d) O despertar pelo sonho. A função do sonho. O sonho de angústia A Interpretação dos Sonhos · Capítulo 38 de 44
Obra Menu

d) O despertar pelo sonho. A função do sonho. O sonho de angústia

d) O despertar pelo sonho. A função do sonho. O sonho de angústia.

Desde que sabemos que o pré-consciente se encontra, durante a noite, ajustado ao desejo de dormir, podemos acompanhar com mais compreensão o processo onírico. Antes, porém, resumamos nosso conhecimento até aqui. Suponhamos então que, do trabalho de vigília, tenham restado restos diurnos dos quais o investimento de energia não pôde retirar-se por completo. Ou que, durante o dia, por meio do trabalho de vigília, um dos desejos inconscientes tenha sido posto em atividade; ou que ambas as coisas coincidam. Já discutimos a variedade aqui possível. Ainda no decorrer do dia, ou apenas com o estabelecimento do estado de sono, o desejo inconsciente abriu caminho até os restos diurnos e efetuou sua transferência para eles.

Surge então um desejo transferido para o material recente, ou o desejo recente suprimido se reanimou por reforço vindo do inconsciente. Ele quer então avançar até a consciência pelo caminho normal dos processos de pensamento, através do Vbw, ao qual, de fato, pertence por um de seus componentes. Mas encontra a censura, que ainda existe, e agora sofre sua influência. Aqui ele assume a deformação que já havia sido encaminhada pela transferência para o recente. Até esse ponto, ele está a caminho de tornar-se algo semelhante a uma representação obsessiva, uma ideia delirante etc., isto é, um pensamento reforçado por transferência e deformado em sua expressão pela censura. Agora, porém, o estado de sono do pré-consciente não permite seu avanço ulterior; provavelmente o sistema se protegeu contra a penetração por meio do rebaixamento de suas excitações.

O processo onírico toma então o caminho da regressão, aberto precisamente pela peculiaridade do estado de sono, e segue a atração que exercem sobre ele grupos de lembranças que, em parte, existem apenas como investimentos visuais, e não como tradução nos signos dos sistemas posteriores. No caminho da regressão, ele adquire a representabilidade. Da compressão trataremos mais adiante. Ele percorreu agora o segundo trecho de seu curso várias vezes quebrado. O primeiro trecho se desenrolou de modo progrediente, das cenas ou fantasias inconscientes até o pré-consciente; o segundo, a partir da fronteira da censura, tende de novo para as percepções. Quando, porém, o processo onírico se tornou conteúdo perceptivo, ele como que contornou o obstáculo imposto no Vbw pela censura e pelo estado de sono. Consegue atrair a atenção para si e ser notado pela consciência.

A consciência, que para nós significa um órgão sensorial destinado à apreensão de qualidades psíquicas, pode ser excitada, na vigília, a partir de dois pontos. Em primeiro lugar, a partir da periferia de todo o aparelho, o sistema perceptivo; além disso, a partir das excitações de prazer e desprazer, que se produzem como única qualidade psíquica nas conversões de energia no interior do aparelho. Todos os demais processos nos sistemas Ψ, inclusive os do Vbw, carecem de toda qualidade psíquica e, por isso, não são objeto da consciência, a menos que lhe forneçam prazer ou desprazer para percepção. Teremos de nos decidir pela hipótese de que essas liberações de prazer e desprazer regulam automaticamente o curso dos processos de investimento.

Mais tarde, porém, mostrou-se a necessidade de configurar o curso das representações, para possibilitar realizações mais finas, de modo mais independente dos sinais de desprazer. Para esse fim, o sistema Vbw precisou de qualidades próprias que pudessem atrair a consciência, e muito provavelmente as recebeu pela ligação dos processos pré-conscientes com o sistema mnêmico dos signos linguísticos, que não é desprovido de qualidade. Pelas qualidades desse sistema, a consciência, que antes era apenas órgão sensorial das percepções, torna-se também órgão sensorial de uma parte de nossos processos de pensamento. Há agora, por assim dizer, duas superfícies sensoriais: uma voltada para a percepção, outra para os processos de pensamento pré-conscientes. Devo admitir que a superfície sensorial da consciência voltada para o Vbw é tornada pelo estado de sono muito menos excitável que a voltada para os sistemas W.

