Capítulo 11 Orgulho e Preconceito · Capítulo 11 de 61
Obra Menu

Capítulo 11

Capítulo 11

Quando as damas se retiraram após o jantar, Elizabeth correu ao quarto da irmã e, vendo-a bem protegida contra o frio, acompanhou-a até a sala de estar, onde suas duas amigas a receberam com muitas demonstrações de alegria. Elizabeth jamais as vira tão agradáveis quanto durante a hora que transcorreu antes da chegada dos cavalheiros. Seus recursos para a conversação eram consideráveis. Sabiam descrever uma festa com precisão, contar um episódio com graça e zombar espirituosamente de seus conhecidos.

Mas, assim que os cavalheiros entraram, Jane deixou de ser o principal objeto das atenções. Os olhos de Miss Bingley voltaram-se de imediato para Darcy, e ela já tinha algo a lhe dizer antes que ele avançasse muitos passos. Darcy dirigiu-se diretamente a Miss Bennet com uma cortês felicitação; Mr. Hurst também lhe fez uma leve reverência e declarou estar “muito contente”; mas a efusão e o calor ficaram reservados para a saudação de Bingley. Ele estava repleto de alegria e solicitude. A primeira meia hora foi gasta em avivar o fogo, para que ela não sofresse com a mudança de aposento; depois, a seu pedido, Jane passou para o outro lado da lareira, mais distante da porta. Ele então se sentou ao lado dela e quase não falou com mais ninguém. Elizabeth, ocupada com seu trabalho no canto oposto, observava tudo com grande satisfação.

Terminado o chá, Mr. Hurst lembrou à cunhada a mesa de cartas, mas em vão. Ela obtivera em particular a informação de que Mr. Darcy não desejava jogar, e Mr. Hurst logo descobriu que nem mesmo seu pedido explícito seria atendido. Miss Bingley garantiu-lhe que ninguém pretendia jogar, e o silêncio de todo o grupo sobre o assunto pareceu confirmá-la. Nada restou a Mr. Hurst, portanto, senão estender-se num dos sofás e adormecer. Darcy tomou um livro. Miss Bingley fez o mesmo; e Mrs. Hurst, ocupada sobretudo em brincar com seus braceletes e anéis, de vez em quando participava da conversa do irmão com Miss Bennet.

A atenção de Miss Bingley estava tão empenhada em acompanhar o avanço de Mr. Darcy no livro dele quanto em ler o seu próprio. A todo instante fazia alguma pergunta ou espiava a página em que ele se encontrava. Não conseguiu, contudo, atraí-lo para uma conversa; ele apenas respondia e continuava a ler. Por fim, exausta do esforço de entreter-se com o próprio livro, escolhido apenas por ser o segundo volume daquele que Darcy lia, soltou um grande bocejo e disse:

“Como é agradável passar uma noite assim! Declaro que, afinal, não existe prazer comparável à leitura! Cansamo-nos de qualquer coisa muito antes de nos cansarmos de um livro! Quando eu tiver minha própria casa, serei infeliz se não possuir uma excelente biblioteca.”

Ninguém respondeu. Ela tornou a bocejar, pôs o livro de lado e percorreu a sala com os olhos em busca de alguma distração. Ao ouvir o irmão mencionar um baile a Miss Bennet, virou-se bruscamente para ele e perguntou:

“A propósito, Charles, está mesmo falando sério ao pensar num baile em Netherfield? Eu o aconselharia, antes de decidir, a consultar os desejos das pessoas aqui reunidas. Muito me engano se não houver entre nós alguém para quem um baile seria antes um castigo que um prazer.”

“Caso esteja falando de Darcy”, exclamou o irmão, “ele pode ir para a cama antes de o baile começar, se assim preferir. Quanto ao baile, está inteiramente decidido; assim que Nicholls preparar sopa branca suficiente, mandarei distribuir os convites.”

“Eu apreciaria infinitamente mais os bailes”, respondeu ela, “se fossem conduzidos de outra maneira. Há algo de insuportavelmente tedioso no modo habitual de realizar essas reuniões. Seria sem dúvida muito mais racional se a conversa, em vez da dança, fosse a principal ocupação da noite.”

“Muito mais racional, minha querida Caroline, não duvido; mas se pareceria bem menos com um baile.”

Miss Bingley não respondeu e, pouco depois, levantou-se e começou a caminhar pela sala. Sua figura era elegante, e ela andava com graça; Darcy, porém, a quem tudo aquilo se destinava, continuou inflexivelmente entregue à leitura. No desespero de seus sentimentos, ela resolveu fazer mais uma tentativa e, voltando-se para Elizabeth, disse:

“Miss Eliza Bennet, permita-me convencê-la a seguir meu exemplo e dar algumas voltas pela sala. Garanto que é muito revigorante depois de permanecer tanto tempo na mesma posição.”

