A Conquista do Pão: A Agricultura III A Conquista do Pão: Tradução Literunico · Capítulo 52 de 55
Obra Menu

A Conquista do Pão: A Agricultura III

Vimos como os três milhões e meio de habitantes dos dois departamentos, Sena e Seine-et-Oise, encontrariam amplamente o pão necessário cultivando apenas um terço de seu território. Passemos agora ao gado. Os ingleses, que comem muita carne, consomem em média um pouco menos de cem quilos por pessoa adulta ao ano. Supondo que todas as carnes consumidas fossem de boi, isso daria pouco menos de um terço de boi. Um boi por ano para cinco pessoas, incluindo as crianças, já é uma ração suficiente. Para três milhões e meio de habitantes, isso faria um consumo anual de setecentas mil cabeças de gado.

Hoje, com o sistema de pastagem, seria preciso possuir, pelo cálculo mais baixo, dois milhões de hectares para alimentar seiscentas e sessenta mil cabeças de gado. Entretanto, com prados muito modestamente irrigados por água de nascente, como se criaram recentemente em milhares de hectares no sudoeste da França, quinhentos mil hectares já bastam. Se se pratica a cultura intensiva, fazendo crescer a beterraba como alimento, exige-se apenas um quarto desse espaço, isto é, cento e vinte e cinco mil hectares. Quando se recorre ao milho e se faz ensilagem como os árabes, obtém-se toda a forragem necessária numa superfície de oitenta e oito mil hectares.

Nos arredores de Milão, onde se utilizam as águas de esgoto para irrigar os prados, obtém-se, sobre uma superfície de nove mil hectares irrigados, a alimentação de quatro a seis animais de chifre por hectare. Em alguns lotes favorecidos, colheram-se até quarenta e cinco toneladas de feno seco por hectare, o que corresponde à alimentação anual de nove vacas leiteiras. Três hectares por cabeça de gado na pastagem e nove bois ou vacas em um hectare, eis os extremos da agricultura moderna.

Na ilha de Guernesey, sobre um total de quatro mil hectares utilizados, quase a metade, mil e novecentos hectares, é coberta de cereais e hortas, e apenas dois mil e cem hectares restam para os prados. Nesses dois mil e cem hectares alimentam-se mil quatrocentos e oitenta cavalos, sete mil duzentas e sessenta cabeças de gado, novecentas ovelhas e quatro mil e duzentos porcos, o que faz mais de três cabeças de gado por hectare, sem contar cavalos, ovelhas e porcos. É inútil acrescentar que a fertilidade do solo é feita por corretivos de algas e adubos químicos.

Voltando aos nossos três milhões e meio de habitantes da aglomeração de Paris, vê-se que a superfície necessária à criação de gado desce de dois milhões de hectares a oitenta e oito mil. Pois bem, não nos detenhamos nos números mais baixos. Tomemos os da cultura intensiva ordinária, acrescentemos largamente o terreno necessário ao pequeno gado que deve substituir parte dos animais de chifre, e demos cento e sessenta mil hectares à criação de gado, ou duzentos mil, se se quiser, sobre os quatrocentos e dez mil hectares que nos restam depois de prover o pão necessário à população.

Sejamos generosos e ponhamos cinco milhões de jornadas para pôr esse espaço em produção. Depois de empregar, no curso do ano, vinte milhões de jornadas de trabalho, metade delas em melhoramentos permanentes, teremos garantidos o pão e a carne. Fica de fora toda a carne suplementar que se pode obter sob forma de aves, porcos engordados, coelhos e outros recursos domésticos, sem contar que uma população provida de excelentes legumes e frutas consumirá muito menos carne que o inglês, que compensa com alimento animal a pobreza de seu cardápio vegetal.

Quanto são vinte milhões de jornadas de cinco horas por habitante? Muito pouca coisa, em realidade. Uma população de três milhões e meio deve ter, no mínimo, um milhão e duzentos mil homens adultos capazes de trabalhar, e outras tantas mulheres. Para assegurar pão e carne a todos, bastariam, portanto, dezessete jornadas de trabalho por ano, contando apenas os homens. Acrescentem-se ainda três milhões de jornadas para obter leite. Acrescentem-se outras tantas. O total ainda não atinge vinte e cinco jornadas de cinco horas, simples ocasião de se divertir um pouco nos campos, para obter esses três produtos principais: pão, carne e leite, que, depois da moradia, constituem a preocupação principal e cotidiana de nove décimos da humanidade.

