Capítulo 27
Capítulo 27
Sem acontecimentos maiores que esses na família de Longbourn, e com os dias pouco variados além das caminhadas até Meryton, ora enlameadas, ora frias, passaram-se janeiro e fevereiro. Março levaria Elizabeth a Hunsford. A princípio, ela não pensara muito seriamente em ir; mas logo percebeu que Charlotte contava com o plano e, aos poucos, aprendeu a considerá-lo com prazer crescente e também com maior certeza. A ausência aumentara seu desejo de rever Charlotte e enfraquecera sua aversão a Mr. Collins. Havia novidade no projeto; e, como, com uma mãe daquela natureza e irmãs tão pouco capazes de fazer companhia, nem mesmo o lar podia ser inteiramente perfeito, uma pequena mudança seria bem-vinda por si só. Além disso, a viagem lhe permitiria ver Jane; e, em suma, à medida que a data se aproximava, qualquer adiamento a teria desapontado muito.
Tudo, porém, transcorreu sem dificuldade e acabou acertado de acordo com o primeiro esboço de Charlotte. Elizabeth acompanharia Sir William e sua segunda filha. A vantagem de passar uma noite em Londres foi acrescentada a tempo, e o plano tornou-se tão perfeito quanto um plano pode ser.
A única dor era deixar o pai, que certamente sentiria sua falta e que, quando chegou o momento, mostrou-se tão pouco satisfeito com sua partida que lhe pediu que escrevesse e quase prometeu responder à carta.
A despedida entre Elizabeth e Mr. Wickham foi perfeitamente amistosa; da parte dele, ainda mais. Sua atual conquista não o fazia esquecer que Elizabeth fora a primeira a despertar e merecer sua atenção, a primeira a escutá-lo e compadecer-se dele, a primeira a ser admirada. Na maneira como lhe disse adeus, desejando-lhe todos os prazeres, lembrando-a do que deveria esperar de Lady Catherine de Bourgh e confiando que suas opiniões sobre ela, e sobre todos, continuariam sempre coincidentes, havia uma solicitude e um interesse que Elizabeth sentiu deverem prendê-la a ele para sempre por uma estima muito sincera. Separou-se convencida de que, casado ou solteiro, Wickham haveria sempre de ser para ela o modelo de tudo quanto era amável e agradável.
Seus companheiros de viagem no dia seguinte não eram de natureza a fazê-lo parecer menos agradável. Sir William Lucas e a filha Maria, uma moça bem-humorada, mas tão vazia de ideias quanto o pai, nada tinham a dizer que merecesse ser ouvido e eram escutados com aproximadamente o mesmo prazer proporcionado pelo ruído da carruagem. Elizabeth gostava de absurdos, mas conhecia os de Sir William havia tempo demais. Ele não podia contar-lhe nenhuma novidade sobre as maravilhas de sua apresentação na corte e de seu título de cavaleiro; e suas cortesias estavam tão gastas quanto suas informações.
A viagem era de apenas vinte e quatro milhas, e partiram tão cedo que chegaram a Gracechurch Street ao meio-dia. Quando a carruagem parou diante da porta de Mr. Gardiner, Jane observava sua chegada de uma janela da sala. Assim que entraram no corredor, ela estava ali para recebê-los; e Elizabeth, examinando atentamente seu rosto, alegrou-se ao encontrá-lo tão saudável e belo quanto antes.
Na escada havia um pequeno exército de meninos e meninas, cuja ansiedade por ver a prima não lhes permitira esperar na sala, mas cuja timidez, pois não a viam havia um ano, os impedira de descer mais. Tudo era alegria e carinho. O dia transcorreu da maneira mais agradável: a manhã entre agitação e compras, a noite em um dos teatros.
