Notícias de Lugar Nenhum: Capítulo XV - Sobre a Falta de Incentivo ao Trabalho numa Sociedade Comunista Notícias de Lugar Nenhum: Tradução Literunico · Capítulo 15 de 32
Obra Menu

Notícias de Lugar Nenhum: Capítulo XV - Sobre a Falta de Incentivo ao Trabalho numa Sociedade Comunista

“Sim”, disse eu. “Eu esperava que Dick e Clara aparecessem a qualquer momento, mas há tempo para fazer apenas uma ou duas perguntas antes que cheguem?” “Tente, caro vizinho, tente”, disse o velho Hammond. “Quanto mais você me pergunta, mais contente fico. De todo modo, se eles chegarem e me encontrarem no meio de uma resposta, terão de ficar quietos e fingir que escutam até eu terminar. Isso não lhes fará mal. Acharão divertido o bastante sentar lado a lado, conscientes da proximidade um do outro.” Sorri, como era inevitável, e disse: “Ótimo. Continuarei falando sem notar quando entrarem. Agora, isto é o que quero lhe perguntar: como vocês fazem as pessoas trabalharem quando não há recompensa do trabalho, e sobretudo como as fazem trabalhar com vigor?”

“Sem recompensa do trabalho?”, disse Hammond, gravemente. “A recompensa do trabalho é a vida. Isso não basta?” “Falo de uma recompensa para o trabalho especialmente bom”, respondi. “Há recompensa de sobra”, disse ele, “a recompensa da criação. O salário que Deus recebe, como talvez dissessem em tempos antigos. Se você vai pedir pagamento pelo prazer da criação, que é o que significa a excelência no trabalho, a próxima coisa de que ouviremos falar será uma conta apresentada pela geração de filhos.” “Bem, mas”, disse eu, “o homem do século dezenove diria que há um desejo natural de procriar filhos e uma inclinação natural contra o trabalho.” “Sim, sim”, disse ele, “conheço a antiga banalidade, inteiramente falsa e, para nós, de fato sem sentido. Fourier, de quem todos riam, compreendeu melhor a questão.” “Por que isso não faz sentido para vocês?”, perguntei.

Ele disse: “Porque implica que todo trabalho é sofrimento, e estamos tão longe de pensar isso que, como você talvez tenha notado, embora não nos falte riqueza, há entre nós uma espécie de temor crescente de que um dia nos falte trabalho. É um prazer que receamos perder, não uma dor.” “Sim”, disse eu, “notei isso e ia perguntar também a esse respeito. Por enquanto, contudo, o que exatamente o senhor afirma sobre o caráter prazeroso do trabalho entre vocês?” “Isto: todo trabalho é agora prazeroso. Ou por causa da esperança de ganho em honra e riqueza com que o trabalho é feito, o que causa excitação agradável mesmo quando o trabalho em si não é agradável, ou porque cresceu até tornar-se hábito prazeroso, como no caso daquilo que você pode chamar de trabalho mecânico, ou por fim, e a maior parte de nosso trabalho é desse tipo, porque há prazer sensível e consciente no próprio trabalho. Ele é feito, isto é, por artistas.”

“Entendo”, disse eu. “Pode agora me dizer como vocês chegaram a essa condição feliz? Pois, falando francamente, essa mudança em relação às condições do mundo antigo me parece muito maior e mais importante do que todas as outras mudanças de que o senhor me falou quanto a crime, política, propriedade e casamento.” “Nisso você tem razão”, disse ele. “Na verdade, pode-se antes dizer que essa mudança torna todas as outras possíveis. Qual é o objetivo da Revolução? Certamente tornar as pessoas felizes. Depois de a Revolução ter trazido sua mudança destinada, como se impediria a contrarrevolução de se instalar, salvo tornando as pessoas felizes? Ora, esperaríamos paz e estabilidade da infelicidade? Colher uvas de espinhos e figos de cardos seria expectativa razoável em comparação com isso. E felicidade sem trabalho diário feliz é impossível.” “Claramente verdadeiro”, disse eu, pois achei que o velho estava pregando um pouco. “Responda então à minha pergunta, sobre como vocês conquistaram essa felicidade.”

