Capítulo 6
Capítulo 6
As senhoras de Longbourn não tardaram a visitar as de Netherfield. A visita foi retribuída conforme as formalidades. As maneiras agradáveis de Miss Bennet conquistaram cada vez mais a boa vontade de Mrs. Hurst e Miss Bingley; e, embora considerassem a mãe intolerável e as irmãs mais novas indignas de menção, manifestaram o desejo de conhecer melhor as duas mais velhas. Jane recebeu essa atenção com enorme prazer; Elizabeth, porém, continuava a perceber arrogância no modo como tratavam a todos, quase sem excetuar a própria irmã, e não conseguia gostar delas. Ainda assim, a gentileza dirigida a Jane, tal como era, tinha algum valor, pois se devia, com toda a probabilidade, à influência da admiração do irmão.
Sempre que se encontravam, tornava-se evidente para todos que ele realmente admirava Jane. Para Elizabeth, era igualmente claro que a irmã começava a corresponder à preferência que desde o início sentira por ele e caminhava para se apaixonar profundamente. Elizabeth considerava com satisfação, contudo, que o sentimento dificilmente seria descoberto pelo mundo em geral, pois Jane unia a uma grande intensidade de sentimentos uma serenidade de temperamento e uma alegria constante nas maneiras que a protegeriam das suspeitas dos indiscretos. Comentou isso com a amiga, Miss Lucas.
“Talvez seja agradável”, respondeu Charlotte, “conseguir enganar o público num caso desses; mas às vezes é desvantajoso ser tão reservada. Se uma mulher esconder seu afeto do homem em questão com a mesma habilidade com que o esconde do restante do mundo, poderá perder a oportunidade de conquistá-lo; e então será um pobre consolo saber que todos continuaram igualmente no escuro. Há tanta gratidão ou vaidade em quase toda afeição que não é seguro abandoná-la a si mesma. Todos podemos começar livremente; uma pequena preferência é bastante natural. Mas pouquíssimas de nós têm coração suficiente para se apaixonar de verdade sem algum encorajamento. Em nove de cada dez casos, seria melhor que uma mulher demonstrasse mais afeição do que sente. Bingley sem dúvida gosta de sua irmã; mas talvez nunca passe disso, se ela não o ajudar.”
“Mas ela o ajuda tanto quanto sua natureza permite. Se eu consigo perceber o que sente por ele, seria preciso que ele fosse muito tolo para não perceber também.”
“Lembre-se, Eliza, de que ele não conhece a disposição de Jane como você.”
“Mas, se uma mulher demonstra preferência por um homem e não procura escondê-la, ele deve acabar percebendo.”
“Talvez, desde que a veja bastante. Embora Bingley e Jane se encontrem com razoável frequência, nunca passam muitas horas juntos; e, como sempre se veem em grandes grupos, é impossível que cada momento seja dedicado à conversa entre os dois. Jane deveria, portanto, aproveitar ao máximo cada meia hora em que puder deter a atenção dele. Quando o tiver conquistado, haverá tempo para se apaixonar tanto quanto desejar.”
“Seu plano é bom”, respondeu Elizabeth, “quando a única questão é o desejo de fazer um bom casamento; e, se eu estivesse decidida a conseguir um marido rico, ou qualquer marido, creio que o adotaria. Mas não é assim que Jane se sente; ela não age de caso pensado. Até agora, nem sequer pode ter certeza da intensidade do próprio sentimento ou de sua sensatez. Conhece-o há apenas quinze dias. Dançou quatro danças com ele em Meryton, viu-o certa manhã na casa dele e, desde então, jantou quatro vezes em sua companhia. Isso não basta para compreender seu caráter.”
“Não da maneira como você apresenta as coisas. Se ela apenas tivesse jantado com ele, talvez só descobrisse se tem bom apetite; mas deve se lembrar de que também passaram quatro noites juntos, e quatro noites podem fazer muita coisa.”
“Sim. Essas quatro noites lhes permitiram descobrir que ambos preferem Vingt-un a Commerce; mas, quanto a qualquer outra característica importante, não creio que muita coisa tenha sido revelada.”
“Bem”, disse Charlotte, “desejo de todo o coração que Jane seja bem-sucedida. E, se se casasse com ele amanhã, eu diria que teria tanta possibilidade de ser feliz quanto se passasse um ano estudando seu caráter. A felicidade no casamento depende inteiramente do acaso. Por mais que os temperamentos das duas pessoas sejam conhecidos ou semelhantes antes, isso não aumenta em nada sua felicidade. Depois do casamento, sempre continuam a se tornar suficientemente diferentes para terem sua parcela de aborrecimentos; e é melhor saber o mínimo possível sobre os defeitos da pessoa com quem se passará a vida.”
