i) A elaboração secundária
i) A elaboração secundária.
Queremos finalmente passar a destacar o quarto momento envolvido na formação dos sonhos.
Se continuarmos a investigação do conteúdo do sonho da maneira anteriormente apresentada, examinando ocorrências conspícuas no conteúdo do sonho em busca de sua origem nos pensamentos do sonho, encontraremos também elementos cuja elucidação requer uma suposição completamente nova. Lembro-lhes os casos em que alguém fica surpreso, irritado e resiste a um pedaço do sonho que se contenta em sonho. A maioria desses impulsos de crítica no sonho não é dirigida contra o conteúdo do sonho, mas acaba sendo parte do material do sonho que foi adotado e usado apropriadamente, como mostrei usando exemplos adequados. Mas algumas coisas deste tipo não se enquadram nesta derivação; não se pode encontrar o correlato disso no material do sonho. O que significa, por exemplo? significar? B. a crítica, que não é incomum nos sonhos: isso é apenas um sonho? Esta é uma verdadeira crítica ao sonho, pois eu poderia praticá-lo acordado. Não é incomum que seja apenas o precursor do despertar; ainda mais frequentemente é precedido por uma sensação embaraçosa, que se acalma após o estabelecimento do estado de sonho. O pensamento: “É só um sonho” durante o sonho tem a mesma intenção do que deveria significar no palco aberto na boca da bela Helena von Offenbach; ele quer diminuir a importância do que acabou de ser vivenciado e permitir a tolerância do resto. Serve para adormecer uma certa autoridade que teria todos os motivos para se agitar num dado momento e proibir a continuação do sonho – ou da cena. Mas é mais confortável continuar dormindo e tolerar o sonho “porque é só um sonho”. Imagino que a crítica desdenhosa: É só um sonho, ocorre no sonho quando a censura, que nunca está completamente adormecida, se sente surpreendida pelo sonho já permitido. É tarde demais para suprimi-lo, por isso, com esse comentário, ela enfrenta o medo ou o sentimento embaraçoso que surge em resposta ao sonho. É uma expressão do esprit d’escalier por parte da censura psicológica.
Contribuição da elaboração secundária para a criação de sonhos.
Neste exemplo, porém, temos a prova perfeita de que nem tudo o que o sonho contém provém dos pensamentos do sonho, mas que uma função psicológica que não pode ser separada do nosso pensamento acordado pode contribuir para o conteúdo do sonho. Surge agora a questão: isto só ocorre em casos muito excepcionais ou a autoridade psicológica, que de outra forma apenas actua como censora, desempenha um papel regular na formação dos sonhos?
Você tem que escolher o segundo sem hesitação. É indubitável que a autoridade censora, cuja influência até agora apenas reconhecemos nas restrições e omissões no conteúdo do sonho, é também responsável pelas suas inclusões e aumentos. Estas ativações são muitas vezes fáceis de identificar; São relatados timidamente, introduzidos com um “como se”, não têm em si um nível particularmente elevado de vivacidade e são sempre colocados em locais onde podem servir para ligar duas partes do conteúdo do sonho, para iniciar uma conexão entre duas partes do sonho. Apresentam menor durabilidade na memória do que os verdadeiros derivados do material onírico; Se o sonho está sujeito ao esquecimento, eles desaparecem primeiro, e tenho uma forte suspeita de que a nossa queixa frequente de que sonhamos tanto, esquecemos a maior parte e apenas retemos fragmentos, se baseia no fracasso imediato precisamente desses pensamentos cimentados. Quando analisadas minuciosamente, essas interjeições às vezes são reveladas pelo fato de que nenhum material relacionado a elas pode ser encontrado nos pensamentos do sonho. Contudo, após um exame cuidadoso, devo descrever este caso como o mais raro; Na maioria dos casos, a mudança de pensamentos pode pelo menos ser rastreada até o material do pensamento onírico, que, no entanto, não poderia reivindicar ser incluído no sonho, seja por seu próprio valor ou por sobredeterminação. A função psíquica na formação dos sonhos, que estamos considerando agora, parece elevar-se ao nível das novas criações apenas nos casos mais extremos; Enquanto for possível, ela usa o que pode selecionar do material onírico.