Elizabeth surpreendeu-se, mas concordou de imediato. Miss Bingley também alcançou o verdadeiro objetivo de sua cortesia: Mr. Darcy ergueu os olhos. Tão atento quanto a própria Elizabeth à novidade daquela demonstração, fechou o livro sem perceber. Foi prontamente convidado a acompanhá-las, mas recusou, observando que só conseguia imaginar dois motivos para que elas escolhessem passar a noite caminhando juntas de um lado para outro, e que, em ambos os casos, sua participação seria inconveniente. O que poderia querer dizer? Miss Bingley morria de vontade de conhecer seu sentido e perguntou a Elizabeth se ela o compreendia.

“De modo algum”, respondeu Elizabeth. “Mas pode ter certeza de que pretende ser severo conosco, e a maneira mais segura de frustrá-lo é não pedir explicação alguma.”

Miss Bingley, contudo, era incapaz de frustrar Mr. Darcy no que quer que fosse e, por isso, insistiu em exigir que ele explicasse os dois motivos.

“Não tenho a menor objeção em explicá-los”, disse ele, assim que ela lhe permitiu falar. “Ou escolheram essa forma de passar a noite porque são confidentes e têm assuntos secretos a discutir, ou porque sabem que suas figuras se mostram mais vantajosas enquanto caminham. No primeiro caso, eu estaria inteiramente em seu caminho; no segundo, posso admirá-las muito melhor sentado junto ao fogo.”

“Oh, que horror!”, exclamou Miss Bingley. “Nunca ouvi nada tão abominável. Como poderemos castigá-lo por semelhante discurso?”

“Nada mais fácil, desde que tenha disposição para isso”, disse Elizabeth. “Todos nós sabemos importunar e castigar uns aos outros. Provoque-o, ria dele. Com a intimidade que têm, deve saber como fazê-lo.”

“Palavra de honra, não sei. Garanto-lhe que nossa intimidade ainda não me ensinou isso. Provocar tamanha serenidade e domínio de si! Não, não; nesse terreno, ele pode desafiar-nos. Quanto ao riso, não nos exponhamos, por favor, tentando rir sem motivo. Mr. Darcy pode felicitar-se.”

“Mr. Darcy não pode ser alvo de riso!”, exclamou Elizabeth. “É uma vantagem incomum, e espero que continue incomum, pois seria uma grande perda para mim ter muitos conhecidos assim. Eu adoro rir.”

“Miss Bingley”, disse ele, “atribui-me mais do que é possível possuir. O mais sábio e o melhor dos homens, e até o mais sábio e o melhor de seus atos, podem tornar-se ridículos nas mãos de alguém cujo principal objetivo na vida seja fazer graça.”

“Sem dúvida”, respondeu Elizabeth, “há pessoas assim, mas espero não ser uma delas. Espero nunca ridicularizar o que é sábio ou bom. Tolices e absurdos, caprichos e incoerências, esses de fato me divertem, confesso, e rio deles sempre que posso. Mas suponho que sejam precisamente as coisas de que o senhor está isento.”

“Talvez ninguém possa estar inteiramente isento. Mas dediquei a vida a evitar as fraquezas que muitas vezes expõem ao ridículo uma inteligência vigorosa.”

“Como a vaidade e o orgulho.”

“Sim, a vaidade é realmente uma fraqueza. Mas o orgulho, quando existe verdadeira superioridade de espírito, estará sempre sob bom governo.”

Elizabeth virou o rosto para esconder um sorriso.

“Seu exame de Mr. Darcy terminou, suponho”, disse Miss Bingley. “E qual foi o resultado?”

“Estou perfeitamente convencida de que Mr. Darcy não tem defeito algum. Ele próprio o reconhece sem disfarce.”

“Não”, disse Darcy, “não fiz semelhante pretensão. Tenho defeitos suficientes, embora espere que não sejam de entendimento. Quanto ao meu temperamento, não ouso garanti-lo. Creio que é pouco flexível, certamente menos flexível do que convém ao mundo. Não consigo esquecer as tolices e os vícios alheios tão depressa quanto deveria, nem as ofensas dirigidas contra mim. Meus sentimentos não mudam a cada tentativa de influenciá-los. Meu temperamento talvez seja chamado de ressentido. Uma vez perdida minha boa opinião, ela se perde para sempre.”

“Esse é de fato um defeito!”, exclamou Elizabeth. “Um ressentimento implacável é uma sombra no caráter. Mas escolheu bem sua falha. Realmente não consigo rir dela. Está a salvo de mim.”

“Creio que em toda índole existe uma tendência para algum mal particular, um defeito natural que nem mesmo a melhor educação consegue vencer.”

“E seu defeito é a propensão a odiar todo mundo.”

“E o seu”, respondeu ele, sorrindo, “é decidir compreender todo mundo de maneira errada.”

“Tenhamos um pouco de música”, exclamou Miss Bingley, cansada de uma conversa da qual não participava. “Louisa, espero que não se importe se eu acordar Mr. Hurst.”

A irmã não apresentou a menor objeção, e o pianoforte foi aberto. Depois de alguns instantes de reflexão, Darcy não lamentou a interrupção. Começava a perceber o perigo de dedicar atenção excessiva a Elizabeth.

1/1
Menu

Fazer anotação