Capítulo XXXV - Da Significação, Nas Escrituras, De Reino De Deus, Santo, Sagrado E Sacramento
Capítulo XXXV - Da Significação, Nas Escrituras, De Reino De Deus, Santo, Sagrado E Sacramento
Reino de Deus tomado metaforicamente pelos teólogos, mas propriamente nas Escrituras
Nos escritos dos teólogos, especialmente nos sermões e tratados de devoção, o Reino de Deus é tomado, na maioria das vezes, pela felicidade eterna depois desta vida, no mais elevado Céu, à qual também chamam Reino da Glória; e, às vezes, pela santificação, penhor dessa felicidade, à qual denominam Reino da Graça.
Nunca, porém, é tomado por monarquia, isto é, pelo poder soberano de Deus sobre quaisquer súditos, adquirido pelo consentimento deles, que é a significação própria de reino.
Ao contrário, verifico que REINO DE DEUS significa, na maioria das passagens das Escrituras, um reino propriamente assim chamado, constituído de maneira peculiar pelos votos do povo de Israel, no qual escolheram Deus como seu Rei por um pacto celebrado com ele, mediante a promessa divina de lhes conceder a terra de Canaã.
Somente raras vezes é tomado metaforicamente, e então significa domínio sobre o pecado, apenas no Novo Testamento, porque todo súdito possuirá tal domínio no Reino de Deus, sem prejuízo do soberano.
Desde a própria criação, Deus não apenas reinou naturalmente sobre todos os homens por seu poder, mas também possuiu súditos peculiares, aos quais ordenou por uma voz, como um homem fala a outro.
Desse modo reinou sobre Adão e lhe deu a ordem de abster-se da árvore do conhecimento do bem e do mal.
Quando Adão não obedeceu, mas, provando seu fruto, tomou sobre si ser como Deus, julgando entre o bem e o mal não pelo mandamento de seu Criador, mas por seu próprio sentido, sua punição foi a privação do estado de vida eterna no qual Deus inicialmente o criara.
Depois, Deus puniu sua posteridade por seus vícios, preservando apenas oito pessoas, mediante um dilúvio universal.
Nessas oito pessoas consistia então o Reino de Deus.
A origem do Reino de Deus
Depois disso, aprouve a Deus falar a Abraão e celebrar com ele um pacto nestas palavras:
“Estabelecerei meu pacto entre mim e ti, e tua descendência depois de ti, em suas gerações, como pacto eterno, para ser Deus para ti e para tua descendência depois de ti. E darei a ti e à tua descendência depois de ti a terra em que és estrangeiro, toda a terra de Canaã, como possessão eterna.”
Como memorial e sinal desse pacto, Deus ordenou o sacramento da circuncisão.
É isso que se chama Antigo Pacto ou Testamento.
Ele contém um contrato entre Deus e Abraão, pelo qual Abraão obriga a si mesmo e a sua posteridade, de modo peculiar, a sujeitar-se à lei positiva de Deus, pois já estava obrigado à lei moral, como por juramento de fidelidade.
E, embora ainda não se dê a Deus o nome de Rei, nem a Abraão e sua descendência o nome de reino, a coisa é a mesma, a saber, uma instituição por pacto da soberania peculiar de Deus sobre a descendência de Abraão.
Na renovação desse mesmo pacto por Moisés, no monte Sinai, ela é expressamente chamada de reino peculiar de Deus sobre os judeus.
E é de Abraão, não de Moisés, que São Paulo diz ser o “pai dos fiéis”, isto é, daqueles que são leais e não violam a fidelidade jurada a Deus, então pela circuncisão e, depois, no Novo Pacto, pelo batismo.
O Reino de Deus é propriamente sua soberania civil, por pacto, sobre um povo peculiar
Esse pacto foi renovado por Moisés ao pé do monte Sinai, onde o Senhor ordena a Moisés que fale ao povo desta maneira:
“Se verdadeiramente obedecerdes à minha voz e guardardes meu pacto, sereis para mim um povo peculiar dentre todos os povos, pois toda a terra é minha; e sereis para mim um reino sacerdotal e uma nação santa.”
Para “povo peculiar”, a Vulgata latina traz Peculium De Cunctis Populis.
A tradução inglesa feita no início do reinado do rei Jaime traz “um tesouro peculiar para mim acima de todas as nações”.
A tradução francesa de Genebra traz “a joia mais preciosa de todas as nações”.