O que distingue e revela esta obra onírica é a sua tendência. Esta função opera de modo semelhante ao que o poeta maliciosamente afirma do filósofo; com seus retalhos e remendos ela preenche as lacunas na estrutura do sonho. O resultado de seus esforços é que o sonho perde a aparência de absurdo e incoerência e se aproxima do modelo de experiência compreensível. Mas o esforço nem sempre é coroado de sucesso total. É assim que surgem os sonhos que, superficialmente, podem parecer perfeitamente lógicos e corretos; Partem de uma situação possível, continuam-na através de mudanças consistentes e, embora isso seja o mais raro, levam-na a uma conclusão que não é estranha. Esses sonhos passaram pelo processamento mais profundo pela função psicológica semelhante ao pensamento acordado; Eles parecem ter um significado, mas esse significado também é o que mais se afasta do real significado do sonho. Se o analisarmos, ficaremos convencidos de que o tratamento secundário do sonho tratou o material de forma mais livre e reteve o mínimo de suas relações. São sonhos que já foram interpretados, por assim dizer, antes de os submetermos à interpretação enquanto estamos acordados. Em outros sonhos, esse tratamento tendencioso é apenas parcialmente bem-sucedido; Na medida em que parece haver uma conexão, o sonho torna-se absurdo ou confuso, talvez para dar a si mesmo a aparência de compreensão uma segunda vez em seu curso. Em outros sonhos, a edição falhou completamente; nos encontramos impotentes diante de uma pilha sem sentido de pedaços de conteúdo.
As fantasias ou devaneios.
Gostaria de agradecer a este quarto poder formador de sonhos, que em breve nos parecerá familiar - na realidade, é o único dos quatro formadores de sonhos com o qual estamos familiarizados; – Não quero negar peremptoriamente a este quarto momento a capacidade de fazer novas contribuições criativas ao sonho. Mas sua influência, como a de outros, certamente se expressa principalmente na preferência e na seleção de material psíquico já formado nos pensamentos do sonho. Existe agora um caso em que o trabalho de construir uma fachada sobre o sonho, por assim dizer, é largamente poupado pelo facto de tal estrutura já se encontrar no material dos pensamentos do sonho, à espera de ser utilizada. O elemento dos pensamentos do sonho que tenho em mente costumo chamar de “fantasia”; Eu poderia evitar mal-entendidos se nomeasse imediatamente o devaneio como o análogo da vida desperta (178). O papel deste elemento na nossa vida mental ainda não foi totalmente reconhecido e revelado pelos psiquiatras; M. Benedikt teve, na minha opinião, um início promissor com a sua apreciação. O significado do devaneio não escapou à perspicácia inabalável dos poetas; É bem conhecida a descrição que A. Daudet cria em Nabab dos devaneios de um dos personagens secundários do romance. O estudo das psiconeuroses leva à surpreendente constatação de que essas fantasias ou devaneios são os próximos precursores dos sintomas histéricos — pelo menos toda uma série deles; Os sintomas histéricos não dependem das lembranças em si, mas das fantasias construídas com base nas lembranças. A ocorrência frequente de fantasias diurnas conscientes aproxima essas formações do nosso conhecimento; Mas, tal como existem tais fantasias conscientes, há uma abundância de fantasias inconscientes que devem permanecer inconscientes devido ao seu conteúdo e à sua origem em material reprimido. Um mergulho mais profundo nos personagens dessas fantasias diurnas nos mostra como justamente essas formações receberam o mesmo nome que levam nossas produções de pensamento noturno, o nome: sonhos. Eles têm uma parte essencial de suas propriedades em comum com os sonhos noturnos; A investigação deles poderia realmente ter nos dado a melhor e mais próxima abordagem para a compreensão dos sonhos noturnos.
Assim como os sonhos, eles são a realização de desejos; como os sonhos, baseiam-se em grande parte nas impressões de experiências infantis; como os sonhos, eles desfrutam de certa clemência com a censura em relação às suas criações. Se traçarmos a sua estrutura, tornar-nos-emos conscientes de como o motivo do desejo que está activo na sua produção desordenou o material a partir do qual foram construídos, reorganizou-o e juntou-o num novo todo. Eles têm aproximadamente a mesma relação com as memórias de infância às quais remontam, assim como alguns dos palácios barrocos de Roma têm com as ruínas antigas, cujos blocos e colunas forneceram o material para a construção em formas mais modernas.