Elizabeth então conseguiu sentar-se ao lado da tia. O primeiro assunto foi sua irmã; e ela se entristeceu mais do que se surpreendeu ao ouvir, em resposta a suas perguntas minuciosas, que, embora Jane sempre se esforçasse para conservar o ânimo, passava por períodos de abatimento. Era razoável, contudo, esperar que não durassem muito. Mrs. Gardiner também lhe contou os detalhes da visita de Miss Bingley a Gracechurch Street e repetiu conversas ocorridas em diferentes momentos entre ela e Jane, que demonstravam que esta última, de todo o coração, renunciara àquela amizade.
Mrs. Gardiner passou então a gracejar com a sobrinha sobre a deserção de Wickham e a elogiá-la por suportá-la tão bem.
“Mas, minha querida Elizabeth”, acrescentou, “que espécie de moça é Miss King? Eu lamentaria pensar que nosso amigo seja interesseiro.”
“Diga-me, minha querida tia, qual é, em questões matrimoniais, a diferença entre uma motivação interesseira e uma motivação prudente? Onde termina a sensatez e começa a avareza? No último Natal, a senhora receava que ele se casasse comigo porque seria imprudente; e agora, porque procura conquistar uma moça com apenas dez mil libras, deseja descobrir que ele é interesseiro.”
“Basta dizer-me que espécie de moça é Miss King, e saberei o que pensar.”
“Creio que é uma moça muito boa. Não conheço mal algum a seu respeito.”
“Mas ele não lhe deu a menor atenção antes que a morte do avô a tornasse dona dessa fortuna?”
“Não. E por que daria? Se não lhe era permitido procurar conquistar minha afeição porque eu não tinha dinheiro, que motivo teria para cortejar uma moça por quem não se interessava e que era igualmente pobre?”
“Mas parece haver certa falta de delicadeza em dirigir-lhe as atenções tão pouco tempo depois desse acontecimento.”
“Um homem em circunstâncias difíceis não dispõe de tempo para todas as elegantes conveniências que outras pessoas podem observar. Se ela não faz objeção, por que nós faríamos?”
“O fato de ela não fazer objeção não o justifica. Mostra apenas que também lhe falta alguma coisa, bom senso ou sensibilidade.”
“Pois bem”, exclamou Elizabeth, “que seja como a senhora quiser. Ele será interesseiro, e ela será tola.”
“Não, Lizzy, isso é justamente o que não desejo. Eu lamentaria, você sabe, pensar mal de um jovem que viveu tanto tempo em Derbyshire.”
“Ah, se é só isso, tenho uma opinião muito ruim dos jovens que vivem em Derbyshire; e os amigos íntimos deles que vivem em Hertfordshire não são muito melhores. Estou farta de todos. Graças a Deus, amanhã partirei para um lugar onde encontrarei um homem sem uma única qualidade agradável, que não tem nem boas maneiras nem inteligência que o recomendem. Afinal, os homens estúpidos são os únicos que vale a pena conhecer.”
“Cuidado, Lizzy; esse discurso tem um forte sabor de decepção.”
Antes que o fim da peça as separasse, Elizabeth recebeu a inesperada felicidade de um convite para acompanhar os tios numa viagem de recreio que pretendiam fazer no verão.
“Ainda não decidimos até onde iremos”, disse Mrs. Gardiner, “mas talvez aos Lagos.”
Nenhum plano poderia agradar mais a Elizabeth, e ela aceitou o convite com a maior prontidão e gratidão.
“Minha querida, querida tia”, exclamou arrebatada, “que prazer! Que felicidade! A senhora me devolve a vida e o vigor. Adeus às decepções e ao mau humor. O que são os homens diante de rochedos e montanhas? Ah, que horas de encantamento passaremos! E, quando voltarmos, não seremos como os outros viajantes, incapazes de dar uma ideia exata de coisa alguma. Nós saberemos aonde fomos; nós nos lembraremos do que vimos. Lagos, montanhas e rios não ficarão misturados em nossa imaginação; e, quando tentarmos descrever uma paisagem particular, não começaremos a discutir sobre sua posição relativa. Que nossos primeiros arroubos sejam menos insuportáveis que os da maioria dos viajantes.”