Mas a tradução mais verdadeira é a primeira, porque é confirmada pelo próprio São Paulo, quando, aludindo a essa passagem, diz que nosso bendito Salvador “deu-se a si mesmo por nós, para purificar para si um povo peculiar”, isto é, extraordinário.
Pois a palavra grega é periousios, comumente oposta a epiousios.
Assim como esta última significa ordinário, cotidiano ou, como na oração do Senhor, de uso diário, a primeira significa aquilo que excede, que é armazenado e possuído de maneira especial, e que os latinos chamam peculium.
Essa interpretação é confirmada pela razão que Deus apresenta imediatamente depois, quando acrescenta: “Pois toda a terra é minha.”
É como se dissesse: todas as nações do mundo são minhas, mas não são minhas da mesma maneira que vós.
Todas são minhas em razão de meu poder, mas vós sereis meus por vosso próprio consentimento e pacto, o que constitui um acréscimo a seu título ordinário sobre todas as nações.
O mesmo é novamente confirmado em palavras expressas no mesmo texto: “Sereis para mim um reino sacerdotal e uma nação santa.”
A Vulgata latina traz Regnum Sacerdotale, ao que corresponde a tradução de 1 Pedro 2,9, Sacerdotium Regale, sacerdócio real.
A isso corresponde também a própria instituição, pela qual ninguém podia entrar no Santo dos Santos, isto é, ninguém podia consultar imediatamente a vontade de Deus junto ao próprio Deus, a não ser o sumo sacerdote.
A tradução inglesa antes mencionada, seguindo a de Genebra, traz “um reino de sacerdotes”.
Isso deve ser entendido como a sucessão de um sumo sacerdote depois de outro, ou então não concorda nem com São Pedro nem com o exercício do sumo sacerdócio.
Pois nunca houve ninguém além do sumo sacerdote que devesse informar o povo acerca da vontade de Deus, nem jamais foi permitido a qualquer assembleia de sacerdotes entrar no Santo dos Santos.
O título de nação santa confirma igualmente a mesma coisa.
Pois santo significa aquilo que pertence a Deus por direito especial, e não por direito geral.
Toda a terra, como diz o texto, pertence a Deus, mas nem toda a terra é chamada santa, e sim somente aquilo que foi separado para seu serviço especial, como a nação dos judeus.
É, portanto, suficientemente manifesto por essa única passagem que por Reino de Deus se entende propriamente uma república, instituída pelo consentimento daqueles que deviam estar-lhe sujeitos, para seu governo civil e para a regulamentação de seu comportamento, não apenas para com Deus, seu Rei, mas também entre si quanto à justiça e para com outras nações, tanto na paz quanto na guerra.
Era, propriamente, um reino em que Deus era Rei e o sumo sacerdote, depois da morte de Moisés, devia ser seu único vice-rei ou lugar-tenente.
Há, porém, muitas outras passagens que provam claramente a mesma coisa.
Primeiro, quando os anciãos de Israel, desgostosos com a corrupção dos filhos de Samuel, exigiram um rei, Samuel, descontente com isso, orou ao Senhor.
O Senhor respondeu:
“Ouve a voz do povo, pois não rejeitaram a ti, mas rejeitaram a mim, para que eu não reinasse sobre eles.”
Disso é evidente que o próprio Deus era então seu Rei, e Samuel não dava ordens ao povo, mas apenas lhe transmitia aquilo que Deus, de tempos em tempos, lhe determinava.
Outra vez, quando Samuel diz ao povo:
“Quando vistes que Naás, rei dos filhos de Amom, vinha contra vós, dissestes-me: não, mas um rei reinará sobre nós, quando o Senhor vosso Deus era vosso Rei.”
É manifesto que Deus era seu Rei e governava o Estado civil de sua república.
Depois de os israelitas terem rejeitado Deus, os profetas predisseram sua restauração.
Assim, em Isaías:
“Então a lua se confundirá e o sol se envergonhará, quando o Senhor dos Exércitos reinar no monte Sião e em Jerusalém.”
Ali se fala expressamente de seu reinado em Sião e Jerusalém, isto é, na terra.
E em Miqueias:
“O Senhor reinará sobre eles no monte Sião.”
Esse monte Sião fica em Jerusalém, sobre a terra.
E em Ezequiel:
“Vivo eu, diz o Senhor Deus, certamente com mão poderosa, braço estendido e furor derramado reinarei sobre vós.”