“Em resumo”, disse ele, “pela ausência de coerção artificial, pela liberdade de cada homem fazer o que pode fazer melhor e pelo conhecimento de quais produtos do trabalho realmente queríamos. Devo admitir que chegamos a esse conhecimento lenta e dolorosamente.” “Continue”, disse eu. “Dê-me mais detalhe. Explique mais amplamente, pois esse assunto me interessa intensamente.” “Sim, farei isso”, disse ele, “embora, para fazê-lo, precise cansá-lo falando um pouco do passado. O contraste é necessário para esta explicação. Isso o incomoda?” “De modo algum”, respondi. Disse ele, acomodando-se outra vez em sua cadeira para uma longa conversa: “Fica claro, por tudo o que ouvimos e lemos, que na última era da civilização os homens haviam entrado num círculo vicioso quanto à produção de mercadorias. Tinham alcançado uma facilidade maravilhosa de produção e, a fim de tirar o máximo proveito dessa facilidade, criaram gradualmente, ou melhor, permitiram que crescesse, um sistema muito elaborado de compra e venda, chamado Mercado Mundial.”

“Esse Mercado Mundial, uma vez posto em movimento, forçou-os a continuar fabricando cada vez mais dessas mercadorias, precisassem delas ou não. Assim, embora naturalmente não pudessem libertar-se do esforço de produzir os verdadeiros artigos necessários, criaram em série interminável necessidades falsas ou artificiais, que se tornaram, sob a regra de ferro do dito Mercado Mundial, tão importantes para eles quanto as necessidades reais que sustentavam a vida. Com tudo isso, sobrecarregaram-se com uma massa prodigiosa de trabalho apenas para manter seu miserável sistema em funcionamento.” “Sim, e depois?”, perguntei. “Ora, depois”, disse ele, “já que haviam se obrigado a cambalear sob esse fardo horrível de produção desnecessária, tornou-se impossível olhar o trabalho e seus resultados de qualquer ponto de vista que não fosse um só: o esforço incessante de gastar a menor quantidade possível de trabalho em qualquer artigo produzido, enquanto ao mesmo tempo se fabricava a maior quantidade possível de artigos.”

“A esse ‘barateamento da produção’, como era chamado, tudo era sacrificado: a felicidade do trabalhador em seu trabalho, seu conforto mais elementar e sua simples saúde, sua comida, sua roupa, sua moradia, seu descanso, seu divertimento, sua educação, sua vida, em suma, não pesavam um grão de areia na balança contra essa terrível necessidade de ‘produção barata’ de coisas, grande parte das quais nem valia a pena produzir. Além disso, dizem-nos, e precisamos acreditar, tão esmagadora é a prova, embora muitos dos nossos mal consigam acreditar, que até homens ricos e poderosos, os senhores dos pobres diabos já mencionados, aceitavam viver entre imagens, sons e cheiros que a própria natureza humana abomina e dos quais foge, para que suas riquezas sustentassem essa suprema loucura. A comunidade inteira, de fato, era lançada às mandíbulas desse monstro voraz, a ‘produção barata’ imposta a ela pelo Mercado Mundial.”

“Meu Deus!”, disse eu. “E o que aconteceu? A esperteza e a facilidade deles na produção não dominaram por fim esse caos de miséria? Não conseguiram alcançar o Mercado Mundial e então pôr-se a imaginar meios de aliviar a si mesmos dessa tarefa temível de trabalho extra?” Ele sorriu amargamente. “Chegaram a tentar?”, disse. “Não tenho certeza. Você sabe que, segundo o velho dito, o besouro se acostuma a viver no esterco, e essas pessoas, achassem o esterco doce ou não, certamente viviam nele.” Sua estimativa da vida do século dezenove me tirou um pouco o fôlego, e eu disse, fraco: “E as máquinas que economizavam trabalho?” “Ora!”, exclamou ele. “Que está dizendo? As máquinas que economizavam trabalho? Sim, foram feitas para ‘economizar trabalho’, ou, falando mais claramente, as vidas dos homens, numa parte da obra, a fim de que esse trabalho fosse gasto, direi desperdiçado, em outra parte provavelmente inútil.”