Na "elaboração secundária" que atribuímos ao nosso quarto momento de formação do sonho em relação ao conteúdo do sonho, encontramos novamente a mesma atividade, que pode se expressar sem ser inibida por outras influências na criação dos devaneios. Poderíamos facilmente dizer que este, o nosso quarto momento, procura criar algo como um devaneio a partir do material que lhe é apresentado. Mas onde tal devaneio já foi formado no contexto dos pensamentos do sonho, esse fator do trabalho do sonho assumirá o controle dele com preferência e trabalhará para garantir que ele entre no conteúdo do sonho. Existem sonhos que consistem apenas na repetição de uma fantasia diurna, que talvez tenha permanecido inconsciente, por exemplo. B. o sonho do menino de estar andando em uma carruagem com os heróis da Guerra de Tróia. No meu sonho "Autodidasque", pelo menos a segunda peça onírica é a repetição fiel de uma fantasia diurna em si inofensiva sobre minha relação com o Professor N. É devido à complicação das condições que o sonho tem de satisfazer quando surge que mais frequentemente a fantasia encontrada constitui apenas uma parte do sonho, ou que apenas uma parte dela penetra no conteúdo do sonho. No geral, a fantasia é então tratada como qualquer outro componente do material latente; mas muitas vezes ainda é reconhecível como um todo no sonho. Em meus sonhos muitas vezes aparecem peças que se destacam por uma impressão diferente das demais. Parecem-me fluir, ser mais coerentes e ao mesmo tempo mais fugazes que outras peças do mesmo sonho; Sei que são fantasias inconscientes que entram no sonho em contexto, mas nunca consegui fixar tal fantasia. Caso contrário, como todos os outros componentes dos pensamentos do sonho, essas fantasias são agrupadas, condensadas, umas sobrepostas às outras, etc.; Mas há transições do caso em que podem formar o conteúdo do sonho ou pelo menos a fachada do sonho quase inalterada, para o caso oposto, em que são representados no conteúdo do sonho apenas por um de seus elementos ou por uma alusão distante a um deles. Aparentemente, o destino das fantasias nos pensamentos do sonho também depende das vantagens que elas podem oferecer contra as exigências da censura e da pressão para condensar.
fantasias em sonhos. – O sonho da guilhotina de Maury.
Na minha seleção de exemplos para interpretação de sonhos, evitei, tanto quanto possível, sonhos em que as fantasias inconscientes desempenham um papel mais significativo, porque a introdução desse elemento psicológico teria exigido extensas discussões da psicologia do pensamento inconsciente. No entanto, não posso evitar completamente a “fantasia” neste contexto, pois muitas vezes ela entra plenamente no sonho e ainda mais frequentemente brilha claramente através dele. Gostaria de citar outro sonho que parece ser composto por duas fantasias diferentes e opostas que se sobrepõem em alguns lugares, uma das quais é superficial e a outra se torna, por assim dizer, uma interpretação da primeira (179).
O sonho - é o único sobre o qual não tenho nenhuma anotação cuidadosa - é mais ou menos assim: O sonhador - um jovem solteiro - está sentado em sua estalagem habitual; Várias pessoas aparecem para buscá-lo, inclusive uma que quer prendê-lo. Diz aos companheiros de mesa: pago depois, volto. Mas gritam com escárnio: isso já sabemos, todo mundo fala isso. Um convidado chama atrás dele: Alguém está indo para lá. Ele é então conduzido a um bar estreito onde encontra uma mulher com uma criança nos braços. Um de seus companheiros diz: Este é o Sr. Müller. Um comissário ou outro funcionário folheia um maço de papéis ou papéis e repete: Müller, Müller, Müller. Finalmente ele lhe faz uma pergunta, à qual ele responde que sim. Ele então olha para a mulher e percebe que ela deixou crescer uma grande barba.
Os dois componentes são fáceis de separar aqui. O superficial é uma fantasia cativante; parece-nos que foi recentemente formado pelo trabalho do sonho. Por trás dela, porém, a fantasia do casamento torna-se visível como o material que sofreu uma ligeira transformação pela elaboração do sonho, e as características que podem ser comuns a ambos tornam-se novamente particularmente claras, como numa fotografia mista galtoniana. A promessa do ex-solteiro de voltar ao seu lugar na mesa dos frequentadores, a descrença dos companheiros de boteco, espertos em muitas experiências, o obituário: Alguém vai lá (casar), são traços facilmente compreensíveis para a outra interpretação. O mesmo se aplica ao “sim” que você dá ao funcionário. Folhear uma pilha de papéis repetindo o mesmo nome corresponde a um traço subordinado mas bem reconhecível das celebrações de casamento, a leitura dos lotes de telegramas de felicitações, todos com o mesmo nome. Na aparência pessoal da noiva nesse sonho, até a fantasia do casamento triunfou sobre a fantasia de prisão que a cobre. Pude esclarecer que esta noiva acabou ostentando barba fazendo perguntas - nenhuma análise foi feita. No dia anterior, o sonhador atravessou a rua com um amigo que era tão anti-casamento quanto ele e chamou a atenção desse amigo para uma bela morena que se aproximava deles. Mas o amigo comentou: Sim, se ao menos essas mulheres não adquirissem barba à medida que envelheciam, como seus pais.
