Capítulo 20
Capítulo 20
Mr. Collins não ficou por muito tempo entregue à contemplação silenciosa de seu amor bem-sucedido. Mrs. Bennet, que demorara no vestíbulo à espera do fim da conversa, mal viu Elizabeth abrir a porta e passar por ela com passos rápidos em direção à escada, entrou na sala do café da manhã e felicitou calorosamente tanto Mr. Collins quanto a si mesma pela feliz perspectiva de uma união mais próxima.
Mr. Collins recebeu e retribuiu as congratulações com igual prazer. Em seguida, passou a relatar os detalhes da entrevista, com cujo resultado julgava ter todos os motivos para estar satisfeito, uma vez que a recusa firme da prima decorria naturalmente de sua modéstia acanhada e da genuína delicadeza de seu caráter.
Essa informação, contudo, alarmou Mrs. Bennet. Ela ficaria contente em sentir a mesma certeza de que a filha pretendia encorajá-lo ao protestar contra a proposta, mas não ousava acreditar nisso e não conseguiu deixar de dizê-lo.
“Mas pode ter certeza, Mr. Collins”, acrescentou, “de que Lizzy será levada a recobrar o juízo. Vou falar com ela imediatamente. É uma menina muito teimosa e tola, e não sabe o que lhe convém; mas eu a farei saber.”
“Perdoe-me por interrompê-la, senhora”, exclamou Mr. Collins, “mas, se ela é realmente teimosa e tola, não sei se seria uma esposa inteiramente desejável para um homem em minha situação, que naturalmente procura felicidade no estado matrimonial. Portanto, se ela de fato persistir em rejeitar minha pretensão, talvez fosse melhor não obrigá-la a me aceitar, pois, sendo sujeita a semelhantes defeitos de temperamento, não poderia contribuir muito para minha felicidade.”
“Senhor, o senhor me compreendeu inteiramente mal”, disse Mrs. Bennet, alarmada. “Lizzy só é teimosa em assuntos como este. Em tudo mais, é a menina de melhor índole que já existiu. Vou procurar Mr. Bennet imediatamente e tenho certeza de que muito em breve acertaremos tudo com ela.”
Sem lhe dar tempo para responder, apressou-se até o marido e, ao entrar na biblioteca, exclamou:
“Ah, Mr. Bennet, precisamos do senhor imediatamente. Estamos todos num tumulto. Precisa vir obrigar Lizzy a se casar com Mr. Collins, porque ela jura que não o aceitará; e, se não se apressar, ele mudará de ideia e não aceitará mais a ela.”
Mr. Bennet ergueu os olhos do livro quando a esposa entrou e fixou-os no rosto dela com uma serena indiferença que sua comunicação não alterou em nada.
“Não tenho o prazer de compreendê-la”, disse ele, quando ela terminou o discurso. “Do que está falando?”
“De Mr. Collins e Lizzy. Lizzy declara que não aceitará Mr. Collins, e Mr. Collins começa a dizer que não aceitará Lizzy.”
“E o que devo fazer em semelhante ocasião? Parece uma situação sem esperança.”
“Fale com Lizzy. Diga-lhe que insiste em que ela se case com ele.”
“Mande chamá-la. Ela ouvirá minha opinião.”
Mrs. Bennet tocou a campainha, e Miss Elizabeth foi chamada à biblioteca.
“Venha cá, minha filha”, disse o pai quando ela apareceu. “Mandei chamá-la por causa de um assunto importante. Fui informado de que Mr. Collins lhe fez uma proposta de casamento. É verdade?”
Elizabeth respondeu que sim.
“Muito bem. E você recusou essa proposta?”
“Recusei, senhor.”
“Muito bem. Agora chegamos ao ponto. Sua mãe insiste em que você a aceite. Não é assim, Mrs. Bennet?”
“Sim, ou nunca mais tornarei a vê-la.”
“Uma alternativa infeliz se apresenta diante de você, Elizabeth. A partir de hoje, deverá ser uma estranha para um de seus pais. Sua mãe nunca mais tornará a vê-la se você não se casar com Mr. Collins, e eu nunca mais tornarei a vê-la se você se casar.”
Elizabeth não pôde deixar de sorrir diante de semelhante conclusão para tal começo. Mrs. Bennet, porém, que se convencera de que o marido considerava o assunto exatamente como ela desejava, ficou profundamente decepcionada.
“O que quer dizer, Mr. Bennet, falando dessa maneira? O senhor me prometeu insistir para que ela se casasse com ele.”
“Minha querida”, respondeu o marido, “tenho dois pequenos favores a lhe pedir. Primeiro, que me permita o livre uso de meu entendimento nesta ocasião; segundo, o livre uso desta sala. Ficaria contente em ter a biblioteca só para mim o quanto antes.”
Apesar da decepção com o marido, Mrs. Bennet ainda não desistiu. Falou com Elizabeth repetidas vezes, alternando carícias e ameaças. Tentou assegurar o apoio de Jane, mas Jane, com toda a brandura possível, recusou-se a intervir. Elizabeth respondia aos ataques da mãe ora com sincera seriedade, ora com alegre ironia. Embora seus modos variassem, sua decisão jamais mudou.
