h) Os afetos no sonho
h) Os afetos no sonho.
Uma observação astuta de Stricker chamou nossa atenção para o fato de que as expressões de afeto nos sonhos não permitem a maneira desdenhosa como, quando acordados, nos livramos do conteúdo do sonho. “Se num sonho tenho medo de ladrões, os ladrões são imaginários, mas o medo é real”, e o mesmo acontece quando estou feliz num sonho. Segundo o testemunho das nossas sensações, o afeto vivido no sonho não é de forma alguma inferior ao vivido na vigília, de igual intensidade, e com mais energia do que com o seu conteúdo imaginativo, o sonho com o seu conteúdo afetivo afirma estar incluído entre as experiências reais da nossa alma. Não podemos alcançar esta classificação enquanto estamos acordados, porque não compreendemos como apreciar psicologicamente um afeto, a não ser ligando-o ao conteúdo de uma ideia. Se o afeto e a ideia não corresponderem em termos de tipo e intensidade, nosso julgamento de vigília torna-se errôneo.
O que sempre causou espanto nos sonhos é que o conteúdo das ideias não traz consigo o efeito afetivo que esperaríamos ser necessário ao pensamento acordado. Strümpell disse que nos sonhos as ideias sobre seus valores psicológicos eram expostas. Nos sonhos, porém, ocorre também o oposto: a expressão intensiva do afeto ocorre com um conteúdo que não parece oferecer qualquer razão para a liberação do afeto. No sonho estou numa situação horrível, perigosa e repugnante, mas não sinto nada de medo ou desgosto; Por outro lado, outras vezes fico horrorizado com coisas inofensivas e fico encantado com coisas infantis.
Esse enigma do sonho desaparece de nós tão repentina e completamente como talvez nenhum outro enigma onírico, quando passamos do conteúdo manifesto do sonho para o latente. Não teremos nada a ver com sua explicação porque ela não existe mais. A análise nos ensina que o conteúdo das ideias sofreu mudanças e substituições, enquanto os afetos permaneceram inalterados. Não admira que o conteúdo conceptual alterado pela distorção do sonho já não se ajuste ao afeto retido; mas já não é surpreendente que a análise tenha substituído o conteúdo correcto no seu antigo lugar.
Num complexo psicológico que sofreu a influência da censura de resistência, os afetos são a parte resistente que por si só pode nos dar a pista do complemento correto. Essa relação é revelada ainda mais claramente nas psiconeuroses do que nos sonhos. O afeto está sempre certo aqui, pelo menos em termos de qualidade; sua intensidade pode ser aumentada mudando a atenção neurótica. Quando o histérico se surpreende por ter tanto medo de uma ninharia, ou o homem com obsessões que uma censura tão embaraçosa surge de uma trivialidade, ambos se desviam ao tomar o conteúdo da imaginação - a ninharia ou o nada - como o essencial, e se defendem sem sucesso, fazendo desse conteúdo conceitual o ponto de partida de seu trabalho mental. A psicanálise mostra-lhes então o caminho certo ao, pelo contrário, reconhecer o afeto como justificado e procurar a ideia que lhe pertence e que foi reprimida por um substituto. O pré-requisito aqui é que a liberação do afeto e o conteúdo das ideias não formem a unidade orgânica indissolúvel como estamos acostumados a tratá-los, mas que ambas as peças possam ser soldadas de modo que possam ser separadas uma da outra através da análise. A interpretação dos sonhos mostra que este é realmente o caso.
Explicação da ausência de efeitos esperados.
Dou primeiro um exemplo em que a análise esclarece a aparente ausência de afeto no conteúdo de uma imagem que deveria forçar a liberação de afeto.
I. Ela vê três leões no deserto, um dos quais ri, mas não tem medo deles. Aí ela deve ter fugido deles porque quer subir em uma árvore, mas encontra a prima, que é professora de francês, já lá em cima, etc.
A análise traz para isso o seguinte material: O motivo indiferente do sonho virou frase em sua tarefa de inglês: A juba é o adorno do leão. O pai dela tinha uma barba assim, que emoldurava o rosto como uma juba. Sua professora de inglês se chama Miss Lyons (Lions). Um conhecido lhe enviou baladas de Loewe. Então estes são os três leões; por que ela deveria ter medo deles? – Ela leu uma história em que um negro, que incitou os outros à revolta, foi perseguido por cães de caça e subiu em uma árvore para se salvar. Depois, no clima mais exuberante, seguem-se fragmentos de memórias assim: As instruções de como pegar leões das “Folhas Voadoras”: Pegue um deserto e peneire, depois sobraram os leões. Há também a anedota extremamente engraçada, mas não muito decente, de um funcionário que é questionado por que ele não se esforça mais para ganhar o favor de seu chefe, e que responde que tentou entrar, mas a pessoa à sua frente já estava lá em cima. Todo o material fica compreensível quando se descobre que a senhora recebeu a visita do superior do marido no dia do sonho. Ele foi muito educado com ela, beijou sua mão, e ela não teve medo dele, embora ele seja um “animal muito grande” e desempenhe o papel de “leão social” na capital de seu país. Este leão é comparável ao leão do Sonho de uma Noite de Verão, que se desmascara como Schnock, o carpinteiro, assim como todos os leões dos sonhos dos quais não temos medo.
II. Como segundo exemplo, uso o sonho da menina que viu o filho pequeno de sua irmã deitado como um cadáver no caixão, mas, como acrescento agora, não sentiu dor nem tristeza. Sabemos pela análise por que não. O sonho apenas disfarçou seu desejo de ver novamente o homem que amava; o afeto tinha que estar sintonizado com o desejo e não com a sua ocultação. Portanto, não havia motivo algum para lamentar.
Em vários sonhos, o afeto permanece pelo menos em conexão com o conteúdo conceitual que substituiu o conteúdo que lhe corresponde. Em outros, o afrouxamento do complexo continua. O afeto parece completamente desvinculado da ideia associada e está localizado em algum outro lugar do sonho, onde se enquadra no novo arranjo dos elementos oníricos. É então semelhante ao que experimentamos com os atos de julgamento do sonho. Se houver uma conclusão significativa nos pensamentos do sonho, então o sonho também contém uma; mas a conclusão do sonho pode ser transferida para um material completamente diferente. Essa mudança geralmente ocorre de acordo com o princípio dos opostos.
O sonho do “navio café da manhã”.
Explico esta última possibilidade usando o seguinte exemplo de sonho, que submeti à análise mais exaustiva.
