Livro I — Bloco 3 A Consolação da Filosofia — Tradução Literunico · Capítulo 3 de 38
Obra Menu

Livro I — Bloco 3

Nota editorial. Tradução/adaptação editorial Literunico em português, preparada a partir da tradução inglesa em domínio público de H. R. James para The Consolation of Philosophy. Este bloco encerra o Livro I. Boécio faleceu em 524; H. R. James faleceu em 1931. A base textual está livre no Brasil pelo critério de vida do autor/tradutor mais 70 anos.

Livro I — Bloco 3

“Antes de tudo”, disse ela, “permitirás que eu, por algumas perguntas, tente examinar o estado de tua mente, para que aprenda de que modo devo iniciar tua cura?”

“Pergunta o que quiseres”, respondi. “Responderei a todas as questões que escolheres propor.”

Então ela disse: “Este nosso mundo, julgas que é governado ao acaso e fortuitamente, ou crês que nele há alguma orientação racional?”

“De modo algum”, respondi, “posso pensar que movimentos tão fixos sejam determinados pelo acaso. Sei que Deus, o Criador, preside sua obra, e nunca virá o dia que me afaste da verdade dessa crença.”

“Sim”, disse ela, “tu mesmo acabaste de afirmá-lo em teu canto, lamentando que apenas os homens não tivessem parte no cuidado divino. Quanto ao resto, permaneceste firme na crença de que é regido pela razão. E, no entanto, admiro-me muito de que, mantendo tão firmemente essa opinião, tenhas caído em doença. Mas examinemos mais fundo: penso que falta alguma coisa.”

“Dize-me: já que não duvidas de que Deus governa o mundo, percebes por quais meios ele o governa?”

“Mal compreendo o que queres dizer”, respondi, “e muito menos posso responder à pergunta.”

“Não disse eu verdadeiramente que algo falta, e que, por essa brecha nas muralhas, a doença entrou para perturbar tua mente? Mas responde também isto: recordas qual é o fim universal para o qual se dirige a intenção de toda a natureza?”

“Ouvi isso um dia”, disse eu, “mas a dor embotou minha lembrança.”

“E, no entanto, sabes de onde todas as coisas procederam.”

“Sim, isso eu sei”, respondi, “e já disse que procedem de Deus.”

“Como é possível, então, que conheças a origem da existência e não saibas qual é seu fim? Ainda assim, as perturbações da mente têm força para abalar a posição de um homem, mas não conseguem arrancá-lo totalmente de si mesmo.”

“Responde-me ainda, peço: lembras que és homem?”

“Como não lembraria?”, disse eu.

“Então podes dizer o que é o homem?”

“Perguntas se sei que sou um ser dotado de razão e sujeito à morte? Certamente reconheço que sou isso.”

Então ela perguntou: “Não sabes nada mais do que és?”

“Nada.”

“Agora”, disse ela, “conheço outra causa de tua doença, e uma causa de grande importância. Deixaste de conhecer tua própria natureza. Assim descobri plenamente tanto as causas de tua enfermidade quanto os meios de restaurar tua saúde.”

“É porque o esquecimento de ti mesmo confundiu tua mente que te lamentaste como exilado e como alguém despojado dos bens que possuía. É porque não conheces o fim da existência que julgas felizes e poderosos os homens abomináveis e maus. E, por teres esquecido por quais meios a terra é governada, pensas que as mudanças da fortuna sobem e descem sem o freio de uma mão condutora.”

“Esses males são graves o bastante para causar não apenas doença, mas até morte. Contudo, graças sejam dadas ao Autor de nossa saúde: a luz da natureza ainda não te abandonou inteiramente. Em teu juízo verdadeiro sobre o governo do mundo, isto é, em creres que ele está sujeito não ao impulso aleatório do acaso, mas à razão divina, temos a centelha de onde se pode esperar tua recuperação.”

“Não temas, portanto. A partir dessas brasas fracas, o calor vital se acenderá outra vez dentro de ti. Mas, como ainda não é tempo de remédios fortes, e como a mente é claramente constituída de tal modo que, quando abandona opiniões verdadeiras, logo veste opiniões falsas, de onde nasce uma nuvem de confusão que perturba sua visão verdadeira, tentarei agora dispersar essas névoas por aplicação branda e suave.”

“Assim, espalhada a escuridão da paixão enganadora, poderás enfim discernir o esplendor da verdadeira luz.”

As estrelas não derramam luz pela noite negra quando as nuvens as ocultam. A onda açoitada, se os ventos rugem sobre o mar, ainda que antes estivesse serena como o brilho do dia, logo se turva e se suja pela violência da tempestade.

Muitas vezes o riacho claro, descendo do alto rumo ao mar, é detido por uma pedra caída que lhe bloqueia o caminho. Assim também, se desejas discernir a verdade clara e manifesta, permanecer firme no caminho reto e não te desviar dele, afasta alegria desordenada, esperança inquieta, medo e dor.

A mente onde essas paixões dominam fica acorrentada, cega e perdida.

1/1
Menu

Fazer anotação