Livro II — Bloco 3 A Consolação da Filosofia — Tradução Literunico · Capítulo 6 de 38
Obra Menu

Livro II — Bloco 3

Nota editorial. Tradução/adaptação editorial Literunico em português, preparada a partir da tradução inglesa em domínio público de H. R. James para The Consolation of Philosophy. Este bloco continua o Livro II. Boécio faleceu em 524; H. R. James faleceu em 1931. A base textual está livre no Brasil pelo critério de vida do autor/tradutor mais 70 anos.

Livro II — Bloco 3

“Mas, já que meus raciocínios começam a produzir efeito suavizador em tua mente, penso que posso recorrer a remédios um pouco mais fortes. Suponhamos agora que os dons da Fortuna não fossem passageiros e transitórios. Que há neles capaz de se tornar verdadeiramente teu? Que não perde valor quando olhado fixamente e pesado com justiça na balança?”

“As riquezas, peço-te, são preciosas por tua natureza ou pela delas? Que são elas senão ouro e montes de dinheiro? Contudo, essas coisas mostram melhor sua qualidade quando gastas do que quando guardadas; pois é claro que a avareza torna os homens odiosos, enquanto a liberalidade traz fama.”

“Mas aquilo que é transferido a outro não pode permanecer em posse de quem o tinha. Se é assim, o dinheiro só é precioso quando é dado; e, sendo transferido a outros, deixa de ser próprio. Além disso, se todo o dinheiro do mundo fosse amontoado nas mãos de um só homem, todos os outros seriam pobres.”

“O som enche os ouvidos de muitos ao mesmo tempo sem ser dividido em partes; mas vossas riquezas não podem passar a muitos sem diminuir no processo. E, quando isso acontece, necessariamente empobrecem aqueles de quem saem. Quão pobre e estreita é a riqueza: mais de um não pode possuí-la inteira, e ela não cai na sorte de um sem empobrecer os demais.”

“Ou é o brilho das gemas que atrai os olhos? Por mais excelente que seja seu esplendor, lembra que a luz está nas pedras, não no homem. Na verdade, admiro-me muito de que os homens as admirem. Que pode parecer belo, com razão, a um ser dotado de vida e razão, se carece de movimento e estrutura de vida?”

“Mesmo que tais coisas recebam alguma beleza do cuidado do Criador e de seu próprio brilho, ainda assim de modo algum merecem vossa admiração, pois sua excelência está situada em grau inferior à vossa.”

“A beleza dos campos vos deleita? Certamente; é bela parte de um todo belíssimo. Com razão desfrutamos às vezes da calma serena do mar, admiramos o céu, as estrelas, a lua, o sol. Mas alguma dessas coisas te pertence? Ousas vangloriar-te da beleza de uma delas? Estás tu adornado pelas flores da primavera? É tua fertilidade que se incha nos frutos do outono?”

“Por que te moves com transportes vazios? Por que abraças como tua a excelência alheia? Jamais a Fortuna fará teu aquilo que a natureza das coisas excluiu de tua posse.”

“Os frutos da terra são dados, sem dúvida, para sustento dos seres vivos. Mas, se te contentas em suprir tuas necessidades na medida suficiente à natureza, não há necessidade de recorrer à generosidade da Fortuna. A natureza se contenta com poucas coisas, e com muito pouco delas. Se pretendes forçar sobre ela superfluidades quando ela já está satisfeita, aquilo que acrescentares será desagradável ou prejudicial.”

“Agora, porém, julgas belo brilhar em roupas de muitas cores. Mas, se há algum prazer em olhar tais coisas, é a textura ou a habilidade do artista que devo admirar.”

“Ou talvez uma longa fileira de servos te torna feliz? Se eles agem perversamente, são peso ruinoso para tua casa e grande perigo para o próprio senhor. Se são honestos, como podes contar a virtude de outros homens entre tuas posses?”

“De tudo isso se prova claramente que nenhuma das coisas que enumeras entre tuas posses é realmente tua. Se nelas não há beleza desejável, por que sofrerias por perdê-las ou te alegrarias por conservá-las? Se são belas por sua própria natureza, que têm elas a ver contigo? Teriam agradado em si mesmas ainda que nunca fossem contadas entre tuas posses.”