III. Um castelo à beira-mar, mais tarde não se situa directamente sobre o mar, mas sim sobre um estreito canal que desemboca no mar. Um Sr. P. é o governador. Estou com ele em um grande salão de três janelas, em frente às quais projeções de parede se erguem como ameias. Fui designado para a tripulação como oficial naval voluntário. Tememos a chegada de navios de guerra inimigos porque estamos em estado de guerra. O Sr. P. pretende partir; Ele me dá instruções sobre o que fazer no evento temido. Sua esposa doente está no castelo em perigo com seus filhos. Quando o bombardeio começar, o grande salão deverá ser evacuado. Ele respira pesadamente e quer se afastar; Eu o paro e pergunto como devo enviar-lhe notícias, se necessário. Ele então diz outra coisa, mas imediatamente cai morto. Provavelmente eu o estressei desnecessariamente com as perguntas. Após a sua morte, que ainda não me impressiona, pensei se a viúva ficaria no castelo, se deveria comunicar a morte ao alto comando e assumir a gestão do castelo como o próximo no comando. Agora estou à janela e observo os navios que passam; São mercadores que passam rapidamente pelas águas escuras, alguns com várias chaminés, outros com tetos ondulados (que se assemelham muito aos prédios da estação no pré-sonho [não narrado]). Então meu irmão fica ao meu lado e nós dois olhamos para o canal pela janela. Quando vemos um navio ficamos assustados e gritamos: Aí vem o navio de guerra. Mas acontece que apenas os mesmos navios que já conheço estão voltando. Agora chega um pequeno navio, estranhamente cortado de modo que termina no meio de sua largura; No convés você pode ver coisas estranhas parecidas com xícaras ou latas. Gritamos em uníssono: Este é o navio do café da manhã.
O movimento rápido dos navios, o azul profundo da água, o ventre castanho das chaminés, todos juntos criam uma impressão tensa e sombria.
As locações deste sonho são compiladas a partir de várias viagens ao Adriático (Miramare, Duino, Veneza, Aquileja). Uma curta mas agradável viagem de Páscoa a Aquileia com meu irmão, algumas semanas antes do sonho, ainda estava fresca em minha memória. A guerra naval entre a América e a Espanha e as preocupações associadas sobre o destino dos meus parentes que vivem na América também desempenham um papel. Os afetos emergem em dois lugares neste sonho. Num lugar não há emoção esperada; enfatiza-se expressamente que a morte do governador não me impressiona; em outro lugar, quando penso ver o navio de guerra, fico assustado e sinto todas as sensações de terror durante o sono. As emoções são acomodadas neste sonho bem construído de tal forma que qualquer contradição evidente é evitada. Não há razão para que eu fique assustado com a morte do governador, e é apropriado que, como comandante do castelo, eu fique assustado ao ver o navio de guerra. Mas agora a análise mostra que o Sr. P. é apenas um substituto para mim mesmo (no sonho eu sou o seu substituto). Eu sou o governador que morre repentinamente. Os pensamentos do sonho são sobre o futuro da minha família após minha morte prematura. Nenhum outro pensamento embaraçoso pode ser encontrado nos pensamentos do sonho. O medo associado à visão do navio de guerra no sonho deve ser liberado de lá e colocado aqui. Por outro lado, a análise mostra que a região dos pensamentos do sonho de onde o navio de guerra é retirado está repleta das mais alegres reminiscências. Foi há um ano em Veneza, num dia magicamente lindo, ficamos na janela do nosso quarto na Riva Schiavoni e olhamos para a lagoa azul, onde hoje havia mais movimento do que o normal. Esperava-se que os navios ingleses fossem recebidos cerimoniosamente, e de repente minha esposa gritou alegremente como uma criança: Aí vem o navio de guerra inglês! No meu sonho estou assustado com as mesmas palavras; Vemos novamente que a fala nos sonhos vem da fala na vida. Em breve mostrarei que o elemento “inglês” não se perdeu neste discurso para o trabalho do sonho. Então, aqui estou eu, alternando entre pensamentos do sonho e conteúdo onírico, da felicidade ao medo, e só preciso salientar que, com essa transformação, eu mesmo estou expressando uma parte do conteúdo latente do sonho. O exemplo prova, contudo, que o trabalho do sonho é livre para separar a causa emocional de suas conexões no pensamento onírico e inseri-la em qualquer outro lugar do conteúdo onírico.
Aproveito a oportunidade que se apresenta para submeter a uma análise mais detalhada o “navio do café da manhã”, cuja aparição no sonho completa tão absurdamente uma situação racionalmente registrada. Quando observo mais de perto o objeto onírico, noto posteriormente que ele era preto e que, ao cortá-lo em sua maior largura nesta extremidade, era em grande parte semelhante a um objeto que se tornou interessante para nós nos museus das cidades etruscas. Era uma xícara retangular de barro preto com duas alças que continha coisas como xícaras de café ou chá, não muito diferente de nossos modernos conjuntos de mesa de café da manhã. Ao ser interrogado, descobrimos que se tratava de um banheiro de senhora etrusca com latas de maquiagem e pó; e dissemos brincando que não seria má ideia trazer uma dessas coisas para a dona de casa. O objeto do sonho significa – banheiro preto, tristeza e alude diretamente a uma morte. Na outra extremidade, o objeto onírico nos lembra o "barco" da tribo νέκυς, como me disse meu amigo linguista, no qual o cadáver era depositado nos tempos antigos e deixado para ser enterrado no mar. Isso explica por que os navios retornam em sonhos.
"Silenciosamente, em um barco resgatado, o velho chega ao porto."
É a viagem de volta depois que o navio quebrou, o navio do café da manhã se rompeu em largura. Mas de onde vem o nome navio “café da manhã”? Aqui se usa o “inglês”, que deixamos para os navios de guerra. Café da manhã = café da manhã, quebra do jejum. Quebrar faz parte de quebrar o navio novamente, jejuar faz parte do banheiro preto.
Mas neste navio café da manhã apenas o nome do sonho foi recriado. A coisa existiu e me lembra uma das horas mais felizes da última viagem. Desconfiados da comida de Aquileja, trouxemos um pouco de comida de Gorizia, compramos uma garrafa do excelente vinho da Ístria em Aquileja, e enquanto o pequeno navio postal navegava lentamente pelo canal delle Mee até o desolado trecho lagunar até Grado, nós, os únicos passageiros, tomamos o café da manhã no convés com bom humor, que desfrutamos como raramente tínhamos feito antes. Então esse era o “navio do café da manhã”, e é precisamente por trás dessa reminiscência do prazer alegre da vida que o sonho esconde os pensamentos mais deprimentes de um futuro desconhecido e misterioso.
A supressão dos afetos como sucesso do trabalho do sonho.
