A Conquista do Pão: O Trabalho Agradável II A Conquista do Pão: Tradução Literunico · Capítulo 32 de 55
Obra Menu

A Conquista do Pão: O Trabalho Agradável II

Uma sociedade regenerada pela Revolução saberá fazer desaparecer a escravidão doméstica, esta última forma de escravidão, talvez a mais tenaz por ser também a mais antiga. Apenas não o fará da maneira sonhada pelos falansterianos, nem da maneira que muitas vezes imaginavam os comunistas autoritários. O falanstério repugna a milhões de seres humanos. O homem menos expansivo sente certamente a necessidade de encontrar seus semelhantes para um trabalho comum, tornado tanto mais atraente quanto se sente parte do imenso todo. Já não ocorre o mesmo nas horas de lazer reservadas ao repouso e à intimidade. O falanstério, e mesmo o familistério, não levam isso em conta, ou então procuram responder a essa necessidade por agrupamentos artificiais.

O falanstério, que na realidade é apenas um imenso hotel, pode agradar a uns, ou até a todos em certos períodos da vida. A grande massa, entretanto, prefere a vida de família, da família do futuro, bem entendido. Prefere o apartamento isolado, e os normandos e o anglo-saxão chegam mesmo a preferir a pequena casa de quatro, seis ou oito cômodos, onde a família ou o agrupamento de amigos podem viver separadamente. O falanstério às vezes tem sua razão de ser. Tornar-se-ia odioso se fosse a regra geral. O isolamento, alternando com as horas passadas em sociedade, é a regra da natureza humana. É por isso que uma das maiores torturas da prisão é a impossibilidade de isolar-se, do mesmo modo que o isolamento celular se torna tortura por sua vez quando não alterna com as horas de vida social.

Quanto às considerações de economia que algumas vezes se fazem valer em favor do falanstério, são economia de merceeiro. A grande economia, a única razoável, é tornar a vida agradável para todos, porque o homem contente com sua vida produz infinitamente mais que aquele que amaldiçoa o ambiente que o cerca. Outros socialistas repudiam o falanstério. Quando se lhes pergunta como poderia organizar-se o trabalho doméstico, respondem: cada um fará "seu próprio trabalho". "Minha mulher cumpre bem o da casa. As burguesas farão o mesmo." E se é um burguês socializante que fala, lança à mulher, com um sorriso gracioso: "Não é verdade, querida, que você passaria bem sem criada em uma sociedade socialista? Você faria como a mulher de nosso valente amigo Paulo, ou a de João, o carpinteiro, que você conhece, não faria?" Ao que a mulher responde, com um sorriso agridoce, por um "Claro, querido", dizendo consigo mesma que felizmente isso não virá tão cedo.

Serva ou esposa, é ainda e sempre com a mulher que o homem conta para descarregar os trabalhos da casa. A mulher também reclama, enfim, sua parte na emancipação da humanidade. Já não quer ser o animal de carga da casa. Já basta que deva dar tantos anos de sua vida a criar os filhos. Já não quer ser a cozinheira, a remendona, a varredora do lar. E as americanas, tomando a dianteira nessa obra de reivindicação, dão lugar nos Estados Unidos a uma queixa geral sobre a falta de mulheres que se comprazam nos trabalhos domésticos. A senhora prefere a arte, a política, a literatura ou o salão de jogo. A operária faz o mesmo, e já não se encontram criadas. São raras, nos Estados Unidos, as moças e mulheres que consentem em aceitar a escravidão do avental. A solução vem, ditada pela própria vida, evidentemente muito simples: é a máquina que assume três quartos dos cuidados domésticos.

Você engraxa seus sapatos e sabe quanto esse trabalho é ridículo. Esfregar vinte ou trinta vezes um sapato com uma escova, que pode haver de mais estúpido? É preciso que um décimo da população europeia se venda, em troca de um catre e de alimento insuficiente, para fazer esse serviço embrutecedor. É preciso que a própria mulher se considere escrava para que semelhante operação continue a fazer-se, a cada manhã, por dezenas de milhões de braços. Entretanto, os barbeiros já têm máquinas para escovar crânios lisos e cabeleiras crespas. Não era muito simples aplicar o mesmo princípio à outra extremidade? Foi o que se fez. Hoje a máquina de engraxar sapatos torna-se de uso geral nos grandes hotéis americanos e europeus. Espalha-se também fora dos hotéis. Nas grandes escolas da Inglaterra, divididas em seções diferentes, cada qual mantendo em pensão de cinquenta a duzentos escolares, achou-se mais simples ter um único estabelecimento que, a cada manhã, escova à máquina os mil pares de sapatos. Isso dispensa manter uma centena de criadas especialmente encarregadas dessa operação estúpida. O estabelecimento recolhe os sapatos à noite e os devolve pela manhã em domicílio, engraxados à máquina.

Lavar a louça. Onde se encontraria uma dona de casa que não tenha horror a esse trabalho? Trabalho longo e sujo ao mesmo tempo, que ainda se faz na maior parte das vezes à mão, unicamente porque o trabalho da escrava doméstica não conta. Na América encontrou-se melhor. Já há certo número de cidades nas quais a água quente é enviada em domicílio, assim como a água fria entre nós. Nessas condições, o problema era de grande simplicidade, e uma mulher, a senhora Cochrane, o resolveu. Sua máquina lava vinte dúzias de pratos ou travessas, enxuga-os e seca-os em menos de três minutos. Uma fábrica de Illinois produz essas máquinas, vendidas por preço acessível às famílias médias. Quanto às famílias pequenas, enviarão sua louça ao estabelecimento como enviam seus sapatos. É até provável que as duas funções, engraxar e lavar, sejam feitas pela mesma empresa.