O abandono do interesse pelos processos noturnos de pensamento é, afinal, conveniente. Nada deve ocorrer no pensar; o Vbw exige dormir. Mas, uma vez que o sonho se tornou percepção, ele pode excitar a consciência por meio das qualidades agora adquiridas. Essa excitação sensorial realiza aquilo que constitui, em geral, sua função: dirige uma parte da energia de investimento disponível no Vbw, como atenção, para aquilo que excita. Assim, é preciso admitir que o sonho desperta a cada vez, põe em atividade uma parte da força repousante do Vbw. Este então exerce sobre ele aquela influência que designamos como elaboração secundária, com vistas à coerência e à inteligibilidade. Isso quer dizer: o sonho é tratado por ela como qualquer outro conteúdo perceptivo; é submetido às mesmas representações de expectativa, tanto quanto seu material o permita. Na medida em que, nesse terceiro trecho do processo onírico, se deve considerar uma direção de curso, ela volta a ser progrediente.

Para evitar mal-entendidos, convém dizer algo sobre as propriedades temporais desses processos oníricos. Uma linha de pensamento muito atraente de Goblot, evidentemente suscitada pelo enigma do sonho da guilhotina de Maury, procura demonstrar que o sonho não ocupa outro tempo senão o da fase de transição entre dormir e despertar. O despertar requer tempo; nesse tempo ocorre o sonho. Acredita-se que a última imagem do sonho foi tão forte que obrigou ao despertar. Na realidade, ela foi tão forte apenas porque já estávamos tão próximos do despertar. «Un rêve c’est un réveil qui commence.»

Os caminhos psíquicos do processo onírico.

Já Dugas assinalou que Goblot precisa eliminar muitos fatos para manter sua tese em caráter geral. Há também sonhos dos quais não se desperta, por exemplo alguns em que se sonha que se sonha. Segundo nosso conhecimento do trabalho do sonho, não podemos de modo algum admitir que ele se estenda apenas pelo período do despertar. Ao contrário, deve tornar-se provável para nós que o primeiro trecho do trabalho do sonho já comece durante o dia, ainda sob o domínio do pré-consciente. O segundo trecho desse trabalho, a modificação pela censura, a atração pelas cenas inconscientes, a penetração até a percepção, provavelmente prossegue durante toda a noite; e nesse sentido talvez sempre tenhamos razão quando indicamos a sensação de que sonhamos a noite inteira, mesmo quando não sabemos dizer o quê.

Não creio, porém, que seja necessário supor que os processos oníricos mantenham realmente, até seu tornar-se consciente, a sucessão temporal que descrevemos: primeiro existiria o desejo do sonho transferido, depois ocorreria a deformação pela censura, em seguida viria a mudança de direção rumo à regressão e assim por diante. Tivemos de estabelecer uma sucessão desse tipo na descrição; na realidade, trata-se provavelmente, antes, de um ensaio simultâneo deste e daquele caminho, de um vaivém ondulante da excitação, até que enfim, por sua distribuição mais adequada, justamente uma determinada configuração se torne a duradoura. Segundo certas experiências pessoais, eu tenderia até a acreditar que o trabalho do sonho muitas vezes precisa de mais de um dia e uma noite para entregar seu resultado; nesse caso, a extraordinária arte na composição do sonho perde tudo o que tem de miraculoso. Até mesmo a consideração pela inteligibilidade como acontecimento perceptivo pode, em minha opinião, entrar em ação antes que o sonho atraia a consciência para si. A partir daí, o processo passa sem dúvida por uma aceleração, pois agora o sonho recebe o mesmo tratamento que qualquer outra coisa percebida. É como um fogo de artifício preparado durante horas e aceso num instante.

Pelo trabalho do sonho, o processo onírico alcança então ou a intensidade suficiente para atrair a consciência e despertar o pré-consciente, independentemente do tempo e da profundidade do sono; ou sua intensidade não basta para isso, e ele deve permanecer pronto até que, imediatamente antes do despertar, venha ao seu encontro a atenção tornada mais móvel. A maioria dos sonhos parece trabalhar com intensidades psíquicas relativamente pequenas, pois espera o despertar. Explica-se assim também o fato de que, em regra, percebemos algo sonhado quando somos subitamente arrancados de um sono profundo. O primeiro olhar, nesse caso como no despertar espontâneo, incide sobre o conteúdo perceptivo criado pelo trabalho do sonho; o seguinte, então, sobre o conteúdo dado de fora.

