A Conquista do Pão: Os Alimentos VI A Conquista do Pão: Tradução Literunico · Capítulo 18 de 55
Obra Menu

A Conquista do Pão: Os Alimentos VI

Voltemos à nossa cidade revoltada e vejamos em que condições ela deverá prover sua manutenção. Onde tomar os alimentos necessários, se a nação inteira ainda não aceitou o comunismo? Eis a questão que se coloca. Tomemos uma grande cidade francesa, a capital, se quiserem. Paris consome a cada ano milhões de quintais de cereais, trezentos e cinquenta mil bois e vacas, duzentos mil bezerros, trezentos mil porcos e mais de dois milhões de carneiros, sem contar os animais abatidos. Esse Paris precisa ainda de algo como oito milhões de quilos de manteiga e cento e setenta e dois milhões de ovos, e todo o resto em proporções semelhantes.

As farinhas e os cereais chegam dos Estados Unidos, da Rússia, da Hungria, da Itália, do Egito, das Índias. O gado é trazido da Alemanha, da Itália, da Espanha, até mesmo da Romênia e da Rússia. Quanto às mercearias, não há país no mundo que não seja posto a contribuir. Vejamos primeiro como se poderia organizar o reabastecimento de Paris, ou de qualquer outra grande cidade, com os produtos que se cultivam nas campanhas francesas e que os agricultores não desejam outra coisa senão entregar ao consumo.

Para os autoritários, a questão não oferece dificuldade alguma. Introduziriam primeiro um governo fortemente centralizado, armado de todos os órgãos de coerção: polícia, exército, guilhotina. Esse governo mandaria fazer a estatística de tudo o que se colhe na França, dividiria o país em certo número de distritos de alimentação e ordenaria que tal alimento, em tal quantidade, fosse transportado a tal lugar, entregue em tal dia, em tal estação, recebido em tal dia por tal funcionário, armazenado em tal depósito, e assim por diante.

Pois bem, afirmamos em plena convicção que semelhante solução não seria desejável e que, além disso, jamais poderia ser posta em prática. É pura utopia. Pode-se sonhar tal estado de coisas com a pena na mão, mas na prática isso se torna materialmente impossível. Seria preciso contar sem o espírito de independência da humanidade. Seria a insurreição geral: três ou quatro Vendeias em vez de uma só, a guerra das aldeias contra as cidades, a França inteira insurgida contra a cidade que ousasse impor esse regime. Basta de utopias jacobinas. Vejamos se não se pode organizar de outro modo.

Em 1793, a campanha fez as grandes cidades passarem fome e matou a Revolução. Está provado, entretanto, que a produção de cereais na França não havia diminuído em 1792-93. Tudo leva até a crer que havia aumentado. Depois de tomar posse de boa parte das terras senhoriais e depois de colher nessas terras, os burgueses do campo recusaram vender seu trigo por assignats. Guardavam-no, esperando a alta dos preços ou a moeda de ouro. E nem as medidas mais rigorosas dos convencionais para forçar os monopolizadores a vender o trigo, nem as execuções, venceram essa greve. Sabe-se, entretanto, que os comissários da Convenção não se constrangiam em guilhotinar os açambarcadores, nem o povo em pendurá-los nos lampiões. Ainda assim, o trigo permanecia nos armazéns, e o povo das cidades sofria de fome.

Mas que se oferecia aos cultivadores das campanhas em troca de seus rudes trabalhos? Assignats, farrapos de papel cujo valor caía todos os dias, bilhetes trazendo quinhentas libras em caracteres impressos, sem valor real. Por um bilhete de mil libras já não se podia comprar um par de botas, e o camponês, isto se compreende, não tinha desejo algum de trocar um ano de labor por um pedaço de papel que nem sequer lhe permitiria comprar uma blusa. Enquanto se oferecer ao cultivador do solo um pedaço de papel sem valor, chame-se ele assignat ou vale de trabalho, acontecerá o mesmo. Os alimentos permanecerão no campo, a cidade não os terá, ainda que se recorra de novo à guilhotina e aos afogamentos.

É mercadoria de necessidade imediata que se deve oferecer ao camponês, não papel. É a máquina da qual hoje se priva contra a vontade, é a roupa que o proteja das intempéries, é a lâmpada e o petróleo que substituem seu candeeiro fraco, é a enxada, o ancinho, a charrua. É, enfim, tudo aquilo que o camponês recusa a si mesmo hoje, por causa de sua existência de privações e labor extenuante, na qual mil objetos úteis lhe são inacessíveis pelo preço.

Que a cidade se aplique imediatamente a produzir essas coisas que faltam ao camponês, em vez de fabricar enfeites para o ornamento das burguesas. Que as máquinas de costura de Paris confeccionem roupas de trabalho e de domingo para a campanha, em lugar de fazer enxovais de casamento. Que a fábrica produza máquinas agrícolas, enxadas e ancinhos, em lugar de esperar que os ingleses as enviem em troca de nosso vinho.

Que a cidade envie às aldeias amigos, irmãos, dizendo: tragam-nos seus produtos e tomem em nossos armazéns todas as coisas manufaturadas que lhes agradarem. Que dispense os comissários cingidos por faixas vermelhas ou multicoloridas, encarregados de intimar o camponês ao decreto de levar seus alimentos a tal lugar. Então os alimentos afluirão de todas as partes. O camponês guardará o que lhe é preciso para viver, mas enviará o resto aos trabalhadores das cidades, nos quais, pela primeira vez no curso da história, verá irmãos, não exploradores.

Dirão talvez que isso exige uma transformação completa da indústria. Certamente, sim, para certos ramos. Ao mesmo tempo, há mil outros que poderão modificar-se rapidamente de modo a fornecer aos camponeses a roupa, o relógio, o mobiliário, os utensílios e as máquinas simples que a cidade lhes faz pagar tão caro neste momento. Tecelões, alfaiates, fabricantes de calçados, ferrageiros, marceneiros e tantos outros não encontrarão dificuldade alguma em deixar a produção de luxo pelo trabalho de utilidade. É preciso apenas que todos se penetrem bem da necessidade dessa transformação, que a considerem um ato de justiça e progresso, que já não se embalem no sonho tão caro aos teóricos, segundo o qual a revolução deve limitar-se à tomada de posse da mais-valia, enquanto a produção e o comércio poderiam permanecer como são hoje.

Aí está, segundo pensamos, toda a questão. Oferecer ao cultivador, em troca de seus produtos, os próprios objetos de consumo de que ele precisa, deixando de lado os pedaços de papel, qualquer que seja a inscrição. Se isso se fizer, os alimentos afluirão para as cidades. Se isso não for feito, teremos a escassez nas cidades e todas as suas consequências: a reação e o esmagamento.

1/1
Menu

Fazer anotação