“Elas não se tornam preciosas por serem incluídas em tuas riquezas; antes, escolheste contá-las entre tuas riquezas porque te pareceram preciosas.”

“Que buscais, então, com todo esse clamor ruidoso sobre a Fortuna? Penso que quereis afastar a pobreza por meio da abundância. E, contudo, encontrais o resultado contrário. Essa variedade de móveis preciosos exige mais acessórios para sua proteção. É verdadeiro dizer: mais necessitam os que mais possuem; e, ao contrário, muito pouco necessitam os que medem a abundância pelas exigências da natureza, não pelo excesso de vã exibição.”

“Não tendes bem próprio implantado em vós, para buscar vosso bem em coisas exteriores e separadas? A natureza das coisas se inverteu tanto que uma criatura divina por direito da razão só pode parecer esplêndida a seus próprios olhos pela posse de objetos sem vida?”

“Enquanto as outras coisas se contentam com o que são, vós, que pelo intelecto sois semelhantes a Deus, buscais nas coisas mais baixas ornamento para uma natureza de excelência suprema, sem perceber que grande injúria fazeis a vosso Criador. A vontade dele foi que a humanidade excedesse todas as coisas da terra. Vós rebaixais vosso valor abaixo das coisas inferiores.”

“Pois, se aquilo em que cada coisa encontra seu bem é claramente mais precioso do que aquilo cujo bem ele é, por vossa própria avaliação vos colocais abaixo das coisas mais vis, quando julgais essas coisas vis como vosso bem. E isso não acontece sem merecimento.”

“O homem é constituído de modo que só excede as outras coisas quando conhece a si mesmo; se perde esse autoconhecimento, cai abaixo dos animais. Nas outras criaturas, ignorar a si mesmas é natural; no homem, é defeito.”

“Quão extravagante é vosso erro ao pensar que algo pode ser embelezado por adornos que não lhe pertencem. Isso não pode acontecer. Se os acessórios acrescentam algum brilho, são os acessórios que recebem o louvor; aquilo que encobrem permanece em sua feiura original.”

“E repito: não é bem aquilo que fere seu possuidor. Isso é falso? Não, dirás, é inteiramente verdadeiro. E, no entanto, as riquezas muitas vezes feriram seus possuidores, pois os piores homens, tanto mais cobiçosos quanto mais perversos, julgam que ninguém além deles é digno de possuir todo o ouro e todas as gemas do mundo.”

“Tu, que agora temes lança e espada, poderias cantar diante do ladrão se tivesses entrado no caminho da vida com os bolsos vazios. Ó admirável bem-aventurança das riquezas perecíveis, cuja aquisição te rouba a segurança!”

Feliz demais foi a antiga idade, cuja vida se conduzia contente nos campos, ainda não corrompida pelo luxo, alimentada frugalmente de bolotas. Não conhecia a arte de misturar o sabor da uva à doçura do mel, nem de tingir sedas brilhantes com púrpuras tirianas.

A relva era leito saudável, o riacho era bebida, a sombra do pinheiro era teto. Não se fendeu ainda o alto-mar, nem se buscaram em terras distantes os despojos do comércio. A trombeta de guerra ainda não soara, nem os campos estavam manchados de sangue; pois por que a loucura guerreira tomaria armas, se a luta trazia feridas, mas não lucro?

Ah, se nossos corações pudessem retornar àqueles antigos caminhos. Mas a avidez de possuir arde mais feroz que as chamas do Etna. Ai daquele que primeiro revelou o tesouro escondido do ouro e arrancou da terra as gemas perigosas que desejavam permanecer ocultas.

“Que direi agora da posição e do poder, pelos quais, por não conhecerdes verdadeiro poder e dignidade, esperais alcançar o céu? Quando posição e poder caíram nas mãos dos piores homens, acaso o Etna, vomitando chamas e dilúvio de fogo, causou mal tão grande?”