É claro que neste sonho também existem elementos nos quais a distorção do sonho realizou um trabalho mais profundo. Assim, o discurso: “Pago depois” pode estar direcionado ao temido comportamento do sogro em relação ao dote. Aparentemente, todos os tipos de preocupações impedem o sonhador de se entregar com prazer à fantasia do casamento. Uma dessas preocupações, de que se perde a liberdade ao se casar, concretizou-se na transformação em cena de prisão.
Se quisermos voltar ao fato de que o trabalho do sonho gosta de fazer uso de uma fantasia pronta, em vez de primeiro reuni-la a partir do material dos pensamentos do sonho, então, com esse insight, poderemos resolver um dos interessantes quebra-cabeças dos sonhos. Eu tenho na pág. 20 conta o sonho de Maury, que, atingido no pescoço por uma tábua, acorda com um longo sonho, um romance completo dos tempos da grande revolução. Como o sonho é apresentado como conectado e se destina inteiramente a explicar o estímulo do despertar, de cuja chegada o dorminhoco não poderia ter ideia, a única suposição que resta é que todo o rico sonho deve ter sido composto e deve ter ocorrido no curto período entre o momento em que a prancha caiu sobre a vértebra cervical de Maury e seu despertar forçado por esse golpe. Não ousaríamos atribuir tal velocidade ao trabalho mental na vida desperta, e assim concedemos ao trabalho do sonho uma notável aceleração do processo como um privilégio.
Autores recentes (Le Lorrain, Egger, etc.) levantaram fortes objeções a esta conclusão, que rapidamente se tornou popular. Eles duvidam, em parte, da exatidão do relato do sonho de Maury e, em parte, tentam mostrar que a velocidade do nosso desempenho mental em vigília não fica aquém do que pode permanecer inalterado no desempenho do sonho. A discussão levanta questões fundamentais que não creio que estejam perto de serem resolvidas. Mas tenho que admitir que o argumento, por ex. B. Eggers, especialmente contra o sonho da guilhotina de Maury, não me causou uma impressão convincente. Eu sugeriria a seguinte explicação para esse sonho: Seria tão improvável que o sonho de Maury representasse uma fantasia que ficou armazenada em sua memória durante anos e foi despertada - eu diria que foi reproduzida - no momento em que ele reconheceu o estímulo do despertar? Fica então eliminada toda a dificuldade de compor uma história tão longa, com todos os seus detalhes, no curtíssimo espaço de tempo de que dispõe o sonhador; já está composto. Se a madeira tivesse atingido o pescoço de Maury enquanto ele estava acordado, haveria espaço para o pensamento: isto é como ser guilhotinado. Mas como ele é atingido pela prancha enquanto dorme, o trabalho do sonho rapidamente usa o estímulo recebido para criar a realização de um desejo, como se estivesse pensando (isso deve ser interpretado figurativamente): "Agora é uma boa oportunidade para tornar realidade a fantasia onírica que formei ao lê-lo em tal e tal momento." Não me parece discutível que o romance sonhado é exatamente aquele que o jovem está acostumado a formar sob impressões poderosamente excitantes. Quem não se sentiria cativado - especialmente como francês e historiador cultural - pelas descrições da época de terror em que a nobreza, homens e mulheres, a flor da nação, mostraram como se pode morrer com a alma alegre, registaram a frescura do seu humor e a subtileza do seu modo de vida até à fatídica recordação? Que tentador imaginar-se no meio disso como um dos jovens que se despedem da senhora com um beijo na mão e sobem sem medo no andaime! Ou se a ambição fosse o principal motivo para fantasiar, colocar-se no lugar de uma daquelas individualidades poderosas que, só pela força dos seus pensamentos e da sua eloquência ardente, dominam a cidade onde o coração da humanidade batia convulsivamente naquela época, que enviam milhares de pessoas para a morte por convicção e iniciam a transformação da Europa, mesmo não tendo certeza de suas cabeças, e um dia as colocam sob a faca da guilhotina, por exemplo no papel de um dos Girondinos ou o herói Danton? O fato de a imaginação de Maury ser tão ambiciosa parece ser indicada pelo traço preservado em sua memória "acompanhado por uma multidão inconfundível".
Mas toda essa fantasia, que já se completou há muito tempo, não precisa ser realizada durante o sono; basta que seja “aplicado”, por assim dizer. Quero dizer desta forma: quando alguns compassos são tocados e alguém diz, como em “Don Juan”, “Isso é de “As Bodas de Fígaro”, de Mozart, de repente sinto uma onda de memórias das quais nada em particular pode vir à consciência no momento seguinte. fantasia de guilhotina Porém, isso não acontece durante o sono, mas apenas na memória da pessoa desperta, que agora se lembra em seus detalhes da fantasia que foi abordada como um todo no sonho.