O desligamento dos afetos das massas de ideias que lhes deram origem é o que mais marcante lhes acontece durante a formação dos sonhos, mas não é a única nem a mais essencial mudança que sofrem no caminho dos pensamentos do sonho ao sonho manifesto. Se compararmos os afetos nos pensamentos do sonho com os do sonho, uma coisa imediatamente fica clara: sempre que um afeto é encontrado no sonho, ele também é encontrado nos pensamentos do sonho, mas não o contrário. O sonho geralmente tem menos efeito do que o material psicológico do qual emergiu. Depois de reconstruir os pensamentos do sonho, não consigo ver como neles os impulsos mais intensos da alma lutam regularmente para se afirmar, geralmente em batalha com outros que os contradizem veementemente. Se eu olhar para o sonho, muitas vezes o considero incolor, sem qualquer tom emocional intenso. Através do trabalho do sonho, não apenas o conteúdo, mas também muitas vezes o tom emocional do meu pensamento foi levado ao nível da indiferença. Eu poderia dizer que o trabalho do sonho provoca uma supressão dos afetos. Tomemos, por exemplo. B. o sonho da monografia botânica. O seu pensamento corresponde a um apelo apaixonado pela minha liberdade, para agir da maneira que ajo, para organizar a minha vida da maneira que me parece ser a única coisa certa a fazer. O sonho resultante parece indiferente: escrevi uma monografia, ela está na minha frente, tem placas coloridas, plantas secas acompanham cada exemplar. É como o silêncio de um campo de cadáveres; você não sente mais a batalha violenta.
Também pode ser diferente; expressões vívidas de afeto podem entrar no próprio sonho; Mas detenhamo-nos primeiro no fato indiscutível de que tantos sonhos parecem indiferentes, ao passo que ninguém pode imaginar-se nos pensamentos do sonho sem ficar profundamente comovido.
A explicação teórica completa desta supressão do afeto durante o trabalho do sonho não pode ser dada aqui; exigiria uma penetração mais cuidadosa na teoria dos afetos e no mecanismo de recalque. Eu só quero mencionar dois pensamentos aqui. Por outras razões, sou forçado a imaginar a liberação do afeto como um processo centrífugo dirigido contra o interior do corpo, análogo aos processos de inervação motora e secretora. Assim como a emissão de impulsos motores para o mundo exterior parece estar suspensa no estado de sono, o despertar centrífugo de afetos pelo pensamento inconsciente durante o sono também poderia ser dificultado. Os impulsos afetivos que surgem durante o curso dos pensamentos do sonho seriam, portanto, em si mesmos, impulsos fracos e, portanto, aqueles que entram no sonho não seriam mais fortes. Segundo essa linha de pensamento, a “supressão dos afetos” não seria de forma alguma um sucesso do trabalho do sonho, mas uma consequência do estado de sono. Pode ser que sim, mas não pode ser tudo. Devemos lembrar também que cada sonho mais complexo também se revelou o resultado conciliatório de um conflito entre poderes psíquicos. Por um lado, os pensamentos formadores de desejo têm de lutar contra a contradição de uma autoridade censuradora; por outro lado, vimos muitas vezes que no próprio pensamento inconsciente cada linha de pensamento estava ligada ao seu oposto contraditório. Como todas essas linhas de pensamento são capazes de gerar afeto, dificilmente nos enganaremos se entendermos a supressão do afeto como o resultado da inibição que exerce os opostos uns contra os outros e da censura contra as tendências que ele suprime. A inibição do afeto seria então o segundo sucesso da censura dos sonhos, assim como a distorção dos sonhos foi o primeiro.
Gostaria de incluir um exemplo de sonho em que o tom emocional indiferente do conteúdo do sonho pode ser esclarecido pelo contraste dos pensamentos do sonho. Tenho o seguinte sonho para relatar, que todo leitor lerá com desgosto:
4. Uma colina, sobre a qual se encontra uma espécie de lavatório exterior, um banco muito comprido, no final do qual existe um grande lavatório. Toda a borda posterior está densamente coberta por pilhas de fezes de todos os tamanhos e níveis de frescor. Atrás do banco há arbustos. Urino no banco; Um longo jato de urina enxagua tudo, as fezes saem facilmente e caem na abertura. Como se houvesse algo sobrando no final.
Por que não senti nojo durante esse sonho?
Porque, como mostra a análise, os pensamentos mais agradáveis e satisfatórios contribuíram para a criação deste sonho. Quando analiso, penso imediatamente nos estábulos Augianos que Hércules limpa. Eu sou esse Hércules. A colina e os arbustos pertencem a Aussee, onde vivem agora os meus filhos. Descobri a etiologia infantil das neuroses e, assim, salvei meus próprios filhos da doença. O banco é (exceto o buraco do vaso sanitário, claro) uma imitação fiel de um móvel que um paciente dedicado me deu de presente. Ela me lembra como meus pacientes me honram. Sim, até o museu de excrementos humanos é capaz de uma interpretação reconfortante. Por mais que eu esteja enojado com isso, no meu sonho é uma reminiscência do belo país da Itália, em cujas pequenas cidades os banheiros não são diferentes. O jato de urina que lava tudo é uma referência inequívoca ao tamanho. Assim Gulliver apaga o grande incêndio entre os Liliputianos; Ao fazer isso, porém, ele incorre no desagrado da menor rainha. Mas Gargantua, o super-homem de Mestre Rabelais, também se vinga dos parisienses cavalgando em Notre-Dame e direcionando o seu jato de urina para a cidade. Eu estava folheando as ilustrações de Rabelais de Garnier ontem, antes de ir para a cama. E estranhamente, mais uma prova de que sou o super-homem! A plataforma Notre-Dame foi minha estadia favorita em Paris; Todas as tardes livres eu subia nas torres da igreja entre os monstros e as caras do diabo que havia ali. O fato de todas as fezes desaparecerem tão rapidamente antes da radiação é o lema: Afflavit et dissipati sunt, com o qual intitularei a seção sobre terapia para histeria.
E agora a causa efetiva do sonho: era uma tarde quente de verão, à noite eu havia dado minha palestra sobre a ligação entre histeria e perversões e tudo o que eu sabia dizer me desagradou tanto que me pareceu despojado de tudo que valia a pena ter. Estava cansado, sem nenhum vestígio de prazer no meu trabalho árduo, ansiava por estar longe desta escavação na terra humana, para estar com os meus filhos e depois com as belezas da Itália. Com esse humor, saí da sala de aula para um café para fazer um lanche modesto ao ar livre, porque a vontade de comer havia me abandonado. Mas um dos meus ouvintes foi comigo; Ele pediu permissão para sentar enquanto eu bebia meu café e engasgava com a bunda, e começou a me lisonjear. Quanto ele aprendeu comigo, e que agora olha tudo com outros olhos, que limpei o estábulo de Augenias de erros e preconceitos na teoria das neuroses, enfim, que sou um grande homem. Meu humor não combinava com sua canção de louvor; Lutei contra o nojo, fui para casa cedo para relaxar, folheei Rabelais antes de ir para a cama e li uma novela de C. F. Meyer, “Os sofrimentos de um menino”.