E depois:
“Farei que passeis sob a vara e vos introduzirei no vínculo do pacto.”
Isto é: reinarei sobre vós e vos farei permanecer fiéis àquele pacto que celebrastes comigo por Moisés e violastes ao vos rebelardes contra mim nos dias de Samuel e ao elegerdes outro rei.
No Novo Testamento, o anjo Gabriel diz acerca de nosso Salvador:
“Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e seu Reino não terá fim.”
Esse também é um reino sobre a terra.
Por reivindicá-lo, como inimigo de César, Cristo foi morto.
O título de sua cruz era: Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus.
Foi coroado por escárnio com uma coroa de espinhos.
E acerca dos discípulos, por proclamá-lo, diz-se que “todos eles procediam contra os decretos de César, dizendo que havia outro rei, um Jesus”.
O Reino de Deus, portanto, é um reino real, e não metafórico.
Assim é tomado não apenas no Antigo Testamento, mas também no Novo.
Quando dizemos “pois teu é o Reino, o poder e a glória”, isso deve ser entendido do Reino de Deus em virtude de nosso pacto, e não pelo direito do poder de Deus, pois esse reino Deus sempre possui.
Seria, portanto, supérfluo dizer em nossa oração “venha o teu Reino”, a menos que se entendesse a restauração daquele Reino de Deus por Cristo, interrompido pela revolta dos israelitas quando elegeram Saul.
Tampouco teria sido apropriado dizer “o Reino dos Céus está próximo” ou orar “venha o teu Reino”, se ele houvesse continuado sem interrupção.
Há tantas outras passagens que confirmam essa interpretação que seria de admirar que não se tivesse prestado maior atenção a ela, não fosse o fato de lançar demasiada luz para que os reis cristãos percebam seu direito ao governo eclesiástico.
Os tradutores observaram isso ao verterem reino sacerdotal por reino de sacerdotes.
Poderiam do mesmo modo traduzir sacerdócio real, como está em São Pedro, por sacerdócio de reis.
E, quando em lugar de povo peculiar escrevem joia preciosa ou tesouro, seria igualmente possível chamar o regimento ou a companhia especial de um general de joia preciosa ou tesouro do general.
Em suma, o Reino de Deus é um reino civil.
Ele consistiu, primeiro, na obrigação do povo de Israel para com as leis que Moisés lhes traria do monte Sinai e que, depois, o sumo sacerdote de cada época lhes transmitiria diante dos querubins, no Santo dos Santos.
Esse reino foi rejeitado na eleição de Saul.
Os profetas predisseram que seria restaurado por Cristo.
É por sua restauração que diariamente oramos, quando dizemos na oração do Senhor: “Venha o teu Reino.”
Reconhecemos seu direito quando acrescentamos: “Pois teu é o Reino, o poder e a glória para todo o sempre. Amém.”
Sua proclamação foi a pregação dos apóstolos.
Os homens são preparados pelos mestres do Evangelho para abraçá-lo.
Abraçar esse Evangelho, isto é, prometer obediência ao governo de Deus, é estar no Reino da Graça, porque Deus concedeu gratuitamente a tais homens o poder de se tornarem súditos, isto é, filhos de Deus, no futuro, quando Cristo vier em majestade para julgar o mundo e governar efetivamente seu próprio povo, o que se chama Reino da Glória.
Se o Reino de Deus, chamado também Reino dos Céus pela glória e admirável elevação de seu trono, não fosse um reino que Deus exerceu sobre a terra por intermédio de seu lugar-tenente ou de seus vigários, que transmitiam seus mandamentos ao povo, não teria havido tanta disputa e guerra acerca de quem é aquele por quem Deus nos fala.
Tampouco tantos sacerdotes teriam se ocupado com a jurisdição espiritual, nem qualquer rei lhes teria negado tal jurisdição.
Dessa interpretação literal do Reino de Deus surge também a verdadeira interpretação da palavra SANTO.
Pois ela é uma palavra que, no Reino de Deus, corresponde àquilo que os homens, em seus reinos, costumam chamar público ou do rei.
O rei de qualquer país é a pessoa pública ou representante de todos os seus próprios súditos.
E Deus, Rei de Israel, era o Santo de Israel.
A nação sujeita a um soberano terreno é a nação desse soberano, isto é, da pessoa pública.
