Capítulo II: Bloco 9
Antes de chegar a essa conclusão, os fabricantes percorrem o mundo em busca de saídas para as mercadorias que se amontoam. Forçam seus governos a anexar Congos, a tomar Tonquins, a demolir a tiros de canhão as muralhas da China, a fim de escoar seus panos de algodão. Nos séculos anteriores, França e Inglaterra travaram um duelo de morte para saber quem teria o privilégio exclusivo de vender na América e nas Índias. Milhares de homens jovens e vigorosos avermelharam os mares com seu sangue durante as guerras coloniais dos séculos XVI, XVII e XVIII.
Os capitais abundam como as mercadorias. Os financistas já não sabem onde colocá-los, vão então às nações felizes, onde se repousa ao sol fumando cigarros, instalar estradas de ferro, erguer fábricas e importar a maldição do trabalho. Essa exportação de capitais franceses termina, numa bela manhã, em complicações diplomáticas. No Egito, França, Inglaterra e Alemanha estavam a ponto de se agarrar pelos cabelos para decidir quais usurários seriam pagos primeiro. Nas guerras do México, enviam-se soldados franceses para fazer ofício de meirinhos e cobrar dívidas ruins.
Lafargue cita ainda, em nota, a parte financeira de La Justice, de Clemenceau, segundo a qual, na ausência da Prússia, os bilhões da guerra de 1870 teriam sido igualmente perdidos para a França sob a forma de empréstimos emitidos periodicamente para equilibrar orçamentos estrangeiros. Estimava-se em cinco bilhões a perda de capitais ingleses nos empréstimos das repúblicas da América do Sul. Os trabalhadores franceses produziram os cinco bilhões pagos a Bismarck e continuam servindo aos juros da indenização de guerra em benefício de Ollivier, Girardin, Bazaine e outros portadores de títulos de renda que conduziram à guerra e à derrota. Resta-lhes, ao menos, uma ficha de consolo: esses cinco bilhões não provocarão guerra de cobrança.
Essas misérias individuais e sociais, por maiores e mais numerosas que sejam, por mais eternas que pareçam, desaparecerão como hienas e chacais à aproximação do leão quando o Proletariado disser: “Eu quero.” Para alcançar a consciência de sua força, porém, é preciso que o Proletariado pise os preconceitos da moral cristã, econômica e livre-pensadora. É preciso que retorne a seus instintos naturais, que proclame os Direitos da Preguiça, mil e mil vezes mais nobres e mais sagrados que os tísicos Direitos do Homem, cozinhados pelos advogados metafísicos da revolução burguesa. É preciso que se obrigue a trabalhar apenas três horas por dia, a folgar e banquetear-se pelo resto do dia e da noite.