Supressão e cancelamento de emoções.
O sonho surgiu desse material; A novela de Meyer acrescentou memórias de cenas de infância (cf. o sonho do Conde Thun, última foto). O clima diário de desgosto e cansaço prevalecia no sonho a ponto de ser permitido fornecer quase todo o material para o conteúdo do sonho. Mas à noite o clima oposto de auto-ênfase forte e até excessiva tornou-se ativo e anulou o primeiro. O conteúdo do sonho teve que ser concebido de tal forma que permitisse que a ilusão de pequenez e a superestimação de si mesmo fossem expressas no mesmo material. Este compromisso resultou num conteúdo onírico ambíguo, mas também num tom de sentimento indiferente devido à inibição mútua dos opostos.
De acordo com a teoria da realização do desejo, este sonho não teria sido possível se a linha de pensamento oposta da megalomania, embora suprimida mas enfatizada com prazer, não tivesse se juntado à da repulsa. Porque coisas embaraçosas não deveriam ser representadas em sonhos; As coisas embaraçosas de nossos pensamentos diários só podem entrar no sonho se, simultaneamente, emprestarem suas roupas para a realização de um desejo.
O trabalho do sonho pode fazer algo mais com os efeitos dos pensamentos do sonho do que permiti-los ou reduzi-los a zero. Isso pode transformá-los em seu oposto. Já aprendemos a regra de interpretação de que cada elemento do sonho também pode representar seu oposto para interpretação, assim como ele mesmo. Nunca se sabe de antemão se um ou outro deve ser interpretado; apenas o contexto decide isso. Uma vaga ideia deste estado de coisas evidentemente se impôs na consciência popular; Os livros de sonhos costumam usar o princípio do contraste ao interpretar os sonhos. Tal transformação em seu oposto é possibilitada pela íntima cadeia associativa que liga a ideia de uma coisa à de seu oposto em nosso pensamento. Como qualquer outro deslocamento, serve para fins de censura, mas é também muitas vezes o trabalho de realização de desejos, porque a realização de desejos consiste em nada mais do que a substituição de uma coisa desagradável pelo seu oposto. Assim como as ideias sobre as coisas, os afetos dos pensamentos do sonho também podem parecer invertidos no sonho, e é provável que essa inversão de afetos seja geralmente provocada pela censura dos sonhos. Na vida social, como nos mostrou a analogia comum com a censura dos sonhos, a supressão e a inversão do afeto servem principalmente para dissimular. Quando estou me comunicando verbalmente com a pessoa por quem devo mostrar consideração, enquanto quero dizer algo hostil a ela, é quase mais importante que eu esconda dela as expressões de minhas emoções do que suavize a formulação de meus pensamentos. Se eu falo com ela em palavras não-indelicadas, mas acompanho isso com um olhar ou um gesto de ódio e desprezo, o efeito que tenho sobre essa pessoa não é muito diferente do que se eu tivesse jogado meu desprezo em seu rosto sem piedade. A censura exige, portanto, acima de tudo, que eu suprima as minhas emoções, e se eu for um mestre da dissimulação, fingirei a emoção oposta, sorrirei quando estiver com raiva e agirei com ternura onde quiser destruir.
Já conhecemos um excelente exemplo dessa inversão de emoções nos sonhos a serviço da censura onírica. No sonho “Barba do Tio” sinto grande ternura pelo meu amigo R., enquanto e porque os pensamentos do sonho o chamam de idiota. Deste exemplo de inversão de afetos obtivemos o primeiro indício da existência de censura onírica. Também aqui não é necessário presumir que o trabalho do sonho cria tal contra-afectação a partir do zero; Geralmente encontra-o pronto no material dos pensamentos do sonho e apenas o aumenta com o poder psíquico dos motivos defensivos até que possa predominar na formação do sonho. No último sonho do tio mencionado, o terno contra-afeto provavelmente vem de uma fonte infantil (como sugere a continuação do sonho), porque a relação entre tio e sobrinho tornou-se a fonte de todas as amizades e de todo o ódio para mim devido à natureza especial das minhas primeiras experiências de infância (cf. a análise p. 303 e seg.).
Sonhos hipócritas.
Há uma classe de sonhos que tem o direito especial de ser chamada de "hipócrita" e que submete a um teste severo a teoria da realização de desejos. Tomei conhecimento dela quando o Dr. M. Hilferding, da “Associação Psicanalítica de Viena”, discutiu o relato do sonho de Rosegger impresso abaixo.
Rosegger em "Waldheimat" Volume II diz na história "Foreign Made" (p. 303): "Normalmente desfruto de um sono saudável, mas perdi a paz de muitas noites; além de minha modesta existência estudantil e literária, arrastei a sombra da vida de um verdadeiro alfaiate ao longo dos longos anos, como um fantasma, sem conseguir me livrar dela."
»Não é verdade que meus pensamentos estivessem tão frequente e vividamente ocupados com meu passado durante o dia. Um invasor mundial e celestial que emergiu da pele de um filisteu tem outras coisas para fazer. Mas o garoto arrojado provavelmente também dificilmente pensava em seus sonhos noturnos; Só mais tarde, quando me acostumei a pensar em tudo, ou quando o filisteu que há em mim começou a se agitar novamente, me ocorreu por que - se é que eu estava sonhando - eu sempre fui o jornaleiro do alfaiate e que havia trabalhado de graça na oficina do meu professor por tanto tempo. Quando me sentei ao lado dele e costurei e passei, tive plena consciência de que realmente não pertencia mais àquele lugar, de que, como morador da cidade, tinha outras coisas com que lidar; Mas eu estava sempre de férias, sempre nas férias de verão, então fui assistente temporário da professora. Muitas vezes sentia-me muito desconfortável e lamentava a perda de tempo em que poderia ter-me ocupado melhor e de forma mais útil. Às vezes eu tinha que aceitar uma reprimenda do meu professor quando alguma coisa não ficava exatamente no tamanho e no corte; No entanto, nunca se falou em salário semanal. Muitas vezes, sentado com as costas curvadas na oficina escura, decidi largar o trabalho e tornar-me um estranho. Uma vez eu até fiz isso, mas o mestre não percebeu, e na vez seguinte eu estava sentada com ele novamente e costurando."
