Capítulo III - Da Consequência Ou Sequência Das Imaginações Leviatã · Capítulo 4 de 49
Obra Menu

Capítulo III - Da Consequência Ou Sequência Das Imaginações

Capítulo III - Da Consequência Ou Sequência Das Imaginações

Por consequência, ou sequência de pensamentos, entendo a sucessão de um pensamento a outro, chamada discurso mental, para distingui-la do discurso expresso por palavras.

Quando um homem pensa em alguma coisa, seja ela qual for, o pensamento que lhe ocorre em seguida não é tão casual quanto parece. Nem todo pensamento sucede indiferentemente a qualquer outro pensamento. Pois, assim como não temos imaginação alguma da qual não tenhamos tido anteriormente sensação, inteira ou parcial, também não passamos de uma imaginação a outra sem que tenhamos experimentado antes, nos sentidos, uma transição semelhante.

A razão disso é a seguinte. Todas as fantasias são movimentos internos, resíduos daqueles que foram produzidos na sensação. E os movimentos que se sucederam imediatamente uns aos outros na sensação permanecem também ligados depois dela, de tal modo que, quando o primeiro retorna, ocupa novamente seu lugar e se torna predominante, o posterior o acompanha, pela conexão da matéria movida, assim como a água sobre uma mesa plana é arrastada na direção para a qual qualquer de suas partes seja conduzida pelo dedo.

Mas, como na sensação uma mesma coisa percebida é seguida ora por uma coisa, ora por outra, acontece, com o tempo, que, ao imaginarmos algo, não há certeza acerca do que imaginaremos em seguida. Só isto é certo: será alguma coisa que, em uma ocasião ou outra, sucedeu anteriormente à mesma coisa.

Sequência não dirigida de pensamentos

Essa sequência de pensamentos, ou discurso mental, é de duas espécies.

A primeira é não dirigida, sem propósito e inconstante. Nela não há pensamento movido por alguma paixão que governe e conduza os pensamentos seguintes para si mesmo, como fim e objetivo de algum desejo ou de outra paixão. Nesse caso, diz-se que os pensamentos vagueiam e parecem não guardar relação uns com os outros, como num sonho.

Assim são, comumente, os pensamentos dos homens que não apenas se encontram sem companhia, mas também sem qualquer preocupação, embora, mesmo então, seus pensamentos estejam tão ativos quanto em outros momentos, porém sem harmonia, como o som que um alaúde desafinado produziria para qualquer homem, ou um alaúde afinado para quem não soubesse tocá-lo.

Ainda assim, nesse curso errante da mente, um homem pode frequentemente perceber o caminho seguido e a dependência de um pensamento em relação a outro.

Num discurso acerca de nossa atual guerra civil, o que poderia parecer menos pertinente do que perguntar, como alguém perguntou, qual era o valor de uma moeda romana? Contudo, a conexão me pareceu bastante manifesta.

O pensamento da guerra introduziu o pensamento da entrega do rei a seus inimigos. O pensamento disso trouxe o pensamento da entrega de Cristo. Este, por sua vez, trouxe o pensamento das trinta moedas, preço daquela traição. E daí se seguiu facilmente aquela pergunta maliciosa. Tudo isso ocorreu num só instante, pois o pensamento é veloz.

Sequência dirigida de pensamentos

A segunda espécie é mais constante, por ser regulada por algum desejo e algum propósito.

Pois a impressão produzida pelas coisas que desejamos ou tememos é forte e duradoura ou, caso cesse por algum tempo, retorna rapidamente. Às vezes é tão forte que impede e interrompe nosso sono.

Do desejo nasce o pensamento de algum meio que vimos produzir algo semelhante àquilo que buscamos. Do pensamento desse meio nasce o pensamento de outro meio necessário para alcançá-lo, e assim continuamente, até chegarmos a algum começo que esteja em nosso próprio poder.

E, como o fim, pela força da impressão que produz, retorna frequentemente à mente, caso nossos pensamentos comecem a vaguear, são logo reconduzidos ao caminho. A observação disso levou um dos sete sábios a formular o preceito hoje desgastado: Respice finem, isto é, em todas as suas ações, olhe frequentemente para aquilo que deseja alcançar, pois é isso que dirige todos os seus pensamentos pelo caminho necessário para atingi-lo.

Rememoração

A sequência dos pensamentos dirigidos é de duas espécies.

Uma ocorre quando, a partir de um efeito imaginado, procuramos as causas ou os meios que o produzem. Isso é comum ao homem e aos animais.

A outra ocorre quando, imaginando alguma coisa, procuramos todos os efeitos possíveis que dela podem ser produzidos, isto é, imaginamos o que poderemos fazer com ela quando a tivermos. Nunca vi sinal dessa espécie de pensamento senão no homem, pois semelhante curiosidade dificilmente pertence à natureza de qualquer criatura viva que não possua outras paixões além das sensuais, como a fome, a sede, a luxúria e a ira.

Em suma, o discurso da mente, quando governado por um propósito, nada mais é que busca, ou a faculdade de invenção, que os latinos chamam sagacitas e solertia: uma investigação das causas de algum efeito presente ou passado, ou dos efeitos de alguma causa presente ou passada.

Às vezes, um homem procura aquilo que perdeu. Partindo do lugar e do momento em que percebe sua falta, sua mente recua de lugar em lugar e de momento em momento, para descobrir onde e quando ainda o possuía, isto é, para encontrar um tempo e um lugar certos e determinados a partir dos quais possa iniciar um método de procura.

Depois disso, seus pensamentos percorrem novamente os mesmos lugares e momentos, para descobrir qual ação ou outra ocasião pode tê-lo levado a perder a coisa.

