Capítulo II: Bloco 6 O Direito à Preguiça: Tradução Literunico · Capítulo 4 de 37
Obra Menu

Capítulo II: Bloco 6

O tratamento dispensado aos operários, observa Lafargue a partir de Villermé, não vinha de uma singular maldade alsaciana. Os Dollfus, os Kœchlin e os demais fabricantes da região podiam apresentar-se como republicanos, patriotas e filantropos protestantes, em Lille e Lyon, Blanqui, o acadêmico Reybaud, modelo de Jérôme Paturot, e Jules Simon, o faz-tudo político, encontraram as mesmas delicadezas oferecidas à classe operária por fabricantes muito católicos e muito monárquicos. São virtudes capitalistas, capazes de combinar maravilhosamente com todas as fés políticas e religiosas.

Ó miserável aborto dos princípios revolucionários da burguesia! Ó lúgubres presentes de seu deus Progresso! Os filantropos aclamam como benfeitores da Humanidade aqueles que, para enriquecer na ociosidade, dão trabalho aos pobres. Melhor seria semear a peste, envenenar as fontes, do que erguer uma fábrica capitalista no meio de uma população rústica. Introduzam o trabalho, e adeus alegria, saúde, liberdade, adeus a tudo o que torna a vida bela e digna de ser vivida.

Em nota, Lafargue recorda, com brutalidade própria de sua retórica, que os índios de tribos guerreiras do Brasil matavam seus enfermos e velhos, vendo nisso uma prova de amizade quando a vida já não era alegrada por combates, festas e danças. Acrescenta que povos primitivos diversos deram aos seus provas semelhantes de afeição, dos masságetas do mar Cáspio aos wens da Alemanha e aos celtas da Gália, e que nas igrejas da Suécia ainda se conservavam, até época recente, certas massas chamadas familiares, usadas para livrar os parentes das tristezas da velhice. Daí sua pergunta amarga: a que ponto degeneraram os proletários modernos para aceitarem com paciência as espantosas misérias do trabalho de fábrica?

E os economistas seguem repetindo aos operários: trabalhem, trabalhem para aumentar a fortuna social. Contudo, um economista, Destutt de Tracy, responde contra eles: “As nações pobres são aquelas em que o povo vive à vontade, as nações ricas são aquelas em que ele costuma ser pobre.” Seu discípulo Cherbuliez continua: “Os próprios trabalhadores, cooperando para a acumulação dos capitais produtivos, contribuem para o acontecimento que, cedo ou tarde, deve privá-los de uma parte de seu salário.” Ensurdecidos e embrutecidos pelos próprios uivos, os economistas respondem ainda: trabalhem, trabalhem sempre para criar seu bem-estar.

Em nome da mansidão cristã, um sacerdote da Igreja Anglicana, o reverendo Towsend, salmodia: trabalhem, trabalhem noite e dia. Ao trabalhar, vocês fazem crescer sua miséria, e essa miséria nos dispensa de impor o trabalho pela força da lei. A imposição legal do trabalho dá trabalho demais, exige violência demais e faz barulho demais, a fome, ao contrário, é uma pressão pacífica, silenciosa, incessante, e, como móvel mais natural do trabalho e da indústria, provoca também os esforços mais poderosos. Trabalhem, trabalhem, proletários, para aumentar a fortuna social e suas misérias individuais. Trabalhem, trabalhem, para que, tornando-se mais pobres, tenham mais razão de trabalhar e de ser miseráveis. Tal é a lei inexorável da produção capitalista.

1/1
Menu

Fazer anotação