Enquanto isso, Mr. Collins meditava a sós sobre o que ocorrera. Pensava bem demais de si mesmo para compreender por que motivo a prima poderia recusá-lo; e, embora seu orgulho estivesse ferido, não sofria de nenhuma outra maneira. Sua afeição por Elizabeth era inteiramente imaginária, e a possibilidade de que ela merecesse as censuras da mãe impedia-o de sentir qualquer pesar.
Enquanto a família se encontrava nessa confusão, Charlotte Lucas veio passar o dia com eles. Lydia encontrou-a no vestíbulo e, correndo até ela, exclamou num meio sussurro:
“Que bom que veio, porque está acontecendo a maior diversão aqui! O que acha que aconteceu esta manhã? Mr. Collins fez uma proposta a Lizzy, e ela não o quer.”
Charlotte mal teve tempo de responder antes que Kitty se juntasse a elas para contar a mesma notícia. Assim que entraram na sala do café da manhã, onde Mrs. Bennet estava sozinha, ela também começou a tratar do assunto, pedindo a compaixão de Miss Lucas e suplicando-lhe que persuadisse a amiga Lizzy a atender aos desejos da família.
“Por favor, minha querida Miss Lucas”, acrescentou, num tom melancólico, “faça isso, porque ninguém está do meu lado, ninguém toma meu partido. Sou tratada com crueldade, ninguém se compadece de meus pobres nervos.”
Charlotte foi poupada de responder pela entrada de Jane e Elizabeth.
“Sim, lá vem ela”, continuou Mrs. Bennet, “com a expressão mais despreocupada possível, sem se importar conosco mais do que se estivéssemos em York, contanto que possa fazer o que deseja. Mas vou lhe dizer uma coisa, Miss Lizzy: se puser na cabeça continuar rejeitando todas as propostas de casamento dessa maneira, nunca conseguirá marido algum. E tenho certeza de que não sei quem a sustentará quando seu pai morrer. Eu não terei condições de mantê-la, portanto fica avisada. Acabei com você a partir deste dia. Eu lhe disse na biblioteca que nunca mais tornaria a falar com você, e verá que cumpro minha palavra. Não tenho prazer em falar com filhos desobedientes. Não que eu sinta grande prazer, na verdade, em falar com quem quer que seja. Pessoas que sofrem, como eu, de problemas nervosos não podem ter grande disposição para conversar. Ninguém imagina o que sofro! Mas é sempre assim. Aqueles que não se queixam nunca são dignos de pena.”
As filhas ouviram em silêncio essa torrente de palavras, conscientes de que qualquer tentativa de argumentar ou acalmá-la apenas aumentaria sua irritação. Mrs. Bennet, portanto, continuou sem ser interrompida até que Mr. Collins se juntou a elas, entrando com um ar mais imponente do que de costume. Ao percebê-lo, ela disse às meninas:
“Agora insisto que todas vocês fiquem caladas e deixem Mr. Collins e eu termos uma pequena conversa.”
Elizabeth saiu tranquilamente da sala. Jane e Kitty a seguiram, mas Lydia manteve sua posição, decidida a ouvir tudo quanto pudesse. Charlotte, detida primeiro pela cortesia de Mr. Collins, cujas perguntas a respeito dela e de toda a família foram minuciosas, e depois por um pouco de curiosidade, contentou-se em caminhar até a janela e fingir que não escutava.
Mrs. Bennet iniciou a conversa projetada num tom pesaroso:
“Ah, Mr. Collins!”
“Minha querida senhora”, respondeu ele, “permita que guardemos silêncio para sempre sobre este ponto. Longe de mim”, prosseguiu pouco depois, com a voz marcada pelo desagrado, “ressentir-me da conduta de sua filha. A resignação diante dos males inevitáveis é dever de todos nós, e dever particular de um jovem que teve a felicidade, como eu, de obter cedo uma boa posição eclesiástica. Confio estar resignado. Talvez não menos por sentir certa dúvida quanto à minha felicidade absoluta, caso minha bela prima me houvesse honrado com sua mão, pois tenho observado muitas vezes que a resignação nunca é tão perfeita quanto quando a bênção negada começa a perder parte de seu valor em nossa estima. Espero que não considere uma falta de respeito por sua família, minha querida senhora, eu retirar assim minhas pretensões ao favor de sua filha sem ter prestado à senhora e a Mr. Bennet o cumprimento de pedir que interpusessem sua autoridade em meu benefício. Receio que minha conduta possa ser censurável por eu ter aceitado a dispensa dos lábios de sua filha em vez de recebê-la dos seus; mas todos estamos sujeitos ao erro. Minhas intenções foram certamente boas ao longo de todo o assunto. Meu objetivo era assegurar para mim uma companheira amável, com a devida consideração pelas vantagens de toda a sua família; e, caso minhas maneiras tenham sido de algum modo repreensíveis, peço licença para apresentar aqui minhas desculpas.”