Exemplos de fantasias em sonhos.
Pode-se usar a mesma explicação de que se trata de fantasias acabadas que são excitadas pelo estímulo da vigília como um todo para outros sonhos que estão em sintonia com o estímulo da vigília, por ex. B. para o sonho de batalha de Napoleão antes da explosão da máquina infernal. Entre os sonhos que Justine Tobowolska recolheu na sua dissertação sobre a duração aparente do tempo nos sonhos, aquele que Macario (1857) relata do dramaturgo Casimir Bonjour, parece-me o mais conclusivo (180). Este homem queria assistir à primeira apresentação de uma de suas peças certa noite, mas estava tão cansado que cochilou em sua cadeira nos bastidores assim que a cortina subiu. Durante o sono, ele passou por todos os cinco atos de sua peça e observou todos os diferentes sinais de emoção que os ouvintes expressavam durante as cenas individuais. Terminada a apresentação, ele ficou encantado ao ouvir seu nome ser anunciado sob os mais animados aplausos. De repente ele acordou. Ele não conseguia acreditar no que via ou ouvia; a performance não progrediu além dos primeiros versos da primeira cena; ele não poderia ter dormido por mais de dois minutos. Provavelmente não é muito ousado afirmar, para esse sonho, que trabalhar os cinco atos da peça e prestar atenção ao comportamento do público nas partes individuais não precisa resultar de uma nova produção durante o sono, mas pode repetir um trabalho imaginativo que já foi concluído no sentido declarado. Tobowolska, juntamente com outros autores, enfatiza que as características comuns dos sonhos com processos imaginativos acelerados são que eles parecem particularmente coerentes, nada parecidos com outros sonhos, e que a memória deles é muito mais sumária do que detalhada. Mas estas seriam precisamente as características que deveriam ser atribuídas a tais fantasias acabadas tocadas pelo trabalho do sonho, conclusão a que os autores não chegam. Não quero afirmar que todos os sonhos acordados permitam esta explicação ou que o problema do processo acelerado de imaginação nos sonhos possa ser eliminado desta forma.
A elaboração secundária.
É inevitável que nos preocupemos aqui com a relação dessa elaboração secundária do conteúdo do sonho com os outros fatores do trabalho do sonho. Acontece que os fatores formadores do sonho, o desejo de condensar, a compulsão para escapar da censura e a consideração da representabilidade nos meios psicológicos do sonho formam inicialmente um conteúdo onírico provisório a partir do material, e que este é posteriormente transformado até atender, tanto quanto possível, às exigências de uma segunda instância? Isso é pouco provável. Deve-se antes assumir que as exigências desta autoridade desde o início fornecem uma das condições que o sonho deve satisfazer, e que esta condição, como as de condensação, resistência, censura e representabilidade, têm simultaneamente um efeito indutor e seletivo sobre o grande material dos pensamentos do sonho. Das quatro condições para a formação dos sonhos, a última reconhecida é aquela cujos requisitos parecem ser menos obrigatórios para o sonho. A identificação desta função psicológica, que realiza o chamada elaboração secundária do conteúdo do sonho, com o trabalho do nosso pensamento de vigília surge muito provavelmente da seguinte consideração: o nosso pensamento de vigília (pré-consciente) comporta-se em relação a qualquer material perceptual exatamente da mesma maneira que a função em questão se comporta em relação ao conteúdo do sonho. É natural que ele crie ordem nesse material, estabeleça relações, coloque-o sob a expectativa de uma conexão inteligível. Tendemos a ir longe demais nisso; os truques dos ilusionistas nos imitam, confiando nesse nosso hábito intelectual. No esforço para reunir as impressões sensoriais que nos são apresentadas de uma forma compreensível, muitas vezes cometemos os erros mais estranhos ou mesmo falsificamos a verdade do material que temos diante de nós. A evidência aqui é muito conhecida para exigir uma citação ampla. Ignoramos erros de impressão que perturbam o significado, criando a ilusão do que é correto. Diz-se que um editor de uma revista francesa muito lida ousou apostar que faria o impressor intervir em cada frase de um longo artigo, “de frente” ou “de trás”, sem que nenhum dos leitores percebesse. Ele ganhou a aposta. Notei um estranho exemplo de conexão falsa anos atrás, enquanto lia o jornal. Após aquela sessão da Câmara Francesa, em que Dupuy acalmou o choque da explosão da bomba lançada no salão por um anarquista com a palavra corajosa: La séance continue, os visitantes da galeria foram ouvidos como testemunhas sobre suas impressões sobre o ataque. Entre eles estavam duas pessoas das províncias, uma das quais disse ter ouvido uma detonação imediatamente após o final de um discurso, mas disse que era costume no Parlamento disparar um tiro sempre que um orador terminava. O outro, que provavelmente já tinha ouvido vários oradores, chegou à mesma conclusão, mas com a modificação de que tal tiroteio era um reconhecimento que só veio depois de discursos particularmente bem-sucedidos.