»Como fiquei feliz por acordar depois de horas tão chatas! E então decidi que se esse sonho intrusivo voltasse a ocorrer, eu o jogaria fora com energia e gritaria bem alto: é só uma brincadeira, estou deitado na cama e quero dormir... E na noite seguinte eu estava sentado novamente na oficina do alfaiate.
»Continuou assim com uma regularidade incrível durante anos. Era uma vez, quando nós, o mestre e eu, trabalhávamos em Alpelhofer, o agricultor onde iniciei a minha aprendizagem, o meu mestre estava particularmente insatisfeito com o meu trabalho. "Eu só quero saber onde estão seus pensamentos!" ele disse e olhou para mim um pouco sombriamente. Achei que a coisa mais sensata a fazer seria levantar-me agora, dizer ao mestre que estava ali apenas como um favor e depois ir embora. Mas não o fiz. Aguentei quando o mestre acolheu um aprendiz e me mandou abrir espaço para ele no banco. Fui para o canto e costurei. No mesmo dia, um jornaleiro intolerante foi preso; ele era Böhm, que havia trabalhado para nós dezenove anos atrás e caído no riacho quando vinha da pousada. Quando ele foi se sentar, não havia espaço. Olhei interrogativamente para o mestre e ele me disse: 'Você não tem talento para alfaiataria, pode ir, você se tornou um estranho'. - Meu choque foi tão grande que acordei.'
»O amanhecer brilhou através das janelas transparentes do meu doce lar. Objetos de arte me cercaram; im stilvollen Bücherschrank harrte meiner do ewige Homer, do gigantische Dante, do unvergleichliche Shakespeare, do glorreiche Goethe – die Herrlichen, die Unsterblichen alle. Da sala ao lado vinham as vozes alegres das crianças acordando e brincando com a mãe. Mir war zu Mute, als hätte ich dieses idyllisch süße, dieses friedensmilde und poesiereiche, helldurchgeistigte Leben, in welchem ich das beschauliche menschliche Glück so oft und tief empfand, von neuem wiedergefunden. E, no entanto, me aborreceu o fato de eu não ter precedido a renúncia de meu mestre, mas, em vez disso, ter sido abdicado por ele.
“E como isso é estranho para mim: naquela noite em que o mestre me tornou uma estranha, desfruto de paz e sossego, não sonhando mais com minha época como costureira em um passado distante, que foi tão alegre em sua despretensão e, ainda assim, que lançou uma sombra tão longa sobre os últimos anos de minha vida.
Nesta série de sonhos do poeta, que foi alfaiate em sua juventude, é difícil reconhecer a influência da realização de desejos. Tudo o que é agradável está na vida cotidiana, enquanto os sonhos parecem arrastar para longe a sombra fantasmagórica de uma existência desagradável que finalmente foi superada. Meus próprios sonhos de natureza semelhante permitiram-me fornecer algumas informações sobre tais sonhos. Quando jovem médico, trabalhei muito tempo no instituto de química sem conseguir nada nas artes ali exigidas, e é por isso que quando estou acordado nunca gosto de pensar neste episódio estéril e realmente vergonhoso do meu aprendizado. Por outro lado, tornou-se um sonho recorrente para mim trabalhar em laboratório, fazer análises, experimentar várias coisas, etc.; Esses sonhos são tão desagradáveis quanto os sonhos do exame e nunca são muito claros. Ao interpretar um desses sonhos, finalmente tomei consciência da palavra “análise”, que me ofereceu a chave para a compreensão. Desde então me tornei “analista” e faço análises muito elogiadas, ainda que psicanálises. Agora entendi que quando me orgulho desse tipo de análise em minha vida diurna e gostaria de me gabar do quão longe cheguei, à noite o sonho esconde de mim aquelas outras análises fracassadas das quais eu não tinha motivos para me orgulhar; São os sonhos punitivos do arrivista, como os do alfaiate que se tornou um poeta célebre. Mas como é possível que o sonho se coloque a serviço deste último no conflito entre o orgulho parveniano e a autocrítica e tome como conteúdo uma advertência razoável em vez de uma realização de desejo ilícito? Já mencionei que responder a essa pergunta é difícil. Podemos deduzir que inicialmente uma fantasia ambiciosa e excessivamente confiante formou a base do sonho, mas, em vez disso, seu amortecimento e constrangimento encontraram seu caminho para o conteúdo do sonho. Deve-se lembrar que existem tendências masoquistas na vida mental às quais tal reversão poderia ser atribuída. Mas uma análise mais detalhada de alguns desses sonhos revela outra coisa. No acompanhamento indistinto de um dos meus sonhos de laboratório, eu estava justamente na idade que me colocou no ano mais sombrio e mal sucedido da minha carreira médica; Eu ainda não tinha emprego e não sabia como iria sustentar a minha vida, mas de repente descobri que tinha que escolher entre várias mulheres para casar! Então eu era jovem de novo e, acima de tudo, ela era jovem de novo, a mulher que compartilhou comigo todos aqueles anos difíceis. Assim, revelou-se que um dos desejos incessantemente persistentes do homem idoso era o agente inconsciente do sonho. A batalha entre a vaidade e a autocrítica, travada em outras camadas psicológicas, de fato determinou o conteúdo do sonho, mas só o desejo mais profundamente enraizado da juventude o tornou possível como sonho. Às vezes você diz para si mesmo quando está acordado: hoje está um dia muito bom e já foi um momento difícil; mas era bom naquela época; você ainda era tão jovem.
Ao avaliar os sonhos que um poeta comunica, muitas vezes pode-se presumir que ele excluiu da comunicação detalhes do conteúdo do sonho que são percebidos como perturbadores e considerados sem importância. Seus sonhos então nos apresentam enigmas que logo poderão ser resolvidos se o conteúdo do sonho for reproduzido com exatidão.
O. Rank também chamou minha atenção para o fato de que no conto de fadas de Grimm sobre o bravo alfaiate ou "Sete de uma só vez" é contado um sonho muito semelhante de um arrivista. O alfaiate, que se tornou herói e genro do rei, sonha uma noite com seu ofício com a princesa, sua esposa; Este último, desconfiado, ordena agora que homens armados na noite seguinte ouçam o que se diz no sonho e se certifiquem da identidade do sonhador. Mas o alfaiate foi avisado e agora sabe como corrigir o sonho.
A complicação dos processos de cancelamento, subtração e inversão, através dos quais os afetos dos pensamentos do sonho finalmente se tornam os do sonho, pode ser claramente vista a partir de sínteses adequadas de sonhos totalmente analisados. Gostaria de abordar aqui mais alguns exemplos de impulsos afetivos em sonhos, que mostram que alguns dos casos discutidos foram realizados.