“Lembras, penso, como teus antepassados buscaram abolir o poder consular, fundamento de suas liberdades, por causa do orgulho excessivo dos cônsules; e como, pelo mesmo orgulho, já haviam abolido o título de rei.”

“E, se raramente tais prerrogativas são concedidas a homens virtuosos, agrada apenas a virtude de quem as exerce. Assim se vê que a honra não vem da posição à virtude; ao contrário, vem da virtude à posição.”

“Observai também a natureza desse poder que achais tão atraente e glorioso. Nunca considerais, criaturas da terra, o que sois e sobre quem exerceis vosso imaginário domínio? Suponde que, entre os ratos, se levantasse um pretendendo direitos e poderes acima dos demais: não riríeis sem medida?”

“Se olhas apenas para o corpo, que criatura encontrarás mais frágil que o homem, muitas vezes morto pela picada de uma mosca ou por um inseto que penetra em suas passagens internas? Que direito pode alguém exercer sobre outro, senão quanto ao corpo e ao que é inferior ao corpo, isto é, a fortuna?”

“Acaso prenderás por tuas ordens o espírito livre? Podes arrancar de sua devida tranquilidade a mente firmemente composta pela razão? Um tirano pensou forçar um homem livre a revelar os cúmplices de uma conspiração. O prisioneiro mordeu a própria língua e a lançou no rosto do tirano furioso; assim, os tormentos que o tirano pensava instrumento de crueldade o sábio transformou em ocasião de heroísmo.”

“Além disso, que pode um homem fazer a outro que ele mesmo não possa sofrer por sua vez? Conta-se que Busíris, que matava seus hóspedes, foi morto por seu hóspede Hércules. Régulo aprisionara muitos cartagineses tomados na guerra; pouco depois, submeteu as próprias mãos às correntes dos vencidos. Julgas então que possui poder o homem que não pode impedir que outro faça a ele o que ele faz aos outros?”

“Se houvesse algum elemento de bem natural e próprio na posição e no poder, eles jamais viriam aos completamente maus, pois os contrários não costumam associar-se. A natureza não tolera a união dos opostos. Visto que não há dúvida de que homens perversos muitas vezes ocupam lugares elevados, é claro que coisas capazes de se associar aos piores não podem ser boas por natureza.”

“Esse juízo pode ser aplicado a todos os dons da Fortuna, que caem tão abundantemente sobre os mais perversos. Ninguém duvida que um homem é corajoso quando observa nele um espírito corajoso; quem possui rapidez é veloz. Do mesmo modo, a música faz músicos, a medicina faz médicos, a retórica faz oradores. Cada uma dessas coisas tem sua operação própria e não se mistura com efeitos contrários.”

“Mas a riqueza não extingue a avidez insaciável; o poder jamais fez senhor de si aquele que desejos viciosos mantinham preso em cadeias indissolúveis. A dignidade concedida aos maus não apenas deixa de torná-los dignos, mas revela e exibe sua indignidade.”

“Por que acontece isso? Porque vos agrada chamar por nomes falsos coisas cuja natureza é inteiramente incompatível com esses nomes; nomes que são facilmente provados falsos pelos próprios efeitos das coisas. Assim é: essas riquezas, esse poder, essa dignidade, nenhum deles é corretamente chamado assim.”

“Por fim, podemos tirar a mesma conclusão sobre toda a esfera da Fortuna: nela nada há verdadeiramente desejável, nada de excelência intrínseca; pois ela nem sempre se une aos bons, nem torna bons aqueles a quem se une.”

Sabemos que males terríveis praticou Nero: Roma incendiada, os senadores mortos, a mão manchada pelo sangue do irmão e da mãe. Nenhuma lágrima piedosa molhou seu rosto enquanto contemplava o cadáver; antes, sua voz avaliava a beleza que restara.

E, ainda assim, de leste a oeste, as nações reconheciam seu domínio; o sul ardente e o norte gelado obedeciam à sua vontade. Acaso tão alto poder impôs freio à sua vontade enlouquecida? Ai, quando ao coração mau se junta a espada para matar.

1/1
Menu

Fazer anotação