Portanto, provavelmente não é nenhuma outra instância psíquica, além do nosso pensamento normal, que aborda o conteúdo do sonho com a afirmação de que ele deve ser compreensível, submete-o a uma interpretação inicial e, assim, causa um completo mal-entendido sobre ele. Para nossa interpretação, continua sendo regra deixar despercebida a conexão aparente no sonho em todos os casos, pois sua origem é suspeita, e seguir o mesmo caminho de regressão ao material onírico, tanto do claro quanto do confuso.
Mas notamos o que foi dito acima, p. 245, a mencionada escala de qualidades dos sonhos, da confusão à clareza, depende essencialmente. Aquelas partes do sonho onde o tratamento secundário conseguiu alcançar algo nos parecem claras, mas aquelas outras onde o poder dessa conquista falhou parecem confusas. Como as partes confusas do sonho são muitas vezes as menos vívidas, podemos concluir que o trabalho do sonho secundário também é responsável por uma contribuição para a intensidade plástica das estruturas oníricas individuais.
Se eu procurasse em algum lugar um objeto de comparação para o desenho definitivo do sonho, tal como ele surge sob a influência do pensamento normal, então não há outro senão aquelas inscrições enigmáticas com as quais os “Flying Papers” têm entretido seus leitores por tanto tempo. Para uma determinada frase, que por uma questão de contraste pertence ao dialeto e tem o significado mais bizarro possível, deve-se criar a expectativa de que contenha uma inscrição em latim. For this purpose, the letter elements of the words are torn from their assembly into syllables and rearranged. Aqui e ali aparece uma palavra genuinamente latina, em outros lugares acreditamos estar vendo abreviações de tais palavras, e ainda em outros lugares da inscrição permitimos que o aparecimento de partes desgastadas ou lacunas na inscrição nos enganem sobre a falta de sentido das letras isoladas. Se não quisermos cair na piada, temos que ignorar todos os adornos de uma inscrição, olhar as letras e juntá-las em palavras em nossa língua nativa, sem nos preocupar com a disposição adequada.
A elaboração secundária é aquele momento do trabalho do sonho que tem sido percebido e apreciado pela maioria dos autores. H. Ellis descreve sua conquista em uma ilustração alegre (Introdução, p. 10):
»Podemos realmente pensar no assunto de tal forma que a consciência adormecida diga a si mesma: Aí vem nosso mestre, a consciência desperta, que atribui enorme importância à razão, à lógica e afins. Rápido! Cuide das coisas, coloque-as em ordem, qualquer ordem serve... antes que ele entre para tomar posse da cena.
A identidade desta forma de trabalhar com a do pensamento acordado é afirmada de forma particularmente clara por Delacroix (p. 526):
»Esta função de interpretação não é particularmente au rêve; Este é o mesmo trabalho de coordenação lógica que nós fazemos sobre nossas sensações pendentes do véu.
J. Sully tem a mesma opinião. Da mesma forma, Tobowolska:
»Sobre essas sucessões incoerentes de alucinações, o espírito s'efforce de faire le me trabalh de coordenação lógica qu'il fait pendente la vela sur les sensações. Ele confia entre eles por uma garantia imaginária, todas essas imagens caídas e bouche os écarts trop grands qui se trouvaient entre eles” (p. 93).
Alguns autores permitem que esta atividade de organização e interpretação comece durante o sonho e continue enquanto acordado. Então Paulhan (p. 547):
»Cependant j'ai souvent thinksé qu'il pouvait y avoir une righte deformation, ou plutôt reformation du rêve dans le souvenir.... A tendência de systématisante de l'imagination pourrait fort bien achever após le réveil ce qu'elle pendente a ébauché le sommeil. A variedade, a rapidez do pensamento será aumentada na aparência pela perfeição da imaginação.«
Leroy e Tobowolska (p. 592):
»Dans the rêve, ao contrário, a interpretação e a coordenação são fontes não somente à ajuda dos données du rêve, mas encore à ajuda das células do véu...”
