu transporte para o meio da escada. Até esse ponto, o sonho seria puramente sexual-simbólico e totalmente obscuro para o intérprete pouco exercitado. Mas a satisfação simbólica, que teria assegurado o repouso do sono, não basta à excitação libidinosa demasiado forte. A excitação leva ao orgasmo, e com isso toda a simbólica da escada como representação do coito é desmascarada.

Quando Freud destaca como uma das razões para a utilização sexual do símbolo da escada o caráter rítmico de ambas as ações, esse sonho parece falar de modo especialmente nítido a favor disso, pois, segundo declaração expressa do sonhador, a rítmica de seu ato sexual, o esfregar para cima e para baixo, foi o elemento mais nitidamente marcado em todo o sonho.

Ainda uma observação sobre os dois quadros, que, à parte seu significado real, também valem, em sentido simbólico, como “imagens de mulher”, o que já se evidencia pelo fato de tratar-se de um quadro grande e um pequeno, assim como no conteúdo do sonho há uma menina grande, adulta, e uma pequena. O fato de que também estejam disponíveis quadros mais baratos leva ao complexo da prostituta; por outro lado, o prenome do sonhador no pequeno quadro e o pensamento de que ele se destinava a ele como presente de aniversário apontam para o complexo parental, nascer na escada = ser gerado no coito.

A cena final indistinta, na qual o sonhador vê a si mesmo deitado na cama, lá em cima no patamar, e sente umidade, parece remeter, para além da masturbação infantil, ainda mais longe na infância, tendo provavelmente como modelo cenas igualmente prazerosas de enurese noturna.

7. Um sonho de escada modificado.

Faço a um de meus pacientes, um abstinente gravemente doente cuja fantasia está fixada na mãe e que repetidas vezes sonhou subir escadas acompanhado pela mãe, a observação de que a masturbação moderada provavelmente lhe faria menos mal do que sua abstinência forçada.

Essa influência provoca o seguinte sonho: “Seu professor de piano o censura por ele negligenciar o estudo do piano e não praticar os estudos de Moscheles nem o Gradus ad Parnassum de Clementi.” Ele observa a esse respeito que o Gradus também é uma escada, e que o próprio teclado é uma escada, porque contém uma escala. Pode-se dizer que não há círculo de representações que se recuse à representação de fatos e desejos sexuais.

Seja aqui intercalado um sonho cuja bela simbólica permitiu uma interpretação com pequena ajuda da sonhadora.

8. “Sobre a questão da simbólica nos sonhos de pessoas saudáveis”.(145)

(145) Alfred Robitsek, no Zentralblatt f. Ps.-A. II, 1911, p. 340.

“Uma objeção frequentemente levantada pelos adversários da psicanálise, ultimamente também por Havelock Ellis,(146) afirma que talvez a simbólica do sonho seja produto da psique neurótica, mas de modo algum tenha validade para a normalidade. Ora, enquanto a pesquisa psicanalítica não reconhece, entre vida anímica normal e neurótica, diferenças de princípio, mas apenas quantitativas, a análise dos sonhos, nos quais tanto em pessoas saudáveis quanto em doentes atuam os complexos recalcados, mostra a plena identidade dos mecanismos, bem como da simbólica. Sim, os sonhos espontâneos das pessoas saudáveis muitas vezes contêm uma simbólica muito mais simples, mais transparente e mais característica do que os sonhos de pessoas neuróticas, nos quais ela frequentemente se mostra penosa, obscura e difícil de interpretar em consequência da censura mais fortemente atuante e da deformação do sonho daí resultante. O sonho comunicado a seguir serve para ilustrar esse fato. Ele provém de uma moça não neurótica, de natureza antes pudica e reservada; no curso da conversa, fico sabendo que ela está noiva, mas que se opõem ao casamento obstáculos que podem retardá-lo.

Ela me conta espontaneamente o seguinte sonho: “I arrange the centre of a table with flowers for a birthday.” (“Arrumo o centro de uma mesa com flores para um aniversário.”) Ao ser interrogada, informa que no sonho estava como que em sua casa, que atualmente não possui, e sentira uma sensação de felicidade.