V. No sonho sobre a estranha tarefa que a velha ponte me impõe para preparar minha própria pélvis, sinto até falta do horror associado ao sonho. Agora, isso é a realização de um desejo em mais de um sentido. A preparação significa a autoanálise, que realizo, por assim dizer, através da publicação do livro dos sonhos, que na realidade me foi tão constrangedor que adiei a impressão do manuscrito que estava pronto por mais de um ano. Surge agora o desejo de poder transcender esse sentimento dissuasor, e é por isso que não sinto nenhum “horror” no sonho. Gostaria também de ignorar o “horror” no outro sentido; Já estou começando a ficar bem grisalho, e o tom grisalho do meu cabelo também me lembra de não me conter mais. Sabemos que no final do sonho surge o pensamento para representar que eu teria que deixar para as crianças chegarem ao seu destino na difícil caminhada.
Promoção mútua de afetos.
Nos dois sonhos que adiam a expressão da satisfação para os momentos seguintes ao despertar, essa satisfação é motivada, por um lado, pela expectativa de que agora vou descobrir o que significa, “já sonhei com isso”, e na verdade se refere ao nascimento dos primeiros filhos, e por outro lado, pela convicção de que algo vai acontecer agora, “que foi anunciado por um sinal”, e essa satisfação é a mesma que saudou o segundo filho naquele momento. Os afetos que dominam os pensamentos do sonho permanecem aqui no sonho, mas as coisas provavelmente não são tão simples em nenhum sonho. Se nos aprofundarmos um pouco mais em ambas as análises, aprenderemos que esta satisfação, que não está sujeita à censura, recebe um suprimento de uma fonte que a censura tem de temer, e cujo afeto certamente suscitaria contradição se não fosse coberto pelo afeto de satisfação semelhante e prontamente permitido da fonte permitida, rastejando por trás dela, por assim dizer. Infelizmente não posso provar isso usando o próprio exemplo do sonho, mas um exemplo de outra esfera tornará minha opinião compreensível. Apresento o seguinte caso: há uma pessoa perto de mim que odeio, de modo que surge em mim um impulso vivo de ser feliz quando algo acontece com ela. Mas o elemento moral do meu ser não cede a este impulso; Não me atrevo a expressar meu desejo de infortúnio, e depois que algo aconteceu com ela sem culpa dela, suprimo minha satisfação e me forço a expressar pensamentos e arrependimento. Todo homem terá se encontrado nesta situação. Mas agora acontece que a pessoa odiada incorre num merecido inconveniente ao transgredir; então poderei dar vazão à minha satisfação de que ela recebeu uma punição justa, e nisso me expresso de acordo com muitos outros que são imparciais. Mas posso observar que a minha satisfação é mais intensa que a dos outros; recebeu uma infusão da fonte do meu ódio, que até então tinha sido impedido de exercer efeito pela censura interna, mas que não é mais impedido nas novas circunstâncias. Este caso aplica-se à sociedade em geral, onde pessoas antipáticas ou membros de uma minoria indesejável incorrem em culpa. A sua punição geralmente não corresponde à sua culpa, mas sim à culpa aumentada pela má vontade até então ineficaz dirigida contra eles. Quem pune está, sem dúvida, cometendo uma injustiça; Mas são impedidos de percebê-lo pela satisfação que o levantamento de uma opressão de longa data lhes proporciona dentro de si. Nesses casos, a qualidade do afeto é justificada, mas não a sua extensão; e a autocrítica, tranquilizada num ponto, negligencia muito facilmente o exame do segundo ponto. Depois que a porta é aberta, mais pessoas passam facilmente do que você originalmente pretendia deixar entrar.
A característica marcante do caráter neurótico, de que causas capazes de afetar produzem nele um efeito que é qualitativamente justificável e quantitativamente além da medida, é explicada desta forma, na medida em que permite uma explicação psicológica. Porém, o excesso provém de fontes afetivas que permaneceram inconscientes e até então suprimidas, que podem estabelecer uma conexão associativa com a ocasião real, e para cuja liberação afetiva a fonte afetiva inquestionável e aprovada abre o caminho desejado. Ficamos tão atentos que não nos é permitido focar exclusivamente nas relações de inibição mútua entre a instância mental reprimida e a instância opressora. Os casos em que as duas instâncias trabalham juntas e se reforçam mutuamente merecem igual atenção. Esses comentários sugestivos sobre a mecânica psicológica deveriam agora ser usados para compreender as expressões emocionais dos sonhos. Uma satisfação que se manifesta no sonho, e que naturalmente pode logo ser encontrada em seu lugar nos pensamentos do sonho, nem sempre é completamente explicada apenas por essa evidência. Via de regra, será necessário procurar uma segunda fonte nos pensamentos do sonho, sobre a qual repousa a pressão da censura e que, sob a pressão, não teria produzido satisfação, mas sim o afeto oposto, mas que, através da presença da primeira fonte onírica, é capaz de retirar seu afeto de satisfação da recalque e permitir-lhe reforçar a satisfação de outra fonte. Assim, os afetos no sonho parecem ser compostos de vários afluentes e sobredeterminados em relação ao material dos pensamentos do sonho; Fontes de afeto que podem produzir o mesmo afeto se reúnem no trabalho do sonho para formá-lo (175).
Um pouco de compreensão dessas relações complicadas pode ser obtida analisando o belo sonho em que “Non vixit” constitui o centro (cf. p. 301). Neste sonho, as expressões de afeto de qualidade diferente estão concentradas em dois lugares do conteúdo manifesto. Emoções hostis e embaraçosas (no próprio sonho diz "atingido por emoções estranhas") se sobrepõem, onde destruo o amigo adversário com as duas palavras. No final do sonho fico extremamente satisfeito e avalio então uma possibilidade que reconheci como absurda quando estava acordado, a saber, a de que existem revenants que podem ser eliminados pelo mero desejo.
Os afetos nos sonhos “Não vixit”.