“Você me faz rir, Charlotte; mas isso não é sensato. Sabe que não é e que jamais agiria assim.”
Ocupada em observar as atenções de Mr. Bingley para com a irmã, Elizabeth estava muito longe de suspeitar que ela própria começava a despertar algum interesse aos olhos do amigo dele. De início, Mr. Darcy mal admitira que fosse bonita. Olhara para ela sem admiração no baile e, quando voltaram a se encontrar, observou-a apenas para criticá-la. Mas, assim que deixou claro para si mesmo e para os amigos que ela quase não possuía um só traço perfeito no rosto, começou a descobrir que esse rosto se tornava extraordinariamente inteligente graças à bela expressão de seus olhos escuros.
A essa descoberta sucederam outras, igualmente humilhantes. Embora seu olhar crítico tivesse identificado mais de uma falha na perfeita simetria de sua figura, viu-se obrigado a reconhecer que ela era leve e agradável; e, apesar de afirmar que as maneiras de Elizabeth não pertenciam ao mundo elegante, deixou-se cativar por sua desenvoltura brincalhona. Elizabeth não percebia absolutamente nada disso. Para ela, ele era apenas o homem que não se fazia agradável em lugar algum e que não a considerara bonita o bastante para dançar.
Ele começou a desejar conhecê-la melhor; e, como primeiro passo para conversar pessoalmente com ela, passou a prestar atenção às conversas que mantinha com os outros. Essa conduta chamou a atenção de Elizabeth. Estavam na casa de Sir William Lucas, onde se reunira um grande grupo.
“O que pretende Mr. Darcy”, perguntou ela a Charlotte, “escutando minha conversa com Colonel Forster?”
“É uma pergunta que só Mr. Darcy pode responder.”
“Mas, se voltar a fazer isso, certamente o deixarei saber que percebo o que está fazendo. Ele tem um olhar muito satírico; e, se eu não começar por ser impertinente, logo ficarei com medo dele.”
Pouco depois, quando Mr. Darcy se aproximou, embora sem aparentar qualquer intenção de falar, Miss Lucas desafiou a amiga a tocar no assunto com ele. Isso bastou para provocar Elizabeth, que se voltou para ele e perguntou:
“Não achou, Mr. Darcy, que me expressei extraordinariamente bem agora mesmo, quando atormentava Colonel Forster para que nos desse um baile em Meryton?”
“Com grande energia. Mas esse é um assunto que sempre torna as damas enérgicas.”
“O senhor é severo conosco.”
“Logo chegará a vez dela ser atormentada”, disse Miss Lucas. “Vou abrir o instrumento, Eliza, e você sabe o que virá depois.”
“Você é uma criatura muito estranha para ser chamada de amiga! Está sempre querendo que eu toque e cante diante de qualquer pessoa! Se minha vaidade tivesse inclinação musical, você seria inestimável; mas, como não tem, prefiro sinceramente não me sentar diante de pessoas habituadas a ouvir os melhores intérpretes.”
Miss Lucas, contudo, insistiu, e Elizabeth acrescentou:
“Muito bem. Se tem de ser, será.”
Então, lançando a Mr. Darcy um olhar grave, disse:
“Há um excelente provérbio antigo que, naturalmente, todos aqui conhecem: ‘Guarde o sopro para esfriar o mingau.’ Eu guardarei o meu para dar fôlego à canção.”
Sua execução foi agradável, embora longe de extraordinária. Depois de uma ou duas canções, e antes que pudesse responder aos pedidos de vários presentes para que cantasse novamente, sua irmã Mary tomou o lugar ao instrumento com grande ansiedade. Por ser a única sem beleza da família, Mary se dedicara muito à aquisição de conhecimentos e talentos e estava sempre impaciente para exibi-los.
Mary não possuía nem gênio nem gosto; e, embora a vaidade lhe tivesse dado perseverança, também lhe dera um ar pedante e maneiras convencidas que teriam prejudicado um grau de excelência muito superior ao que alcançara. Elizabeth, natural e desembaraçada, fora ouvida com muito mais prazer, embora tocasse muito menos bem. Ao terminar um longo concerto, Mary contentou-se em obter elogios e gratidão tocando melodias escocesas e irlandesas, a pedido das irmãs mais novas, que, junto com alguns dos Lucas e dois ou três oficiais, começaram a dançar animadamente numa das extremidades da sala.
Mr. Darcy permaneceu perto deles, tomado por uma indignação silenciosa diante de semelhante maneira de passar a noite, em detrimento de toda conversa. Estava tão absorvido nos próprios pensamentos que não percebeu que Sir William Lucas se aproximara, até que este começou:
“Que divertimento encantador para os jovens, Mr. Darcy! Afinal, nada se compara à dança. Considero-a um dos primeiros requintes das sociedades civilizadas.”