Foi então inevitável que o significado deste único momento reconhecido na formação do sonho fosse superestimado, de modo que toda a realização de ter criado o sonho fosse atribuída a ele. Essa criação deveria ocorrer no momento do despertar, como assumem Goblot e, ainda mais, Foucault, que atribuem ao pensamento acordado a capacidade de formar sonhos a partir dos pensamentos que surgem durante o sono.
Leroy e Tobowolska dizem sobre esta visão: "Em um cru pouvoir placer le rêve au moment du réveil et ils ont atribué à la pensae de la véu a função de construire le rêve com as imagens presentes na pensae du sommeil."
O “fenômeno funcional”.
Gostaria de concluir apreciando o tratamento secundário de uma nova contribuição ao trabalho do sonho, que foi demonstrada por observações sutis de H. Silberer. Como mencionado noutro local (181), Silberer captou a transformação de pensamentos em imagens no acto, por assim dizer, forçando-se a envolver-se em actividade intelectual em estados de cansaço e insónia. Então o pensamento no qual ele estava trabalhando desapareceu dele e em seu lugar apareceu uma visão, que acabou sendo um substituto para o pensamento predominantemente abstrato. (Ver os exemplos na p. 256.) Nestas experiências aconteceu que a imagem que surgiu, que poderia ser equiparada a um elemento onírico, representava algo diferente do pensamento que estava à espera de ser trabalhado, nomeadamente o próprio cansaço, a dificuldade ou relutância em realizar este trabalho, ou seja, o estado subjetivo e o funcionamento da pessoa que luta, em vez do objeto do seu esforço. Silberer chamou esse caso, que ocorreu com bastante frequência, de “fenômeno funcional” para distingui-lo do fenômeno “material” que era de se esperar.
»Z B: Certa tarde, estou deitado no sofá, com muito sono, mas me forço a pensar em um problema filosófico. Estou tentando comparar as opiniões de Kant e Schopenhauer ao longo do tempo. Devido à minha insônia, não consigo captar a linha de pensamento de ambos lado a lado, o que seria necessário para comparação. Depois de várias tentativas sem sucesso, memorizei mais uma vez a derivação kantiana com toda a minha força de vontade para depois aplicá-la ao problema de Schopenhauer. Aqui volto minha atenção para este último; Quando agora quero voltar para Kant, acontece que ele desapareceu de mim novamente; Tento em vão recuperá-lo novamente. Esse vão esforço para encontrar imediatamente os arquivos de Kant que estavam perdidos em algum lugar da minha cabeça de repente me aparece de olhos fechados como um símbolo vívido e tridimensional, como numa imagem de sonho: Exijo informações de uma secretária rabugenta que, debruçada sobre uma mesa, não se deixa perturbar pela minha insistência. Meio sentado, ele me olha de má vontade e com desdém” (p. 314).
Outros exemplos relacionados com a flutuação entre o sono e a vigília:
»Exemplo nº 2. – Condições: De manhã ao acordar. Numa certa profundidade de sono (estado crepuscular) pensando num sonho anterior, sonhando-o e sonhando-o, sinto-me cada vez mais perto da consciência desperta, mas ainda quero permanecer no estado crepuscular.
Cena: Atravesso um riacho com um pé, mas logo puxo-o novamente, tentando ficar parado" (p. 625).
»Exemplo nº 6. – Condições como no Exemplo nº 4. (Ele quer ficar deitado um pouco mais sem dormir demais.) Quero dormir um pouco mais.
Cena: Me despeço de alguém e concordo em encontrá-lo novamente em breve.«
Silberer observou o fenômeno “funcional”, a “representação do estado em vez do objetivo”, essencialmente sob as duas condições de adormecer e acordar. É fácil compreender que apenas este último caso é levado em consideração na interpretação dos sonhos. Silberer mostrou com bons exemplos que as partes finais do conteúdo manifesto de muitos sonhos, que são imediatamente seguidos pelo despertar, não representam nada além da intenção ou do próprio processo de despertar. Essa intenção é atendida por: cruzar um limiar (“simbolismo do limiar”), sair de um cômodo para entrar em outro, sair, voltar para casa, separar-se de um companheiro, mergulhar na água e outros.
Não é de forma alguma impensável ou improvável que este “simbolismo de limiar” também esclarecesse alguns elementos no contexto de um sonho, por ex. B. em locais onde houve flutuações na profundidade do sono e tendência a interromper o sonho. No entanto, ainda não foram fornecidos exemplos fiáveis desta ocorrência. Um caso mais comum de sobredeterminação parece ser o de uma passagem de sonho, cujo conteúdo material deriva da estrutura dos pensamentos do sonho, também ter sido usada para representar algo inerente à atividade mental.