Ainda não revelei o motivo desse sonho. É essencial e leva profundamente à compreensão do sonho. Recebi a notícia do meu amigo em Berlim (a quem me referia como Fl.) de que ele estava a ser operado e que os familiares que viviam em Viena me dariam mais informações sobre o seu estado de saúde. As primeiras notícias após a operação não foram agradáveis e me preocuparam. Eu teria preferido viajar pessoalmente até ele, mas naquela época sofria de uma doença dolorosa que tornava cada movimento uma tortura. A partir dos pensamentos do sonho, descubro agora que temia pela vida de meu querido amigo. Sua única irmã, que eu não conhecia, morreu, como eu sabia, ainda jovem, após uma curta doença. (No sonho: Fl. fala sobre sua irmã e diz: ela morreu em ¾ horas.) Devo ter imaginado que sua própria natureza não era muito mais resistente, e imaginei que finalmente estava viajando para notícias muito piores - e que chegaria tarde demais, pelas quais poderia me culpar para sempre (176). Essa censura pelo atraso tornou-se o foco do sonho, mas foi representada numa cena em que o reverenciado mestre dos meus anos de estudante, Brücke, me repreendeu com uma expressão terrível em seus olhos azuis. O que esse desvio de cena provocou logo se tornará aparente; O sonho não pode reproduzir a cena em si tal como a experimentei. Embora deixe os olhos azuis da outra pessoa, ele me dá o papel devastador, uma inversão que é obviamente obra de realização de desejo. A preocupação com a vida do meu amigo, a censura por não estar viajando para vê-lo, o meu constrangimento (ele veio [a mim] em Viena discretamente), a minha necessidade de me considerar desculpado pela minha doença, tudo isso constitui a tempestade de emoções que é claramente sentida durante o meu sono e que assola aquela região dos pensamentos do sonho.
Mas havia algo mais no motivo do sonho que teve um efeito completamente oposto em mim. Com as notícias desfavoráveis dos primeiros dias da operação, recebi também um aviso para não contar a ninguém sobre todo o assunto, o que me ofendeu porque implicava uma desconfiança desnecessária na minha confidencialidade. Embora soubesse que esta ordem não vinha do meu amigo, mas sim por falta de jeito ou ansiedade excessiva por parte do mensageiro, fiquei muito envergonhado com a acusação oculta porque não era totalmente injustificada. Como se sabe, outras acusações que não aquelas em que há “algo nelas” não pegam e não têm poder excitante. Não em nome do meu amigo, mas uma vez, quando eu era muito mais jovem, contei desnecessariamente algo que um havia dito sobre o outro entre dois amigos, os quais também queriam me chamar assim em homenagem a mim. Não esqueci as acusações que ouvi naquela época. Um dos dois amigos entre os quais eu era então a causa de problemas era o professor Fleischl; o outro pode ser substituído pelo primeiro nome Josef, que também tinha meu amigo e adversário P., que apareceu no sonho.
Os elementos do sonho testemunham discretamente a acusação de que sou incapaz de guardar nada para mim, assim como a pergunta de Fls. sobre quanto de suas coisas eu contei a P. Mas é a incorporação dessa memória que transfere a acusação de atraso do presente para a época em que vivia no laboratório de Brücke, e ao substituir a segunda pessoa na cena de aniquilação do sonho por um José, permito que esta cena represente não apenas a acusação de que estou atrasado, mas também aquele que é mais afetado pela recalque, que não estou guardando segredo. O trabalho de condensação e deslocamento do sonho, bem como seus motivos, tornam-se evidentes aqui.
No entanto, a leve raiva no presente diante do aviso para não revelar nada é reforçada por fontes que fluem nas profundezas e, assim, se transforma em um fluxo de emoções hostis contra pessoas que são realmente amadas. A fonte que fornece o reforço flui no infantil. Já disse que minhas amizades calorosas e minhas inimizades com pessoas da minha idade remontam às minhas interações de infância com um sobrinho que era um ano mais velho que eu, no qual ele era o superior, aprendi a me defender desde cedo, vivíamos inseparavelmente juntos e nos amávamos, e nesse meio tempo, como testemunham pessoas mais velhas, brigamos e processamos uns aos outros. Todos os meus amigos são, em certo sentido, encarnações desta primeira figura que “cedo se revelou ao olhar turvo”, os revenants. Meu próprio sobrinho voltou na juventude e naquela época interpretamos César e Bruto juntos. Um amigo íntimo e um inimigo odiado sempre foram requisitos necessários à minha vida emocional; Sempre soube como reconquistá-los, e não raro o ideal da infância se tornou tão difundido que amigo e inimigo coincidiam na mesma pessoa, é claro que não mais ao mesmo tempo ou em repetidas alternâncias, como pode ter acontecido nos primeiros anos da infância.
Não quero prosseguir aqui como, em tais conexões existentes, uma causa recente de afeto pode remontar à causa infantil, a fim de substituir-se por ela para o efeito afetivo. Pertence à psicologia do pensamento inconsciente e encontraria o seu lugar numa explicação psicológica das neuroses. Para nossos propósitos de interpretação de sonhos, vamos supor que a memória de uma criança ocorra ou que ela seja criada de forma fantástica com algo parecido com o seguinte conteúdo: As duas crianças brigam entre si por causa de um objeto - que, deixamos em aberto, embora a memória ou ilusão de memória tenha em mente um objeto muito específico; – todos afirmam que chegaram mais cedo e, portanto, têm o privilégio de fazê-lo; irrompe uma luta, o poder prevalece sobre a justiça; pelas dicas do sonho eu poderia saber que estava errado (percebendo eu mesmo o erro); Mas desta vez eu continuo sendo o mais forte, me mantenho no campo de batalha, o derrotado corre para o pai ou o avô, me acusa, e eu me defendo com as palavras que conheço da história do meu pai: menti para ele porque ele mentiu para mim; Portanto, essa memória ou, mais provavelmente, fantasia, que vem à mente durante a análise do sonho - sem maiores garantias, nem sei como - é uma peça central dos pensamentos do sonho, que coleta os impulsos afetivos que prevalecem nos pensamentos do sonho como uma tigela de fonte coleta a água fornecida. A partir daqui, os pensamentos do sonho fluem das seguintes maneiras: É justo que você tenha desistido do meu lugar; por que você quis me expulsar do lugar? Não preciso de você, vou arrumar outra pessoa para brincar, etc. Então se abrem os caminhos pelos quais esses pensamentos fluem de volta para a representação onírica. Tive que acusar meu falecido amigo Josef de tal “ôte-toi que je m’y mette” na época. Ele seguiu meus passos como aspirante no laboratório de Brücke, mas o progresso lá foi lento. Nenhum dos dois assistentes se mexeu e o jovem ficou impaciente. Meu amigo, que sabia que sua expectativa de vida era limitada e que não tinha nenhum relacionamento íntimo com o homem à sua frente, ocasionalmente expressava em voz alta sua impaciência. Como a pessoa à sua frente estava gravemente doente, o desejo de eliminá-lo poderia, além do significado de promoção, também ter um significado ofensivo. É claro que, alguns anos antes, o mesmo desejo de ocupar um cargo vago tinha sido muito mais vívido para mim; Onde quer que haja hierarquia e promoção no mundo, o caminho está aberto para desejos que precisam ser suprimidos. O príncipe Hal de Shakespeare não consegue escapar da tentação de ver como a coroa lhe convém, mesmo ao lado da cama de seu pai doente. Mas o sonho, como é compreensível, pune esse desejo imprudente não sobre mim, mas sobre ele (177).
