Livro IV — Bloco 7
Nota editorial. Tradução/adaptação editorial Literunico em português, preparada a partir da tradução inglesa em domínio público de H. R. James para The Consolation of Philosophy. Este bloco continua o Livro IV, tratando da aparente injustiça da fortuna e da ignorância das causas providenciais. Boécio faleceu em 524; H. R. James faleceu em 1931. A base textual está livre no Brasil pelo critério de vida do autor/tradutor mais 70 anos.
Livro IV — Bloco 7
Diante disso, eu disse: “Vejo como há uma felicidade e uma miséria fundadas nos méritos reais dos justos e dos perversos. Contudo, pergunto a mim mesmo se não existe algum bem e algum mal na fortuna como o povo a entende.”
“Certamente nenhum homem sensato preferiria ser exilado, pobre e desonrado a viver próspero em sua própria pátria, poderoso, rico e elevado em honra.”
“De fato, a obra da sabedoria é mais clara e manifesta em sua operação quando a felicidade dos governantes, de algum modo, passa ao povo ao redor deles, especialmente considerando que a prisão, a lei e as demais dores da punição legal são propriamente devidas apenas aos cidadãos nocivos, por causa dos quais foram originalmente instituídas.”
“Por isso admiro-me muitíssimo de que tudo isso esteja completamente invertido: os bons são atormentados com as penas devidas ao crime, enquanto os maus levam embora as recompensas da virtude. E desejo ouvir de ti que razão pode ser encontrada para tão injusto estado de desordem.”
“Eu me espantaria menos, certamente, se pudesse acreditar que todas as coisas são resultado confuso do acaso. Mas agora minha crença no governo de Deus acrescenta admiração sobre admiração.”
“Pois, vendo que ele às vezes atribui fortuna favorável aos bons e dura fortuna aos maus, e depois, por outro lado, trata duramente os bons e concede aos maus o desejo de seus corações, em que isso difere do acaso, a menos que se descubra alguma razão para tudo?”
“Não”, disse ela. “Não é admirável que tudo pareça aleatório e confuso quando o princípio da ordem é desconhecido.”
“E, embora não conheças as causas das quais depende esse grande sistema, já que um bom governante governa o mundo, não duvides, de tua parte, de que tudo é feito corretamente.”
Quem não sabe quão perto do polo passa o curso de Boötes deve maravilhar-se com a lei celeste pela qual ele move tão lentamente seu carro; por que mergulha tarde sob o mar e logo reacende rapidamente seus raios.
Quando a lua cheia empalidece no meio da noite, e de súbito as estrelas brilham, antes enfraquecidas por sua luz, as nações espantadas ficam olhando e golpeiam o ar em assombro selvagem.
Ninguém se maravilha de que, na praia, as ondas agitadas pela tempestade batam com força; nem de que as geleiras presas pelo frio se derretam sob o calor ardente do verão. Pois aqui a causa parece clara e evidente; tememos apenas o que é obscuro e oculto.
A loucura de mente fraca aumenta tudo o que é raro e estranho; e o rebanho sem discernimento fica tomado de espanto diante da mudança inesperada. Mas a maravilha deixa as mentes iluminadas quando a ignorância já não cega.