Limpar facas, esfolar a pele e torcer as mãos lavando roupa para tirar a água, varrer assoalhos ou escovar tapetes levantando nuvens de poeira, que depois é preciso desalojar com grande esforço dos lugares onde vai pousar, tudo isso ainda se faz porque a mulher continua escrava. Tudo isso começa, entretanto, a desaparecer, pois todas essas funções se fazem infinitamente melhor à máquina, e máquinas de toda espécie entrarão no lar quando a distribuição de força em domicílio permitir pô-las todas em movimento sem despender o menor esforço muscular. As máquinas custam muito pouco, e se ainda as pagamos muito caro é porque não são de uso geral, e sobretudo porque uma taxa exorbitante, de setenta e cinco por cento, é retirada de início pelos senhores que especularam com o solo, a matéria-prima, a fabricação, a venda, a patente, o imposto e assim por diante, todos interessados em rodar de carruagem.

A pequena máquina em domicílio, entretanto, não é a última palavra para a libertação do trabalho doméstico. O lar sai de seu isolamento atual e se associa a outros lares para fazer em comum aquilo que hoje se faz separadamente. Com efeito, o futuro não está em ter uma máquina para escovar, outra para lavar pratos, uma terceira para lavar roupa, e assim por diante, para cada família. O futuro pertence ao aquecedor comum que envia calor a cada quarto de todo um bairro e dispensa acender fogos. Isso já se faz em algumas cidades americanas. Uma grande fornalha envia água quente a todas as casas, a todos os quartos. A água circula por tubos e, para regular a temperatura, basta girar uma torneira. E se alguém faz questão de ter ainda um fogo crepitante em determinado quarto, pode acender o gás especial de aquecimento enviado de um reservatório central. Todo esse imenso serviço de limpar chaminés e manter fogos, a mulher sabe quanto tempo ele absorve, está em vias de desaparecer.

A vela, a lâmpada e mesmo o gás já fizeram seu tempo. Há cidades inteiras onde basta apertar um botão para que a luz jorre, e, em suma, é uma simples questão de economia e de saber dar a si o luxo da lâmpada elétrica. Enfim, já se fala, sempre na América, em formar sociedades para suprimir quase todo o trabalho doméstico. Bastaria criar serviços de limpeza e cuidado para cada quarteirão. Um carro viria recolher em domicílio os cestos de sapatos a engraxar, de louça a limpar, de roupa a lavar, de pequenas coisas a remendar, se isso valesse a pena, e os tapetes a escovar. Na manhã seguinte, traria de volta o trabalho confiado, feito e bem feito. Algumas horas depois, seu café quente e seus ovos cozidos no ponto apareceriam sobre a mesa.

Com efeito, entre meio-dia e duas horas, há certamente mais de vinte milhões de americanos e igual número de ingleses que comem todos um assado de boi ou de carneiro, porco cozido, batatas cozidas e o legume da estação. São, no mínimo, oito milhões de fogos ardendo durante duas ou três horas para assar essa carne e cozinhar esses legumes, oito milhões de mulheres passando o tempo a preparar essa refeição que talvez não consista em mais de dez pratos diferentes. "Cinquenta fogos", escrevia outro dia uma americana, "onde um só bastaria!" Comam à própria mesa, em família, com seus filhos, se quiserem. Por favor, por que cinquenta mulheres perdendo as manhãs para fazer algumas xícaras de café e preparar esse almoço tão simples? Por que cinquenta fogos quando duas pessoas e um único fogo bastariam para cozinhar todos esses pedaços de carne e todos esses legumes? Escolham vocês mesmos seu assado de boi ou de carneiro, se forem gourmets. Temperem seus legumes a seu gosto, se preferirem este ou aquele molho. Tenham apenas uma cozinha tão espaçosa e um único fogão tão bem arranjado quanto desejarem.

Por que o trabalho da mulher jamais contou para nada? Por que, em cada família, a mãe, muitas vezes três ou quatro criadas, são obrigadas a dar todo o tempo aos assuntos de cozinha? Porque aqueles mesmos que querem a libertação do gênero humano não incluíram a mulher em seu sonho de emancipação e consideram indigno de sua alta dignidade masculina pensar "nesses assuntos de cozinha", dos quais se descarregaram sobre os ombros do grande bode expiatório: a mulher. Emancipar a mulher não é simplesmente abrir-lhe as portas da universidade, do foro e do parlamento. É sempre sobre outra mulher que a mulher emancipada descarrega os trabalhos domésticos. Emancipar a mulher é libertá-la do trabalho embrutecedor da cozinha e do lavadouro. É organizar-se de maneira a permitir-lhe alimentar e criar os filhos, se assim lhe parecer bom, conservando bastante lazer para tomar sua parte na vida social. Isso se fará, como dissemos, e já começa a fazer-se. Saibamos que uma revolução que se embriagasse com as mais belas palavras de Liberdade, Igualdade e Solidariedade, mantendo a escravidão do lar, não seria a revolução. Metade da humanidade, submetida à escravidão do fogão, ainda teria de revoltar-se contra a outra metade.

1/1
Menu

Fazer anotação