(146) “The World of Dreams”, Londres, 1911, p. 168.

A simbólica “popular” permite-me traduzir o sonho. Ele é a expressão de seus desejos de noiva: a mesa com o centro floral é simbólica dela própria e da genitália; ela representa seus desejos de futuro realizados, ao ocupar-se já com o pensamento do nascimento de uma criança; portanto, o casamento há muito ficou para trás.

Chamo sua atenção para o fato de que “the centre of a table” é uma expressão incomum, o que ela admite, mas aqui, naturalmente, não posso perguntar mais diretamente. Evitei com cuidado sugerir-lhe o significado dos símbolos e apenas perguntei o que lhe ocorria em relação às partes isoladas do sonho. Sua reserva cedeu, no curso da análise, a um claro interesse pela interpretação e a uma abertura que a seriedade da conversa tornou possível.

À minha pergunta sobre que flores eram, respondeu primeiro: “expensive flowers; one has to pay for them” (“flores caras; é preciso pagar por elas”); depois, que eram “lilies of the valley, violets and pinks or carnations” (“lírios-do-vale, literalmente lírios do vale, violetas e cravos”). Supus que a palavra lírio aparecesse nesse sonho em seu significado popular como símbolo de castidade; ela confirmou essa suposição ao lhe ocorrer, para “lily”, “purity”, pureza. “Valley”, o vale, é um símbolo onírico feminino frequente; assim, o encontro casual dos dois símbolos no nome inglês do lírio-do-vale é usado pela simbólica do sonho para acentuar sua preciosa virgindade, “expensive flowers, one has to pay for them”, e para expressar a expectativa de que o homem saberá apreciar seu valor. A observação “expensive flowers etc.” tem, como se verá, um significado diferente em cada um dos três símbolos florais.

Procurei explicar-me o sentido secreto das aparentemente bastante assexuais “violets”, violetas, com uma relação inconsciente, que me pareceu bastante ousada, com o francês “viol”. Para minha surpresa, a sonhadora associou “violate”, a palavra inglesa para violentar, estuprar.

A grande semelhança verbal casual entre violet e violate, que na pronúncia inglesa só diferem pela acentuação da última sílaba, é usada pelo sonho para expressar “por meio das flores” o pensamento da violência da defloração, palavra que também utiliza a simbólica floral, e talvez também um traço masoquista da moça. Um belo exemplo das pontes verbais pelas quais passam os caminhos para o inconsciente. “One has to pay for them” significa aqui o sofrimento com que ela deve pagar o tornar-se mulher e mãe.

No caso de “pinks”, que depois ela chama de “carnations”, chama-me atenção a relação dessa palavra com o “carnal”. Sua associação a isso foi, porém, “colour”, cor. Acrescentou que carnations são as flores que seu noivo lhe dá frequentemente e em grandes quantidades. No fim da conversa, confessa de repente, espontaneamente, que não me dissera a verdade; o que lhe ocorrera não fora “colour”, mas “incarnation”, encarnação, palavra que eu havia esperado. Aliás, “colour”, como associação, tampouco é distante, mas determinada pelo significado de carnation, cor de carne, e portanto pelo complexo.

Essa falta de sinceridade mostra que a resistência era maior nesse ponto, correspondendo ao fato de que ali a simbólica era mais transparente, e a luta entre libido e recalque mais forte, nesse tema fálico. A observação de que essas flores eram presentes frequentes do noivo é, ao lado do duplo significado de carnation, uma indicação suplementar de seu sentido fálico no sonho.

A ocasião diurna do presente de flores é utilizada para expressar o pensamento de presente sexual e contrapresente: ela presenteia sua virgindade e espera por isso uma rica vida amorosa. Também aqui “expensive flowers, one has to pay for them” deve ter um significado provavelmente financeiro. A simbólica floral do sonho contém, portanto, o virginal-feminino, o símbolo masculino e a referência à defloração violenta.

Assinale-se que essa simbólica sexual das flores, também muito difundida em outros lugares, simboliza os órgãos sexuais humanos pelas flores, os órgãos sexuais das plantas; o ato de presentear flores entre amantes talvez tenha, de modo geral, esse significado inconsciente.