O interesse teórico maior, porém, se volta para os sonhos que conseguem despertar em pleno sono. Pode-se lembrar a finalidade que de resto se comprova por toda parte e perguntar por que se concede ao sonho, portanto ao desejo inconsciente, o poder de perturbar o sono, portanto a realização do desejo pré-consciente. Isso deve depender de relações de energia sobre as quais nos falta esclarecimento. Se as possuíssemos, provavelmente descobriríamos que deixar o sonho agir e despender para ele certa atenção destacada representa economia de energia em comparação com o caso em que o inconsciente tivesse de ser mantido durante a noite tão contido quanto durante o dia. Como mostra a experiência, o sonhar permanece compatível com o sono mesmo quando interrompe o sono várias vezes numa noite. Despertamos por um momento e logo tornamos a dormir. É como quando se espanta uma mosca dormindo; desperta-se ad hoc. Quando se volta a dormir, a perturbação foi eliminada. A realização do desejo de dormir, como mostram exemplos conhecidos do sono da ama de leite e semelhantes, é perfeitamente compatível com a manutenção de certo dispêndio de atenção em determinada direção.

Aqui, porém, exige ser ouvida uma objeção fundada num conhecimento melhor dos processos inconscientes. Nós mesmos caracterizamos os desejos inconscientes como sempre ativos. Apesar disso, durante o dia eles não seriam fortes o bastante para se fazer notar. Mas, quando existe o estado de sono e o desejo inconsciente mostrou força suficiente para formar um sonho e, com ele, despertar o pré-consciente, por que essa força se esgota depois que o sonho foi tomado conhecimento? O sonho não deveria, antes, renovar-se continuamente, exatamente como a mosca perturbadora gosta de voltar sempre de novo depois de ser expulsa? Com que direito afirmamos que o sonho elimina a perturbação do sono?

É inteiramente correto que os desejos inconscientes permaneçam sempre ativos. Eles representam caminhos sempre transitáveis, tão logo uma quantidade de excitação se sirva deles. É até uma característica eminente dos processos inconscientes o fato de permanecerem indestrutíveis. No inconsciente, nada se pode levar a termo, nada está passado ou esquecido. Disso se recebe a impressão mais forte no estudo das neuroses, especialmente da histeria. O caminho inconsciente de pensamento que leva à descarga no ataque está de imediato novamente transitável quando se acumulou excitação suficiente. A afronta ocorrida trinta anos antes continua a agir, depois de ter conquistado acesso às fontes afetivas inconscientes, como se fosse recente ao longo de todos esses trinta anos. Tantas vezes quanto sua lembrança é tocada, ela revive e se mostra investida de excitação, a qual consegue para si uma descarga motora no ataque. É precisamente aí que a psicoterapia deve intervir. Sua tarefa é criar para os processos inconscientes uma liquidação e um esquecimento. Pois aquilo que nos inclinamos a considerar evidente, explicando como influência primária do tempo sobre os restos mnêmicos psíquicos, isto é, o empalidecimento das lembranças e a fraqueza afetiva das impressões não mais recentes, são na realidade alterações secundárias que se produzem por trabalho penoso. É o pré-consciente que realiza esse trabalho, e a psicoterapia não pode seguir outro caminho senão submeter o Ubw ao domínio do Vbw.

O despertar pelo sonho.

Para o processo isolado de excitação inconsciente há, portanto, duas saídas. Ou ele fica entregue a si mesmo e então acaba irrompendo em algum ponto e cria para sua excitação, dessa vez, um escoamento para a motilidade, ou sofre a influência do pré-consciente, e sua excitação é ligada por este, em vez de descarregada. É isso, porém, que acontece no processo onírico. O investimento que vem do Vbw ao encontro do sonho tornado percepção, porque foi dirigido a ele pela excitação da consciência, liga a excitação inconsciente do sonho e a torna inofensiva como perturbação. Quando o sonhador desperta por um instante, ele de fato espantou a mosca que ameaçava perturbar o sono. Agora podemos pressentir que foi realmente mais conveniente e mais econômico deixar agir o desejo inconsciente, franquear-lhe o caminho da regressão para que formasse um sonho, e então ligar e liquidar esse sonho por um pequeno dispêndio de trabalho pré-consciente, do que manter o inconsciente sob rédeas durante todo o tempo do sono.

