Livro IV — Bloco 9
Nota editorial. Tradução/adaptação editorial Literunico em português, preparada a partir da tradução inglesa em domínio público de H. R. James para The Consolation of Philosophy. Este bloco continua o Livro IV, explicando a série causal do fado, a ordenação de tudo ao bem e os limites do julgamento humano. Boécio faleceu em 524; H. R. James faleceu em 1931. A base textual está livre no Brasil pelo critério de vida do autor/tradutor mais 70 anos.
Livro IV — Bloco 9
“É essa série causal que move o céu e as estrelas, harmoniza os elementos em acordo mútuo e, por sua vez, transforma-os novamente em novas combinações.”
“É ela que renova a série de todas as coisas que nascem e morrem por sucessões semelhantes de germe e nascimento. É sua operação que liga os destinos dos homens por um nexo indissolúvel de causalidade.”
“E, visto que ela procede no princípio da providência imutável, esses destinos também devem necessariamente ser imutáveis.”
“Assim, o mundo é governado da melhor maneira se essa unidade, permanecendo na mente divina, produz uma ordem inflexível de causas. E essa ordem, por sua imutabilidade intrínseca, restringe as coisas mutáveis que, de outro modo, fluiriam e refluiríam ao acaso.”
“Daí acontece que, embora para vós, que não sois inteiramente capazes de compreender essa ordem, todas as coisas pareçam confusas e desordenadas, há em toda parte um limite estabelecido que guia todas as coisas para o bem.”
“Na verdade, nada pode ser feito por causa do mal, nem mesmo pelos próprios perversos; pois, como provamos abundantemente, eles buscam o bem, mas são desviados do caminho por erro perverso. Muito menos pode esta ordem, que parte do centro supremo do bem, desviar-se para qualquer lado do caminho em que começou.”
“Mas dirás: ‘Que confusão poderia ser mais injusta do que prosperidade e adversidade acontecerem indiferentemente aos bons, enquanto aquilo que agrada e aquilo que repugna chegam alternadamente aos maus?’”
“Sim; mas os homens, na vida real, têm tamanha saúde de mente que seus julgamentos sobre justiça e perversidade devam necessariamente corresponder aos fatos?”
“Justamente nesse ponto seus veredictos entram em conflito: aqueles que alguns julgam dignos de recompensa, outros julgam dignos de punição.”
“E mesmo que se concedesse existir alguém capaz de distinguir corretamente os bons e os maus, seria ele capaz de olhar para a constituição mais íntima da alma, como se toma às vezes uma expressão usada para o corpo?”
“A maravilha aqui não é diferente daquela que espanta quem não sabe por que, na saúde, coisas doces convêm a alguns temperamentos e coisas amargas a outros; ou por que alguns doentes são mais bem aliviados por remédios suaves, e outros por remédios severos.”
“Mas o médico que distingue as condições e características precisas da saúde e da doença não se admira.”
“Ora, a saúde da alma nada mais é do que a justiça; e o vício é sua doença. Deus, guia e médico da mente, é quem preserva os bons e afasta os maus.”
“Ele olha do alto posto de observação de sua providência, percebe o que convém a cada um e atribui aquilo que sabe ser adequado.”
“A isto se reduz, então, o extraordinário mistério da ordem do destino: algo é feito por aquele que sabe, e disso se espantam os ignorantes.”
“Consideremos, porém, alguns exemplos pelos quais aparece qual é a competência da razão humana para sondar a inescrutabilidade divina.”
“Eis alguém que tu julgas ser perfeição de justiça e integridade escrupulosa; à providência que tudo sabe, parece de modo muito diferente.”
“Todos conhecemos a advertência de nosso Lucano: a causa vencedora agradou aos deuses; a vencida, a Catão.”
“Assim, se vires alguma coisa neste mundo acontecer diferentemente de tua expectativa, não duvides de que os acontecimentos estão corretamente ordenados; é em teu julgamento que há confusão perversa.”