Do mesmo modo, os judeus, que eram a nação de Deus, eram chamados “nação santa”.
Pois por santo se entende sempre ou o próprio Deus, ou aquilo que pertence propriamente a Deus, assim como por público se entende sempre ou a pessoa da própria república, ou alguma coisa que pertence de tal modo à república que nenhuma pessoa particular pode reclamar qualquer propriedade sobre ela.
Portanto, o sábado, dia de Deus, é um dia santo.
O Templo, casa de Deus, é uma casa santa.
Os sacrifícios, dízimos e oferendas, tributo de Deus, são deveres santos.
Os sacerdotes, profetas e reis ungidos sob Cristo, ministros de Deus, são homens santos.
Os espíritos celestes ministradores, mensageiros de Deus, são santos anjos.
E assim por diante.
Onde quer que a palavra santo seja tomada propriamente, há sempre alguma propriedade significada, adquirida por consentimento.
Ao dizer “santificado seja o teu nome”, apenas oramos a Deus pela graça de guardar o primeiro mandamento, o de não ter outros deuses além dele.
A humanidade pertence propriamente a Deus, mas somente os judeus eram uma nação santa.
E por quê, senão porque se tornaram sua propriedade por pacto?
O que é sagrado
A palavra profano é comumente tomada nas Escrituras no mesmo sentido que comum.
Consequentemente, seus contrários, santo e próprio, devem também significar a mesma coisa no Reino de Deus.
Figurativamente, são também chamados santos aqueles homens que levam uma vida tão piedosa como se tivessem abandonado todos os desígnios mundanos e se dedicado e entregado inteiramente a Deus.
No sentido próprio, aquilo que se torna santo pela apropriação ou separação feita por Deus para seu próprio uso diz-se santificado por Deus, como o sétimo dia no quarto mandamento.
Do mesmo modo, os eleitos no Novo Testamento são chamados santificados quando são dotados do espírito de piedade.
Aquilo que se torna santo pela dedicação dos homens e é dado a Deus para ser usado somente em seu serviço público chama-se também SAGRADO e diz-se consagrado.
Assim são os templos e outras casas de oração pública, seus utensílios, os sacerdotes e ministros, as vítimas, as oferendas e a matéria exterior dos sacramentos.
Graus de santidade
Há graus de santidade.
Pois, entre as coisas separadas para o serviço de Deus, algumas podem ser novamente separadas para um serviço mais próximo e mais especial.
Toda a nação dos israelitas era um povo santo para Deus.
Ainda assim, a tribo de Levi era, entre os israelitas, uma tribo santa.
Entre os levitas, os sacerdotes eram ainda mais santos.
Entre os sacerdotes, o sumo sacerdote era o mais santo.
Do mesmo modo, a terra da Judeia era a Terra Santa.
Mas a Cidade Santa, onde Deus devia ser cultuado, era mais santa.
Os templos eram mais santos que a cidade.
E o Santo dos Santos era mais santo que o restante do Templo.
Sacramento
SACRAMENTO é a separação de alguma coisa visível do uso comum e sua consagração ao serviço de Deus, como sinal de nossa admissão no Reino de Deus, para fazermos parte do número de seu povo peculiar, ou como comemoração dessa admissão.
No Antigo Testamento, o sinal de admissão era a circuncisão.
No Novo Testamento, o batismo.
A comemoração dessa admissão, no Antigo Testamento, era comer, em determinado tempo anual, o cordeiro pascal, pelo qual eram lembrados da noite em que foram libertados da servidão no Egito.
No Novo Testamento, é a celebração da Ceia do Senhor, pela qual somos lembrados de nossa libertação da servidão do pecado mediante a morte de nosso bendito Salvador na cruz.
Os sacramentos de admissão devem ser usados apenas uma vez, porque é necessária apenas uma admissão.
Mas, como necessitamos ser frequentemente lembrados de nossa libertação e de nossa fidelidade, os sacramentos de comemoração precisam ser reiterados.
Esses são os principais sacramentos e, por assim dizer, os juramentos solenes de fidelidade que prestamos.
Há também outras consagrações que podem ser chamadas sacramentos, na medida em que a palavra significa apenas consagração ao serviço de Deus.
Mas, na medida em que implica juramento ou promessa de fidelidade a Deus, não havia no Antigo Testamento outros além da circuncisão e da Páscoa, nem há no Novo Testamento outros além do batismo e da Ceia do Senhor.