Era de esperar que o sonho, ainda que originalmente não fosse um processo conforme a um fim, viesse a apropriar-se de uma função no jogo de forças da vida psíquica. Vemos qual é essa função. Ele assumiu a tarefa de trazer novamente a excitação liberada do Ubw sob o domínio do pré-consciente; ao fazê-lo, descarrega a excitação do Ubw, serve-lhe de válvula e assegura, ao mesmo tempo, mediante um pequeno dispêndio de atividade de vigília, o sono do pré-consciente. Assim, ele se apresenta como um compromisso, inteiramente como as outras formações psíquicas de sua série, a serviço simultâneo dos dois sistemas, realizando os desejos de ambos na medida em que são compatíveis entre si. Um olhar para a «teoria da eliminação» de Robert, comunicada na p. 59 e seguinte, mostrará que devemos dar razão a esse autor no ponto principal, na determinação da função do sonho, embora nos afastemos dele nas premissas e na apreciação do processo onírico(241).

(241) É esta a única função que podemos conceder ao sonho? Não conheço outra. A. Maeder, é verdade, tentou reivindicar para o sonho outras funções, «secundárias». Partiu da observação correta de que muitos sonhos contêm tentativas de solução de conflitos que mais tarde são realmente levadas a cabo, comportando-se, portanto, como exercícios preparatórios para atividades de vigília. Por isso, pôs o sonhar em paralelo com o brincar dos animais e das crianças, que deve ser concebido como atividade preparatória de instintos herdados e como preparação para uma conduta séria posterior, e estabeleceu uma «fonction ludique» do sonhar. Pouco antes de Maeder, Alf. Adler também havia enfatizado a função «antecipadora» do sonho. Em uma análise publicada por mim em 1905, um sonho que podia ser entendido como propósito se repetiu todas as noites até sua execução. Contudo, uma breve reflexão deve nos ensinar que essa função «secundária» do sonho não merece reconhecimento no âmbito de uma interpretação dos sonhos. A antecipação, a formação de propósitos, o esboço de tentativas de solução que depois talvez se realizem na vida de vigília, tudo isso, e muito mais, são realizações da atividade inconsciente e pré-consciente do espírito, que podem prosseguir como «resto diurno» no estado de sono e então juntar-se a um desejo inconsciente, cf. p. 433 e seguinte, para a formação do sonho. A função antecipadora do sonho é, portanto, antes uma função do pensamento pré-consciente de vigília, cujo resultado pode ser revelado pela análise dos sonhos ou também de outros fenômenos. Depois de tanto tempo fazendo coincidir o sonho com seu conteúdo manifesto, agora é preciso também tomar cuidado para não confundir o sonho com os pensamentos latentes do sonho.

A restrição «na medida em que ambos os desejos são compatíveis entre si» contém uma indicação para os casos possíveis em que a função do sonho fracassa. O processo onírico é inicialmente admitido como realização de desejo do inconsciente; se essa tentativa de realização de desejo sacode o pré-consciente de modo tão intenso que este já não consegue preservar seu repouso, o sonho quebrou o compromisso e já não cumpriu a outra parte de sua tarefa. Ele é então imediatamente interrompido e substituído pelo despertar completo. Também aqui, na verdade, não é culpa do sonho se ele, que costuma ser o guardião do sono, deve aparecer como perturbador deste, e isso não precisa nos indispor contra sua adequação a fins. Esse não é o único caso no organismo em que uma disposição de outro modo conveniente se torna inconveniente e perturbadora assim que algo se altera nas condições de sua produção, e então a perturbação serve ao menos ao novo fim de indicar a alteração e convocar contra ela os meios reguladores do organismo.