O fenômeno funcional muito interessante de Silberer, não por culpa de seu descobridor, causou muitos abusos, pois a velha tendência à interpretação abstrato-simbólica dos sonhos encontrou nele inspiração. A preferência de algumas pessoas pela “categoria funcional” vai tão longe que falam do fenômeno funcional, onde atividades intelectuais ou processos emocionais sempre aparecem no conteúdo dos pensamentos do sonho, embora esse material não tenha nem mais nem menos direito de entrar no sonho como resíduo de um dia do que qualquer outra coisa.
Queremos reconhecer que os fenômenos de Silberer representam uma segunda contribuição para a formação dos sonhos por parte do pensamento de vigília, que, no entanto, é menos constante e significativa do que a primeira, introduzida sob o nome de "elaboração secundária". Foi demonstrado que parte da atenção ativa durante o dia permanece focada no sonho mesmo durante o sono, controlando-o, criticando-o e reservando-se o poder de interrompê-lo. Fazia sentido para nós reconhecermos o censor nesta entidade mental que permanecia acordada e tinha uma influência restritiva tão forte na formação do sonho. O que as observações de Silberer acrescentam é o fato de que, sob certas circunstâncias, uma espécie de auto-observação está envolvida e contribui para o conteúdo do sonho. As prováveis relações desta autoridade de auto-observação, que pode tornar-se particularmente importante nas mentes filosóficas, com a percepção endopsíquica, com a mania de atenção, com a consciência e com o censor dos sonhos, são apropriadas para serem tratadas em outro lugar (182).
Pensamento inconsciente e trabalho de sonho.
Passo agora a resumir essas extensas discussões sobre o trabalho do sonho. Deparamo-nos com a questão de saber se a alma utiliza todas as suas capacidades num desenvolvimento desinibido para formar sonhos ou apenas uma fração delas que é inibida na sua realização. Nossas investigações nos levam a rejeitar tais questões como inadequadas às circunstâncias. Mas se quisermos permanecer no mesmo terreno ao responder à questão, então devemos afirmar ambas as opiniões, que parecem ser mutuamente exclusivas. O trabalho mental envolvido na formação dos sonhos é dividido em duas atividades: a produção de pensamentos do sonho e a transformação deles em conteúdo onírico. Os pensamentos do sonho são completamente corretos e formados com todo o esforço psicológico de que somos capazes; Pertencem ao nosso pensamento, que não se tornou consciente, do qual, através de uma certa implementação, também emergem pensamentos conscientes. Não importa o quanto valha a pena conhecer e confundir, esses enigmas não têm nenhuma conexão especial com os sonhos e não merecem ser tratados como problemas oníricos. Por outro lado, aquele outro trabalho que transforma os pensamentos inconscientes no conteúdo do sonho é peculiar à vida onírica e é característico dela. Este verdadeiro trabalho do sonho está agora muito mais distante do modelo de pensamento de vigília do que pretendiam mesmo os mais decididos menosprezadores do desempenho psicológico na formação dos sonhos. Não é mais descuidado, mais incorreto, mais esquecido, mais incompleto do que o pensamento acordado; É algo qualitativamente completamente diferente e, portanto, inicialmente não comparável a ele. Não pensa, calcula ou julga, mas limita-se a transformar. Pode ser descrito exaustivamente se considerarmos as condições que o seu produto deve satisfazer. Este produto, o sonho, deveria acima de tudo ser afastado da censura e para isso o trabalho do sonho utiliza a mudança de intensidades psicológicas até a reavaliação de todos os valores psicológicos; Os pensamentos devem ser reproduzidos exclusiva ou predominantemente no material dos traços da memória visual e acústica, e dessa exigência surge para o trabalho do sonho a consideração da representabilidade, à qual ele corresponde por meio de novos deslocamentos. O objetivo é (provavelmente) produzir intensidades maiores do que as disponíveis nos pensamentos do sonho à noite, e esse propósito é atendido pela extensa condensação que é realizada com os componentes dos pensamentos do sonho. Pouca consideração é dada às relações lógicas do material de pensamento; Finalmente encontram uma representação oculta nas peculiaridades formais dos sonhos. Os efeitos dos pensamentos do sonho estão sujeitos a menos mudanças do que o seu conteúdo conceitual. Geralmente são oprimidos; onde permanecem preservadas, separadas das ideias e agrupadas de acordo com a sua semelhança. Apenas uma parte do trabalho do sonho, a extensão inconsistente da revisão causada pelo pensamento de vigília parcialmente desperto, se enquadra na visão que os autores queriam aplicar a toda a atividade de formação dos sonhos.
Apêndice (183)