O aniversário que ela prepara no sonho provavelmente significa o nascimento de uma criança. Ela se identifica com o noivo, representa-o preparando-a para um nascimento, isto é, praticando coito. O pensamento latente poderia dizer: se eu fosse ele, não esperaria, mas defloraria a noiva sem lhe perguntar, usaria violência; é isso que o violate também indica. Assim, também se expressa o componente sádico da libido. Em uma camada mais profunda do sonho, o “I arrange etc.” deve ter um significado autoerótico, isto é, infantil.

Ela tem também uma percepção, possível apenas no sonho, de sua pobreza corporal: vê-se plana como uma mesa; tanto mais se acentua o valor precioso do “centre”, que ela outra vez chama de “a centre piece of flowers”, sua virgindade. Também a horizontalidade da mesa deve contribuir com um elemento para o símbolo. É digna de nota a concentração do sonho; nada é supérfluo, cada palavra é um símbolo.

Mais tarde ela acrescenta um complemento ao sonho: “I decorate the flowers with green crinkled paper.” (“Enfeito as flores com papel verde enrugado.”) Acrescenta que é “fancy paper”, papel de fantasia, com que se revestem os vasos de flores comuns. Diz ainda: “to hide untidy things, whatever was to be seen, which was not pretty to the eye; there is a gap, a little space in the flowers.” Portanto: “para esconder coisas desarrumadas, o que quer que se visse e que não fosse bonito aos olhos; há uma fenda, um pequeno espaço entre as flores.” “The paper looks like velvet or moss” (“O papel parece veludo ou musgo”). A “decorate” associa “decorum”, como eu esperava.

A cor verde era predominante; a ela associa “hope”, esperança, mais uma relação com a gravidez. Nessa parte do sonho não domina a identificação com o homem, mas vêm à tona pensamentos de vergonha e abertura. Ela se embeleza para ele, confessa a si mesma falhas corporais das quais se envergonha e que procura corrigir. As associações veludo, musgo são uma clara indicação de que se trata dos crines pubis.

O sonho é expressão de pensamentos que o pensar desperto da moça mal conhece, pensamentos que se ocupam do amor sensual e de seus órgãos; ela é “arrumada para um aniversário”, isto é, coitada; o temor da defloração, talvez também o sofrimento acentuado de prazer, chegam à expressão; ela confessa a si mesma seus defeitos corporais, sobrecompensa-os pela superestimação do valor de sua virgindade. Sua vergonha desculpa a sensualidade que se mostra, porque esta tem como fim a criança. Também considerações materiais, alheias à enamorada, encontram expressão. O afeto do sonho simples, a sensação de felicidade, indica que fortes complexos afetivos encontraram aqui sua satisfação.”

Concluo com o 9. Sonho de um químico, de um jovem que se esforçava por abandonar seus hábitos masturbatórios em favor da relação com a mulher.

Relatório preliminar. No dia anterior ao sonho, ele dera a um estudante uma explicação sobre a reação de Grignard, na qual magnésio deve ser dissolvido, sob ação catalítica do iodo, em éter absolutamente puro. Dois dias antes, na mesma reação, ocorrera uma explosão, em que um trabalhador queimara a mão.

Sonho: I. Ele deve preparar brometo de fenilmagnesio; vê o aparelho de modo especialmente nítido, mas substituiu a si mesmo pelo magnésio. Está agora em uma disposição estranhamente oscilante e diz continuamente a si mesmo: está certo, vai dar certo; meus pés já se dissolvem, meus joelhos amolecem. Então estende a mão, apalpa os pés, enquanto isso, não sabe como, tira as pernas do balão e diz de novo a si mesmo: isso não pode ser. Mas sim, foi feito corretamente. Nesse momento desperta parcialmente, repete o sonho para si, porque quer contá-lo a mim. Teme diretamente a resolução do sonho, fica muito excitado durante esse meio-sono e repete continuamente: fenil, fenil.