Tenho em vista, naturalmente, o caso do sonho de angústia; e, para não dar a aparência de que me esquivo dessa testemunha contra a teoria da realização de desejo sempre que a encontro, quero aproximar-me da explicação do sonho de angústia, ao menos por indicações. Que um processo psíquico que desenvolve angústia possa, ainda assim, ser uma realização de desejo já não contém há muito contradição para nós. Sabemos explicar o acontecimento dizendo que o desejo pertence a um sistema, o Ubw, enquanto o sistema do Vbw rejeitou e suprimiu esse desejo. A submissão do Ubw pelo Vbw não é completa mesmo em plena saúde psíquica; a medida dessa supressão indica o grau de nossa normalidade psíquica. Os sintomas neuróticos nos mostram que os dois sistemas se acham em conflito um com o outro; são resultados de compromisso desse conflito, aos quais dão um fim provisório. Por um lado, permitem ao Ubw uma saída para o escoamento de sua excitação, servem-lhe como porta de incursão; por outro, dão ao Vbw a possibilidade de dominar o Ubw até certo ponto. É instrutivo, por exemplo, considerar o significado de uma fobia histérica ou da agorafobia.

Suponhamos um neurótico incapaz de atravessar sozinho a rua, o que indicamos, com razão, como «sintoma». Suprima-se agora esse sintoma, obrigando-o a realizar essa ação para a qual se julga incapaz. Segue-se então um ataque de angústia, assim como muitas vezes um ataque de angústia na rua foi a ocasião para o estabelecimento da agorafobia. Ficamos sabendo, assim, que o sintoma foi constituído para impedir o irrompimento da angústia; a fobia está colocada diante da angústia como uma fortaleza de fronteira.

A função do sonho. Seu fracasso no sonho de angústia.

Nossa discussão não pode prosseguir se não considerarmos o papel dos afetos nesses processos, embora aqui isso só seja possível de modo imperfeito. Estabeleçamos, portanto, a proposição de que a supressão do Ubw se torna necessária sobretudo porque o curso das representações no Ubw, entregue a si mesmo, desenvolveria um afeto que originalmente tinha o caráter de prazer, mas que, desde o processo do recalque, traz o caráter de desprazer. A supressão tem o objetivo e também o efeito de impedir esse desenvolvimento de desprazer. A supressão se estende ao conteúdo representacional do Ubw porque a liberação do desprazer poderia partir do conteúdo representacional. Aqui está pressuposta uma hipótese bem determinada sobre a natureza do desenvolvimento de afeto. Este é concebido como uma realização motora ou secretória, cuja chave de inervação se encontra nas representações do Ubw. Pelo domínio exercido pelo Vbw, essas representações são como que estranguladas, inibidas no envio dos impulsos que desenvolvem afeto. O perigo, quando cessa o investimento por parte do Vbw, consiste, portanto, em que as excitações inconscientes liberem um afeto que, em consequência do recalque ocorrido anteriormente, só pode ser sentido como desprazer, como angústia.

Esse perigo é desencadeado quando se deixa agir o processo onírico. As condições de sua realização residem no fato de que ocorreram recalques e de que as moções de desejo suprimidas podem tornar-se fortes o bastante. Elas estão, portanto, inteiramente fora do quadro psicológico da formação do sonho. Se não fosse pelo único fator que liga nosso tema ao tema do desenvolvimento de angústia, isto é, a liberação do Ubw durante o sono, eu poderia renunciar à discussão do sonho de angústia e poupar-me aqui todas as obscuridades que a ele se prendem. A doutrina do sonho de angústia pertence, como já declarei repetidas vezes, à psicologia das neuroses. Eu diria: a angústia no sonho é um problema da angústia, não um problema do sonho. Nada mais temos a fazer com ela depois de termos apontado seu ponto de contato com o tema do processo onírico.

Posso apenas fazer ainda uma coisa. Como afirmei que a angústia neurótica provém de fontes sexuais, posso submeter sonhos de angústia à análise para demonstrar o material sexual em seus pensamentos do sonho. Por bons motivos, renuncio aqui a todos os exemplos que pacientes neuróticos me oferecem em grande abundância e prefiro sonhos de angústia de pessoas jovens.

Análises de sonhos de angústia. O Pavor nocturnus.

