Livro IV — Bloco 6 A Consolação da Filosofia — Tradução Literunico · Capítulo 25 de 38
Obra Menu

Livro IV — Bloco 6

Nota editorial. Tradução/adaptação editorial Literunico em português, preparada a partir da tradução inglesa em domínio público de H. R. James para The Consolation of Philosophy. Este bloco continua o Livro IV, tratando da lei eterna, da punição como cura e da irracionalidade do ódio contra os maus. Boécio faleceu em 524; H. R. James faleceu em 1931. A base textual está livre no Brasil pelo critério de vida do autor/tradutor mais 70 anos.

Livro IV — Bloco 6

Então eu disse: “Enquanto acompanho teus raciocínios, fico profundamente impressionado com sua verdade; mas, se volto às convicções comuns dos homens, encontro poucos que sequer escutariam tais argumentos, muito menos os admitiriam como críveis.”

“É verdade”, disse ela. “Eles não conseguem erguer olhos acostumados à escuridão para a luz da verdade clara; são como aquelas aves cuja visão a noite ilumina e o dia cega. Enquanto consideram não a ordem do universo, mas suas próprias disposições de espírito, julgam feliz a licença para cometer crimes e escapar da punição.”

“Mas observa a ordenação da lei eterna. Se moldaste tua alma à semelhança do melhor, não tens necessidade de juiz que conceda o prêmio: por teu próprio ato te elevaste na escala da excelência.”

“Se perverteste teus afetos para coisas inferiores, não procures punição vinda de fora de ti: teu próprio ato te degradou e te lançou para baixo.”

“Assim também, se alternadamente voltas o olhar para a terra vil e para os céus, embora tudo fora de ti permaneça imóvel, pelas próprias leis da visão pareces ora afundado no lodo, ora elevado entre as estrelas.”

“Mas a multidão comum não considera essas coisas. E então? Devemos passar para o lado daqueles que mostramos serem semelhantes a animais brutos?”

“Suponhamos que alguém, tendo perdido inteiramente a visão, também esquecesse que algum dia possuíra a faculdade de ver, e imaginasse que nada lhe faltava para a perfeição humana. Consideraríamos cegos aqueles que ainda veem como antes?”

“E eles também não admitem isto: que os que praticam injustiça são mais miseráveis do que os que sofrem injustiça, embora a prova disso repouse em fundamentos racionais não menos fortes.”

“Deixa-me ouvir essas razões”, disse eu.

“Negarias que todo homem perverso merece punição?”

“Certamente não.”

“E que os perversos são infelizes está claro de muitos modos?”

“Sim”, respondi.

“Então não duvidas de que aqueles que merecem punição são miseráveis?”

“Concordo”, disse eu.

“Assim, se estivesses sentado como juiz, sobre quem decretarias a punição: sobre aquele que fez a injustiça ou sobre aquele que a sofreu?”

“Sem dúvida, compensaria o sofredor às custas do autor da injustiça.”

“Então, o causador da injúria pareceria mais miserável que o injuriado?”

“Sim; isso se segue. Portanto, por essa e por outras razões apoiadas no mesmo fundamento, visto que a baixeza por sua própria natureza torna os homens miseráveis, fica claro que a injustiça envolve a miséria daquele que a pratica, não daquele que a sofre.”

“E, contudo”, disse ela, “a prática dos tribunais é justamente o oposto: os defensores tentam despertar a compaixão dos juízes por aqueles que sofreram alguma injúria grave e cruel, quando a compaixão seria mais devida ao criminoso.”

“Ele deveria ser levado ao tribunal por seus acusadores não com espírito de ira, mas de compaixão e bondade, como um doente ao médico, para que a úlcera de sua culpa fosse cortada pela punição.”

“Desse modo, o ofício do defensor ou cessaria inteiramente, ou, se os homens preferissem torná-lo útil à humanidade, ficaria restrito à prática da acusação.”

“Os próprios perversos, se por alguma fresta ou abertura lhes fosse permitido contemplar a virtude que abandonaram, e se vissem que pelas dores da punição se livrariam da impureza de seus vícios e receberiam em troca a recompensa da justiça, já não considerariam essas dores como sofrimentos.”

“Recusariam a ajuda dos defensores e se entregariam inteiramente às mãos de seus acusadores e juízes.”

“Daí acontece que para os sábios não resta lugar para o ódio. Apenas os mais tolos odiariam os bons; e odiar os maus é irracional.”

“Pois, se a inclinação viciosa é como uma doença da alma, semelhante à enfermidade corporal, assim como de modo nenhum julgamos os doentes do corpo dignos de ódio, mas antes de compaixão, muito mais devem ser compadecidos aqueles cujas mentes são atacadas pela perversidade, que é mais terrível que qualquer doença.”

Por que toda essa luta furiosa? Por que provocar, com mão precipitada e voluntariosa, o dia destinado da morte? Se buscais a morte, eis que a morte está próxima; os rápidos cavalos não tardam por vontade de seu senhor.

Os animais selvagens descarregam sua fúria sobre o homem; mas contra a vida de seus irmãos os homens apontam o aço assassino. Guerras injustas e cruéis travam; e apressam, com dardos voadores, a morte que encontrarão ou infligirão.

Não podem mostrar direito nem razão. Tudo porque suas terras e leis não são as mesmas. Queres dar a cada um o que lhe é devido? Então sabe: os bons devem receber teu amor; os maus reclamam tua compaixão.

1/1
Menu

Fazer anotação