“Amigo, todos os seus dispositivos para baratear o trabalho simplesmente resultaram em aumentar o fardo do trabalho. O apetite do Mercado Mundial crescia com aquilo de que se alimentava. Os países dentro do círculo da ‘civilização’, isto é, da miséria organizada, estavam abarrotados das aberrações do mercado, e força e fraude eram usadas sem reserva para ‘abrir’ países fora desse limite. Esse processo de ‘abertura’ é estranho para aqueles que leram as profissões de fé dos homens daquele período e não compreendem sua prática, e talvez nos mostre, no pior grau, o grande vício do século dezenove: o uso da hipocrisia e do palavreado moral para escapar à responsabilidade da ferocidade exercida por procuração. Quando o Mercado Mundial civilizado cobiçava um país ainda fora de suas garras, encontrava-se algum pretexto transparente: a supressão de uma escravidão diferente e menos cruel que a do comércio, o impulso a uma religião em que seus promotores já não acreditavam, o ‘resgate’ de algum desesperado ou maníaco homicida cujos delitos o haviam metido em problemas entre os nativos do país ‘bárbaro’, qualquer vara, em suma, que servisse para bater no cão.”

“Então se encontrava algum aventureiro ousado, sem princípios e ignorante, o que não era tarefa difícil nos dias da concorrência, e ele era subornado para ‘criar um mercado’, despedaçando qualquer sociedade tradicional que pudesse existir no país condenado e destruindo qualquer descanso ou prazer que ali encontrasse. Impunha aos nativos mercadorias que eles não queriam e tomava seus produtos naturais em ‘troca’, como se chamava essa forma de roubo. Com isso, ele ‘criava novas necessidades’, para satisfazer as quais, isto é, para receber permissão de viver de seus novos senhores, o povo infeliz e indefeso precisava vender-se à escravidão do esforço sem esperança, a fim de ter algo com que comprar as nulidades da ‘civilização’.” “Ah”, disse o velho, apontando para o Museu, “li ali dentro livros e jornais que contam histórias de fato estranhas sobre as relações da civilização, ou miséria organizada, com a ‘não civilização’, desde o tempo em que o Governo Britânico enviava deliberadamente cobertores infectados de varíola como presentes escolhidos a tribos inconvenientes de peles-vermelhas, até o tempo em que a África foi infestada por um homem chamado Stanley, que...”

“Perdoe-me”, disse eu, “como o senhor sabe, o tempo aperta, e quero manter nossa questão na linha mais direta possível. Quero perguntar logo isto sobre essas mercadorias feitas para o Mercado Mundial: e quanto à qualidade delas? Essas pessoas, tão hábeis em fabricar bens, suponho que os fabricassem bem.” “Qualidade!”, disse o velho, de modo áspero, pois estava um tanto irritado por ter sido interrompido em sua história. “Como poderiam prestar atenção a ninharias como a qualidade das mercadorias que vendiam? As melhores delas ficavam numa média bastante baixa. As piores eram expedientes transparentes no lugar das coisas pedidas, que ninguém teria suportado se pudesse obter outra coisa. Era piada corrente do tempo que as mercadorias eram feitas para vender, e não para usar, piada que você, vindo como de outro planeta, pode compreender, embora nosso povo não pudesse.” Disse eu: “Como? Não faziam nada bem?”

“Ora, sim”, disse ele, “havia uma classe de bens que fabricavam muito bem, e era a classe das máquinas usadas para fabricar coisas. Estas eram em geral peças de trabalho quase perfeitas, admiravelmente adaptadas ao fim em vista. Assim, pode-se dizer com justiça que a grande conquista do século dezenove foi a fabricação de máquinas que eram maravilhas de invenção, habilidade e paciência, usadas para produzir quantidades sem medida de expedientes sem valor. Na verdade, os donos das máquinas consideravam tudo o que fabricavam simples meio de enriquecer a si mesmos. Naturalmente, o único teste admitido de utilidade nas mercadorias era encontrar compradores para elas, sábios ou tolos, conforme o acaso.” “E as pessoas suportavam isso?”, perguntei. “Por algum tempo”, disse ele. “E depois?” “E depois a virada”, disse o velho, sorrindo, “e o século dezenove viu a si mesmo como um homem que perdeu a roupa enquanto se banhava e precisa andar nu pela cidade.” “O senhor é muito amargo com esse infeliz século dezenove”, disse eu. “Naturalmente”, disse ele, “pois sei tanto a respeito dele.”