Eu próprio não tenho, há décadas, nenhum verdadeiro sonho de angústia. De meu sétimo ou oitavo ano, lembro-me de um, que submeti à interpretação cerca de trinta anos depois. Era muito vívido e me mostrava a mãe amada com expressão facial peculiarmente tranquila, adormecida, sendo carregada para dentro do quarto por duas ou três pessoas com bicos de ave e deitada sobre a cama. Acordei chorando e gritando e perturbei o sono dos pais. As figuras muito altas com bicos de ave, peculiarmente drapeadas, eu havia tirado das ilustrações da Bíblia de Philippson; creio que eram deuses com cabeça de falcão de um relevo tumular egípcio. Além disso, a análise me fornece a lembrança de um menino porteiro malcriado, que costumava brincar conosco, as crianças, no gramado diante da casa; e eu gostaria de dizer que ele se chamava Philipp.

Tenho então a impressão de que foi desse menino que ouvi pela primeira vez a palavra vulgar que designa a relação sexual, e que as pessoas cultas substituem apenas por um termo latino, por «coitar», mas que a escolha das cabeças de falcão assinala com clareza suficiente. Devo ter adivinhado a significação sexual da palavra pela expressão do rosto do mestre conhecedor do mundo. A expressão facial da mãe no sonho fora copiada do rosto do avô, que alguns dias antes de sua morte eu vira roncando em coma. A interpretação da elaboração secundária no sonho deve ter sido, portanto, que a mãe morre; o relevo tumular também concorda com isso. Nessa angústia acordei e não parei enquanto não havia acordado os pais. Recordo-me de que me acalmei subitamente quando vi a mãe, como se tivesse precisado da confirmação: ela, portanto, não morreu. Essa interpretação secundária do sonho, porém, já ocorreu sob a influência da angústia desenvolvida. Não era que eu estivesse angustiado porque havia sonhado que a mãe morria; ao contrário, interpretei o sonho assim na elaboração pré-consciente porque já estava sob o domínio da angústia. A angústia, porém, pode ser reconduzida, por meio do recalque, a um desejo obscuro, manifestamente sexual, que encontrou boa expressão no conteúdo visual do sonho.

Um homem de 27 anos, gravemente doente havia um ano, sonhou repetidas vezes, entre os onze e os treze anos, com forte angústia, que um homem com uma machadinha o perseguia; ele queria correr, mas estava como que paralisado e não conseguia sair do lugar. Esse é certamente um bom modelo de sonho de angústia muito comum e sexualmente insuspeito. Na análise, o sonhador chega primeiro a uma narrativa posterior de seu tio, segundo a qual este fora atacado à noite, na rua, por um indivíduo suspeito, e conclui ele mesmo, a partir dessa associação, que na época do sonho talvez tenha ouvido falar de uma experiência semelhante. A respeito da machadinha, lembra-se de que, naquela fase da vida, certa vez feriu a mão com a machadinha ao partir lenha. Chega então, sem transição, à sua relação com o irmão mais novo, a quem costumava maltratar e derrubar; lembra-se em especial de uma vez em que o acertou na cabeça com a bota, a ponto de fazê-lo sangrar, e então a mãe observou: tenho medo de que um dia ele ainda o mate. Enquanto parece assim retido no tema do ato de violência, ocorre-lhe de repente uma lembrança do nono ano de vida. Os pais haviam voltado tarde para casa e foram para a cama enquanto ele fingia dormir; então ouviu um arquejar e outros ruídos que lhe pareceram inquietantes, e também pôde adivinhar a posição dos dois na cama.

Seus pensamentos posteriores mostram que ele estabelecera uma analogia entre essa relação dos pais e sua relação com o irmão mais novo. Subsumiu o que se passava entre os pais sob o conceito de ato de violência e briga, e chegou assim, como acontece com muita frequência nas crianças, à concepção sádica do ato do coito. Uma prova dessa concepção era o fato de ter notado muitas vezes sangue na cama da mãe. Que a relação sexual dos adultos pareça inquietante às crianças que a percebem e desperte nelas angústia é, eu diria, resultado da experiência cotidiana. Dei para essa angústia a explicação de que se trata de uma excitação sexual que não é dominada pela compreensão da criança e que provavelmente também encontra rejeição porque os pais estão envolvidos nela, transformando-se por isso em angústia. Num período de vida ainda mais precoce, a moção sexual dirigida à parte do par parental de sexo oposto ainda não encontra recalque e se manifesta livremente, como ouvimos, cf. p. 194.