II. Está com toda a família em ***ing; deve estar às 11h30 no encontro no Schottentor com aquela certa senhora, mas só desperta às 11h30. Diz a si mesmo: agora é tarde demais; até você chegar lá, será 12h30. No instante seguinte, vê toda a família reunida em torno da mesa, com nitidez especial a mãe e a criada com a terrina de sopa. Diz então a si mesmo: Bem, se já estamos comendo, então já não posso sair.

Análise: Ele tem certeza de que já o primeiro sonho se refere à senhora de seu encontro, pois o sonho foi sonhado na noite anterior ao encontro esperado. O estudante a quem deu a explicação é um sujeito especialmente repugnante; ele lhe disse: isso não está certo, porque o magnésio ainda estava totalmente intacto, e o outro respondeu, como se isso não lhe importasse: então não está certo mesmo. Esse estudante deve ser ele próprio; ele é tão indiferente à sua análise quanto aquele à sua síntese; mas o “ele” do sonho que realiza a operação sou eu. Como ele deve me parecer repugnante, com sua indiferença ao sucesso!

Por outro lado, ele é aquilo com que a análise, ou síntese, é feita. Trata-se do êxito do tratamento. As pernas no sonho recordam uma impressão da noite anterior. Encontrou-se na aula de dança com uma dama que deseja conquistar; apertou-a com tanta força contra si que ela gritou uma vez. Quando cessou a pressão contra suas pernas, sentiu a forte contrapressão dela em suas pernas até acima dos joelhos, nos pontos mencionados no sonho. Nessa situação, portanto, a mulher é o magnésio na retorta, com o qual finalmente vai dar certo. Ele é feminino em relação a mim, como é viril em relação à mulher. Se der certo com a dama, dará certo também com o tratamento. Apalpar-se e as percepções nos joelhos apontam para a masturbação e correspondem ao cansaço do dia anterior.

O encontro fora realmente marcado para 11h30. Seu desejo de dormir até perdê-lo e permanecer junto aos objetos sexuais domésticos, isto é, na masturbação, corresponde à sua resistência.

Sobre a repetição do nome fenil, relata: todos esses radicais terminados em yl sempre lhe agradaram muito; são muito cômodos de usar: benzyl, acetyl etc. Isso agora não explica nada, mas, quando lhe proponho o radical Schlemihl, ele ri muito e conta que, durante o verão, leu um livro de Prévost no qual, no capítulo Les exclus de l’amour, falava-se de fato dos “Schlemiliés”; ao ler a descrição destes, dissera a si mesmo: esse é o meu caso. Seria também uma schlemihlice se ele perdesse o encontro.

Parece que a simbólica sexual do sonho já recebeu uma confirmação experimental direta. Phil. Dr. K. Schrötter, por sugestão de H. Swoboda, produziu em 1912, em pessoas profundamente hipnotizadas, sonhos mediante uma ordem sugestiva que fixava uma grande parte do conteúdo do sonho. Quando a sugestão trazia a ordem de sonhar com relação sexual normal ou anormal, o sonho executava essas ordens colocando, no lugar do material sexual, os símbolos conhecidos pela interpretação psicanalítica dos sonhos.

Assim, por exemplo, depois da sugestão de sonhar com uma relação homossexual com uma amiga, essa amiga apareceu no sonho com uma bolsa de viagem puída na mão, sobre a qual estava colado um bilhete impresso com as palavras: “Só para senhoras”. À sonhadora supostamente nada fora comunicado sobre simbólica no sonho ou interpretação dos sonhos. Infelizmente, a avaliação dessa investigação significativa é prejudicada pelo fato infeliz de que o Dr. Schrötter, pouco depois, pôs fim à própria vida. De seus experimentos com sonhos só há uma comunicação preliminar no “Zentralblatt für Psychoanalyse”.

* * * * *

Somente depois de termos apreciado a simbólica no sonho podemos prosseguir no tratamento dos sonhos típicos interrompido na p. 205.

Julgo justificado dividir esses sonhos, em linhas gerais, em duas classes: aqueles que realmente têm sempre o mesmo sentido e, em segundo lugar, aqueles que, apesar do conteúdo igual ou semelhante, devem receber as interpretações mais diversas.

1/1
Menu

Fazer anotação