"Porque ele era dominador, foi por isso que o matei." Porque ele não podia esperar que a outra pessoa lhe desse o seu lugar, por isso ele próprio foi preso. Tenho esses pensamentos imediatamente após assistir à inauguração do monumento erguido ao outro na universidade. Parte da satisfação que senti no sonho é interpretada da seguinte forma: Apenas punição; serviu bem para você.
No funeral deste amigo, um jovem fez a observação aparentemente inadequada: O orador tinha falado como se o mundo já não pudesse existir sem esta pessoa. A rebelião do verdadeiro ser humano, cuja dor é perturbada pelo exagero, agitou-se dentro dele. Mas os pensamentos do sonho estão ligados a este discurso: Ninguém é realmente insubstituível; quantos já enterrei; Mas ainda estou vivo, sobrevivi a todos eles, estou mantendo meu lugar. Tal pensamento no momento, quando temo não encontrar mais meu amigo entre os vivos quando viajar para vê-lo, apenas permite um maior desenvolvimento: que estou feliz por sobreviver a alguém novamente, que não fui eu quem morreu, mas ele, que mantenho meu lugar, como na cena fantasiada da infância. Essa satisfação infantil de que estou mantendo meu lugar cobre a maior parte do afeto absorvido pelo sonho. Estou feliz por estar sobrevivendo, expresso isso com o egoísmo ingênuo de uma anedota entre cônjuges: “Se um de nós morrer, vou me mudar para Paris”. É tão evidente em minha expectativa que não sou eu.
Não se pode esconder que interpretar e comunicar os próprios sonhos exige uma difícil autoconquista. É preciso revelar-se o único vilão entre todos os nobres com quem se partilha a vida. Então acho bastante compreensível que os revenants só durem enquanto você gosta deles e que possam ser eliminados pelo desejo. Então foi por isso que meu amigo Joseph foi punido. Mas os Revenants são as sucessivas encarnações do meu amigo de infância, por isso também estou satisfeito por sempre ter substituído essa pessoa, e em breve será encontrado um substituto para aquele que estou prestes a perder. Ninguém é insubstituível.
Mas onde está a censura dos sonhos aqui? Por que ela não levanta a objeção mais enérgica a essa linha de pensamento do egoísmo mais brutal e não transforma a satisfação a ela associada em grave desprazer? Quero dizer, porque outras linhas de pensamento sobre as mesmas pessoas que estão livres de objeções também resultam em satisfação e seu afeto cobre o da fonte infantil proibida. Num outro nível de pensamento, naquela solene inauguração do monumento, disse para mim mesmo: perdi tantos amigos queridos, alguns pela morte, outros pela dissolução da amizade; É bom que eles tenham substituído um ao outro para mim, que eu ganhei aquele que significa mais para mim do que os outros poderiam, e a quem me agarrarei para sempre agora, na idade em que não é mais fácil fazer novos amigos. Posso sentir a satisfação de ter encontrado este substituto para os amigos perdidos imperturbados no sonho, mas por trás dele surge a satisfação hostil de uma fonte infantil. A ternura infantil certamente ajuda a fortalecer aquilo que é justificado hoje; mas o ódio infantil também entrou na representação.
Mas o sonho também contém uma indicação clara de outra linha de pensamento, que pode levar à satisfação. Meu namorado recentemente teve uma filha depois de uma longa espera. Sei o quanto ele lamentou desde cedo a perda da irmã e escrevo-lhe que transferiria para esta criança o amor que sentia pela irmã; esta menina finalmente o faria esquecer sua perda insubstituível.
Esta série também se relaciona com a ideia intermediária do conteúdo onírico latente, do qual os caminhos divergem em direções opostas: Ninguém é insubstituível. Veja, apenas Revenants; tudo que você perdeu volta. E agora os laços associativos entre os componentes contraditórios dos pensamentos do sonho são reforçados pela circunstância coincidente de a filhinha do meu amigo ter o mesmo nome da minha companheira de infância, a irmã do meu amigo mais antigo e adversário, que tem a mesma idade que eu. Ouvi o nome "Pauline" com satisfação e, para aludir a essa coincidência, substituí um Josef por outro Josef em sonho e descobri que era impossível ter o mesmo som inicial nos nomes Fleischl e Fl. para suprimir. A partir daqui, surge uma linha de pensamento para nomear meus próprios filhos. Insisti que seus nomes não deveriam ser escolhidos de acordo com a moda da época, mas deveriam ser determinados pela memória de pessoas queridas. Seus nomes tornam as crianças “revenants”. E, finalmente, ter filhos não é o único acesso à imortalidade para todos nós?
Acrescentarei apenas alguns comentários sobre os efeitos dos sonhos de um ponto de vista diferente. Na alma de quem dorme, uma tendência afetiva – o que chamamos de humor – pode estar contida como elemento dominante e então influenciar o sonho. Esse estado de espírito pode surgir das experiências e pensamentos do dia, pode ter fontes somáticas; em ambos os casos, será acompanhado por linhas de pensamento correspondentes. O fato de esse conteúdo conceitual dos pensamentos do sonho, por um lado, determinar principalmente a tendência afetiva e, por outro lado, ser despertado secundariamente pela disposição emocional que pode ser explicada somaticamente, permanece sem importância para a formação dos sonhos. Está sempre sujeito à restrição de que só pode representar o que é a realização de um desejo e de que só pode derivar a sua força motriz psicológica do desejo. O humor atualmente existente receberá o mesmo tratamento que a sensação que ocorre atualmente durante o sono (cf. p. 176), que será negligenciada ou reinterpretada no sentido de realização de desejo. Humores embaraçosos durante o sono tornam-se forças motrizes do sonho, despertando desejos energéticos para que o sonho seja realizado. O material ao qual aderem é retrabalhado até poder ser usado para expressar a realização de desejos. Quanto mais intenso e mais dominante for o elemento do humor embaraçoso nos pensamentos do sonho, mais certamente os impulsos desejosos mais reprimidos aproveitarão a oportunidade para chegar à representação, uma vez que a existência atual do desprazer, que de outra forma teriam de criar por si próprios, significa que a parte mais difícil do trabalho de penetrá-los na representação já foi feita; Com estas discussões tocamos novamente no problema dos sonhos de ansiedade, que acabará por ser o caso limite para a realização dos sonhos.