Às crises noturnas de angústia tão frequentes em crianças, acompanhadas de alucinações, o Pavor nocturnus, eu aplicaria sem hesitação a mesma explicação. Também aí só pode tratar-se de moções sexuais não compreendidas e rejeitadas, em cujo registro se revelaria provavelmente uma periodicidade temporal, já que um aumento da libido sexual pode ser produzido tanto por impressões excitantes acidentais quanto pelos processos espontâneos de desenvolvimento que chegam por surtos. Falta-me o material de observação necessário para levar adiante essa explicação. Aos pediatras, ao contrário, parece faltar o ponto de vista que, sozinho, permite compreender toda a série de fenômenos, tanto pelo lado somático quanto pelo psíquico.

Como exemplo cômico de quão perto se pode passar da compreensão desses casos quando se está cego pelos antolhos da mitologia médica, quero citar um caso que encontrei na tese sobre o Pavor nocturnus de Debacker, 1881, p. 66. Um menino de treze anos, de saúde frágil, começou a ficar angustiado e sonhador; seu sono tornou-se inquieto e quase toda semana era interrompido uma vez por um forte ataque de angústia com alucinações. A lembrança desses sonhos era sempre muito clara. Ele podia então contar que o diabo lhe gritara: agora te pegamos, agora te pegamos; e então cheirava a piche e enxofre, e o fogo queimava sua pele. Desse sonho, ele despertava assustado; a princípio não conseguia gritar, até que a voz se libertava e se podia ouvi-lo dizer claramente: «Não, não, eu não, eu não fiz nada», ou também: «Por favor, não, nunca mais vou fazer isso.» Algumas vezes dizia ainda: «Albert não fez isso.» Mais tarde, evitava despir-se, «porque o fogo só o atacava quando estava despido».

Em meio a esses sonhos com o diabo, que punham sua saúde em risco, ele foi mandado para o campo, recuperou-se ali ao longo de um ano e meio, e confessou então certa vez, aos quinze anos: «Je n’osais pas l’avouer, mais j’éprouvais continuellement des picotements et des surexcitations aux parties(242); à la fin, cela m’énervait tant que plusieurs fois, j’ai pensé me jeter par la fenêtre au dortoir.»

(242) Destacado por mim; de resto, sem ambiguidade.

Na verdade, não é difícil adivinhar: 1. que o menino, em anos anteriores, se masturbara, provavelmente negara isso e fora ameaçado com severas punições por seu mau hábito. Sua confissão: Je ne le ferai plus; sua negação: Albert n’a jamais fait ça; 2. que, sob o ímpeto da puberdade, a tentação de se masturbar despertou de novo no formigamento dos genitais; mas que agora, 3. irrompeu nele uma luta de recalque que suprimiu a libido e a transformou em angústia, angústia que posteriormente acolheu as punições então ameaçadas.

Ouçamos, em contrapartida, as conclusões de nosso autor, p. 69. «Resulta dessa observação que: 1. a influência da puberdade num menino de saúde debilitada pode produzir um estado de grande fraqueza e que, nesse contexto, pode-se chegar a uma anemia cerebral muito considerável(243).

(243) Destaque meu.

2. Essa anemia cerebral produz uma alteração de caráter, alucinações demonomaníacas e estados de angústia noturnos muito violentos, talvez também diurnos. 3. A demonomania e as autocensuras do menino remontam às influências da educação religiosa que atuaram sobre ele quando criança. 4. Todos os fenômenos desapareceram em consequência de uma estada prolongada no campo, por exercício corporal e retorno das forças após o término da puberdade. 5. Talvez se possa atribuir à hereditariedade e à antiga sífilis do pai uma influência predisponente sobre o surgimento do estado cerebral na criança.» A palavra final: «Nous avons fait entrer cette observation dans le cadre des délires apyrétiques d’inanition, car c’est à l’ischémie cérébrale que nous rattachons cet état particulier.»

Conciliação das contradições na doutrina do sonho.

1/1
Menu

Fazer anotação