Notícias de Lugar Nenhum: Capítulo IV - Um Mercado no Caminho
Viramos imediatamente para longe do rio, e logo estávamos na estrada principal que passa por Hammersmith. Eu, porém, não teria adivinhado onde estava se não tivesse partido da margem da água, pois King Street desaparecera, e a via corria por prados largos e ensolarados e por cultivos que pareciam jardins. O riacho que cruzamos logo depois havia sido libertado de seu bueiro, e, ao passarmos por sua bela ponte, vimos suas águas, ainda inchadas pela maré, cobertas de barcos alegres de diferentes tamanhos. Havia casas por perto, algumas na estrada, outras entre os campos, com caminhos agradáveis descendo até elas, e cada uma cercada por um jardim abundante.
Todas eram bonitas em desenho e tão sólidas quanto possível, embora com aparência rural, como moradias de pequenos proprietários. Algumas eram de tijolo vermelho, como as da beira do rio, porém havia mais casas de madeira e reboco, que pela própria necessidade de sua construção eram tão parecidas com casas medievais dos mesmos materiais que me senti de fato vivo no século catorze. Essa sensação era ajudada pelo traje das pessoas que encontrávamos ou por quem passávamos, pois nada em suas roupas era “moderno”. Quase todos estavam vestidos com alegria, em especial as mulheres, que eram tão belas, ou até tão formosas, que eu mal conseguia impedir minha língua de chamar a atenção de meu companheiro para esse fato. Vi alguns rostos pensativos, e nesses notei grande nobreza de expressão, porém nenhum tinha sequer um sinal de infelicidade, e a maior parte das pessoas, pois encontramos muita gente, era franca e abertamente alegre.
Pela disposição das estradas que ainda se encontravam ali, pensei reconhecer a Broadway. No lado norte da via havia um conjunto de edifícios e pátios, baixos, porém construídos e ornamentados com muita beleza, formando desse modo um grande contraste com a simplicidade das casas ao redor. Acima dessa construção mais baixa erguia-se o telhado íngreme coberto de chumbo, com os contrafortes e a parte superior da parede de um grande salão, numa arquitetura esplêndida e exuberante, da qual pouco se pode dizer além de que me pareceu reunir as melhores qualidades do gótico do norte da Europa com as do sarraceno e do bizantino, sem copiar nenhum desses estilos.
Do outro lado da estrada, o lado sul, havia um edifício octogonal de telhado alto, não muito diferente do Batistério de Florença em seu contorno, exceto por estar cercado por uma construção encostada que claramente formava uma arcada ou claustro em torno dele. Esse também era ornamentado com extrema delicadeza. Toda aquela massa de arquitetura, que havíamos encontrado de modo tão súbito em meio aos campos agradáveis, era não apenas requintadamente bela em si mesma. Trazia também a expressão de tamanha generosidade e abundância de vida que fui levado a uma animação que ainda não havia alcançado. Cheguei a rir baixo de prazer. Meu amigo pareceu compreender isso e ficou me olhando com interesse satisfeito e afetuoso.
Havíamos parado entre uma multidão de carroças, nas quais se sentavam pessoas bonitas e saudáveis, homens, mulheres e crianças vestidos com grande vivacidade. Eram claramente carroças de mercado, pois estavam cheias de produtos do campo muito tentadores. Eu disse: “Nem preciso perguntar se isto é um mercado, pois vejo claramente que é. Que mercado é este, para ser tão esplêndido? E o que é aquele salão glorioso ali, e aquele edifício do lado sul?” “Oh”, disse ele, “é apenas nosso mercado de Hammersmith. Fico contente que goste tanto dele, pois temos verdadeiro orgulho do lugar. Naturalmente, o salão ali dentro é nossa Casa de Assembleia de inverno. No verão, reunimo-nos quase sempre nos campos junto ao rio, em frente a Barn Elms. O edifício à nossa direita é nosso teatro. Espero que goste dele.”
“Eu seria um tolo se não gostasse”, respondi. Ele corou um pouco ao dizer: “Fico contente também por isso, porque tive parte nele. Fiz as grandes portas, que são de bronze damasquinado. Talvez as vejamos mais tarde, durante o dia, embora agora devamos seguir. Quanto ao mercado, este não é um de nossos dias movimentados. Assim, será melhor vê-lo em outra ocasião, porque encontrará mais gente.” Agradeci e disse: “Essas são as pessoas comuns do campo? Há moças muito bonitas entre elas.” Enquanto eu falava, meus olhos apanharam o rosto de uma bela mulher, alta, de cabelos escuros e pele branca, vestida com um bonito traje verde-claro em honra da estação e do dia quente. Ela sorriu gentilmente para mim, e ainda com mais gentileza, pensei, para Dick. Por isso parei um instante, e depois prossegui.
“Pergunto porque não vejo aqui as pessoas de aspecto camponês que eu esperaria encontrar num mercado, quero dizer, vendendo coisas por aqui.” “Não entendo”, disse ele, “que tipo de pessoas você esperaria ver, nem exatamente o que quer dizer com pessoas ‘do campo’. Estes são os vizinhos, e é assim que se apresentam no vale do Tâmisa. Há partes destas ilhas mais ásperas e chuvosas que a nossa região aqui, e ali as pessoas têm roupas mais rudes. Elas próprias parecem mais resistentes e mais curtidas do que nós. Algumas pessoas, contudo, gostam mais da aparência delas que da nossa. Dizem que têm mais caráter, essa é a palavra. Bem, é uma questão de gosto. De todo modo, o cruzamento entre nós e elas costuma sair bem”, acrescentou pensativamente.
Eu o ouvi, embora meus olhos estivessem voltados para longe dele, pois aquela moça bonita acabava de desaparecer pelo portão com seu grande cesto de ervilhas novas, e senti aquela espécie de desapontamento que se apodera de nós quando vemos nas ruas um rosto interessante ou adorável que provavelmente nunca mais veremos. Fiquei em silêncio por algum tempo. Por fim, disse: “O que quero dizer é que não vi nenhuma pessoa pobre por aqui. Nem uma.” Ele franziu a testa, pareceu intrigado e respondeu: “Não, naturalmente. Se alguém está adoentado, é provável que fique dentro de casa ou, no máximo, andando devagar pelo jardim. Neste momento, não sei de ninguém doente. Por que você esperaria ver pessoas adoentadas na estrada?”
“Não, não”, eu disse. “Não quero dizer pessoas doentes. Quero dizer pessoas pobres, entende, pessoas rudes.” “Não”, disse ele, sorrindo alegremente, “de fato não entendo. A verdade é que você deve vir depressa comigo até meu bisavô, que o compreenderá melhor do que eu. Vamos, Grisões!” Com isso sacudiu as rédeas, e seguimos trotando alegremente para o leste.