“Sem dúvida, senhor. E ela também tem a vantagem de estar em moda entre as sociedades menos civilizadas do mundo. Todo selvagem sabe dançar.”
Sir William apenas sorriu.
“Seu amigo dança admiravelmente”, prosseguiu, depois de uma pausa, ao ver Bingley juntar-se ao grupo. “E não duvido de que o senhor também seja um mestre nessa arte, Mr. Darcy.”
“O senhor me viu dançar em Meryton, creio.”
“Sim, de fato, e obtive considerável prazer com o espetáculo. Costuma dançar em St. James?”
“Nunca, senhor.”
“Não considera que seria um cumprimento adequado ao lugar?”
“É um cumprimento que jamais faço a lugar algum quando posso evitá-lo.”
“Imagino que tenha uma casa em Londres?”
Mr. Darcy inclinou a cabeça.
“Eu mesmo já pensei em me estabelecer na cidade, pois aprecio a sociedade superior; mas nunca tive certeza de que o ar de Londres faria bem a Lady Lucas.”
Fez uma pausa, esperando uma resposta; mas seu interlocutor não estava disposto a dá-la. Nesse momento, Elizabeth se aproximou, e Sir William, tomado pela ideia de realizar um ato muito galante, chamou-a:
“Minha cara Miss Eliza, por que não está dançando? Mr. Darcy, permita-me apresentar-lhe esta jovem como uma parceira extremamente desejável. Tenho certeza de que não poderá recusar-se a dançar quando tem tanta beleza diante dos olhos.”
Tomando a mão dela, estava prestes a entregá-la a Mr. Darcy, que, embora muito surpreendido, não demonstrava relutância em recebê-la, quando Elizabeth a retirou imediatamente e disse, um pouco perturbada, a Sir William:
“Na verdade, senhor, não tenho a menor intenção de dançar. Peço-lhe que não suponha que me aproximei para implorar por um parceiro.”
Com grave cortesia, Mr. Darcy pediu que lhe permitisse a honra de sua mão, mas em vão. Elizabeth estava decidida; e Sir William não abalou em nada sua resolução ao tentar persuadi-la.
“Dança tão bem, Miss Eliza, que é cruel privar-me do prazer de vê-la; e, embora esse cavalheiro não aprecie o divertimento em geral, tenho certeza de que não faria objeção a nos agradar por meia hora.”
“Mr. Darcy é todo cortesia”, disse Elizabeth, sorrindo.
“De fato. Mas, considerando o incentivo, minha cara Miss Eliza, não podemos nos admirar de sua amabilidade. Quem faria objeção a semelhante parceira?”
Elizabeth lançou-lhe um olhar travesso e se afastou. Sua resistência não a prejudicara aos olhos do cavalheiro. Ele pensava nela com certa satisfação quando Miss Bingley se dirigiu a ele:
“Posso adivinhar o assunto de seu devaneio.”
“Imagino que não.”
“O senhor está pensando em como seria insuportável passar muitas noites dessa maneira, em semelhante companhia. E, de fato, concordo plenamente. Nunca me senti tão aborrecida! A insipidez e, ao mesmo tempo, o barulho; a nulidade e, ainda assim, a importância que atribuem a si mesmos! O que eu não daria para ouvir suas observações sobre todos eles!”
“Sua conjectura está inteiramente errada, asseguro-lhe. Meus pensamentos estavam ocupados de maneira muito mais agradável. Eu refletia sobre o enorme prazer que um belo par de olhos no rosto de uma mulher bonita pode proporcionar.”
Miss Bingley fixou imediatamente os olhos no rosto dele e pediu que lhe dissesse qual dama merecia o crédito por inspirar tais reflexões. Mr. Darcy respondeu com grande intrepidez:
“Miss Elizabeth Bennet.”
“Miss Elizabeth Bennet!”, repetiu Miss Bingley. “Estou completamente espantada. Há quanto tempo ela se tornou uma de suas favoritas? E quando devo felicitá-lo?”
“Essa é exatamente a pergunta que eu esperava que fizesse. A imaginação de uma dama é muito rápida: salta da admiração para o amor e do amor para o matrimônio num só instante. Eu sabia que começaria a me felicitar.”
“Ora, se fala tão seriamente, considerarei o assunto definitivamente resolvido. Terá uma sogra encantadora, sem dúvida, e é claro que ela estará sempre em Pemberley com o senhor.”
Ele a ouviu com perfeita indiferença enquanto ela escolhia divertir-se dessa maneira; e, como a serenidade dele a convenceu de que não havia perigo algum, o engenho dela continuou a fluir.