Todavia, não nos cansemos de repeti-lo, não fizemos romance. Contamos aquilo que existe, aquilo que já se faz em vastas proporções e recebeu a sanção da experiência em grande escala. A agricultura poderia ser reorganizada desde amanhã, se as leis da propriedade e a ignorância geral não se opusessem a isso. No dia em que Paris compreender que saber o que se come e como isso é produzido é uma questão de interesse público, no dia em que todos compreenderem que essa questão é infinitamente mais importante que os debates do parlamento ou do conselho municipal, nesse dia a Revolução estará feita.

Paris tomará as terras dos dois departamentos e as cultivará. Então, depois de ter dado durante toda a vida um terço de sua existência para comprar alimento insuficiente e ruim, o parisiense o produzirá por si mesmo, sob seus muros, no recinto dos fortes, se eles ainda existirem, em algumas horas de trabalho são e atraente. Passemos agora aos frutos e legumes. Saiamos de Paris e visitemos um desses estabelecimentos de cultura hortícola que realizam, a poucos quilômetros das academias, prodígios ignorados pelos sábios economistas. Detenhamo-nos, por exemplo, na propriedade de Ponce, autor de uma obra sobre cultura hortícola, que não guarda segredo do que a terra lhe rende e contou tudo em detalhe.

Ponce, e sobretudo seus operários, trabalham como condenados. São oito para cultivar pouco mais de um hectare, onze décimos de hectare. Trabalham certamente doze e quinze horas por dia, isto é, três vezes mais do que seria preciso. Se fossem vinte e quatro, ainda não seriam demais. A isso Ponce provavelmente responderia que, pagando a soma assustadora de dois mil e quinhentos francos por ano de renda e impostos por seus onze mil metros quadrados de terreno, e outros dois mil e quinhentos francos pelo esterco comprado nos quartéis, é forçado a explorar. Explorado, exploro por minha vez, seria provavelmente sua resposta.

Sua instalação também lhe custou trinta mil francos, dos quais certamente mais da metade foi tributo aos barões ociosos da indústria. No conjunto, sua instalação representa pouco mais de três mil jornadas de trabalho, e provavelmente muito menos. Vejamos agora suas colheitas: dez mil quilos de cenouras, dez mil quilos de cebolas, rabanetes e outros pequenos legumes, seis mil cabeças de repolho, três mil couves-flores, cinco mil cestos de tomates, cinco mil dúzias de frutos escolhidos, cento e cinquenta e quatro mil alfaces. Em resumo, cento e vinte e cinco mil quilos de legumes e frutas em um hectare e um décimo, numa área de cento e dez metros de comprimento por cem de largura. Isso dá mais de cento e dez toneladas de legumes por hectare.

Ora, um homem não come mais de trezentos quilos de legumes e frutas por ano, e o hectare de um hortelão dá bastante legumes e frutas para servir ricamente a mesa de trezentos e cinquenta adultos durante todo o ano. Assim, vinte e quatro pessoas, empregando-se o ano inteiro no cultivo de um hectare de terra, e dando-lhe apenas cinco horas por dia, produziriam legumes e frutas suficientes para trezentos e cinquenta adultos, o que equivale pelo menos a quinhentos indivíduos.

Dito de outro modo, cultivando como Ponce, e seus resultados já foram ultrapassados, trezentos e cinquenta adultos deveriam dar cada um pouco mais de cem horas por ano para fornecer os legumes e frutos necessários a quinhentas pessoas. Notemos que uma produção semelhante não é exceção. Ela se realiza sob os muros de Paris, numa superfície de novecentos hectares, por cinco mil hortelões. Somente esses hortelões são reduzidos à condição de bestas de carga para pagar uma renda média de dois mil francos por hectare.

Esses fatos, que cada um pode verificar, não provam que sete mil hectares, dos duzentos e dez mil que nos restam, bastariam para dar todos os legumes possíveis, assim como uma boa provisão de frutas, aos três milhões e meio de habitantes de nossos dois departamentos? Quanto à quantidade de trabalho necessária para produzir essas frutas e legumes, ela atingiria cinquenta milhões de jornadas de cinco horas, cerca de cinquenta jornadas por adulto masculino, se tomássemos por medida o trabalho dos hortelões.

Veremos dentro de pouco essa quantidade reduzir-se caso se recorra aos processos já em voga em Jersey e em Guernesey. Lembraremos apenas que o hortelão só é forçado a trabalhar tanto porque produz sobretudo primores, cujo preço elevado serve para pagar arrendamentos fabulosos, e porque seus próprios processos reclamam mais trabalho do que é realmente necessário. Sem meios para fazer fortes despesas de instalação, obrigado a pagar muito caro pelo vidro, pela madeira, pelo ferro e pela hulha, ele pediu ao esterco o calor artificial que se pode obter com menos gastos por meio da hulha e da estufa aquecida.

1/1
Menu

Fazer anotação