Capítulo 5
Capítulo 5
A uma curta caminhada de Longbourn vivia uma família com quem os Bennet mantinham grande intimidade. Sir William Lucas fora comerciante em Meryton, onde reunira uma fortuna razoável e alcançara a honra do título de cavaleiro graças a um discurso dirigido ao rei durante seu mandato como prefeito. Talvez tivesse sentido essa distinção com intensidade excessiva. Ela lhe inspirara aversão aos negócios e à residência numa pequena cidade de mercado; e, abandonando ambos, mudara-se com a família para uma casa a cerca de uma milha de Meryton, desde então chamada Lucas Lodge. Ali podia refletir com prazer sobre a própria importância e, livre das obrigações comerciais, ocupar-se exclusivamente em ser cortês com o mundo inteiro. Embora muito satisfeito com sua posição, ela não o tornara arrogante; ao contrário, dispensava atenção a todos. Inofensivo, amistoso e prestativo por natureza, sua apresentação na corte de St. James fizera dele um homem cortês.
Lady Lucas era uma mulher muito boa, sem inteligência suficiente para deixar de ser uma vizinha valiosa para Mrs. Bennet. Tinham vários filhos. A mais velha, uma jovem sensata e inteligente de cerca de vinte e sete anos, era amiga íntima de Elizabeth.
Era absolutamente necessário que as Miss Lucas e as Miss Bennet se encontrassem para comentar o baile; e, na manhã seguinte, as primeiras vieram a Longbourn para ouvir e comunicar novidades.
“Você começou muito bem a noite, Charlotte”, disse Mrs. Bennet a Miss Lucas, com um esforço de polidez e domínio próprio. “Você foi a primeira escolha de Mr. Bingley.”
“Sim, mas ele pareceu gostar mais da segunda.”
“Oh, imagino que se refira a Jane, porque dançou com ela duas vezes. Sem dúvida isso parece indicar que a admirou. Na verdade, creio mesmo que sim. Ouvi alguma coisa a esse respeito, mas já não sei bem o quê. Algo sobre Mr. Robinson.”
“Talvez se refira ao que ouvi por acaso entre ele e Mr. Robinson. Não lhe contei? Mr. Robinson perguntou como ele gostara dos bailes de Meryton, se não achava que havia muitas mulheres bonitas no salão e qual delas considerava a mais bela. À última pergunta, ele respondeu imediatamente: ‘Oh, a mais velha das Miss Bennet, sem dúvida alguma. Não pode haver duas opiniões sobre isso.’”
“Dou-lhe minha palavra! Bem, isso foi muito categórico. Realmente parece que... Mas, enfim, pode acabar não dando em nada, como sabe.”
“O que eu ouvi por acaso foi mais proveitoso que o que você ouviu, Eliza”, disse Charlotte. “Mr. Darcy não vale tanto a pena escutar quanto o amigo, não é? Pobre Eliza, ser considerada apenas passável!”
“Peço que não ponha na cabeça de Lizzy a ideia de se aborrecer com os maus modos dele, pois é um homem tão desagradável que seria uma verdadeira desgraça ser estimada por ele. Mrs. Long me contou ontem à noite que ele permaneceu sentado perto dela por meia hora sem abrir a boca uma única vez.”
“Tem certeza, senhora? Não pode haver um pequeno engano?”, perguntou Jane. “Eu mesma vi Mr. Darcy conversando com ela.”
“Sim, porque no fim ela lhe perguntou o que achava de Netherfield, e ele não pôde deixar de responder. Mas disse que parecia muito irritado por terem falado com ele.”
“Miss Bingley me disse”, observou Jane, “que ele nunca fala muito, exceto entre pessoas íntimas. Com elas, é extraordinariamente agradável.”
“Não acredito numa só palavra, minha querida. Se fosse tão agradável, teria conversado com Mrs. Long. Mas posso imaginar o que aconteceu. Todos dizem que ele está devorado pelo orgulho, e suponho que tenha ouvido de algum modo que Mrs. Long não mantém carruagem própria e precisou ir ao baile numa carruagem de aluguel.”
“Não me incomoda que ele não tenha conversado com Mrs. Long”, disse Miss Lucas, “mas gostaria que tivesse dançado com Eliza.”
“Da próxima vez, Lizzy”, disse a mãe, “eu não dançaria com ele, se fosse você.”
“Creio, senhora, que posso prometer com toda a segurança que nunca dançarei com ele.”
“O orgulho dele”, disse Miss Lucas, “não me ofende tanto quanto o orgulho costuma ofender, porque há uma justificativa. Não se pode estranhar que um jovem tão distinto, com família, fortuna e tudo a seu favor, tenha elevada opinião de si mesmo. Se me permitem dizer assim, ele tem o direito de ser orgulhoso.”
“É verdade”, respondeu Elizabeth, “e eu poderia facilmente perdoar o orgulho dele, se não tivesse ferido o meu.”
“O orgulho”, observou Mary, que se orgulhava da solidez de suas reflexões, “é um defeito muito comum, creio eu. Por tudo o que já li, estou convencida de que é realmente muito comum; que a natureza humana é particularmente inclinada a ele e que pouquíssimos de nós deixam de nutrir certa satisfação consigo mesmos por causa de alguma qualidade real ou imaginária. Vaidade e orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam usadas muitas vezes como sinônimas. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos; a vaidade, com o que gostaríamos que os outros pensassem de nós.”
“Se eu fosse tão rico quanto Mr. Darcy”, exclamou um jovem Lucas que viera com as irmãs, “não me importaria com o quanto fosse orgulhoso. Manteria uma matilha de cães de caça e beberia uma garrafa de vinho todos os dias.”
“Então beberia muito mais do que deveria”, disse Mrs. Bennet, “e, se eu o visse fazendo isso, tiraria imediatamente a garrafa de suas mãos.”
O menino protestou que ela não o faria; Mrs. Bennet continuou afirmando que faria; e a discussão só terminou com a visita.