Ele ficou em silêncio por um pouco e então disse: “Há tradições, melhor dizendo, histórias reais em nossa família sobre isso. Meu avô foi uma de suas vítimas. Se você sabe algo a esse respeito, compreenderá o que ele sofreu quando lhe digo que, naqueles dias, ele era um artista genuíno, um homem de gênio e um revolucionário.” “Acho que compreendo”, disse eu. “Agora, ao que parece, vocês inverteram tudo isso?” “Quase inteiramente”, disse ele. “As mercadorias que fazemos são feitas porque são necessárias. Os homens fazem para o uso de seus vizinhos como se fizessem para si mesmos, não para um mercado vago, do qual nada sabem e sobre o qual não têm controle. Como não há compra e venda, seria pura insanidade fazer bens ao acaso de serem desejados, pois já não existe ninguém que possa ser compelido a comprá-los. Assim, tudo o que se faz é bom e inteiramente adequado ao seu propósito. Nada pode ser feito salvo para uso genuíno, portanto nenhum bem inferior é feito.”

“Além disso, como eu disse, agora descobrimos o que queremos, de modo que não fazemos mais do que queremos. Como não somos impelidos a fabricar enorme quantidade de coisas inúteis, temos tempo e recursos suficientes para considerar nosso prazer ao fazê-las. Todo trabalho que seria penoso fazer à mão é feito por maquinaria imensamente aperfeiçoada, e em todo trabalho que é prazeroso fazer à mão dispensa-se a maquinaria. Não há dificuldade em encontrar trabalho que se ajuste à inclinação especial de cada um, de modo que nenhum homem é sacrificado às necessidades de outro. De tempos em tempos, quando descobrimos que alguma espécie de trabalho era desagradável ou trabalhosa demais, abrimos mão dela e passamos a viver inteiramente sem a coisa produzida por ela. Agora, certamente você pode ver que, nessas circunstâncias, todo trabalho que fazemos é um exercício da mente e do corpo, mais ou menos prazeroso de realizar. Por isso, em vez de evitar o trabalho, todos o procuram. E, como as pessoas ficaram mais hábeis em fazê-lo geração após geração, tornou-se tão fácil trabalhar que parece haver menos trabalho feito, embora provavelmente mais seja produzido. Suponho que isso explique aquele temor, que mencionei há pouco, de uma possível escassez de trabalho, temor que talvez você já tenha notado e que vem crescendo há vinte anos.”

“E o senhor pensa”, disse eu, “que há algum risco de fome de trabalho entre vocês?” “Penso que não”, disse ele, “e direi por quê. É negócio de cada homem tornar seu próprio trabalho cada vez mais prazeroso, o que naturalmente tende a elevar o padrão de excelência, já que nenhum homem tem prazer em entregar obra que não o honre, e também tende a maior deliberação ao entregá-la. Há uma quantidade tão vasta de coisas que podem ser tratadas como obras de arte que isso por si só dá ocupação a uma multidão de pessoas hábeis. Além disso, se a arte é inesgotável, a ciência também o é. Embora já não seja a única ocupação inocente considerada digna de que um homem inteligente gaste seu tempo nela, como foi outrora, há, e suponho que haverá, muitas pessoas excitadas por sua conquista de dificuldades e que se importam com ela mais do que com qualquer outra coisa.”

“Outra vez: à medida que mais e mais prazer é levado ao trabalho, penso que retomaremos espécies de trabalho que produzem mercadorias desejáveis e que abandonamos porque não conseguíamos conduzi-las agradavelmente. Além disso, creio que só em partes da Europa mais avançadas do que o resto do mundo se ouvirá essa fala de temor de uma fome de trabalho. Aquelas terras que foram outrora colônias da Grã-Bretanha, por exemplo, e especialmente a América, acima de tudo aquela parte que foi antes os Estados Unidos, são agora e serão por muito tempo um grande recurso para nós. Pois essas terras, e digo especialmente as partes setentrionais da América, sofreram de modo tão terrível a força plena dos últimos dias da civilização e se tornaram lugares tão horríveis de viver que agora estão muito atrasadas em tudo o que torna a vida agradável. De fato, pode-se dizer que por quase cem anos o povo das partes setentrionais da América esteve ocupado em transformar gradualmente um monte de pó fedorento num lugar habitável, e ainda há muito a fazer, sobretudo porque o país é tão grande.” “Bem”, disse eu, “fico imensamente contente ao pensar que vocês têm diante de si tal perspectiva de felicidade. Eu gostaria, contudo, de fazer mais algumas perguntas, e então termino por hoje.”

1/1
Menu

Fazer anotação