A Conquista do Pão: O Bem-Estar para Todos II A Conquista do Pão: Tradução Literunico · Capítulo 6 de 55
Obra Menu

A Conquista do Pão: O Bem-Estar para Todos II

A expropriação, tal é, portanto, o problema que a história colocou diante de nós, homens do fim do século dezenove. Retorno à comunidade de tudo o que lhe servirá para dar a si mesma o bem-estar. Esse problema, entretanto, não poderia ser resolvido pela via da legislação. Ninguém pensa nisso. O pobre, como o rico, compreendem que nem os governos atuais, nem aqueles que poderiam surgir de uma revolução política, seriam capazes de encontrar sua solução. Sente-se a necessidade de uma revolução social, e ricos e pobres não disfarçam para si mesmos que essa revolução está próxima, que pode explodir de um dia para o outro.

A evolução realizou-se nos espíritos durante o curso deste último meio século. Comprimida pela minoria, isto é, pelas classes possuidoras, e não podendo tomar corpo, precisa afastar os obstáculos pela força e realizar-se violentamente pela Revolução. De onde virá a Revolução? Como se anunciará? Ninguém pode responder a essas perguntas. É o desconhecido. Aqueles que observam e refletem, contudo, não se enganam: trabalhadores e exploradores, revolucionários e conservadores, pensadores e homens práticos, todos sentem que ela está às nossas portas.

Pois bem, que faremos quando a revolução tiver explodido? Todos nós estudamos tanto o lado dramático das revoluções, e tão pouco sua obra verdadeiramente revolucionária, que muitos entre nós só veem nesses grandes movimentos a encenação, a luta dos primeiros dias, as barricadas. Essa luta, essa primeira escaramuça, logo termina, e somente depois da derrota dos antigos governos começa a obra real da revolução.

Incapazes e impotentes, atacados de todos os lados, os antigos governos são rapidamente levados pelo sopro da insurreição. Em poucos dias, a monarquia burguesa de 1848 já não existia, e quando uma carruagem levava Luís Filipe para fora da França, Paris já não se preocupava com o ex-rei. Em poucas horas desaparecia o governo de Thiers, em 18 de março de 1871, deixando Paris senhora de seus destinos. E, ainda assim, 1848 e 1871 eram apenas insurreições. Diante de uma revolução popular, os governantes somem com rapidez surpreendente. Começam por fugir, salvo para conspirar em outro lugar, tentando reservar para si um possível retorno.

Desaparecido o antigo governo, o exército, hesitante diante da maré do levante popular, já não obedece aos chefes. Estes, aliás, também trataram prudentemente de escapar. De braços cruzados, a tropa deixa acontecer, ou, com a coronha para o alto, junta-se aos insurgentes. A polícia, de braços caídos, já não sabe se deve bater ou gritar: Viva a Comuna!, e os guardas municipais voltam para casa, à espera do novo governo. Os grandes burgueses fazem as malas e partem para lugar seguro. O povo fica. É assim que uma revolução se anuncia.

Em várias grandes cidades, a Comuna é proclamada. Milhares de homens estão nas ruas e correm à noite para os clubes improvisados, perguntando: Que fazer?, discutindo com ardor os negócios públicos. Todo mundo se interessa por eles. Os indiferentes da véspera talvez sejam os mais zelosos. Em toda parte há muita boa vontade, um vivo desejo de assegurar a vitória. Surgem as grandes dedicações. O povo nada deseja mais que marchar para a frente.

Tudo isso é belo, é sublime. Ainda está longe da revolução. Pelo contrário, é agora que vai começar a tarefa do revolucionário. Certamente haverá vinganças satisfeitas. Watrin e Thomas pagarão sua impopularidade. Isso será apenas um acidente de luta, distante da revolução. Os socialistas governamentais, os radicais, os gênios desconhecidos do jornalismo, os oradores de efeito, burgueses e ex-trabalhadores, correrão ao Paço Municipal e aos ministérios para tomar posse das cadeiras abandonadas.

Uns se darão galões com alegria plena. Admirar-se-ão nos espelhos ministeriais e estudarão como dar ordens com ar de gravidade à altura de sua nova posição. Precisam de uma faixa vermelha, de um quepe enfeitado e de um gesto magistral para impor-se ao antigo camarada de redação ou de oficina. Outros se enterrarão nos papéis, com a melhor boa vontade de compreender alguma coisa. Redigirão leis, lançarão decretos de frases sonoras, que ninguém terá cuidado de executar, precisamente porque se está em revolução.

Para dar a si mesmos uma autoridade que não possuem, buscarão a sanção das antigas formas de governo. Tomarão os nomes de Governo Provisório, Comitê de Salvação Pública, Prefeito, Comandante do Paço Municipal, Chefe da Segurança, que sei eu. Eleitos ou aclamados, reunir-se-ão em parlamentos ou em Conselhos da Comuna. Ali se encontrarão homens pertencentes a dez, vinte escolas diferentes, que não são capelas pessoais, como se diz muitas vezes, e respondem a maneiras particulares de conceber a extensão, o alcance e o dever da Revolução. Possibilistas, coletivistas, radicais, jacobinos, blanquistas, forçados a reunir-se, perderão tempo discutindo.

Os homens honestos se confundirão com os ambiciosos que só sonham dominação e desprezam a multidão da qual saíram. Todos chegarão com ideias diametralmente opostas, forçados a concluir alianças fictícias para constituir maiorias que durarão apenas um dia, disputando, tratando uns aos outros de reacionários, autoritários e canalhas, incapazes de se entender sobre qualquer medida séria e arrastados a discutir bobagens. Só conseguirão pôr à luz proclamações retumbantes, todos se levando a sério, enquanto a verdadeira força do movimento estará na rua.

Tudo isso pode divertir aqueles que gostam de teatro. Ainda assim, nada foi feito. Enquanto isso, o povo sofre. As usinas param, as oficinas estão fechadas, o comércio não anda. O trabalhador já não recebe nem o salário mínimo que tinha antes, e o preço dos alimentos sobe. Com aquela dedicação heroica que sempre caracterizou o povo e que chega ao sublime nas grandes épocas, ele espera. Era ele que exclamava em 1848: Pomos três meses de miséria a serviço da República, enquanto os representantes e os senhores do novo governo, até o último agente, recebiam regularmente seu pagamento.

O povo sofre. Com sua confiança infantil, com a bonomia da massa que acredita em seus condutores, espera que lá em cima, na Câmara, no Paço Municipal, no Comitê de Salvação Pública, cuidem dele. Lá em cima, porém, pensa-se em toda sorte de coisas, exceto nos sofrimentos da multidão. Quando a fome rói a França em 1793 e compromete a revolução, quando o povo é reduzido à última miséria, enquanto os Campos Elísios são percorridos por carruagens soberbas onde mulheres exibem seus adornos luxuosos, Robespierre insiste nos jacobinos para que se discuta sua memória sobre a Constituição inglesa.

Quando o trabalhador sofre em 1848 com a paralisação geral da indústria, o Governo provisório e a Câmara discutem pensões militares e trabalho das prisões, sem perguntar de que vive o povo durante essa época de crise. E se é preciso dirigir uma censura à Comuna de Paris, nascida sob os canhões dos prussianos e durando apenas setenta dias, é ainda por não ter compreendido que a revolução comunal não podia triunfar sem combatentes bem alimentados, e que com trinta soldos por dia ninguém poderia ao mesmo tempo lutar nas muralhas e sustentar sua família. O povo sofre e pergunta: Que fazer para sair desse beco?

1/1
Menu

Fazer anotação