A isso chamamos rememoração, ou ato de trazer à memória. Os latinos chamam-lhe reminiscentia, como se fosse um novo cômputo de nossas ações anteriores.

Às vezes, um homem conhece determinado lugar dentro de cujos limites deve procurar. Então seus pensamentos percorrem todas as partes desse lugar, do mesmo modo que alguém varreria um aposento para encontrar uma joia, que um cão de caça percorre o campo até encontrar um rastro, ou que um homem percorreria o alfabeto para encontrar uma rima.

Prudência

Às vezes, um homem deseja conhecer o resultado de uma ação. Então pensa em alguma ação semelhante do passado e nos resultados que sucessivamente dela decorreram, supondo que resultados semelhantes se seguirão a ações semelhantes.

Assim, aquele que prevê o que acontecerá a um criminoso recompõe o que viu seguir-se antes a um crime semelhante, observando esta ordem de pensamentos: o crime, o oficial, a prisão, o juiz e a forca.

Essa espécie de pensamento chama-se previsão, prudência ou providência e, às vezes, sabedoria, embora semelhante conjectura seja muito falível, em razão da dificuldade de observar todas as circunstâncias.

Isto, porém, é certo: quanto mais experiência das coisas passadas um homem tiver do que outro, mais prudente será e com menor frequência suas expectativas o enganarão.

Somente o presente possui existência na natureza. As coisas passadas possuem existência apenas na memória, e as coisas futuras não possuem existência alguma. O futuro é apenas uma ficção da mente, que aplica as consequências das ações passadas às ações presentes. Isso é realizado com maior segurança por aquele que possui mais experiência, mas jamais com segurança suficiente.

E, embora se chame prudência quando o acontecimento corresponde à nossa expectativa, em sua própria natureza ela não passa de presunção. Pois a previsão das coisas futuras, que é providência, pertence somente Àquele por cuja vontade elas deverão acontecer.

Somente Dele, e por via sobrenatural, procede a profecia. Naturalmente, o melhor profeta é o melhor conjecturador, e o melhor conjecturador é aquele que possui maior conhecimento e experiência das matérias acerca das quais conjectura, pois dispõe de mais sinais sobre os quais fundamentar sua conjectura.

Sinais

Um sinal é o acontecimento antecedente do consequente e, inversamente, o consequente do antecedente, quando consequências semelhantes foram observadas antes. E, quanto maior o número de vezes em que foram observadas, menos incerto é o sinal.

Por isso, aquele que possui maior experiência em qualquer espécie de atividade dispõe de mais sinais pelos quais pode conjecturar acerca do futuro e, consequentemente, é o mais prudente.

E é tão mais prudente do que aquele que é novo nessa espécie de atividade que não pode ser igualado por qualquer vantagem de talento natural e improvisado, embora talvez muitos jovens pensem o contrário.

Não é, contudo, a prudência que distingue o homem dos animais. Há animais que, com um ano de idade, observam mais e perseguem com maior prudência aquilo que lhes convém do que uma criança de dez anos.

Conjectura acerca do tempo passado

Assim como a prudência é uma presunção acerca do futuro, adquirida pela experiência do tempo passado, há também uma presunção acerca das coisas passadas, extraída de outras coisas igualmente passadas, e não futuras.

Pois aquele que viu por quais caminhos e graus um Estado florescente chegou primeiro à guerra civil e depois à ruína, ao contemplar as ruínas de outro Estado, conjecturará que ali também ocorreram uma guerra semelhante e caminhos semelhantes.

Sua conjectura, porém, possui quase a mesma incerteza que a conjectura acerca do futuro, pois ambas se fundamentam somente na experiência.

Não consigo recordar nenhum outro ato da mente humana que esteja naturalmente implantado no homem de tal modo que, para exercê-lo, nada mais seja necessário além de nascer homem e viver usando os cinco sentidos.

As outras faculdades, das quais falarei em seguida e que parecem próprias apenas do homem, são adquiridas e aumentadas pelo estudo e pelo esforço. A maioria dos homens aprende-as por instrução e disciplina, e todas procedem da invenção das palavras e do discurso.

Pois, além da sensação, dos pensamentos e da sequência dos pensamentos, a mente humana não possui nenhum outro movimento, embora, com o auxílio do discurso e do método, essas mesmas faculdades possam ser aperfeiçoadas a tal ponto que distingam os homens de todas as demais criaturas vivas.

Tudo quanto imaginamos é finito. Portanto, não há ideia ou concepção de coisa alguma a que chamemos infinita.

Nenhum homem pode ter na mente uma imagem de magnitude infinita, nem conceber os extremos e os limites da coisa assim denominada. Ele não possui concepção da coisa, mas apenas de sua própria incapacidade.

Por isso, o nome de DEUS é usado não para que O concebamos, pois Ele é incompreensível e Sua grandeza e Seu poder são inconcebíveis, mas para que O honremos.

Além disso, como tudo quanto concebemos, conforme já disse, foi antes percebido pelos sentidos, seja inteiramente, seja por partes, um homem não pode ter pensamento algum que represente algo não sujeito à sensação.

Portanto, nenhum homem pode conceber qualquer coisa sem concebê-la em algum lugar, dotada de alguma magnitude determinada e divisível em partes. Tampouco pode conceber que alguma coisa esteja inteira neste lugar e inteira em outro lugar ao mesmo tempo, nem que duas ou mais coisas possam estar simultaneamente num único e mesmo lugar.

Pois nenhuma dessas coisas jamais ocorreu ou pode ocorrer aos sentidos. São apenas discursos absurdos, recebidos sem exame e desprovidos de qualquer significação, provenientes de filósofos enganados e de escolásticos enganados ou enganadores.

1/1
Menu

Fazer anotação